Amanda Larissa Zilli

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (2015) com pesquisa na linha Imagem e Linguagens; Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (2013) com pesquisa na linha História e Linguagens. Colaboradora no Projeto de Pesquisa Códigos da Imagem na Aprendizagem e no Ensino com Design Thinking, Inovação e Tecnologia (UEL). Docente do curso de Licenciatura em História da Universidade Norte do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2017

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em COMUNICAÇÃO

2013 - 2015

Universidade Estadual de Londrina
Título: O Design Thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido,Ano de Obtenção: 2015
Profª Drª Rosane Fonseca de Freitas Martins.Palavras-chave: Tecnologias da imagem.; Regimes de visualidade.; Design Thinking.; Educação Básica.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em História

2009 - 2012

Universidade Estadual de Londrina
Título: Revista O Cruzeiro: Por uma expressão estética. Um estudo sobre o processo distintivo a partir do exercício da leitura
Orientador: Profº André Luiz Joanilho
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.

Graduação interrompida em 2008 em Desenho Industrial

2007 - Interrompido

Universidade Norte do Parana
Ano de interrupção: 2008

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Formação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 10h). , Universidade Kroton, UK, Brasil.

2016 - 2016

Avaliação de Aprendizagem Discente. (Carga horária: 30h). , Universidade Kroton, UK, Brasil.

2014 - 2014

Pedagogia Waldorf em Londrina. (Carga horária: 12h). , Waldorf Aitiara, WA, Brasil.

2012 - 2012

Estágio de docente no ensino médio. (Carga horária: 100h). , Colégio Estadual Vicente Rijo, CEVR, Brasil.

2011 - 2011

História e Consumo. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Estágio de docente no ensino fundamental. (Carga horária: 100h). , Colégio Estadual José de Anchieta, CEJA, Brasil.

2010 - 2010

Intencionalidade pedagógica como estratégia de ens. , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Estágio. (Carga horária: 20h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ZILLI, A. L. . III Encontro Nacional de Estudos da Imagem (III ENEIMAGEM). 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem.Educação e tecnologia: a interatividade e a experiência na Era da Cibercultura.. 2015. (Encontro).

IX Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas - SEPECH.REVISTA O CRUZEIRO: UM BREVE ESTUDO SOBRE A INDUSTRIALIZAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E PRÁTICAS DISTINTIVAS A PARTIR DO CONCEITO DE VITA ACTIVA DE HANNAH ARENDT. 2012. (Seminário).

XXI EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.REVISTA O CRUZEIRO: POR UMA EXPRESSÃO ESTÉTICA. UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DISTINTIVO A PARTIR DO EXERCÍCIO DA LEITURA. 2012. (Encontro).

III ENEIMAGEM - Encontro Nacional de Estudos da Imagem. 2011. (Encontro).

Minicurso História e Consumo (XXVI Simpósio Nacional de História). 2011. (Simpósio).

XX Encontro Anual de Iniciação Científica.DESIGN E CULTURA DOS ANOS 1950-60: A REPRESENTATIVIDADE DOS ARTEFATOS DE DESIGN PARA O DELINEAMENTO DAS CLASSES SOCIAIS BRASILEIRAS. 2011. (Encontro).

XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

Educativo 29ª Bienal de São Paulo - Formação de Educadores. 2010. (Encontro).

IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina. 2010. (Simpósio).

XII Encontro Regional dos Estudantes de História do Sul do país (EREH-SUL). 2010. (Encontro).

Como chama isso? Nomear é dar forma ao mundo. 2009. (Congresso).

Abordagem sobre o projeto de móveis no design de interiores. 2008. (Outra).

Fotografia digital,o que é?. 2008. (Outra).

DESIGN.EXE - DESEJO, NECESSIDADE, VONTADE. 2007. (Outra).

I Encontro regional de filosofia e sociologia com alunos e professores do ensino médio -. 2007. (Encontro).

Work Design. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier

MARTINS, R. F. F.; CONTANI, M. L.; BATISTA, C. V. M.;FORNASIER, C. B. R.DEMARCHI, A. P. P.. O Desing Thinking e os regimes de visualidade na Educação Básica contemporanea: reflexões sobre Design, Educação, novas tecnologias e a produção de sentido. 2015. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

Ana Paula Perfetto Demarchi

ROSANE FONSECA DE FREITAS, MARTINS; CONTANI, M.; MUSSINI, C. V.;CLEUZA BITTENCOURT RIBAS, FORNASIERDEMARCHI, A. P. P.. O Design Thinking e os Regimes de Visualidade na Educação Básica contemporrânea: Reflexões sobre Design, Educação, Novas tecnologias e a Produção de sentido.. 2015. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

Igor Guedes Ramos

JOANILHO, André Luiz; PROENCA, W. L.;RAMOS, Igor Guedes. Revista "O Cruzeiro": por uma expressão estética. Um estudo sobre o processo distintivo a partir do exercício da leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Londrina.

Wander de Lara Proença

JOANILHO, André Luiz;PROENÇA, Wander de Lara; RAMOS, Igor Guedes. Revista O Cruzeiro: por uma expressão estética. Um estudo sobre o processo distintivo a partir do exercício da leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani

MARTINS, R. F. F.;CONTANI, Miguel Luiz; BATISTA, C. V. M.; FORNASIER, C. B. R.; DEMARCHI, A. P. P.. O design thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani

MARTINS, R. F. F.; BATISTA, C. V. M.;CONTANI, Miguel Luiz. O design thinking e a educação básica contemporânea: reflexões sobre como se 'arejar' o ensino. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

ROSANE FONSECA DE FREITAS MARTINS

MARTINS, R. F. F.;CONTANI, M. L.; BATISTA, C.V.M;FORNASIER, C. B. R.DEMARCHI, A. P. P.. O design thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina.

ROSANE FONSECA DE FREITAS MARTINS

MARTINS, R. F. F.;CONTANI, M. L.; BATISTA, C.V.M. O design thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ROSANE FONSECA DE FREITAS MARTINS

O Design Thinking e os regimes de visualidade na educação básica contemporânea: reflexões sobre design, educação, novas tecnologias e a produção de sentido; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rosane Fonseca de Freitas Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2014 ZILLI, A. L. ; MARTINS, R. F. F. . A Educação na Era da Interatividade: reflexões sobre as novas formas de interação na escola mediante o uso das tecnologias digitais e interativas. Extraprensa (USP) , v. 9, p. 101-108, 2014.

  • ZILLI, A. L. . Educação e tecnologia: a interatividade e a experiência na Era da Cibercultura. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina, 2015, Londrina PR. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem [livro eletrônico]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 4. p. 439-448., 2015. v. 4. p. 439-448.

  • ZILLI, A. L. . Revista O Cruzeiro: Um breve estudo sobre a industrialização, modernização e práticas distintivas a partir do conceito de vita activa de Hannah Arendt. In: Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas - IX SEPECH, 2012, Londrina. IX Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas, 2012.

  • ZILLI, A. L. . Revista O Cruzeiro: Por uma expressão estética. Um estudo sobre o processo distintivo a partir do exercício da leitura. In: EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2012, Maringá. Anais EAIC, 2012.

  • ZILLI, A. L. . Design e Cultura dos anos 1950-60: A representatividade dos artefatos de design para o delineamento das classes sociais brasileiras. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2011, Ponta Grossa. Anais Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011.

  • ZILLI, A. L. . Educação e tecnologia: a interatividade e a experiência na Era da Cibercultura.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZILLI, A. L. . Revista O Cruzeiro: Um breve estudo sobre a industrialização, modernização e práticas distintivas a partir do conceito de vita activa de Hannah Arendt.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ZILLI, A. L. ; MENEZES, Fabiane Luzia ; LEOCADIO, L. C. ; BARREIROS, E. . História e Cultura Afro-brasileira e dos Povos Indígenas Brasileiros: Reflexões sobre o ensino e a lei 11645/2008. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZILLI, A. L. . Teoria da História e Historiografia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Web Aula).

ZILLI, A. L. . Teoria da História e Historiografia: a historicidade da construção do conhecimento histórico. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Teoria da História e Historiografia: teorias clássicas da história.. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Teoria da História e Historiografia: escolas historiográficas contemporâneas. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e Tecnologias: as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e Tecnologias: cultura, sociedade e tecnologia. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Educação e Tecnologias: as tecnologias digitais e imagéticas e os ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Seminário da Prática III: a historiografia e as fontes históricas. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Seminário da Prática III: a prática docente e as fontes históricas. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Seminário da Prática III: Introdução ao estudo de fontes históricas. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Teoria da História e Historiografia: a contínua reconstrução da História. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Seminário da Prática III: o ofício do historiador e as fontes históricas.. 2016. (Tele Aula).

ZILLI, A. L. . Design Thinking, Criatividade e Práticas Educacionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZILLI, A. L. . Design Thinking, Criatividade e Práticas Educacionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZILLI, A. L. . Revista Extensão Universitária e Responsabilidade Social. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Periódico).

Ana Maria Borges de Alcantara ; Gleice Rodrigues ; DUTRA, Julio César ; LACERDA, S. M. M. ; ZILLI, A. L. . Contos e Causos História Viva de Ibiporã. 2012 (DVD Book).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Códigos da imagem na aprendizagem e no ensino com Design Thinking, inovação e tecnologia., Descrição: O projeto pretende, por meio de proposições de objetos pedagógicos e linguagem imagética em diversos suportes (livros infantis, formas tridimensionais, jogos, apostilas, brinquedos, animações e outras formas criativas e divertidas), estimular o aprendizado de crianças por meio de imagens e novas tecnologias que reforcem o conteúdo escolar, além de auxiliar e motivar professores neste processo, com base nos aspectos cognitivos adequados a faixa-etária do usuário. A metodologia será conduzida pelo processo de Design Thinking e pesquisas exploratórias, descritivas e qualitativas, em investigações de forma e conteúdo de objetos com foco educacional e suas formas de articulação de sentido. Espera-se propor projetos inclusivos que contribuam para motivar crianças a continuar aprendendo sobre determinado tema, minimizar a falta de sintonia entre a dinâmica que as crianças vivenciam no seu dia a dia e o ambiente escolar de ensino tradicional. A finalidade do processo de Design Thinking no âmbito escolar como complemento às atividades formais é, essencialmente, oportunizar uma aprendizagem capaz de atribuir sentido à realidade dos estudantes, dispondo da capacidade de análise crítica, da criatividade, da intuição, da coletividade e apropriação de linguagens permitindo que participem ativamente da construção do seu conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Amanda Larissa Zilli - Integrante / Rosane Fonseca de Freitas Martins - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    O discurso sobre a língua no Brasil: Articulações, saberes e memória para uma História das ideias linguísticas, Descrição: Ao tentar responder às questões levantadas pela pesquisa anterior, nação, ciência e raça no brasil, notamos que seria necessário o aprofundamento de determinadas hipóteses de trabalho, para que se pudesse compreender os meios pelos quais se estabeleceu um pensamento sobre a língua (nacional e oficial), no Brasil, na passagem do século XIX para o século XX; basicamente porque a constituição desse pensamento deixou marcas indeléveis no imaginário político e social da nossa sociedade até os nossos dias. Este projeto de pesquisa insere-se, então, nos domínios teóricos do programa de estudos "história das ideias linguísticas" e, para tentar responder às questões que nos intrigam, tem por objetivo realizar um estudo das metáforas que operaram a constituição do conceito de língua no brasil, na primeira metade do século XX. Propomos realizar nossa pesquisa a partir da leitura e análise de artigos publicados em colunas diárias do jornal o estado de São Paulo, dentre elas: "divagações" e "notas pedagógicas". Tais artigos, em sua maioria, tratam de discutir a formação e a fixação da identidade nacional. A nossa tentativa será então a de compreender como se estabelece a designação: por um lado, verificar que tipo de metáforas produzem os sentidos sobre a língua e, por outro, mostrar que a língua é um espaço de trabalho no qual a construção da identidade e do sujeito nacional está assegurada. Pode-se dizer que desse confronto emergem diferenças e/ou regularidades que, permitem observar a fundação de um discurso sobre identidades brasileiras, a partir da compreensão do modo como se sustentam as posições enunciativas, quando se fala sobre o sujeito no período proposto. Sobre isso, poderíamos antecipar o fato de que os sentidos sobre o sujeito se constituem num movimento de dupla designação, em que o primeiro coincide com o que se nomeava por uma aproximação (e seus vários confrontos) entre as significações de "estrangeiro" e "brasileiro", em solo nacional. Esses dois sentidos serão trabalhados pelos de "língua" e de "civilização", em um espaço de enunciação em que o imaginário (a representação) é perpassado pelas relações com o mundo europeu e, em especial, com a França.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Larissa Zilli - Integrante / André Luiz Joanilho - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Recuperação e divulgação da memória do município de Ibiporã, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Amanda Larissa Zilli - Integrante / Gleice Rodrigues - Coordenador / Ana Maria Borges de Alcantara - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Norte do Paraná, Universidade Norte do Paraná. , Rua Tietê, Jardim Tabapuã, 86025230 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 33717474, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional