José Domingos Filho

Atuando na UNIP como professor universitário de Engenharia ministrando disciplinas como, tópicos de informática, tópicos de matemática, tópicos de física, química aplicada e básica, desenho técnico e outras. Possui Pós-Graduação de Mestrado em Engenharia de Produção na UNINOVE (02/2013) e Graduação em Engenharia Química nas Faculdades Oswaldo Cruz (2003). Sólidos conhecimentos na área de controle da qualidade com uma vivência de 20 anos na área, atualmente atuando como professor universitário, com o propósito de conciliar a experiência industrial ao ramo acadêmico, melhorando a preparação das aulas, apresentando atualidades e avanços tecnológicos nas disciplinas aplicadas, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento do aluno. Já atuou como professor substituto em algumas oportunidades na Universidade Nove de Julho (entre março 2012 e novembro de 2012), como parte da avaliação da obtenção do titulo de mestre no programa de pós-graduação de mestrado em Engenharia de Produção. Atuando em temas como: sistemas de manufatura e tecnologia avançada de manufatura. Área de atuação Engenharia de Produção, Engenharia Química e Qualidade. Com experiência em ministrar cursos e palestras da área da qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2011 - 2013

Universidade Nove de Julho
Título: ANÁLISE DE ECOEFICIÊNCIA EM UM PROCESSO DE MOLDAGEM PLÁSTICA COM ADIÇÃO DE MATERIAL RECICLADO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO,Ano de Obtenção: 2013
Milton Vieira Junior.Coorientador: Wagner Cesar Lucato. Palavras-chave: Ecoeficiência; Indicadores de desempenho; Moldagem plástica; Material reciclado.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica / Especialidade: Controle Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Graduação em Engenharia Química

1998 - 2003

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE PINTURA DE PEÇAS AUTOMOBILÍSTICAS
Orientador: Cleber Alberto Souza Junior

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Participação em eventos

FEIRA E CONGRESSO DE USINAGEM 2012. INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE AVANÇO. 2012. (Congresso).

FEIRA E CONGRESSO DE USINAGEM 2012. PROPOSTA DE UM PORTA-FERRAMENTA MODIFICADO. 2012. (Congresso).

3rd INTERNATIONAL WORKSHOP ON ADVANCED IN CLEANER PRODUCTION. Sustainability in Civil Construction. 2012. (Congresso).

3rd INTERNATIONAL WORKSHOP ADVANCED IN CLEANER PRODUCTION. Five Challenges We Must Address IF We Are to Make Progress Toward Truly Sustainable Societies!. 2012. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Lucas Fernandes Lins

ARRUDA, M.;DOMINGOS FILHO, J.; BENEDETI N. D.. Materiais plásticos aplicados em produtos para construção cívil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Polímeros) - Faculdade de Tecnologia da Zona Leste - FATEC / SP.

Aluno: Fernando Bon Lopes

ARRUDA, M.;DOMINGOS FILHO, J.; BENEDETI N. D.. A utilização do PVC na indústria do calçado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Polímeros) - Faculdade de Tecnologia da Zona Leste - FATEC / SP.

Produções bibliográficas

  • LUCATO, W. ; VIEIRA JUNIOR, M. ; DOMINGOS FILHO, J. . The Competitive Distance as a Tool for Competitiveness Improvement. In: International Journal of Business Excellence, 2013, Massachusetts. The Competitive Distance as a Tool for Competitiveness Improvement, 2013.

  • DOMINGOS FILHO, J. ; MIRANDA, O. S. ; PEDROZA, D. H. ; VIEIRA JUNIOR, M. ; LUCATO, W. . Avaliação da Distância Competitiva Entre Empresas do Setor de Auto Peças. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves. Avaliação da Distância Competitiva Entre Empresas do Setor de Auto Peças, 2012.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

UNIP

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor universitário do curso de engenharia ministrando aulas de disciplinas como, química, tópicos de matemática e informática. Participação em elaboração de provas, lista de exercícios e dar suporte para os alunos com dúvidas conseguindo melhor aproveitamento.

2001 - 2013

Valeo Sistemas Automotivos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Laboratório de Metrologia, Carga horária: 44

Outras informações:
Sólidos conhecimentos em controle da qualidade, atuando como responsável pelo laboratório de metrologia e outras ferramentas da qualidade. Trabalhando com normas de padronização como ISO / TS 16949, ISO 14001, ISO IEC 17025, OHSAS 18001 e outras.

2004 - 2006

MICROLINS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Química e Matemática, Carga horária: 15

Outras informações:
Ministrava aulas do curso supletivo da Microlins nas disciplinas de Física, Química e Matemática.