Flavia de Oliveira Friedl

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é psicologa - consultorio de psicologia e professor tutor à distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICANALISE, atuando principalmente nos seguintes temas: trauma, violência, elaboração, memória social e relação professor-aluno.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Memória Social

2012 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A produção escrita como estratégia de elaboração da experiência traumática: rastros de memória e indícios de criação,Ano de Obtenção: 2014
Francisco Ramos de Farias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Trauma, Violência, Testemunho, Escrita, M. Social.

Mestrado em Memória Social

2012 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Experiência Traumática como Construção de Memória:articulando o conceito de trauma e memória social,Ano de Obtenção: 2014
Francisco Ramos de Farias.Bolsista do(a): UNIRIO, REUNI, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós-graduação em Memória Social

2012 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A produção escrita como estratégia de elaborção da experiência traumática: rastros de memória e indícios de criação,Ano de Obtenção: 2014
Francisco Ramos de Farias.Coorientador: Qualificação em 17/12/2013. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado interrompido em 2002 em Educação em Saude

2001 - Interrompido

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A não inclusão da subjetividade na relação medico paciente,Orientador: Vitoria Brant
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2002

Especialização em Clinica Psicanalítica

1997 - 1999

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Sintoma e Fantasia na Experiencia Clinica
Orientador: Francisco de Ramos Faria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2017

Curso em Formação EaD com Ênfase em Tutoria. (Carga horária: 90h). , Centro de Educação à Distância do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.

2016 - 2016

Curso em Formação em EAD com Ênfase em Tutoria. (Carga horária: 90h). , Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.

2012 - 2012

Tutoria na plataforma MOODLE/CEDERJ. (Carga horária: 180h). , Centro de Educação à Distaância do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.

2007 - 2009

Sinthoma e Fantasia. (Carga horária: 80h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2006 - 2006

Terapia de Casal e Familia. (Carga horária: 72h). , Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro, SPC-RJ, Brasil.

1991 - 1993

Ao Encontro da Psicanálise. (Carga horária: 144h). , Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro, SPC-RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: PSICANALISE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Juventude em Nossa Cidade.A produção escrita como estratégia da elaboração da experiência traumática. 2016. (Outra).

XVIII Jornadas Clinicas - Objetos soletrados no corpo. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Cláudia Herdy Torres Teixeira

FRIEDL, F. O.. O Estereótipo das Pessoas Portadoras de Deficiência Mental e as Barreiras para a Inclusão Escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: CÁSSIA DO CARMO ANDRADE LISBÔA

FRIEDL, F. O.. Deficiência Mental e Mercado de Trabalho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Miranda do Couto

FRIEDL, F. O.. Desafios da Inclusão. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Edna Gomes de Oliveira

FRIEDL, F. O.. Deficiência Mental e Família: Implicações para o Desenvolvimento da Criança. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisângela Aparecida de Souza

FRIEDL, F. O.. A Formação Docente em Educação Especial. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eloisa dos Santos de Miranda

FRIEDL, F. O.. A Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Mental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Barros de Lima Lourenço de Lima

FRIEDL, F. O.. O Uso do Método Fenomenológico na Aprendizagem da Educação Especial. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana dos Santos Feleol

FRIEDL, F. O.. A Inclusão de Alunos com Síndrome Down nas Classes de Alfabetização. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jane Cristina Marques Oishi

FRIEDL, F. O.. Família e Escola: A Parceria Ideal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Cristina Martins

FRIEDL, F. O.. Um estudo sobre o Desenvolvimento Cognitivo dos Portadores de Deficiência Intelectual na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Magnna Pyllar Mendes Nogueira

FRIEDL, F. O.. Identidade e Autonomia: Direito à Diversidade na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MIRIAM MARINHO DE SOUZA MACEDO

FRIEDL, F. O.. Autismo e Inclusão Escolar: Um Encontro Possível. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Pessoa de Lima Gonçalves

FRIEDL, F. O.. A Contribuição das Salas de Atendimento Educacional Especializadas no Desenvolvimento de Alunos com Deficiência Mental no Ensino Regular. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sônia Regina de Abreu

FRIEDL, F. O.. Autismo, Possíveis Intervenções Educacionais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Teresa Cristina Lourenço de Paula

FRIEDL, F. O.. As possíveis realizações advindas da interação entre família e escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabíola da Silva Kuhnen Pereira

FRIEDL, F. O.. A importância da psicomotricidade no desenvolvimento da aprendizagem da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eneida Panisset de Oliveira Guimarães

FRIEDL, F. O.. Família e Escola: Uma parceria indispensável no processo educacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Max Liana Cindra Braga

FRIEDL, F. O.. Família: base de uma estrutura escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luizimar Maria Pereira

FRIEDL, F. O.. A importância da relação familia-escola na aprendizagem da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana da Silva

FRIEDL, F. O.. A participação da família no contexto escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Angélica Gonçalves Andrade

FRIEDL, F. O.. Relação família e escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela Risso Simões de Souza

FRIEDL, F. O.. A importância do fortalecimento do vínculo entre família e escola para o processo pedagógico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Mendes dos Santos Gomes

FRIEDL, F. O.. A importância da parceria entre a familia e escola no processo de ensino aprendizagem da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco Ramos de Farias

FARIAS, F. R.; GONDAR, J.; SALZTRAGER, R.. A produção escrita como estratégia de elaboração da experiência traumática: rastros de memória e indícios de criação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Salztrager

SALZTRAGER, R.; FARIAS, F.; Gondar, J.. A produção escrita como estratégia de elaboração da experiência traumática: rastros de memória e indícios de criação. 2014. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Salztrager

FARIAS, F.; Gondar, J.;SALZTRAGER, R.. A produção escrita como estratégia de elaboração da experiência traumática: rastros de memória e indícios de criação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Josaida de Oliveira Gondar

FARIAS, F.;GONDAR, J. O.; SALZTRAGER, R.. A produção escrita como estratégia de elaboração da experiência traumática. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Josaida de Oliveira Gondar

FARIAS, F.;GONDAR, J. O.; SALZTRAGER, R.. A produção escrita como estratégia de elaboração da experiência traumática: rastros de memória. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Diversos

Relação Familia e Escola; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia de Oliveira Friedl;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Ramos de Farias

A elaboração da experiência traumática como construção de memória: Uma articulação entre o conceito de trauma e a noção de memória social; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Ramos de Farias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRIEDL, F. O. ; Francisco Ramos de Farias . Violência e condição humana. Psicanálise & Barroco em Revista , v. 10, p. 1-221, 2015.

  • FRIEDL, F. O. ; Francisco Ramos de Farias . Uma articulação entre o conceito de trauma e o de memória social: a elaboração da experiência traumática. Psicanálise & Barroco em Revista , v. 10, p. 1/1679-9887-222, 2013.

  • FRIEDL, F. O. . Sintoma e Fantasia na Experiência Clínica. Actas Freudianas, Juiz de Fora, p. 23 - 34, 07 jun. 2007.

  • FRIEDL, F. O. . A inserção da subjetividade na prática clínica e na instituição hospitalar. Caderno LCE, UFRJ, p. 8 - 198, 02 out. 1999.

  • FRIEDL, F. O. . A construção do objeto de pesquisa nas ciências da saúde: desafios e perspectiva. Caderno LCE - UFRJ.

  • FRIEDL, F. O. . Superando objetivos behavioristas e humanísticos: a educação e a saúde como práticas sociai. Caderno LCE - UFRJ.

  • FRIEDL, F. O. . A produção escrita como estratégia de elaboração da experiência traumática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRIEDL, F. O. . Impasses na Educação, conseqüências na relação professor-aluno. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Tutor à Distância, Enquadramento Funcional: Professor Tutor à Distância, Carga horária: 24

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor à distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas: - O Público e o Privado na Gestão Pública - O Estado e os Problemas Contemporâneos na Gestão Pública

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor a distancia, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2011 - 04/2011

      Ensino, Especialização em Gestão Pública Municipal, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Estado e os problemas contemporâneos, O Público e o Privado na Gestão Pública

    • 10/2009 - 07/2010

      Ensino, especialização em educação especial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Processo ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais, Metodologia científica e iniciação à pesquisa

  • 2007 - 2008

    Escola Tupanbaé

    Vínculo: cooperada, Enquadramento Funcional: psicanalista, Carga horária: 4

  • 1984 - Atual

    consultório de psicologia

    Vínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: psicologa, Carga horária: 10

  • 2017 - 2018

    Clinicamente Centro de Estudos em Realengo

    Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 8

  • 2014 - 2014

    Centro Médico 125

    Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 24