WAGNER PINHEIRO PEREIRA
Wagner Pinheiro Pereira é Historiador. Bacharel (1999) e Licenciado (2001) em História, Mestre (2003) e Doutor (2008) em História Social (2008) pela Universidade de São Paulo, onde também realizou o Pós-Doutorado (2010). Atualmente é Professor Adjunto IV de História da América e de História da Arte e da Cultura Audiovisual dos cursos de Bacharelado em História e de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA) e Editor-Chefe da Revista Poder & Cultura (ISSN: 2359-1072. http://poderecultura.com). Tem experiência nas áreas de História e de Relações Internacionais, com ênfase em História da América, História Contemporânea, História & Audiovisual (Cinema, Televisão e Música), atuando principalmente nos seguintes temas: Regimes Autoritários; Fascismos Europeus; Populismos Latino-Americanos; Cinema e Propaganda Política nos Regimes de Política de Massas (Fascismo, Nazismo, Salazarismo, Franquismo, Varguismo e Peronismo) e no governo de Franklin D. Roosevelt; Hollywood, Indústria Cultural e Cultura da Mídia na Era da Sociedade do Espetáculo. Atualmente também é graduando do curso de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social
2003 - 2008
Universidade de São Paulo
Título: O Império das Imagens de Hitler: O Projeto de Expansão Internacional do Modelo de Cinema Nazi-fascista na Europa e América Latina (1933 - 1955)
Orientador: em Zentrum Für Antisemitismusforshung Technische Universität Berlin ( Wolfgang Benz; Fernando Rosas; Lorenzo Gómez-Escalonilla)
com Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Nazi-Fascismo; Franquismo; Salazarismo; Cinema; Propaganda Política; Segunda Guerra Mundial. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Mestrado em História Social
2000 - 2003
Universidade de São Paulo
Título: Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945),Ano de Obtenção: 2003
Profa Dra. Maria Helena Rolim Capelato.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cinema; Alemanha; Nazismo; Estados Unidos da América; Segunda Guerra Mundial; Roosevelt. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
Graduação em História
1997 - 1999
Universidade de São Paulo
Título: Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII; O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV. (1554-1834); O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945)
Orientador: Dra. Mary Del Priore e Dra. Maria Helena Capelato
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante
1994 - 1996
Publicidade e Propaganda Colégios Integrados Oswaldo Cruz Paes Leme
Pós-doutorado
2009 - 2011
Pós-Doutorado. , Departamento de História - FFLCH-USP, FFLCH-USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea / Especialidade: História Contemporânea. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Formação complementar
2010 - 2010
Memoria de la Shoah y dilemas de su transmisión. (Carga horária: 100h). , Yad Vashem - Escola Internacional para o Estudo sobre o Holocausto, YAD VASHEM, Israel.
2007 - 2007
Extensão universitária em O Nuevo Cine Latinoamericano: Argentina e Cuba. (Carga horária: 32h). , CINUSP Paulo Emílio / Escola de Comunicação e Artes - USP, CINUSP/ECA-USP, Brasil.
2002 - 2002
The Civilization of The United States of America. , Multinational Institute of American Studies - New York University, MIAS - NYU, Estados Unidos.
2001 - 2001
Cinema e História. (Carga horária: 20h). , Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo, ECA-USP, Brasil.
1998 - 1998
Projeto Integrado Arquivo/Universidade. (Carga horária: 32h). , Arquivo do Estado de São Paulo Universidade de São Paulo, PROIN-USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História dos Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Audiovisual (Cinema, Televisão e Música).
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Relações Internacionais.
Participação em eventos
Colóquio Arte e Revolução - 100 Anos da Revolução Russa.O Cinema Revolucionário Soviético. 2017. (Outra).
II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina.Um Cinema para a América Latina: Glauber Rocha, Tomás Gutiérrez Alea, Fernando Solanas e a Construção de um Projeto Político-Cultural Latino-Americano. 2016. (Simpósio).
II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina.Política de Massa, Cinema e Propaganda na América Latina: A Construção das Imagens do Líder, dos Trabalhadores e da Nação no Varguismo e no Peronismo (1930-1955). 2016. (Simpósio).
XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil).No Reino Encantado das Princesas Disney: As Representações do Universo dos Contos de Fadas nos Desenhos Animados dos Estúdios Walt Disney (1937-2013). 2015. (Simpósio).
Ciclo de Debates UERJ Maracanã - O golpe de 1964 e seus desdobramentos..Cinema e Política na Ditadura Civil-Militar Brasileira: História e Memória.. 2014. (Seminário).
Descaminhos da Intolerância: Imagens, Identidades, Testemunhos e Reflexões - Construindo Uma cultura de Paz.O Terceiro Reich em Cena: História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2014. (Encontro).
XI Encontro Internacional da ANPHLAC.O Socialista e o Ditador: O Cinema Chileno e a Batalha pela (Re)Construção das Memórias Políticas do Chile da Unidade Popular de Salvador Allende e da Ditadura Militar do General Augusto Pinochet nos Documentários ?Pinochet?. 2014. (Encontro).
II Seminário de História Política: Poder e Política. Pensando as dinâmicas sociais e os regimes político..Evita Superstar: O mito Eva Perón e as representações da Argentina peronista na cultura midiática contemporânea.. 2013. (Seminário).
II Seminário Regional de Humanidades.?Diálogos e Linguagens Contemporâneas?: ?O Triunfo da Vontade?: Política de Massas e Liderança Carismática de Adolf Hitler na Alemanha Nazista. 2013. (Seminário).
Colóquio Internacional O Colapso das Ditaduras ? Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul ? História e Memória.A denúncia nas telas: cinema e representações políticas dos colapsos das ditaduras e das transições democráticas na Europa e na América Latina (décadas de 1970 - 1980). 2012. (Outra).
Semana de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).O Mito Hitler: Poder, Carisma e Sedução na Alemanha Nazista (1933-1945). 2012. (Simpósio).
V Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades.Ditadura de Imagens: Cinema e Política na Alemanha de Hitler (1933-1945). 2012. (Simpósio).
V Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades.Cinema e Educação. 2012. (Simpósio).
X Encontro Internacional da ANPHLAC.Réquiem para Evita: Representações de Eva Perón e da Argentina Peronista na Cultura Midiática Contemporânea. 2012. (Encontro).
X Encontro Internacional da ANPHLAC.Política e Cultura na Argentina Contemporânea. 2012. (Encontro).
II Simpósio Internacional de Integração Sul-Americana ? TEMPO-UFRJ.A Integração Sul-Americana e as Novas Ameaças. 2011. (Simpósio).
I Jornada Interdisciplinar ?Intolerância e Holocausto: Como Estudar e Ensinar em Sala de Aula?.O Terceiro Reich de Hitler: Política de Massa, Ideologia e Propaganda. 2011. (Outra).
I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto: Educando para a Cidadania e a Democracia. Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula..Panorama histórico da Alemanha: a República de Weimar e a ascensão do Nazismo.. 2011. (Outra).
Projeto SHOAH ? Projeto das disciplinas Filosofia, Língua Portuguesa, História e Artes com as Séries Formação de Docentes e Ensino Médio do Colégio Estadual Prof. Julio Szymanski e Prefeitura do Município de Araucária ? Paraná.Fascismos Europeus e Populismos Latino-Americanos: Fontes, Temas e Abordagens. 2011. (Outra).
Projeto SHOAH ? Projeto das disciplinas Filosofia, Língua Portuguesa, História e Artes com as Séries Formação de Docentes e Ensino Médio do Colégio Estadual Prof. Julio Szymanski e Prefeitura do Município de Araucária ? Paraná.História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2011. (Outra).
Simpósio Internacional de Integração Sul-Americana ? TEMPO-UFRJ.Neopopulismo e Governos de Esquerda na América Latina. 2011. (Simpósio).
V Jornada Interdisciplinar ?Intolerância e Holocausto: Como Estudar e Ensinar em Sala de Aula?.Panorama Histórico da Alemanha: A República de Weimar e a Ascensão do Nazismo. 2011. (Outra).
V Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto: Educando para a Cidadania e a Democracia. Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula..O Terceiro Reich de Hitler: Política de Massa, Ideologia e Propaganda.. 2011. (Outra).
XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH: 50 Anos.Cinema e Política na Era Roosevelt: O ?American Dream? nos Filmes de Frank Capra (1933 - 1945). 2011. (Simpósio).
1º Jornada Interdisciplinar Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar. Programa Educando para a Cidadania e a Democracia..Nazismo: Política de Massas, Ideologia e Propaganda (1933-1945). 2010. (Outra).
I Jornada Interdisciplinar de Porto Alegre sobre o Ensino do Holocausto.O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2010. (Outra).
IV Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula. Educando para a Cidadania e a Democracia..O Terceiro Reich em Cena: Cinema e Política na Alemanha de Hitler. 2010. (Outra).
Simpósio Internacional Guerra e História.Cinema Nazista e Segunda Guerra Mundial. 2010. (Simpósio).
IX Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto / II Jornada de Curitiba: ?Holocausto: Crime Contra a Humanidade?. Programa Educando para a Cidadania e a Democracia..O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2009. (Outra).
IX Jornada Internacional Brasil / IV Jornada Interdisciplinar ? RJ: ?Intolerância e Holocausto: Como Estudar e Ensinar em Sala de Aula?. Programa Educando para a Cidadania e a Democracia..História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2009. (Outra).
VIII Jornada Internacional Brasil / III Jornada Interdisciplinar ? RJ: ?Intolerância e Holocausto: Como Estudar e Ensinar em Sala de Aula?. Programa Educando para a Cidadania e a Democracia..História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2009. (Outra).
X Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto. ?Holocausto: Crime Contra a Humanidade?. Programa Educando para a Cidadania e a Democracia..O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2009. (Outra).
Projeto Conhecer - CINESESC.Maio de 1968 e seus desdobramentos Políticos e Históricos. 2008. (Outra).
Semana ?História e Cinema: Segunda Guerra Mundial? ..A Queda!: Hitler e o Fim do Terceiro Reich no Cinema Alemão Contemporâneo.. 2008. (Outra).
Seminário ?As Doenças e os Medos Sociais?.O Cinema Nazista e as Teorias de Limpeza Racial: Doutrinação e Extermínio. 2008. (Seminário).
VII Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto: ?Por 1,5 Milhão de Crianças...?. Programa Educando para a Cidadania e a Democracia..O Cinema e as Crianças do Holocausto: A Intolerância em Cena.. 2008. (Outra).
VI Jornada Interdisciplinar ?Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar?. Programa Educando para a Cidadania e a Democracia..Cinema e Genocídio Judaico: Dimensões Históricas da Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2008. (Outra).
V Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto da B?nai B?rith do Brasil / I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto de Curitiba..O Cinema Nazista nas Salas de Aula: Formas de Abordagens. 2008. (Outra).
XIX Encontro Regional da Seção de São Paulo da ANPUH: ?Poder, Violência e Exclusão?..Cinema e Propaganda Franquista: ?Raza? e ?El Espíritu de uma Raza? (1941/1950).. 2008. (Encontro).
?60 Anos do Holocausto?.Cinema Nazista e o Holocausto. 2007. (Outra).
III Jornada Interdisciplinar ?Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar?. Programa Educando para a Cidadania e a Democracia..Imagens da Intolerância: Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista. 2007. (Outra).
XI Encontro Regional da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada)..O Poder das Imagens: Dimensões Históricas da Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto.. 2007. (Encontro).
52º Congreso Internacional de Americanistas. Política Cultural, Cinema e Propaganda na Alemanha de Hitler e no Brasil de Vargas: Circulação de Idéias, Imagens e Práticas Políticas (1930-1945). 2006. (Congresso).
II Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto: Holocausto: Nunca Mais? - Programa Educando para a Cidadania e a Democracia.Imagens da Intolerância: Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista. 2006. (Outra).
Revolução e Contra-Revolução na Espanha: 70 Anos Depois. Propaganda e Cinema na Espanha Franquista. 2006. (Congresso).
XVIII Encontro Regional de História - O Historiador e seu Tempo.O Cinema de Propaganda no Salazarismo: Uma Análise do Filme A Revolução de Maio (1937). 2006. (Encontro).
II Encontro Temático 'Judeu no Século 21' - Educando para a cidadania e a democracia: 'Racismo e anti-semitismo em debate nas salas de aula'.Palestra: Nazismo e Cinema: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933 - 1945). 2005. (Encontro).
Mídia e Política.Debate: Populismo e Comunicação: O Cinema Brasileiro na Era Vargas e o Referencial da Alemanha Nazista. 2005. (Outra).
Muitas Faces de uma Guerra: 60 anos do término da Segunda Mundial e o Processo de Nacionalização no Sul do Brasil.Palestra: Organização Política e Propaganda Nazista na Alemanha e no Brasil (1930 - 1945). 2005. (Simpósio).
Seminário Fronteiras da Intolerância do Laboratório de Estudos da Intolerância. 2005. (Seminário).
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.Palestra: O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Governos de Hitler e Roosevelt (1933 - 1945). 2005. (Simpósio).
O lugar da História - XVII Encontro Regional de História.Palestra: Cinema e Propaganda Política no Totalitarismo e na Democracia: Tempos de Hitler e Roosevelt (1933-1945). 2004. (Encontro).
Seminário de Pesquisa em História Social: Práticas Culturais e Ideologias.Apresentação da Pesquisa de Doutorado: O Poder das Imagens: Política Cultural, Cinema e Propaganda nos Fascismos Europeus (1922-1975). 2004. (Seminário).
V Seminário: Imprensa Confiscada, Censura e Repressão. 2004. (Seminário).
I Jornada Interdisciplinar sobre o Holocausto. Palestra: Cinema e Propaganda Nazista: Versões Anti-Semitas. 2002. (Congresso).
Workshop LEI - Laboratório de Estudos Sobre a Intolerância.Palestra Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt: Imagens do Discurso da Intolerância (1933-1945). 2002. (Encontro).
Seminário de Pesquisa - História Social.Apresentação da Pesquisa de Mestrado: Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). 2001. (Seminário).
Howard University Undergraduate Research Symposium.Apresentação da Pesquisa de Iniciação Científica: The Eternal Hidden-One: The Sebastianism Myth From D.Sebastian to D.Peter IV. Portugal, Spain & Brasil (1554-1834). 2000. (Simpósio).
Rutgers Undergraduate Research Symposium.Apresentação da Pesquisa de Iniciação Científica: The Eternal Hidden-One: The Sebstianism Myth From D.Sebastian to D.Peter IV. Portugal, Spain & Brazil (1554-1834). 2000. (Simpósio).
VIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Apresentação da Pesquisa de Iniciação Científica: O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945). 2000. (Simpósio).
VII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Apresentação da Pesquisa de Iniciação Científica: Cinema e Propaganda Política no Nazismo (1927-1945). 1999. (Simpósio).
VII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (VII SICUSP).Apresentação da Pesquisa de Iniciação Científica: O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV. Portugal, Espanha e Brasil (1554-1834). 1999. (Simpósio).
VI Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (VI SICUSP).Apresentação da Pesquisa de Iniciação Científica: Um Rei Para portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII. 1998. (Simpósio).
Participação em bancas
PEREIRA, Wagner Pinheiro; SILVA, A. C. L. F.; MONTORO, G. C.. O reino da morte: uma história comparada das doenças e dos medos sociais na conquista espanhola da mesoamérica e da américa andina (1492-1590). 2015. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BARROS, J. C. D'Assunção;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Melodias Paralelas: uma análise comparativa da percepção nacionalista em óperas de Richard Wagner e Giuseppe Verdi na primeira metade do século XIX. 2013. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CARVALHO, B. S.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Julgamento e Identidade Nacional: contribuições políticas dos julgamentos de Adolf Eichmann (1960-1962) e de John 'Ivan' Demjanjuk (1988-1993) para a construção da identidade israelense. 2013. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ZHEBIT, A.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. República Dominicana e Haiti: Tropas Brasileiras em Missões de Paz (1965-2005). 2013. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PURDY, S.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema, propaganda e política: Hollywood e o Estado na construção de representações da União Soviética e do comunismo em Missão em Moscou (1943) e Eu fui um comunista do FBI (1951). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; CARDOSO, Mauricio. O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cristo e a Suástica: A Intelectualidade Católica no Brasil Diante do III Reich. 2011. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BARBOSA, C. A. S.; VILLACA, M. M.; MACHADO, C. E. J.; BEIRED, J. L. B.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cultura, política e representações do México no cinema norte-americano:. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; CARVALHO, B. S.; BARROS, J. C. D.; DEZEMONE, M. A. O.; OLIVEIRA, C. E. T.. Medal of Honor e Call of Duty: uma comparação entre missões de videogames e eventos históricos.. 2014. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. O Movimento Comunista e as Particularidades da América Latina: Um Estudo Comparado do México, Brasil e Peru (1919-1930). 2014. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Discursos políticos comparados: Indigenismo e bolivarianismo (1998-2012). 2013. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ZHEBIT, A.; SILVA, Francisco Carlos Teixeira da;PEREIRA, Wagner Pinheiro; ALVES, V. C.; D'ARAUJO, Maria Celina Soares. Ferrer. Análise das políticas externas da Argentina e do Brasil em relação à Alemanha, à Itália e aos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial. 2013. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BAGGIO, Kátia Gerab;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Octavio Paz: estratégias de reconhecimento, polêmicas políticas e debates midiáticos no México. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ALVES, G.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A defesa no paradigma da paz ? a identidade das forças armadas nos casos Sul-Americano e Europeu no Pós-Guerra Fria (1989-2010). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FILHO, Silvio de Almeida Carvalho;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema angolano: vulnerabilidades, resiliências e identidades - Oxalá cresçam pitangas! e É dreda ser angolano. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Particularidades do Marxismo na América Latina: Um Estudo Comparado do Peru e do México (1919-1930). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Discursos Políticos Comparados: Indigenismo e Bolivarianismo (1998-2011). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ZHEBIT, A.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Análise das relações políticas da Argentina, Brasil e Chile com a Alemanha, Estados Unidos e Itália durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da;PEREIRA, Wagner Pinheiro. de Sousa Leão. Por uma Fenomenologia das Ditaduras: Um Estudo Comparado Entre Brasil e Alemanha (1933 - 1945). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; MAIA, Andréa Casa Nova. Da Eleição ao Impeachment: A imagem política de Fernando Collor de Mello representada nas cartas dos leitores publicadas pela revista Veja, 1989-1992. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; CHEVITARESE, A. L.; PASSETTI, G.. A construção de memória da Guerra do Paraguai no cinema: Brasil e Paraguai, uma perspectiva comparada.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; SILVA, A. C. L. F.; MONTORO, G. C.. O reino da morte: uma história comparada das doenças e dos medos sociais na conquista espanhola da mesoamérica e da américa andina (1492-1590). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; VIANNA, A. M.; CARVALHO, B. S.. Guerra Civil Espanhola: Uma perspectiva comparada de suas representações literárias. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; BARROS, J. C. D.; PASSETTI, G.. Um estudo comparativo da produção cinematográfica de Martin Scorsese: Décadas de 1970 e 2000. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MAYNARD, Dilton;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Extrema Direita, Usos e Apropriações da Internet: Uma Análise Comparativa entre Brasil e a Argentina (1999-2009). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
COSER, I.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Funk carioca e cumbia villera: uma proposta de análise comparativa dos discursos relacionados à violência. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BARROS, J. C. D'Assunção;PEREIRA, Wagner Pinheiro. O Último Malandro' em Síncope: Imaginação Social, Malandro e Cidadania em Perspectiva Comparada (1937-1945, 1968-1979). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; VILLACA, M. M.; BARROS, J. C. D'Assunção. Compor, Cantar e Vencer: Os Festivais de Música Popular no Brasil (1965-1972) e o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar no Chile (1970-1983) em perspectiva comparada. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; VILLACA, M. M.; BARROS, J. C. D'Assunção. ?Ajude a Esmagar o Eixo!": Uma Análise Comparada da Campanha dos Bônus de Guerra no Brasil e nos Estados Unidos da América (1941-1945). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; CARVALHO, B. S.; VILLACA, M. M.. Sociedade de Consumo e Juventude nos Cinemas Americano e Francês (Décadas de 1950-1960): Um Estudo Comparado. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ZHEBIT, A.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A política estadunidense de não proliferação nuclear nos anos 1970 com relação aos casos da África do Sul, do Brasil e do Paquistão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARAÚJO, Paulo Roberto Monteiro;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A Transformação de Freaks (1932) por meio da representação da cultura outsider nos midnight movies (1970-75). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
BARROS, J. C. D'Assunção;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Vidas Paralelas ? Uma análise comparativa da presença política e artística de Richard Wagner na Alemanha e de Giuseppe Verdi na Itália durante o século XIX. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; PURDY, S.. Cinema, Propaganda e Política: Hollywood e o Estado na construção de representações da União Soviética e do Comunismo em Missão em Moscou (1943) e Eu fui um comunista para o FBI (1951). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade de São Paulo.
MEDEIROS, Sabrina E.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. O lugar da China na política externa brasileira. Uma comparação entre a Política Externa Independente (1961-1964) e o Pragmatismo Responsável e Ecumênico (1974-1979). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
IZECKSONH, V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. As representações do haitianismo na imprensa carioca do final do Primeiro Reinado e do início das Regências (Rio de Janeiro, 1829 - 1833). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Para o Kahal Nada e para o Brasil Tudo: Os Inimigos do Brasil nas Obras de Plínio Salgado e Gustavo Barroso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A ?Conspiração Comunista? e o Estado de Guerra nas páginas dos Jornais Correio da Manhã e do Correio Paulistano (1937), de autoria de seu orientando. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. "Da Fúria ao Som?: A maleabilidade das identidades na modernidade e a formação sociocultural do movimento punk na Cidade de São Paulo (1977 - 1982). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. O Fascismo Fala Português: Uma Análise Comparativa entre o Integralismo e o Nacional Sindicalismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MAIA, Andréa Casa Nova;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Ficção e História das Doenças: O cinema no estudo da história da AIDS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; CASTRO, F.L.V.; ALVES, G.. X-men: reflexão sobre preconceito e racismo nas histórias em quadrinho dos mutantes da Marvel Comics. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; ALVES, G.; CASTRO, F.L.V.. Princesa e Conto de Fadas: Uma análise comparada das representações sociais nos filmes da 'Branca de Neve' (1937 e 2012). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GRIN, Monica;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Política de massas no Nazismo: interpretações sobre a responsabilidade coletiva alemã. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, Gracilda;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Fogo de Bruxa, Queima a Carapuça! A construção das representações sociais da figura da bruxa a partir do processo de ostracização e criminalização desta na sociedade inglesa do século XVII. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARAÚJO, Maria Paula Nascimento;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A resistência através do traço: Henfil, arte e política nas páginas do Pasquim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cenas da França de Luís XIV: práticas e representações do Estado Absolutista Francês pela televisão pública francesa (1966 e 2008). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Análise Comparativa entre os Tratados de Paz das Guerras Mundiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Entre o Transe e o Subdesenvolvimento: Repensando a América Latina no Cinema de Glauber Rocha e Tomás Gutierréz Alea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Teatro de Guerra A Importância Estratégica das Artes Cênicas para a Política Internacional Bipolarizada da Guerra Fria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. SECURITIZANDO A AMÉRICA DO SUL CONTEMPORÂNEA: HISTÓRIA DA SEGURANÇA INTERNACIONAL (1945-2010). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GRIN, Monica;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Representações do Julgamento de Nuremberg na imprensa brasileira (1945-1949). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GRIN, Monica;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Usos e Abusos da Memória do Holocausto: Aleksander Laks e Primo Levi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A derrubada do Muro de Berlim e a sua influência no Partido Comunista Brasileiro (1989 ? 1992). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Contra o comunismo, a favor do Brasil: o anticomunismo no jornal A Offensiva (1936). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Representações politicas e imaginários culturais do Reino de Espanha: da Reconquista espanhola à Conquista da América (1492 - 1556). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Literatura e Guerra Civil Espanhola: Olhares Estrangeiros (1936-1939). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Bandidos e Rebeldes em Hollywood: Os Gângsteres no Cinema (1967-1974). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. A Conquista do Oeste e a Literatura de Fronteira nos Estados Unidos da América. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. História e Memória da Guerra do Paraguai no Cinema Latino-Americano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, J. J. V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. O golpe militar chileno sob a perspectiva da Revista Casa de las Américas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial: entre a coação e a opção (1935 ? 1945). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A Escola Socialista e o Projeto de Nação Cardenista (1934-1940). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A Taça do Mundo é Nossa: Uma análise da conquista da Copa do Mundo de 1958 por meio das crônicas de Nelson Rodrigues. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A Representação Fílmica do Colaboracionismo Francês no Pós-Guerra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; CASTRO, F.L.V.. Flamengo, das regatas na Guanabara aos campos do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. El pais del "nunca más": A Construção da memória pelo cinema pós-ditatorial argentino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Entre Robocop e Reagan: O cinema de ficção-científica durante o governo de Ronald Reagan (1981-1988). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Dresden e o negacionismo: uma reflexão sobre História, Historiografia e memória. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Das ideias aos fatos - O debate constituinte de 1791 na França e a delimitação dos primeiros direitos civis e políticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Jovem Guarda (1965 ? 1968): o retrato da inocência e da rebeldia de uma geração. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; FARIAS, R.; MONTEIRO, T. B.. Selvagens e Rebeldes: A Representação Juvenil no Cinema Hollywoodiano da Primeira Metade da Década de 1950. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; FARIAS, R.; MONTEIRO, T. B.. Sob o olhar de Ferris: significados e discursos sobre a figura do jovem na produção de comédias adolescentes norte-americanas na década de 1980. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Ricardo Figueiredo de;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A Atuação dos Movimentos Neonazistas no Brasil (1978-2011). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Nacionalismo Franco-Canadense: Análise das Políticas Educacionais de Henri Bourassa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. O Americanismo e o Antiamericanismo na Era Bush: O Embate entre o Governo e Michael Moore (2001 - 2009). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; PRIORE, M. L. M.; GOMES, F. J. S.. A Conquista Epidemiológica: As Doenças e os Medos Sociais no Processo da Conquista Espanhola da Mesoamérica (1492 - 1650). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BERNARDO, T. M.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. No Mar de Sombras: Loucura e Expressionismo no Universo Ficcional do Batman. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BERNARDO, T. M.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Diabo, Juventude e Heavy Metal: Uma análise da apropriação do antagonista do cristianismo na temática do heavy metal no mundo anglófono (1970-1985). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BERNARDO, T. M.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. O Uso das Redes Sociais na Revolução Egípcia: uma análise sobre o papel condicionador do Facebook nas transformações políticas ocorridas no Egito em 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. José Martí e a Política de Nossa América: uma análise do discurso político de José Martí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FARIAS, R.;PEREIRA, Wagner Pinheiro; SOUZA, J.B.A.. Para o alto e avante: das páginas das históras em quadrinhos à conquista do mundo, a construção do mito do Superman. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Uma terra prometida para dois povos: a gênese da "questão palestina" no cenário internacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cárdenas e a construção de uma nova cultura política para os trabalhadores mexicanos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Visitando a historiografia: Oswaldo Aranha e a política externa de Getúlio Vargas em tempo de crise mundial (1934-1944). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, F.L.V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A Universidade do Brasil em Reforma: a construção da Reforma Universitária de 1968 na UFRJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Fogo e Contra-Fogo: A Leitura das Mídias Argentinas Sobre a Integração Sul-Americana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da;PEREIRA, Wagner Pinheiro. A Alemanha no Imediato Pós-Segunda Grande Guerra: A Problemática da Desnazificação (1945 - 1949). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FARIAS, Rodrigo;PEREIRA, Wagner Pinheiro. O espiritismo no contexto do Código Penal Brasileiro em três discursos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Membro Suplente da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos em História Contemporânea. 2015. Universidade Federal do Paraná.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Membro Titular da Banca Examinadora de Seleção para Admissão no Curso de Doutorado em História Comparada (PPGHC/IH/UFRJ) para o Ano Letivo de 2014. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Membro Titular da Banca Julgadora do Processo Seletivo para Professor Substituto para o Curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), setor de História das Relações Internacionais Brasileiras I, II e III. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Membro Titular da Banca Examinadora de Seleção para Admissão no Curso de Mestrado em História Comparada (PPGHC/IH/UFRJ) para o Ano Letivo de 2013. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Membro Titular da Banca Examinadora de Seleção para Admissão no Curso de Mestrado em História Comparada (PPGHC/IH/UFRJ) para o ano letivo de 2012. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, J. B.; SEDREZ, L.; SOUZA, J. J. V.;PEREIRA, Wagner Pinheiro. Membro suplente da banca do Programa de Monitoria 2014 - Setor de História da América. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Avaliador de Sessão da Escola de Serviço Social na XXXV Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Comissão Julgadora do Concurso de Monografia ?A Luta pela Liberdade: O Levante do Gueto de Varsóvia? para Alunos da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Comissão Julgadora do Concurso de Monografia ?A Luta pela Liberdade: O Levante do Gueto de Varsóvia? para Alunos da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; LEWIN, H.; LERNER, S. Comissão Julgadora do Concurso de Redações sobre o Holocausto da Rede Municipal de Ensino. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; ABRAHAM, B.; CARNEIRO, M.L.T.; MIZHARI, R.. Comissão Julgadora do Concurso de Redações da Rede Municipal de Ensino. 2009. Associação Beneficente e Cultural B'nai B'rith do Brasil.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; ABRAHAM, B.; MIZHARI, R.; BERG, Marili; BERGMANN, Lia. Comissão Julgadora do Concurso Fábio Dorf. 2008. Associação Beneficente e Cultural B'nai B'rith do Brasil.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; ABRAHAM, B.; BERGMANN, Lia; MIZHARI, R.; BERG, Marili. Comissão Julgadora do Concurso da Rede Municipal de Ensino. 2007. Associação Beneficente e Cultural B'nai B'rith do Brasil.
Orientou
A Ruína de um Sistema Análise comparada entre o filme V de Vingança e as Relações Internacionais; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
O México Revolucionário no Cinema: Uma Análise de Viva Zapata (1952) e Emiliano Zapata (1970); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Favela em Evidência: Representações da Favela nos Álbuns 'Sobrevivendo no Inferno' (1997) e 'Nada como um dia após o outro' (2002) dos Racionais MC'S; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
A Representação da Mulher Negra no Cinema Hollywoodiano Através da Figura de Viola Davis; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
A produção da loucura em Barbacena: uma análise do documentário "Em Nome da Razão - um filme sobre os porões da loucura" (1979); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Escola Animada: Educação, universo infanto-juvenil e cinema de animação; ; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
O cinema como artifício de representatividade cultural - A reconstrução de uma imagem da cultura Nordestina através do Novo cinema de Pernambuco; ; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
A Era Vargas no Cinema; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Representações da Guerra da Coréia no Cinema Sul-Coreano; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Putsch de Munique: A Construção da Lenda Nazista (1923-1933); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
A Resistência Gaulesa: O Universo Cinematográfico de Asterix, o Gaulês; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
James Bond intervem no Caribe - Representações cinematográficas das Relações Internacionais entre EUA e América Latina em 007 contra o Satânico Dr; No (1962); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Carnavalizando a História do Brasil: Uma Análise das Representações do "Descobrimento do Brasil" no Desfile da Imperatriz Leopoldinense Transmitido pela Rede Globo de Televisão (2000); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Guerra de Canudos: História e Fotografia; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
O Movimento pelos Direitos Civis dos Negros Visto por Hollywood: A monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma - Uma luta pela igualdade (2014); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
História, Cinema e Psicologia: Uma Análise do documentário Em nome da razão - Um Filme sobre os Porões da Loucura (1979); Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
O Cinema Revolucionário Soviético e as Representações da Revolução Russa de 1917; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
O Poder do Figurino: História, Cinema e Moda em Hollywood da Década de 1950; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Guerra Civil Espanhola: uma perspectiva comparada de suas representações literárias; 2015; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A construção de memória da Guerra do Paraguai no cinema; ; 2015; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Dirigido por Martin Scorsese?: um estudo comparativo de Taxi Driver, Os Infiltrados e seus contextos de produção; 2015; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O Reino da Morte: uma história comparada das doenças e dos medos sociais na conquista espanhola da Mesoamérica e da América Andina (1492-1591); 2015; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A juventude americana e francesa no cinema dos anos 1950: um estudo comparado; 2014; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
"Ajude a esmagar o Eixo!": Uma Análise Comparada da Campanha dos Bônus de Guerra no Brasil e nos Estados Unidos da América (1941-1945); 2014; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Neonazismo no Ciberespaço do Brasil e da Argentina: análise comparada dos sítios Valhalla88 e Ciudad Libre Opinión (1997-2009); 2014; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Medal of Honor e Call of Duty: uma comparação entre missões de videogames e eventos históricos; ; 2014; Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O Movimento Comunista e as Particularidades da América Latina: Um Estudo Comparado do México, Brasil e Peru (1919-1930); 2014; Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Letra Escarlate: História e Literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Face Canadense: A Constituição Difusa de Sua Identidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Os ataques de 11 de Setembro de 2001 e o Outro Lado da Moeda: Reflexões Feitas por Árabes e Muçulmanos Não Extremistas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Paredes Vivas: Representação da Revolução Mexicana na Obra de Diego Rivera (1921 - 1935); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Influência da Guerra Fria e da Política Externa Estadunidense nas Histórias em Quadrinhos da Marvel na Primeira Metade da Década de 60; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Abra as portas para o IBGE?: O discurso da propaganda oficial do Regime Militar Brasileiro na campanha publicitária do ENDEF (1974-1975); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O papel do imperialismo austro-húngaro na radicalização do pan-eslavismo na Sérvia (1878-1914): Uma revisão dos elementos motivadores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Repórteres do Lápis: Caricatura e Opinião Pública Brasileira na Segunda Guerra Mundial (1939-1945); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Cenas da França de Luís XIV: práticas e representações do Estado Absolutista Francês pela televisão pública francesa (1966 e 2008); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Teatro de Guerra A Importância Estratégica das Artes Cênicas para a Política Internacional Bipolarizada da Guerra Fria; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Princesa e Conto de Fadas: Uma análise comparada das representações sociais nos filmes de 'Branca de Neve' (1937 e 2012); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
X-men: reflexão sobre preconceito e racismo nas histórias em quadrinho dos mutantes da Marvel Comics; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Entre o transe e o subdesenvolvimento: repensando a América Latina no cinema de Glauber Rocha e Tomás Gutiérrez Alea; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Representações politicas e imaginários culturais do Reino de Espanha: da Reconquista espanhola à Conquista da América (1492 - 1556); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Bandidos e Rebeldes em Hollywood: Bonnie e Clyde e o Gênero gângster; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
El Pais del Nunca Más: A construção da memória pelo cinema pós-ditatorial argentino; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Conquista do Oeste e a Literatura de Fronteira nos Estados Unidos da América; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Entre Robocop e Reagan: o cinema de ficção-científica durante o governo de Ronald Reagan (1981-1988); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Olhares Estrangeiros: A guerra Civil Espanhola de Hemingway, Malraux e Orwell; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Monumentalização Histórica da Guerra do Paraguai: Uma Análise do Filme Paraguaio ?Cerro Corá? (1978); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A chegada do negacionismo no Brasil: A obra Holocausto: Judeu ou Alemão? (1987) de S; E; Castan; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Selvagens e Rebeldes: A Representação Juvenil no Cinema Hollywoodiano da Primeira Metade da Década de 1950; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Sob o olhar de Ferris: significados e discursos sobre a figura do jovem na produção de comédias adolescentes norte-americanos na década de 1980; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Paredes vivas: Representação da revolução mexicana na obra de Diego Rivera (1921-1935); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O Americanismo e o Antiamericanismo na Era Bush: O Embate entre o Governo e Michael Moore (2001 - 2009); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Conquista Epidemiológica: As Doenças e os Medos Sociais no Processo da Conquista Espanhola da Mesoamérica (1492 - 1650); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Cinema e Política: As Representações da Identidade Nacional Coletiva dos EUA em Capitão América - O Primeiro Vingador (2011); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
"O Mamute Siberiano": as relações político-culturais entre Cuba e União Soviética através do projeto cinematográfico Soy Cuba! (1964); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O Americanismo e o Antiamericanismo na Era Bush: O Embate entre o Governo e Michael Moore (2001 - 2009); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Conquista Epidemiológica: As Doenças e os Medos Sociais no Processo da Conquista Espanhola da Mesoamérica (1492 - 1650); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
El Pais del Nunca Más: História e Memória no Cinema Pós-Ditatorial Argentino; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
História em Quadrinhos de Super-Heróis e Política Estadunidense: A Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Supervisão de Monitoria na disciplina IHI 113: História da América Contemporânea; (2017; 1); 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Supervisão de Monitoria na disciplina IHI 113: História da América Contemporânea; (2016; 2); 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Guerra de Canudos: História & Fotografia; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A História da Escravidão Negra no Brasil Colônia Representada no Cinema de Carlos Diegues: uma análise dos filmes ?Ganga Zumba? (1964) e ?Quilombo? (1984); 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?O Mamute Siberiano?: As Relações Político-Culturais entre Cuba e União Soviético através do Projeto Cinematográfico Soy Cuba! (1964); 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
História & Literatura em A Letra Escarlate (1850); 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Cinema e História: ?Capitão América ? O Primeiro Vingador? (2011); 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A América Latina Sob a mira de James Bond: Uma Análise do Filme Permissão para Matar (1989); 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América III; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América III; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina Laboratório TEMPO III "O Conceito de Representação na História e na Historiografia: Questões & Debates"; ; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina Laboratório TEMPO III "O Conceito de Representação na História e na Historiografia: Questões & Debates"; ; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente no Laboratório LEHMAE I: A Pesquisa em História: Teoria e Metodologia; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente no Laboratório LEHMAE I: A Pesquisa em História: Teoria e Metodologia; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente no Laboratório LEHMAE I: A Pesquisa em História: Teoria e Metodologia; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente no Laboratório LEHMAE I: A Pesquisa em História: Teoria e Metodologia; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Supervisão de Monitoria na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Consulado Geral dos EUA; 2013; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Dresden e o negacionismo: uma reflexão sobre História, Historiografia e memória; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Alcançando os céus do comunismo: o último discurso de Nicolae Ceausescu e a revolução televisionada na Romênia (1989); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Um retrato de Malcolm X e dos direitos civis nos EUA: análise do filme "Malcolm X" (1992), de Spike Lee; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A nova cor na presidência dos Estados Unidos da América: uma análise da vitória de Barack Obama em 2008; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
"L´Etat C´est Luis XIV": o absolutismo francês por Roberto Rossellini (1966); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O nascimento de uma arte: "Viagem à Lua" de Mélies como modelo fílmico; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A formação do imaginário trabalhista no governo Vargas: análise de discurso presidencial e das cartas enviadas pelos trabalhadores (1937-1945); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O pão de um circo: uma análise acerca do disco manifesto "Tropicália ou Panis Et Circencis" (1968); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A sustentação do regime castrista: a utilização do nacionalismo cubano como ferramenta para a perpetuação do poder de Fidel Castro (1991-2001); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Um retrato da ilha de Fidel Castro: uma análise do filme "Memórias do Subdesenvolvimento" (1968); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
As representações cidianas na ótica de Miguel de Cervantes impressas na obra Dom Quixote de la Mancha (1605-1615); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Só pode ter um neguinho aqui: a representação do negro americano em "Todo Mundo em Pânico" e "Não é mais um besteirol americano"; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
As relações internacionais de poder: a hegemonia política dos Estados Unidos da América no contexto da Nova Ordem Mundial (pós-1989); 2013; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Um produto cultural de massa japonês na TV brasileira dos anos de 1990: uma análise da relação entre nacional e transnacional na exibição de "Os Cavaleiros do Zodíaco" no Brasil; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Supervisão de Monitoria na disciplina IHI 312: História da América - III; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
ENDEF: notas sobre o uso da documentação como fonte histórica; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A expansão para o Oeste e a literatura americana; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Repórteres do Lápis?: o Humor das charges em crítica ao autoritarismo getulista (1937-1945); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?E Luís XIV tornou-se o Estado?: O absolutismo francês no cinema didático de Roberto Rossellini (1966); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Malcom X: Cinema e História; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Telas e políticas: projetos e rumos da revolução cubana sob o olhar cinematográfico; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio em DHL Global Forwarding; 2012; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio em DHL Global Forwarding; 2012; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 113: História da América Contemporânea; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Estágio Docente na disciplina IHI 018: Tópico Especial em História Comparada ? III; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Revisionismo e Negacionismo em Holocausto: Judeu ou Alemão? (1987), de S; E; Castan: Uma Análise das Estratégias Negacionistas no Episódio Adolf Hitler X Jesse Owens; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
de Albuquerque Mitchell; Os Dez Anos do 11 de Setembro de 2011 ? Uma Análise Comparada dos Discursos de Barack Obama e George W; Bush na Cerimônia de Homenagem em 2011; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Deus Feriu e Castigou esta Terra?: A Conquista Varíoloca de Tenochtitlán e o ?Mito Franciscano? (1519-1521); 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Em Busca de um Brasil Pandeiro: A Construção e a Desconstrução do Imaginário Nacional Brasileiro Através do Samba Carioca; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Monumentalização Histórica da Guerra do Paraguai: Uma Análise do Filme Paraguaio ?Cerro Corá? (1978); 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Jazz e Soul Reinventados no Século XXI: ?Back To Basics? (2006); 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Cinema de Ficção-Científica e Política no Governo Reagan (1981-1988); 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Conquista do Oeste e a Literatura na Formação Social Americana; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?El Show Del Horror?: A Memória das Vitimas de Tortura do Regime Militar Argentino no Filme Garage Olimpo; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Espelho, Espelho Meu: A Ditadura da Beleza Feminina no Cinema Hollywoodiano; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O Pão de um Circo: Uma Análise Acerca do Disco Manifesto Tropicália ou Panis et Circencis (1968); 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
The American Gangster: Uma Análise Comparativa de 1980 a 1990 Através do Cinema Norte-Americano; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Repórteres do Lápis?: Caricatura e Opinião Pública Brasileira sobre o Estado Novo e a 2ª Guerra Mundial; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Alegoria da Morte: Henry Louis Mencken e o Esgotamento das Energias Utópicas; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Representação Política de Napoleão Bonaparte na obra Literária ?Napoleão? de Stendhal; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Gênero, Sexualidade e Poder: O Movimento Feminista Norte-Americano nas Décadas de 1970 e 1980; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Guerra Civil Espanhola: História e Literatura; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Espanha e o Império Colonial Espanhol: Representações e Imaginário da Reconquista à Conquista (1492-1556); 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Os Simpsons no Canadá: A Construção/Desconstrução da Identidade Nacional Coletiva do Canadense na Cultura Midiática Contemporânea; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Historicizando a Família Corleone: O Poderoso Chefão e a Década de 1970; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Nacionalismo Espanhol e a Formação da Ultradireita; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Aproximação entre Pop, Jazz e Soul na Indústria Fonográfica do Século XXI; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
¡Acá somos Dios!: A Memória das Vítimas de Tortura do Regime Militar no Filme ?Garage Olimpo?; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Gângster: Um Novo ou Antigo Inimigo? O Resgate da Cultura Gângster Norte-Americana nos Filmes ?Os Intocáveis? e ?Bons Companheiros?; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Repórteres do Lápis?: Caricatura e Opinião Pública Brasileira Acerca da 2ª Guerra Mundial; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Espelho, Espelho Meu: A Construção do Estereótipo Feminino, na Década de 50, nos Estados Unidos; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Guerra Civil Espanhola: Olhares Estrangeiros; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Espanha e o Império Colonial Espanhol: Representações e Imaginário da Reconquista à Conquista (1492-1556); 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O Poderoso Chefão: O Gênero de Gângster e Década de 1970; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A História Russa através do Filme Arca Russa; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Supervisão de Monitoria (História da América III); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Supervisão de Monitoria (História da América Contemporânea); 2011; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Supervisão de Monitoria (História da América Contemporânea); 2011; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
de Albuquerque Mitchell; A Doutrina Bush e o Destino Manifesto; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Rebelde sem Causa?: A Juventude Americana e a Sociedade de Consumo dos Estados Unidos da Década de 1950; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Conquista Epidemiológica: As Doenças e os Medos Sociais no Processo da Conquista Espanhola da Mesoamérica (1492-1650); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
O Papel do DCDP na Produção Audiovisual e Televisiva Brasileira (1968-1979); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Christina Aguilera e a Sexualidade como Transgressão na Indústria Fonográfica; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Licença Para Matar; ; ; E Intervir: James Bond na América Latina; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Ficção Científica na Guerra Fria Clássica; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Reflexões da Tropicália: Análise do Seu Sentido Transgressor (Artístico, Social e Político) e da Possibilidade do Rompimento com a MPB; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Repórteres do Lápis?: A Contribuição dos Cartunistas: J; Carlos, Belmonte e Guevara para a Formação da Opinião Pública Brasileira acerca da 2ª Guerra Mundial; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Luta pelos Direitos Civis nos Estados Unidos na Década de 1960; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Formação da Sociedade de Consumo nos Estados Unidos da América: Publicidade e a Invenção das Tradições (1889-1920); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?Nosotros y los Otros?: Um Estudo de Caso sobre a Identidade da Terceira Geração Galega na Argentina; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?O Príncipe? de FHC: Uma Análise de Cartas a um Jovem Político (2006), de Fernando Henrique Cardoso; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Diálogos sobre Gênero e Direitos Civis na Sociedade Norte-Americana nos Anos 70-80; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Espanha e o Império Colonial Espanhol na Era dos Reis Católicos aos Austrias Menores: Identidade Nacional e Representações Político-Culturais Hispânicas e Antihispânicas (1469-1665); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Os Simpsons e South Park no Canadá: A Construção/Descontrução da Identidade Nacional Coletiva do Canadense na Cultura Midiática Contemporânea; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Bonnie e Clyde ? O Gângster como um Elemento de Crítica; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
de Albuquerque Mitchell; A Doutrina Bush e o Destino Manifesto; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Rebeldes Sem Causa: Juventude Americana e Sociedade de Consumo na Década de 1950; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Conquista Epidemiológica: As Doenças e os Medos Sociais no Processo da Conquista Espanhola da Mesoamérica (1492-1650); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Guerra do Paraguai no Cinema Latino-Americano: Uma Análise do Filme Paraguaio ?Cerro Corá? (1978); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Old Hollywood e Jazz Reinventados no Século XXI ? Christina Aguilera e Back To Basics (2006); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Licença para Matar; ; ; e Intervir: James Bond na América Latina; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Entre o Progresso e as Tradições: Os Estados Unidos entre os Séculos XIX e XX; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
?O Príncipe? de FHC: Uma Análise de Cartas de ?Carta a um Jovem Político? (2006), de Fernando Henrique Cardoso; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Gênero e Sexualidade: Análise da Recepção do Discurso Feminista pelo Movimento Gay Norte-Americano nas Décadas de 1970 e 1980; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
A Espanha e o Império Colonial Espanhol na Era dos Reis Católicos aos Austrias Menores: Identidade Nacional e Representações Político-Culturais Hispânicas e Anti-Hispânicas (1492-1665); 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Os Simpsons e South Park: Construção/Desconstrução de Identidade Nacional Coletiva Canadense; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Rebeldes e Bandidos em Hollywood: Bonnie e Clyde e os Anos 60; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Wagner Pinheiro Pereira;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BRANDAO, Quezia . A América Latina de Glauber Rocha: um projeto de integração cultural no filme A Idade da Terra (1980). Faces da História , v. 2, p. 38-62, 2015.
-
BRANDAO, Quezia ; PEREIRA, Wagner Pinheiro . As narrativas crísticas da Revolução no Terceiro Mundo: Circulações e Apropriações estéticas de 'O Evangelho Segundo São Mateus' (1964) em 'A Idade da Terra' (1980). Revista Poder & Cultura , v. 2, p. 107-142, 2015.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Desbravando o 'Coração das Trevas': Visões Sobre o Neocolonialismo, a África e os Africanos na Obra de Joseph Conrad. Revista Poder & Cultura , v. 2, p. 136-177, 2014.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O cinema político na ditadura militar brasileira: as representações dos ?anos de chumbo? no filme Pra Frente, Brasil (1982). Revista Maracanan , v. 1, p. 24-40, 2014.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Mito Evita no Cinema Argentino: 'Eva Perón - A Verdadeira História' (1996). Revista Poder & Cultura , v. 1, p. 10-29, 2014.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Revolução Bolivariana e a Venezuela de Hugo Chávez: História e Interpretações (1999-2013). Boletim Tempo Presente (UFRJ) , v. 7, p. 1, 2013.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Leni Riefenstahl: Vida e Lenda. Revista da APG (PUCSP) , v. XIII, p. 341-361, 2007.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Fascismo, Nazismo, Salazarismo e Franquismo. História. Questões e Debates , Curitiba, v. 38, p. 101-131, 2003.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Poder das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). 01. ed. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2012. v. 01. 700p .
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . 24 de Outubro de 1929: A Quebra da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão. 1. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. 103p .
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BRANDAO, Quezia . O Projeto Épico-Didático "America Nuestra" de Glauber Rocha: As Alegorias da América Latina e as Narrativas Crísticas da Revolução do Terceiro Mundo no Filme A Idade da Terra (1965-1980). In: RICON, Leandro Couto Carreira; MALGERI, Leonardo. (Org.). Ensaios sobre cinema e humanidades: aproximações interdisciplinares, olhares múltiplos. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2017, v. 1, p. 201-280.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Política das Multidões: Populismo e Neopopulismo na América Latina. In: GONZÁLEZ, Felipe; DAMIANI, Gerson; FERNÁNDEZ-ALBERTOS, José. (Org.). Governança e Democracia Representativa. 1ed.São Paulo: Edusp, 2017, v. 1, p. 301-322.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Populismo y Neopopulismo en América Latina. In: GONZÁLEZ, Felipe; DAMIANI, Gerson; FERNÁNDEZ-ALBERTOS, José. (Org.). Quién manda aquí? La crisis global de la democracia representativa. 1ed.Madrid: Debate, 2017, v. 1, p. 301-322.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . "O Hitler Africano": O Regime de Idi Amin Dada no Cinema. In: ARAUJO, Denize Correa Araujo; MORETTIN, Eduardo Victorio; REIA-BAPTISTA, Vitor. (Org.). Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais. 1ed.Faro: CIAC/Universidade do Algarve, 2016, v. 1, p. 302-348.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A História da Televisão. In: VASCONCELOS, Ana. (Org.). Guia a História: Televisão. 1ed.São Paulo: On Line, 2016, v. 1, p. 12-14.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História da Televisão no Brasil. In: VASCONCELOS, Ana. (Org.). Guia a História: Televisão. 1ed.São Paulo: On Line, 2016, v. 1, p. 50-53.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Futuro da Televisão Brasileira no Século XXI. In: VASCONCELOS, Ana. (Org.). Guia a História: Televisão. 1ed.São Paulo: On Line, 2016, v. 1, p. 97-98.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Sombra dos Ditadores: Os Regimes Autoritários nos Romances Hispano-Americanos (1851-2000). In: PINÓN, Nélida; DAMIANI, Gerson; MARRECO, Maria Inês. (Org.). As Matrizes do Fabulário Ibero-Americano. 1ed.São Paulo: Edusp, 2016, v. 1, p. 171-188.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Revolução Bolivariana e a Venezuela de Hugo Chávez: História e Interpretações (1999-2013). In: SCHURSTER, Karl; ARAUJO, Rafael. (Org.). A Era Chávez e a Venezuela no Tempo Presente. 1°ed.Recife: Edupe/Autografia, 2015, v. 1, p. 87-111.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Evita Imortal: Uma Análise do Filme 'Eva Perón - A Verdadeira História' (1996). In: SOUSA, Ana Cristina Lobo; TROVÃO, Flávio Villa-Bôas; VIEIRA, Thaís Leão. (Org.). Diálogos e Relações de Poder. 1°ed.São Paulo: Verona, 2015, v. 1, p. 2701-3017.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BRANDAO, Quezia . As Memórias do Transe Latino-Americano: Os Bastidores Político-Culturais dos Filmes Terra em Transe (1967) e Memorias del Subdesarollo (1968). In: ALVES, Gracilda; CABRAL, Luciano; LAPSKY, Igor. (Org.). A História que Ensinamos e o Ensino da História. 1°ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2015, v. 1, p. 131-163.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BRANDAO, Quezia . A História em Imagens: As Revistas Ilustradas na Primeira República Brasileira (1889-1930). In: MAIA, Andréa Casa Nova. (Org.). O Mundo do Trabalho nas Páginas das Revistas Ilustradas. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2015, v. 1, p. 244-281.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Na Câmara de Torturas da Ditadura Militar Brasileira: As Representações dos "Anos de Chumbo" no Filme Pra Frente, Brasil (1982). In: Gian Carlo de Melo Silva. (Org.). Os Crimes e a História do Brasil: Abordagens Possíveis. 1ed.Maceió: Edufal, 2015, v. 1, p. 199-245.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A América de Hollywood: O Cinema de Frank Capra e a Construção dos Mitos Culturais dos Estados Unidos. In: AZEVEDO, Cecília; POGGI, Tatiana; ALVES JR., Alexandre G. da Cruz; FARIAS, Rodrigo; MOLL, Roberto. (Org.). Visões da América: A História dos EUA discutida por pesquisadores brasileiros.. 1°ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 1, p. 204-225.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . 1930-1939 - O cinema português de Salazar. In: Paulo Cunha; Michelle Sales. (Org.). Cinema português: um guia essencial. 1ed.São Paulo: SESI-SP Editora, 2013, v. , p. 93-137.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1933-1945). In: CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé. (Org.). História e Cinema. Dimensões Históricas do Audiovisual.. 2ed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2011, v. , p. 259-274.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Terceiro Reich em Cena: História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. In: LEWIN, Helena. (Org.). Judaísmo e Globalização: Espaços e Temporalidades. 01ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2010, v. 01, p. 426-447.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Espetáculo do Poder: Políticas de Comunicação e Propaganda nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-americanos (1922 - 1955). In: PIRES, Ariel José.; GANDRA, Edgar Ávila; FRANCO NETTO, Fernando; SALES, Jean Rodrigues; e SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti. (Org.). Do Político e Suas Interpretações. 1°ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2009, v. , p. 45-88.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1933-1945). In: CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé. (Org.). História e Cinema. Dimensões Históricas do Audiovisual. 1ºed.São Paulo: Alameda, 2007, v. , p. 255-269.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo e a Igreja: Pio XII e o Nazismo de Hitler (entrevista concedida para a matéria). Personalidades da História, Bauru, p. 47 - 48, 15 set. 2015.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo queria 'embelezar' o mundo - Prefácio à edição brasileira: Nazismo e o Inimigo Judeu. Folha de S.Paulo, São Paulo, 09 set. 2014.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Livre da censura, nosso cinema político encara o mercado. Portal PUC-Rio Digital - Jornal - Laboratório de Convergência de Mídia, Rio de Janeiro, 16 abr. 2014.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Bando do Bigode: Quem eram os braços direitos de Hitler?. Coleção Mundo Estranho: A História do Mundo Segundo a Mundo Estranho, São Paulo, p. 84 - 85, 01 abr. 2013.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Frank Capra e o american dream. Recine: Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Rio de Janeiro, p. 46 - 57, 14 dez. 2012.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; KOPSCH, Daniela . [História] Respostas: O que foi feito com o corpo de Hitler?. Superinteressante, p. 1 - 1, 01 jun. 2011.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nouvelle Vague. Revistae - SESC, São Paulo, p. 22 - 25, 01 jan. 2011.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; FILOMENO, L. . Cinema: Peça pelo formato. Guia da Semana. 07/05/2010.. Guia da Semana, 07 maio 2010.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Em Pauta: Roteiro de Cinema no Brasil - O Poder do Roteiro de Audiovisual. Revista e ? SESCSP, São Paulo, 01 dez. 2009.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; VALLONE, G. . Dinheiro: Crise de 1929: 80 Anos ? Crise de 1929 atingiu economia e mudou a ordem política do Brasil. Folha Online, 24 out. 2009.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; RESENDE, T. . Dinheiro: Crise de 1929: 80 Anos ? Crise de 1929 afetou autoestima da população e abriu espaço para Hitler. Folha Online, 24 out. 2009.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BUARQUE, D. . Queda das bolsas em 1929 anunciava Grande Depressão Americana. G1 - O Portal de Notícias da Globo, 17 set. 2008.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Nazismo Segundo os Nazistas. BBC História, São Paulo, p. 92 - 92, 18 ago. 2008.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema Nazista: Doutrinação e Extermínio. Leituras da História. Especial: Grandes Genocídios, São Paulo, p. 46 - 49, 01 ago. 2008.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; DEURSEN, F. V. . Tragédia em Wall Street. Aventuras na História, São Paulo, p. 42 - 47, 01 jul. 2008.
-
CORRÊA, Rafael ; VIEIRA, Vanessa ; PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Prisão da Língua. Veja, São Paulo, p. 88 - 89, 26 dez. 2007.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Janela do Mundo. Revista e-SESCSP, São Paulo, p. 16 - 21, 01 set. 2007.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Sangrenta Ibéria: Guerra Civil Espanhola. Desvendando a História, São Paulo, , v. Nº12, p. 34 - 39, 12 jan. 2007.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Historiador comenta vida e obra de Leni Riefenstahl; Inovações Cinematográficas de Lenil; e Leni Riefenstahl: Vida e Obra. Em Destaque - Site da Universidade de São Paulo, 25 set. 2003.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hitler e Roosevelt usaram cinema como propaganda, diz historiador (entrevista). Com Ciência. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 22 ago. 2003.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Uso da propaganda política aproxima cinema norte-americano dos anos 30 e 40 ao cinema nazista (reportagem sobre a dissertação de mestrado 'Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt 1933-1945 'de Wagner Pinheiro Pereira).. Agência USP de Notícias, 15 ago. 2003.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O papel do cinema nos governos de Roosevelt e Hitler (entrevista). Sala de Imprensa - Site da FFLCH-USP, 07 ago. 2003.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Pesquisa revela táticas de propaganda política no cinema (entrevista). Em Destaque - Site da Universidade de São Paulo, 30 jul. 2003.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945) - Resumo da dissertação de mestrado.. História Viva - Número 1 - Nov.2003 e na seção 'Para Saber Mais: Teses Acadêmicas Inéditas'do site www.historiaviva.com.br, São Paulo, p. 11.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Dissertação de Mestrado: Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). (Resumo da pesquisa). Informe. Informativo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Número 4 - Julho/Agosto 2003, São Paulo, p. 1.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Epopeia Americana: A Construção e a Monumentalização Histórica dos Estados Unidos no Filme 'O Nascimento de Uma Nação' (1915) de David W. Griffith. In: I Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em História dos Estados Unidos, 2013, Niterói. Anais do I Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em História dos Estados Unidos. Niterói: PPGH-UFF, 2013. p. 493-512.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Política na Era Roosevelt: O "American Dream" nos Filmes de Frank Capra. In: XXVI Simpósio Nacional da ANPUH ? Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH ? Associação Nacional de História. São Paulo: Editora ANPUH-SP, 2011. p. 1-17.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo: Política de Massa, Ideologia e Propaganda (1933-1945). In: I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto: Educando para a Cidadania e a Democracia. Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula, 2010, Niterói. I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto: Educando para a Cidadania e a Democracia. Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula. Rio de Janeiro: B?nai B?rith do Brasil / Programa de Estudos Judaicos - UERJ, 2010. p. 57-72.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. In: I Jornada Interdisciplinar de Porto Alegre sobre o Ensino do Holocausto, 2010, Porto Alegre. Holocausto - Crime contra a Humanidade - I Jornada Interdisciplinar de Porto Alegre sobre o Ensino do Holocausto. Porto Alegre: B'nai B'rith Brasil / B'nai B'rith Rio Grande do Sul, 2010. p. 20-45.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. In: Educando para a Cidadania e a Democracia. VIII Jornada Interdisciplinar ? Brasil / III Jornada Interdisciplinar ? RJ: Intolerância e Holocausto: Como Estudar e Ensinar na Sala de Aula, 2009, Rio de Janeiro. Educando para a Cidadania e a Democracia. VIII Jornada Interdisciplinar ? Brasil / III Jornada Interdisciplinar ? RJ: Intolerância e Holocausto: Como Estudar e Ensinar na Sala de Aula. Rio de Janeiro: B?nai B?rith do Brasil / Programa de Estudos Judaicos - UERJ, 2009. p. 38-56.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. In: X Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto. Holocausto: Crime Contra a Humanidade, 2009, São Paulo. X Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto. Holocausto: Crime Contra a Humanidade. Apostila - Textos e Bibliografia. São Paulo: B'nai B'rith/LEER-USP, 2009. p. 28-53.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. In: IX Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto / II Jornada de Curitiba: Holocausto: Crime Contra a Humanidade, 2009, Curitiba. IX Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto / II Jornada de Curitiba: Holocausto: Crime Contra a Humanidade. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba / B?nai B?rith do Brasil, 2009. p. 11-37.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Genocídio Judaico: Dimensões Históricas da Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. In: Educando para a Cidadania e a Democracia. 6º Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar, 2008, Rio de Janeiro. Educando para a Cidadania e a Democracia. 6º Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar. Rio de Janeiro: B?nai B?rith do Brasil / Programa de Estudos Judaicos - UERJ, 2008. p. 29-46.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema dos Horrores: História Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. In: ?Histórias de Muitas Vidas... Metodologia e Novas Abordagens? ? V Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto / I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto de Curitiba, 2008, Curitiba. ?Histórias de Muitas Vidas... Metodologia e Novas Abordagens? ? V Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto / I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto de Curitiba. Curitiba: B?nai B?rith do Brasil / Centro de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal da Educação, 2008. p. 28-47.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e as Crianças do Holocausto: A Intolerância em Cena. In: ?Por 1,5 Milhão de Crianças...? ? VII Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto, 2008, São Paulo. ?Por 1,5 Milhão de Crianças...? ? VII Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto. São Paulo: B?nai B?rith do Brasil / LEER-USP, 2008. p. 76-95.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema na Alemanha Nazista: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933 - 1945). In: Educando para a Cidadania e a Democracia. 3º Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar, 2007, Rio de Janeiro. Educando para a Cidadania e a Democracia. 3º Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar. Rio de Janeiro: B?nai B?rith do Brasil / Programa de Estudos Judaicos - UERJ, 2007. p. 30-42.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista: Idéias e Imagens de Intolerância (1933-1945). In: II Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto. Holocausto: Nunca Mais? Educando para a Cidadania e a Democracia, 2006, São Paulo. Holocausto: Nunca Mais? Educando para a Cidadania e a Democracia. São Paulo: Apostila B'nai B'rith do Brasil / Depto. História - FFLCH-USP, 2006. p. 15-36.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Módulo A - O Cinema como Recurso Paradidático: Nazismo e Cinema: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933-1945). In: II Encontro Temático 'Judeu no Século 21'- Educando para a cidadania e a democracia: 'Racismo e anti-semitismo em debate nas salas de aula', 2005, São Paulo. II Encontro Temático 'Judeu no Século 21'- Educando para a cidadania e a democracia: 'Racismo e anti-semitismo em debate nas salas de aula'. São Paulo: Associação Beneficente e Cultural B'NAI B'RITH do Brasil / LEI-USP, 2005. v. 1. p. 12-31.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Domínio. In: 1° Concurso de Redação da Escola Técnica Oswaldo Cruz e dos Colégios Integrados Oswaldo Cruz - Paes Leme, 1995, São Paulo. 2° Coletânea de Textos Redacionais do 1° Concurso de Redação da Escola Técnica Oswaldo Cruz e dos Colégios Integrados Oswaldo Cruz - Paes Leme 2° Grau/1995. São Paulo: Oswaldo Cruz, 1995. p. 106-106.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massa, Cinema e Propaganda na América Latina: A Construção das Imagens do Líder, dos Trabalhadores e da Nação no Varguismo e no Peronismo (1930-1955). In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016, São Paulo. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. São Paulo: PROLAM, 2016. v. 1. p. 325-326.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Um Cinema para a América Latina: Glauber Rocha, Tomás Gutiérrez Alea, Fernando Solanas e a Construção de um Projeto Político-Cultural Latino-Americano. In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016, São Paulo. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. São Paulo: PROLAM, 2016. v. 1. p. 264-265.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Na Câmara de Torturas da Ditadura Militar Brasileira: As Representações dos 'Anos de Chumbo' no Cinema Brasileiro (1964-2014). In: VII SAHIS - Semana Acadêmica de História - Política, Memória e Usos do Passado, 2014, Seropédica. Caderno de Resumos - VII SAHIS - Semana Acadêmica de História - Política, Memória e Usos do Passado. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 18-19.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Minicurso 2: O Carisma do Poder e o Êxtase das Multidões: A Política de Massas Populista na América Latina?.. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói. PROGRAMAÇÃO E CADERNO DE RESUMOS DO XI ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC. Niterói: ANPHLAC, 2014. v. 1. p. 48-49.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . ?Comunicação: O Socialista e o Ditador: O Cinema Chileno e a Batalha pela (Re)Construção das Memórias Políticas do Chile da Unidade Popular de Salvador Allende e da Ditadura Militar do General Augusto Pinochet nos Documentários ?Pinochet? (2012) e ?Pinochet: el otoño del patriarca? (2013)?.. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói. Programação e Caderno de Resumosdo XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niterói: ANPHLAC, 2014. v. 1. p. 130-131.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Evita Superstar: O mito Eva Perón e as representações da Argentina peronista na cultura midiática contemporânea. In: II Seminário de História Política: Poder e Política. Pensando as dinâmicas sociais e os regimes políticos., 2013, Niterói. II Seminário de História Política: Poder e Política. Pensando as dinâmicas sociais e os regimes políticos: Programa e Resumos.. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2013. p. 18-19.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Réquiem para Evita: Representações de Eva Perón e da Argentina Peronista na Cultura Midiática Contemporânea.. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC: Programação e Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. p. 91-92.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hollywood e a Guerra Fria: Cinema e Política nos Estados Unidos da América (1945 - 1991). In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC: Programação e Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. p. 25-25.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Franquista: 'Raza' e 'El Espíritu de una Raza' (1941/1950). In: XIX Encontro Regional de História - ANPUH-SP: Poder, Violência e Exclusão, 2008, São Paulo. XIX Encontro Regional de História - ANPUH-SP: Poder, Violência e Exclusão. São Paulo: ANPUH-SP, 2008. v. 1. p. 315-315.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e as Teorias de Limpeza Racial: Doutrinação e Extermínio. In: As Doenças e os Medos Sociais, 2008, São Paulo. As Doenças e os Medos Sociais. São Paulo: Impresso LEER-USP, 2008. v. 1. p. 11-11.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Mini-curso 6: Cinema e Política no Totalitarismo e na Democracia: Propaganda, Intolerância e Violência. In: XIX Encontro Regional de História - Poder, Violência e Exclusão, 2008, São Paulo. Impressos - Cursos Oferecidos. São Paulo: ANPUH-SP, 2008.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema de Propaganda no Salazarismo: Uma Análise do Filme A Revolução de Maio (1937). In: XVIII Encontro Regional de História - O Historiador e seu Tempo, 2006, Assis. Associação Nacional de História - Seção São Paulo - Livro de Resumos - XVIII Encontro Regional de História: O Historiador e seu Tempo. Assis: UNESP/Assis, 2006. p. 211-211.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Mini-curso: O Cinema na Alemanha Nazista: Indústria, Propaganda e Entretenimento (1933 - 1945). In: XVIII Encontro Regional de História - O Historiador e Seu Tempo, 2006, Assis. Impresso - Cursos Oferecidos. São Paulo: ANPUH-SP, 2006.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Governos de Hitler e Roosevelt (1933 - 1945). In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Programas e Resumos do XXIII Simpósio Nacional - História: Guerra e Paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005. p. 463-463.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Totalitarismo e na Democracia: Tempos de Hitler e Roosevelt (1933-1945). In: XVII Encontro Regional de História: 'O Lugar da História'. ANPUH - SP, 2004, Campinas - São Paulo. XVII Encontro Regional de História: 'O Lugar da História'. ANPUH - SP. Programação e Resumos. Campinas/SP: ANPUH-SP/UNICAMP, 2004. v. Único. p. 297-297.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945). In: 8° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000, São Paulo. Anais do 8° SIICUSP. São Paulo: USP, 2000.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945). In: VIII Simpósio de Iniciação Científica da USP / II Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000, São Paulo. VIII Simpósio de Iniciação Científica da USP / II Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Nazismo (1927-1945). In: 7° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 1999, São Paulo. Anais do 7° SIICUSP. São Paulo: USP, 1999.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV (1554-1834). In: 7° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 1999, São Paulo. Anais do 7° SIICUSP. São Paulo: USP, 1999.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Nazismo (1927-1945). In: VII Simpósio de Iniciação Científica da USP / I Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 1999, São Paulo. VII Simpósio de Iniciação Científica da USP / I Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 1999.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV (1554-1834). In: VII Simpósio de Iniciação Científica da USP / I Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 1999, São Paulo. VII Simpósio de Iniciação Científica da USP / I Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 1999.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII. In: 6° Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1998, São Paulo. Anais do 6° Simpósio de Iniciação Científica da USP. São Paulo: USP, 1998.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII. In: VI Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (6º SICUSP), 1998, São Paulo. Simpósios de Iniciação Científica - Universidade de São Pauloo 1998, 1998.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Terceiro Reich em Cena: História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . II Guerra Mundial: a nova ordem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Visões da América: O Papel de Hollywood na Construção e Monumentalização Histórica dos Estados Unidos (Séculos XX-XXI). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Mito Evita: Representações de Eva Perón na Cultura Midiática Contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . II Guerra Mundial: a nova ordem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hitler e o Nazismo na Alemanha: Política de Massas, Ideologia e Propaganda (1933-1945). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Holocausto - Projeto SHOA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política Cultural, Cinema e Propaganda no Nazi-Fascismo e no Populismo (1933-1955). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Espetáculo do Poder: Políticas de Comunicação e Propaganda nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-americanos (1922-1955). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hollywood & Bollywood: Diálogo de Dois Mundos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e História: Questões Teóricas e Metodológicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e a Escrita da História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Aula Inaugural: Panorama Atual da Produção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Varguismo e no Peronismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política da Boa Vizinhança e Hollywood: Diplomacia e Cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Laranja Mecânica (Dir. Stanley Kubrick, Inglaterra, 1971). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Memória e História da Transição da DItadura Militar à Nova República. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Império das Imagens: O Projeto de Expansão Internacional do Cinema Nazista na Europa e na América Latina (1933-1955). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política Cultural, Cinema e Propaganda no Fascismo, Nazismo, Varguismo e Peronismo (1922-1955). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Representação das Cidades no Cinema Nazista e na Hollywood da Era Roosevelt. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Representação das Cidades nos Cinemas Fascista e Salazarista (1922 - 1945).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política Cultural, Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista (1933 - 1945).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Film und Propaganda im Drittern Reich: nationalsozialistische Kulturpolitik, Antisemitismus und Holocaust (1933-1945). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massas, Cinema e Propaganda no Nazismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Governos de Hitler e Roosevelt (1933-1945). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema de Leni Riefenstahl: O Triunfo da Vontade (1935) e Olímpia (1938). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política no Salazarismo e no Franquismo (1933-1975). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massas e Propaganda na Alemanha Nazista. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e História. A Política da Boa Vizinhança. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda no Totalitarismo e na Democracia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Segunda Guerra Mundial e Hollywood. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Política da Boa Vizinhança e Hollywood. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Guerra de Secessão no Cinema Norte-americano: Um Debate Polêmico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e História: Teorias e Métodos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Imperialismo dos EUA na América Latina. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . The War of Images: Adolf Hitler's "Totalitarian Cinema" Vs. Franklin Delano Roosevelt's "Democratic Cinema" (1933-1945). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Revolução Americana e a Formação dos EUA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Produção Cultural Inserida num Projeto Político: O Cinema Nazista. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Propaganda Política no Nazismo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massas na América Latina: A Construção de Mitos na Argentina Peronista. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . EUA e América Latina; Confrontos e Aproximações nos Anos da Política da Boa Vizinhança. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo: Idéias, Imagens e Práticas Políticas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo: Memórias e História. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e História: O Filme como Fonte e Agente da História. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Populismo, Revoluções e Ditaduras na América Latina: Tempos de Perón e Pinochet. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Prefácio à Edição Brasileira: Nazismo e o Inimigo Judeu. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Apresentação. Campo Grande, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Orelha do Livro. Campo Grande, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Império das Imagens de Hitler: O Projeto de Expansão Internacional do Modelo de Cinema Nazi-Fascista na Europa e na América Latina (1933-1955) 2008 (Tese de Doutorado).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945) 2003 (Dissertação de Mestrado).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945) 2000 (Monografia de Iniciação Científica).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV. Portugal, Espanha e Brasil (1554-1834) 1999 (Monografia de Iniciação Científica).
-
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII 1998 (Monografia de Iniciação Científica).
Outras produções
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Avaliador da Revista Tempo (Revista digital de História do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense). 2013.
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Parecerista ad hoc da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural ? JICTAC-2012. 2012.
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Parecerista da FAPERJ. 2012.
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Parecerista da Revista Eletrônica da ANPHLAC. 2012.
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Parecerista da Revista Cultura Histórica & Patrimônio (UNIFAL-MG). 2012.
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Membro do Comitê Consultivo da revista discente Multiverso. 2012.
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; MIRANDA, A. . O Fim de Uma Era: Carismo, Informalidade e Estilo na Casa Branca. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Qual foi o papel de Fidel no mundo e que legado ele deixa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; MIRANDA, A. . Esportes: Super Bowl 50 - A Marca da Pantera. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo e a Igreja: Pio XII e o Nazismo de Hitler. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Entrevista com Dr. Wagner P Pereira. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História - Dia da Vitória: Da Rússia ao Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; GUERINI, Elaine . Cinema: Os Espiões São Eternos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Operação Gringo: Em 1979, Militares Achavam que o PCB Era a Maior Ameaça. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Operação Gringo: quando o PCB era a maior ameaça para o regime militar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Livro aborda uso do cinema como propaganda política na Alemanha e EUA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Livro - O Poder das Imagens. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A histórica relação entre Hollywood e os governos dos EUA volta à tona. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Segunda Guerra Mundial. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . A manipulação das consciências pelo cinema. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . JR - TV Araucária. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Observatório da Imprensa. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Sala de Cinema. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Et Cetera. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . As Loucuras do Alexandrelli. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . As Loucuras do Alexandrelli. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro ; CARNEIRO, M.L.T. . SHALOM BRASIL. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Revista Poder & Cultura. 2014. (Site).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . LHISCA - Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades. 2013; Tema: Site acadêmico. (Site).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Wagner Pinheiro Pereira [http://wagnerpp.com/]. 2012; Tema: Site acadêmico. (Site).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Política na Espanha Franquista (1936-1975). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Revista Poder & Cultura - Vol.03, Nº05, Jan./Jun.2016. 2016. (Editoração/Periódico).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Revista Poder & Cultura - Vol.03, Nº06, Jul./Dez.2016. 2016. (Editoração/Periódico).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Espetáculo do Poder e o Êxtase das Multidões: Política de Massas, Cinema e Propaganda nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-Americanos (1922-1955). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Revista Poder & Cultura - Ano 1. Vol.2.. 2015. (Editoração/Periódico).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Revista Poder & Cultura - Vol.02, Nº04, Jul./Dez.2015. 2015. (Editoração/Periódico).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Revista Poder & Cultura - Vol.02, Nº03, Jan./Jun.2015. 2015. (Editoração/Periódico).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Carisma do Poder e o Êxtase das Multidões: A Política de Massas Populista na América Latina. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Revista Poder e Cultura - Ano 1. Vol.1.. 2014. (Editoração/Periódico).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hollywood e a Política da Boa Vizinhança (Décadas de 30 e 40): Diplomacia Cultural dos EUA e a América Latina. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hollywood e a Guerra Fria: Cinema e Política nos Estados Unidos da América (1945 - 1991). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Audiovisual: Indústria Cultural, Cultura Midiática e Sociedade do Espetáculo (Séculos XX-XXI). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Audiovisual: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-Americanos (1922-1955). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . De Adolf Hitler a Michael Jackson: Indústria Cultural e Comunicação de Massas na Era da Sociedade do Espetáculo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Cinema: Política cultural, cinema e propaganda política nos fascismos europeus e nos populismos latino-americanos (1922-1955). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Indústria Cultural e Comunicação de Massas na ?Era da Sociedade do Espetáculo?: Da Estetização da Política Nazista de Adolf Hitler ao Videoclipe Musical de Michael Jackson (Séculos XX-XXI).. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto: do cinema de propaganda nazista de Adolf Hitler ao videoclipe musical de Michael Jackson e Lady Gaga (séculos XX - XXI). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo: Política de Massas, Ideologia e Propaganda (1933-1945). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Cinema Brasileiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Cinema Brasileiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Indústria Cultural e Comunicação de Massas: A Revolução Audiovisual da ?Obra de Arte Total? de Richard Wagner ao Videoclipe Musical de Michael Jackson (Séculos XIX ? XXI). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema, Televisão e Música: Uma História Audiovisual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Videoclipe, Musical e a Cultura de Massas: A Dimensão Histórica do Audiovisual.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema Documentário: História e Linguagem.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Política no Totalitarismo e na Democracia: Propaganda, Intolerância e Violência.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e a Escrita da História: Teoria e Metodologia.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Cinema Brasileiro: Experiências da Atlântida, da Vera Cruz e do Cinema Novo.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Documentário no Brasil.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Documentário no Mundo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Videoclipe, Musical e a Cultura de Massas: Estética e Linguagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História da Criação e Produção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Panorama Atual da Produção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Panorama Atual da Produção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e as Crianças do Holocausto: A Intolerância em Cena. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Genocídio Judaico: Dimensões Históricas da Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema dos Horrores: História Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema Revolucionário Soviético. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Documentário no Brasil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Documentário no Mundo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Política no Totalitarismo e na Democracia.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema na Alemanha Nazista: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933 - 1945). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema na Alemanha Nazista: Indústria, Propaganda e Entretenimento (1933-1945). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . JK e os Anos Dourados: Política e Cultura (1956-1961). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . 24 de Outubro de 1929: A Quebra da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão.. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Paradidático).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda na Alemanha: Idéias e Imagens de Intolerância. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Módulo A ? O Cinema como Recurso Paradidático. Nazismo e Cinema: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933 - 1945. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila Didática).
PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massas, Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista (1933-1945). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Memórias do Asfalto: Cultura Urbana e Juventude Radical, uma História Social do Skateboarding nas Metrópoles Brasileiras, Descrição: A pesquisa pretende realizar uma análise da cultura urbana do skateboarding no Brasil, mais especificamente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e a presença da influência da cultura da mídia audiovisual internacional na configuração identitária dos jovens brasileiros. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador / Caroline Lardoza - Integrante / Andréa Casa Nova Maia - Integrante.
-
2011 - Atual
O Espetáculo do Poder: Política Cultural, Cinema e Propaganda nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-Americanos (1922-1955), Descrição: O presente projeto ? parte da linha de pesquisa ?Política, Cultura e Comunicação nas Américas e na Europa Contemporâneas (Sécs. XX-XXI)?, coordenada por mim e vinculada ao Laboratório de Estudos do Tempo Presente ? Universidade Federal do Rio de Janeiro (TEMPO-UFRJ) ? pretende realizar um estudo do cinema de propaganda produzido pelos governos de Benito Mussolini (1922-1945), na Itália; de Adolf Hitler (1933-1945), na Alemanha; de Getúlio Vargas (1930-1945), no Brasil; e de Juan Domingo Perón (1946-1955), na Argentina, por considerar as produções cinematográficas importantes para a compreensão da relação entre poder e comunicação nos fascismos europeus e nos populismos latino-americanos, considerados os exemplos mais representativos de regimes que buscaram conceber a política como espetáculo. Além disso, o mapeamento dos aspectos comuns, diferenciais e específicos das imagens e mensagens veiculadas pelo cinema possibilita a compreensão da natureza dos respectivos regimes e das mudanças políticas e culturais que eles introduziram em seus países.A pesquisa, ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da História Comparada e das transferências culturais, assim como em trabalhos sobre Cinema e História, pretende analisar ainda as políticas culturais de cinema fascistas e populistas; as produções oficiais desses regimes; os principais temas políticos apresentados nas diversas produções cinematográficas; a influência da censura e de outros aspectos relacionados à produção cinematográfica, tais como legislação, políticas de crédito e sistemas de co-produções entre esses países.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador.
-
2011 - Atual
Política, Cultura e Comunicação nas Américas e na Europa Contemporâneas: Circulação de Ideias, Imagens e Práticas Políticas (Sécs. XX-XXI), Descrição: A pesquisa engloba trabalhos que discutam as relações entre política, cultura e comunicação nas Américas e na Europa contemporâneas (séculos XX-XXI), dedicando especial ênfase, através da utilização de fontes históricas audiovisuais (cinema, televisão e música), aos temas da indústria cultural, cultura midiática e sociedade do espetáculo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador.
-
2009 - 2010
O Espetáculo dos Ditadores Cinéfilos: Cinema e Propaganda Nazi-Franquista na Europa e na América Latina (1933 -1945), Descrição: A pesquisa analisa o projeto de expansão internacional do cinema nazi-franquista na Europa e na América Latina (1936-1945) que tinha como objetivos criar em Berlim uma ?Nova Hollywood Mundial? e estabelecer o controle hegemônico da indústria cinematográfica do III Reich sobre a filmografia européia e latino-americana, capaz de rivalizar e até impedir a presença das produções cinematográficas dos EUA e URSS nesses territórios. Para a concretização de tais ambições expansionistas, o regime nazista investiu na ação da Hispano-Film-Produktion (HFP), privilegiada instituição político-cultural fundada em Berlim, em 1936, que sob a direção de Johann Wilhelm Ther, Joaquín Reig Gonzalbes e Norberto Soliño, foi responsável pela produção e distribuição de filmes nazi-franquistas (documentários propagandísticos e ficcionais de entretenimento) dirigidos aos públicos da Alemanha nazista, da Espanha franquista e da América Latina. A recuperação da história desta instituição ilumina algumas das tensões na aliança entre os nazistas e os franquistas, ao mostrar como os interesses - estéticos, político-ideológicos e financeiros - desses aliados acabaram gerando conflitos entre a Alemanha nazista e a Espanha franquista no processo de condução do projeto de expansão internacional do modelo de cinema nazista na Europa e na América Latina, que buscava influenciar, conquistar e controlar as mais importantes indústrias cinematográficas da América Latina (México, Argentina e Brasil). Em termos gerais, a pesquisa analisou: a formação da Hispano-film-Produktion; os filmes da HFP; a competição de interesses nazistas e franquistas na América Latina; as tentativas da Alemanha nazista e da Espanha franquista em conquistar o mercado do cinema mexicano; o projeto nazista para os cinemas argentino e brasileiro; e a contra-ofensiva dos governos dos Estados Unidos da América e da Grã-Bretanha frente à expansão internacional do cinema nazista na América Latina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2003 - 2008
O Império das Imagens de Hitler: O Projeto de Expansão Internacional do Modelo de Cinema Nazi-fascista na Europa e na América Latina (1933-1955), Descrição: O propósito principal desta tese de doutorado foi desenvolver um estudo de histórias conectadas sobre a expansão internacional do modelo de cinema nazista na Europa e na América Latina, durante as décadas de 1930 e 1950. A influência da Alemanha nazista sobre as indústrias de cinema e as produções cinematográficas da Itália fascista, de Portugal salazarista, da Espanha franquista, do Brasil varguista e da Argentina peronista, representou a tentativa de Berlim tornar-se a ?Nova Hollywood Mundial? e teve importantes implicações políticas, culturais e econômicas em todos esses regimes políticos de massas analisados. A tese analisou também três instituições político-culturais privilegiadas do III Reich: 1) O Ministério Nacional para Esclarecimento Público e Propaganda (Reichsministerium für Volksaufklärung und Propaganda - RMVP), através do qual o ministro da propaganda nazista, Dr. Joseph Goebbels, empenhou-se na conquista do controle total dos meios de comunicação de massa, na reestruturação forçada das indústrias cinematográficas e na padronização das sessões de cinema, impondo uma produção obrigatória, planejada para aumentar o potencial propagandístico do cinema; 2) A Câmara Internacional de Cinema (Internationale Filmkammer ? IFK), uma organização internacional de representantes da indústria cinematografia de 22 nações, fundada em 1935 para estabelecer o controle hegemônico da Alemanha nazista sobre um espaço europeu econômico e cultural integrado, que pudesse rivalizar com os modelos de cinema dos Estados Unidos da América e da União Soviética e; 3) A Hispano-Film-Produktion (HFP), através da qual o cinema nazista tentou conquistar os mercados hispânicos (Espanha e América Latina). Em termos gerais, a análise privilegiou as políticas governamentais, os principais temas políticos apresentados nos filmes, a influência da censura, legislação, políticas de crédito e sistemas de co-produções.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2000 - 2003
Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945), Descrição: O propósito principal desta pesquisa de mestrado foi realizar um estudo comparado da utilização do cinema como arma de propaganda política e de controle da opinião pública durante os governos de Adolf Hitler (1933-1945), na Alemanha, e de Franklin D. Roosevelt (1933-1945), nos Estados Unidos da América. As produções cinematográficas alemãs e americanas são significativas para a compreensão das ideologias que orientaram esses governos e para a discussão da relação entre cinema e política. Para a compreensão da relação dessas produções culturais com os projetos políticos de Hitler e de Roosevelt procurou-se analisar não somente os filmes em si, mas mostrar que muitas das idéias e dos temas cinematográficos não foram concebidos unicamente pelo Estado, já que contaram também com a participação ativa de grupos sociais ligados aos setores culturais ? cineastas, roteiristas, artistas, educadores, escritores ? que, em busca de favores e proteção do Estado ou por identificação com as respectivas ?causas nacionais?, foram responsáveis pela realização de vários filmes de enaltecimento aos ideais políticos preconizados pelos governos de Hitler e Roosevelt. A relevância desse estudo se justificou não só pela tentativa de compreensão mais aprofundada da utilização do cinema como arma de propaganda política de regimes ?totalitários? e ?democráticos?, mas também pela atualidade do tema, ou seja, o uso de imagens para fins políticos, como foi visto recentemente na guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, ou mesmo na reutilização que os grupos neonazistas fazem dos filmes alemães produzidos durante o Terceiro Reich para propagar ideais de intolerância racial, religiosa, política e social. Dessa forma, esse estudo mostra que muitos filmes de ?entretenimento? podem estar, na verdade, repletos de mensagens políticas e propagandistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
1999 - 2000
O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945), Descrição: A pesquisa de iniciação científica analisou de que forma os fundamentos doutrinários do nazismo, formulados por Adolf Hitler na obra Mein Kampf (Minha Luta), escrita em 1924, foram incorporados e veiculados pela produção cinematográfica nazista, contribuindo para o processo de consolidação do regime nazista na Alemanha, durante os anos de 1927 a 1945. Os principais objetivos propostos foram: 1) identificar através da própria linguagem cinematográfica desses filmes, de que forma os ideais da doutrina nazista como ? princípio da liderança do Führer; a construção do "Homem Novo" alemão; a constituição da identidade nacional coletiva; a criação das imagens dos inimigos nacionais e internacionais; a revisão da História da Alemanha; e a exaltação da imagem da guerra ? eram incorporados e apresentados pelo cinema; 2) relacionar a temática trabalhada nos filmes com o contexto histórico em que foram produzidos e 3) traçar a evolução da produção cinematográfica nazista durante o Terceiro Reich. A ênfase desta pesquisa está centrada na compreensão das imagens e do imaginário político nazista, para apresentar as múltiplas implicações da relação Estado e cultura na Alemanha, tomando como objeto de análise filmes de propaganda política (cinejornais, documentários e longa-metragens ficcionais) produzidos durante o governo de Adolf Hitler. Por fim, teve-se o intuito de apresentar como o cinema foi utilizado e inserido na educação e na produção cultural para conquistar a adesão da sociedade em torno de um ?projeto político-pedagógico nacionalista? que visava ?educar? as massas segundo os pressupostos políticos do nazismo para o seu ?Reich dos Mil Anos?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
1998 - 1999
O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião à D.Pedro IV. Portugal, Espanha e Brasil (1554-1834), Descrição: A pesquisa de iniciação científica analisou a construção e a evolução histórica do fenômeno messiânico do Sebastianismo em Portugal, desde o nascimento de D.Sebastião, rei que encarnaria a saga do Desejado/Encoberto, em 1554, até a morte de D.Pedro IV, último monarca português a personificar a figura profetizada do Rei Encoberto, em 1834. Nesta perspetiva, a pesquisa não somente buscou interpretar o mito do Sebastianismo durante os anos de sua construção e disseminação nos tempos da União Ibérica (1580-1640), mas também compreender qual a sua função e importância política após a Restauração de 1640, pesquisando cada um dos nove reis que personificaram a figura do Encoberto (D.João IV, D.Afonso VI, D.Pedro II, D.João V, D.Afonso Henriques, D.José I, D.João VI, D.Miguel I e D.Pedro IV) e o contexto histórico em que as profecias sebastianistas foram mais produzidas, disseminadas e interpretadas. Ancorada nos pressupostos da História das Representações Políticas, esta pesquisa discutiu o papel político e cultural do Mito do Sebastianismo em Portugal, valorizando os vários elementos que permeiaram o imaginário sebastianista, tais como a figura do Rei Desejado/Encoberto D.Sebastião, a construção do mito do salvador português durante os anos de domínio espanhol, a aparição dos fantasmas do Desejado, as visões da Ilha Encoberta, as profecias do Quinto Império do Mundo e as representações simbólicas dos vários sucessores ao papel do Rei Encoberto português.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
1997 - 1998
Um Rei para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII, Descrição: A pesquisa de iniciação científica analisou e discutiu o processo de construção e disseminação do fenômeno messiânico do Sebastianismo, ocorrido, principalmente, nos fins do século XVI e início do século XVII, em Portugal. Baseado na crença da volta de um rei salvador, personificado por D.Sebastião, para redimir o reino português de suas dores e pecados e restaurar-lhes as glórias tradicionais, o Sebastianismo ganhou impulso a partir da derrota do exército português na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578, que culminou com o misterioso desaparecimento do rei D.Sebastião entre os mouros. Ancorado nos pressupostos da História das Representações Políticas, este trabalho procurou mostrar que o Sebastianismo não apenas apresentou-se como um fenômeno cultural, rico pela variedade de expressões que conheceu tanto da cultura erudita como da popular, mas também que adquiriu formas de uma instituição política de cunho nacionalista, capaz de reanimar em Portugal sentimentos de repulsa contra a dominação espanhola nos tempos da União Ibérica (1580-1640), promovendo, dessa forma, o sucesso da Restauração da Independência em 1640.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Pinheiro Pereira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2016
Seleção do trabalho do orientando Gabriel Pereira de Carvalho "Guerra de Canudos: História e Fotografia" para ser publicado na Revista do CFCH-UFRJ, JICTAC-UFRJ.
2015
Seleção do trabalho do orientando Pedro Brandão Ramos "A reforma agrária no Muralismo Mexicano" para ser publicado na Revista do CFCH-UFRJ, JICTAC-UFRJ.
2013
Seleção do trabalho da orientanda Luana Góes Rodrigues apresentado na XXXV JICTAC 2013 para publicação: Repórteres do Lápis: Caricatura e Opinião Pública Brasileira na II Guerra Mundial (1939-1945), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Menção Honrosa pela orientação de trabalho apresentado na XXXIV JICTAC - A Monumentalização Histórica da Guerra do Paraguai: Uma Análise do Filme Paraguaio ?Cerro Corá? (1978), de Fabio Ribeiro Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2010
Representante do Brasil aprovado no processo seletivo do Yad Vashem (Jerusalém, Israel) para participar do Seminário Internacional "Memoria de La Shoa y los Dilemas de su transmision", Yad Vashem - Escuela Internacional para El Estudio del Holocausto - Departamento de Habla Hispana.
2005
1º Colocado no Processo seletivo do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para obtenção de Bolsa de Estudo para Estadia de Pesquisa na Alemanha, realizada junto ao Zentrum für Antisemitismusforshung - Technische Universität Berlin., DAAD / CNPq.
2004
1º colocado no processo seletivo para a obtenção de bolsa para Estágio de Pesquisa em Portugal e Espanha, realizado junto ao Centro de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, em Madri., Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH-USP).
2002
1º colocado no processo seletivo da Fulbright para participar das atividades do curso de especialização em História dos EUA: 'The Civilization of The United States', ministrado na New York University (NYU), nos Estados Unidos da América., Fulbright.
2000
Láurea de Excelência Acadêmica pelo desempenho como melhor formando do Curso de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) concluído em 1999., Pró-Reitoria - Universidade de São Paulo.
2000
Viagem aos Estados Unidos da América para participação nas atividades de iniciação científica da The State University of New Jersey - Rutgers e da Howard University, promoção conjunta entre a USP e Rutgers., Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e Comissão Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da USP.
1999
Menção Honrosa pela Pesquisa de Iniciação Científica O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV. Portugal, Espanha e Brasil (1554-1834), Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e Comissão Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da USP.
1998
Menção Honrosa pela Pesquisa de Iniciação Científica Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII, Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e Comissão Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da USP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História. , Largo São Francisco de Paula, 01 - 3º Andar - Sala 320-G, Centro, 20051070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 22210034, Ramal: 201, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2017
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI113 História da América Contemporânea
-
03/2017
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI 032 - História da Arte e da Cultura
-
02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de História, .,Cargo ou função, Membro das Comissões: Acadêmica (Presidente) e de Bolsas, no Programa de Pós-Graduação em História Comparada.
-
02/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos Históricos e Midiáticos das Américas e da Europa (NEHMAE), .,Linhas de pesquisa
-
02/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Estudos do Tempo Presente - TEMPO/UFRJ, .,Linhas de pesquisa
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI113 - História da América Contemporânea
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI019 Tóp. Esp. de Comparada II: Nazismo e Stalinismo: história, memória e historiografia
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI 131 - Tóp. Esp em Hist. da América IV: História e Música na Cultura Audiovisual da configuração das Identidades Nacionais à Sociedade de Massa Contemporânea (sécs. XIX ? XXI)
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI011 Forças Armadas e Sociedade: Os Regimes Autoritários no Mundo Contemporâneo: Ideologia, Propaganda e Repressão (séc. XX-XXI)
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI 113 - História da América Contemporânea (para o curso de Relações Internacionais), IHI 131 - Tópico Especial em História da América IV - "A América de Hollywood: O Mundo de Walt Disney, dos Super-heróis e dos Astros Pop na Construção da Hegemonia Cultural dos EUA
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI 113 - História da América Contemporânea
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI 302 - História da América III, Laboratório TEMPO III - Tema: "O Conceito de Representação na História e na Historiografia: Questões & Debates"
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, IHC 802 - Tópico de Instituições e Sociedades (História do Cinema Mundial: Arte, Indústria, Entretenimento)
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI 302: História da América - III, Laboratório TEMPO - II - Tema: "Política de Massa, Sociedade do Espetáculo e Cultura da Mídia nas Américas e na Europa (Séculos XIX - XXI)"
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa 2 (IHC 717), Seminário de Pesquisa 4 (IHC 719), Tese de Doutorado IV (IHC 818), Leitura Dirigida 2 (IHC 814)
-
04/2013 - 08/2013
Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Linha de Pesquisa 2: Hist. Comp. das Formas Narrativas (IHC-702) / Seminário de Linha de Pesquisa 3: Hist. Comp. das Instituições e Formas Políticas (IHC 703) - Tema: "História Comparada: Tendências, Limites e Perspectivas", Seminário de Pesquisa 1 (IHC 716), Seminário de Pesquisa 3 (IHC 718), Tese de Doutorado III (IHC 817), Leitura Dirigida I (IHC 813)
-
04/2013 - 08/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI312: História da América ? III, Laboratório TEMPO - I: A Pesquisa em História: Teoria e Metodologia
-
03/2012 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de História, .,Cargo ou função, Representante dos Professores Adjuntos na Congregação do Instituto de História (IH-UFRJ) (Titular).
-
04/2011 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, .,Cargo ou função, Representante do Instituto de História no Colegiado do Curso de Graduação em Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
-
10/2012 - 03/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI113: História da América Contemporânea, Laboratório TEMPO: História Social do Cinema Americano, IHI020: Tópico Especial em História Comparada ? III: Regimes Autoritários no Mundo Contemporâneo: Ideologia, Propaganda e Repressão
-
06/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de Estágios do Curso de Relações Internacionais.
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPGHC: Seminário de Pesquisa 2
-
02/2012 - 10/2012
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI113: História da América Contemporânea, Laboratório TEMPO: Sociedade de Massa e Espetáculo Midiático nas Américas e na Europa: Política e Cultura (Séculos XIX- XXI)
-
02/2012 - 08/2012
Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPGHC: Seminário de Pesquisa 1, PPGHC: Tópico de Instituições e Sociedades: ?Sociedade de Massa e Espetáculo Midiático nas Américas e na Europa: Política e Cultura (Séculos XIX - XXI)?
-
06/2011 - 03/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de História, .,Cargo ou função, Representante dos Professores Adjuntos na Congregação do Instituto de História (Suplente).
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Guerra e Construção de Memórias, Leitura Dirigida em História Comparada - II, Tese de Doutorado II
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI312: História da América III, Laboratório TEMPO: História e Música nas Américas e na Europa: Indústria Cultural, Cultura Midiática e Sociedade do Espetáculo (1975-2011)
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI113: História da América Contemporânea
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IHI113: História da América Contemporânea
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório TEMPO: História e Música nas Américas e na Europa: Indústria Cultural, Cultura Midiática e Sociedade do Espetáculo (1830 - 1975), IHI130: Tópico Especial em História da América III: Cinema, Televisão e Música (1895 - 1945)
2006 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Pesquisador Projetos Temáticos, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq
Outras informações:
PARTICIPAÇÃO E VINCULAÇÃO EM PROJETOS TEMÁTICOS: 2006-Atual - Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq: "História e Audiovisual: Circularidades e Formas de Comunicação", liderado pelos Prof. Dr. Eduardo Victorio Morettin e Prof. Dr. Marcos Francisco Napolitano de Eugênio (ECA-USP e FFLCH-USP).
2009 - 2010
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando
Outras informações:
Pós-Doutorando em História: 2009-2010 Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) Pesquisa de Pós-Doutorado: ?Os Ditadores Cinéfilos: Política de Massas, Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista e na Espanha Franquista (1933 - 1945)? Supervisão: Prof. Dr. Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
2009 - 2009
Universidade de São PauloVínculo: Professor Visitante Ext. Univ., Enquadramento Funcional: Professor Convidado Extensão Universitária
2007 - 2008
Universidade de São PauloVínculo: Pesquisador Projetos Temáticos, Enquadramento Funcional: Pesquisador Projeto Temático FAPESP
Outras informações:
PARTICIPAÇÃO E VINCULAÇÃO EM PROJETOS TEMÁTICOS: 01/01/2007 - 18/06/2008 - Pesquisador do Grupo do Projeto Temático FAPESP: "Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades (Séculos XIX e XX)", liderado pelos Profa. Dra. Maria Ligia Coelho Prado, Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato (FFLCH-USP) e Prof. Dr. José Luis Bendicho Beired (UNESP).
2000 - 2008
Universidade de São PauloVínculo: Pós-Graduação em História, Enquadramento Funcional: Pós-Graduando (Mestrado e Doutorado), Carga horária: 0
Outras informações:
Doutorando em História Social: 2003 -2008. - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Zentrum für Antisemitismusforschung ? Technische Universität Berlin, Instituto de Historia del Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Madrid), Centro de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Tese de Doutorado: ?O Império das Imagens de Hitler: O Projeto de Expansão Internacional do Modelo de Cinema Nazi-Fascista na Europa e na América Latina (1933 - 1955)? Orientação: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato (FFLCH-USP), Prof. Dr. Wolfgang Benz (ZfA-TU-Berlin), Prof. Dr. Lorenzo Delgado Gómez-Escalonilla (CSIC-Madrid), Prof. Dr. Fernando Rosas (U.Nova de Lisboa) e Prof. Dr. Tiago Costa Pinto dos Reis Miranda (U.Nova de Lisboa). Agências Financiadoras: CNPq/DAAD/Cátedra Jaime Cortesão Mestrando em História Social: 2000-2003. - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Multinational Institute of American Studies ? New York University (MIAS-NYU). Dissertação de Mestrado: ?Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945)?. Orientação: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato (FFLCH-USP) e Prof. Dr. Phil Hosay (MIAS-NYU) Agências Financiadoras: CAPES/FULBRIGHT
2001 - 2003
Universidade de São PauloVínculo: PAE-USP, Enquadramento Funcional: Monitor e Estagiário - Cursos de História, Carga horária: 6
Outras informações:
2001 ? 2003: Monitorias e Estágios: 01.08.2002 ? 31.01.2003 ? Monitoria no Curso de História dos Estados Unidos. Estágio Docente Supervisionado ? Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE-USP) ? Supervisão: Profa. Dra. Mary Anne Junqueira. 01.08.2002 ? 31.01.2003 ? Monitoria no Curso de História da Cultura ? I. Estágio Docente Supervisionado ? Supervisão: Profa. Dra. Mary Anne Junqueira. 01.02.2002 ? 31.07.2002 ? Monitoria no Curso de História da América Independente ? I. Estágio Docente Supervisionado ? Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE-USP) ? Supervisão: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato. 01.08.2001 ? 30.12.2001 ? Monitoria no Curso de História da América Independente ? II. Estágio Docente Supervisionado ? Supervisão: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato. 01.08.2001 ? 30.12.2001 ? Monitoria no Curso de História das Idéias. Preparação Pedagógica ? Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo (PAE-USP) ? Supervisão: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.
Atividades
-
03/2009 - 06/2009
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, 06.03.2009 ? 19.06.2009 ? Cinema e Televisão no Brasil: Dimensões Históricas do Audiovisual. Curso de Difusão, ministrado no Depto. de História / Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH-USP. Carga Horária: 45 Horas..
-
02/2009 - 04/2009
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, 03.02.2009 ? 28.04.2009 ? História da Alemanha Nazista. Curso de Difusão, ministrado no Depto. de História / Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH-USP. Carga Horária: 33 Horas..
-
08/2002 - 01/2003
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Estágio realizado, Monitor do Curso de História dos Estados Unidos.
-
08/2002 - 01/2003
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Estágio realizado, Monitor do Curso de História da Cultura - II.
-
02/2002 - 08/2002
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Estágio realizado, Monitor do Curso de História da América Independente - I.
-
08/2001 - 12/2001
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Estágio realizado, Monitor do Curso de História da América Independente - II.
-
08/2001 - 12/2001
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Estágio realizado, Monitor do Curso de História das Idéias.
2011 - Atual
Laboratório de História, Cinema e AudiovisualidadesVínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Coordenador Geral do Grupo de Estudos do Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA)
2015 - Atual
Cátedra José Bonifácio - USPVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador integrante dos Grupos de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio do Centro Ibero-Americano da Universidade de São Paulo nos anos de 2015 e 2016, liderado respectivamente pelos catedráticos Nélida Piñon e Felipe González.
2004 - 2008
Cátedra Jaime CortesãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Professor Doutor), Carga horária: 0
Outras informações:
Pesquisa sobre cinema e política no Salazarismo e no Franquismo, vinculada a Tese de doutorado: "O Império das Imagens de Hitler: O Projeto de Expansão Internacional do Modelo de Cinema Nazi-Fascista na Europa e na América Latina (1933-1955)" (CNPq/Cátedra Jaime Cortesão/DAAD).
Atividades
-
03/2005 - 05/2005
Estágios , Cátedra Jaime Cortesão, .,Estágio realizado, Estágio de Pesquisa em Portugal e Espanha.
2006 - 2009
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SPVínculo: Ministrante Cursos de Extensão, Enquadramento Funcional: Professor Ministrante de Cursos de Extensão
Atividades
-
08/2012 - 10/2012
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema e Televisão: História e Linguagem ? Módulo: História do Audiovisual ? III (1975 - 2009) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 60 horas).
-
03/2009 - 07/2009
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema e Televisão: História e Linguagem ? Módulo: História, Estética e Teoria do Audiovisual (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 60 horas).
-
02/2009 - 06/2009
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema e Televisão: História e Linguagem ? Módulo: História do Audiovisual ? II (1945 - 1975) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 60 horas).
-
02/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema e Televisão: História e Linguagem ? Módulo: História do Audiovisual ? I (1895 - 1945) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 60 horas).
-
08/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema e Televisão: História e Linguagem ? Módulo: História do Audiovisual ? I (1895 - 1945) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 60 horas).
-
08/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema e Televisão: História e Linguagem ? Módulo: História do Audiovisual ? III (1975 - ...) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 60 horas).
-
02/2008 - 07/2008
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema e Televisão: História e Linguagem ? Módulo: História do Cinema ? II (1945 - 1975) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 56 horas).
-
08/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema: História e Linguagem ? Módulo: História do Cinema ? II (1945 - 2006) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 56 horas).
-
08/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema: História e Linguagem ? Módulo: História do Cinema ? I (1895 - 1945) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 56 horas).
-
03/2007 - 05/2007
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema: História e Linguagem ? Módulo: História do Cinema ? II (1945 - 2006) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 32 horas).
-
03/2007 - 04/2007
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema: História e Linguagem ? Módulo: História do Cinema ? I (1895 - 1945) (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 32 horas).
-
09/2006 - 11/2006
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP, .,Atividade de extensão realizada, Cinema: História e Linguagem (Curso de Extensão Universitária - Carga Horária: 64 horas).
2002 - 2002
New York UniversityVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 0
Outras informações:
Participante do curso: "The Civilization of The United States: The Reconciliation of American Diversity with National Identity", promovido pelo Multinational Institute of American Studies - New York University (MIAS-NYU).
Atividades
-
06/2002 - 08/2002
Estágios , New York University, .,Estágio realizado, Estágio de Pesquisa nos arquivos e bibliotecas de Nova York, Boston, Washington, D.C. e Novo México (Estados Unidos da América), sob a orientação do Prof. Dr. Philip Hosay (MIAS-NYU)..
2005 - 2006
Technische Universität Berlin, TUBerlinVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 60
Outras informações:
Pesquisador convidado do Centro de Estudos sobre Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim, com bolsa de estágio de pesquisa em Alemanha do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Projeto de pesquisa de doutorado: "O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus (1922-1975)", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato (FFLCH-USP) e do Prof. Dr. Wofgang Benz (ZfA-TU Berlin).
Atividades
-
12/2005 - 06/2006
Estágios , Zentrum Für Antisemitismusforschung, .,Estágio realizado, Estágio de pesquisa em arquivos e bibliotecas de Berlim, Dresden, Nuremberg e Munique (Alemanha), sob a orientação do Prof. Dr. Wolfgang Benz..
2006 - 2006
Consejo Superior de Investigaciones CientíficasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisador convidado do Instituto de História do Conselho Superior de Investigações Científicas, para realização de pesquisa em arquivos de Madri, Barcelona (Espanha), sob a orientação do Prof. Dr. Lorenzo Delgado Gómez-Escalonilla. Projeto de doutorado: "O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus (1922-1975)".
Atividades
-
04/2006 - 04/2006
Estágios , Instituto de História, .,Estágio realizado, Pesquisa em arquivos e bibliotecas de Madri e Barcelona (Espanha), sob a orientação do Prof. Dr. Lorenzo Delgado Gómez-Escalonilla (CSIC - Madrid)..
2005 - 2005
Universidade Nova de LisboaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisador convidado do Centro de História da Cultura e do Instituto de História da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa de estágio de pesquisa em Portugal da Cátedra Jaime Cortesão. Projeto de doutorado: "O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus (1922-1975)", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato (Brasil), do Prof. Dr. Tiago Costa Pinto dos Reis Miranda e do Prof. Dr. Fernando Rosas (Portugal).
Atividades
-
03/2005 - 05/2005
Estágios , Instituto de História Contemporânea, .,Estágio realizado, Estágio de pesquisa em arquivos e bibliotecas de Portugal, sob o Prof. Dr Fernando Rosas..
-
03/2005 - 05/2005
Estágios , Centro de História da Cultura, .,Estágio realizado, Estágio de pesquisa em arquivos e bibliotecas de Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Tiago Costa Pinto dos Reis Miranda..
2006 - 2010
Laboratório de Estudos de Etnicidade, Racismo e Discriminação - USPVínculo: Professor Doutor (Colaborador), Enquadramento Funcional: Professor Doutor (Colaborador e Pesquisador)
Outras informações:
Professor Doutor vinculado ao módulo de Holocausto, com a pesquisa: "O Cinema e as Teorias de Limpeza Racial nos Estados Unidos da América, União Soviética e Alemanha Nazista: Doutrinação e Extermínio".
2003 - 2006
Laboratório de Estudos Sobre a Intolerância Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-doutorando, Carga horária: 0
Outras informações:
Pesquisador-doutorando vinculado a equipe da Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro. Projeto de pesquisa: "O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus (1922-1975)", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de WAGNER PINHEIRO PEREIRA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?