Priscilla Menezes de Faria

Artista, pesquisadora e professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando no campo da Arte e Educação dentro da graduação em Pedagogia. Doutora em Artes Visuais pelo Programa de pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, com período sanduíche na Universidade Paris 8 (Bolsista: CAPES/PDSE). Mestre em Artes Visuais pela UERJ. Formada em Licenciatura em Artes Plásticas pela UDESC. Tem experiência na área de pesquisa e produção em Artes Visuais, com ênfase em Teoria e História da Arte e em Processos Artísticos Contemporâneos. Mantém prática artística majoritariamente voltada para as linguagens do desenho e da poesia. Já expôs seus trabalhos em diversos espaços no Rio de Janeiro e de outros estados, destacando-se as exposições individuais "Aqui te fervo o teu coração" (2021, Galeria Refresco) e "Partenogênese" (2018, Galeria Gustavo Schnoor). Publicou, em 2017, o livro "Erro tácito", pela Editora Patuá. Em 2021, publicou "A fera ao meio" pela Editora Mocho. Integra os grupos FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos), o qual co-lidera junto à Professora Adrianne Ogêda, e GEASur (Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur) vinculados ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

2014 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O feminino mal-dito como abertura ao pensamento poético.
Orientador: em Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis ( Catherine Perret (Bolsista: CAPES/PDSE))
com Cristina Adam Salgado Guimarães. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Mestrado em Programa de pós-graduação em Artes

2012 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Travessias praticadas: a viagem como ensaio.,Ano de Obtenção: 2014
Leila Maria Brasil Danziger.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Graduação em Artes Plásticas

2007 - 2011

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Narrativas erodidas: os usos de si como estratégia poética
Orientador: Rosângela Miranda Cherem

Formação complementar

2014 -

Curso introdutório. , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2022 - 2022

Imersão. (Carga horária: 168h). , CASERO Residência, CASERO, Brasil.

2020 - 2020

BRUXAS E FEITEICEIRAS NA HISTÓRIA DA ARTE - QUE LAS HAY, LAS HAY,. (Carga horária: 4h). , B_ARCO, B_ARCO, Brasil.

2020 - 2020

DESOBEDIÊNCIA: escolas de artistas na América latina. (Carga horária: 20h). , Uncool Artist, UNCOOL ARTIST, Estados Unidos.

2019 - 2019

Residência artística Arte e Magia. (Carga horária: 360h). , Terra Una, TERRA UNA, Brasil.

2019 - 2019

Residência artística Tomar Corpo. (Carga horária: 120h). , Kaaysa Art Residency, KAAYSA, Brasil.

2016 - 2016

Amor e Desejo. (Carga horária: 16h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2013 - 2013

Os quatro conceitos fundamentais em psicanálise. (Carga horária: 18h). , Escola Brasileira de Psicanálise RJ, EBP, Brasil.

2013 - 2013

Simpósio Imagens, Sintomas, Anacronismos. (Carga horária: 10h). , Museu de Arte de Rio, MAR, Brasil.

2011 - 2011

Imagens ilegíveis, incríveis e inevitáveis. (Carga horária: 20h). , Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Imersão: Michel Foucault. (Carga horária: 12h). , Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.

2009 - 2009

Sintoma e semblantes - para que serve um sintoma?. (Carga horária: 15h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2007 - 2007

Waltercio Caldas: Pensar Arte, Acordar Lugares. (Carga horária: 8h). , Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Participação em eventos

XI Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise: Amor e Desejo. 2016. (Congresso).

X Jornada da EBP-SC - O corpo que tem, e o que escapa. 2015. (Congresso).

Psicanálise, crenças, leis. 2014. (Seminário).

...e afinal, o corpo fala?. 2013. (Simpósio).

Narrativas de si e subjetividade artística. 2011. (Seminário).

2 Simpósio de Integração das Artes Visuais. 2010. (Simpósio).

Aula Magna. Tema: A hibridação na arte contemporânea. Ministrado por François Soulage,. 2010. (Outra).

Metaficção, autoficção e relações interartísticas: Enrique Vila-Matas e as poéticas do presente. 2010. (Seminário).

1° Simpósio de Integração das Artes Visuais: Arte e Política. 2009. (Simpósio).

4 Ciclo de Investigações Programa de Pós-Graduação UDESC. 2009. (Outra).

As polaróides Invisíveis e o Descondicionamento do Olhar. Ministrante Tom Lisboa.. 2009. (Outra).

Dispositivos poéticos-performáticos. 2009. (Seminário).

VI Encontro Arte na Escola. 2009. (Seminário).

XIX Seminário de Iniciação Científica. V Jornada de Pesquisa do CEART.. 2009. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica. 2008. (Seminário).

XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Vitória da Silva Bemvenuto

OGEDA, A.; BOCCHETTI, A.; SANCHEZ, C.;MENEZES, Priscilla; TIRIBA, L.; POUBEL, A.. Esvaziar para preencher: experiências (trans)formativas de educadoras.. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Dantas Ferreira

GUEDES, A. O.; SANCHEZ, C.; OSTETTO, L. E.; SILVA, T. R.;MENEZES, Priscilla. MIUDEZAS (DES)FORMATIVAS DO/NO COTIDIANO: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS E ARTÍSTICAS EM UM COLETIVO DE EDUCADORAS/ES. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Alves Gomes de Oliveira

MENEZES, Priscilla; SANCHEZ, C.; TIRIBA, L.; PARDO, C. R.; MORETTI, C. Z.; SATO, M. T.; COSTA, R. N.. Das marés e Marias dos fundos da Baía de Guanabara: experiências de educadoras ambientais comunitárias na construção da esperança e da dignidade. 2021. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Henrique de Nadal

CARDOSO, M. R.; COELHO, F. O.; MORICONI JUNIOR, I.; RENK, A. A.;MENEZES, Priscilla. Da narrativa de fundação à fundação da narrativa: leitura histórico-ficcional sobre a origem de uma cidade colonial com nome indígena,. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitória Bemvenuto

GUEDES, A. O.; BOCCHETTI, A.; SANCHEZ, C.;MENEZES, Priscilla; TIRIBA, L.; POUBEL, A.. Esvaziar para Preencher: experiências (trans)formativas sensíveis com educadoras.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Dantas Ferreira

OGEDA, A.;MENEZES, Priscilla; SANCHEZ, C.; SILVA, T. R.; OSTETTO, L. E.. Miudezas (des)formativas do cotidiano: experiências estéticas e artísticas de um coletivo de professoras.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Antônia Sattamini de Souza

GUEDES, A. O.;MENEZES, Priscilla. MEMÓRIAS DA MONITORIA EM CORPO E MOVIMENTO: TECENDO CUIDADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayara Yamada Castro

FARIA, P. M.; ERBER, L.; BERNSTEIN, A.. Mergulha: Três formas de fazer performance na água. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Iasmine Mazzi do Nascimento

FARIA, P. M.; OGEDA, A.. Onde está a arte na formação da/o professora/o de educação infantil: caminhos possíveis e potentes.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Marlen De Martino

MENEZES DE FARIA, Priscilla; CHEREM, Rosângela;De MARTINO, M. B.; STOLF, Raquel. Narrativas erodidas: os usos de si como estratégia poética. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Leila Danziger

DANZIGER, Leila; Campos, M; RIVERA, T.. Travessias praticadas: a viagem como ensaio. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGARTES) - Instituto de Artes UERJ.

Leila Danziger

Salgado, Cristina;DANZIGER, Leila; RODRIGUES, C.. O feminino mal-dito como abertura ao pensamento poético. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Artes [PPGRTES]) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leila Danziger

DANZIGER, Leila; Campos, M; RIVERA, T.. Travessias praticadas: a viagem como ensaio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PPGARTES) - Instituto de Artes UERJ.

Cristina Adam Salgado Guimarães

SALGADO; RODRIGUES, C.; RIVERA, T. C.; ARAUJO, I.; Pequeno, T.. "O Feminino Mal-Dito Como Abertura Ao Pensamento Poético". 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Nível Doutorado) - Instituto de Artes - Uerj.

Inês de Araújo

RODRIGUES, C.; DANZIGER, L.; Cristina Salgado;ARAUJO, Inês de. O feminino mal-dito como abertura ao pensamento poético. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.; MARTINO, M.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel. Narrativas Erodidas: Os Usos de Si como Estratégia Poética. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Angélica D'Ávila Tasquetto

TASQUETTO, A. D.; MOSSI, Cristian Poletti. Desenho Livre: um relato possível. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Tatiana Pequeno da Silva

SALGADO, C.; RIVERA, T.; RODRIGUES, C.;PEQUENO, Tatiana. O feminino mal-dito como abertura ao pensamento poético.. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tania Cristina Rivera

DANZIGER, L. M. B.; CAMPOS, M. G. L.;RIVERA, T.. Travessias Praticadas: a Viagem como Ensaio. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tania Cristina Rivera

Salgado, C.; ARAUJO, I.; RODRIGUES, C.; SILVA, T. P.;RIVERA, T. C.. O Feminino Mal-dito Como Abertura ao Pensamento Poético. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tania Cristina Rivera

DANZIGER, L. M. B.; CAMPOS, M. G. L.;RIVERA, T. C.. Travessias Praticadas: A Viagem como Ensaio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carla Rodrigues

RODRIGUES, Carla. O feminino mal dito como abertura ao pensamento poético. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo Gustavo Lima de Campos

CAMPOS, Marcelo Gustavo Lima de; DANZIGER, L. M.; Tania Rivera. Travessias praticadas: a viagem como ensaio. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Programa de Pós Graduação em Artes/UERJ.

Orientou

Bernardo Nort Teixeira Campos

AS ARTES VISUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I BRASILEIRO: UM ESTUDO LEGISLATIVO, COMPARATIVO E REFLEXIVO; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Priscilla Menezes de Faria;

Rodrigo Bastos Torrero Diaz

RELAÇÕES ENTRE A NOÇÃO DE DOM E A ABERTURA À EXPERIÊNCIA MUSICAL; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Priscilla Menezes de Faria;

Bianca Pinnola Dias da Cruz

Colocando a morte para dançar: o estado de Infância e os sentidos da educação; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Priscilla Menezes de Faria;

Foi orientado por

Leila Danziger

Travessias praticadas: a viagem como ensaio; 2014; Dissertação (Mestrado em PPGARTES) - Instituto de Artes UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Leila Danziger;

Cristina Adam Salgado Guimarães

Rosto coberto de avesso: o feminino mal-dito em auto-retratos; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes - Doutorado) - instituto de Artes-Uerj, Fundação Carlos Chagas Filho; Orientador: Cristina Adam Salgado Guimarães;

Produções bibliográficas

  • MENEZES, Priscilla ; FARIA, P. M. . Mulher-casa, mulher-faca. CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO) , v. 20, p. 363-378, 2019.

  • FARIA, P. M. . Sustentar o vão. Philos , v. 4, p. 1, 2018.

  • FARIA, PRISCILLA MENEZES DE . Carne, queda e vôo: a Divina Comédia de Paulo Gaiad. DAPESQUISA , v. 6, p. 323-333, 2018.

  • FARIA, P. M. . Narrativas nômades de Rodrigo Braga: conhecimento pelos abismos e a douta ignorância. Revista Valise , v. 3, p. 43-56, 2013.

  • FARIA, P. M. . Dormir. MAFUÁ , v. 13, p. 1-1, 2010.

  • FARIA, P. M. ; CHEREM, R. M. . Permanência e Deriva: O Cais de Martinho de Haro. DAPESQUISA , v. 4, p. 1-6, 2009.

  • MENEZES, Priscilla . A fera ao meio. 1. ed. São Paulo: Mocho, 2021. 62p .

  • FARIA, P. M. . Eu vou invadir os latifúndios que cercaram a minha carne. 1. ed. Fortaleza: Nadifúndio, 2019. 22p .

  • FARIA, P. M. . Erro tácito. 1. ed. São Paulo: Patuá, 2017. v. 1. 60p .

  • MENEZES, Priscilla ; MANCANARES, B. ; BRANQUINHA, B. ; LORETA, C. ; CASTELANI, C. H. ; FERREIRA, D. ; SELVA, D. ; MARTINEZ, F. ; GUARAGNA, G. ; ALBIERO, G. C. ; FAGUNDEZ, I. ; BORGES, J. L. ; PITHON, J. ; ALMEIDA, L. M. ; GONCALVES, L. ; MONTOVANI, L. L. ; MACHADO, M. C. ; BANDARRA, M. ; FELIX, M. ; BRACK, N. ; FERREIRA, N. ; BU, P. ; NASCIMENTO, R. ; SMANIOTO, S. . 3 poemas: Esse é um feitiço para te dar coragem; dar o boy lixo à composteira, sem título. In: Lucila Losito Mantovani. (Org.). Tomar Corpo. 1ed.São Paulo: Jandaíra, 2021, v. , p. 29-.

  • MENEZES, Priscilla . Há muita água no convés. In: Érica Zíngano; Flávia Memória; Yule Bernardo. (Org.). A chama depende do combustível. 1ed.Fortaleza: Editora Reticências, 2020, v. 1, p. 153-.

  • MENEZES, Priscilla . Reativar a mátria. In: Marcela Cantuária; Joyce Delfim; Herbert De Paz. (Org.). Sutur-ar Libert-ar. 1ed.Rio de Janeiro: Paisagens Híbridas, 2019, v. 1, p. 60-77.

  • FARIA, P. M. . Quando as mulheres dizem não. In: Aline Natureza; Kamilla Nunes. (Org.). Escovar a história a contrapelo. 1ed.Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018, v. 1, p. 109-112.

  • FARIA, P. M. . Há areia nos olhos e arde. In: Anna Bella Geiger; Fernando Cocchiarale; Marcelo Campos. (Org.). Quinta Mostra EAV Parque Lage. 1ed.Rio de Janeiro: EAV, 2015, v. , p. 28-.

  • FARIA, P. M. . Outra para si: a carne e o duplo. In: Daniela Paoliello. (Org.). Exílio. 1ed.: , 2015, v. , p. 60-.

  • FARIA, P. M. . A Forma Visitante. In: João Paulo Quintella. (Org.). Permanências e Destruições. 1ed.Rio de Janeiro: , 2015, v. 1, p. 30-37.

  • FARIA, P. M. . Natureza Faminta. In: Kamilla Nunes. (Org.). Memorial Meyer Filho 2011. 1ed.Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2012, v. 1, p. -.

  • FARIA, P. M. . Destruição Simétrica. In: Rosângela Cherem; Sandra Makowiecky. (Org.). Cristian Segura e a Poética do Coeficiente. 1ed.Florianópolis': UDESC, 2012, v. , p. 73-79.

  • FARIA, P. M. ; OROFINO, Karin Z. ; CHEREM, R. M. . Do conceito e suas articulações. In: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva; Rosângela Miranda Cherem. (Org.). Transbordáveis. 1ed.Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011, v. 1, p. 21-27.

  • FARIA, P. M. . Figuração Intempestiva: os desenhos de Jarina Menezes. In: Sandra Makowiecky; Rosângela Miranda Cherem. (Org.). Academicismo e modernismo em Santa Catarina. Florianópolis: UDESC, 2010, v. 1, p. -.

  • FARIA, P. M. . Os Lugares Imateriais de Armando Reverón. In: CHEREM, Rosângela M.; MAKOWIECKY, Sandra. (Org.). Academicismo e Modernismo na América Latina. 1ªed.Florianópolis: UDESC, 2008, v. 1, p. 1-9.

  • MENEZES, Priscilla . Coagular o mundo: arte, magia e cura.. A palavra solta, 04 ago. 2020.

  • FARIA, P. M. . Tração Animal - Raul Mourão. DASartes, Rio de Janeiro, , v. 25, p. 64 - 64.

  • FARIA, P. M. . Eduardo Berliner. DASartes, Rio de Janeiro, , v. 27, p. 73 - 74.

  • FARIA, P. M. . Wanda Pimentel. DASartes, Rio de Janeiro, , v. 27, p. 64 - 64.

  • FARIA, P. M. . Isto é real (this is not a drill) - Maíra das Neves. DASARTES, , v. 29.

  • FARIA, P. M. . O Retorno do Real. Dasartes, , v. 35, p. 86 - 86.

  • FARIA, P. M. . Made in Brasil. DASartes, , v. 40, p. 82.

  • MENEZES, Priscilla . Dedos de prosa. Diversos Afins.

  • MENEZES, Priscilla . Um poema de Priscilla Menezes. Revista Desvario.

  • FARIA, P. M. . Manual do Artista-Etc. DASARTES, Rio de Janeiro, , v. 31, p. 62 - 62.

  • MENEZES DE FARIA, PRISCILLA . DAR À LUZ A SOMBRA: UM ENFRENTAMENTO FEMINISTA À NOÇÃO HEGEMÔNICA DE REPRESENTAÇÃO.. In: 30 Encontro Nacional da ANPAP (RE)EXISTÊNCIAS, 2021. (Re)existências: anais do 30 encontro nacional da ANPAP, 2021.

  • FARIA, P. M. . Amazonas. In: Indisciplinas, 2016, Rio de Janeiro. Indisciplinas, 2016. v. 1. p. 120-126.

  • FARIA, P. M. . Encobrimento e errância: experiências do abandono de si na Arte Contemporânea. In: Pelas vias da dúvida, 2012, Rio de Janeiro. Pelas vias da dúvida, 2012.

  • FARIA, P. M. . Processos de Fibrilação na obra de Schwanke. In: VI Ciclo de Investigações do PPGAV - UDESC, 2011, Florianópolis. CON{FLUÊNCIAS}, 2011.

  • CHEREM, R. M. ; FARIA, P. M. ; GOMES, A. K. ; PEREIRA, S. . Luiz Henrique Schwanke: uma poética entre confluências, fibrilações e consumação.. In: 20 Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online), 2011.

  • MENEZES, Priscilla . Dar a luz à sombra: um enfrentamento feminista à noção hegemônica de representação.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORTAT, R. ; MENEZES, Priscilla . Arte e Educação: investigações poéticas para uma educação emancipatória. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES, Priscilla . Educação e arte - Onde está a arte na formação da/o professora/o?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES, Priscilla . A Razão Poética no ensino das artes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUEDES, A. O. ; MENEZES, Priscilla . Sobre 'Escritas que dançam, corpos que escrevem'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENEZES, Priscilla . O pensamento poético como estratégia de reencantamento do mundo.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES, Priscilla . O pensamento poético como estratégia de reencantamento do mundo.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENEZES, Priscilla ; GUEDES, A. O. ; BRUNO, A. ; HOFFMANN, A. . Arte, tecnologia e educação: Modos de presença na pandemia.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENEZES, Priscilla ; GUEDES, A. O. ; SANCHEZ, C. ; TIRIBA, L. . Arte, Corpo e Meio Ambiente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIA, P. M. . Entre a ética e a abertura ao pensamento poético feminista. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIA, P. M. . Reativar a mátria. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIA, PRISCILLA MENEZES DE . Dar à luz a sombra: a crítica feminista e a noção de representação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Mulher-faca, mulher-casa: corte e hospitalidade em Louise Bourgeois. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Amazonas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . 'A minha musa é cruel, mas eu não conheço outra': o fazer poético como um desvio ao feminino.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Véu e resto: o secreto como excesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIA, P. M. . O feminino mal-dito em Claude Cahun. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Narrativas Nômades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . O corpo-murta de Francesca Woodman. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Conhecimento pelos abismos: o saber do artista viajante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Encobrimento e errância: experiências do abandono de si na Arte Contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Processos de Fibrilação na obra de Schwanke. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. ; CHEREM, R. M. ; PEREIRA, S. ; GOMES, A. K. . Luiz Henrique Schwanke: uma poética entre confluências, fibrilações e consumação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Processos de Fibrilação da obra de Schwanke. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Figuração Intempestiva: os desenhos de Jarina Menezes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Figuração Intempestiva: os desenhos de Jarina Menezes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Vão Combate. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. ; CHEREM, R. M. . Permanência e Deriva: O Cais de Martinho de Haro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. M. . Arte na quarentena - Priscilla Menezes 2020 (Entrevista).

  • FARIA, P. M. . A geopolítica dos afetos se faz em linha curva. Fortaleza, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FARIA, P. M. . Naufrágil - sobre as fotografias de Fernanda Volkerling 2016 (Texto curatorial).

  • FARIA, P. M. . A Primeira Luz. Natal, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

MENEZES, Priscilla . Revista Eco Pós. 2020.

MENEZES, Priscilla . Revista Interinstitucional Artes de Educar. 2019.

MENEZES, Priscilla ; Maia, M. ; CASTRO, L. ; JUNIRO, C. . Debate sobre o filme Instituição_Intuição de Ana Pi (Cine GEASur). 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MENEZES, Priscilla ; FAUSTO, J. . As palavras fervem para fora de mim. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MENEZES, Priscilla ; MAGALHAES, D. ; DUARTE, L. ; VITAL, A. ; LACERDA, E. . Lançamento do livro 'Anfíbios' de Lívia Duarte. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OGEDA, A. ; BOCCHETTI, A. ; PINNOLA, B ; FERREIRA, J. S. ; SATTAMINI, M. A. ; MENEZES, Priscilla . Atravessar, habitar, escrever e dançar: praticar a presença em meios virtuais.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FARIA, P. M. . Mulheres que escrevem e ilustram. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FARIA, P. M. . Poetas de dois mundos #6. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MENEZES, Priscilla ; WACHELKE, L. . Tarot Traço. 2021. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

PINNOLA, B ; MENEZES, Priscilla . Pensar e criar com o que atravessa. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOCCHETTI, A. ; SILVA, T. R. ; MENEZES, Priscilla ; SILVA, L. ; CONY, C. ; BEMVENUTO, V. . PAPO DE CORPO, CIÊNCIA E ARTE: narrando experiências sensíveis.. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEZES, Priscilla . Em estado de criação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEZES, Priscilla ; GUEDES, A. O. ; BOCCHETTI, A. ; BERQUIOLLI, K. ; FERREIRA, J. S. ; DELGIUDICE, C. . Escritas que dançam. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIA, PRISCILLA MENEZES DE ; PINNOLA, B . Pensar e criar com o que atravessa. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEZES, Priscilla . Desdomesticar a imaginação. 2020. (Ilustração para capa de livro).

FARIA, P. M. . Residência 'Mulheres que escrevem a poesia contemporânea'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIA, P. M. . Fertilidade Insubmissa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIA, P. M. . Paisagem como ateliê. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES, Priscilla . Aqui te fervo o teu coração. 2021. Diversas.

MENEZES, Priscilla . Exposição virtual no site da Galeria Choque Cultural. 2020. Outra.

FARIA, P. M. . Cultivo do súbito. 2018. Fotografia.

FARIA, P. M. . Jardim. 2018. Outra.

FARIA, P. M. . Vão Combate. 2018. Outra.

FARIA, P. M. . Partenogênese. 2018. Diversas.

FARIA, P. M. . Matriarcado. 2017. Desenho.

FARIA, P. M. . Verticordia. 2016. Fotografia.

FARIA, P. M. . Amiga Fera. 2016. Desenho.

FARIA, P. M. . Aparelho Enclave. 2015. Diversas.

FARIA, P. M. . Verticordia. 2015. Fotografia.

FARIA, P. M. . Amor/Equilibrista. 2014. Desenho.

FARIA, P. M. . Hortus Deliciarum. 2014. Outra.

FARIA, P. M. ; FITJE, T-F. M. . Margem. 2013. Outra.

FARIA, P. M. ; FITJE, T-F. M. . Margem. 2013. Outra.

FARIA, P. M. ; DOMINGUES, V. . Correspondência. 2013. Filme.

FARIA, P. M. . 10058. 2012. Livro de Artista.

FARIA, P. M. . lamarckianas. 2012. Livro de Artista.

FARIA, P. M. ; DOMINGUES, V. . diálogo. 2012. Fotografia.

FARIA, P. M. . homeotermos. 2012. Desenho.

FARIA, P. M. . lamarckianas. 2011. Outra.

FARIA, P. M. . a olho nu. 2010. Outra.

FARIA, P. M. . monstros marinhos. 2010. Outra.

FARIA, P. M. . lamarckianas. 2010. Outra.

FARIA, P. M. . Ofélia para Milaiis. 2009. Outra.

FARIA, P. M. . Paraísos Artificiais. 2009. Gravura.

FARIA, P. M. . Xifópagas. 2009. Desenho.

FARIA, P. M. . pela passagem de um outono. 2008. Outra.

FARIA, P. M. . limítrofes, recontedores. 2008. Outra.

FARIA, P. M. . Nupciais. 2008. Instalação.

FARIA, P. M. . Despedaços. 2007. Outra.

FARIA, P. M. . Natureza Faminta (Curadoria). 2011 (Curadoria).

FARIA, P. M. ; SIEWERDT, T. ; NUNES, K. . Faça algo errado; e diga que fui eu que mandei fazer (Curadoria). 2011 (Curadoria).

FARIA, P. M. ; CHEREM, R. M. ; OROFINO, Karin Z. . Transbordáveis: textura em Ana Kunhen (Curadoria). 2010 (Curadoria).

CHEREM, R. M. ; FARIA, P. M. ; OROFINO, Karin Z. . Transbordáveis: respiro (Curadoria). 2010 (Curadoria).

FARIA, P. M. ; NUNES, K. ; SIEWERDT, T. . Faça algo errado; e diga que fui eu que mandei fazer (Curadoria). 2010 (Curadoria).

CHEREM, R. M. ; FARIA, P. M. ; OROFINO, Karin Z. . Transbordáveis: Liame (Curadoria). 2010 (Curadoria).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Investigar o poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas., Descrição: Partindo da compreensão de que a arte não é somente um campo de produção de materialidades, mas também um território epistemológico, interessa a esse projeto estudar detidamente a noção de pensamento poético para, através dessa reflexão, proceder um estudo crítico acerca das categorias de metodologia e de narrativa, bem como ensaiar modos metodológicos e narrativos engendrados por um pensamento poético.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Priscilla Menezes de Faria - Coordenador / Michelle Dantas Ferreira - Integrante / Adrianne Ogêda Guedes - Integrante / Bianca Pinnola - Integrante / Bruno de Moraes Bittencourt Oliveira - Integrante / Carolina Cony - Integrante / Virna Bemvenuto - Integrante / Raíssa Cortat - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Corpo, arte e natureza: a metodologia de formação de professores, Descrição: A proposta de pesquisa e extensão "Corpo, arte e natureza: a metodologia de formação de professores do Curso de Extensão em Educação Infantil da Unirio" foi iniciado em 2014 e teve como objetivo aprofundar os estudos e experiências no campo da formação docente a partir dos resultados do curso de extensão que dá título ao projeto. Integram essa pesquisa um grupo de professoras-cursistas oriundas desse curso, além de estudantes da graduação e pesquisadores/extensionistas voluntários. O projeto toma como referencial teórico central os estudos a respeito da Educação estética e das artes no diálogo com a educação. Sua dupla dimensão - pesquisa e extensão - justifica-se por trabalharmos com a metodologia de pesquisa-formação, que compreende as experiências formativas como elementos que fomentam as investigações do grupo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Priscilla Menezes de Faria - Integrante / Edilane Oliveira da Silva - Integrante / Graciele Andrade Rangel - Integrante / Michelle Dantas Ferreira - Integrante / Lívia Lage - Integrante / Andrea Alvaro Alberto Bacellar - Integrante / David Lima - Integrante / Maria Antônia Sattamini - Integrante / Priscila Souza Silva - Integrante / Bianka Barbosa - Integrante / Amanda Volguer - Integrante / Katianne Berquiolli - Integrante / Juliana de Souza Ferreira - Integrante / Luciana Braga Ramos Macedo - Integrante / Luana Barreto Mello - Integrante / Camila Delgiudice - Integrante / Vitoria da Silva Bemvenuto - Integrante / Adrianne Ogêda Guedes - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Imagem-Acontecimento. Uma História das Persistências e Consistências da Arte Moderna na Atualidade, Descrição: Utilizando os acervos imagéticos e referenciais teórico-conceituais já apresentados na pesquisa ACADEMICISMO E MODERNISMO NA AMÉRICA LATINA (realizada entre agosto de 2006 a julho de 2008), bem como da pesquisa CORPUS e OPUS: PREMEDITAÇÕES PARA UMA HISTÓRIA E TEORIA DA PINTURA NA AMÉRICA LATINA (realizada entre agosto de 2008 a julho de 2010), a presente pesquisa deverá construir uma espécie de cartografia, onde as questões plásticas delineadas entre meados do século XIX e primeira metade do XX permitem estabelecer conexões com a produção artística a partir da segunda metade do século XX. Procurando reconhecer na diversidade de personagens, cenários e enredos uma história das sensibilidades e percepções visuais, cujos sentidos tanto foram partilhados como persistem enquanto significações singulares, enfatiza-se a clave do anacronismo, uma vez que as imagens e questões artísticas são concebidas como fruto de uma combinação entre persistências e alterações, sobrevivências e metamorfoses, sendo que muitas delas ainda repercutem na atualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscilla Menezes de Faria - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Coordenador / Sandra Makowiecky - Integrante / Andreza Karine Gomes - Integrante / Silmar Pereira - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Corpus e opus: premeditações para uma história e teoria da pintura na América Latina, Descrição: A presente investigação problematiza uma história da pintura na América Latina entre meados dos séculos XIX e XX, incluindo Brasil e Santa Catarina, especialmente considerando como base um levantamento feito com imagens encontradas em sites e catálogos relacionados a este assunto e que tematizam através de cenas, paisagens, objetos e retratos (corpus) questões próprias à linguagem pictórica (opus). Serão privilegiados os diferentes aspectos e interlocuções que se apresentam para tramar e delimitar uma análise das sensibilidades e percepções artísticas, tais como cópia e original, texto e contexto, conjunto e singularidade, proximidade e distância. Terão preferência as obras que remetem tanto a distantes problemas pictóricos e remotas tradições acadêmicas, como indicam certas prefigurações professadas pelos modernistas do século XX, considerando-se as propostas vanguardistas de uma arte auto-referente que recusa a mera reprodução do mundo visual. A abordagem do arsenal imagético pressupõe as injunções e implicações constitutivas da temporalidade histórica, em termos de cronologia e anacronismos, mas acolhe a produção artística no âmbito da modernidade a partir da ultrapassagem das leituras auto-centradas ou que registram apenas os vínculos europeus e norte-americanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscilla Menezes de Faria - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Coordenador / Letícia Weiduschadt - Integrante.

Prêmios

2021

Prêmio de Iniciação Científica pelo melhor trabalho da área de Educação - Orientação, UNIRIO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. , Avenida Pasteur - até 213/214, Botafogo, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25421721, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2011

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: PROBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Educação, Corpo e Movimento

  • 08/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, UNIRIO.,Linhas de pesquisa

  • 11/2021 - 02/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Educação

  • 06/2021 - 10/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Educação

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Educação

  • 10/2020 - 01/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Educação

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Arte e Educação