Marcos Guimarães Fonseca
Possui Mestrado profissionalizante em Redes de Computadores pela Universidade Salvador UNIFACS (2005), Especialização em Análise de Sistemas e Métodos pela Fundação Visconde de Cairu (2000) e graduação em Curso Superior de Tecnologia Elétrica pelo Instituto Federal da Bahia (1989). Experiência de 28 anos na docência, atualmente é professor da Fundação Visconde de Cairu, professor da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC), professor da Faculdade Ruy Barbosa e professor do Centro Baiano de Ensino Superior (Faculdade Área1). Tem experiência na área de Eletrônica, Mecatrônica e Ciência da computação. Principal área de atuação em Robótica Educacional.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado em Redes de Computadores
2001 - 2005
Universidade Salvador
Título: Re-roteamento Rápido em Redes MPLS: Um Método de Proteção de Múltiplos Segmentos, Ano de Obtenção:
Orientador: José Augusto Suruagy Monteiro
Palavras-chave: Engenharia de Tráfego; MPLS; Proteção.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outras Atividades de Prestação de Serviços em Informática.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Participação em bancas
FONSECA, M. G.. Controle de Sistemas dinâmicos a eventos discretos: Modelo aplicado à automação no processo de distribuição de água. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. Modelo aplicado à automação no processo de distribuição de água. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.; Alexandre do Nascimento Silva; Andre Guimarães Portugal. Integrando Aplicações Mobile e Web Pam para Gestão de Qualidade de Seviço de Suporte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. Estudo sobre telas sensíveis ao toque com tecnologia infravermelho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. A Arquitetura Paralela e Vetorial como Alternativas Viáveis às Arquiteturas Tradicionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. Desenvolvimento de um Microprocessador Reduzido em Linguagem VHDL Embarcado em Dispositivos Lógicos Programáveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. Qualidade de Serviço para a Tecnologia Voz Sobre IP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. Voz sobre IP Uma Visão do Projeto de Implantação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. Estudo Sobre Sistemas de Aquisição de Sinais Mioelétricos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre de Alta Definição. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. O Uso da Tecnologia no Controle e Gerenciamento de Subestações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. A Nova Norma Regulementadora nº 10 e a Segurança em Projetos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. VoIP - Estudo de Caso no Centro Federal de Estudos Tecnológicos da Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, M. G.. Xavier.A Importância da automação empresarial dos escritórios com software aplicativos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior) - Fundação Visconde de Cairu.
FONSECA, M. G.. Comércio Eletrônico: uma nova maneira de comercializar e começar um negócio através da internet. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior) - Fundação Visconde de Cairu.
FONSECA, M. G.. Os efeitos da não realização de teste durante a manutenção de sistemas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração c/ habilitação em Análise de Sistema) - Fundação Visconde de Cairu.
FONSECA, M. G.. Voz Sobre IP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração c/ habilitação em Análise de Sistema) - Fundação Visconde de Cairu.
Orientou
Aterros e Geração de Energia Elétrica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Marcos Guimarães Fonseca;
Estuto Comparativo do Sistema de TV Analógico e Digital do Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Marcos Guimarães Fonseca;
Segurança de Instalações Elétricas de Som Automotivo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Marcos Guimarães Fonseca;
Estudo Comparativo de Acionamento de Motores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Marcos Guimarães Fonseca;
A Arquitetura Paralela e Vetoriais como Alternativas Viáveis´`as Arquiteturas Tradicionais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Marcos Guimarães Fonseca;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Ciência e Tecnologia. , Av. Paralela, 3172, Av.Paralela, 41720200 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 21063947
Experiência profissional
2011 - 2013
Universidade SalvadorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
2010 - Atual
Centro Universitário Estácio da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2002 - Atual
Centro Baiano de Ensino SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor / Parcial, Carga horária: 35
Atividades
-
03/2002
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Computação
-
03/2002
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrônica Digital, Introdução à Ciência da Computação, Eletrônica Analógica
2001 - 2002
Mosteiro de São BentoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14
Atividades
-
02/2001 - 05/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física 2º e 3º ano
1998 - Atual
Fundação Visconde de CairuVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
04/1999
Ensino, Administração c/ habilitação em Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática
-
04/1998
Ensino, Administração c/ habilitação em Análise de Sistema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Linguagem de Programção I
-
04/1998
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada, Introdução à Informática
-
04/2000 - 04/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física 2º e 3º ano
-
04/2000 - 04/2002
Ensino, Manutenção de Microcomputadores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Manutenção de computadores
1994 - 1995
Associação de Pesquisa e Ensino Superior da BahiaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1994 - 07/1995
Ensino, Curso Técnico de Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Introdução à Informática, Eletrônica Digital
1990 - 2001
Escola de Engenharia Eletro-Macânica da BahiaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1994 - 01/2001
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Eletrônica.
-
03/1990 - 01/2001
Ensino, Curso técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Hardware
-
03/1990 - 01/2001
Ensino, Curso Técnico em Eletrônica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Materiais Elétricos, Hardware, Análise de Circuitos I e II, Eletrônica Industrial, Eletrônica Digital, Eletrênica Linear
1988 - 1989
Alcan Alumínio do Brasil NordesteVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1988 - 06/1989
Estágios .,Estágio realizado, Manutenção Elétrica.
2016 - Atual
Faculdade Ruy BarbosaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Guimarães Fonseca e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?