Isadora Bacha Lopes
Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), Mestrado em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e Graduada em Administração pela UFMS. Trabalhou como Coordenadora de Planejamento e Eficiência no Grupo Positivo. Membro da SCORAI Brazil - Sustainable Consumption Research, Action and Initiative no Brasil (http://scorai.org). Áreas de interesse: Economia Colaborativa/Compartilhada, Sustentabilidade, Governança, Modelos de negócio, Estratégia e Inovação
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2016 - 2020
Universidade de Brasília, UnB
Título: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA ECONOMIA COMPARTILHADA A PARTIR DA SUSTENTABILIDADE: UMA PROPOSTA CONCEITUAL E OPERACIONAL
, Ano de obtenção: 2020. Solange Alfinito.
Mestrado em Administração de Organizações
2009 - 2011
Universidade de São Paulo
Título: Comparação entre duas Escalas de Mensuração do Constructo País de Origem: Um Estudo com os Consumidores Ingleses em relação ao Brasil, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: em Royal Agricultural University ( Luis Aguiar)
com Janaina de Moura Engracia Giraldi.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Aperfeiçoamento em Academic English
2019 - 2019
Language Studies International
Título: THE SHARING ECONOMY. Ano de finalização: 2019
Orientador: Solange Alfinito
Bolsista do(a): PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO, CAPES PRINT, Brasil.
Graduação em administração
2005 - 2009
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Estruturas de Governança no Arranjo Produtivo Local (APL) de Uva de Mesa da Região Noroeste de Sao Paulo
Orientador: Renato Luiz Sproesser
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2019 - 2019
Extensão universitária em Academic English. (Carga horária: 390h). , Language Studies International, LSI, Inglaterra.
2015 - 2015
Seminário de Capacidades Dinâmicas. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2014 - 2014
Negociação e Administração de Conflitos. (Carga horária: 40h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2013 - 2013
Seis Sigmas. (Carga horária: 40h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2012 - 2013
Capacitação Trainee. (Carga horária: 128h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2012 - 2012
Logística Internacional e Negócios Globais. (Carga horária: 40h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Coleta de dados. , Royal Agricultural College, RAC, Inglaterra.
2009 - 2009
Introdução à Modelagem em Equações Estruturais. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
LOPES, I. B. . Jornada de Administração e Negócios de Aquidauauna - JANA. 2024. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (ISSN: 2594-8083).RELATO DE PRÁTICA: Como promover a Gestão na Prática em sala de aula?. 2024. (Encontro).
Semana de Inovação 2024. 2024. (Encontro).
SemeAd ? Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo,.DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA HORTA URBANA NO SISTEMA PRISIONAL DE AQUIDAUANA/MS. 2024. (Seminário).
SemeAd ? Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo,.Valorização do Artesanato em Aquidauana - MS: Perspectivas e Desafios. 2024. (Seminário).
EnANPAD 2018. ECONOMIA COMPARTILHADA MAPEANDO O FENÔMENO. 2018. (Congresso).
EnANPAD 2016. Estado da Arte: a Relação entre Cultura Organizacional e Desempenho Organizacional em Produções Acadêmicas no Período entre 2010 e 2015. 2016. (Congresso).
IV Encontro de Marketing da ANPAD.A Influência da Imagem do Brasil nas Atitudes em Relação às Frutas Frescas Brasileiras: um Estudo Aplicando a Modelagem com Partial Least Squares. 2010. (Encontro).
IX encontro de iniciação científica da UFMS.Estruturas de Governança no Arranjo Produtivo Local (APL) de Uva de Mesa da Região Noroeste de São Paulo. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
PIRES, T. S.; SILVA, G. G.;LOPES, I. B.; GOES, K. F. K.. A FORÇA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO EM ANASTÁCIO-MS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, M. S.;LOPES, I. B.; SILVA, G. G.; TOLEDO, A. G. L.. FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ANASTÁCIO ? MS: UM ESTUDO DO POTENCIAL DE COMERCIALIZAÇÃO DAS CADEIAS PRODUTIVAS CURTAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SILVA, L. M. B.;LOPES, I. B.; SILVA, G. G.; GOES, K. F. K.. RELAÇÃO PRODUÇÃO-CONSUMO NA ALDEIA CÓRREGO SECO-MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, M. R.; SILVA, G. G.;LOPES, I. B.; GOES, K. F. K.. EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO DE CAMPO NA CIDADE DE MIRANDA/MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
BARBOSA, G. F.; SILVA, G. G.; MOURA FILHO, J. B.;LOPES, I. B.. O AGRONEGÓCIO COM ÊNFASE NA SUSTENTABILIDADE. 2020.
SANTOS, N. M.;LOPES, I. B.; SILVA, L. M.. Atitude Empreendedora de estudantes universitários do Distrito Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Brasília.
SANTOS, N. M.;LOPES, I. B.; FERRAZ, I. N.. A indústria de jogos eletrônicos: Uma análise da motivação de consumo dos usuários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Brasília.
ALFINITO, S.; BORGES, C. P.;LOPES, I. B.. Tecnologia da informação como ferramenta na escolha de alimentos saudáveis: um estudo baseado na aplicação "desrotulando". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Brasília.
XAVIER, A. L. T.; WATANABE, E. A. M.; FIUZA, G. D.;LOPES, I. B.. Fatores que influenciam a intenção de compra em serviços de consumo colaborativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Brasília.
LOPES, I. B.. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: uma análise dos efeitos da implantação no IBGE de Aquidauana/MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
LOPES, I. B.. Os motivos de empreender via franquia: Um estudo de caso da franquia Cacau Show de Aquidauana/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
LOPES, I. B.. O perfil do consumidor varejista da loja Porto Rico Móveis de Aquidauana/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
LOPES, I. B.. Mapeamento do processo de manejo dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde: Um estudo de caso do Hospital Regional de Aquidauana/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
GIRALDI, J. M. E; MENDONCA, P. S. M.;LOPES, I. B.. Country brand equity: o valor percebido da marca Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de São Paulo.
LOPES, I. B.; PADUA, S. I. D.;GIRALDI, J. M. E. Avaliação da qualidade de serviços de telefonia móvel:o impacto da nova lei dos callcenters. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de São Paulo.
Orientou
Empreendedorismo social um estudo de caso no estabelecimento penal; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Governança e Liderança uma perspectiva a partir do cacique da aldeia córrego seco; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Governança e Empreendedorismo Feminino na Aldeia Limão Verde: Desafios e Oportunidades na Comercialização; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA HORTA URBANA NO SISTEMA PRISIONAL DE AQUIDAUANA/MS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Isadora Bacha Lopes;
Valorização do Artesanato em Aquidauana - MS: Perspectivas e Desafios; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Isadora Bacha Lopes;
RELAÇÃO PRODUÇÃO-CONSUMO NA ALDEIA CÓRREGO SECO-MS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Isadora Bacha Lopes;
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ANASTÁCIO ? MS: UM ESTUDO DO POTENCIAL DE COMERCIALIZAÇÃO DAS CADEIAS PRODUTIVAS CURTAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Isadora Bacha Lopes;
SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA LOJA PORTO RICO MÓVEIS AQUIDAUANA/MS; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Isadora Bacha Lopes;
ATITUDE EMPREENDEDORA: Uma pesquisa com Franqueados de Aquidauana - MS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Isadora Bacha Lopes;
MAPEAMENTO DO PROCESSO DE MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL REGIONAL DE AQUIDAUANA ?MS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Isadora Bacha Lopes;
Produções bibliográficas
-
LOPES, I. B. ; VIANA, M. M. ; ALFINITO, S. . REDES ALIMENTARES ALTERNATIVAS EM MEIO À COVID-19: REFLEXÕES SOB O ASPECTO DA RESILIÊNCIA. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade , v. 14, p. 3750/39-3758, 2020.
-
LOPES, ISADORA BACHA ; GIRALDI, JANAINA DE MOURA ENGRACIA ; AGUIAR, LUÍS KLUWE . An Analysis of Country Image of Brazil and Its Fresh Fruits: A Two Scales Comparison. Journal of Food Products Marketing , v. 20, p. 262-282, 2014.
-
LOPES, I. B. ; GIRALDI, J. M. E . Uma análise das escalas de mensuração do construto ?imagem de país?. Revista Administração em Diálogo - RAD , v. 16, p. 2-142-166, 2014.
-
LOPES, I. B. ; GIRALDI, J. M. E . ANALISANDO A VALIDADE DE ESCALAS DE MENSURAÇÃO DO CONSTRUTO IMAGEM DE PAÍS: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM DO BRASIL. Revista de administração da Unimep , v. 12, p. 3, 2014.
-
GIRALDI, JANAINA DE MOURA ENGRACIA ; LOPES, ISADORA BACHA . The country of origin effect for Brazilian fresh fruits: a study using Partial Least Squares Procedures. Journal of Management Research , v. 4, p. 18-38, 2012.
-
LOPES, I. B. ; SOUZA, E. C. L. . ECONOMIA COMPARTILHADA MAPEANDO O FENÔMENO. In: Enanpad, 2018, CURITIBA. EnANPAD 2018, 2018.
-
SANTOS, N. M. ; FARIAS, R. M. C. ; LOPES, ISADORA BACHA . Estado da Arte: a Relação entre Cultura Organizacional e Desempenho Organizacional em Produções Acadêmicas no Período entre 2010 e 2015. In: EnANPAD 2016, 2016, Costa do Sauipe. EnANPAD 2016, 2016.
-
GIRALDI, J. M. E ; LOPES, I. B. . A influência da imagem do Brasil nas atitudes em relação às frutas frescas brasileiras: um estudo aplicando a modelagem com Partial Least Squares. In: IV EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 2010, Florianópolis (SC). IV EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 2010.
-
LOPES, I. B. ; SPROEESER, R. L. ; SOUZA, P.A.R. ; LOPES, M. B. ; RAMOS, G.G.L. . ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DE UVA DE MESA DA REGIÃO NOROESTE DE SÃO PAULO. In: Simpósio de Engenharia da Produção (SIMPEP), 2008, Bauru. Anais XV, 2008.
-
LOPES, I. B. . ECONOMIA COMPARTILHADA MAPEANDO O FENÔMENO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, I. B. . Trilogia de Juran e PDCA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIRALDI, J. M. E ; LOPES, I. B. . A Influência da Imagem do Brasil nas Atitudes em Relação às Frutas Frescas Brasileiras: um Estudo Aplicando a Modelagem com Partial Least Squares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, I. B. . Desenvolvimento Sustentável do Arranjo Produtivo Local de Uva de Mesa da Região Noroeste do Estado de São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
LOPES, I. B. . Campeã junto a equipe 'Cerrado em Pé'do Startup Challenge - FIEMS. 2022.
LOPES, I. B. . Avaliador de Trabalhos no XLIV Encontro da ANPAD - ITE - Tema 11 - 1 artigo. 2020.
LOPES, I. B. ; EUFLAUSINO, M. A. . Entrevista para Rádio Oficial da UFMS. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPES, I. B. ; VIANA, M. M. ; ALFINITO, S. ; GUARNIERI, P. . Eu quero saber - O PodCast que traduz a ciência para você. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPES, I. B. ; VIANA, M. M. ; ALFINITO, S. . Live A COVID-19 e a Gestão com os Autores do Número Especial. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LOPES, I. B. . prof.isadoralopes. 2021; Tema: Divulgação dos projetos de pesquisa, ensino e extensão. (Rede social).
LOPES, I. B. . Avaliador de Trabalhos no XLIII Encontro da ANPAD. 2019. (MKT - Tema 9 - 1 artigo).
LOPES, I. B. . Avaliador de Trabalhos no EnEO 2019. 2019. (EnEO - Tema 01 - 1 artigo).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2023
ECONOMIA COMPARTILHADA E O SISTEMA SÓCIO ECOLÓGICO, Descrição: A inovação é um direcionador chave do desenvolvimento econômico e desempenha um papel essencial na competitividade em nível nacional e organizacional. Destaca-se a inovação promovida pelo movimento chamado Economia Compartilhada (EC). A EC encontra-se em estágio formativo, mesmo já tendo sido vista como a ideia que iria mudar o mundo. A comunidade científica tem se deparado com dificuldades de nomenclatura e de definição de escopo, não havendo consenso sobre quais fenômenos devem ser considerados como EC. Este projeto tem como objetivo mapear o fenômeno EC, buscando identificar as características, as teorias e os principais temas que fazem parte do escopo da EC, além disso, será complementada a análise ao investigar a ferramenta Sistema Sócio Ecológico (SES), como possibilidade de operacionalizar o escopo da EC com base na sustentabilidade. Para isso, será realizada uma análise sistemática de revisão da literatura de ambos os temas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isadora Bacha Lopes - Coordenador.
-
2019 - Atual
NúCLEO DE INVESTIGACIóN EN ALIMENTACIóN Y NUTRICIóN PúBLICA, Descrição: Somos un equipo multidisciplinario de investigadores con amplia experiencia comprometidos con la busqueda de nuevas estrategias para la prevención y control de la malnutrición en sus diferentes formas favoreciendo asi que la población alcance su máximo potencial contribuyendo al desarrollo sostenible del pais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Isadora Bacha Lopes - Coordenador / Violeta Magdalena Rojas Huayta - Integrante / Mirna de Lima Medeiros - Integrante.
-
2018 - Atual
O Conscient - Laboratório de Estudos em Consumo Sustentável, Descrição: O Conscient - Laboratório de Estudos em Consumo Sustentável é um grupo de pesquisa que iniciou suas atividades formais em 2015 e está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília - UnB, onde se reune periodicamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Isadora Bacha Lopes - Integrante / Eluiza Alberto de Morais Watanabe - Integrante / Solange Alfinito - Coordenador.
-
2016 - Atual
Trilhas urbanas: novos olhares sob velhos caminhos, Descrição: Aquidauana, município localizado na região turística do Alto Pantanal, se destaca pelas potencialidades naturais e pela riqueza cultural e histórica encontrada no seu perímetro urbano. Além disso, Aquidauana é o primeiro município, dentro do corredor de traslado entre Campo Grande (capital do Mato Grosso do Sul) e o Pantanal. Deste modo, a gestão pública municipal se utiliza da localização geográfica de Aquidauana como estratégia de marketing, denominando-a de ?Portal do Pantanal?. Apesar disso o Turismo, neste município, carece de ações que diagnostiquem e planejem a atividade de forma mais efetiva, atendendo uma demanda que muitas vezes somente passa por Aquidauana, seguindo para destinos mais consolidados como Bonito e Corumbá. Neste sentido, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, através do Curso de Turismo de Aquidauana, juntamente com a Fundação Municipal de Turismo deste município, e o Instituto Federal de Educação Tecnológica - IFMS, campus de Aquidauana, estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de uma proposta de pesquisa que realize o inventário turístico do perímetro urbano, assim como elabore o diagnóstico turístico local, para que ambas as ações culminem com dois produtos de relevância para o fomento turístico do município, quais sejam: levantamento e organização de dados, informações e imagens para um Portal de Turismo elaborado pelo IFMS; e a criação de trilhas urbanas, que contemplem os patrimônios cultural e natural existentes no perímetro urbano de Aquidauana/MS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Isadora Bacha Lopes - Coordenador / Isabelle de Fátima Silva Pinheiro - Integrante / Marcos Pereira Campos - Integrante / Victor Hugo da Silva Gomes Mariusso - Integrante.
-
2016 - Atual
CULTI - Cultura, Inovação, Consumo e Empreendedorismo, Descrição: O CULTI visa o desenvolvimento de conhecimento a respeito de conceitos que se integram, como Cultura, Inovação, Consumo e Empreendedorismo, identificando a relação desses construtor no desempenho e no comportamento das organizações e dos indivíduos. Uma das contribuições do CULTI é fomentar a utilização de aportes tecnológicos e ampliar o âmbito das pesquisas, aplicando conceitos e métodos em dados abertos. Além disso, o Grupo tem como finalidade elaborar textos científicos, formar Mestres e Doutores, desenvolver Projetos de Pesquisa, e encontros técnico -científicos. Com isso, espera-se promover integração entre pesquisadores, professores e alunos de universidades brasilleiras e internacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (14) . , Integrantes: Isadora Bacha Lopes - Coordenador / Eda Castro Lucas de Souza - Integrante.
-
2010 - 2012
Efeito "país de origem" na comercialização de carne bovina e frutas frescas brasileiras em mercados externos selecionados, Descrição: Esta pesquisa buscou alcançar o seguinte objetivo: identificar o impacto da imagem do Brasil na comercialização de carne bovina e frutas frescas brasileiras nos mercados externos. Um importante objetivo secundário é a elaboração de um instrumento de medida do impacto da imagem do país nas avaliações dos produtos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Isadora Bacha Lopes - Integrante / Janaina de Moura Engracia Giraldi - Coordenador / Fernanda de Tavares Canto Guina - Integrante / Fabiana Gondim Mariutti - Integrante / Angelica Ferreira Capellaro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana. , Oscar Trindade de Barros, Serraria, 79200000 - Aquidauana, MS - Brasil - Caixa-postal: 135, Telefone: (67) 32410450, Ramal: 0450, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulVínculo: , Enquadramento Funcional:
2015 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2024
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04010012835 - GESTÃO DA INOVAÇÃO, 04010012764 - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA, 04010012595 - ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
-
10/2024 - 10/2024
Treinamentos ministrados , Cejar.,Treinamentos ministrados, Transforme seu produto em negócio com o Canvas
-
02/2024 - 07/2024
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04010011079 - PROCESSO DECISÓRIO, 04010007493 - EMPREENDEDORISMO
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4010012835 - GESTÃO DA INOVAÇÃO, 04010012764 - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA, 4010012512 - GESTÃO ESTRATÉGICA
-
02/2023 - 07/2023
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04010011079 - PROCESSO DECISÓRIO, 04010007493 - EMPREENDEDORISMO
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04060003610 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO, 04010011079 - PROCESSO DECISÓRIO, 04010007493 - EMPREENDEDORISMO
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04010007566 - TÓPICOS ESPECIAIS IV - GESTÃO DE PESSOAS, TÓPICOS ESPECIAIS III - EMPREENDEDORISMO, TÓPICOS ESPECIAIS II - ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMPREENDEDORISMO, INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO, JOGOS DE NEGÓCIOS
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMPREENDEDORISMO, JOGOS DE NEGÓCIOS, MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA, TÓPICOS ESPECIAIS IV - GESTÃO DE PESSOAS
-
07/2017 - 08/2017
Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 10269004 Políticas Públicas e Instrumentos de Gestão Ambiental
-
05/2017 - 08/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04060005150 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II -
-
05/2017 - 08/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04010007604 TÓPICOS ESPECIAIS VIII - SERVIÇOS
-
05/2017 - 08/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04010007523 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
-
11/2016 - 04/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMPEENDEDORISMO	
-
11/2016 - 04/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I
-
05/2016 - 09/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
-
05/2016 - 09/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	TÓPICOS ESPECIAIS VI: TÓPICOS ESPECIAIS EM MERCADO DE CAPITAIS
-
12/2015 - 09/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
-
03/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Aquidauana.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso.
-
03/2015 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Aquidauana.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
-
08/2015 - 04/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, [CPAQ] 0406.000511-7 - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
-
08/2015 - 04/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, [CPAQ] 0406.000565-6 - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
-
08/2015 - 04/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, [CPAQ] 0406.000569-9 - ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, [CPAQ] 0406.000470-6 - TEORIAS ADMINISTRATIVAS
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, [CPAQ] 0406.000561-3 - GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, [CPAQ] 0406.000638-5 - TÓPICOS ESPECIAIS II: TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA QUALIDADE
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, [CPAQ] 0406.000570-2 - SEMINÁRIO TEMÁTICO III
2013 - 2014
Grupo PositivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Planejamento e Eficiência, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável por coordenar três grandes áreas: Gestão por processo, Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade:
Com relação a Processo: Responsável pela restruturação da área de processo, necessidade de definir método de trabalho, gerenciar equipe, gerenciar a transição de mapeamento por área para mapeamento por processo, definir indicadores de desempenho, desenhar cadeia de valor entre outras atividades relacionadas a processo;
No que compete à atuação no Sistema de Gestão Ambiental: Responsável pela implantação, certificação ISO 14001 e manutenção do sistema;
E na área da Qualidade: Responsável por definir a hierarquia de documentos, os modelos e workflows para gestão de documentos e a criação e implantação do Programa 5S em todas as áreas da Empresa.
2013 - 2013
Central Administrativa do PositivoVínculo: , Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 44
Outras informações:
Representante do comitê de Sistema de Gestão Ambiental e certificação da ISO 14001 na Central Administrativa do Grupo e homologação de fornecedores críticos.
Responsável pelo desenvolvimento do programa de estágio corporativo;
Responsável pelo mapeamento do departamento de RH, visando melhorar a eficiência e qualidade dos serviços oferecidos no CSC.
2012 - 2013
Universidade PositivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela criação e implantação do programa de ideias ?Fábrica de Ideias Positivo? na Universidade e CSC, o qual, atualmente, virou um programa corporativo envolvendo todas as empresas do Grupo.
Mapeamento de processos e desenho de fluxogramas da Universidade Positivo.
Implantação do programa 5S em laboratórios da Universidade.
2012 - 2012
Editora PositivoVínculo: , Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela devolução contratual de livro (logística reversa) da Editora Positivo. Objetivo: diminuir o prazo de processamento do material, assegurar a qualidade do material devolvido e diminuir o impacto de material descartado por não conformidade.
Implementação do Programa Incluir. Adequação da empresa para receber pessoas com deficiência.
2010 - 2010
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência, Carga horária: 6
Outras informações:
Bolsista da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na Disciplina RAD011 "Teoria da Administração", ministrada aos alunos de graduação do curso de Matemática Aplicada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Docente: Profª. Dra. Janaina de Moura Engracia Giraldi
2009 - 2009
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência, Carga horária: 6
Outras informações:
Voluntária da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na Disciplina RAD1401 "Marketing I", ministrada aos alunos de graduação do curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Docente: Profª. Dra. Janaina de Moura Engracia Giraldi
2010 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isadora Bacha Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?