Amanda Larissa Zilli

Designer. Mestra em Comunicação (UEL/ 2015) com pesquisa na linha de Imagem e Linguagens. Graduada em Design de Produto (Unicesumar/ 2020). Graduada em História (UEL/2013) com pesquisa na linha História e Linguagens. Aluna Especial na disciplina Produtos Editorais: uma caracterização no Design contemporâneo, no Programa de Pós-Graduação em Design (Doutorado), FAAC Unesp. Docente no curso de Design, da Universidade Norte do Paraná. Colaboradora no Projeto de Pesquisa Aprender com brilho no olho: linguagem imagética para a articulação de sentido de objetos pedagógicos com Design Thinking, Inovação e Tecnologia, do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão, Produto e Tecnologia, da Universidade Estadual de Londrina.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em COMUNICAÇÃO

2013 - 2015

Universidade Estadual de Londrina
Título: O Design Thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido,Ano de Obtenção: 2015
Profª Drª Rosane Fonseca de Freitas Martins.Palavras-chave: Tecnologias da imagem.; Regimes de visualidade.; Design Thinking.; Educação Básica.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Design de Produto

2007 - 2020

Unicesumar

Graduação em História

2009 - 2012

Universidade Estadual de Londrina
Título: Revista O Cruzeiro: Por uma expressão estética. Um estudo sobre o processo distintivo a partir do exercício da leitura
Orientador: Profº André Luiz Joanilho
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Percebendo o mundo a partir das cores. (Carga horária: 7h). , Escola Schumacher Brasil, ESB, Brasil.

2019 - 2019

O livro ilustrado e a literatura infantil. (Carga horária: 6h). , Sala Tatuí, TATUÍ, Brasil.

2014 - 2014

Pedagogia Waldorf em Londrina. (Carga horária: 12h). , Waldorf Aitiara, WA, Brasil.

2010 - 2010

Intencionalidade pedagógica como estratégia de ens. , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Estágio. (Carga horária: 20h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

ZILLI, A. L. . III Encontro Nacional de Estudos da Imagem (III ENEIMAGEM). 2011. (Outro).

Participação em eventos

V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem.Educação e tecnologia: a interatividade e a experiência na Era da Cibercultura.. 2015. (Encontro).

IX Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas - SEPECH.REVISTA O CRUZEIRO: UM BREVE ESTUDO SOBRE A INDUSTRIALIZAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E PRÁTICAS DISTINTIVAS A PARTIR DO CONCEITO DE VITA ACTIVA DE HANNAH ARENDT. 2012. (Seminário).

XXI EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.REVISTA O CRUZEIRO: POR UMA EXPRESSÃO ESTÉTICA. UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DISTINTIVO A PARTIR DO EXERCÍCIO DA LEITURA. 2012. (Encontro).

III ENEIMAGEM - Encontro Nacional de Estudos da Imagem. 2011. (Encontro).

Minicurso História e Consumo (XXVI Simpósio Nacional de História). 2011. (Simpósio).

XX Encontro Anual de Iniciação Científica.DESIGN E CULTURA DOS ANOS 1950-60: A REPRESENTATIVIDADE DOS ARTEFATOS DE DESIGN PARA O DELINEAMENTO DAS CLASSES SOCIAIS BRASILEIRAS. 2011. (Encontro).

XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

Educativo 29ª Bienal de São Paulo - Formação de Educadores. 2010. (Encontro).

IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina. 2010. (Simpósio).

XII Encontro Regional dos Estudantes de História do Sul do país (EREH-SUL). 2010. (Encontro).

Como chama isso? Nomear é dar forma ao mundo. 2009. (Congresso).

Abordagem sobre o projeto de móveis no design de interiores. 2008. (Outra).

Fotografia digital,o que é?. 2008. (Outra).

DESIGN.EXE - DESEJO, NECESSIDADE, VONTADE. 2007. (Outra).

I Encontro regional de filosofia e sociologia com alunos e professores do ensino médio -. 2007. (Encontro).

Work Design. 2007. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier

MARTINS, R. F. F.; CONTANI, M. L.; BATISTA, C. V. M.;FORNASIER, C. B. R.DEMARCHI, A. P. P.. O Desing Thinking e os regimes de visualidade na Educação Básica contemporanea: reflexões sobre Design, Educação, novas tecnologias e a produção de sentido. 2015. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

Niltonci Batista Chaves

KAPP, A. C.; IACHTECHEN, F. L.;CHAVES, N. B.. Artes visuais para deficientes visuais: Um estudo de caso no Instituto Londrinense Roberto Miranda sobre o professor no ensino de desenhos para cegos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Arte e Cultura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ana Paula Perfetto Demarchi

ROSANE FONSECA DE FREITAS, MARTINS; CONTANI, M.; MUSSINI, C. V.;CLEUZA BITTENCOURT RIBAS, FORNASIERDEMARCHI, A. P. P.. O Design Thinking e os Regimes de Visualidade na Educação Básica contemporrânea: Reflexões sobre Design, Educação, Novas tecnologias e a Produção de sentido.. 2015. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

Igor Guedes Ramos

JOANILHO, André Luiz; PROENCA, W. L.;RAMOS, Igor Guedes. Revista "O Cruzeiro": por uma expressão estética. Um estudo sobre o processo distintivo a partir do exercício da leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani

MARTINS, R. F. F.;CONTANI, Miguel Luiz; BATISTA, C. V. M.; FORNASIER, C. B. R.; DEMARCHI, A. P. P.. O design thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani

MARTINS, R. F. F.; BATISTA, C. V. M.;CONTANI, Miguel Luiz. O design thinking e a educação básica contemporânea: reflexões sobre como se 'arejar' o ensino. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

Rosane Fonseca de Freitas Martins

MARTINS, Rosane F. F.CONTANI, M. L.BATISTA, C.V.MFORNASIER, C. B. R.DEMARCHI, A. P. P.. O design thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina.

Rosane Fonseca de Freitas Martins

MARTINS, Rosane F. F.CONTANI, M. L.BATISTA, C.V.M. O design thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina.

Wander de Lara Proença

JOANILHO, André Luiz;PROENÇA, Wander de Lara; RAMOS, Igor Guedes. Revista O Cruzeiro: por uma expressão estética. Um estudo sobre o processo distintivo a partir do exercício da leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Londrina.

Orientou

Leidiane de Cassia Silva

ARTES VISUAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS: Um estudo de caso no Instituto Londrinense Roberto Miranda sobre o professor no ensino de desenhos para cegos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em História, Arte e Cultura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Amanda Larissa Zilli;

Foi orientado por

Rosane Fonseca de Freitas Martins

O Design Thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rosane Fonseca de Freitas Martins;

Produções bibliográficas

  • ZILLI, A. L. ; MARTINS, R. F. F. . A Educação na Era da Interatividade: reflexões sobre as novas formas de interação na escola mediante o uso das tecnologias digitais e interativas. Extraprensa (USP) , v. 9, p. 101-108, 2014.

  • SANTOS, F. L. M. ; ZILLI, A. L. ; ZAMARIAM, J. ; LOCASTRE, A. V. . O saber histórico acadêmico e o saber histórico escolar.. Produção do conhecimento histórico escolar: projeto de ensino. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 43-78.

  • ZILLI, A. L. ; VIEIRA, Hamilton E. Santos ; SANTOS, F. L. M. ; PADILHA, F. A. . A História Local e o Ensino de História. A História Regional do Brasil. 1ed.Londrina: Editora e Distribuidora S/A, 2017, v. 1, p. 135-172.

  • ZILLI, A. L. . Educação e tecnologia: a interatividade e a experiência na Era da Cibercultura. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina, 2015, Londrina PR. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem [livro eletrônico]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 4. p. 439-448., 2015. v. 4. p. 439-448.

  • ZILLI, A. L. . Revista O Cruzeiro: Um breve estudo sobre a industrialização, modernização e práticas distintivas a partir do conceito de vita activa de Hannah Arendt. In: Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas - IX SEPECH, 2012, Londrina. IX Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas, 2012.

  • ZILLI, A. L. . Revista O Cruzeiro: Por uma expressão estética. Um estudo sobre o processo distintivo a partir do exercício da leitura. In: EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2012, Maringá. Anais EAIC, 2012.

  • ZILLI, A. L. . Design e Cultura dos anos 1950-60: A representatividade dos artefatos de design para o delineamento das classes sociais brasileiras. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2011, Ponta Grossa. Anais Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011.

  • ZILLI, A. L. . Educação e tecnologia: a interatividade e a experiência na Era da Cibercultura.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZILLI, A. L. . Revista O Cruzeiro: Um breve estudo sobre a industrialização, modernização e práticas distintivas a partir do conceito de vita activa de Hannah Arendt.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

ZILLI, A. L. . Educação e tecnologias: tecnologias e educação: um desafio docente. 2018. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e tecnologias: objetos de aprendizagem e recursos da internet na educação. 2018. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Relações étnico-raciais e diversidade na escola I. 2018. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Relações étnico-raciais e diversidade na escola II. 2018. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Sociedade e Educação. 2018. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e tecnologias: tecnologias e educação: um desafio docente. 2017. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e tecnologias: educação, comunicação e tecnologias. 2017. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e tecnologias: o uso pedagógico das ferramentas e recursos tecnológicos. 2017. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e tecnologias: objetos de aprendizagem e recursos da internet na educação. 2017. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Teoria da História e Historiografia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Web Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e tecnologias: cultura, sociedade e tecnologia. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e Tecnologias: Processo de Ensino e Aprendizagem. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e Tecnologias: As Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e Tecnologias: As Tecnologias Digitais e Imagéticas e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Design Thinking, Criatividade e Práticas Educacionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZILLI, A. L. . Design Thinking, Criatividade e Práticas Educacionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZILLI, A. L. . Revista Extensão Universitária e Responsabilidade Social. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Periódico).

Ana Maria Borges de Alcantara ; Gleice Rodrigues ; DUTRA, Julio César ; LACERDA, S. M. M. ; ZILLI, A. L. . Contos e Causos História Viva de Ibiporã. 2012 (DVD Book).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Aprender com brilho no olho; linguagem imagética para articulação de sentido de objetos pedagógicos com Design Thinking, Inovação e Tecnologia., Descrição: O projeto investiga a articulação de sentido e significado da linguagem imagética de objetos pedagógicos em diversos suportes (jogos digitais e impressos, livros didáticos, livros literários, livros objetos, formas tridimensionais de apoio/impressão 3d, apostilas, manuais, cartilhas, brinquedos, animações e outras formas criativas e divertidas), a fim de estimular o aprendizado de crianças e adolescentes como reforço de aprendizagem, bem como auxiliar e motivar professores neste processo. A metodologia é de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, delineamento de dados primários (bibliografia) e secundários (análise de similares). Toda a criação será conduzida pelo processo de design thinking. Os objetos com foco educacional serão criados em conjunto com os departamentos de design, comunicação, psicologia, educação e computação, e analisados junto ao público em investigações diversas (levantamento, estudos de caso e estudos de campo) sobre forma e conteúdo e suas formas de articulação de sentido. Espera-se minimizar a falta de sintonia entre a linguagem imagética e tecnológica às quais as crianças da geração z e alpha tem acesso no cotidiano fora da escola e o material didático de ensino tradicional, motivando-as a aprender com brilho no olho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Larissa Zilli - Integrante / Rosane Fonseca de Freitas Martins - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Códigos da imagem na aprendizagem e no ensino com Design Thinking, inovação e tecnologia., Descrição: O projeto pretende, por meio de proposições de objetos pedagógicos e linguagem imagética em diversos suportes (livros infantis, formas tridimensionais, jogos, apostilas, brinquedos, animações e outras formas criativas e divertidas), estimular o aprendizado de crianças por meio de imagens e novas tecnologias que reforcem o conteúdo escolar, além de auxiliar e motivar professores neste processo, com base nos aspectos cognitivos adequados a faixa-etária do usuário. A metodologia será conduzida pelo processo de Design Thinking e pesquisas exploratórias, descritivas e qualitativas, em investigações de forma e conteúdo de objetos com foco educacional e suas formas de articulação de sentido. Espera-se propor projetos inclusivos que contribuam para motivar crianças a continuar aprendendo sobre determinado tema, minimizar a falta de sintonia entre a dinâmica que as crianças vivenciam no seu dia a dia e o ambiente escolar de ensino tradicional. A finalidade do processo de Design Thinking no âmbito escolar como complemento às atividades formais é, essencialmente, oportunizar uma aprendizagem capaz de atribuir sentido à realidade dos estudantes, dispondo da capacidade de análise crítica, da criatividade, da intuição, da coletividade e apropriação de linguagens permitindo que participem ativamente da construção do seu conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Amanda Larissa Zilli - Integrante / Rosane Fonseca de Freitas Martins - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    O discurso sobre a língua no Brasil: Articulações, saberes e memória para uma História das ideias linguísticas, Descrição: Ao tentar responder às questões levantadas pela pesquisa anterior, nação, ciência e raça no brasil, notamos que seria necessário o aprofundamento de determinadas hipóteses de trabalho, para que se pudesse compreender os meios pelos quais se estabeleceu um pensamento sobre a língua (nacional e oficial), no Brasil, na passagem do século XIX para o século XX; basicamente porque a constituição desse pensamento deixou marcas indeléveis no imaginário político e social da nossa sociedade até os nossos dias. Este projeto de pesquisa insere-se, então, nos domínios teóricos do programa de estudos "história das ideias linguísticas" e, para tentar responder às questões que nos intrigam, tem por objetivo realizar um estudo das metáforas que operaram a constituição do conceito de língua no brasil, na primeira metade do século XX. Propomos realizar nossa pesquisa a partir da leitura e análise de artigos publicados em colunas diárias do jornal o estado de São Paulo, dentre elas: "divagações" e "notas pedagógicas". Tais artigos, em sua maioria, tratam de discutir a formação e a fixação da identidade nacional. A nossa tentativa será então a de compreender como se estabelece a designação: por um lado, verificar que tipo de metáforas produzem os sentidos sobre a língua e, por outro, mostrar que a língua é um espaço de trabalho no qual a construção da identidade e do sujeito nacional está assegurada. Pode-se dizer que desse confronto emergem diferenças e/ou regularidades que, permitem observar a fundação de um discurso sobre identidades brasileiras, a partir da compreensão do modo como se sustentam as posições enunciativas, quando se fala sobre o sujeito no período proposto. Sobre isso, poderíamos antecipar o fato de que os sentidos sobre o sujeito se constituem num movimento de dupla designação, em que o primeiro coincide com o que se nomeava por uma aproximação (e seus vários confrontos) entre as significações de "estrangeiro" e "brasileiro", em solo nacional. Esses dois sentidos serão trabalhados pelos de "língua" e de "civilização", em um espaço de enunciação em que o imaginário (a representação) é perpassado pelas relações com o mundo europeu e, em especial, com a França.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Larissa Zilli - Integrante / André Luiz Joanilho - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Recuperação e divulgação da memória do município de Ibiporã, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Amanda Larissa Zilli - Integrante / Gleice Rodrigues - Coordenador / Ana Maria Borges de Alcantara - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

2016 - 2019

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2021

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design Gráfico, Web Design, Produção Gráfica

  • 02/2018 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Tecnologias

  • 03/2017 - 12/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Ensino de História

  • 03/2017 - 12/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em História no Ensino Fundamental

  • 03/2017 - 12/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em História no Ensino Médio

  • 02/2016 - 12/2019

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Tecnologias

  • 02/2016 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Tecnologias

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade, Educação e Cultura

  • 02/2018 - 12/2018

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Tecnologias, Sociedade, Educação e Cultura

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Tecnologias

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Obrigatório I

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História e Historiografia

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Tecnologias

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário da Prática - Fontes Históricas

2013 - 2016

Escola Premier

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2012 - 2012

Colégio Estadual Basilio de Lucca

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

2010 - 2012

Atelier Yoshiya Nakagawara Ferreira

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

2009 - 2011

Museu Histórico e de Artes de Ibiporã

Vínculo: Estudante Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante bolsista, Carga horária: 20

2009 - 2009

Museu Histórico de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20