Maria Aparecida Rita Moreira

Pós-doutora em Educação (2018), Doutora em Literatura(2014), Mestra em Inglês(2002) - (Universidade Federal de Santa Catarina). Professora da rede pública estadual de Santa Catarina, aposentada. 32 anos de experiência em educação, durante esse período atuou como: diretora da Escola de Educação Básica Jornalista Jairo Callado, professora de português e inglês, assessora na Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis, coordenadora das diversidade na Diretória de Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação. Atualmente, ocupa-se com a Educação para as Relações Étnico-Raciais, Literatura negro-brasileira e elaboração de projetos. Atuou na coordenação do grupo de Estudos Étnico-Racial da EEB Aderbal Ramos da Silva (2006 a 2009/ 2014 a 2017). É membro fundadora da Associação de Educadoras/es Negras/os de Santa Catarina, onde ocupa o cargo de presidenta, mandato 2019-2021). Participa como pesquisadora do grupo LITERALISE da Universidade Federal de Santa Catarina. Dirigiu e produziu juntamente com o cineasta Renan Ramos Rocha o Documentário "Toque de Melanina ? legado de resistência". Áreas de interesse: Literatura afro-brasileira; Literaturas africanas de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa; Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER); Formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Literatura

2009 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS E SILÊNCIOS
Simone Pereira Schmidt. Coorientador: Eliane Santana Das Debus. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Mestrado em Letras Inglês

1999 - 2001

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O uso da Lingua Materna nas Auls de Língua Estrangeira na Região da Grande Florianópolis(SC): Um estudo das percepções dos professores das escolas estaduais,Ano de Obtenção: 2001
Gloria Gil.Palavras-chave: lingua materna; percepções; língua estrangeira.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura afro-brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de formação continuada:Diversidades, educação ambiental no currículo. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2006 - 2006

Educação Africanidades Brasil. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Curta Duração. , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2001 - 2001

Educação Para Pensar Investigação Analógica. (Carga horária: 20h). , Centro Catarinense de Filosofia, CCF*, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Capacitação Para Professores de Inglês e. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina, SED, Brasil.

2000 - 2000

Seminário Aplisc 2000 Para o Desenvolvimento do Pr. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2000 - 2000

II Encontro Nacional Sobre Política de Ensino de L. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

1998 - 1998

Eyl Teaching English To Young Learners. (Carga horária: 120h). , Britisch Council, BC, Inglaterra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura afro-brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura infanto-juvenil.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: literatura brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura africanas de língua portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . I Seminário Africanidades Brasileiras. 2015. (Outro).

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . IV Semana da Consciência Negra da EEB Aderbal Ramos da Silva. 2009. (Outro).

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . II Semana da Consciência Negra. 2007. (Outro).

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA.Afro-brazilian literature in high school: results of teacher training. 2018. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (III COPENE). Eixo 1: Literatura e demais produtos culturais para infância e juventude e a diversidade. 2017. (Congresso).

II COPENE SUL - Congresso de Pesquisadores/as negros/as da região Sul -. A literatura afro-brasileira e a língua inglesa ? um desafio intercultural. 2015. (Congresso).

II Simpósio de literatura negra ibero-americana.A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura: diálogos e silêncios. 2015. (Simpósio).

VI Simpósio Internacional sobre juventude brasileira - os jovens e seus outros.?GRUPO DE ESTUDOS ÉTNICO-RACIAL ?TOQUE DE MELANINA? - PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA?. 2015. (Simpósio).

I Seminário Internacional de literatura infantil e juvenil e práticas.Sessão de comunicação: Literatura e Divesidade. 2014. (Seminário).

V SEREM - Seminário Educação, Relações raciais e multiculturalismo.Minicurso: Ensino da Literatura e ERER. 2014. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (COPENE 2012): OS DESAFIOS DA LUTA ANTIRRACISTA NO SÉCULO XXI. Educação literária e Educação para as Relações Étnico-Raciais: pensando a Lei 10.639/2003 e suas diretrizes. 2011. (Congresso).

XI CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. A LITERATURA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: TRABALHANDO COM CONTOS BRASILEIROS E ANGOLANOS. 2011. (Congresso).

1 CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4 Colóquiol de Estudos Linguísticos e Literários.DECIFRANDO CÓDIGOS: UMA LEITURA DE ?YNARI A MENINA DAS CINCO TRANÇAS?, DE ONDJAKI E DE ALGUMAS LENDAS E CONTOS ANGOLANOS. 2010. (Outra).

9SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.(re)cortes de cinema e literatura na educação para relações étnico-raciais. 2010. (Outra).

Simpósio Afro-Cultura, Literatura e Educação. 2010. (Simpósio).

A África no Currículo Escolar que Zum zum zum é este.Cinema na perspectiva da lei 10.639/03: uma proposta pedagógica. 2009. (Outra).

A África no Currículo Escolar que Zum zum zum é este.Cinema na perspectiva da lei 10.639/03: uma proposta pedagógica. 2009. (Outra).

Curso de Extensão Formação em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 2009. (Outra).

Educação Africanidades Brasil - curso a distância. 2009. (Outra).

Formação em Gênero e Diversidade na Escola.Diversidade na escola. 2009. (Outra).

III Semana Acadêmica de Letras da UFSC.A África de papel. 2009. (Outra).

V Seminário Educação e População Negra: Fundamentos da educação para as relações étnico-raciais.Projeto Grupo de Estudos Étnico-racial - Igualdade para Todos - uma experiência étnico-racial na Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva. 2008. (Seminário).

III Seminário de Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo.Grupo de Estudos Étnico-Racial - Igualdade para todos. 2007. (Seminário).

III Seminário de Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo.Oficina: A Literatura infantil e a cultura afro-brasileira. 2007. (Seminário).

Congresso Internacional sobre Projetos na Educação. DE ATIVIDADE MOTIVADORA A PROJETOS COMPLETOS: Uma nova forma de abordar a língua estrangeira na sala de aula. 2005. (Congresso).

XVII Seminário do CELLIP.O USO DA LÍNGUA MATERNA NA SALA DE AULA DE LINGUA ESTRANGEIRA. 2005. (Seminário).

Capacitação de Língua Inglesa e metodologia de Ensino de Projetos.Como desenvolver projetos interdisciplinares. 2003. (Oficina).

Encontro Nacional de profissionais de língua estrangeira.Trabalhando com projetos. 2003. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Formação de Professores: Presente, Passado e Futuro. Aprendendo a Aprender através da reflexão e da discussão da prática docente: uma experiência de formação continuada em Santa Catarina. 2003. (Congresso).

8th Braz-tesol National Convention. The use of the mother tongue in the EFL classroom. 2002. (Congresso).

Convenção dos professores de inglês A teaching Odyssey. Convenção de professores de inglês. 2001. (Congresso).

II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras.Educação Continuada: uma experiência piloto na rede estadual de ensino de Santa Catarina.. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renata Schlickmann

SOUZA, A. R. B.; SCHUCMAN, L. V.;MOREIRA, Maria Aparecida Rita. RACIALIZAÇÃO NA INFÂNCIA: O QUE A LITERATURA INFANTIL TEM A VER COM ISSO?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Regina Fontes

PIZARRO, D. C.; SILVA, A. S.; STEINDEL, G. E.;MOREIRA, Maria Aparecida Rita. Educação das relações étnico-raciais nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis: olhares e percursos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gabriela Calônico de Oliveira

MOREIRA, Maria Aparecida Rita; Joana Célia dos Passos. José Eduardo Agualusa e a literatura africana de língua portuguesa para infância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kainara Ferreira de Souza

DEBUS, E. S. D.;MOREIRA, Maria Aparecida Rita; Joana Célia dos Passos. Os recontos africanos na obra de Rogério Andrade Barbosa: Entre o viés artístico e as contribuições políticas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação e, Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ALINE DA SILVA DUTRA

Eliane Santana Debus;MOREIRA, Maria Aparecida Rita; PASSOS, J. C.. O protagonismo negro nos contos de fadas modernos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Cristina cantão Vieira

MOREIRA, Maria Aparecida Rita. As princesas negras que encontrei: por uma educação literária antirracista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Hilario Inacio Bohn

BOHN, H. I.. The use of the mother tongue in EFL classrooms of the Great Florianópolis (SC) region: a study of state school teachers' perceptions. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Gloria Gil

GIL, G.; BOHN, H.; VASCONCELLOS, Maria Lúcia. The use of the mother tongue in EFL classrooms in the Great Florianópolis Region: A study of State School Teachers'perceptions. 2001. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Tania Regina Oliveira Ramos

SCHMIDT, Simone PereiraRAMOS, T. R. O.; DEBUS, Eliane; MONTEIRO, Vânia. As literaturas afro-brasileiras e africanas e o ensino". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Simone Pereira Schmidt

SCHMIDT, Simone Pereira; DEBUS, E.; DUARTE, E.A.; LOPES, J. S. M.; PASSOS, J. C.; OLIVEIRA, S.A.; SOUZA, R. F. A.. A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no Ensino Médio: diálogos e silêncios. 2014. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Simone Pereira Schmidt

SCHMIDT, Simone Pereira; DEBUS, E.; SILVA, Vânia Beatriz Monteiro;RAMOS, T. R. O.. As literaturas afro-brasileira e angolana na formação de professores e professoras da rede pública estadual de Santa Catarina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Joana Cëlia dos Passos

PASSOS, J. C.DEBUS, E.; SCHMIDT, S. P.; DUARTE, E. S.; LOPES, J. S. M.; SOUSA, R. F. A.; OLIVEIRA, S. A.. A educação para as relações étnico-raciais e o ensino da literatura no ensino médio: diálogos e siLêncios. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Lúcia Barbosa de Vasconcellos

VASCONCELLOS, M. L. B.. The use of the mother tongue in EFL classrooms of the great Florianópolis(SC) region: A study of state school teachers. 2001. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Eliane Santana Dias Debus

DEBUS, E. S. D.; MONTEIRO, V. B.; Schmith, Simone P.. As literaturas afro-brasileira e angolana na formação de professores e professoras da Rede Pública Estadual de Santa Catarina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Susan Aparecida de Oliveira

OLIVEIRA, Susan A. de; SCHIMIDT, Simone pereira; DEBUS, Eliane; DUARTE, E. A.; LOPES, J. S. M.; PASSOS, J. C.; SOUZA, R. F. A.. A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Roselete Fagundes de Aviz de Souza

SCHMIDT, S. P.; DEBUS, E. S. D.;SOUZA, R. F. A.; DUARTE, E. A.; LOPES, J. S. M.; PASSOS, J. C.; OLIVEIRA, S. A.. A educação para as Relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gloria Gil

The use of the mother tongue in EFL classrooms of the Great Florianópolis Region: A study of State School teachers'perceptions; 2001; 72 f; Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Gloria Gil;

Simone Pereira Schmidt

A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS E SILÊNCIOS; 2009; Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Simone Pereira Schmidt;

Eliane Santana Dias Debus

A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS E SILÊNCIOS; 2014; Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Eliane Santana Dias Debus;

Eliane Santana Dias Debus

2017; Universidade Federal de Santa Catarina,; Eliane Santana Dias Debus;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, Maria Aparecida Rita ; DEBUS, E. S. D. . Literatura Afro-Brasileira: O Gênero Conto E As Relações Étnico-Raciais.. REVISTA EM ABERTO - INEP , v. 29, p. 121-132, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . Literatura infantil e Juvenil no espaço de sala de aula. 2018.

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . Educação e ERER - Formação de professores de São José. 2017.

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . Aplicação da Lei 10639/2003 desafios e perpectivas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOREIRA, Maria Aparecida Rita ; BARBOSA, R. A. ; Debus, Eliane Santana Dias . A cultura africana e afro-brasileira tematizada na literatura infantil e juvenil: perspectivas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOREIRA, Maria Aparecida Rita ; Eliane Santana Debus ; Zâmbia Osório dos Santos . O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . Educação e ERER - Formação de professores de São José. 2017. .

MOREIRA, Maria Aparecida Rita ; Debus, Eliane Santana Dias ; Naccari, Denise . A literatura no contexto da sala de aula: trabalhando com contos. 2011. .

MOREIRA, Maria Aparecida Rita ; Eliane Santana Debus ; Naccari, Denise . A literatura no contexto de sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GIL, Gloria ; MOREIRA, Maria Aparecida Rita ; D?ELY, R. . CONECTANDO SABERES: A Identidade do Professor de Língua e o Papel da Leitura dentro e fora da Sala de Aula. 2010. .

MOREIRA, Maria Aparecida Rita ; D?ELY, R. ; SILVA, M. ; GREGGIO, S. . Curso de Capacitação para Professores de Inglês da Rede Pública Municipal de São José. 2007. .

MOREIRA, Maria Aparecida Rita . Muito Prazer. Eu sou Jaquel. 2007. Teatral.

MOREIRA, Maria Aparecida Rita ; ROCHA, R. R. . Toque de Melanina - Legado de resistência. 2018. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Prêmio Luis Gama, Comissão da Igualdade Racial da OAB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina, Governo do Estado de Santa Catarina, Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva. , Coronel Pedro Demoro, 1998, Estreito, 88075-300 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 3486089, Fax: (48) 3486089, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: APOSENTADA

2011 - Atual

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Médio, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenando o projeto GRUPO DE ESTUDO ÉTNICO-RACIAL TOQUE DE MELANINA, grupo formado por professores e alunos da escola, que discute a ERER e desenvolve atividades dentro e fora do espaço escolar. O projeto dialoga com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e o movimento civil, principalmente grupos do movimento negro de Santa Catarina.

1986 - Atual

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

2010 - 2012

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Secretaria Estadual de Educação, Carga horária: 40

Outras informações:
Respondendo pela temática de Diversidade na Diretoria de Educação Básica (DIEB), na Secretaria Estadual de Educação, na gerência de Ensino Médio.

1996 - 2009

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Médio, Carga horária: 40

1994 - 1995

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Gerência Regional, Carga horária: 40

1993 - 1994

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de escola, Carga horária: 40

1986 - 1992

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Ssanta Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1999

    Ensino, Formação Continuada, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, coordenador de programa de aperfeiçoamento

  • 03/1986

    Ensino,,Disciplinas ministradas, inglês