Altair Justus Neto
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010) e mestrado em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2016). Docente do Centro Universitário Campo Real desde 2013, atualmente é coordenador do Curso de Enfermagem e coordenador adjunto do curso de medicina do Centro Universitário Campo Real, além de ser docente nos dois cursos e no curso de Fisioterapia e no curso de Estética. Atua como professor de pós graduação pelo Instituto Paranaense de Estudos (ISPAE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso, tendo sido RT de Pronto Socorro e Centro Cirúrgico.
Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Comunitário
2015 - 2016
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Trabalho interdisciplinar entre profissionais de equipes de estratégia saúde da família das 4ª e 5ª regionais de saúde do Paraná: uma investigação qualitativa
, Ano de Obtenção: 2016.Daiana Novello.Coorientador: Evani Marques Pereira. Palavras-chave: ESF; Interdisciplinaridade; Saúde da Família.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Urgência e Emergência
2011 - 2013
Centro Universitário Guairacá
Título: FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE LESÃO RENAL AGUDA EM PACIENTE SUBMETIDO À OPERAÇÃO CARDÍACA COM USO DE CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA
Orientador: Angélica Yukari Takemoto
Graduação em Enfermagem
2006 - 2010
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Aborto: legalizar ou não? uma visão dos profissionais de enfermagem.
Orientador: Ana Paula Dezotti
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Urgência e Emergência.
Organização de eventos
JUSTUS NETO, A. . I Simpósio Integrado de Saúde. 2014. (Congresso).
JUSTUS NETO, A. . V iniciação científica. 2012. (Outro).
JUSTUS NETO, A. . V iniciação científica. 2012. (Outro).
Participação em eventos
11 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, recuperação pós-anestésica e Central de material e esterilização ,. 2013. (Congresso).
Formação dos Componentes da comissão Interna na Prevenção de Acidentes no Trabalho.Formação dos Componentes da comissão Interna na Prevenção de Acidentes no Trabalho. 2012. (Oficina).
Semana de Enfermagem.Gerenciamento de Risco e Segurança ao Paciente. 2012. (Outra).
Jornada de Enfermagem - O Atendimento ao Paciente no Processo Saúde Doença. 2011. (Seminário).
Técnica de Punção Intra-óssea. 2011. (Oficina).
Treinamento em Feridas.Treinamento em Feridas. 2011. (Oficina).
Ventilação Mecânica: Modalidades e Parâmetros Ventilatórios. 2011. (Oficina).
X Conferência Municipal de Saúde.Humanizando, Refletindo e Discutindo o SUS. 2011. (Outra).
A Atuação do Enfermeiro na Saúde do Trabalhador. 2010. (Seminário).
Abordagem e Exame Físico Neurológico e Dermatológico em Hansenianos. 2010. (Seminário).
Aspectos Práticos e o Cuidado de Enfermagem. 2010. (Congresso).
IX Semana de Enfermagem, V Seminário de Pesquisa e III Seminário de Extensão. 2010. (Seminário).
A Atividade Física como Fator de Prevenção de Doenças Psiquiátricas em Idosos. 2009. (Seminário).
Abrace Mato Rico.Trabalho Voluntário - Abrace Mato Rico-Pr. 2009. (Outra).
Assistência de Enfermagem à Mulher Vítima de Violência Sexual e Ética, Direitos e Deveres dos Profissionais Aplicados a Enfermagem. 2009. (Seminário).
SIEPE: Semana de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão.. 2009. (Congresso).
AIDS: panorama no Brasil e no município de Guarapuava-Pr. 2008. (Encontro).
Campanha de Vacinação - Hospital São Vicente de Paulo - 2008.Campanha de Vacinação. 2008. (Outra).
VII Semana de Integração de Enfermagem, III Seminário de Pesquisa, I Seminário de Extensão. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
JUSTUS NETO, A.. Concepção de Enfermeiros de uma cidade Paranaense sobre Práticas e Possibilidades de Atuação no Campo de Dependência Química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. Benefícios para o Envelhecimento Saudável com a participação do grupo da maior idade em um município do Interior do Paraná. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. Adesão ao aleitamento Materno Frente às Dificuldades Vivenciadas pelas Mães do Município de Pinhão-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. O Significado da Qualidade de Vida no Trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. O Gerenciamento de Resíduos Sólidos nos Serviços de Saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. O Conhecimento de Enfermeiros sobre a Estratégia Saúde da Família. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. Dimensionamento de Equipe de Enfermagem: revisão integrativa de literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. Traumatismo Cranioencefálico em pacientes vítimas de Acidentes com Motocicleta, atendidas pelo Siate Guarapuava no período de 01 de janeiro a 30 de junho de 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. Perfil e Necessidades dos Idosos em uma Instituição Asilar no Município de Rio Azul - Pr. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. Perfil Epidemiológico dos Casos de Mortalidade Infantil no Município de Pinhão, Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. A sistematização da Assistência de Enfermagem em Centro Cirurgico. 2012.
JUSTUS NETO, A.. O estresse ocupacional em Enfermeiros do Centro Cirurgico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. Detectar a Percepção das mulheres em relação à importância da Mamografia para detecção do câncer de Mama. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. Conhecimento do Auto exame de mama em mulheres e jovens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. O conhecimento de adolescentes sobre métodos Contraceptivos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
JUSTUS NETO, A.. A importância do profissional Enfermeiro no Incentivo ao aleitamento materno: revisão de literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real.
Orientou
Os meios de prevenção de AIDS na terceira idade; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; (Orientador);
Relação de familiares com portadores de transtorno afetivo bipolar I e II; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Rastreamento de Cardiopatias; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Conhecer a vivência de pacientes oncológicos portadores de ostomias intestinais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Os principais fatores de estresse entre profissionais enfermeiros atuantes em urgência/emergência em ambiente hospitalar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Lisdexanfetamina como tratamento farmacológico para transtornos alimentares e obesidade; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Centro Universitário Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
A importância do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde em centro cirúrgico e seus aspectos positivos para o meio ambiente; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Segregação do lixo Hospitalar; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Resíduos de Serviço de Saúde e o Centro Cirúrgico; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Segregação Correta do Lixo no Centro Cirúrgico; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Segregação de RSS em Centros Cirúrgicos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Segregação de Resíduos em Saúde; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde hospitalar; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Observando os tipos de resíduos produzidos em um centro cirúrgico: a enfermagem contribuindo para minimizar os danos ao meio ambiente; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Segregação de resíduos hospitalares: uma revisão de literatura; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Classificação e riscos dos resíduos sólidos hospitalares; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Segregação de resíduos de Saúde - Aplicado para Centro Cirurgico; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
O profissional de Enfermagem no enfrentamento do Aborto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Conhecer a vivência de pacientes oncológicos portadores de ostomias intestinais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Home Care especializado nos cuidados dos portadores de parkinson; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Levantamento das doenças cardiovasculares diagnosticadas na população de Guarapuava; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Os principais fatores de estresse, entre profissionais enfermeiros atuantes em urgência/emergência em ambiente hospitalar; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
O conhecimento de adolescentes sobre métodos Contraceptivos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Campo Real; Orientador: Altair Justus Neto;
Produções bibliográficas
-
RAVARENA, JENNIFER ; OLIVEIRA, GUILHERME AURÉLIO ; JUSTUS NETO, ALTAIR . A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , v. 8, p. 548-559, 2022.
-
LIMA, P. G. S. ; JUSTUS NETO, A. ; MALAQUIAS, T. S. M. . Concepção dos familiares de crianças com Fissura Labiopalatal. ESPACIOS (CARACAS) , v. 39, p. 36-45, 2018.
-
JUSTUS NETO, A. . Novembro Azul. Diário de Guarapuava, Guarapuava, p. 03 - 03, 22 nov. 2013.
-
JUSTUS NETO, A. . Laboratório de Enfermagem Garante Qualidade para aulas práticas dos cursos de Saúde. Info Campo, 01 nov. 2013.
-
JUSTUS NETO, A. . A Demanda de Atendimento da Real Clin e a Saúde da Família. Info Campo, Guarapuava, , v. Novembro, 01 nov. 2013.
-
JUSTUS NETO, A. . Campo Real Contribui com diversas ações durante o Outubro Rosa em Guarapuava. Info Campo, , v. Novembro, 01 nov. 2012.
-
JUSTUS NETO, A. . Aborto: legalizar ou não? uma visão de profissionais de enfermagem.. In: 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Florianópolis. 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010.
-
JUSTUS NETO, A. . Saúde do Homeme. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JUSTUS NETO, A. . Atendimento à Parada Cardiorespiratória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JUSTUS NETO, A. . Limpeza e Desinfecção de Artigos e Superfícies, Métodos de Esterilização e Processos de Validação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JUSTUS NETO, A. . Gerenciamento de Riscos para os Pacientes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Campo Real. , Rua Comendador Norberto, 1299, Santa Cruz, 85100000 - Guarapuava, PR - Brasil, Telefone: (42) 36215200, Ramal: 134, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2013
Hospital de Caridade São Vicente de PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Enfermagem, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável Técnico pelo setor de Pronto Socorro durante um ano;
Responsável Técnico pelo setor de Centro Cirúrgico durante uma ano;
2011 - 2012
Futura Formação ProfissionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso técnico de Enfermagem e Radiologia
2013 - Atual
FACULDADE CAMPO REALVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Clínica Escola RealClin, Carga horária: 20
2011 - Atual
FACULDADE CAMPO REALVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Colegiado de Enfermagem, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente do Colegiado de Enfermagem
Coordenador Clínica Escola de Saúde
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Altair Justus Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?