Vania Zaqueu Brandão
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Enfermagem Fundamental pela EERP - Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Atualmente é professor adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Tem experiência em Clínica Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de enfermagem, enfermagem ortopédica e educação em saúde.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Saúde
2003 - 2008
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Título: Programa Eduactivo para a Assistência de Enfermagem a Pacientes Ortopédicos em um Hospital Escola
Orientador: Zaida Aurora Geraldes Sperli Soler
Palavras-chave: ortopedia; enfermeiros; assistência de enfermagem; educação; paciente.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Mestrado em Enfermagem
1998 - 2000
Universidade de São Paulo
Título: Diagnósticos de enfermagem do paciente portador de fixador externo tipo Ilizarov segundo a taxonomia da NANDA e a teoria do autocuidado de Orem, Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Namiê Okino Sawada
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: diagnóstico de enfermagem; autocuidado; fixador externo.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso / Especialidade: Diagnóstico de Enfermagem. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso / Especialidade: Teoria do Autocuidado de Orem. Setores de atividade: Saúde Humana; Educação.
Especialização em Cti Para Enfermeiros
1994 - 1995
Faculdade de enfermagem Luiza Marilac
Título: Aspectos teóricos da penumonia hospitalar: avaliação dos enfermeiros
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Curso de Extensão Universitária. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Desenvolvimento docente:módulo básico. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Instrutores em Simulação Clínica. (Carga horária: 22h). , AREA Tarining & Consulting, AREA, Brasil.
2011 - 2012
Formação Docente em Educação Profissional Técnica. (Carga horária: 540h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2010 - 2010
Formação Docente em Educação Profissional Técnica. (Carga horária: 540h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2009 - 2009
Formação Pedagógica em EAD. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Graduação Em Enfermagem. (Carga horária: 33h). , Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP, Brasil.
1994 - 1994
Informática. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional do Comércio, SENAC, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Curta Duração. , Associação Brasileira de Enfemagem, ABEN, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Curta Duração. , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, EERP, Brasil.
1992 - 1992
Curso de Curta Duração. , Serviço Nacional do Comércio, SENAC, Brasil.
1991 - 1991
Curso de Curta Duração. , Secretaria de Estado da Saúde, SES, Brasil.
1991 - 1991
Curso de Curta Duração. , Hospital Infante Dom Henrique, HIDH, Brasil.
1987 - 1987
Curso de Curta Duração. , Fundação Hospitalar do Distrito Federal, FHDF, Brasil.
1983 - 1983
Curso de Curta Duração. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1983 - 1983
Curso de Curta Duração. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Processo de enfemagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Fundamentos do Processo de Cuidar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Clínica Cirúrgica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Ortopedia.
Organização de eventos
BRANDÃO, V. Z. . III FORUM DE EDUCAÇÃO - FAMERP. 2014. (Outro).
BRANDÃO, V. Z. . XI ENFHESP - Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo. 2013. (Outro).
BRANDÃO, V. Z. . VII Cpacitação Pedagógica do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMERP - Metodologias Ativas. 2012. (Outro).
BRANDÃO, V. Z. . Dia do Enfermeiro. 2012. (Outro).
BRANDÃO, V. Z. . PALESTRA : SAE X PROCESSO DE ENFERMAGEM ??. 2010. (Outro).
BRANDÃO, V. Z. . II Curso de Atualização em Feridas e Curativos da FAMERP. 2005. (Outro).
BRANDÃO, V. Z. . I Curso de Atualização em Feridas e Curativos da FAMERP. 1999. (Outro).
Participação em eventos
14º SENADEN.EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: QUALIDADE, INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE. 2014. (Seminário).
9º Congresso Paulista de Educação Medica. 9º Congresso Paulista de Educação Medica. 2014. (Congresso).
9º Congresso Paulista de Educação Médica. Oficina 4; Ensino de Empatia. 2014. (Congresso).
9º Congresso Paulista de Educação Médica. Oficina 7 ; Interação Arte e Saúde. 2014. (Congresso).
Educação Continuada dos Docentes da Famerp na Perspectiva da Integração Ensino-Serviço.A formação Medica e de Enfermagem em um Contexto de Crise do Setor Saude e de Profundas udanças dos Modelos Tecnico-Assistenciais. 2014. (Outra).
Homenagem SEMANA DE ENFERMAGEM.Reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população de Rio Preto. 2014. (Outra).
III FÓRUM DE EDUCAÇÃO - FAMEP.AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE AÇÕES E ESTRATEGIAS PARA A AMPLIAÇÃO DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. 2014. (Oficina).
IX Encontro Disciplinar de Aprimorandos e Aperfeiçoandos FUNFARME/FAMERP. 2014. (Encontro).
V SIMPOSIO DE SEGURANÇA DO PACIENTE. 2014. (Simpósio).
!º Ciclo de Desenvolvimento Docente. 2013. (Outra).
A Arte da Redação Cientifica : Como construir um artigo na era da comunicação.A Arte da Redação Cientifica : Como construir um artigo na era da comunicação. 2013. (Outra).
COnTIC 2013 - Congresso de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. 2013. (Congresso).
Formatura - Turma XX da FAMERP.Integrar solenidade de Formatura - Turma XX da Famerp. 2013. (Outra).
Forum de Educação em Saúde FAMERP: desafios da integração ensino & serviço na FAMERP. 2013. (Outra).
II Forum de Educação da FAMERP.Experiencias e Desafios na Integração Ensino-Serviço. 2013. (Outra).
IV SIMPOSIO DE SEGURANÇA DO PACIENTE. 2013. (Simpósio).
Processo de Enfermagem Informatizado e Raciocinio Logico Clinico.Processo de Enfermagem Informatizado e Raciocinio Logico Clinico. 2013. (Outra).
Seminário de Avaliação do Programa Pró-Ensino na Saúde. 2013. (Seminário).
XI ENFHESP. 2013. (Encontro).
13º SEMINARIO NACIONAL DE DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM.Validação de Tecnologias Educacionais. 2012. (Seminário).
13º SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2012. (Seminário).
Agradecimento do Fundo Social de Solidariedade e o apoio na campanha "Amigo Presente no Natal".Agradecimento. 2012. (Outra).
Como elaborar um projeto cientifico. 2012. (Outra).
III Simpósio de Segurança do Paciente: polo São José do Rio Preto. 2012. (Simpósio).
II Simóposio de Terapia Infusional do HB. 2012. (Simpósio).
IX CAIC. 2012. (Congresso).
IX Encontro de Graduação em Enfermagem FAMERP. 2012. (Encontro).
Professora Homenageada - Colação de Grau da XIX turma de Enfermagem - FAMERP.Colação de Grau XIX turma de Enfermagem. 2012. (Outra).
Programa de Turotia/Mentoring.Programa de Turotia/Mentoring. 2012. (Outra).
3ª Oficina de Educação Permanente de Tutores. 2011. (Oficina).
Capacitação sobre " OBJECTIVES STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION".Capacitação sobre " OBJECTIVES STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION. 2011. (Outra).
Dia do Enfermeiro: cuidado de enfermagem, ética e inovação. 2011. (Outra).
Homenagem - C.A.S.A.Homenagem em gratidão por ter contribuido para as conquistas do C.A.S.A. 2011. (Outra).
II Simpósio de Segurança do Paciente: polo São José do Rio Preto. 2011. (Simpósio).
2ª Oficina de Educação Permanente de Tutores do Curso de Formação Docente em Educação Técnica na Área da Saúde. 2010. (Oficina).
Atualização no Cuidar em Enfermagem. 2010. (Simpósio).
Avaliadora de Poster na Sessão II no VII CAIC - Congresso Anual de Iniciação Cientifica e 2º Mostra das Ligas Acadêmicas da FAMERP. VII CAIC - Congresso Anual de Iniciação Cientifica e 2º Mostra das Ligas Acadêmicas da FAMERP. 2010. (Congresso).
Avaliadora de Poster - Sessão II no VII CAIC - Congresso Anual de Iniciação Cientifica e 2º Mostra das Ligas Acadêmicas da FAMERP. VII CAIC - Congresso Anual de Iniciação Cientifica e 2º Mostra das Ligas Acadêmicas da FAMERP. 2010. (Congresso).
Colação de Grau - 1º Turma de Enfermagem FAIMI.Paraninfa da colação de grau 1º turma de Enfermagem FAIMI. 2010. (Outra).
Curso Pró-Saúde "Sistematização da Assitencia de Enfermagem na Atenção Basica de Saude"..Curso Pró-Saúde "Sistematização da Assitencia de Enfermagem. 2010. (Outra).
I Encontro Ensino Serviço FAMERP/FUNFARME. 2010. (Encontro).
I Forum de Educação Sócio-educativa co Curso de Graduação em Enfermegam. 2010. (Outra).
II Encontro de Supervisores do progarma de Aprimoramento e Aperfeiçoamento FUNAFRME/FAMERP. 2010. (Encontro).
II Forum pró-Saúde FAMERP/Secratria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto. 2010. (Outra).
I Simpósio de Segurança do Paciente: polo São José do Rio Preto. 2010. (Simpósio).
Processo de Avaliação para a Graduação de Medicina e Enfermagem. 2010. (Oficina).
Protocolos de saúde: propostas para efetivar a implantação. 2010. (Oficina).
Semana de Enfermagem: o poder do cuidado. 2010. (Outra).
Agradecimento por apoio pretado ao HB II - Unidade Ilha Solteira.Agradecimento. 2009. (Outra).
Conferência Intermunicipal de Educação. 2009. (Outra).
Curso Panorama e Desenvolvimento de Atividades nos Cursos em Educação a distância.Curso Panorama e Desenvolvimento de Atividades nos Cursos em Educação a distância. 2009. (Outra).
I Encontro de Supervisores do Programa de Aprimoramento e Aperfeiçoamento FUNFARME/FAMERP. 2009. (Encontro).
I Forum Pró-Saúde FAMERP/Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto. 2009. (Oficina).
Prepapro e auto-aplicação de insulina: aspectos práticos. 2009. (Outra).
Simpósio de Terapia Intravenosa. 2009. (Simpósio).
A SAE na prática profissional: saúde coletiva, hospitalar e home care.Diagnóstico, prescrição e avaliação de enfermagem. 2008. (Outra).
III Encontro de Pesquisa do Curso de Graduação em Enfermagem FAMERP. 2008. (Encontro).
II Simpósio Internacional de Nutrição, Atividade física e Qualidade de vida.Avaliador de resumos e poster. 2008. (Simpósio).
Procesos Grupais. 2008. (Outra).
V Congresso Anual de Inicição Científica. Avaliador de resumos. 2008. (Congresso).
10º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação de Enfermagem.Avaliação Discente do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMERP. 2006. (Seminário).
Curso de Extensão em Sistematização da Assistência de Enfermagem.Exercícios de aplicação da SAE baseados em estudos clínicos. 2006. (Outra).
II Simpósio de Enfermagem em Oncologia. 2006. (Simpósio).
I Encontro de Capacitação Pedagógica do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMERP.I Encontro de Capacitação Pedagógica do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMERP. 2005. (Encontro).
Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina.Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina. 2004. (Encontro).
XII Semana da Enfermagem da FAMERP.Membro da Comissão Científica. 2004. (Outra).
3º Seminário Internacional de Educação.3º Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).
I Simpósio de Educação Médica da FAMERP.I Simpósio de Educação Médica da FAMERP. 2003. (Simpósio).
IX Encontro Científico da FAMERP.IX Encontro Científico da FAMERP. 2003. (Encontro).
XII Semana de Enfermagem da FAMERP.XII Semana de Enfermagem da FAMERP. 2003. (Outra).
8º Simpósiso Brasileiro de Comunicação em Enfermagem.8º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem. 2002. (Simpósio).
Curso de Liderança em Enfermagem.Curso de Liderança em Enfermagem. 2002. (Outra).
Curso de Sexualidade.Curso de Sexualidade. 2002. (Outra).
IX Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. IX Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. 2002. (Congresso).
Semana Científica da ABEn.Diagnósticos de enfermagem do paciente portador de fixador externo tipo Ilizarov segundo a taxonomia da NANDA e a teoria do autocuidado de Orem. 2002. (Outra).
XI Semana de Enfermagem da FAMERP.XI Semana de Enfermagem da FAMERP - Comissão Científica. 2002. (Outra).
Curso de Capacitação Docente na Construção Curricular.Curso de Capacitação Docente na Construção Curricular. 2001. (Outra).
Curso de primeiros Socorros.Curso de Primeiros Socorros. 2001. (Outra).
Aprendendo a Entrevistar e Anotar.Aprendendo a Entrevistar e Anotar. 2000. (Outra).
II Jornada de prevenção e Controle de Infecção Hospitalar.II Jornada de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. 2000. (Outra).
IX Semana de Enfermagem da FAMERP.IX Semana de Enfermagem da FAMERP. 2000. (Outra).
Aprimoramento Técnico Gerencial de Enfermagem.Aprimoramento Técnico Gerencial de Enfermagem. 1999. (Outra).
Como Redigir um Trabalho Científico.Como Redigir um Trabalho Científico. 1999. (Outra).
Fórum Internacional de Enfermagem.Fórum Internacional de Enfermagem. 1999. (Outra).
I Curso de Atualização em Feridas e Curativos.I Curso de Atualização em Feridas e Curativos. 1999. (Outra).
Seminário Final do Ano de Graduação - 1998.Seminário Final da Ano de Graduação - 1998. 1999. (Seminário).
Sistematização da Assistência de Enfermagem.Sistematização da Assistência de Enfermagem. 1999. (Outra).
VI Colóquio Pan-Americano de Investigação em Enfermagem.VI Colóquio Pan-Americano de Investigação em Enfermagem. 1998. (Outra).
VII Encontro Científico da FAMERP.VII Encontro Científico da FAMERP. 1998. (Encontro).
Punção Venosa Periférica com Cateteres de Última Geração.Punção Venosa Periférica com Cateteres de Última Geração. 1997. (Outra).
VII Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. VII Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. 1997. (Congresso).
VII Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. Membro da Comissão Científica. 1997. (Congresso).
VII Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. Ventilação Mecânica. 1997. (Congresso).
VI Semana de Enfermagem da FAMERP.VI Semana de Enfermagem da FAMERP. 1997. (Outra).
IV Jornada de Enfermagem Oncológica.IV Jornada de Enfermagem Oncológica. 1996. (Outra).
V Semana de Enfermagem da FAMERP.O Papel do Enfermeiro da Central de Materiais. 1996. (Outra).
V Semana de Enfermagem da FAMERP.Membro da Comissão Científica. 1996. (Outra).
V Semana de Enfermagem da FAMERP.V Semana de Enfermagem da FAMERP. 1996. (Outra).
Curso de Ética e Pedagogia Forense.Curso de Ética e Pedagogia Forense. 1995. (Outra).
IV Semana de Enfermagem da FAMERP.IV Semana de Enfermagem da FAMERP. 1995. (Outra).
Palestra: O manejo da náusea e vômito do paciente submetido à radio e quimioterapia.Palestra: O manejo da náusea e võmtio do paciente submetido à radio e quimioterapia. 1995. (Outra).
Curso de Didática para Professores de Ensino Superior.Curso: Didática para professores de ensino superior. 1994. (Outra).
Curso de Processo de Enfermagem.Curso de Processo de Enfermagem. 1994. (Outra).
V Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Manuseio de Material Pérfuro-cortante. 1994. (Outra).
Atendimento Inicial ao Politraumatizado.Atendimento Inicial ao Politraumatizado. 1993. (Outra).
Curso de Comunicação Interpessoal.Curso de suprimento: Comunicação Interpessoal. 1993. (Outra).
Desenvolvimento em Vigilância Epidemiológica - AIDS.Programa de Desenvolvimento em Vigilância Epidemiológica:módulo de doenças - AIDS. 1993. (Outra).
Desenvolvimento em Vigilância Epidemiológica - Leishmaniose.Programa de Desenvolvimento em Vigilância Epidemiológica: módulo de doenças - Leishmaniose. 1993. (Outra).
I Jornada de Infecção Hospitalar em Cirurgia.I Jornada de Infecção Hospitalar em Cirurgia. 1993. (Outra).
Introdução ao PC.Curso de suprimento I: Introdução ao PC. 1993. (Outra).
Metodologia e Pesquisa.Metodologia e Pesquisa. 1993. (Outra).
V Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. V Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. 1993. (Congresso).
Atestado de Óbito.Atestado de óbito. 1992. (Outra).
Curso de Atendimento Interdisciplinar em Pediatria.Curso de Atendimento interdisciplinar em pediatria. 1992. (Outra).
Curso de Atendimento Interdisciplinar em Pediatria.Enfermagem e a Criança com HIV e/ou AIDS. 1992. (Outra).
Curso de Relações Humanas no Trabalho II.Curso de suprimento I: Relações humanas no trabalho II. 1992. (Outra).
Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar.Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar. 1992. (Outra).
I Encontro de Educadores em Saúde Pública e Enfemeiros - Prevenção e Controle da AIDS.I Encontro de educadores em saúde pública e enfermeiros - preveção e controle da AIDS. 1992. (Encontro).
Jornada de Atualização em Imunizações.Jornada de Atualização em Imunizações. 1992. (Outra).
Programa de Controle em Hanseníase.Programa de Controle em Hanseníase. 1992. (Outra).
Conferência Nacional em Controle de Infecção.Conferência Nacional em Controle de Infecção. 1991. (Outra).
Curso de Relações Humanas II.Curso de suprimento II: Relações humanas. 1991. (Outra).
Encontro da Comissões Regionais de Cólera.Encontro das Comissões Regionais de Cólera. 1991. (Encontro).
IV Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. IV Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. 1991. (Congresso).
Semana Interna de Prevenção de Acidentes.Palestrante. 1990. (Outra).
41º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1989. (Congresso).
I Curso de Educação em Serviço: limpeza e desinfecção do ambiente hospitalar.Coordenadora e orientadora. 1989. (Outra).
II Curso de Educação em Serviço: Reciclagem de Procedimentos.Coordenadora e orientadora. 1989. (Outra).
III Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. 1989. (Congresso).
III Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. Secretária de Mesa. 1989. (Congresso).
Palestra de Desinfecção Hospitalar. 1989. (Outra).
Palestra de Infecção Hospitalar. 1989. (Outra).
XII Semana da Enfermagem. 1989. (Outra).
Jornada de Saúde Mental. 1988. (Outra).
Jornada Internacional de Infecção Hospitalar. 1988. (Outra).
1º Encontro de Egressos do Curso de Infecção Hospitalar de Brasília. 1987. (Encontro).
Participação em bancas
BRANDÃO, V. Z.; BECCARIA, L. M.; NAOUM, F. A.; KUSSUMOTA, L.; PARRO, M. C.. Complicações do Cateter Venoso Central em Pacientes Submetidos ao Transplante de Células Tronco HEMATOPOETICAS EM HOSPITAL DE ENSINO. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.; PERROCA, M. G.; LAUS, A. M.;SOLER, Zaida Aurora Sperli Geraldes; SPIRI, W. C.. Avaliação de pacientes: estudo da concordância entre duas abordagens - um instrumento de classificação e raciocínio clínico. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.CESARINO, C. B.; PINTO, M. H.; NETINHO, J. G.; VENDRAMINI, S. H. F.. A percepção do estar estomizado e sua qualidade de vida. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.; BATIGALIA, F.; BECCARIA, L. M.; CROTI, U. F.; SOUZA, D. R. S.. Epônimos na cardiologia: praticalidades e inadequações na tradução. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.; BURDMANN, E. A.;CESARINO, C. B.; PINTO, M. H.; LIMA, E. Q.. Mortalidade da lesão renal aguda.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
RIBEIRO, Rita de Cássia Helú MendonçaBRANDÃO, V. Z.; BERTOLIN, D.. Prática Docente em Enfermagem para Educação a Distância com Ambiente Virtual de Aprendizagem e Ferramentas Digitais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
CESARINO, C. B.BRANDÃO, V. Z.; Marielza Regina Ismael Martins. Estratégias de Enfrentamento em Pacientes com Dor Neuropática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
PASCOAL, Vânia Del' Arco; BERTOLIN, D.;CESARINO, C. B.; Werneck, A. L.;BRANDÃO, V. Z.. Limitação de Atividades em Pessoas em Pós Alta Medicamentosa de Hanseniase. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BECCARIA, L. M.; Jabur, M.R.L.;BRANDÃO, V. Z.. Segurança do Paciente na Percepção de Docentes e Discentes de Graduação em Enfermagem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BECCARIA, L. M.; RODRIGUES, C. D. S.; PINTO, M. H.; BRANDAO, V. Z.;BRANDÃO, V. Z.. Complicações Associadas ao Cateter Venoso Central de Pacientes em Transplante de Medula Óssea. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.; PERROCA, M. G.;SOLER, Zaida Aurora Sperli Geraldes; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues; GAZETTA, C. E.. O processo de trabalho do enfermeiro em oncologia. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.; PINTO, M. H.;RIBEIRO, Rita de Cássia Helú Mendonça; PAVARINO, E. C.; MANIGLIA, J. V.. Assistência de enfermagem ao paciente idoso e diabético. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.; RÚBIO, F. G.; NOGUEIRA, M. C. L.; PINTO, M. H.; DIBO, M. R.. Epidemiologia dos bacilos gram negativos multirresistentes intra hospitalares. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.; GAZETTA, C. E.; PANSIERA, D. C. B.. Principais características do traumatismo cranio encefálico e seus cuidados de enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO.
BRANDÃO, V. Z.; MACHADO, R. L. D.; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues. Enteropatógenos e comensais em escolares e funcionários de escola pública do município de Mirassol/SP, Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO.
BRANDÃO, V. Z.; PANSIERA, D. C. B.; GAZETTA, C. E.. A importância da sistematização da assistência de enfermagem: uma revisão de literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO.
BRANDÃO, V. Z.; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues; VERAS, M. C.. A importância da higienização das mãos na prevenção de infecções hospitalares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO.
BRANDÃO, V. Z.; BECCARIA, L. M.; IRIGOYEN, B. B. T. J.; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues;CESARINO, C. B.. Professor Adjunto Doutor na Área de Enfermagem. 2010. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.RIBEIRO, Rita de Cássia Helú Mendonça; GAZETTA, C. E.; FARIA, Josimerci Ittavo Lamana; BECCARIA, L. M.. Professor Adjunto Doutor na Área de Enfermagem. 2010. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.CESARINO, C. B.; NOGUEIRA, M. S.; POLETTI, N. A. A.; KUSSUMOTA, L.. Professor Adjunto Doutor do Departamento de Enfermagem Geral. 2010. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Membro Titular - Gestão do Cuidado de Enfermagem e dos Serviços de saúde. 2010. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
CESARINO, C. B.BRANDÃO, V. Z.; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues. Professores na Área de Enfermagem da Fundação Municipal de Santa Fé do Sul. 2006. CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL.
BRANDÃO, V. Z.. Avaliadora de Poster no VII CAIC e 2ª Mostra das Ligas Acadêmicas FAMERP. 2010. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
Pompeo, D. A.;SOLER, Zaida Aurora Sperli GeraldesBRANDÃO, V. Z.. Comissão Avaliadora do Processo Seletivo do Programa de Pós -Graduação em Enfermagem - Nivel Mestrado. 2020. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Comissão de Gestão e Acompanhamento Local do Programa Pró - Pet Saúde. 2014. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Comite Científico de Avaliação dos Resumos Submetidos para o XI CAIC. 2014. Faculdade Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Membro do Comitê Avaliador dos Relatórios Finais de Bolsas BAP, BIC e PIBIC da FAMERP. 2013. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Participou da COMISSÂO que representou documento com a retificação das Normas Regulamentadores sobre o Rendimento Escolar e Jubilamento dos Cursos de Medicina e Enfermagem da FAMERP. 2013. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Membro da Comissão para elaboração de relatório de Renovação do Recredenciamento da Faculdade de Medicina de Rio Preto. 2013. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Comissão de Gestão e Acompanhamento Local do Programa Pró-Pet saúde. 2013. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Compor Camara de Graduação - Coordenadora dos Cursos de Graduação em Enfermagem. 2013. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Avaliadora de Poster do IX CAIC e 4ª Mostra de Ligas Acadêmicas da FAMERP. 2012. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Membro do Comitê Avaliador dos Relatórios Finais de Bolsas BAP, BIC e PIBIC da FAMERP. 2012. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Avaliadora de Poster do VIII Encontro Interdisciplinar de Aprimorandos e Aperfeiçoandos FUNFARME/FAMERP. 2011. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Representante de Categoria Adjunto. 2011. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Comissão Operacional dos Cursos de Graduação da FAMERP. 2010. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Subchefe - Disciplina de O Processo de Cuidar. 2010. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Membro do Comitê Avaliador dos Relatórios Finais de Bolsas BAP, BIC e PIBIC da FAMERP. 2009. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Avaliadora de Poster do VI Encontro Interdisciplinar de Aprimorandos e Aperfeiçoandos FUNFARME/FAMERP. 2009. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Comissão de Apoio à implementação e Avaliação do PRÓ - SAÚDE II. 2009. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Constituir Comissão Central e Operacional. 2009. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Coordenadora Auxiliar do Curso de Graduação em Enfermagem. 2009. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Representante do Curso de Enfermagem. 2009. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Representante Docente na comissão do C.A.S.A CENTRO DE APOIO SOCIAL AO ALUNO. 2009. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Membro do Comitê Avaliador dos Relatórios Finais de Bolsas BAP, BIC e PIBIC-CNPq da Famerp. 2009. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Avaliadora e comentadora da Sessão Poster do IX Encontro Científico da FAMERP. 2003. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Elaboração da Nova Proposta Pedagógica do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMERP. 2002. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
BRANDÃO, V. Z.. Concurso de admissão para o curso de aprimoramento na área de enfermagem em emergência. 1999. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
Orientou
M; de Oliveira; Diagnósticos de enfermagem em emergência; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Emergência) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Fatores de risco da doença arterial coronariana: revisão de literatura; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Humanização da assistência de enfermagem em centro cirúrgico: uma análise da literatura; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em centro cirúrgico) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Infecção de sítio cirúrgico: falha no processo de materiais vídeo-laparoscópicos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em centro cirúrgico) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Cirurgia bariátrica e o pós-operatório; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em centro cirúrgico) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Visita pré-operatória: o primeiro passo para o desenvolvimento da sistematização da assistencia de enfermagem perioperatória; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em centro cirúrgico) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Anestesia geral: medicamentos utilizados e principais complicações; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em centro cirúrgico) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
A importância do uso de indicadores de gestão na qualidade do servço prestado em centro cirúrgico; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em centro cirúrgico) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Motociclista em acidente de trânsito: revisão de literatura; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Emergência) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Proposta de um instrumento de coleta de dados na implantação da sistematização da assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva; 2004; 21 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Unidade de Terapia Intensiva) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Diagnóstico de enfermagem em pós-operatório de cirurgia cardíaca; 2004; 24 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Unidade de Terapia Intensiva) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
A importância do exame físico para a sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva; 2004; 27 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Unidade de Terapia Intensiva) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Estresse do enfermeiro: uma realidade; 2002; 16 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Enteropatógenos e comensais em escolares e funcionários de escola pública do município de Mirassol/SP, Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
A importância da sistematização da assistência de enfermagem: uma revisão de literatura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
A importância da higienização das mãos na prevenção de infecções hospitalares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Sistematização da assistência de enfermagem a um paciente submetido a artroplastia total de quadril: estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Incidência da sintomatologia gástrica em acadêmicos da FAMERP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Faculdade Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Reflexões bioéticas sobre morte e morrer: uma revisão de literatura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Visão e sentimentos da enfermagem perante a morte; 2004; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Administração de injeção intramuscular numa unidade de emergência; 2004; 24 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Estresse da equipe de enfermagem no centro cirúrgico; 2004; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Banco de leite humano: revisão bibliográfica; 2003; 11 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
O custo do paciente com infecção hospitalar; 2001; 10 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Os sentimentos do paciente em tratamento hemodialítico; 2001; 10 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Vânia Zaqueu Brandão;
Produções bibliográficas
-
ESTEVES, M. ; VENDRAMINI, S. H. F. ; SANTOS, M. L. S. G. ; BRANDÃO, V. Z. ; SOLER, Z. A. S. G. ; LOURENÇÂO, L. G. . Quality of life of hypertensive and diabetic elderly in an outpatient clinic. MEDICINA (RIBEIRAO PRETO. ONLINE) , v. 50, p. 18-28, 2017.
-
BRANDÃO, V. Z. ; SOLER, Zaida Aurora Sperli Geraldes . Implementação do processo de enfermagem para um paciente com fixador externo Ilizarov: estudo de caso. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP) , v. 13, p. 166-169, 2006.
-
VIEIRA, Vivian Bruna ; PATINE, F. S. ; BRANDÃO, V. Z. . Sistematização da assistência de enfermagem em um ambulatório de hanseníase: estudo de caso. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP) , v. 11, p. 84-87, 2004.
-
BRANDÃO, V. Z. ; RAMIN, C. S. A. ; CESARINO, C. B. ; RIBEIRO, Rita de Cássia Helú Mendonça . A música como elemento facilitador na interação docente-aluno. Revista Eletrônica Scielo, Scielo, 2002.
-
BRANDÃO, V. Z. ; RIBEIRO, Rita de Cássia Helú Mendonça ; SPAGNOL, C. A. ; AGUERRY, C. S. ; CARVALHO, V. T. . Revista de Enfermagem Indexadas. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 07, n.03, p. 95-98, 1999.
-
BRANDÃO, V. Z. ; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues ; RÚBIO, F. G. ; SALOMÃO, Maria Lúcia Machado . Distribuiçaõ de 1642 infecções hospitalares no Hospital de Base: 1991 à 1994. Revista Regional de Ciências , São José do Rio Preto, v. 4, n.1, p. 127-132, 1995.
-
BRANDÃO, V. Z. ; CESARINO, C. B. ; GAZETTA, C. E. ; BECCARIA, L. M. ; POLETTI, N. A. A. . Curso de Formação Docente - Trabalhos de Conclusão de Curso. 1ª. ed. São Paulo: FUNDAP, 2012. v. 1. 403p .
-
BRANDÃO, V. Z. ; CESARINO, C. B. ; BECCARIA, L. M. ; POLETTI, N. A. A. ; ALVES, S. M. ; LOPES, E. C. . Curso de Formação Docente - Trabalhos de Conclusão de Curso. 1. ed. São Paulo: FUNDAP, 2012. v. 1. 403p .
-
BRANDÃO, V. Z. ; CESARINO, C. B. (Org.) ; POLETTI, N. A. A. (Org.) ; BECCARIA, L. M. (Org.) ; RODRIGUES, I. C. (Org.) . Curso de Formação Docente - Trabalhos de Conclusão de Curso. 1. ed. São Paulo: FUNDAP, 2012. v. 1. 403p .
-
PERES, Giovana R P ; BRANDÃO, V. Z. . Visão e sentimentos da enfermagem perante a morte: uma revisão bibliográfica.. In: I Congresso Anual de Iniciação Científica, 2004, São José do Rio Preto. Anais do I Congresso Anual de Iniciação Científica. Botucatu: Gráfica e Editora Tipomic Ltda.. v. 11. p. 73-73.
-
VIEIRA, Vivian Bruna ; PATINE, F. S. ; BRANDÃO, V. Z. . Sistematização da assistência de enfermagem em um ambulatório de hanseníase: estudo de caso. In: I Congresso Anual de Iniciação Científica, 2004, São José do Rio Preto. Anais do I Congresso Anual de Iniciação Científica. Botucatu: Gráfica e Editora Tipomic Ltda.. v. 11. p. 5-5.
-
VIEIRA, Vivian Bruna ; BRANDÃO, V. Z. . Sistemas de classificação em enfermagem. In: I Congresso Anual de Iniciação Científica, 2004, São José do Rio Preto. Anais do I Congresso Anual de Iniciação Científica. Botucatu: Gráfica e Editora Topimic Ltda.. v. 11. p. 45-45.
-
BRANDÃO, V. Z. ; RIBEIRO, Rita de Cássia Helú Mendonça ; FARIA, Josimerci Ittavo Lamana ; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues . O projeto político pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMERP: missão, visaõ, perfil e estrutura curricular.. In: 7º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2003, Brasilia, 2003.
-
BRANDÃO, V. Z. ; RAMIN, C. S. A. ; CESARINO, C. B. ; RIBEIRO, Rita de Cássia Helú Mendonça . A música como elemento facilitador na interação docente-aluno.. In: 8º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, Ribeirão Preto. Revista do 8º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002. v. 2.
-
BRANDÃO, V. Z. ; RAMIN, Célia Souza de Araújo ; RIBEIRO, Rita de Cássia Helú Mendonça ; SOLER, Zaida Aurora Sperli Geraldes . Fontes de (in)ormação na educação sexual de acadêmicas de enfermagem. In: 9º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2004, Ribeirão Preto. 9º SIBRACEn - Comunicação em enfermagem na era digital., 2003. p. 57-57.
-
BRANDÃO, V. Z. ; VIEIRA, Vivian Bruna . Diagnósticos de enfermagem em hanseníase.. In: VII Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem: a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Sistema Único de Saúde., 2004, Belo Horizonte. A sitematização da assistência de enfermagem e o sistema único de saúde., 2003. p. 157-157.
-
BRANDÃO, V. Z. ; VIEIRA, Vivian Bruna ; FARIA, Tamara V . Sistematização da assistência de enfermagem a um paciente idoso com fratura de fêmur provocada por queda. In: 4º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2004, Santos. Gerontologia, 2004. v. 12. p. 24-24.
-
BRANDÃO, V. Z. ; BOLDRIN, Ana Carolina ; JANAÍNA . O uso do indicador biológico no monitoramento da eficácia da esterilização por autoclave.. In: 11º Congresso Panamericano de Profesionales de Enfermeria e 55º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2003, Rio de Janeiro. 11º Congresso Panamericano de Profesionales de Enfermeria e 55º Congrsso Brasileiro de Enfermagem, 2003. p. 234-234.
-
BRANDÃO, V. Z. ; CARDOSO, Ana Carolina B ; FERREIRA, Janaína A . O uso do indicador biológico no monitoramento da eficácia da esterilização por autoclave. In: IX Encontro Científico da FAMERP, 2003, São Jose do Rio Preto. HB Científica - Suplemento especial, 2003. p. 20-20.
-
BRANDÃO, V. Z. ; LÚCIO, Flávia D ; PERES, Giovana R P . O uso da região ventro-glútea na adiminstração de injeção intramuscular. In: IX Encontro Científico da FAMERP, 2003, São José do Rio Preto. HB Científica - suplemento especial, 2003. p. 81-81.
-
BRANDÃO, V. Z. ; PINTO, M. H. . Diagnóstico de enfermagem ao laringectomizado segundo a taxonomia da NANDA. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem - A concretude social e política da enfermagem, 2001. p. 124-124.
-
BRANDÃO, V. Z. ; ITTAVO, J. ; RAMIN, C. S. A. . Educação continuada em um hospital de ensino: participação do enfermeiro. In: 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, Olinda. Anais do 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000. p. 124-124.
-
BRANDÃO, V. Z. ; NASCIMENTO, A. G. S. ; ANANIAS, A. . Formas de comunicação enfermeiro-paciente durante o atendimento de emergência num hospital escola. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congreso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. Anais do 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congreso Pananmericano de Enfermería, 1999. p. 508-508.
-
BRANDÃO, V. Z. ; ANGELINI, J. F. ; BARCELOS, M. D. . Caracterização de pacientes com cetoacidose diabética: um estudo retrospectivo. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congreso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. Anais do 51º ongresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congreso Panamericano de Enfermería, 1999. p. 645-645.
-
BRANDÃO, V. Z. . Banho de leito: utopia ou realidade?. In: VIII Congresso de Enfermag do Oeste Paulista, 1999, São José do Rio Preto. XVI Congresso Médico do Oeste Paulista - A medicina do terceiro milênio, 1999.
-
BRANDÃO, V. Z. . Comunicação enfermeiro-paciente na unidade de emergência. In: VIII Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 1999, São José do Rio Preto. XVI Congresso Médico do Oeste Paulista - A medicina do terceiro milênio, 1999.
-
BRANDÃO, V. Z. ; RIBEIRO, Rita de Cássia Helú Mendonça . Usando a música na interação do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico com a equipe de saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia, 1998, Porto Alegre. Anais do IX Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia, 1998.
-
BRANDÃO, V. Z. ; RAMIN, C. S. A. . Aspectos teóricos da pneumonia hospitalar em CTI: avaliação dos enfermeiros. In: 48º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1996, São Paulo. Anais do 48º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1996. p. 397-397.
-
BRANDÃO, V. Z. ; BECCARIA, L. M. ; CESARINO, C. B. ; FURLAN, M. F. F. M. . Experiência do Núcleo de Apoio ao Ensino de Enfermagem da FAMERP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRANDÃO, V. Z. ; CESARINO, C. B. ; BECCARIA, L. M. ; FURLAN, M. F. F. M. . Programa de Tutoria do Curso de Enfermagem da FAMERP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRANDÃO, V. Z. ; GROTTO, D. R. . Percepção e sentimentos de profissionais de enfermagem de UTI geral frente a morte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDÃO, V. Z. ; GROTTO, D. R. ; CHIACHIO, J. P. ; SQUIZATO, F. R. . Significado de morte-morrer para os acadêmicos da FAMERP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRANDÃO, V. Z. ; BECCARIA, L. M. ; CESARINO, C. B. ; FURLAN, M. F. F. M. . Experiência do Núcelo de Apoio ao Ensino em Enfermagem da FAMERP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRANDÃO, V. Z. ; POLETTI, N. A. A. ; BECCARIA, L. M. ; CESARINO, C. B. . Sentido conferido ao curso de formação docente em educação profissional técnica na área da saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRANDÃO, V. Z. . Atualização sobre sistematização da assistência de enfermagem: NANDA, NIC e NOC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRANDÃO, V. Z. . Enfermagem como profissão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRANDÃO, V. Z. . Sistematização da Assistência de Enfermagem X Processo de Enfermagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRANDÃO, V. Z. . Exame físico para enfermeiro: módulo adulto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRANDÃO, V. Z. . Diagnóstico de Enfermagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRANDÃO, V. Z. . Como eu faço a sistematização da assistência de enfermagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRANDÃO, V. Z. . A atuação do enfermeiro ortopédico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRANDÃO, V. Z. ; PICOLO, Giovana ; LUCIO, Flávia . O uso da região ventro-glútea na administração de injeção intramuscular. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDÃO, V. Z. ; VIEIRA, Vivian Bruna ; PASCOAL, Vânia Del' Arco . Diagnósticos de enfermagem em hanseníase. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDÃO, V. Z. ; FARIA, Josimerci Ittavo Lamana ; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues ; PASCOAL, Vânia Del' Arco . Capacitação docente no Curso de Graduação em enfermagem da FAMERP: um relato de experiencia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRANDÃO, V. Z. ; RIBEIRO, Rita Cássia Helú Mendonça ; VIEIRA, Maria Rita Rodrigues ; FARIA, Josimerci Ittavo Lamana . O projeto político pedagógico do Curso de graduação em Enfermagem da FAMERP: missão, visão, perfil e estrutura curricular. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRANDÃO, V. Z. ; RAMIN, C. S. A. ; CESARINO, C. B. ; RIBEIRO, R. C. H. M. . 8º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRANDÃO, V. Z. . Diagnósticos de enfermagem do paciente poratdor de fixador externo tipo Ilizarov. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRANDÃO, V. Z. . Avaliação da técnica do banho de leito no hospital de Base de São José do Rio Preto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDÃO, V. Z. . Percepções dos graduandos de enfermagem: o ensino x aprendizagem na mudança curricular. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDÃO, V. Z. . Proposta de um modelo da ficha para anotação de enfermagem. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDÃO, V. Z. ; SALOMÃO, Maria Lúcia Machado ; GOLIM, C. O. ; GONGORA, D. N. V. ; GONGORA, F. ; BARBON, T. R. A. . Distribuição de 745 pacientes com AIDS - CDC IV do município de São José do Rio Preto - SP. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BRANDÃO, V. Z. . Experiências e Desafios na Famerp Integração Ensino-Serviço no II Forum de Educação da FAMERP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Prêmios
2012
1º classifcado no Izabel dos Santos - Sentido Conferido ao Curso de Formaçao Docente em Educação Técnica na Área de Saúde, 13º SENADEn.
2003
3º lugar na Sessão Poster - O uso do indicador biológico no monitoramento da eficácia da esterilização por autoclave, FAMERP.
1998
Prêmio especial - Percepções dos graduandos de enfermagem: o ensino X aprendizagem na mudança curricular, FAMERP/FUNFARME/CA/ABEn.
1993
1º lugar do Tema Livre - Proposta de assistência sistematizada de enfermagem ao paciente cirúrgico, ABEn - SENAC de São José do Rio Preto.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Autarquia Estadual, Curso de Graduação Em Enfermagem. , Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416, São Pedro, 15090000 - São José do Rio Preto, SP - Brasil, Telefone: (17) 32015822, Fax: (17) 32276201, URL da Homepage:
Experiência profissional
1988 - Atual
Faculdade de Medicina de São José do Rio PretoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Graduação Em Enfermagem, Curso de Graduação Em Enfermagem.,Atividade realizada, Membro do Núcleo de Apoio ao Ensino de Enfermagem da FAMERP.
-
08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Graduação Em Enfermagem.,Cargo ou função, Representante Docente do Curso de Enfermagem no Centro de Apoio Social ao Aluno.
-
12/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Graduação Em Enfermagem, Departamento de Enfermagem Geral.,Linhas de pesquisa
-
03/1993
Ensino, Graduação Em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia e semiotécnica, Enfermagem cirúrgica, Fundamentos do processo de cuidar em enfermagem, O processo de cuidar, Sistematização da assistência de enfermagem do adulto
-
09/2004 - 09/2006
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Graduação Em Enfermagem, Curso de Graduação Em Enfermagem.,Atividade realizada, Chefia de Departamento.
-
11/2005 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Graduação Em Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão Operacional do Processo de Transferência do Curso de Graduação em Enfermagem.
-
12/2001 - 08/2004
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Graduação Em Enfermagem, Curso de Graduação Em Enfermagem.,Atividade realizada, Coordenadora de da 3ª série.
-
07/2002 - 07/2004
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Graduação Em Enfermagem, Curso de Graduação Em Enfermagem.,Atividade realizada, Chefia de Disciplina - Enfermagem cirúrgica.
2020 - Atual
Diertório dos Gropos de Pesquisa no Brasil - LATTESVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Nome do grupo de estudo: Formação e Desenvolvimento Educacional na Saúde
2014 - 2015
Instituto do CoraçãoVínculo: Membro do Comite de Ética, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 1
1994 - 1997
Colégio Comércial de José BonifácioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Carga horária: 4
Atividades
-
01/1994 - 01/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Anatomia e fisiologia humanas, Enfemagem médica, Ética profissional
1985 - 1988
Fundação Hospitalar do Distrito FederalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36
Atividades
-
01/1985 - 04/1988
Serviços técnicos especializados , Hospital Regional de Sobradinho, Clínica Cirúrgica.,Serviço realizado, Chefia da clínica cirúrgica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vania Zaqueu Brandão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?