Lucyana Sobral de Souza

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena com Habilitação em Supervisão Escolar pela Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo S/C Ltda (2005), é pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2006), pós-graduada em Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, pós-graduanda em Docência e Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Tiradentes. Foi técnica pedagógica de ensino atuando no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SE), professora Assistente I do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Tiradentes no curso de Pedagogia, professora efetiva na rede Municipal de Educação de Aracaju e na rede Estadual de Educação de Sergipe. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem interesse em estudos sobre socialização, vida acadêmica, jovens e juventudes, educação profissional técnica integrada, gênero, formação de professores, didática e ensino de ciências.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Entre o projetado e o vivido: a socialização e as marcas das identidades socioprofissionais em jovens do IFPB
, Ano de obtenção: 2020. Adir Luiz Ferreira. Palavras-chave: Socialização; Identidades sociais e profissionais; Formação técnica; Ensino Médio Integrado.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia.

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Federal de Sergipe
Título: Abordagem de Gênero sobre alunos integrantes participantes do Projovem Urbano na cidade de Aracaju-Sergipe., Ano de Obtenção: 2013
Maria Helena Santana Cruz.Palavras-chave: ProJovem; Educação; Trabalho; Gênero.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Docência e Tutoria em EAD

2010 - Atual

Universidade Tiradentes
Título: Limites e possibilidades das ferramentas de interação em EaD

Especialização em Educ. Profis. Integ. ao Ens. Méd. na mod. de EJA

2008 - 2011

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe
Título: Política Pública de Educação de Jovens e Adultos: O Proeja e as Relações de Gênero
Orientador: Nara Vieira de Souza

Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior

2005 - 2006

Faculdade São Luís de França
Título: Uma História de Atuação do SENAI em Sergipe:1945-2000
Orientador: Bernardo de Jesus da Silva Filho

Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

2001 - 2005

Faculdade Pio Décimo - Campus I
Título: O Ensino de Matemática e a Formação do Pensamento Lógico- matemático
Orientador: Vera Lucia Maia Santos

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Produção de videoaulas. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2020 - 2020

?Workshop Metodologias Ativas 4.0?. (Carga horária: 8h). , EducaEthos: Escola de Formação Humana, EDUCAETHOS, Brasil.

2020 - 2020

Design de Materiais didáticos. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB, Brasil.

2020 - 2020

Polleverywhere. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB, Brasil.

2020 - 2020

Formação Google Sala de aula. (Carga horária: 24h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB, Brasil.

2010 - 2010

Mestrado em Educação (Disciplina Especial). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2008 - 2008

Mestrado em Educação ( Disciplina especial ). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2008 - 2008

Mestrado em Sociologia (Disciplina Especial). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

IV Seminário Virtual Internacional: As políticas de Educacionais e o avanço da extrema direita no Brasil e na América Latina. 2020. (Seminário).

Webinário: "Gênero, escola e docência: entre escolhas e compromisso pedagógico. 2020. (Outra).

Webnário: "Aspectos específicos sobre Inclusão e Acessibilidade na escola. 2020. (Outra).

11º Encontro Internacional de Formação de Professores.Gênero, diversidade e inclusão: temas necessários para à formação de professores. 2018. (Encontro).

11º Encontro Internacional de Formação de Professores.A expansão do ensino superior privado no decênio 2003-2013 e sua relação com orientações do Banco Mundial. 2018. (Encontro).

XII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Marcas da socialização: o que dizem estudantes sobre a experiência na universidade. 2018. (Outra).

VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Interfaces com as as relações étnico-raciais.Gênero, Cultura e Educação: Questões para o Currículo dos cursos de formação de professores. 2017. (Seminário).

XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualidades.Política Pública para a juventude: uma análise de gênero sobre o projovem urbano. 2015. (Outra).

5º Encontro de Formação de professores de Sergipe- Edição Internacional.ProJovem Urbano: Reflexões iniciais sobre a experiência de formação e qualificação profissional. 2012. (Encontro).

IV Encontro Norte/Nordeste de História da Educação. 2012. (Encontro).

Jornada de Mobilização Pedagógica. 2012. (Outra).

12ª Semana de Educação e 2º Infoeduc: Educação, Tecnologia e Diversidade.O papel da Escola Normal no Brasil para a formação de professores no século XIX. 2011. (Outra).

4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe.Política Pública de Educação de Jovens e Adultos: o PROEJA e as relações de gênero. 2011. (Encontro).

Capacitação Inicial para Docentes da UNIT- EAD. 2011. (Outra).

Jornada de Mobilização Pedagógica 2011.1. Oficina: A importância da Didática nas Práticas Educativas.. 2011. (Oficina).

V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Instrução Pública no século XIX:recorte prévio de algumas ideias e práticas pedagógicas modernas vivenciadas na educação brasileira.. 2011. (Outra).

V Encontro Sergipano de Educação.A Escola Normal no Brasi: reflexo da Educação idealizada no século XIX. 2011. (Encontro).

IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.A relação Trabalho e Educação: Um olhar sobre o curso do PROEJA- Técnico de Nível Médio em Desenho de Construção Civil. 2010. (Outra).

Jornada de Mobilização Pedagógica- Ensinar e Aprender. 2010. (Outra).

Jornada de Mobilização Pedagógica- Oficina: Metodologias Problematizadoras no Ensino Superior. 2010. (Oficina).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos..Política de formação de professores: e agora professora(or) vamos falar sobre gênero e diversidade na escola?. 2010. (Seminário).

10ª Semana de Educação: "Educação, Sociedade e Conhecimento: velhos problemas diante de novos desafios". 2009. (Outra).

10ª Semana de Educação: "Educação, Sociedade e Cultura: Velhos problemas diante de novos paradigmas"..Formação docente: Novos Saberes ao Trabalhador da Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Outra).

Capacitação Inicial do Programa "Se Liga Sergipe". 2009. (Encontro).

Encontro Pedagógico e Cultural do Município de Aracaju.Discutindo as Relações de Gênero na EJA: Uma leitura de mundo para além de um mero conceito gramatical.. 2009. (Encontro).

Seminário- O Núcleo de Pós-Graduação e a Pesquisa Educacional.."Educação Profissional: acesso e permanência das mulheres à formação profissionalizante para além do trabalho doméstico".. 2009. (Seminário).

FOCO IAS- Supervisores dos Programas Se Liga e Acelera Brasil. 2008. (Encontro).

2º Encontro do Fórum Permanente de Inovação Educacional -FOPIE-SE: Agressividade e Agressão contra Jovens e Adolescentes e Agressividade e Agressão de Jovens e Adolescentes - Uma visão Multiprofissional.. 2007. (Encontro).

3º Encontro do Fórum Permanente de Inovação Educacional - FOPIE-SE: Avaliação - Mitos e Verdades e seu Impacto na Aprendizagem.. 2007. (Encontro).

4º Encontro do Fórum Permanente de Inovação Educacional - FOPIE-SE: Conferência:Tecnologias na Educação.. 2007. (Encontro).

Curso de Introdução ao Pensamento Transdisciplinar. 2007. (Outra).

Seminário de Inclusão Digital: A educação além da sala de aula - "Pelo direito de Aprender".. 2007. (Seminário).

1º Encontro Sergipano sobre Interdisciplinaridade e Desenvolvimento Cognitivo.. 2006. (Encontro).

VII Conferência Estadual de Educação . A Educação e a Comunicação para a Transformação Social.. 2005. (Outra).

Curso de Extensão: TV na Escola e os Desafios de Hoje. Módulos I,II e III. 2004. (Outra).

Seminário : "Educação Inclusiva: Realidade e Perspectiva". 2004. (Seminário).

Curso de Capacitação para Professores do Ensino Fundamental- Técnicas Inovadoras com Base nos PCN'S. 2003. (Outra).

Curso de Práticas Pedagógicas- Módulo I e II. 2003. (Oficina).

Conferências , debates e mini- cursos: Novas Tecnologias Pedagógicas em Sala de aula . II SESSASE - Decisões Educacionais: Projeto Político Pedagógico e Avaliação.. 2002. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Educação .. 2002. (Congresso).

IV Semana de Educação e I Encontro Regional de Educação. Mini-curso : "Brinquedos, Cultura e Desenvolvimento".. 2002. (Encontro).

I Ciclo de Debates - Ações Políticas e Sociais na Educação. 2001. (Outra).

I Fórum Internacional de Educação da Faculdade São Luís- "Novas Perspectivas da Educação". 2001. (Outra).

II Fórum Permanente Contra a Violência - Simpósio: Direitos Humanos e Violência.. 1999. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Edivânia Paula Gomes de Freitas

SOUZA, L. S.; PEREIRA, Estephane E. L. D.; PATROCINIO, M. D. P.. Ações educativas em saúde e segurança do trabalho: um plano de intervenção para realização de uma SIPAT exitosa. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Valéria Camboin Góes

SOUZA, L. S.; OUVERNEY, Jamylle Rebouças; BARBOSA, I. M. B. R.. Geoprocessamento e questões ambientais em Cabedelo/PB. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Natanael Pereira de Sousa

SILVA, L. L. D.;SOUZA, L. S.; SILVA, D. F.. Visita Técnica como despertar profissional. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Kenya Gonçalves Nunes

ARAÚJO, M. da S.;SOUZA, L. S.; SILVA, A. R. A. da. Irrigação, uma prática que exige prática: uma análise do processo de ensino-aprendizagem. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Vilson Lacerda Brasileiro Junior

PEREIRA, Estephane E. L. D.; LIMA, I. M. M.;SOUZA, L. S.. Proposta de intervenção pedagógica para auxiliar a formação de alunos do Curso Técnico em Cuidados de Idosos. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Vilson Lacerda Brasileiro Junior

PEREIRA, Estephane E. L. D.;SOUZA, L. S.; SILVA, D. F.. Análise de Boas Práticas de Segurança Alimentar: intervenção pedagógica no curso Técnico de Restaurante e Bar. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Lígia Chaves Silva

OUVERNEY, Jamylle Rebouças;SOUZA, L. S.; GALDINO, Liz Jully Hiluey Correia. Aprendizagem baseada em problemas, por pares e role-playing: uma abordagem no Ensino Técnico Subsequente em Meio Ambiente. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: RAFAEL ROCHA SÁ

SOUZA, L. S.; BORBA, A. S. S.. A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(EJA) E O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO ECONÔMICA DO ESTUDANTE EM CORUMBÁ ? MS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Callyandra Formiga Queiroga de Almeida

SOUZA, L. S.; SOUZA, M. A.. UTILIZAÇÃO DA CULTURA MAKER NO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA DE POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CURSO DE TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: KALINE SILVA CASTRO

OUVERNEY, Jamylle Rebouças;SOUZA, L. S.; LIMA, R. L. E.. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIAS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: ALICE VITÓRIA SERAFIM BESERRA

RAMO, L. B.;SOUZA, L. S.; DIAS, L. S.. ATIVIDADES E EXPERIÊNCIAS COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O CURSO TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Ed. Profis., Científica e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Karolayny Rodrigues Henrique de Sousa

SOUZA, L. S.; RUFFO, Thiago L. de Melo; OUVERNEY, Jamylle Rebouças. ?ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES ORIUNDAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Daniele da Conceição Ramos

SOBRAL, Marcos Paulo de O.;SOUZA, L. S.; SANTANA, L. M.. REFLEXOS DA SÍNDEMIA DA COVID-19 PARA O ESTUDANTE DA ESCOLA PÚBLICA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: FLÁVIA LEOPOLDINA BEZERRA DA SILVA

SOBRAL, Marcos Paulo de O.;SOUZA, L. S.; SANTANA, L. M.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2017 E 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Karolayny Rodrigues Henrique de Sousa

RUFFO, Thiago L. de Melo;SOUZA, L. S.; OUVERNEY, Jamylle Rebouças. Ensino de Biologia em tempos de pandemia: experiências e reflexões oriundas do estágio supervisionado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Daniel de Lima Ribeiro

SOUZA, L. S.; RUFFO, Thiago L. de Melo; MACHADO, M. G.; LACERDA, D. O.. ?CONCEPÇÕES DOCENTES E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA O LÚDICO NA BIOLOGIA". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal da Paraíba.

Aluno: Janiele Pulquerio Santos

SANTOS, J. P. L. de S.;SOUZA, L. S.. ESTUDO DA ANATOMIA NO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?REFLEXÕES A PARTIR DA BNCC. 2020.

Orientou

Edineide Rodrigues Pereira Santos

A importância da humanização no Ensino de Biologia: contribuições para o ensino e a aprendizagem; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal da Paraíba; (Orientador);

Esther Cavalcanti de Oliveira

Percepções dos professores de ciências/biologia quanto a utilização de metodologias ativas de ensino nas escolas públicas do município de Cabedelo-PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal da Paraíba; Orientador: Lucyana Sobral de Souza;

Elisangela de Freitas Santos

Percepções discentes sobre o ensino remoto no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB ? Campus Cabedelo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal da Paraíba; Orientador: Lucyana Sobral de Souza;

Cíntia Moreira Lima

O ciber cordel como prática de ensino da Biologia de lepidópteros (borboletas) no ensino médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal da Paraíba; Orientador: Lucyana Sobral de Souza;

Edijane Targino Nascimento

As Práticas Experimentais Demonstrativas como um recurso para integração dos alunos no ensino de Biologia: contribuições e perspectivas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal da Paraíba; Orientador: Lucyana Sobral de Souza;

Elisangela Soares da Silva

Utilização de mapas mentais como ferramenta facilitadora da aprendizagem no ensino de biologia: um estudo de caso no ensino médio do IFPB - campus Cabedelo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Lucyana Sobral de Souza;

Evelyn Moreira Dias Gonzalez

A residência pedagógica no contexto das políticas educacionais para a formação docente no ensino de ciências e biologia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Lucyana Sobral de Souza;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, Darlene Almada ; SANTOS, José Carlos ; SOUZA, L. S. ; SANTOS, Mariângela Dias . Gestão Escolar. Aracaju: UNIT, 2012. 160p .

  • SOUZA, L. S. . Fundamentos e Metodologias da Matemática. 1ª. ed. Aracaju: UNIT, 2011. v. 1. 182p .

  • SOUZA, L. S. . Metodologia do Ensino da Alfabetização. 1. ed. Aracaju: UNIT- Universidade Tiradentes, 2010. 192p .

  • SOUZA, L. S. . Metodologia da Educação Infantil. 1. ed. Aracaju: UNIT - UNIVERSIDADE TIRADENTES, 2010. v. 62. 168p .

  • SOUZA, L. S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. . Percurso metodológico para estudo da relação entre a cultura acadêmica e socialização no ensino superior. In: Maria Salomé Lopes Fredrich; Maria Augusta Mundim Vargas; Auceia Matos Dourado. (Org.). Diálogos e práticas no campo da pesquisa qualitativa. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2021, v. , p. 1-606.

  • LIMA, CÍNTIA MOREIRA ; SOUZA, LUCYANA SOBRAL DE ; CAMAROTTI, MARIA DE FÁTIMA . AUDIODESCRIÇÃO DE FOLHETOS DE CORDÉIS: PODCAST COMO RECURSO DIDÁTICO DE INCLUSÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA DAS BORBOLETAS NO ENSINO MÉDIO. In: Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, 2022, IFPA. Anais do(a) Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, 2022.

  • BRAIANE, S. C. O. ; NASCIMENTO, R. M. M. ; SOUZA, L. S. . A Construção da Prática docente no estágio supervisionado através das metodologias ativas e do letramento científico. In: I Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2020. I Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2020.

  • SOUZA, L. S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. . Marcas da Socialização: O que dizem estudantes sobre a experiência na universidade. In: XII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2018, São Cristóvão. Educon. São Cristóvão: Educon, 2018. v. 12. p. 1-12.

  • SOUZA, L. S. ; Marcos Paulo de Oliveira Sobral . Gênero, diversidade e inclusão: temas necessários para à formação de professores. In: 11 Encontro Internacional de Formação de Professores e 12 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, 2018, Aracaju. 11 Encontro Internacional de Formação de Professores e 12 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional. Aracaju: 11 Enfope e 12 Fopie, 2018. v. 11. p. 1-12.

  • Lula de Medeiros, Lívia Cristina Cortez ; SOUZA, L. S. . A Expansão do Ensino Superior privado no decênio 2003-2013 e sua relação com orientações do Banco Mundial. In: 11 Encontro Internacional de Formação de Professores e 12 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, 2018, Aracaju. Anais do 11 Encontro Internacional de Formação de Professores e 12 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional. Aracaju: UNIT, 2018. v. 11. p. 1-15.

  • SOBRAL, Marcos Paulo de O. ; SOUZA, L. S. ; BARBOSA, Alexandre de Souza . Gênero e diversidade : Qual o lugar desses temas na formação de professores?. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize, 2018. v. 1.

  • SOUZA, L. S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. . A dinâmica Adaptativa na Universidade: O impacto da Socialização em um curso de Formação de professores. In: XXIV EPEN Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2018, João Pessoa. Anais das reuniões Regionais da Anped. Rio de Janeiro: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2018.

  • Cavalcante, Valéria Campos ; SANTOS, J. P. L. de S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. ; SOUZA, L. S. ; BARBOSA, Alexandre de Souza . Culturas, saberes e resistências de mulheres quilombolas da comunidade Oitero Penedo/AL. In: XX REDOR Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero, 2018, Salvador. Anais XX REDOR. São Paulo: Redor, 2018.

  • SOBRAL, Marcos Paulo de O. ; SOUZA, L. S. . Gênero, Cultura e Educação: questões para o currículo dos cursos de formação de professores. In: VI Seminário Nacional Gênero e práticas culturais: interfaces com as relações étnico-raciais, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: interfaces com as relações étnico-raciais. Fortaleza: EdUECE, 2017.

  • SOUZA, L. S. . Política Pública para a juventude: uma análise de gênero sobre o PROJOVEM Urbano. In: XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2015, Campina Grande. POLÍTICA PÚBLICA PARA A JUVENTUDE: UMA ANÁLISE DE GÊNERO SOBRE O PROJOVEM URBANO, 2015. v. 1. p. 1-23.

  • SOUZA, L. S. ; SOUZA, N. V. . Política Pública de Educação de Jovens e Adultos: o PROEJA e as relações de gênero. In: 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe - Edição Internacional, 2011, Aracaju. Encontro de Formação de Professores de Sergipe Ano 2011. Aracaju: UNIT, 2011. v. 2. p. 1-9.

  • SOUZA, L. S. . Instrução Pública no século XIX: recorte prévio de algumas ideias e práticas pedagógicas modernas vivenciadas na educação brasileira. In: V Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2011, São Cristóvão. V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2011.

  • SOUZA, L. S. ; Antônio Lucas da Paixão Santos ; CHAGAS, M. L. A. . A relação trabalho e Educação: Um olhar sobre o curso do PROEJA- Técnico de Nível Médio em Desenho de Construção Civil. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010.

  • SOBRAL, Marcos Paulo de O. ; SOUZA, L. S. . Política nacional de formação de professores; e agora professora(or) vamos falar sobre gênero e diversidade na escola?. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos., 2010, Florianópolis. Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Anais Eletrônicos. Florianópolis, 2010.

  • SOUZA, L. S. . Educação Profissional: acesso e permanência das mulheres à formação profissionalizante para além do trabalho doméstico. In: Seminário- O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional", 2009, São Cristóvão. O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009.

  • SOUZA, L. S. ; RAMOS, Arthur Souza ; SOUZA, C. A. V. ; PEREIRA, Kelven Felix . A Aprendizagem significativa por meio de estratégias metodológicas diversificadas: relato de uma experiência no curso de Licenciatura em Física do IFPB. In: I Encontro Internacional de Educação Profissional, 2016, João Pessoa. Anais do I Encontro Internacional de Educação Profissional. João Pessoa: IFPB, 2016.

  • Lula de Medeiros, Lívia Cristina Cortez ; SOUZA, L. S. . A expansão do Ensino Superior no decênio 2003-2013 e sua relação com orientações do Banco Mundial. 11º Encontro Internacional de Formação de Professores , 2018.

  • SOUZA, L. S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. . Gênero, diversidade e inclusão: temas necessários para à formação de professores. 11º Encontro Internacional de Formação de Professores , 2018.

  • SOUZA, L. S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. . Marcas da socialização: o que dizem estudantes sobre a experiência na universidade.. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade , 2018.

  • SOUZA, L. S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. . Gênero, Diversidade e Inclusão: temas necessários para à formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Lula de Medeiros, Lívia Cristina Cortez ; SOUZA, L. S. . A Expansão do Ensino Superior Privado no Decênio 2003-2013 e sua Relação com Orientações do Banco Mundial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. . Marcas da socialização: o que dizem estudantes sobre a experiência na universidade.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRAL, Marcos Paulo de O. ; SOUZA, L. S. ; BARBOSA, Alexandre de Souza . Gênero e Diversidade: Qual o lugar desses temas na formação de professores?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cavalcante, Valéria Campos ; SANTOS, J. P. L. de S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. ; SOUZA, L. S. ; BARBOSA, Alexandre de Souza . Culturas, saberes e resistências de mulheres quilombolas da comunidade Oitero Penedo/AL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRAL, Marcos Paulo de O. ; SOUZA, L. S. ; BARBOSA, Alexandre de Souza ; Cavalcante, Valéria Campos ; SANTOS, J. P. L. de S. . Educação, Gênero e Diversidade: percepções sobre corpo e sexualidade de estudantes em curso de formação de professores de Ciências Biológicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. ; SOBRAL, Marcos Paulo de O. . A dinâmica adaptativa na Universidade: O impacto da Socialização em curso de Formação de Professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRAL, Marcos Paulo de O. ; SOUZA, L. S. . Gênero, Cultura e Educação: questões para o currículo dos cursos de formação de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. ; FERREIRA, Adir Luiz . Socialização e afiliação estudantil: a relação com o processo de construção de identidades socioprofissionais de estudantes do IFPB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, L. S. . Política Pública para a Juventude: uma análise de gênero sobre o Projovem urbano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. ; Marcos Paulo de Oliveira Sobral ; BARBOSA, Alexandre de Souza . ProJovem Urbano: reflexões iniciais sobre a experiência de formação e qualificação profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. . Política Pública de Educação de Jovens e Adultos: o PROEJA e as relações de gênero.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. . Instrução Pública no século XIX: recorte prévio de algumas ideias e práticas pedagógicas modernas vivenciadas na Educação Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. . A Escola Normal no Brasil: reflexo da Educação idealizada no século XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. . O papel da Escola Normal no Brasil para a formação de professores no século XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. ; Antônio Lucas da Paixão Santos ; CHAGAS, M. L. A. . A relação Trabalho e Educação: um olhar sobre o curso do PROEJA- Técnico de Nível Médio em Desenho de Construção Civil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marcos Paulo de Oliveira Sobral ; SOUZA, L. S. . Política nacional de formação de professores: e agora professora(or) vamos falar sobre gênero e diversidade na escola?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. . Discutindo as Relações de Gênero na EJA: Uma leitura de mundo para além de um mero conceito gramatical.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. . "Educação Profissional: acesso e permanência das mulheres à formação profissionalizante para além do trabalho doméstico".. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. . Formação Docente: Novos Saberes ao Trabalhador da Educação de Jovens e Adultos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. S. . Alfabetizar letramento, um desafio na formação do professor. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • SOUZA, L. S. . Educação de jovens e adultos: Algumas notas metodológicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB - Campus Cabedelo. , Rua Santa Rita de Cássia, Jardim Camboinha, 58103772 - Cabedelo, PB - Brasil, Telefone: (83) 32485400

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profªefetiva do Ens. Bás., Téc. e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2025 - 2025

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Programa Partiu IF, Carga horária: 10

Atividades

  • 08/2023

    Direção e administração, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Coordenadora de Estágio e Relações Institucionais do IFPB campus Cabedelo.

  • 04/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Compor o Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.

  • 01/2021

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral, Estágio Curricular Supervisionado de Ensino I, Estágio Curricular Supervisionado de Ensino II

  • 02/2020

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral

  • 02/2025 - 12/2025

    Direção e administração, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica do Programa Partiu IF.

  • 12/2023 - 04/2024

    Direção e administração, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Programa Mulheres Mil do IFPB campus Cabedelo.

  • 05/2022 - 03/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Compor a comissão responsável pela elaboração do PPC do Curso Técnico Subsequente em Aquicultura, na modalidade EaD.

  • 02/2022 - 08/2022

    Direção e administração, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Coordenadora dos Cursos de Formação Inicial e Continuada em Operador de Beneficiamento de Pescado e Curso em Padeiro..

  • 02/2020 - 12/2020

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Ensino I

  • 02/2020 - 12/2020

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Ensino II

  • 06/2020 - 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Comissão responsável pela elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs de Formação Inicial e Continuada - FIC na modalidade EAD, oriundos da 2o Pactuação do TED No 9490, Programa Novos Caminhos SETEC/MEC.

  • 04/2020 - 06/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Comissão para elaborar os Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs de Formação Inicial e Continuada - FIC na modalidade EAD, oriundos do TED Nº 9350 da Pactuação SETEC/MEC IFPB.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Ensino II

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Ensino I

  • 04/2019 - 07/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral

  • 04/2019 - 07/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Ensino I

  • 04/2019 - 07/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Ensino II

  • 02/2019 - 05/2019

    Ensino, FIC - Formação Inicial e Continuada em Conhecimentos Básicos, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Orientação de Estudo

  • 02/2019 - 05/2019

    Outras atividades técnico-científicas , IFPB - Campus Cabedelo, IFPB - Campus Cabedelo.Atividade realizada, Coordenação de Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC).

  • 02/2019 - 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Coordenadora do Curso FIC "Conhecimentos para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio".

  • 03/2019 - 03/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I

  • 03/2019 - 03/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática como Componente Curricular II

  • 02/2019 - 03/2019

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino em Biologia II

  • 09/2016 - 10/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Comissão de Organização das Diretrizes curriculares para formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada no âmbito.

  • 06/2016 - 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Comissão de Apoio às atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

  • 06/2016 - 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Comissão para Organização da Semana de Diversidade e Gênero.

  • 04/2016 - 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Comissão para normatização de Trabalhos Acadêmicos no âmbito do IFPB.

  • 03/2016 - 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Elaboração do PPC do curso Técnico Integrado em Multimídia.

  • 02/2016 - 04/2016

    Ensino, FIC - Formação Inicial e Continuada em Conhecimentos Básicos, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Orientação de Estudos

  • 02/2016 - 04/2016

    Outras atividades técnico-científicas , IFPB - Campus Cabedelo, IFPB - Campus Cabedelo.Atividade realizada, Coordenação de curso de Formação Inicial e Continuada.

  • 11/2015 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Comissão para Implantação das Diretrizes Nacionais da Ed. em Direitos Humanos nos cursos de Ed. Superior e Técnica de Nível Médio.

  • 11/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPB - Campus Cabedelo.Cargo ou função, Construção de Curso FIC na área de Designer Gráfico do IFPB.

  • 10/2015 - 12/2015

    Ensino,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia do Trabalho Científico, Seminário de Iniciação à Pesquisa

  • 03/2015 - 09/2015

    Ensino, Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Aplicada ao Ensino de Física I, Sociologia da Educação

  • 03/2015 - 09/2015

    Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História e Legislação da Educação Brasileira

  • 10/2014 - 02/2015

    Ensino, Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Aplicada ao Ensino de Física I, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Sociologia da Educação

2013 - 2014

secretaria estadual de educação de sergipe

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 25

2010 - 2013

Universidade Tiradentes

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2013 - 03/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização da Educação Brasileira

  • 08/2012 - 09/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículos e Programas na Educação Básica

  • 07/2012 - 08/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Educação Infantil

  • 07/2012 - 08/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ensino e Pesquisa: Organização de Projetos

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Ensino I

  • 04/2012 - 05/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologias da Matemática

  • 11/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização da Educação Brasileira

  • 10/2011 - 11/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologias da Matemática

  • 08/2011 - 09/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículos e Programas na Educação Básica

  • 06/2011 - 07/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização do Trabalho Pedagógico

  • 03/2011 - 04/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Educacional

  • 12/2010 - 01/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Educação Infantil

  • 12/2010 - 01/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Alfabetização

  • 05/2010 - 06/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Alfabetização

2010 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista do FNDE, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora a Distância da disciplina Princípios de Educação a Distância oferecido pelo CESAD/UFS para os cursos de graduação.

2006 - 2014

Prefeitura Municipal de Aracaju

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

2005 - 2007

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica de Nível Superior, Carga horária: 40

2001 - 2005

Centro Educacional "Imaculada Conceição"

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20