ROSANA BARROSO MIRANDA
Graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), e em Pedagogia pela Uninter (2018), especialista em Metodologia do Ensino Superiro pela Universidade Positivo (1998), mestra em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1994) e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atua como docente na Educação Básica e no Ensino Superior, e como assessora e coordenadora pedagógica. É escritora e editora de livros didáticos, materiais paradidáticos, jogos e tecnologias educacionais para a Educação Básica e Ensino Superior. Desenvolve cursos presenciais, palestras e cursos EAD para a formação de docentes. É pesquisadora em Educação Ambiental, Alfabetização Científica e Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável, Manejo de Recursos Pesqueiros e de manguezais, Etnoecologia e Etnoconhecimento. É analista cientifica da Revista Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR desde 2004. Suas áreas especificas de atuação são: alfabetização científica (com enfase na interculturalidade); didática e metodologia do ensino de Ciências e de Biologia; Didática geral; Ecologia marinha e estuarina e populações tradicionais brasileiras; Educação ambiental e interdisciplinaridade; Sistemática de bivalves marinhos brasileiros.
Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento
2000 - 2004
Universidade Federal do Paraná
Título: Dinâmicas de apropriação e saberes comunais dos manguezais e seus recursos bênticos na Baía de Paranaguá, Paraná.
Paulo da Cunha Lana. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: manejo de manguezais; Conhecimento Tradicional; dinâmicas de apropriação.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Mestrado em Oceanografia Biológica
1991 - 1994
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Efeitos da temperatura e da salinidade sobre a tolerância e a ionorregulação de Chasmagnathus granulata Dana, 1851
Orientador: Adalto Bianchini
, Ano de Obtenção: 1994.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ionorregulação; fisiologia de crustáceos.Grande área: Ciências Biológicas
Especialização em Metodologia de Ensino Superior
1997 - 1997
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES POSITIVO
Título: Paradigmas biológicos - valores e conceitos : Um estudo sobre o desenvolvimento das concepções científicas e filosóficas nas Ciências Biológicas
Orientador: Maria Madselva Ferreira Feiges
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado
1985 - 1990
Formação complementar
2007 - 2007
Mediação e Aprendizagem. (Carga horária: 16h). , Centro de Desenvolvimento Conginitivo do Paraná, ATC / ICELP, Brasil.
2002 - 2002
Conhecimento Tradicional de Recursos de Uso Comum. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Oficina de Composição (Prof. Fátima Guedes). (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1998 - 1998
Biologia no ensino médio-perspectivas. (Carga horária: 9h). , Associação de Escolas Particulares, GRUPO, Brasil.
1997 - 1997
Oficina da Canção (Prof. Mônica Salmaso). (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1997 - 1997
Interpretação da Canção Popular(Mônica Salmaso). (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1996 - 1996
Canto (Prof. Clara Sandroni). (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1996 - 1996
A avaliação da aprendizagem em um contexto escolar. (Carga horária: 6h). , Sindicato das Escolas Particulares, SINEPE, Brasil.
1996 - 1996
Interpretação da Canção Popular(Clara Sandroni). (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1995 - 1995
Oficina de Canto: Raízes do ritmo (Prof.Mamour Bá). (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Canto (Prof. Liane Guarniente). (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1993 - 1993
Abordagens para o estudo da ação de poluentes. (Carga horária: 10h). , Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1993 - 1993
Extremos fisiológicos: aspectos comparativos. (Carga horária: 10h). , Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1993 - 1993
Extremos fisiológicos: aspectos comparativos. (Carga horária: 10h). , Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1993 - 1993
Oficina de Antropologia Teatral. (Carga horária: 50h). , Oficina do Gasômetro, OG, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Biogeografia e Vicariância. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Fitossociologia. (Carga horária: 36h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em II Curso de Identificação de Peixes Marinhos e Est. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Aerofotogrametria. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Teoria museológica. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Embriologia Humana e Comparada. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Imunologia Básica. (Carga horária: 14h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Biologia Marinha. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Reservas Extrativistas da Amazônia. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Virologia. (Carga horária: 14h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Cultivo Celular. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Monitor em Educação Ambiental. (Carga horária: 6h). , Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, SPVS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Uso e Gestão de Recursos Naturais Costeiros.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Oceanografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sistemática de Bivalvia.
Organização de eventos
MIRANDA, R. B. . III CEPIAL CONGRESSO DE CULTURA E EDUCAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DA AMERICA LATINAA. 2012. (Congresso).
MIRANDA, R. B. . I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PONTA GROSSA. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
III CEPIAL CONGRESSO DE CULTURA E INTEGRAÇÃO PARA A AMERICA LATINA. MR.4.5. Sociedades Tradicionais: imagens, tempo, espaço e saberes sobre a natureza (Anfiteatro 1000, Ed. D. Pedro I, Reitoria). 2012. (Congresso).
III CEPIAL CONGRESSO DE CULTURA E INTEGRAÇÃO PARA A AMERICA LATINA. A RELAÇÃO SER HUMANO/ NATUREZA ? REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO.. 2012. (Congresso).
Jornada Pedagógica da prefeitura municipal de Santo Amaro.Educação para cidadania ambiental- resignifique sua prática pedagógica.. 2010. (Seminário).
Fórum de Educação.Ensinar Ciências e construir consciencias: o professor do Ensino Fundamental como mediador do conhecimento cientifico do seculo XXI. 2009. (Seminário).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PONTA GROSSA. 2009. (Congresso).
13a. EDUCAR.13a. EDUCAR. 2006. (Encontro).
ENCONTRO NACIONAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO.Dinâmicas de apropriação e saberes comunais dos manguezais e de seus recursos bênticos de interesse econômico no complexo estuarino da Baía de Paranaguá, Paraná.. 2006. (Encontro).
V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental. V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).
57a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 57a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2005. (Congresso).
Semana das Ciências Naturais do Colégio da Policia Militar de Goiás.Semana das Ciências Naturais do Colégio da Policia Militar de Goiás. 2005. (Encontro).
V ENPEC. 2005. (Encontro).
XV Seminário Educação e Sociedade.XV Seminário Educação e Sociedade. 2005. (Seminário).
Conhecimento e Manejo Tradicional de Recursos de Uso Comum.Conhecimento e Manejo Tradicional de Recursos de Uso Comum. 2002. (Seminário).
Ordenamento da captura do caranguejo -uçá.Encontro do Ibama Cepsul para Ordenamento da Captura do Caranguejo-uçá (Ucides cordatus). 2002. (Encontro).
Semana Modernista de Paulo Afonso.Semana Modernista de Paulo Afonso. 2001. (Encontro).
2000 I Seminário e Workshop sobre População, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.Seminário e Workshop sobre População, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. 2000. (Seminário).
I Workshop Internacional sobre Desenvolvimento Local & Conservação e Desenvolvimento de Zonas Costeiras no Litoral Leste da América Latina.I Workshop Internacional sobre Desenvolvimento Local & Conservação e Desenvolvimento de Zonas Costeiras no Litoral Leste da América Latina. 2000. (Outra).
II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul.II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul. 1999. (Seminário).
7º Congresso de Educação para o Desenvolvimento. 7º Congresso de Educação para o Desenvolvimento. 1998. (Congresso).
7º Congresso de Educação para o Desenvolvimento.Orientação Sexual para adolescentes. 1998. (Oficina).
2º Congresso Paranaense de Instituições de Ensino.2º Congresso Paranaense de Instituições de Ensino. 1997. (Encontro).
I Encontro Juvenil de Educação Ambiental da Zona Leste de São Paulo.I Encontro Juvenil de Educação Ambiental da Zona Leste de São Paulo. 1997. (Encontro).
1º Congresso Paranaense de Instituições de Ensino. 1º Congresso Paranaense de Instituições de Ensino. 1996. (Congresso).
1º Congresso Paranaense de Instituições de Ensino.Encaminhamentos para a área de ciências em uma proposta interacionista. Geoprocessamento no ensino médio. 1996. (Oficina).
XII Simpósio Nacional de Educação Ambiental.XII Simpósio Nacional de Educação Ambiental. 1996. (Simpósio).
I Workshop em Fisiologia Comparativa.I Workshop em Fisiologia Comparativa. 1993. (Outra).
Oficina de Antropologia Teatral.Oficina de Antropologia Teatral. 1993. (Oficina).
VIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.VIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 1993. (Outra).
XXII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas.XXII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas. 1993. (Encontro).
XXI Encontro Anual de Ciências Fisiológicas.XXI Encontro Anual de Ciências Fisiológicas. 1992. (Encontro).
XII Encontro Brasieliro de Malacologia.XII Encontro Brasieliro de Malacologia. 1991. (Encontro).
XVII Congresso Brasileiro de Zoologia. XVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1990. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Paleontologia. XI Congresso Brasileiro de Paleontologia. 1989. (Congresso).
XI Encontro Brasileiro de Malacologia.XI Encontro Brasileiro de Malacologia. 1989. (Encontro).
I Semana Universitária do Meio Ambiente.I Semana Universitária do Meio Ambiente. 1988. (Encontro).
XV Congresso Brasileiro de Zoologia. XV Congresso Brasileiro de Zoologia. 1988. (Congresso).
I Semana de biólogos de Curitiba.I Semana de biólogos de Curitiba. 1987. (Encontro).
III Encontro Paranaense de Biólogos.III Encontro Paranaense de Biólogos. 1985. (Encontro).
Participação em bancas
MIRANDA, R. B.. Vidas entre marés: Ambientes de pescadores e turismo na Baía de Guaratuba. 2014. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
MIRANDA, R. B.. . O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO À ICTIOFAUNA DO RIO IGUAÇU PELA EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL HIDRELÉTRICO: O CASO DO SURUBIM DO IGUAÇU. 2012. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
MIRANDA, R. B.. A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO AMBIENTAL: UM ESTUDODOS LIVROS DIDÁTICOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
MIRANDA, R. B.. Análise crítica da cientificidade da legislação relativa a manguezais. 2006. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
MIRANDA, R. B.; MORALES, A. G.. RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS NOMEAÇÕES DE ESPAÇOS PÚBLICOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM PONTA GROSSA: SENSOCOMUM E EDUCAÇÃO FORMAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
MIRANDA, R. B.; MORALES, A. G.; KLOTH, A.. Gestão de recursos hidricos: uma análise qualitativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
MIRANDA, R. B.; MORALES, A. G.; BIANCONI, G.. Morcegos: esclarecimentos para a comunidade rural do municipio de Fênix, Estado do Paraná, Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
MIRANDA, R. B.; MORALES, A. G.; Almeida, R.. Concepções espontãneas de alunos de ensino fundamental sobre zoonoses e uso de folheto como estratégia de prevenção.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Orientou
Vidas entre marés: Ambientes de pescadores e turismo na Baía de Guaratuba; 2014; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Rosana Barroso Miranda;
R; OLIVEIRA; Rosane de Fátima R; ASSOLARI; Vanessa; O uso de nossos recursos naturais numa perspectiva de futuro; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
S; ALMIRO; Patricia R; MOLINA; Animais no mundo em que vivemos: Conhecimento, diversidade e preservação; Uma proposta interdisciplinar de alfabetização; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
SOUZA; Renata WOLLNER; Simone S; C; GUAREZI; Viv; A integração da família no cotidiano escolar ? como cumprir este dever?; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
RIBEIRO; Maria Isabel SAROT; Susana P; P; ; Comunidade escolar: resgate histórico e valorização cultural; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
COSTA; Mara Lúcia M; CARVALHO; A realidade do trabalho da pré-história à atualidade; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
AMARAL; Helena C; A; MESSIAS; Coleta seletiva -? da teoria à prätica; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
SOUZA, Fátima S E; ZANLORENZI, Hortência L; MONTAN; Resgate De Valores; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
SILVA; Marilva Inês N; BONATO; Silvane Aparecida BON; Aprendendo a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
; INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA INTEGRAL ATRAVÉS DE OBRAS MUSICAIS SIGNIFICATIVAS; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
VIDA: PRIORIDADE PARA OS NOSSOS ADOLESCENTES; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
1; LIMA, Ana L; B; 2; SIQUINELE, Viviane A; ; A preservação do meio ambiente e a qualidade de vida como princípiios pedagógicos norteadores da prática educacional; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
O; CAMPOS; Projeto de reorganização do tempo e do espaço escolar; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Fazendo Escola) - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
O PAPEL DO ENSINO DE ECOLOGIA NA PERCEPÇÃO DO AMBIENTE: O QUE PENSAM OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE, PONTA GROSSA, PARANÁ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
Estimativa de abundância de Ucides cordatus em diferentes facies fisiográficos da Baía de Paranaguá, Pr; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
SOMOS BEIJA-FLORES DA NATUREZA,; 2006; Orientação de outra natureza - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
BIOCOMUNIDADE: BIODIVERSIDADE EM COMUNIDADE; 2006; Orientação de outra natureza - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
O SOLO POSSIBILITANDO A INTERAÇÃO DO ALUNO COM SEU AMBIENTE; 2006; Orientação de outra natureza - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
ECOSSISTEMA: CULTIVANDO OS SABERES E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS; 2006; Orientação de outra natureza - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
BIODIVERSIDADE:; 2006; Orientação de outra natureza - Centro de Estudos Superiores Positivo; Orientador: Rosana Barroso Miranda;
Produções bibliográficas
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. ; NOVO, M.S. . Sexual and seasonal variations in osmoregulation and ionoregulation in the estuarine crab Chasmagnathus granulatus (Crustacea, Decapoda).. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology , v. 323, p. 118-137, 2005.
-
MIRANDA, R. B. . As relações sociedade/natureza sob a perspectiva de co-evolução. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , Curitiba/PR, v. 8, p. 77-96, 2003.
-
MIRANDA, R. B. ; MONSERRAT, J. M. ; BIANCHINI, A. ; SANTOS, E. A. . Evaluation of a regression model employed in crustacean survival studies to combinations of abiotic factors. Nauplius , Rio Grande, v. 4, p. 139-145, 1996.
-
MIRANDA, R. B. ; CORRÊA, M. F. . Histórico do acervo de malacologia do Museu de História Natural Capão da Imbuia. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso) , Curitiba/PR, v. 35, n.1, p. 37-44, 1992.
-
MIRANDA, R. B. . Tirando da lama, da fadiga, a esperança. In: Antonio Carlos Diegues. (Org.). Enciclopédia Caiçara História e Memória. 01ed.São Paulo: NUPAUB-CEC/HUCITEC, 2005, v. 04, p. 323-332.
-
MIRANDA, R. B. . Aulas práticas em ciências da Natureza: fomentando o espírito investigador. Revista Atividades e Experiências, Curitiba Paraná, p. 53 - 53, 01 ago. 2007.
-
MIRANDA, R. B. . Ciências: colocando a boca no mundo!. Revista Atividades e experiências, Curitiba Paraná, p. 41 - 41, 01 jun. 2007.
-
MIRANDA, R. B. . Aprendizagem em Ciências da Natureza: a comoção de um novo olhar. Revista Atividades e experiências, Curitiba Paraná, p. 48 - 48, 01 ago. 2006.
-
MIRANDA, R. B. . Movidos por emoção, por uma ética sócioambiental. Atividades e experiências, Curitiba, p. 49 - 49, 01 out. 2005.
-
MIRANDA, R. B. . O dínamo terrestre e os eventos catastróficos. Mera coincidência?. Jornal da ciência, Curitiba, p. 01 - 02, 01 out. 2005.
-
MIRANDA, R. B. . Sexualidade, direito ao prazer e construção da identidade. Revista Aprende Brasil, Curitiba, Pr., p. 08 - 10, 01 abr. 2005.
-
MIRANDA, R. B. . AS RELAÇÕES SOCIEDADE E NATUREZA. REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO.. In: III CEPIAL- CONGRESSO DE CULTURA E EDUCAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA, 2012, CURITIBA. CULTURA E IDENTIDADE NA AMÉRICA LATINA, 2012.
-
MIRANDA, R. B. . Meio Ambiente e Desenvolvimento: a escola-cidadã e a ação comunitária.. In: 13o. Educar, 2006, São Paulo. 13o. Educar, 2006.
-
MIRANDA, R. B. . Meio Ambiente e Desenvolvimento: a perspectiva interdisciplinar e a pesquisa sócio-ambiental.. In: Semana das Ciências Naturais do Colégio da Policia Militar de Goiás, 2005, Goiania. Semana das Ciências Naturais do Colégio da Policia Militar de Goiás, 2005.
-
MIRANDA, R. B. . Meio Ambiente e Desenvolvimento: a escola-cidadã e a ação comunitária.. In: XV Seminário Educação e Sociedade, 2005, Curitiba. XV Seminário Educação e Sociedade, 2005.
-
MIRANDA, R. B. ; Sunye, P.S. ; ABILHOA, V. . Levantamento Nictemeral das diatomáceas (Bacillariophyceae) no rio Perequê - Pontal do Sul, PR.. In: Semana de Exposição de Trabalhos das Ciências Biológicas, 1989, Curitiba. Resumos da Semana de Trabalhos em Ciências Biológicas-PUC/PR, 1989.
-
MIRANDA, R. B. . Dinâmicas de apropriação de recursos de manguezais no Complexo estuarino da baía de Paranaguá , Pr.. In: V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006.
-
MIRANDA, R. B. . Saberes comunais e dinâmicas de apropriação dos manguezais no complexo estuarino da Baía de Paranaguá, Paraná.. In: V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2006.
-
MIRANDA, R. B. . Dinâmicas de apropriação e saberes comunais dos manguezais e de seus recursos bênticos de interesse econômico no complexo estuarino da Baía de Paranaguá, Paraná.. In: Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, 2006, Florianópolis. Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, 2006.
-
MIRANDA, R. B. . Modos de apropriação e possibilidades de gestão patrimonal dos recursos bênticos de interesse econômico nos manguezais da Baía de Paranaguá, Paraná, Brasil - Uma análise preliminar.. In: Conhecimento e manejo tradicional dos recursos de uso comumhos, 2002, São Paulo. Resumos dos projetos de pesquisa - Nupaub/USP, 2002.
-
MONSERRAT, J. M. ; MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Evaluación de modelos estadísticos empleados en estudios de supervivencia a combinaciones de factores abioticos. In: VI Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 1995, Mar del Plata. . Resumenes. Mar del Plata - Argentina : Associacion Latinoamericana de Ciencias del Mar, 1995.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Efeitos da temperatura no padrão de ionorregulação em Chasmagnathus granulata. In: IX Reunião Anual da Fesbe, 1994, Caxambú. Resumos da IX Reunião Anual da FESBE, 1994.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Efeitos Combinados de temperatura e salinidade no padrão de ionorregulação em Chasmagnathus granulata.. In: IX Reunião Anual da FESBE, 1994, Caxambú. Resumos da IX Reunião Anual da FESBE, 1994.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Comportamento ionorregulatório de Chasmagnathus granulata em diferentes condições térmicas e salinas. In: II taller sobre cangrejos y cangrejales, 1994, Mar del Plata. II taller sobre cangrejos y cangrejales, 1994.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Efeito da temperatura sobre a ionorregulação dee Chasmagnathus granulata Dana, 1851 no inverno. In: VIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1993, Caxambú. Resumos da VIII Reunião da FESBE, 1993.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Efeito da temperatura sobre a ionorregulação de Chasmagnathus granulata Dana, 1851, no verão.. In: VIII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 1993, Caxambú. Resumos da VIII Reunião Anual da Fesbe, 1993.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Efeito de temperatura e salinidade na ionorregulação de Chasmagnathus granulata.. In: XXII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas, 1993, Pelotas. Resumo do XXII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas, 1993.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Tolerância de Chasmagnathus granulata a salinidade e temperatura em diferentes estações do ano.. In: XXII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas, 1993, Pelotas. Resumos do XXII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas, 1993.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Efeito dos choques hipo e hipertérmico sobre a ionorregulação de Chasmagnathus granulata Dana, 1851, em diferentes salinidades. In: XXI Encontro Anual de Ciências Fisiológicas, 1992, Porto Alegre. Anais do XXI Encontro Anual de Ciências Fisiológicas, 1992.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Tolerância de Chasmagnathus granulata Dana, 1851 (Crustacea-Grapsidae) ao estresse ácido. In: XXI Encontro de Ciências Fisiológicas, 1992, Porto Alegre. Anais do XXI Encontro de Ciências Fisiológicas, 1992.
-
MIRANDA, R. B. ; BIANCHINI, A. . Efeito sinérgico de temperatura e salinidade sobre a sobrevivência de Chasmagnathus granulata Dana, 1851, no inverno.. In: XXI Encontro de Ciências Fisiológicas, 1992, Porto Alegre. Anais do XXI Encontro de Ciências Fisiológicas, 1992.
-
MIRANDA, R. B. ; CORRÊA, M. F. . Histórico do acêrvo de malacologia do Museu de História Natural Capão da imbuia, Curitiba, PR.. In: Congresso Brasileiro de Malacologia, 1991, São Paulo. Resumos do Congresso Brasileiro de Malacologia, 1991.
-
MIRANDA, R. B. . Catálogo de bivalves marinhos do Museu de História Natural Capão da Imbuia, Curitiba, Pr. In: Congresso Brasileiro de malacologia, 1988, São Paulo, 1988.
-
MIRANDA, R. B. ; Nascimento, L.H. . Educação comunitárioa e arte com lixo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIRANDA, R. B. . Biologia- para viver melhor. Curitiba: Editora Positivo, 2011 (Ensino de Biologia para jovens e Adultos).
-
MIRANDA, R. B. . Coleção Cidadania. Curitiba: Opet, 2004 (Material didático).
-
MIRANDA, R. B. ; Santina Bordini ; FRUET, O. ; AUGUSTO, . Sistema de Ensino Aprende Brasil. Curitiba: Posigraf, 2004 (Material didático).
Outras produções
MIRANDA, R. B. . SOCIEDADES TRADICIONAIS: IMAGENS, TEMPO, ESPAÇO E SABERES SOBRE A NATUREZA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MIRANDA, R. B. . Ciência para ensinar Ciências. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EAD Formação de Professores).
MIRANDA, R. B. . Vida Corpo e Movimento. 2015. (Editoração/Coletânea).
MIRANDA, R. B. . CIDADANIA SUSTENTBILIDADE E CRIATIVIDADE. 2015. (Editoração/Coletânea).
MIRANDA, R. B. . Biologia- para viver melhor. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Jovens e Adultos).
MIRANDA, R. B. . Coleção Cidadania- Ciências da Natureza. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Fundamental de Ciências da Natureza).
MIRANDA, R. B. ; Santina Bordini ; FRUET, O. ; AUGUSTO, . Sistema Aprende Brasil de Ensino- Ciências da Natureza. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Fundamental de Ciências da Natureza).
MIRANDA, R. B. . Corpórea. 2011. Teatral.
MIRANDA, R. B. . O banquete às vésperas do crime. 1993. Teatral.
MIRANDA, R. B. . Práxis. 1993. Teatral.
MIRANDA, R. B. . TempoHaviaEmQueSendoCultSeVencia. 2002. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Interpretando a MPB. 2001. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Projeto Domingo Onze e Meia - Grupo Quebra Quatro. 1999. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Slomp Doc. 1998. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . V Oficina de MPB. 1997. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . O Boca Rosa - Teatro Lala Schneider. 1997. Audiovisual.
MIRANDA, R. B. ; Mansão Silva . CD Mansão Silva. 1997. Audiovisual.
MIRANDA, R. B. . IV Oficina de MPB. 1996. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . IV Oficina de MPB. 1996. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Projeto Dois no Palco. 1996. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Show Caiçaras. 1995. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Ópera da Cidade. 1995. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Projeto Pinhão. 1995. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Projeto Feira do Compositor - Camaleão. 1995. Interpretação.
MIRANDA, R. B. . Velho Lázaro. 1993. Audiovisual.
MIRANDA, R. B. . Interpretando a MPB. 1991. Interpretação.
MIRANDA, R. B. ; Alexandre Nero . CD Camaleão- Alexandre Nero. 1996 (Gravação de CD).
MIRANDA, R. B. . A história de Gaia. 1996 (Produção literária).
MIRANDA, R. B. . Andrades. 1995.
MIRANDA, R. B. . Talvez. 1995.
Carlos Nejar ; MIRANDA, R. B. ; Helvo Slomp Júnior . Fluvial. 1995.
Antônio Delamar Miranda ; MIRANDA, R. B. . Ideal. 1995.
MIRANDA, R. B. ; Edgar Allan Poe . Velho Lázaro. 1993.
MIRANDA, R. B. . Projetos pedagógicos em parceria. 2000 (Parcerias Institucionais) .
MIRANDA, R. B. ; LOSADA, J.Z. ; FARIA, P.C. ; CARLO, S.D. . Os Parâmetros e As Diretrizes Curriculares Nacionais nos eventos científicos das escolas de ensino fundamental e médio. Inferências metodológicas para o trabalho interdisciplinar. 1999 (Cursos de metodologia no ensino de ciências naturais e biologia:) .
MIRANDA, R. B. . Vídeos de implantação do material didático de ciências no ensino fundamental e de biologia no ensino médio da Sociedade Educacional Positivo. 1999 (Consultoria pedagógica) .
MIRANDA, R. B. . Palestra sobre a proposta pedagógica da área de ciências naturais e biologia. 1999 (Evento Comercial) .
MIRANDA, R. B. . Site do Sistema Positivo de Ensino. 1999 (Consultoria pedagógica) .
MIRANDA, R. B. . O uso das diferentes linguagens no ensino de ciências e de biologia no ensino médio. 1998 (Cursos de metodologia no ensino de ciências naturais e biologia) .
MIRANDA, R. B. . O ensino das ciências naturais sob o método experimental.. 1997 (Cursos de metodologia no ensino de ciências naturais e biologia) .
MIRANDA, R. B. . Cursos de implantação do material didático da Sociedade Educacional Positivo. 1996 (Curso de Metodologia em Ciências Naturais e Biologia) .
MIRANDA, R. B. . Educação Ambiental, um instrumento metodológico. 1996 (Cursos de metodologia no ensino de ciências naturais e biologia) .
MIRANDA, R. B. . Projeto Horta-jardim. 1995 (Projeto educacional) .
MIRANDA, R. B. . Feira de Ciências, sob o tema ?Qualidade de vida, uma visão holística?.. 1995 (Projeto pedagógico) .
Projetos de pesquisa
-
2001 - 2004
Ecologia bêntica estuarina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosana Barroso Miranda - Integrante / Paulo Lana - Coordenador.
Prêmios
2021
Premio Aldir Blanc- Livro Pernagoá em Poemas, Governo Federal- Prefeitura Municipal de Paranaguá.
2021
Premio Cultura na Rede- Poemas Fractais, Prefeitura Municipal de Paranaguá.
2021
Premio Cultura na Rede- Quando as Palavras cantam, Prefeitura Municipal de Paranaguá.
2009
Moção pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento da literatura e cultura no Estado do Paraná, Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultoria Educacional Anadara brasiliana. , Rua Mateus Leme, 6386 /03, Abranches, 82130085 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 99558217
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-orientadora de dissertações e teses, Carga horária: 10
Outras informações:
Co-orientação de Mestrado e Doutorado; Participação em Bancas de qualificação e de defesa de dissertações e teses.
2006 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista da Revista MADE, Carga horária: 10
Outras informações:
Analista de artigos científicos para a Revista Meio Ambiente e Desenvolvimento, UFPR
2013 - 2019
Universidade Federal do ParanáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora
Atividades
-
10/2013
Ensino, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e teorias das Ciência da Natrureza
2008 - 2009
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra disciplina de Estágio Supervisionado I para o 3 ano de Licenciatura em Ciências Biológicas; Estágio Supervisionado II para o 4 ano de Licenciatura em Ciências Biológicas; e Disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências da Natureza para o 3 ano de Pedagogia.
Atividades
-
02/2008 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio supervisionado I e II
-
02/2008 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do ensino de ciências da natureza
2004 - 2004
Centro de Educação Tecnológica CamõesVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ecologia e Biol da conservação, Carga horária: 24
Outras informações:
Participou da banca de docentes para a autorização dos cursos de Gerenciamento Ambiental e Química Ambiental desta Faculdade junto ao MEC, 2004.
Atividades
-
02/2004 - 05/2004
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conservação e manejo de recursos naturais, Ecologia Geral
2001 - 2004
Centro de Estudos do Mar - UFPRVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
1987 - 1989
Centro de Estudos do Mar - UFPRVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiária
Outras informações:
Sob a orientação da Profa. Dra. Therezinha Monteiro Absher
Atividades
-
03/2001 - 03/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Ecologia Bentonica.,Linhas de pesquisa
-
07/1987 - 12/1989
Estágios , Laboratório de Malacologia.,Estágio realizado, Sistemática de Bivalvos Marinhos.
1995 - 2001
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES POSITIVOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de àrea, Carga horária: 40
2019 - 2019
Editora PositivoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor de curso EAD, Carga horária: 20
2018 - 2018
Editora PositivoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Escritora de Ebooks e Cursos EAD para docente, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção de Ebooks e Cursos EAD para docentes da Educação Básica
2012 - 2017
Editora PositivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora de Conteúdos de Novos Projetos, Carga horária: 44
2005 - 2008
Editora PositivoVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de área do Conhecimento - Biologia, Carga horária: 44
Outras informações:
exerci a função de Coordenadora de área a partir de abril de 2005 até 2008
Atividades
-
07/2005 - 03/2008
Ensino, Metodologia de Ensino Básico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino de Ciências Naturais e de Biologia
-
03/2005 - 03/2008
Direção e administração, Departamento Pedagógico.,Cargo ou função, Coordenação da área de Ciências da Natureza e de Biologia.
-
03/2005 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento Pedagógico.,Linhas de pesquisa
-
03/2005 - 03/2008
Treinamentos ministrados , Departamento Pedagógico.,Treinamentos ministrados, Orientação na elaboração de cursos de metodologia na área do conhecimento
-
03/2005 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisas e Produção.,Cargo ou função, Consultoria na produção de livros didáticos.
-
08/2005 - 04/2007
Ensino, Metodologia de Ensino Básico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, EAD Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia
-
05/2006 - 05/2006
Extensão universitária , Departamento Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, workshops sobre meio ambiente e desenvolvimento.
-
10/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Departamento Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Workshop sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
2004 - 2004
SOCIEDADE EDUCACIONAL POSITIVOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor pedagógico, Carga horária: 8
1996 - 2001
SOCIEDADE EDUCACIONAL POSITIVOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de área, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 1997
SOCIEDADE EDUCACIONAL POSITIVOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Atividades
-
10/2004 - 12/2004
Treinamentos ministrados , Distribuidora Positivo.,Treinamentos ministrados, Consultoria em metodologia de ensino de Ciências Naturais e Biologia
-
02/1996 - 10/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora Posigraf.,Cargo ou função, Consultoria para escrita de material didático.
-
02/1996 - 04/2001
Direção e administração, Unicenp.,Cargo ou função, coordenação de área.
-
02/1996 - 04/2001
Treinamentos ministrados , Unicenp.,Treinamentos ministrados, Curriculo, planejamento e metodologia de ensino de ciências e biologia, Curso de educação Ambiental, um instrumento metodológico- para professores de diversos estados brasileiros, O ensino de ciências e biologia sob o método experimental, O uso de diferentes linguagens no ensino de ciências e de biologia, Os parâmetros curriculares nacionais nas escolas de ensino fundamental e médio- para professores de diversos estados brasileiros
-
02/1996 - 12/1999
Extensão universitária , Unicenp.,Atividade de extensão realizada, Cursos de aperfeiçoamento para professores.
-
03/1995 - 12/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ciências Naturais
1990 - 1990
Secretaria de Estado da EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações:
Ensino de Biologia
Atividades
-
02/1990 - 12/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia
2009 - 2012
Editora AymaráVínculo: Editora Plena, Enquadramento Funcional: Editora na àrea de Biologia, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2007
Editora PosigrafVínculo: Escritora autônoma, Enquadramento Funcional: Escritora, Carga horária: 20
Outras informações:
Escritora de materias didáticos do ensino básico
Atividades
-
02/2004
Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Escrita de materiais didáticos do ensino básico - Ciências naturais e biológicas.
2003 - 2019
Editora OpetVínculo: Escritora autônoma, Enquadramento Funcional: Escritora de materiais didáticos, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2003
Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Escrita de materiais didáticos para ensino fundamental - Ciências Naturais.
2003 - 2003
Colégio OPETVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor educacional, Carga horária: 6
Atividades
-
07/2003 - 12/2003
Ensino, Metodologia de Ensino Básico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino Básico- Interdisciplinaridade
2001 - 2001
Colégio Santa CruzVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2001 - 06/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ensino Fundamental e Médio.,Cargo ou função, Consultora e Assessora Pedagógica.
1995 - 1996
Escola de Ensino Fundamental PalmaresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1995 - 12/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências Naturais
2003 - 2003
Escola Positivo JúniorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor pedagógico, Carga horária: 8
Outras informações:
Palestras sobre sexualidade para adolescentes
Atividades
-
10/2004 - 10/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Orientação educacional
1987 - 1988
Instituto de Tecnologia do ParanáVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
Setor de Pesquisa e Desenvolvimento Biológico da Diretoria Técnica
Atividades
-
05/1987 - 05/1988
Estágios , Diretoria Tecnica, Setor de Pesquisa e Desenvolvimento de Imunobiológicos.,Estágio realizado, Pesquisas sobre Vacinas Anti-rábicas e Cultivo de Células.
1990 - 1990
Museu de História Natural Capão da ImbuiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curadora do Acervo de Malacologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1995 - 12/1995
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Curadoria do Acervo de Malacologia.
2014 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora pedagógica e autora, Carga horária: 20
2018 - 2018
Grupo MaristaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Educacional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Contribui para a Organização de Projetos educacionais para a Rede de escolas sociais do Grupo Marista (PR, SC, SP)
2017 - 2017
ASTRAL CIENTÍFICAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Editora e Consultora autônoma, Carga horária: 20
Outras informações:
Reorganização de coleção de livros voltados à Educação Ambiental.
2018 - 2019
Editora ExpoenteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Autora de livros didáticos
2018 - Atual
Anadara brasiliana EdiçõesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Proprietária e Editora chefe, Carga horária: 20
2022 - Atual
Iesde: Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento EducacionalVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: autor, Carga horária: 10
Outras informações:
autoria de curso EAD nivel de graduação- Metodologia de Ensino de Ciências da Natureza e de Biologia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ROSANA BARROSO MIRANDA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?