Patricia Duro Vianna

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1996), especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, especialização em Saúde e Comportamento, ambos pela Universidade Católica de Pelotas, e especialização em Terapia Sistêmica pelo CEFI ( Centro de Estudos da Familia e do Indivíduo) e Faculdades Evangélicas integradas Cantares de Salomão. Foi professora da Faculdade Anhanguera de Rio Grande das disciplinas de História da Psicologia, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento , História da Psicologia, Psicologia e Pessoas com Necessidades Especiais, Psicoterapia Familiar e Código de Ética da Psicologia no curso de Psicologia, orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso e Supervisão de Estágio de Clínica, professora de Psicologia no curso de Fisioterapia e de Psicologia Forense no curso de Direito. Atuou também como psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pelotas. Tem experiência na área de Psicologia Clínica.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Terapia Sistêmica

2015 - 2017

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi
Título: Desafio da Adoção Tardia
Orientador: Cristofer Batista da Costa

Especialização em Pós -Graduação em Saúde e Comportamento

2000 - 2001

Universidade Católica de Pelotas
Título: Desenvolvimento Infantil
Orientador: Ricardo Tavares Pinheiro

Especialização em Especialização em Psicoterapia Psicanalítica

1997 - 1999

Universidade Católica de Pelotas
Título: Relatório de Caso Clínico

Graduação em Psicologia

1990 - 1996

Universidade Católica de Pelotas

Curso técnico/profissionalizante em Magistério

1985 - 1988

Instituto de Educação Assis Brasil

Formação complementar

2009 - 2010

Extensão universitária em PAM. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

I Encontro Multidisciplinar em Neurologia. , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

2004 - 2004

Oficina de Redação de Laudo e Pareceres Psicológic. (Carga horária: 15h). , Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos, PROJECTO, Brasil.

2001 - 2001

Treinamento das Escalas de Desenv. Bayley. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

1997 - 1997

Treinamento de Entrevistadores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

1997 - 1997

Treinamento para utilização HOME, CBCL e WPPSI. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Organização de eventos

VIANNA, P. D. . Congreso Internacional de Transtornos del Espectro Autista. 2018. (Congresso).

VIANNA, P. D. . 13 Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. 2018. (Congresso).

Participação em eventos

13 Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. Desafios da Adoção Tardia. 2018. (Congresso).

Congreso Internacional de Transtornos del Espectro Autista. El Proceso de Inclusión Escolar del Transtorno del Espectro Autista. 2018. (Congresso).

Formação Continuada de Docentes da Rede Municipal.A Inclusão Escolar. 2016. (Oficina).

Workshop Atualização em Transtornos do Espectro Autista. 2016. (Oficina).

XII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar ABRATEF. 2016. (Congresso).

Congresso Mundial de Cérebro, Comportamento e Emoção. 2015. (Congresso).

V Mostra de Produção Acadêmica - Faculdade Anhanguera do Rio Grande.O Fracasso Escolar a partir de estudantes do 6 ano de Escolas Públicas Estaduais de Rio Grande - RS. 2014. (Encontro).

Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e de Ensino. 2010. (Congresso).

Tributos da Cidadania-4ª etapa.Igualdade e Celebração da Diferença - Orientação Sexual. 2001. (Outra).

XIX Jornada Sul-rio-grandense de psiquiatria Dinâmica.A Questão da Identidade do Terapeuta na Relação Psicoterapêutica. 1998. (Outra).

XIX Jornada Sul-rio-grandense de Psiquiatria Dinâmica. 1998. (Outra).

Orientou

Carmem Lúcia de Carli

Carmem Lúcia de Carli; Avaliando o nível de estresse em profissionais de saúde em um hospital do município de São José do Norte; 2012; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - faculdade anhanguera de rio grande; Orientador: Patricia Duro Vianna;

Fernanda Sanches

Qualidade de Vida na Infância; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - faculdade anhanguera de rio grande; Orientador: Patricia Duro Vianna;

Produções bibliográficas

  • VIANNA, P. D. . Desafios da Adoção Tardia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANNA, P. D. ; JENSEN, E. . El Proceso de Inclusion escolar del Transtorno del Espectro Autista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2001 - 2002

    Necessidades Energéticas de Crianças de Baixa e Alta Classe Social- UFPEL, Descrição: Atuou como psicóloga aplicando as Escalas de Desenvolvimento Bayley no projeto "Necessidades Energéticas de Crianças de Baixa e Alta Classe Social" Faculdade de Medicina UFPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Duro Vianna - Integrante / Hinke Haisma - Coordenador., Financiador(es): Centro de Pesquisas Epidemiológicas/Faculdade de Medicina - Outra.

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - 2011

Faculdade Atlântico Sul de Pelotas

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora no Curso de Direito da Disciplina de Psicologia Jurídica

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Jurídica

2006 - 2007

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga da Escola de Psicologia, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenadora do Serviço de Psicologia Escolar da Escola de Psicologia

Atividades

  • 05/2006 - 03/2007

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Psicologia.,Serviço realizado, Coordenadora do Serviço de Psicologia Escolar.

2004 - 2015

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12

Outras informações:
Psicóloga Escolar Psicóloga responsável pela Inclusão e Acessibilidade de Alunos e Ex-alunos no Mercado de Trabalho

Atividades

  • 07/2004 - 03/2015

    Serviços técnicos especializados , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pelotas.,Serviço realizado, Psicóloga responsável pela Inclusão e Acessibilidade de Alunos e Ex-alunos da APAE.

2004 - 2004

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisão de estágio, Carga horária: 6

Outras informações:
Psicóloga e Coordenadora de Estágio Voluntário em Psicologia Jurídica no Serviço de Assistência Judiciária da faculdade de Direito

Atividades

  • 03/2004 - 12/2004

    Estágios , Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, Serviço de Assistência Judiciária.,Estágio realizado, Psicologia Jurídica junto aos alunos de Psicologia da UCPEL e aos alunos do Direito da UFPEL.

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, Faculdade de Medicina/Departamento de Medicina Social.,Linhas de pesquisa

2009 - 2015

Faculdade Anhanguera de Rio Grande

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20