JARDEL LANSING

Sou Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó/SC, com licenciatura em Matemática pela mesma instituição. Atuo como professor de Matemática na Educação Básica, lecionando para turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Minha trajetória acadêmica é marcada pela participação em grupos de pesquisa como o Grupo de Ensino e Pesquisas em Educação Matemática e Tecnologia (GEPEM@T) e o Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores que Ensinam Matemática (GEPREM/UFFS). Tenho interesse em estudos voltados à Educação Matemática, com ênfase em Estudos de Aula (Lesson Studies), desenvolvimento profissional de professores, e Formação Inicial e Continuada de Professores que atuam na Educação Básica.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2022 - 2024

Universidade Federal da Fronteira Sul
Título: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) PARA ABORDAR CONCEITOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA, Ano de Obtenção: 2024
Adriana Richit.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar

2023 - 2024

Faculdade Facuminas
Título: Dispensado

Especialização em Alfabetização Matemática

2020 - 2020

FACULDADE UNINA
Título: Dificuldades na aprendizagem de números decimais: O que dizem os estudos?

Graduação em Matemática

2014 - 2019

Universidade Federal da Fronteira Sul
Título: Dificuldades na aprendizagem de números racionais
Orientador: Pedro Augusto Pereira Borges

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2012

Colegio Estadual Rocha Pombo

Formação complementar

2024 - 2024

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO - AVALIACAO E REELABORACAO. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2023 - 2023

RECOMPOSICAO DE APRENDIZAGENS: MATEMATICA E LINGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2023 - 2023

CURSO DE FORMACAO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA - CBTC. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2023 - 2023

Estudos de aula na Educação Básica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2023 - 2023

CURSO DE FORMACAO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA - SEMANA PE. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2022 - 2022

CURSO DE FORMACAO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA - SEMANA PE. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2021 - 2021

CURSO DE FORMACAO CONTINUADA PARA A IMPLANTACAO DO NOVO ENSINO MEDIO NA RE. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2021 - 2021

CURSO DESCENTRALIZADO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 64h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SED, Brasil.

2020 - 2020

CURSO DESCENTRALIZADO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCACÃO. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2018 - 2018

FORMAÇÃO DESCENTRALIZADA DE PROFESSORES: PLANEJAMENTO E GESTÃO PEDAGOGICA. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

Organização de eventos

LANSING, J. . I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGE. 2023. (Outro).

LANSING, J. ; HEINECK, A. E. ; BRANCHER, F. A. ; COMACHIO, E. ; PIVA, D. D. ; BRUXEL, D. A. ; SCHWENDLER, D. ; REICHERT, J. T. . II Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática ? Formação do Professor de Matemática e a Inclusão na Educação. 2016. (Outro).

Participação em eventos

III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino da Matemática (III SILSEM).III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino da Matemática (III SILSEM). 2025. (Seminário).

1ª Roda de Conversa com os Egressos do Curso de Matemática,.1ª Roda de Conversa com os Egressos do Curso de Matemática,. 2024. (Encontro).

Compártilhándo seus sáberes dá experie nciá profissionál ná Educáçá o Bá sicá, com á discussá o sobre o Novo Ensino Médio.Compártilhándo seus sáberes dá experie nciá profissionál ná Educáçá o Bá sicá, com á discussá o sobre o Novo Ensino Médio. 2024. (Outra).

Ciclo Internacional de Conferências Lesson Study. 2023. (Outra).

II SILSEM.Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática. 2023. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa do PPGE.https://sgce.uffs.edu.br/validar/58311B15. 2023. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior. 2023. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior.O Estágio em docência: uma experiência com o Lesson Study na Pós- Graduação. 2023. (Seminário).

III Colóquio Internacional de Filosofia e Educação: Educação e democracia em suas bases para a justiça,. 2022. (Outra).

V SAMAT - Semana Acadêmica de Matemática. 2022. (Outra).

Palestra: ?Inclusão no ensino superior: legislação e processos educativos?. 2019. (Outra).

II CICLO FORMATIVO E VIII SEMANA ACADÊMICA - CURSO DE PEDAGOGIA. 2018. (Outra).

III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul. 2018. (Simpósio).

III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul.Formação inicial de professores que lecionam Matemática no Ensino Fundamental II e Médio. 2018. (Simpósio).

III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul.O ENSINO DE FRAÇÕES, NÚMEROS DECIMAIS E MEDIDAS NA ESCOLA BÁSICA. 2018. (Simpósio).

III Semana acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática.UM ESTUDO DAS FRAÇÕES COM O LEGO. 2017. (Outra).

III Semana acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática.Representação Gráfica de Inequações com o software GrafEq. 2017. (Outra).

III Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática ? Modelagem e Tecnologia na formação do professor de Matemática. 2017. (Outra).

III Semana Acadêmica de Ciências Sociais: Gênero e Interseções. 2016. (Outra).

II Semana acadêmica do curso Licenciatura em Matemática..Formação do Professor de Matemática e a Inclusão na Educação. 2016. (Encontro).

EREMATSUL. 2015. (Encontro).

I Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática - Formação do Professor de matemática na Atualidade: Desafios Profissionais. 2015. (Outra).

I Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática - Formação do Professor de matemática na Atualidade: Desafios Profissionais.Despertando Para A Matemática. 2015. (Outra).

I Semana Acadêmica do curso Licenciatura em Matemática.Despertando Para A Matemática. 2015. (Outra).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - V SEPE.V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - V SEPE. 2015. (Seminário).

EREMATSUL-Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul.DESPERTANDO PARA A MATEMÁTICA. 2014. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • LANSING, J. ; Rosane Rossato Binotto . Despertando para a matemática. In: XX EREMAT SUL, 2014, Bagé/RS. XX EREMAT - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé/RS, Brasil. 13 - 16 nov. 2014, 2014. p. 606-609.

  • LANSING, J. ; RICHIT, A. . CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) PARA ABORDAR CONCEITOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. In: II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação (SEPEQPPGE), 2024, Chapecó. ONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) PARA ABORDAR CONCEITOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. Chapecó: Ed. UFSS, 2024. p. 1-2.

  • LANSING, J. ; RICHIT, A. . APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. In: I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação (SEPEQPPGE), 2023, Chapecó. Aprendizagem Matemática no Ensino Médio. Chapecó: Ed. UFFS, 2023. p. 1-2.

  • LANSING, J. ; HOPPE, A. C. ; MAESTRI, A. ; SCHWENDLER, D. ; SIBIANI, D. ; MELO, M. V. ; CECCO, B. L. . DISCALCULIA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O TEMA. In: 9º SEPE, Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Chapecó. DISCALCULIA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O TEMA. Chapecó: EDUUFFS, 2019. v. 9. p. 1-2.

  • LANSING, J. ; HOPPE, A. C. ; MELO, M. V. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SEU PAPEL FORMADOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DO LICENCIANDO. In: 3º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul, 2018, Chapecó. 3º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul. Chapecó: Ed. UFFS, 2018. p. 13-14.

  • LANSING, J. ; RICHIT, A. . Contribuições de um Estudo de Aula (Lesson Study) para o ensino de Matemática Financeira. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LANSING, J. ; RICHIT, A. . CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) PARA ABORDAR CONCEITOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LANSING, J. . O Estágio em docência: uma experiência com o Lesson Study na Pós- Graduação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LANSING, J. . Um Estudo das Frações com LEGO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANSING, J. ; Rosane Rossato Binotto . Despertando para a matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LANSING, J. ; BINOTTO, R. R. . Despertando para a matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LANSING, J. . A Extensão Universitária e a formação acadêmica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LANSING, J. . Estudos de Aula em Matemática na Educação Básica,. 2023. .

LANSING, J. . O ENSINO DE FRAÇÕES, NÚMEROS DECIMAIS E MEDIDAS NA ESCOLA BÁSICA. 2018. .

LANSING, J. ; HEINECK, A. E. ; HOPPE, A. C. . Representação Gráfica de Inequações com o software GrafEq. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LANSING, J. ; COMACHIO, E. ; MELO, M. V. . Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores que Ensinam Matemática. 2016. (Grupo de Estudos).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Desenvolvimento Profissional de Professores em Estudos de Aula, Descrição: O estudo de aula (lesson study), originário do Japão, consiste em uma abordagem colaborativa e reflexiva de desenvolvimento profissional de professores, centrada na prática de sala de aula. Por sua dinâmica e possibilidades de promover aprendizagens profissionais de professores, os estudos de aula têm sido implementados e investigados em vários países ao redor do mundo. Baseada no conceito de desenvolvimento profissional de Thomas Guskey e Christopher Day, a proposta de pesquisa propõe-se a produzir compreensões sobre o desenvolvimento profissional de futuros professores, professores da Educação Básica e do Ensino Superior em estudos de aula, explicitando a natureza das contribuições dessa abordagem (estudo de aula) e as estratégias que favorecem o desenvolvimento docente. A pesquisa, de natureza qualitativa, é guiada pela seguinte questão: Qual a natureza das contribuições do estudo de aula para o desenvolvimento profissional docente e quais estratégias favorecem esse processo?. A investigação envolverá pesquisadores de instituições públicas de Educação Básica e de Ensino Superior de quatro regiões do Brasil, nomeadamente, regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jardel Lansing - Integrante / Adriana Richit - Coordenador / Adriana Salete Loss - Integrante / Regina da Silva Pina Never - Integrante / Adriana Breda - Integrante / Mauri Luís Tomkelski - Integrante / Antônio Ademar Andrioli - Integrante / Fernanda Schons - Integrante / Andressa Kunz - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Educação Especial na perspectiva da Educação Matemática: um panorama da produção científica brasileira na última década e suas implicações na formação inicial do professor que ensina matemática, Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar os estudos brasileiros de Educação Especial no âmbito da Educação Matemática e suas implicações para a formação inicial de (futuros) professores que ensinam(rão) matemática. Desse modo, visa-se atender as premissas das legislações que tratam sobre formação de professores, em particular, no preparo dos licenciandos da UFFS, inclusive com a reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, formar um profissional que saiba lidar com a complexidade e a diversidade no âmbito escolar. Por isso, pesquisar sobre o que tem sido produzido e investigado no Brasil sobre o tema da educação especial no âmbito da educação matemática abre um espaço para discussão e adequação das práticas de se ensinar matemática. Em busca dos objetivos, pretende-se realizar o projeto em duas etapas no período mínimo de dois anos: (i) desenvolvimento de um estado da arte envolvendo a educação especial no âmbito da educação matemática, tomando como fontes de dados, teses, dissertações desenvolvidos no país no período de 2007-2017; (ii) verificar como a matriz curricular dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil abordam/tratam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, específica para os licenciandos em Matemática, verificando as adequações da legislação brasileira que prevê a inserção da educação especial na formação inicial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jardel Lansing - Coordenador / Ana Cláudia Hoppe - Integrante / Marisol Vieira Melo - Integrante / Lucélia Peron - Integrante / Djaina Sibiani - Integrante / Alessandra Maestri - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

SENAI/SC - Chapecó

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de Ensino II - Horista, Carga horária: 20

2014 - 2014

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2023 - Atual

Escola de Educação Básica Marechal Bormann

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 32

Outras informações:
Professor de matemática no Ensino Fundamental II e Novo Ensino Médio (NEM), atuando nos Componentes Curriculares da Formação Geral Básica e também na parte Flexível do currículo do Ensino Médio.

2016 - 2016

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA LOURDES LAGO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de matemática, Ensino Fundamental.

2017 - 2017

Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso, .

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Matemática no Ensino Fundamental em turmas de 9ª ano e Ensino Médio em turmas de 2ª e 3ª anos.

2018 - 2018

Escola de Educação Básica São Francisco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor de matemática em turmas de 1º, 2º, 3º anos de Ensino Médio.

2019 - 2019

Escola de Educação Básica Professora Lourdes Angela Sarturi Lago

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor de matemática, atuando no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2020 - 2021

E. E. B Pedro Maciel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Laboratório de Matemática, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Orientador do Laboratório de Matemática, atendendo alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As atividades desenvolvidas no Laboratório propõem-se proporcionar aos alunos uma visão diferenciada da matemática. Para isso, são utilizados materiais concretos, jogos e ferramentas tecnológicas que objetivam facilitar o processo de aprendizagem.

2021 - 2021

Escola de Educação Básica Profª Valesca Carmem Reschke Parizotto, .

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Laboratório de Matemática, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Orientador do Laboratório de Matemática, atendendo alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As atividades desenvolvidas no Laboratório propõem-se proporcionar aos alunos uma visão diferenciada da matemática. Para isso, são utilizados materiais concretos, jogos e ferramentas tecnológicas que objetivam facilitar o processo de aprendizagem.

2022 - 2022

Escola Educação Básica Professora Irene Stonoga

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Matemática no Ensino Fundamental (7, 8 e 9 anos) e Ensino Médio (1 séries)