Silvania Saldanha da Silva Pinto

Doutoranda em Estudos Literários , Literatura Surda, pela UFMS, Mestra pela UFVJM, Especialista em Tradução e Interpretação em Línguas de sinais pela Faculdade Pitágoras e em Psicopedagogia pela UCB. Licenciatura em Letras Libras pelo IFNMG, Licenciada em Letras Libras pela Faculdade Atual (FAA) . Graduanda em Educação Especial pela UFSCAR . Tecnóloga em Tradução e Interpretação em Línguas de Sinais pelo IFNMG e Pedagoga. Atualmente é Técnica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ( UFVJM/MG), Intérprete Educacional de LIBRAS da rede Estadual de Ensino SRE/MG , Professora voluntária de LIBRAS da LEC / UFVJM (2017 e 2019), Tutora à distância da disciplina de LIBRAS da DEAD/UFVJM e Professora Formadora de Matemática no CAS DIAMANTINA (Centro de Atendimento ao Surdo). Atuou como Professora Bolsista da UAB/UFVJM nos cursos de graduação de licenciaturas e Administração Pública à Distância de 2013 a 2016, como Tutora presencial do curso de Licenciatura em LETRAS/LIBRAS (2017/1) no IFNMG e tutora à distância de LIBRAS da UFVJM/DEAD (2016), como professora voluntária de LIBRAS na UFVJM no departamento de Química FACET, (2013) e Tradutora Intérprete de LIBRAS voluntária (2012/2) no curso de BHU, da UFVJM. Atua principalmente nos seguintes temas : Libras básico e intermediário , linguística aplicada, cultura, identidade e escrita dos surdos, legislação específica, atuação do intérprete no mercado de trabalho e educação inclusiva.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Biotecnologia

2013 - 2016

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: AVALIAÇÃO DAS RAMAS DE GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE (Ipomoea batatas) COMO BIOMASSA AGRÍCOLA PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇAO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL, Ano de Obtenção: 2016
David Lee Nelson.Coorientador: Alexandre Soares dos Santos. Grande área: Ciências Biológicas

Especialização em Tradutor e intérprete de libras

2011 - 2012

Pós-graduação Pitágoras
Título: Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência Auditiva no Mercado de Trabalho e na Sociedade.
Orientador: Antônio Marcondes Araújo e Augusta Isabel Junqueira Fagundes

Especialização em psicopedagogia

2002 - 2003

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO RJ
Título: afeto e emoção no ato de ensinar
Orientador: Rita de cássia borges de magalhães amaral mestre em sociolog

Graduação em andamento em Licenciatura em Letras /Libras

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Graduação em Letras Libras

2017 - 2018

Faculdade Atual
Título: Uso de Classificadores e LIBRAS no ensino da geometria básica para alunos surdos

Graduação interrompida em 2010 em ciencias biológicas

2009 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Ano de interrupção: 2010

Graduação em matemática

1996 - 1997

FACULDADE DE FILOSOFIA E LETRAS DE DIAMANTINA
Título: não houve
Orientador: não houve

Graduação em ciencias

1989 - 1993

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Título: não houve
Orientador: não houve

Curso técnico/profissionalizante em Tradutor e Intérprete de LIBRAS

2015 - 2017

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Formação complementar

2015 -

Tradutor e Intérprete de LIBRAS. (Carga horária: 1600h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

2014 - 2014

formação de Professores. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2012 - 2013

Curso de Aperfeiçoamento em atendimento Educaciona. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

Programa de competências profissionais. (Carga horária: 126h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação do Moodle p/ Prof , Coor e Tutores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação em Ergonomia, Saúde e Segurança. (Carga horária: 140h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em universidade de portas abertas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2009 - 2009

formaçãode líderes. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2008 - 2008

Programa de formação do Projeto Latanet. (Carga horária: 80h). , Prefeitura Municipal de Diamantina, PMD, Brasil.

2007 - 2007

1º encontro dos professores de matemática das esco. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em formação de tutores. (Carga horária: 130h). , Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, FEVALE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em libras em contexto. (Carga horária: 180h). , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.

2005 - 2005

programa de educação afetivo sexual. (Carga horária: 180h). , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.

2005 - 2005

A construção do número. (Carga horária: 16h). , Secretaria de estado de educação, SEE, Brasil.

2004 - 2004

A arte de escrever e questões práticas da lingua p. (Carga horária: 200h). , Centro de Educação a Distância, CENED, Brasil.

2004 - 2004

A psicopedagogia em ação na escola. (Carga horária: 120h). , centro de educação á distancia, CENED, Brasil.

2004 - 2004

educação e psicologia em parceria. (Carga horária: 120h). , centro de educação á distancia, CENED, Brasil.

2004 - 2004

programa de afetivo sexual. (Carga horária: 80h). , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.

Organização de eventos

PINTO, S. S. S. . Universidade de Portas Abertas. 2010. (Outro).

Participação em eventos

II Sintegra da UFVJM. 2013. (Simpósio).

Tradução e Interpretação em Línguas de Sinais. 2012. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Aleni Cândido da Silva, Letícia Stéfany Nascimento e Poliana

SILVA, S. S.;PINTO, S. S. S.. As marcas do bilinguismo e cultura surda na literatura infantil através da fábula ? Kai, O Patinho Atrapalhado?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM HUMANIDADES) - universidade dos vale do jequitinhonha e mucuri.

Produções bibliográficas

  • viana,djs ; PINTO, S. S. S. ; Freitas, P. E. F ; Ottoni, M.H.F ; Ribeiro, S>M ; SANTOS, F. A . Efeito sinergístico de própolis e tetraciclina contra Staphylococcus aureus. In: VI Jornada Famacêutica de Diamantina, 2011, Diamantina. VI Jornada Famacêutica de Diamantina, 2011.

  • PINTO, S. S. S. . 'Estudos Surdos: diferentes olhares para os saberes das comunidades surdas'. 'Oficina - Uso do Geoplano, Libras e dos Classificadores no ensino da Geometria Básica para Alunos Surdos'.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, S. S. S. . 'Oficina - Uso do Geoplano, Libras e dos Classificadores no ensino da Geometria Básica para Alunos Surdos'.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. S. S. . Possibilidades e desafios da educação Inclusiva nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. S. S. . Uso da LIBRAS e dos Classificadores através das tecnologias no ensino de geometria básica para surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Atividade Antibacteriana da Própolis Produzida no Vale do Jequitinhonha e Efeito Sinergístico com Antibióticos, Descrição: A própolis é uma resina coletada pelas abelhas para a proteção da colméia especialmente devido ao seu poder antimicrobiano. Este estudo teve como objetivo analisar a atividade antibacteriana das própolis do Vale do Jequitinhonha em sinergismo com antibióticos utilizados na clínica contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Serão analisadas 10 amostras de extratos alcoólicos de própolis (EAP) coletadas em municípios do Vale do Jequitinhonha Minas Gerais. Os testes da atividade antibacteriana serão executados com amostras bacterianas de referência: Staphylococcus aureus ATCC 29213, Bacillus cereus ATCC 11778, Escherichia coli ATCC 25753 e Salnonella typhimurium ATCC 13311. Será feita a avaliação da concentração de resina e a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) dos EAP em ágar Infuso Cérebro Coração (ágar BHI). Os antibióticos tetraciclina, penicilina G, ampicilina e cefalexina serão utilizados para a avaliação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e para os testes de sinergismo com os EAP. Todos os testes serão realizados em duplicata. A partir dos resultados obtidos será possível avaliar a redução da concentração dos antibióticos no controle bacteriano. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvania Saldanha da Silva Pinto - Integrante / daniel josé silva viana - Integrante / Pollyana E. F. Freitas - Integrante / Marcelo H.F. Ottoni - Integrante / Sabrina M. Ribeiro - Coordenador / Fulgêncio A.Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Departamento de Ciências Básicas. , rua da glória, centro, 39100000 - Diamantina, MG - Brasil, Telefone: (38) 35326000, Ramal: 6083, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 5

Outras informações:
Atuo como professora voluntária de LIBRAS pelo departamento de Química- FACET/UFVJM.

2013 - Atual

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora de ítens para o ENCEJA 2013

Outras informações:
Atuo como professora colaboradora do ENCEJA /CIÊNCIAS 2013

2015 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista LIBRAS EAD, Carga horária: 45

2014 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista LIBRAS EAD, Carga horária: 45

2011 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica de laboratório, Carga horária: 5

1997 - Atual

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Aulas de Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e Médio e específico para alunos surdos.

2013 - Atual

UFVJM/DEAD

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA BOLSISTA, Carga horária: 5

Outras informações:
Professora voluntária de LIBRAS da FACET para os cursos de Química e Biologia 1/2013, Professora Bolsista de LIBRAS da DEAD/UAB para os cursos de Licenciaturas e Administração Pública 2/2013, 2/2014, 2/2015 e 1/2016 e já pré-selecionada para 2/2016.

2017 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA VOLUNTÁRIA, Carga horária: 15

Outras informações:
Professora voluntária na Licenciatura da Educação do Campo