Martinho Machado Junior
Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Mestre e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou até abril de 2012 como professor da Universidade do Vale do Itajaí, nos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Industrial Mecânica, Tecnologia em Construção Naval e Oceanografia, onde implantou o laboratório de Recursos Energéticos no curso de Engenharia Ambiental. Na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, ingressou em 2012, atuando como Professor Associado de Matemática e no período de 2019 a 2023 exerceu a função de diretor de campus. Realizou no período de 2024 a 2025 o pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal, no Departamento de Química - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), na pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos para divulgação científica de nanociência e nanotecnologia em museus de ciências e mídias sociais. Além disso é produtor audiovisual para o programa de Cultura Química em Arte, divulgado no canal do YouTube Quimica em Arte.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Química
2012 - 2015
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: INFLUÊNCIA DA TOPOGRAFIA NA FORÇA DE ATRITO EM PAPÉIS PARA EMBALAGENS
, Ano de obtenção: 2015. Profa. Dra. Selene Maria de Arruda Guelli Ulson de Souza. Coorientador: Prof. Dr. Ayres Ferreira Morgado. Palavras-chave: AFM; Papel kraft; Força Lateral; Rugosidade.
Mestrado em Engenharia Química
2006 - 2009
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Simulação Numérica da Separação de Misturas CH4/He e CO2/He em Colunas de Adsorção em Leito Fixo
, Ano de Obtenção: 2009.Selene M. A. Guelli Ulson de Souza.
Graduação em Física Licenciatura
1994 - 1998
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estagio de curricular
Orientador: Jose Andre Perez Angotti
Pós-doutorado
2024 - 2025
Pós-Doutorado. , Universidade de Aveiro, UA, Portugal. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física. , Grande Área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.
Formação complementar
2012 - 2012
Capacitação em Inglês "Intro A". (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2006 - 2006
A Tutoria em Cursos de Educação à Distância. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Nanotecnologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Segurança Alimentar.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Transferência de Calor; Processos Térmicos e Termodinâmicos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Recursos Energéticos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Matemática Aplicada.
Organização de eventos
M. Machado Jr. . Oficinas do I Festival de Inverno da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. 2012. (Festival).
M. Machado Jr. . DIVERSA UFFS - Dias de Integração. 2012. (Outro).
M. Machado Jr. . VIII Olimpíada Regional de Matemática. 2005. (Outro).
Participação em eventos
7o. Congresso Paranaense de Cidades Diogitais. 2019. (Congresso).
VIII Feira de Inovações das Ciências - Ficiencias 2019. UFFS. 2019. (Feira).
Global Conference on Polymer and Composite Materials.Developing analytical solutions for transverse, matrix magnification and fibre strain reduction in uniaxially aligned continuous fibre reinforced composites, based on the principle of conservation of strain energy and the Reuss rule. 2017. (Outra).
Global Conference on Polymer and Composite Materials.Friction Forces in Cellulose Fibers. 2017. (Outra).
Global Conference on Polymer and Composite Materials.Electrospinning chitosan blends for nonwovens with morphologies between nanofiber mat and membrane. 2017. (Outra).
"Socialização e Planos de Ensino". 2016. (Oficina).
Ciclo de Debates "Diálogo dos Saberes".Nanotecnologia: técnica e aplicações. 2016. (Encontro).
Docência na Educação Superior. 2016. (Oficina).
Sistema de Gerenciamento de Processos e Documentos. 2016. (Oficina).
V Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - FICIENCIAS. Análises preliminar de factibilidade de extraccion de aceite del alga Alexandrium Cantenella. 2016. (Feira).
V Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - FICIENCIAS. La acidez de las Frutas. 2016. (Feira).
V Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - FICIENCIAS. Análise/Teste: Otimização de combustível fóssil, utilizando hidrogênio como potencializador.. 2016. (Feira).
"A Pesquisa como Estratégia de Ensino". 2012. (Outra).
"Ensino Superior: Perspectivas para Aprender e Ensinar". 2012. (Outra).
Série Seminários em Engenharia Ambiental - SSEA 2009/I.ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS. 2009. (Seminário).
XXI COPINAVAL. 2009. (Congresso).
Simposio Acerca da Interação de Fotons e Elétrons com a Matéria.Branch ratio measurement of carbon tetrachloride by electron impact. 1996. (Simpósio).
Participação em bancas
MIYAHARA, R. Y.; de Paula, Daniel;M. Machado Jr.. ESTUDO DE HIDROXIAPATITA NÃO SINTÉTICA COM TIO2 E ZNO PARA UTILIZAÇÃO EM FILTRO SOLAR. 2023. Dissertação (Mestrado em NANOCIÊNCIAS E BIOCIÊNCIAS) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MIYAHARA, R. Y.; FREITAS, V. F.;M. Machado Jr.. Reaproveitamento de Vidro em Diferentes Escalas na Fabricação de Blocos Cerâmico. 2022. Dissertação (Mestrado em NANOCIÊNCIAS E BIOCIÊNCIAS) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SANTOS, S. A.; MIYAHARA, R. Y.;M. Machado Jr.. Proposta de Ensino de Física para a Educação do Campo com Apoio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SANTOS, S. A.; MARTINS, M. A.;M. Machado Jr.; Burak, D.. Modelagem na Educação Matemática na Formação Inicial dos Professores do Magistério: Uma Perspectiva para a Formação Matemática.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BASTOS, R. O.; SANTOS, S. A.;M. Machado Jr.. Ensino de Física Nuclear com Enfoque CTS por meio da Experimentação. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MIYAHARA, R. Y.;M. Machado Jr.; ROSA, E. A.. Enfoque CTSA e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas na Formação de Professores de Ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SANTOS, S. A.;M. Machado Jr.. Proposta de Ensino de Física para a Educação do Campo com Apoio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). 2018.
SANTOS, S. A.;M. Machado Jr.; Burak, D.. Modelagem Matemática na Formação Inicial de Docentes: Perspectivas para o Ensino de Matemática na Educação Básica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GUERRERO, P.; MENDES, M. M.;M. Machado Jr.. A música nas Práticas Educacionais em Escolas do Campo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
LERÍPIO, Alexandre de Ávila;M. Machado Jr.; Raulino Pedro Gonçalves. Proposta de um Programa de Gestão de Emissão de Gases de Efeito Estufa de acordo com a Norma ABNT NBR ISO 14064 para a Estação Antártica Comandante Ferraz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.
M. Machado Jr.; Franklin Misael Pacheco Tena; Claudemir Marcos Radetski. Implementação de um modelo matemático unidimensional de dispersão atmosferica de poluentes usando um esquema em diferenças finitas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.
M. Machado Jr.; LERÍPIO, Alexandre de Ávila; FERREIRA, George Luiz Bleyer. Estudo e análise de metodologias de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) como subsídio para a identificação de oportunidades de obtenção de créditos de carbono. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.
M. Machado Jr.; Franklin Misael Pacheco Tena; Claudemir Marcos Radetski. Implementação e validação de modelo computacional de dispersão atmosféricas de poluentes no Sistema Scilab. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.
M. Machado Jr.; RODRIGUES, C. D. O.; BONILLA, Ialo Rohrig. Comparativo do desempenho térmico do telhado verde com o de fibrocimento e o de Tetra Pak em ambiente controlado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.
M. Machado Jr.; Renato Buchele Rodrigues; Carla Arcoverde de Aguiar Neves. Vision - sistema de exposição e proteção para instrumentos musicais de corda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Industrial) - Universidade do Vale do Itajaí.
M. Machado Jr.; P. A. Nunes; A. M. dos Santos. Processo Seletivo para contratação de Professor de Magistério Superior Substituto da UFFS. 2016. Universidade Federal da Fronteira Sul.
M. Machado Jr.. Avaliador Voluntário no projeto TransformAção: transformando a relação das pessoas com a Energia. 2019. ENGIE BRASIL ENERGIA S.A.
Orientou
Estudo e construção de protótipo de aquecimento ôhmico para cozimento de produtos cárneos; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação Stricto sensu ? Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; (Coorientador);
Obtenção e aplicação de celulose de resíduos agroindustriais em filmes compósitos; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - (UFFS)Universidade Federal da Fronteira Sul, ; Coorientador: Martinho Machado Junior;
CONTRIBUIÇÃO DOS TEMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Empresa Junior da UFFS - Campus Laranjeiras; Orientador: Martinho Machado Junior;
METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: APRENDIZAGENS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE AULA MEDIADA E DA TEORIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Qúmica - Licenciatura) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Martinho Machado Junior;
Matemática Significativa nas Escolas do Campo: Elaboração de material paradidático fundamentado na Experiência de Aula Mediada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Martinho Machado Junior;
Metodologia de Ensino em Matemática:Teoria da Modificabilidade Cognitiva e Estrutural Aplicada ao Ensino de Matemática; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Martinho Machado Junior;
ANÁLISE DA SOLVÊNCIA ECONÔMICA DE UMA PROPRIEDADE CONTEMPLADA PELO PROGRAMA BALDE CHEIO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA PROPRIEDADE PRODUTORA DE LEITE NO MUNICIPIO DE NOVA LARANJEIRAS-PR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Martinho Machado Junior;
Aplicação de Instrumentos de análise da viabilidade econômico-financeira da atividade avícola em sistema de integração no município de Chopinzinho - PR para pequenas propriedades rurais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Martinho Machado Junior;
Um Estudo sobre Sistemas Termodinâmicos Aplicados às Embarcações; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Construção Naval) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Martinho Machado Junior;
Planejamento de Docagem de Embarcações na Foz do Rio Itajaí-açu; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Construção Naval) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Martinho Machado Junior;
Produções bibliográficas
-
LENHANI, GABRIELA CAROLINE ; DOS SANTOS, DAVID FERNANDO ; KOESTER, DAVI LUIS ; BIDUSKI, BARBARA ; DEON, VINICIUS GONÇALVES ; MACHADO JUNIOR, MARTINHO ; PINTO, VÂNIA ZANELLA . Application of Corn Fibers from Harvest Residues in Biocomposite Films. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT , v. 1, p. 1-12, 2021.
-
M. Machado Jr. ; S. M. A. Guelli U. Souza ; A. Ferreira Morgado ; P. G. Caldas ; F. Ptak ; R. Prioli . INFLUENCE OF CELLULOSE FIBERS AND FIBRILS TO NANOSCALE FRICTION IN KRAFT PAPER. CELLULOSE , v. 23, p. 2653-2661, 2016.
-
M. Machado Jr. ; SOUZA, Antonio Augusto Ulson de ; GUELLI U. DE SOUZA, S. M. A. . Simulação Numérica da Separação de Misturas CH4/He e CO2/He em Colunas de Adsorção em Leito Fixo.. Petro & Química , v. 320, p. 39-52, 2010.
-
M. Machado Jr. . Do Invisível Mundo Atômico ao Concreto Mundo de nossos Alunos. Educação Básica em (Re)Vista , v. 1, p. 55-62, 2008.
-
M. Machado Jr. ; MORAES, V. . A matemática e as mídias como instrumentos de emancipação das escolas do campo.. In: Alex Verdério; Ana Cristina Hammel; Marcos Gehrke. (Org.). Formação Continuada de Professores das Escolas Multisseriadas e Escolas Itinerantes do Paraná:práticas pedagógicas, história e realidade das escolas do campo. 1ed.Tubarão, SC: Copiart, 2018, v. 1, p. 121-166.
-
M. Machado Jr. . EXPERIÊNCIA DE AULA MEDIADA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL. In: Priscila Ribeiro Ferreira;Ana Paula Araujo Fonseca. (Org.). EXPERIÊNCIA DA UFFS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 1ed.Porto Alegre: Evangraf Ltda., 2014, v. , p. 129-150.
-
MACHADO JUNIOR, MARTINHO . A UFFS e seu potencial de contribuição para o desenvolvimento da Cantuquiriguaçu. Anuário Socioeconômico: Cantuquiriguaçu O Futuro é Agora, Laranjeiras do Sul, p. 112 - 113, 18 ago. 2021.
-
M. Machado Jr. ; Marcon, Lediane ; GOMES, A. P. . Aquecimento de água utilizando leira de compostagem. In: Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2012, Porto Alegre. VIII Simpósio Internacional de qualidade ambiental, 2012.
-
M. Machado Jr. ; GOMES, A. P. ; Marcon, Lediane . Aquecimento de água com uso de compostagem e comparativo teórico com outras formas de energia. In: VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2012, Criciuma. VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental. Porto Alegre: Eletrônica Deseño e Programação Visual, 2012.
-
MATTOS, T. N. S. ; CORASSA, A. R. S. ; PEREIRA, G. S. ; PERES, G. L. ; MACHADO JUNIOR, MARTINHO . Programa Química em Arte: Cultura, Conhecimento e Ciência. In: Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão, 2022, Chapecó. XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e I Mostra da Produção Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2022. v. 11.
-
MACHADO JUNIOR, MARTINHO ; PERES, L. P. ; CORASSA, A. R. S. ; PERES, G. L. . Projeto de Cultura Química em Arte. In: XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e I Mostra da Produção Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2022, Chapecó. XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e I Mostra da Produção Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2022.
-
MULINETTI, B. F. ; HECKLER, D. C. ; MATTOS, T. N. S. ; PERES, G. L. ; M. Machado Jr. ; PEREIRA, G. S. . MULHERES NA CIÊNCIA: que comece o Matriarcado & ELAS EM ARTE. In: XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e I Mostra da Produção Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2022, Laranjeiras do Sul. XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e I Mostra da Produção Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2022. v. 11.
-
M. Machado Jr. ; P. G. Caldas ; F. Ptak ; S. M. A. Guelli U. Souza ; A. Ferreira Morgado ; R. Prioli . Friction Forces in Cellulose Fibers. In: Global Conference on Polymer and Composite Materials, 2017, Guangzhou -- China. 2017 Global Conference on Polymer and Composite Materials, 2017.
-
M. Machado Jr. ; LACERDA, R. R. ; ALMEIDA, D. P. . Branch ratio measurement of carbon tetrachloride by electron impact. In: VII Workshop Anual de Usuários do LNLS, 1996, São Carlos. Branch ratio measurement of carbon tetrachloride by electron impact, 1996. p. 25-25.
-
M. Machado Jr. . As experiências do Professor Martinho na China: Matemática, Tecnologia e Meio Ambiente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
M. Machado Jr. ; P. G. Caldas ; F. Ptak ; S. M. A. Guelli U. Souza ; A. Ferreira Morgado ; R. Prioli . Friction Forces in Cellulose Fibers. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
M. Machado Jr. . Causas e Consequências dos Impactos Ambientais Gerados pelo e-lixo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
M. Machado Jr. . ?Produção Simbólica e Diversidade Cultural ? Foco: O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial. ?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
M. Machado Jr. . ?Planos municipal e estadual de educação e o sistema nacional de cultura?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
M. Machado Jr. . ?Cultura como estratégia de desenvolvimento sustentável?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
M. Machado Jr. . Energias Renováveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
M. Machado Jr. . Recursos Energéticos - Energia solar e suas transformações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
M. Machado Jr. . Energias Alternativas e Renováveis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
M. Machado Jr. . VII Workshop Anual de Usuários do LNLS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
M. Machado Jr. ; PERES, G. L. ; NOLASCO, M. M. ; CLARO, P. J. A. R. . Computational Spectroscopy Lab. 2024; Tema: Computational Spectroscopy Lab. (Site).
M. Machado Jr. . Produção de video abstract e divulgação com ferramentas AI. 2025. .
M. Machado Jr. . Modelagem Matemática e Etnomática. 2017. .
M. Machado Jr. . Informática aplicada à Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
M. Machado Jr. . Informática aplicada à Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
M. Machado Jr. ; dos Santos ; MENEZES, L. P. G. ; Almeida, R.A. ; Oliveira, L.K.G. . Solução de questões do capítulo 6 do livro Cálculo Vol. 1 - 8ª Edição - 2007 - Autores: Anton, Howard / Bivens, Irl C. / Davis, Stephen L. - Editora: BOOKMAN - ISBN 9788560031634,. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material didático).
M. Machado Jr. ; Oliveira, L.K.G. . Solução de questões para o Capítulo 4 do livro Física para Cientistas e Engenheiros V.1, ISBN 9788521617105.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
M. Machado Jr. . Relatório de Autoavaliação do curso de Ciências Econômicas da UFFS 2012/1 - Campus Laranjeiras do Sul - PR. 2012. (Relatório de Autoavaliação).
M. Machado Jr. . Recursos Energéticos - Energia Solar e suas transformações. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
M. Machado Jr. ; CADORIN, J. . Per Ballare. 2010. Registro Fonográfico.
M. Machado Jr. ; CADORIN, J. . Um recordo di Natale. 2007. Registro Fonográfico.
M. Machado Jr. . MPB em Atos. 2024. Vídeo.
M. Machado Jr. . Trailer Lizabete Telles Ziemniczak | Entrevista Elas em Arte.. 2023. Vídeo.
M. Machado Jr. . Trailer Maria Marcella no Sarau Química em Arte.. 2023. Vídeo.
M. Machado Jr. . Trailer Rosenei Cella | Ciência e Inclusão de Indígenas e Imigrantes na Universidade.. 2023. Vídeo.
M. Machado Jr. . Trailer Entrevista Eduarda Glaba no Sarau Química em Arte: Paixão pela Música, Família e Festivais.. 2023. Vídeo.
M. Machado Jr. . Trailer Raffaella Duarte | Entrevista Elas em Arte: Prazer Feminino.. 2023. Vídeo.
M. Machado Jr. . Trailer Nadya Pesce da Silveira | Matéria Mole, Nanotecnologia e Cargos Administrativos.. 2023. Vídeo.
M. Machado Jr. . Trailer Entrevista Kananda Sievers | Sarau Química em Arte: Música, Patinação Artística e Grafite.. 2023. Vídeo.
M. Machado Jr. . Trailer Entrevista Elci Luciane no Sarau Química em Arte: MPB, Sertanejo Festivais e Sonhos.. 2023. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2025
Desenvolvimento de materiais didáticos para divulgação científica de nanociência e nanotecnologia em museus de ciência e mídias sociais, Descrição: No período de 01 de fevereiro de 2024 a 25 de fevereiro de 2025, foram realizadas asseguintes atividades:#9679; Estudo bibliográfico das ações de divulgação científica desenvolvidas pelaUniversidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro;#9679; Identificação das estruturas dos laboratórios vinculadas à área denanociência, nanotecnologia, mídias digitais e inteligência artificial daUniversidade de Aveiro;#9679; Caracterização do azul egípcio com microscopia de força atômica;#9679; Pesquisa sobre processo de criação e desenvolvimento do Projeto Químicadas Coisas;#9679; Estudo de ferramentas computacionais e de inteligência artificial paraanimação gráfica e produção de arte visual;#9679; Pré-produção e pós-produção dos vídeos didáticos de divulgação científicados Projetos Escola Ciência Viva e Tech Labs disponíveis nos links:https://youtu.be/DEN79As_DKM?si=7dENGSTTAKq1Egru; https://youtu.be/SKrY-pfHywc?si=9sBadFs5tNtcdQl4.#9679; Elaboração do roteiro do vídeo abstract do artigo Shedding Light onCuprorivaite, the Egyptian Blue Pigment: Joining Neutrons and Photons fora Computational Spectroscopy Study;#9679; Elaboração do guia de instalação e uso do Programa INSPIRED na área dequímica computacional;#9679; Desenvolvimento do experimento e material didático gira-discos;#9679; Organização e lecionação da formação intitulada Produção de vídeoabstract e divulgação com ferramentas AI, realizada nos dias 27 de janeiroe 3 de fevereiro de 2025, das 14h30 às 16h30, na Biblioteca da Universidadede Aveiro;#9679; Realização de um estágio docência na disciplina de Química-Física I doCurso de Química da Universidade de Aveiro, no período de 19/09/2024 a12/12/2024;#9679; Desenvolvimento do site https://computationalspectroscopylab.com paradivulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisaComputational Spectroscopy Lab do Departamento de Química daUniversidade de Aveiro;#9679; Realização do levantamento de referências bibliográficas para a escrita doartigo: Mediated Learning Experience in Physical Chemistry.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Martinho Machado Junior - Integrante / Paulo Jorge Almeida Ribeiro Claro - Coordenador / Mariela Martins Nolasco - Integrante / Pedro Miguel Marques Pombo - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2022 - Atual
Preparação e caracterização de biomateriais para potencial aplicação nas áreas de saúde, ambiental e/ou alimentos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Martinho Machado Junior - Coordenador / Yasmine Miguel Michelleto - Integrante / Gisele Louro Peres - Integrante.
-
2012 - Atual
Técnicas e Modelos para o Cálculo do Coeficiente de Atrito, Descrição: Comparação dos modelos existentes na determinação do coeficiente de atrito como dados experimentais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Martinho Machado Junior - Coordenador / Ayres Ferreira Morgado - Integrante.
Prêmios
1999
Merito Estudantil, UFSC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. , BR 158, Km 405, caixa posta nº 106, Centro, 85301970 - Laranjeiras do Sul, PR - Brasil, Telefone: (42) 36350000, Ramal: 8657
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Conselheiro Suplente do Conselho Superior.
-
12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Coordenador adjunto de Extensão e Cultura do Curso de Administração da UFFS, campus Laranjeiras do Sul..
-
12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro do NDE do Curso de Graduação em Administração do Campus Laranjeiras do Sul..
-
09/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Linhas de pesquisa
-
09/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática A
-
07/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado de Curso de Ciências Econômicas.
-
03/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Linhas de pesquisa
-
07/2021
Extensão universitária , Universidade Federal da Fronteira Sul.,Atividade de extensão realizada, Vice-coordenador do Programa de Cultura Química em Arte.
-
07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado de Curso de Pedagogia.
-
04/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Linhas de pesquisa
-
12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Linhas de pesquisa
-
08/2019 - 08/2023
Direção e administração, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul.,Cargo ou função, Diretor de campus.
-
08/2019 - 08/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Conselheiro Titular do Conselho Universitário.
-
04/2017 - 08/2023
Direção e administração, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Cultura - Campus Laranjeiras do Sul..
-
06/2022 - 12/2022
Extensão universitária , Universidade Federal da Fronteira Sul.,Atividade de extensão realizada, Colaborador do Projeto de Extensão: Alunos com AH/SD e UFFS: uma parceria para o futuro..
-
05/2022 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração da proposta de criação do curso de Administração, e seu respectivo Projeto Pedagógico, no Campus Laranjeiras do Sul..
-
03/2022 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do projeto de implantação de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul-PR.
-
07/2016 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia do Campus Laranjeiras do Sul.
-
03/2016 - 12/2022
Extensão universitária , Universidade Federal da Fronteira Sul.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Educação Musical..
-
03/2022 - 08/2022
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Básica
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Interdisciplinar em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática na educação básica III
-
11/2018 - 08/2019
Direção e administração, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas.
-
05/2016 - 08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão de Acompanhamento dos Programas de Assistência Estudantil do Campus Laranjeiras do Sul da UFFS..
-
09/2016 - 12/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Linhas de pesquisa
-
07/2016 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro do grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto do curso de Pedagogia do Campus Laranjeiras do Sul..
-
07/2017 - 07/2017
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Atividade realizada, Avaliador ad hoc de projeto de pesquisa para institucionalização.
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Interdisciplinar em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental e Matemática na Educação Básica.
-
07/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Avaliação de Desempenho dos servidores Docentes do Campus Laranjeiras do Sul - PR.
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Aquicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Interdisciplinar em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
02/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Redator e membro da equipe de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do campus Laranjeiras do Sul..
-
12/2015 - 12/2015
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
12/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia de Aquicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
12/2015 - 12/2015
Ensino, Interdisciplinar em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
10/2012 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê Assessor de Extensão e Cultura da UFFS.
-
08/2012 - 12/2014
Direção e administração, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Articulador de Cultura.
-
08/2012 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Agronomia.
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Produção de Leite Agroecológico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Viabilidade econômica e gestão associativa da produção leiteira
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Aquicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Interdisciplinar em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática na Educação Básica II
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Interdisciplinar em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática na Educação Básica II
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Aquicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
09/2012 - 12/2013
Serviços técnicos especializados , Universidade Federal da Fronteira Sul.,Serviço realizado, Núcleo de Apoio Pedagógico.
-
04/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas.
-
11/2012 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Econômicas.
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia de Aquicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Interdisciplinar em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática na Educação Básica II
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Aquicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
05/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Universidade Federal da Fronteira Sul.,Atividade de extensão realizada, Aulas de Teoria Musical e Violão Popular.
-
04/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Universidade Federal da Fronteira Sul.,Atividade de extensão realizada, Formação Continuada de Professores e Colaboradores do Colégio Estadual Iraci Salete Strozak: das Teorias Pedagógicas Revolucionárias às Práticas Educativas que exploram caminhos na construção da escola do campo".
-
07/2012 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul.,Cargo ou função, Presidente da comissão do I Festival de Inverno da UFFS.
-
04/2012 - 07/2012
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
-
04/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Instrumental
2007 - 2012
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Efetivo da Universidade do Vale do Itajaí das seguintes disciplinas e respectivos cursos:
Professor de Eletricidade e Mecânica das Estruturas no curso de Engenharia Civil;
Professor de Fenômenos de Transporte e Recursos Energéticos no curso de Engenharia Ambiental;
Professor de Termodinâmica no curso de Tecnologia em Construção Naval;
Professor de Mecânica Geral, Termodinâmica Aplicada e Transmissão de Calor no curso de Engenharia Industrial Mecânica;
Professor de Física 2 no curso de Oceanografia.
2009 - 2010
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado da Engenharia Ambiental
2005 - 2009
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 19
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de questões discursivas, Carga horária: 40
2008 - 2008
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de questões discursivas, Carga horária: 40
2006 - 2008
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Tutor de Física A e B, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor das disciplinas de Física Básica A e B do Curso de Física Licenciatura - EaD
2006 - 2006
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de questões discursivas, Carga horária: 40
2005 - 2005
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de questões discursivas, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em Engenharia Química.,Linhas de pesquisa
2003 - 2007
Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de FátimaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental e Médio
Outras informações:
Ministrou Matemática para o Ensino Fundamental (5ª Série) e Física para o Ensino Médio.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Martinho Machado Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?