Edson Fernando Santos da Silva

Bacharel e Licenciado em Filosofia (UFPA/2001); Especialista em Semiótica e Artes Visuais pelo Instituto de Ciências da Arte ICA - UFPA (2005); Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes / ICA - UFPA (2009/2010). Doutor em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes DINTER UFMG/UFPA (2019). Curso Técnico de Formação de Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA (1999/2000). Professor do Magistério Superior da UFPA - ETDUFPA. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, rito, crítica teatral. Atuante na cena teatral paraense desde 1996 como ator e diretor. Vice-Coordenador do GITA - Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante. Coordenador do Projeto de Extensão "TRIBUNA DO CRETINO: produção textual crítica sobre espetáculos de teatro".

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Maria Beatriz Braga Mendonça. Coorientador: Giselle Guilhon Antunes Camargo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Treinamento Psicofísico; Artes Marciais.

Mestrado em Mestrado em Artes

2009 - 2011

Universidade Federal do Pará
Título: Ritual em Artaud: considerações e reconsiderações por uma poética da crueldade.,Ano de Obtenção: 2011
Cesário Augusto Pimentel de Alencar.Palavras-chave: Ritual, liminaridade, liminóide.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Especialização em Semiótica e Artes Visuais

2004 - 2005

Universidade Federal do Pará
Título: O gesto como linguagem em Brecht
Orientador: Ernani Pinheiro Chaves

Graduação em Filosofia

1996 - 2001

Universidade Federal do Pará
Título: Confronto teórico entre a Poética
Orientador: Ernani Pinheiro Chaves

Ensino Médio (2º grau)

1991 - 1995

Fundação Educacional do Estado do Pará

Ensino Fundamental (1º grau)

1983 - 1991

Fundação Educacional do Estado do Pará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso Livre de Inglês Instrumental On-Line. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2013 - 2013

Jornada Pedagógica. (Carga horária: 25h). , Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA, Brasil.

2005 - 2005

Dramaturgia Brasileira Contemporânea. (Carga horária: 16h). , Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.

2004 - 2004

Oficina de Metodologia de Pesquisa da Arte do Ator. (Carga horária: 20h). , Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.

2004 - 2004

Oficina de Dramaturgia Épica. (Carga horária: 16h). , Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.

1999 - 2000

Curso Livre de Formação de Ator. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Kant e o direito de Punir e Hegel: crime e castigo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Política, Arte e a Paidéia em Platão. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Estética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Pimentel de Alencar . Semana GITA 2017: Atuação Cênica Fundada no Treinamento Psicofísico. 2017. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . VII Seminário de Pesquisa em Teatro. 2015. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Pimentel de Alencar . SEMANA GITA. 2014. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . VII Seminário de Pesquisa em Dança. 2014. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . VI Seminário de Pesquisa em Teatro. 2014. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Erika Silva Gomes ; Pimentel de Alencar ; CAMARGO, G. G. A. . Diálogos Transversais: debates em Teatro, Performance e Dança na contemporaneidade. 2013. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Pimentel de Alencar ; CAMARGO, G. G. A. . MISSÃO PROCAD/CAPES. 2013. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Inês Ribeiro . V Seminário de Pesquisa em Teatro. 2013. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . III Seminário de Pesquisa em Teatro. 2011. (Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Dia Internacional do Teatro. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio "Histórias de Música e de Teatro". 2019. (Outra).

I Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia. 2018. (Seminário).

Mesa Redonda: "Politização do campo cultural, a crise da política cultural e outros casos". 2018. (Outra).

Seminário Crítica e Criação em Crise. 2018. (Seminário).

Seminário Palco Giratório - 20 Anos. 2018. (Seminário).

X Seminário de Pesquisa em Teatro.Por uma excritura arqueologita - procedimentos poéticos-acadêmicos para invenção de uma pesquisa. 2018. (Seminário).

1 Treinamento Psicofísico na Criação (2017). Demonstração Prática de Pesquisa do GITA. 2017. (Exposição).

2 Treinamento Psicofísico na Criação (2017). 2ª Demonstração Prática de Pesquisa do GITA.. 2017. (Exposição).

Diálogos Marciais - Judô e Gong Fu: Arte, Vida e Conhecimento. 2017. (Exposição).

Festival do Teatro Brasileiro - Cena DF em BH.Seminário Pesquisa Prática em Artes da Cena. 2017. (Outra).

IX Seminário de Pesquisa em Teatro.Pontes para uma atuação psicofísica: Resenha criativa a partir da obra Psychophysical acting, de Phillip Zarrilli. 2017. (Seminário).

Mostra de Vídeo - IX Seminário de Pesquisa em Teatro. 2017. (Seminário).

VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.Pontes para uma atuação psicofísica. 2017. (Outra).

I Colóquio Intergalático Viva Bem no Doutorado, Improvise.ARQUEOLOGITA. 2016. (Outra).

VIII Seminário de Pesquisa em Teatro.A Crítica Teatral como exercício de Ficção ? Que assim seja: Teimosice e Teimosia. 2016. (Seminário).

Sinergia Cultural.A produção de críticas em Teatro e Dança do Projeto TRIBUNA DO CRETINO.. 2015. (Encontro).

VII Fórum Bienal de Pesquisa em Arte.De Vladmir e Estragon à Dama de Preto: No encalço de Godot. Ainda (?). ? Reflexão crítica à performance ?À sombra dos homens ausentes?. 2015. (Outra).

VII Fórum Bienal de Pesquisa em Arte.A QUEDA OU O VOO? PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA NOVA VERSÃO DO MITO DE ÍCARO.. 2015. (Outra).

VII Seminário de Pesquisa em Teatro.Metodologias de Pesquisa em Teatro: (des)caminhos e encruzilhadas. 2015. (Seminário).

VI Jantar Oriental.Valores da Cultura Oriental na formação e desenvolvimento pessoal. 2015. (Outra).

XVIII Jornada de Extensão Universitária 2015. Avaliação dos resumos expandidos. 2015. (Exposição).

XVIII Jornada de Extensão Universitária 2015. Avaliação das Apresentações Orais. 2015. (Exposição).

3 Jantar Oriental.Mesa redonda "Filosofia, Treinamento e História das artes marciais". 2013. (Encontro).

I Encontro de Estudos do Corpo - aspectos anatômicos e biomecânicos para a dançaça.Hatha Ioga como treinamento para atuantes. 2013. (Encontro).

I Encontro de Teatro de Formas Animadas da UFRJ.A caixa como objeto performático. 2013. (Encontro).

II Encontro Paraense de Contato Improvisação: Multiplos Olhares.Multiplicidades em Criação. 2013. (Encontro).

SINERGIA CULTURAL.O Teatro e a Plítica no olho da rua. 2013. (Encontro).

VI Fórum Bienal de Pesquisa em Arte.Do treinamento à criação: etapas do processo de montagem da obra cênica. 2013. (Outra).

6 Festival Cultura de Verão.James. Até Breve!. 2012. (Outra).

6 Festival Cultura de Verão.Memórias. 2012. (Outra).

6 Festival Cultura de Verão.Portas Atravessadas. 2012. (Outra).

III Seminário de Dramaturgia Amazonida. 2012. (Seminário).

IV Seminário de Pesquisa em Teatro.A queda ou o voo? Processo de criação para uma nova dramaturgia do mito de Ícaro.. 2012. (Seminário).

3 Colóquio InterArtes - Pesquisas em Estudos Culturais na Amazônia.O estatuto mágico das imagens fotográficas do espetáculo teatral "Quando a música terminar...". 2011. (Outra).

Auto do Círio 2011.Heróis. 2011. (Outra).

III Seminário de Pesquisa em Teatro.O estatuto mágico das imagens fotográficas do espetáculo "Quando a música terminar...". 2011. (Seminário).

Semana Acadêmica da Escola de Teatro e Dança da UFPA.Oficina de Treinamento Psicofísico. 2011. (Outra).

27ª Reunião Brasileira de Antropologia. GT - Narrativas em Perormance: experiência, subjetivação e etnografia. 2010. (Congresso).

IDEA 2010 - 7 Congresso Mundial de Drama/Teatro e Educação. Artes Marciais no Treinamento de Atuantes. 2010. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa em Teatro ETDUFPA / ICA - UFPA.Comunicação Oral. 2010. (Seminário).

V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.Grupo de Experimentação de Teatro em Miniatura: o Teatro de Caixa com intercessão da linguagem do Teatro e do Teatro de animação.. 2010. (Outra).

1 Seminário de Teatro ICA / ETDUFPA.Comunicação. 2009. (Seminário).

II Fórum de Pesquisa em Arte.Brecht ou Brechas na cidade. 2004. (Outra).

I Festival de Teatro Amazônia Celular.Espetáculo teatral "O circo em familia". 2001. (Outra).

XIX Mostra Estadual de Teatro.Espetáculo teatral "Fabulas Fabulosas de Millôr Fernandes". 1998. (Outra).

I Conferência Estadual de Teatro. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Everton Pontes

SILVA, Edson Fernando Santos da. Corpos em metafísica: criação e organização de exercícios psicofísicos baseados nas premissas do françês Antonin Artaud para o trbalho actâncial. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo) - Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

Aluno: Geane Souza de Oliveira

SILVA, Edson Fernando Santos da; CRUZ, A.; ALMEIDA, I. M. X. A.. ATENA EM SOLO VIRIL: Os procedimentos de criação de uma Atriz-Pesquisadora no GITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bernard da Trindade Bahia Freira

SILVA, Edson Fernando Santos da; BEZERRA, D.; Wlad Lima. Trajetória de mim em diário de bordo: Cartografia poética de formação de um artista-professor-pesquisador em Teatro na ETDUFPA / ICA / UFPA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tainá Lima Monteiro

SILVA, Edson Fernando Santos da; SILVA NETO, A.; BEZERRA, D.. A culpa é das ervilhas: relato sobre a vivencia no treinamento psicofísico do GITA e na montagem teatral ?Zé?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alessandra Azevedo Pimenta

SILVA, Edson Fernando Santos da; CRUZ, A.; MARTINS, B.. ?EU, A SOLIDÃO E O VENENO? UM EXPERIMENTO CÊNICO CONSTRUÍDO A PARTIR DA VIDA TRÁGICO AMOROSA DE UMA PROSTITUTA DE BELÉM DO PARÁ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maycon Douglas Modesto Lopes

SILVA, Edson Fernando Santos da; SILVA NETO, A.; Wlad Lima. FLUTUAÇÕES POÉTICAS: ANÁLISE DE TRÊS PROCESSOS COLABORATIVO DO GRUPO DIRIGÍVEL COLETIVO DE TEATRO.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Diego Augusto Pereira da Rocha

Valeria Andrade; SILVA NETO, A.;SILVA, Edson Fernando Santos da. O ARTESÃO DE SI MESMO: Um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo ?Solo de Marajó? em Belém do Pará.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Edina Lúcia Correia Azevedo

SILVA, Edson Fernando Santos da; PINHEIRO, P.. ADOLESCER NO TEATRO O FAZER TEATRAL NO PROJETO MENINOS DO GUAMÁ.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Roberto Marques Moreira Neto

SILVA, Edson Fernando Santos da; PINHEIRO, P.; CORDEIRO, R.. DAQUI A POUCO EU CONTO: A PREPARAÇÃO DA CRIANÇA CONTADORA DO GRUPO JAPIM DA - SEMED DE CASTANHAL-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Processo de Seleção dos Projetos ao edital N 01 - Prêmio de Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística 2016 do Programa SEIVA. 2016. Casa das Artes - Fundação Cultural do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Processo seletivo do Curso de Licenciatura Plena em Dança. 2016. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Processo Seletivo Para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, da Escola de Aplicação da UFPA.. 2015. Escola de Aplicação da UFPA.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Processo seletivo o Curso Técnico de Formação de Ator. 2013. Escola de Teatro e Dança da UFPA.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Processo Seletivo para o Curso Técnico em Dança (Interprete-Criador). 2013. Escola de Teatro e Dança da UFPA.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Prova de Habilidades do Curso de Licenciatura de Dança. 2013. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Prova de Habilidades do Curso de Licenciatura em Teatro. 2013. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Processo Seletivo o Curso Técnico de Formação em Ator.. 2012. Escola de Teatro e Dança da UFPA.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Processo Seletivo para o Curso Técnico em Dança (Interprete-Criador). 2012. Escola de Teatro e Dança da UFPA.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Prova de Habilidades para o Curso de Licenciatura em Teatro - Belém. 2012. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Teste de Seleção para ingresso no Curso Técnico de Formação em Ator. 2011. Escola de Teatro de Dança da UFPA.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Prova de Habilidades para o Curso de Licenciatura em Teatro - Belém. 2011. Instituto de Ciencia das Artes.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Banca Avaliadora do Teste de Seleção para o Curso de Formação de Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPa. 2009. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Banca Avaliadora do Teste de Seleção para o Curso de Formação de Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPa. 2008. Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Banca Avaliadora do Teste de Seleção para o Curso de Formação de Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPa. 2007. Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Edital PIBEX 2018. 2018. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Edital PIBEX 2018/2. 2018. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. V Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2016.. 2016. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Edital PIBEX 2016. 2016. Universidade Federal do Pará.

SILVA, Edson Fernando Santos da. XVIII Jornada de Extensão Universitária - 1ª Fase. 2015. Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

SILVA, Edson Fernando Santos da. XVIII Jornada de Extensão Universitária - 2 Fase. 2015. Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

SILVA, Edson Fernando Santos da. Edital PIBEX 2015. 2015. Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmao

GUSMAO, R. C. S. B.; Monica Ribeiro Medeiros. Arqueologia- escavação e análise prática criativa do Grupo de Investigação e Treinamento Psicofísico do Atuante (...). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes) - Escola de Belas Artes / UFMG.

Mônica Medeiros Ribeiro

Bya Braga;RIBEIRO, Mônica Medeiros. Arqueologita: escavação e análise da prática criativa do Grupo de Investigação de Treinamento Psicofísico do Atuante. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Giselle Guilhon Antunes Camargo

CAMARGO, G. G. A.; ALENCAR, C. A. P. de; CASTRO, R. A.. Ritual em Artaud: considerações e reconsiderações por uma poética da crueldade. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes)) - Universidade Federal do Pará.

Giselle Guilhon Antunes Camargo

CAMARGO, G. G. A.. Ritual em Artaud: uma atualização por meio do Yoga, T'ai Chi Ch'u'an e Kalarippayattu). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes)) - Universidade Federal do Pará.

Cesário Augusto Pimentel de Alencar

PIMENTELDEALENCAR, Cesário Augusto; CHAVES, Ernani; CASTRO, Rita de A.. Ritual em Artaud: considerações e reconsiderações por uma poética da crueldade. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida

MENDONÇA, M.B.B; CASTO, R.C. de A.; GUSMÃO, R. C. S. B.;CORRÊA, Ivone Maria Xavier de Amorim; NUNES, R. de S.. O Legado do treinamento psicofísico para atuantes de PHILLIP B. ZARRILLI a partir das idiossincrasias interculturais do GITA - Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante. 2019. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Geane Oliveira Souza de Oliveira

Atena em solo viril: Os procedimentos de criação de uma atriz-pesquisadora no GITA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciência das Artes - UFPA; Orientador: Edson Fernando Santos da Silva;

Alessandra Azevedo Pimenta

?EU, A SOLIDÃO E O VENENO? UM EXPERIMENTO CÊNICO CONSTRUÍDO A PARTIR DA VIDA TRÁGICO AMOROSA DE UMA PROSTITUTA DE BELÉM DO PARÁ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Edson Fernando Santos da Silva;

Tainá Lima Monteiro

A culpa é das ervilhas: relato sobre a vivência no treinamento psicofísico do GITA e na montagem teatral ?Zé?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Edson Fernando Santos da Silva;

Maycon Douglas Modesto Lopes

FLUTUAÇÕES POÉTICAS: ANÁLISE DE TRÊS PROCESSOS COLABORATIVO DO GRUPO DIRIGÍVEL COLETIVO DE TEATRO; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Edson Fernando Santos da Silva;

Roberto Marques Moreira Neto

DAQUI A POUCO EU CONTO: A PREPARAÇÃO DA CRIANÇA CONTADORA DO GRUPO JAPIM DA - SEMED DE CASTANHAL-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Edson Fernando Santos da Silva;

Edina Lúcia Correia Azevedo

ADOLESCER NO TEATRO O FAZER TEATRAL NO PROJETO MENINOS DO GUAMÁ; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Edson Fernando Santos da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ERNANI PINHEIRO CHAVES

O gesto como linguagem em Brecht; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Semiótica das Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ernani Pinheiro Chaves;

ERNANI PINHEIRO CHAVES

Aristóteles, Brecht: a questão da catarse; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ernani Pinheiro Chaves;

Maria Beatriz Mendonça

ARQUEOLOGITA ? Rumo(s) do treinamento psicofísico para atuantes de Phillip B; Zarrilli a partir das idiossincrasias interculturais do GITA; 2019; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Giselle Guilhon Antunes Camargo

Ritual em Artaud: considerações e reconsiderações por uma poética da crueldade; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes)) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Giselle Guilhon Antunes Camargo;

Cesário Augusto Pimentel de Alencar

Ritual em Artaud: considerações e reconsiderações por uma poética da crueldade; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, Edson Fernando Santos da . Zarrili com açaí: Treinamento psicofísico com artes marciais e meditativas asiáticas num pedacinho do norte do Brasil. REVISTA CENA , v. 2017, p. 75-88, 2017.

  • SILVA, Edson Fernando Santos da . O estatuto mágico das imagens fotográfcas do espetáculo teatral ?Quando a música terminar...?. Cena em Movimento , v. 03, p. 01, 2013.

  • SILVA, Edson Fernando Santos da . Heróis. Tucunduba , v. N 2, p. 76-81, 2011.

  • SILVA, Edson Fernando Santos da . Nietzsche, Artaud e Morrison - Quando a música terminar.... Revista Ensaio Geral , v. Vol. I, p. 60-77, 2010.

  • SILVA, Edson Fernando Santos da ; Erika Silva Gomes . Fronteiras vulneráveis: Teatro, Performance e Dança. Repertório Teatro & Dança , v. Ano 13, p. 151-163, 2010.

  • SILVA, Edson Fernando Santos da . Por onde se vê. Tucunduba , v. 01, p. 04-11, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BEZERRA, D. ; OLIVEIRA, G. ; PINHEIRO, S. S. L. ; SILVA, Edson Fernando Santos da . TRIBUNA DO CRETINO. 2018; Tema: Crítica Teatral. (Blog).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Pimentel de Alencar . Oficina 'Arte Marcial e Meditativa no Treinamento do Atuante'. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Incensos e Patchouli. 2020. (Manutenção de obra artística/Outro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Por uma crítica menor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Por uma crítica menor. 2018. (MiniCurso).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Minicurso de crítica teatral 'O que pode uma crítica teatral?'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Pimentel de Alencar . Oficina de Treinamento Para Atuantes Com Artes Marciais e Meditativas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; BEZERRA, D. ; ALMEIDA, I. M. X. A. . TRIBUNA DO CRETINO: Revista de Crítica em Teatro Vol. 02 N 03. 2016. (Editoração/Periódico).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Revista Ensaio Geral Vol. 07 / N12. 2016. (Editoração/Periódico).

SILVA, Edson Fernando Santos da . TRIBUNA DO CRETINO: Revista de Crítica em Teatro Vol. 02 / N 04. 2016. (Editoração/Periódico).

SILVA, Edson Fernando Santos da . O treinamento no trabalho do atuante. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Critica em Teatro e Dança. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Prática do Hatha-Yoga. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; BEZERRA, D. ; ALMEIDA, I. M. X. A. . TRIBUNA DO CRETINO - Revista de Crítica em Teatro e Dança Vol. 01 / N 02. 2015. (Editoração/Periódico).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Revista Ensaio Geral - Vol. 07 / N 13. 2015. (Editoração/Periódico).

SILVA, Edson Fernando Santos da . TRIBUNA DO CRETINO - Revista de Crítica em Teatro e Dança Vol. 01. 2015. (Editoração/Periódico).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; SOUZA, M. V. A. . Revista Ensaio Geral - Edição Especial Circo. 2014. (Editoração/Periódico).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Pimentel de Alencar . Oficina de Treinamento para atuantes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Anibal Pacha . Oficina de Teatro de Animação em Caixa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Valeria Andrade . Oficina de Leituras Dramatizadas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Inês Ribeiro . Projeto Preamar Teatral. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Ézia Neves . Projeto Cena Aberta. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Edson Fernando Santos da . LInguagem Cênica - Iniciação Teatral. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Oficina de Iniciação Artística. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Habilidades Básicas do Curso de Confecção de Instrumentos Musicais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Oficina de Danças Folclóricas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Oficina de Teatro. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Teatro - Rindo e fazendo rir. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Danças Populares - Marujada e Retumbão. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Oficina de Reciclagem de papel. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Oficina de Iniciação Teatral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Incensos e Patchouli. 2019. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Pimentel de Alencar ; PINHEIRO, S. S. L. ; Sônia Lopes . Fenda. 2017. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Atena em Solo Viril. 2016. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Zé. 2014. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Zé (s) - sem eira nem beira. 2013. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da . 1/4 de Nelson. 2012. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Anibal Pacha . Heróis - Parte III. 2012. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Anibal Pacha . James. Até Breve!. 2012. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da ; MARTINS, H. E. L. . Memórias. 2012. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Anibal Pacha . Heróis - Parte II. 2011. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Pimentel de Alencar . À distância de Macbeth. 2011. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Heróis. 2010. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da ; Sônia Lopes . Portas Atravessadas. 2009. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da . República Democrática de Rilexine. 2004. Teatral.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Meu Forró. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Ministério dos Infernos. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Ex-Atriz - Parte II. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . A meia noite te encontro no Jurunas. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . E lá vamos nós. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Transpassar. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Pablo. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Mães. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Ex-Atriz. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Aldir & Migliaccio. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Aparício arrependido. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Caliente. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . mu(dança). 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . #ECNB43ANOS. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Tabaco. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Lambateria. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Casa. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Quase. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Pavio Acesso. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Uasmaoszinhas. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Luto. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Pluvial. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Bandeira. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Anjinho. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Avoando. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Palavras. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Abaixo a repressão. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Instantes. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Jurunas nas Estrelas. 2020. Programação Visual.

SILVA, Edson Fernando Santos da . James. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Viva la Vida. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Nanaqui. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Vem me amar. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Alô Jurunas. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Gato Verde. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Jardineira. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Universo em prece. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Fábula de cozinha. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Correio de sábado. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Tai Chi do Dragão. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Na caverna do erê. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Fica em Casa. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Terras de Ninguém. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Contas comigo. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Senhor Tango. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Emergência Cultural. 2020. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Mundo Doente com Amanda Fig - Auto do Círio 2012. 2012. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Memórias com Lane Martins - Auto do Círio 2012. 2012. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Plácido com Aníbal Pacha - Auto do Círio 2012. 2012. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . COLETIVO no Auto do Círio 2012 - Bastidores. 2012. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . Quando a música terminar.... 2012. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . 1/4 de Nelson. 2012. Vídeo.

SILVA, Edson Fernando Santos da . O Circo em Família. 2002 (Teatro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Violetango. 2001 (Teatro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Celebração. 2001 (Teatro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Macunaíma. 2000 (Teatro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . O Sapo Tarobequê. 1999 (Teatro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Fábulas Fabulosas. 1997 (Teatro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . O Boi e o Burro - Um Auto de Natal. 1996 (Teatro).

SILVA, Edson Fernando Santos da . Programa Permanente de Educação no Trânsito - Pacto pela Vida no Trânsito. 2000 (Demais trabalhos relevantes) .

SILVA, Edson Fernando Santos da . Iniciação Teatral. 1998 (Ensino de Teatro) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    AGITADÔ: Confluências entre Treinamento Psicofísico e Direção de Montagem Cênica nas criações do GITA., Descrição: O projeto de pesquisa considera e toma como ponto de partida as investigações da tese de doutorado intitulada ?ARQUEOLOGITA ? Rumos do treinamento psicofísico do atuante de Phillip B. Zarrilli a partir das idiossincrasias do GITA?, pesquisa do autor deste projeto defendida em dezembro de 2019, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais ? EBA/UFMG, pelo programa de pós-graduação DINTER UFMG/UFPA. A tese supracitada apresenta, contextualiza e problematiza o pensamento/prática do treinamento psicofísico sistematizado por Adolphe Clarence Scott (1909-1985) e Phillip B. Zarrilli (1947) a partir da prática de artes marciais e meditativa asiáticas ? o primeiro com o t?ai chi ch? uan (chinês) e o segundo com o hatha-yoga e kalarippayattu (indianos) ?, os caminhos que levaram esse treinamento até a cidade de Belém do Pará, Norte do Brasil, e os sinkretismo culturais (CANEVACCI, 2013) ocorridos e verificados nos processos criativos do GITA, desde a primeira montagem Querela-Eu (2008) ? livre adaptação do romance ?Querelle de Brest?, de Jean Genet ? até a última Fenda (2017) ? livre adaptação a partir do ?Rei Lear?, de Willian Shakespeare.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador / Cesário Augusto Pimentel de Alencar - Integrante / Silvia do Socorro Luz Pinheiro - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Montagem de obra cênica segundo procedimentos do GITA - Rei Lear., Descrição: Continuidade do processo criativo com a obra indutora O Rei Lear, de Willian Shakespeare. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador / Cesário Augusto Pimentel de Alencar - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Montagem Cênica segundo procedimentos do GITA - REI LEAR, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador / Cesário Augusto Pimentel de Alencar - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Montagem e direção de obra cênica segundo procedimentos metodológicos do GITA, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?Montagem e direção de obra cênica segundo procedimentos metodológicos do GITA? realiza-se transversal, incluída e concomitante ao projeto de pesquisa matricial intitulado ?Na intrusão da raiz para flora: intensificação do escambo de percepções entre atuante e espectador em montagens do GITA?, coordenado pelo Prof. Cesário Augusto Pimentel de Alencar. A pesquisa prevê a continuidade das investigações voltadas para alcançar a completude das etapas metodológicas da pesquisa matricial do GITA: treinamento psicofísico, laboratórios, ensaios e apresentações públicas precedidas de oficinas de demonstração da pesquisa e debates subsequentes. O Ano de 2014 teve como resultado a montagem teatral Zé, texto dramático de Fernando Marques, apresentada no evento acadêmico organizado pelo grupo denominado SEMANA GITA. Na ocasião além das apresentações públicas da montagem o evento contou com o lançamento do primeiro livro de pesquisa do grupo, publicação que contextualiza e reflete sobre todo material teórico produzido nos anos de 2012/2013 e que recebeu o título de Caderno de Pesquisa do GITA. A continuidade dessa investigação possibilita aos pesquisadores-atuantes irem da fase do treinamento até a apresentação da montagem teatral, oportunidade para aprofundamento das questões relativas ao ato criativo e os princípios inerentes a qualidade de um bom desempenho em cena tendo como novo indutor de criação a tragédia grega Eumênides, de Ésquilo. A pesquisa prevê ainda a análise, sistematização e organização de todo material teórico produzido nos anos de 2014/2015 e sua publicação no Caderno de Pesquisa do GITA N 02.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador / Cesário Augusto Pimentel de Alencar - Integrante / Geane Oliveira - Integrante / Raquel Cunha - Integrante / Evelyn Loyola - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Na intrusão da raiz para a flora: intensificação do escambo de percepções entre atuante e espectador em montagens do GITA., Descrição: A pesquisa prevê a continuidade da investigação que tem como indutor de criação teatral o texto dramático ?Zé?, de Fernando Marques. A investigação desta montagem, que se iniciou no ano de 2010, segue as etapas metodológicas da pesquisa matricial do GITA: treinamento psicofísico, laboratórios, ensaios e apresentações públicas precedidas de oficinas de demonstração da pesquisa e debates subsequentes. O ano de 2012 teve como resultado a montagem teatral Zé (s) ? sem eira nem beira, demonstração composta por sete cenas do texto dramático supracitado. No ano de 2013, em função da saída e entrada de novos pesquisadores, a etapa de apresentações públicas ? etapa que finaliza o ciclo espiral em voluta da pesquisa matricial ? foi interrompida e a ênfase voltou-se novamente para as etapas metodológicas inicias. É neste sentido que o presente projeto de pesquisa prevê a continuidade do processo criativo iniciado em 2013 para alcançar a completude das etapas metodológicas do GITA, eminentemente a etapa voltada para as apresentações públicas. A pesquisa prevê ainda a análise, sistematização e organização de todo material teórico produzido nos anos de 2013/2014 e sua publicação em veículos de circulação cientifica, assim como a publicação de todo material áudio visual em forma de DVD contextualizando todas as etapas que a pesquisa vem atravessando.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Integrante / Cesário Augusto Pimentel de Alencar - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    DIÁLOGOS TRANSVERSAIS:debates em Teatro, Performance e Dança na contemporaneidade, Descrição: A presente pesquisa realiza-se transversalmente, incluído e concomitante ao projeto de pesquisa matricial intitulado Ciranda: Circulo Antropológico da Dança, coordenado pela Prof.ª Giselle Guilhon Antunes Camargo, e visa oportunizar, por meio de discussões e do confronto teórico, espaço de reflexão crítica para fundamentação de pesquisas em andamento (graduação, especialização e mestrado) direta ou indiretamente ligadas as linguagens do Teatro, da Performance e da Dança. Desse modo, a relação fronteiriça entre teatro, dança e performance na contemporaneidade, identificada por Hans-Thies Lehmann como ?campo intermediário?, vai configurando-se como horizonte salutar para o desenvolvimento de questões e fundamentação das pesquisas que envolvem essas linguagens artísticas. Tratando-se assim de fronteiras vulneráveis, surge a possibilidade, tanto para as pesquisas em teatro quanto em dança, de deixar de pensar e produzir uma obra como produto acabado, ?coisificado?, pronto para consumo contemplativo e de mero entretenimento, para então, pensar e produzir a partir da radicalização de procedimentos operada pela performance, uma obra processual que permita estabelecer uma intensa comunicação entre artistas e público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (20) . , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador / Giselle Guilhon Antunes Camargo - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Inserções, registro e continuidade na criação da montagem teatral "Zé(s) - sem eira nem beira", segundo procedimentos metodológicos do GITA, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?Inserções, registro e continuidade na criação da montagem teatral ?Zé(s) - sem eira nem beira?, segundo procedimentos metodológicos do GITA? realiza-se transversal, incluída e concomitante ao projeto de pesquisa matricial intitulado Intercurso perceptivo em voluta: as aplicações de princípios do treinamento psicofísico com artes marciais em trabalhos cênicos do GITA, coordenado pelo Prof. Cesário Augusto Pimentel de Alencar. A pesquisa prevê a análise, sistematização e organização de todo material teórico produzido no ano de 2012 e 2013 ? que têm resultado exatamente na montagem teatral Zé (s) ? sem eira nem beira ? e sua publicação em veículos de circulação cientifica sob forma de Cadernos de Textos, assim como a publicação de todo material áudio visual em forma de DVD contextualizando todas as etapas que a pesquisa vem atravessando. A pesquisa prevê ainda a manutenção da montagem teatral Zé (s) ? sem eira nem beira e, neste sentido, a retomada e execução das seguintes etapas da pesquisa matricial: treinamento psicofísico, laboratórios, ensaios e novas apresentações públicas precedidas de oficinas de demonstração da pesquisa e debates subsequentes. Completando o ciclo de atividades propostas, a pesquisa prevê o desenvolvimento de planos de trabalho para novos pesquisadores visando a criação de solos teatrais referendados nos procedimentos metodológicos da pesquisa matricial cujas etapas são: treinamento psicofísico, oficinas, laboratórios de criação, ensaios e apresentações públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador / Cesário Augusto Pimentel de Alencar - Integrante.

  • 2012 - 2012

    FRONTEIRAS VULNERÁVEIS: Debates sobre Teatro, Performance e Dança na contemporaneidade., Descrição: A presente pesquisa realiza-se transversalmente, incluído e concomitante ao projeto de pesquisa matricial intitulado Ciranda: Circulo Antropológico da Dança, coordenado pela Prof.ª Giselle Guilhon Antunes Camargo, e visa oportunizar, por meio de discussões e do confronte teórico, espaço de reflexão critica para fundamentação de pesquisas em andamento (graduação, especialização e mestrado) direta ou indiretamente ligadas as linguagens do Teatro, da Performance e da Dança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador / Erika Silva Gomes - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Do treinamento a criação cênica ? montagem e direção da obra cênica ?Zé?., Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Do treinamento psicofísico com artes marciais a criação cênica ? montagem e direção da obra cênica ?Zé?, realiza-se transversal, incluído e concomitante ao projeto de pesquisa matricial intitulado Intercurso perceptivo em voluta: as aplicações de princípios do treinamento psicofísico com artes marciais em trabalhos cênicos do GITA, coordenado pelo Prof. Cesário Augusto Pimentel de Alencar. A pesquisa prevê a retomada e execução de oficinas e laboratórios de investigação para elenco do GITA ? Grupo de Investigação para o Treinamento Psicofísico do Atuante ? visando realizar na etapa subsequentemente a estas, qual seja, os ensaios, a direção da obra cênica Zé, esta de autoria de Fernando Marques, preparando e organizando, desse modo, a pesquisa para sua fase final, isto é, o ?intercurso perceptivo? (PIMENTELDEALENCAR, 2003) entre atuante e espectador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Filosofia e Arte Trágica: Nietzsche, Artaud e Morrison, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Fernando Santos da Silva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2001

Melhor Criação Coletiva Espetáculo Teatral "O Circo em Familia", I Festival de Teatro Paraense da Amazônia Celular.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Ciências das Artes, Escola de Teatro e Dança - ETDUFPA. , Trav. D. Romualdo de Seixas nº 820, Umarizal, 66055-110 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (091) 32125050, Fax: (091) 32410850

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto de Ciências da Artes

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Escola de Teatro e Dança da UFPA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Nivel Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2016

    Ensino, Licenciatura Plena em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Arte

  • 08/2016

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de TCC

  • 08/2016

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, tópicos Especiais em Filosofias do Teatro

  • 03/2016

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de TCC, Produção Textual da Cena, Sistema do Pensamento Teatral

  • 08/2015

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de TCC

  • 08/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Mascara e Corpo

  • 03/2015

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Textual Pra cena

  • 03/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Técnicas Corporais

  • 03/2015

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de TCC

  • 03/2015

    Ensino, Licenciatura Plena em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Arte

  • 08/2014

    Ensino, Licenciatura Plena em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Arte

  • 08/2014

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modos de Ver

  • 03/2014

    Ensino, Licenciatura Plena em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Textual

  • 03/2014

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção textual pra cena

  • 03/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Dramaturgia, Técnicas Corporais I

  • 08/2013

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Exercício da Cena II - Interpretação

  • 03/2016 - 12/2016

    Direção e administração, Escola de Teatro e Dança da UFPA / ETDUFPA, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do regimento Interno do teatro Universitário Cláudio Barradas.

  • 02/2016 - 12/2016

    Direção e administração, Escola de Teatro e Dança da UFPA / ETDUFPA, .,Cargo ou função, Comissão de Estudo para criação da Editora da ETDUFPA.

  • 01/2015 - 12/2016

    Direção e administração, Escola de Teatro e Dança da UFPA / ETDUFPA, .,Cargo ou função, Membro no NDE ? Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Teatro.

  • 03/2015 - 12/2015

    Direção e administração, Escola de Teatro e Dança da UFPA / ETDUFPA, .,Cargo ou função, Comissão de Estudos para Criação da Faculdade de Teatro da UFPA.

  • 03/2015 - 12/2015

    Direção e administração, Escola de Teatro e Dança da UFPA / ETDUFPA, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do regimento Interno do teatro Universitário Cláudio Barradas.

  • 01/2015 - 12/2015

    Direção e administração, Escola de Teatro e Dança da UFPA / ETDUFPA, .,Cargo ou função, Presidente no Conselho Editorial da Revista Ensaio Geral.

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Textual pra Cena

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Licenciatura Plena em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Textual

  • 10/2012 - 12/2012

    Ensino, Formação em Ator, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Atividades Complementares I

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Exercício da cena - Interpretação

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Formação em Ator, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria do Teatro

  • 10/2012 - 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Teatro e Dança da UFPA / ETDUFPA, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Eleitoral.

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção textual pra cena

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Praticas Corporais

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Técnico em Cenografia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria da cena

  • 10/2011 - 12/2011

    Ensino, Formação em Ator, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Prática de Montagem I

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Exercício da Cena - Interpretação

  • 08/2011 - 09/2011

    Ensino, Formação em Ator, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Interpretação I

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Corporais

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Licenciatura Plena em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção textual pra cena

  • 03/2011 - 04/2011

    Ensino, Formação em Ator, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Técnicas Corporais I

2011 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Teoria do Teatro Carreira do Magistério Superior

2006 - 2007

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor das disciplinas "Interpretação", "Prática de Montagem", "Leitura - Exercício do Olhar" e "História do Teatro".

Atividades

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Textual pra Cena

2003 - 2011

Governo do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Filosofia, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2000 - 2000

Departamento Estadual de Trânsito do Pará

Vínculo: Prestador de Seviço, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 10

Outras informações:
Prestações de serviços com arte-educação, com performances teatrais em escolas, centros comunitários e em vias públicas.