Luan Carlos Gomes dos Reis

Possui formação de Técnico em Química (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Graduando em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação sanduíche em Engenharia Química realizada durante o período de 2014-2015 na Escócia em University of Strathclyde. Interesse em processos de separação e termodinâmica.

Informações coletadas do Lattes em 17/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Data Science & Analytics

2021 - 2023

Centro Universitário SENAI CIMATEC
Título: Utilização do Arima e Inteligência Artificial para previsão do teor de arsênio em um efluente industrial
Orientador: Braian Varjão Gama Bispo

Graduação em Engenharia Química

2014 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: Waste heat reuse and use of contaminated hot flue gases as a heat source in industrial processes
Orientador: Samuel Luporini
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Engenharia Química

2012 - 2018

Universidade Federal da Bahia
Título: Avaliação técnica e de mercado da obtenção de Xilitol e Ácido 3-Hidroxipropiônico a partir de açúcares da biomassa
Orientador: Luiz Antônio Magalhães Pontes

Curso técnico/profissionalizante em Química

2009 - 2012

Instituto Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2012

Instituto Federal da Bahia

Formação complementar

2012 - 2012

Inglês para Engenharia. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2012 - 2012

Introdução ao .NET Framework e Visual Studio. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2010 - 2010

Estatística Aplicada a Laboratórios. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2010 - 2010

Toxicologia de Alimentos. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2009 - 2009

Economia Solidária. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2009 - 2009

Espectrometria de absorção atômica. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2009 - 2009

A Filosofia Pensa a Técnica. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2009 - 2009

Tópicos de Química Ambiental. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Organização de eventos

REIS, L. C. G. . GITA - Grupando o Início, Término e Além. 2012. (Exposição).

Participação em eventos

GITA - Grupando o Início, Término e Além.A Indústria do Óxido de Etileno. 2012. (Seminário).

III Semana de Engenharia, Tecnologia e Inovação do IFBA. 2012. (Simpósio).

Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. 2012. (Seminário).

Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do IFBA. 2010. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Procedimentos de Laboratório para utilização de crustáceos como bioindicador de sedimentos contaminados por metais pesados, Descrição: O principal objetivo do trabalho consistiu na validação de uma metodologia para digestão e posterior determinação do teor de metais em três tecidos de aratus: músculo, brânquias e hepatopâncreas. Inicialmente uma população composta por 360 aratus provenientes dos estuários de Una, Canavieiras e Belmonte foram analisadas biometricamente, tendo-se determinados: a Largura do Cefalotórax (LC), Comprimento do Cefalotórax (CC) e seu peso úmido. Após a preparação das amostras foram realizados três ensaios de digestão: um deles com digestão fechada, efetuada em micro-ondas, e ainda, digestão aberta por outros dois métodos alternativos que incluíam num deles a digestão de uma pequena quantidade da amostra numa mistura de H2SO4 e HNO3 e outro procedimento empregando uma solução de água régia invertida, solução de HNO3:HCl numa proporção de 3:1.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luan Carlos Gomes dos Reis - Integrante / Antonio Fernando de Souza Queiroz - Coordenador / Daiane Oliveira Santos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
? Análise, conferência e arquivamento de documentos, formulários, impressos ou relatórios diversos; ? Elaboração e conferência de documentos, boletim informativo e relatórios; ? Auxílio na elaboração de documentos, relatórios, planilhas ou formulários; ? Auxílio no controle de entrada e saída de materiais; ? Realização de colagem de AR para posterior certidão pelo servidor da carteira.

2013 - 2013

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio supervisionado compulsório para conclusão do curso técnico em Química efetuado nos laboratórios do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA) situado no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Atividades realizadas: análises laboratoriais em amostras de sedimento, água, e outras matrizes ambientais como medida de avaliação de áreas contaminadas e biomonitoramento. Supervisor Interno: Dra. Karina dos Santos Garcia. Professor Orientador: Dr. Paulo Daniel Silva.

2017 - 2018

Cristal Pigmentos do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40

2019 - 2022

Paranapanema

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 44

2022 - Atual

Manserv Facilities

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 40