Fernando Amaral de Calais
Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente; Bacharel em Farmácia; Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmacoterapêutica; Especialista em Tecnologias em Ensino a Distância.
Atuação profissional em Farmácia Comunitária como Diretor Técnico, Gerência Comercial e Dispensação de Medicamentos, com ênfase na Assistência Farmacêutica à equipes e usuários de medicamentos. Prática na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e asma além dos cuidados na saúde do idoso. Professor em cursos de formação e capacitação de Atendentes de Farmácia e auxiliar de manipulação. Supervisor de campo de estágios em Dispensação e Atenção Farmacêutica do curso de Farmácia da Faminas Muriaé; Atuou como Tutor presencial do curso Superior Tecnológico Gestão de Beleza pela ULBRA (EAD); Presidente da AFAMUR - Associação dos Farmacêuticos e Bioquímicos de Muriaé e Região; membro da Comissão Assessora de Drogaria e Dispensação do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.
Produto final de Mestrado: Plano de Curso de Auxiliar de Farmácia. Em consonância com a legislação aplicada, ética e pressupostos de Boas Práticas Farmacêuticas previstos pelo Conselho Federal de Farmácia e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
2011 - 2013
Centro Universitário Anhanguera de Niterói
Título: RELAÇÕES SOCIAIS NA DISPENSAÇÃO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA E AS INTERCORRÊNCIAS NA AQUISIÇÃO E USO DE MEDICAMENTOS, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Ruth Helena de Souza Britto Ferreira de Carvalho
Palavras-chave: Farmácia Comunitária; Dispensação de medicamentos; Usuário de medicamentos; Uso racional de medicamentos.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana; Saúde humana e serviços sociais.
Especialização em Tecnologia em Ensino a Distância
2010 - 2011
Universidade Cidade de São Paulo
Título: Perfil do Estudante em Graduação e Pós-Graduação na Educação à Distância Inscritos no Polo Nova Etapa na cidade de Muriaé
Orientador: Susane Martins
Especialização em Farmacoterapêutica e Atenção Farmacêutica
2008 - 2009
Faculdade Redentor
Título: Perfil do Atendente de Farmácia (Balconista/Farmacêutico), em Drogarias de Muriaé e Região e sua Relação na Farmacoterpia
Orientador: Jan Carlo Delorenzi
Aperfeiçoamento em Serviço de Vacinação em Farmácias: da implantação à segurança na prática d
2021 - 2021
Instituto Brasileiro de Pós-graduação
Título: Não foi realizado Monografia. Ano de finalização: 2021
Orientador: Prof. Jauri Francisco Siqueira Júnior
Graduação em Farmácia
2004 - 2008
Faculdade de Minas
Título: PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR ?MAIS SAÚDE? - ATENÇÃO FARMACÊUTICA, ATIVIDADE FÍSICA, ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
Orientador: Profª. Ms. Mônica Irani de Gouveia
Formação complementar
2021 - 2021
Vacinação contra Covid-19. (Carga horária: 12h). , Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, ESP/MG, Brasil.
2020 - 2020
Cursos Livres - Farmácia Clínica. (Carga horária: 220h). , Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, ABRAFARMA, Brasil.
2018 - 2018
Formação Pedagógica de Docentes - Licenciatura em Química. (Carga horária: 251h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Assistência Farmacêutica na Rede Farmácia de Minas. (Carga horária: 40h). , Canal Minas Saúde, MINAS SAÚDE, Brasil.
2013 - 2013
Segurança no Trabalho. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Farmácia de Minas. (Carga horária: 45h). , Canal Minas Saúde, MINAS SAÚDE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução à Homeopatia. (Carga horária: 40h). , Canal Minas Saúde, MINAS SAÚDE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Sociologia. (Carga horária: 30h). , Educação a Distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Farmacovigilância. (Carga horária: 40h). , Canal Minas Saúde, MINAS SAÚDE, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia. (Carga horária: 30h). , Educação a Distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
2012 - 2012
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas on line, GV CEMPRO-FGV, Brasil.
2011 - 2011
Técnicas de Atendimento Farmacêutico. (Carga horária: 120h). , Conselho Federal de Farmácia, CFF, Brasil.
2010 - 2010
Cosmetologia. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2010 - 2010
Curso Moodle para formação de Tutores em EAD. (Carga horária: 45h). , InSyst Consultoria e Serviços Ltda, INSYST, Brasil.
2009 - 2009
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 15h). , Educação a Distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
2009 - 2009
Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 15h). , Educação a Distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
2008 - 2009
CAPACIFAR. (Carga horária: 96h). , Conselho Regional de Farmácia, CRF, Brasil.
2008 - 2008
Gestão do Varejo PDV 10. (Carga horária: 48h). , Fundação Getúlio Vargas on line, GV CEMPRO-FGV, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Fitoterapia. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Homeopatia. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2004 - 2004
Parasitoses Intestinais. (Carga horária: 38h). , Faculdade de Minas - Muriaé, FAMINAS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Professor em cursos de capacitação profissional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA.
Organização de eventos
CALAIS, F. A. . Solenidade de entrega de carteira de identidade profissional de farmacêutico. 2009. (Outro).
Participação em eventos
9º CBEU - CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: REDES PARA PROMOVER E DEFENDER OS DIREITOS HUMANOS. 2021. (Congresso).
7º Congresso Internacional do Alumínio. 2016. (Congresso).
8° Encontro Intermunicipal sobre Plantas Medicinais e Qualidade de Vida.Óleo de coco: benefícios, usos e método de extração. 2013. (Oficina).
IX Encontro Internacional de Iniciação Científica da Zona da Mata MGMG.Análise Micológica em Utensílios de Manicure. 2012. (Encontro).
XI Congresso Mineiro de Farmácia. Fatores de Risco para Doença Rebal Crônica apurados numa campanha de prevenção da Associação dos Farmacêuticos de Muriaé. 2011. (Congresso).
III CONGRESSO MINEIRO DE SAÚDE. Atenção Farmacêutica na H.A.S. e Diabetes como Prevenção de Doença Renal Crônica. 2010. (Congresso).
XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana. Perfil Farmacoterapêutico de uma População de Hipertensos Avliados no Serviço de Atenção Farmacêutica em Farmácia Comunitária. 2010. (Congresso).
10º Congresso de Farmácia de Minas Gerais. ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA HIPERTENSÃO E OBESIDADE APARTIR DE UMA CAMPANHA DE COMBATE E PREVENÇÃO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA. 2009. (Congresso).
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia - I Encontro Interestadual de Nefrologia (MG, RJ, ES). 2009. (Congresso).
IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG.Mais Saúde: Nível de Atividade Física de Funcionários da Chinelos Puff de Muriaé. 2007. (Encontro).
I Encontro Regionalde Ciência e Tecnologia.Abordagem Simples para DiferentesTópicos em Química. 2006. (Encontro).
III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG.Manipuladores de Alimentos vegetais frescos e enteroparasitoses na casa da manina. 2006. (Encontro).
III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. 2006. (Encontro).
III Semana Acadêmica de Farmácia.Tranamissão de Enteroparasitoses na Manipulaçãode Alimentos. 2006. (Seminário).
II Encontro de Iniciação Científica FAminas da Zona da Mata - MG. 2005. (Encontro).
II Jornada Acadêmica de Farmácia.O despertar da Química. 2005. (Encontro).
IIº SEMINÁRIO DE QUALIDADE DE VIDA E DO AMBIENTE. 2005. (Seminário).
Formação Acadêmica e exercício proficional do farmacêutico. 2004. (Outra).
I Encontro Viver Sobriedade. 2004. (Seminário).
I Jornada Acadêmica de Farmácia. 2004. (Encontro).
Mini-curso - Alimentos Funcionais. 2004. (Outra).
Parasitoses Intestinais. 2004. (Oficina).
Política Governamental e Macroeconomia. 2004. (Encontro).
Seminário sobre Hipertensão e Diabetes. 2004. (Seminário).
Técnicas para o desenvolvimento da pesquisa dientífica. 2004. (Outra).
Participação em bancas
SOUZA, M. J.; MACHADO, S. H. de M,;CALAIS, F. A.. Dislipidemia e Aterosclerose. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Iguaçu.
COUTINHO, E.; MACHADO, S. H. de M,;CALAIS, F. A.. Intoxicação por Chumbo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Iguaçu.
OLIVEIRA SOBRINHO, D.; MACHADO, S. H. de M,;CALAIS, F. A.. Uso de antidepressivos como terapia de suporte, ao paciente oncológico no Hospital São José do Havaí, Itaperuna RJ.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Iguaçu.
LOSQUI, T. A.; MACHADO, S. H. de M,;CALAIS, F. A.. Avaliação da fase Pré-Analitica no Laboratório Clínico Bioanálise. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Iguaçu.
FREITAS, P. L.; MACHADO, S. H. de M,;CALAIS, F. A.. Riscos quanto ao uso de fármacos na pediatria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Iguaçu.
PAULA, E. S.; MACHADO, S. H. de M,;CALAIS, F. A.. Uso da Amora Preta (Morus Nigra) para o tratamento da menopausa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Iguaçu.
Produções bibliográficas
-
CALAIS, F. A. ; DOMICIANO, C. F. ; ANDRADE, D. A. ; LOPES, J. A. ; ALMEIDA, M. B. ; BELINELO, M. I. G. . Prevalencia de verminoses nos bairros São Cristóvão, Marambaia e Aeroporto na cidade de Muriaé-MG. Veterinária Ser -, v. Ano 3, n.01, p. 04-08, 2006.
-
CALAIS, F. A. ; MEZZOMO, A. L. F. ; SANTOS, A. S. ; PEREIRA, M. R. R. P. . Perfil Farmacoterapêutico de uma População de Hipertensos Avaliados no Serviço de Atenção Farmacêutica em Uma Farmácia Comunitária. In: XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana, 2010, Porto Alegre - RS. XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana, 2010.
-
CALAIS, F. A. . Atenção Farmacêutica: Um caso de Interação Positiva entre Losartan e Hidroclorotiazida na Redução da Uricemia. In: XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana, 2010, Porto Alegre - RS. XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana, 2010.
-
CALAIS, F. A. ; SANTOS, A. S. ; MEZZOMO, A. L. F. . ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA HIPERTENSÃO E OBESIDADE A PARTIR DE UMA CAMPANHA DE COMBATE E PREVENÇÃO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA. In: 10º Congresso de Farmácia de Minas Gerais, 2009, Belo Horizonte. 10º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2009.
-
CALAIS, F. A. ; CALAIS, A. A. ; GONCALVES, D. L. ; ALVES, E. M. ; CALAIS, G. B. ; VANCINI, R. O. . Fatores de Risco para Doença Renal Crônica Apurados numa Campanha de Prevenção da Associação dos Farmacêuticos de Muriaé. In: 11º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2011, Belo Horizonte. 11º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2011.
-
PEREIRA, M. R. R. P. ; CALAIS, F. A. . Estudo Comparativo entre a Comercialização de Medicamentos Antidepressivos Tricíclicos, Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina e a Sibutramina em uma Drogaria da Região Central de Muriaé. In: VII ENIC - FAMINAS, 2010, Muriaé. Pesquisa, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2010.
-
PEREIRA, M. R. R. P. ; GONCALVES, R. S. ; PEREIRA, T. Q. ; CELESTINO, K. L. ; CALAIS, F. A. . Educação em Saúde através da Atenção Farmacêutica e o Impacto no Controle da Hipertensão. In: VII ENIC - FAMINAS, 2010, Muriaé. Pesquisa, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2010.
-
ALVIM, T. M. ; SIMOES, G. M. ; AGUIAR, W. O. ; VIANA, I. C. ; CALAIS, F. A. . A APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS E O NÍVEL DE CONHECIMENTO PRÁTICO E TEÓRICO DOS APLICADORES EM FARMÁCIAS E DROGARIAS DE MURIAÉ. In: VII ENIC - FAMINAS, 2010, Muriaé. Pesquisa, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2010.
-
COSTA, G. M. R. M. ; CASTRO, J. P. C. ; OLIVEIRA, R. ; RODRIGUES, M. ; CALAIS, F. A. ; COELHO, E. F. . Mais Saúde: Nível de Atividade Física de Funcionários da Chinelos Puff de Muriaé. In: IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG, 2007, Muriaé. IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. Muriaé: Editora Faminas, 2007. v. 4. p. 013-013.
-
MAGALHAES, C. C. ; SIQUEIRA, N. M. B. ; LINO, I. J. ; CALAIS, F. A. ; FAGUNDES, L. L. ; AREDES, E. M. . Cultivo, Produção e Dispensação de Fitoterápicos com Fins Sociais à Comunidade de Muriaé - MG. In: IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG, 2007, Muriaé. IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. Muriaé: Editora Faminas, 2007. v. 4. p. 107-107.
-
NOBREGA, C. A. G. V. ; CALAIS, F. A. ; TURETTA, C. E. ; BAESSO, A. L. ; CALAIS, A. A. ; AREDES, E. M. . Comercialização de plantas medicinais em uma farmácia homeopática situada no município de Muriaé - MG. In: IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG, 2007, Muriaé. IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. Muriaé: Editora Faminas, 2007. v. 4. p. 009-009.
-
CALAIS, F. A. ; NOBREGA, C. A. G. V. ; MAGALHAES, C. C. ; OLIVEIRA, J. A. ; BELINELO, M. I. G. ; FERNANDES, M. . Mais Saúde: Uma Abordagem Multidisciplinar. Uroanálises como Suporte para Prevenção de Doenças Renais em Atenção Farmacêutica. In: IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG, 2007, Muriaé. IV Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. Muriaé: Editora Faminas, 2007. v. 4. p. 043-043.
-
Marisia Muniz Alves de Aguiar ; CALAIS, F. A. ; ALMEIDA, M. B. ; ANDRADE, D. A. ; LOPES, J. A. ; BELINELO, M. I. G. . Manipuladores de alimentos vegetais frescos e enteroparasitoses na casa da menina. In: III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG, 2006, Muriaé. II Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. Muriaé: Revista científicada Faminas, 2006. v. 3. p. 256-256.
-
OLIVEIRA, F. S. ; CALAIS, F. A. ; LACERDA, D. B. ; ARAUJO, R. S. ; VIEIRA, H. L. ; OLIVEIRA, J. A. ; POVOA, H. C. C. . Análise bacteriológica de carne moída comercializada em açougues da cidade de Muriaé - MG. In: III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG, 2006, Muriaé. III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. Muriaé: Editora Faminas, 2006. v. 3. p. 011-011.
-
CALAIS, F. A. ; ARAUJO, R. S. ; VIEIRA, H. L. ; ALVES, E. M. ; OLIVEIRA, F. S. ; MENDES, G. G. ; QUEIROZ, V. T. . Lata que implode eos estados físicos da matéria. In: III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG, 2006, Muriaé. III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. Muriaé: Editora Faminas, 2006. v. 3. p. 004-004.
-
ALVES, E. M. ; CALAIS, F. A. ; OLIVEIRA, F. S. ; MENDES, G. G. ; ARAUJO, R. S. ; CALAIS, G. B. ; ALMEIDA, P. E. . Genética do Sistema ABO e FAtor Rh apresentção teórica e prática aos alunos do Ensino médio: do Livro didático a Vivência Prática. In: III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG, 2006, Muriaé. III Encontro de Iniciação Científica Faminas da Zona da Mata - MG. Muriaé: Faminas, 2006. v. 3. p. 107-107.
-
CALAIS, F. A. . Farmacovigilância para o Farmacêutico Comunitário: da harmonização de conceitos à notificação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CALAIS, F. A. . Farmacotécnica para o Xarope Artesanal Fitoterápico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CALAIS, F. A. . Boas Práticas em Aplicação de Medicamentos Injetáveis em Farmácia Comunitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CALAIS, F. A. . IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE FRENTE AOS FÁRMACOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALAIS, F. A. ; SANTOS, A. S. ; MEZZOMO, A. L. F. . Atenção farmacêutica na hipertensão e obesidade: A partir de uma campanha de combate e prevenção em farmácia comunitária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Marisia Muniz Alves de Aguiar ; DOMICIANO, C. F. ; CALAIS, F. A. ; Nunes, L. A. ; DIAS, R. L. A. ; BELINELO, M. I. G. . Levantamento epidemiológico de verminoses na casa da menina - Muriaé - MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BELINELO, M. I. G. ; FAZOLINI, N. ; LOPES, J. A. ; ALMEIDA, M. B. ; CALAIS, F. A. ; Lopes, A. V. S. . Frequência de endoparasitoses em moradores de albergue em Muriaé - MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CALAIS, F. A. . Gazeta de Muriaé. 2015; Tema: Comunicação e Jornalismo. (Site).
CALAIS, F. A. . @jornalgazetademuriae. 2015; Tema: Publicação sistemática das noticias da Gazeta de Muriaé. (Rede social).
CALAIS, F. A. . AFAMUR - POLIFAC. 2010; Tema: Associação de Farmacêuticos e Educação Continuada. (Blog).
CALAIS, F. A. . Curso de Aplicação de Injetáveis no contexto da Farmácia e Drogaria. 2019. .
CALAIS, F. A. . Boas práticas em aplicação de injetáveis em Farmácia Comunitária. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CALAIS, F. A. . Farmacovigilância para o Farmacêutico Comunitário: da harmonização de conceitos à notificação. 2014. .
CALAIS, F. A. . Atendente de Farmácia e Auxiliar de Manipulação. 2014. .
CALAIS, F. A. . Boas Práticas em Aplicação de Medicamentos Injetáveis em Farmácia Comunitária. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CALAIS, F. A. . Atenção Farmacêutica na HAS e Diabetes como Prevenção de Doença Renal Crônica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CALAIS, F. A. . Técnicas de Administração de Medicamentos Injetáveis. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Seminário para treinamento de aplicação de medicamentos injetáveis).
QUEIROZ, V. T. ; CALAIS, F. A. . Desenvolvimento de aulas teóricas e práticas para o Ensino Médio. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2012
Aprovação em Concurso Público para Professor na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2015
Drogaria Campos e Gonçalves de Muriaé LtdaVínculo: Contrato de trabalho CLT, Enquadramento Funcional: Farmacêutico Responsável (Diretor Técnico), Carga horária: 40
2009 - 2014
Associação dos Farmacêuticos e Bioquímicos de Muriaé e RegiãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 4
Outras informações:
Encerramento de um ciclo de dois mandatos a frente da Associação de Farmacêuticos de Muriaé.
2008 - 2010
Faculdade de Minas - MuriaeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Campo de Estágio - Farmácia, Carga horária: 20
2011 - 2012
Centro de Capacitação ProfissionalVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Técnico, Carga horária: 4
Outras informações:
Elaboração das apostilas, planejamento e execução das aulas de cada disciplina.
2013 - 2013
Instituto Tecnológico Rio PretoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Auxiliar de Farmácia, Carga horária: 6
2008 - 2008
Instituto Tecnológico Rio PretoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Atendente de Farmácia, Carga horária: 12
2010 - 2012
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Tutor de EAD, Enquadramento Funcional: Tutor do curso Gestão da Beleza, Carga horária: 4
2014 - 2015
Conselho Regional de Farmácia de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Assessora de Drogaria
2014 - 2014
Ingressa Rio Preto - Cursos ProfissionalizantesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Auxiliar de Farmácia, Carga horária: 5
Outras informações:
No ano de 2014 foram montadas 03 turmas no segundo semestre com 50 horas aulas cada. Sendo aulas teóricas e práticas.
2016 - Atual
Jornal Gazeta de MuriaéVínculo: Reportagens e textos, Enquadramento Funcional: Repórter e editor de textos no jornal e site, Carga horária: 20
Outras informações:
Empresa Familiar
2016 - 2017
Sistema Integrado de Jovens em AprendizagemVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Curso ministrado para jovens a partir de 14 anos de idade e dividido em 11 módulos sendo cada um destes composto por quatro encontros de 2 horas de duração. 1 - Iniciação ao mercado de trabalho; 2 - Inteligência Emocional; 3 - Marketing Pessoal; 4 - Atendimento ao Cliente; 5 - Secretariado; 6 - Telemarketing e Vendas; 7 - Empreendedorismo; 8 - Administração; 9 - Departamento Pessoal; 10 - Contabilidade; 11 - Logística.
2017 - 2017
Rede Farmácia de MinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 20
Outras informações:
Farmacêutico Responsável Técnico. Coordenação de equipe e atenção ao usuário de medicamentos
2017 - 2021
Farmácia PagueMenosVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Farmacêutico Substituto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Co-responsabilidade Técnica; coordenação de horário noturno; Serviços farmacêuticos e orientação ao público.
2021 - Atual
Farmácia IndianaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 36
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Amaral de Calais e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?