Evelyn Rebouças de Gouvea

Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Bacharel em Psicologia pela universidade Estácio de Sá (2010), Especializada em Arteterapia pelo Instituto de Psicologia Ser e Crescer (2012). Pesquisadora no laboratório de Geografia Sala Verde do IF Fluminense. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes - CREAS III. Conselheira Presidente do Norte e Noroeste Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Membro da Comissão dePsicologia e Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Políticas Sociais

2014 - 2016

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Mudança na Dinâmica Social e Produtiva de Comunidades Rurais Negras em um Contexto de Transformações Produtivas e Disputas Pelo Controle do Territorio. O Caso da Comunidade do Carumbi, Campos dos Goytacazes (RJ).,Ano de Obtenção: 2016
Marcos Antônio Pedlowski.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Carumbi; Campesinato; Quilombolas; Identidade.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Formação em Arteterapia -educação e saúde

2010 - 2012

Instituto de Psicologia Ser e Crescer
Título: Arteterapia e construção de identidade de gênero: um enfoque na adolescência feminina
Orientador: Bianca Acampora

Graduação em Psicologia

2006 - 2010

Universidade Estácio de Sá
Título: Percepção Intrafamiliar Sobre um Componente Esquizofrênico
Orientador: Jesiane de Souza Marins

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 -

Inglês -intermediário ao avançado. , Brisk English School Teatching, BEST, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Deuses e Mitos do Antigo Egito:Cultura e Sociedade. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Psicologia Jurídica. (Carga horária: 112h). , Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada, IBHA, Brasil.

2008 - 2008

NOÇÕES PSICOPEDAGOGIA. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2007 - 2007

INTERPRETAÇÃO DE SONHOS À LUZ DE JUNG. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2007 - 2007

Orientação Vocacional. (Carga horária: 32h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Comunitária.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Jurídica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Fluminense de Estudos Rurais e Urbanos.Quilombos e Suas (in) Definições no Norte Fluminense: o Caso de Carumbi. 2015. (Seminário).

V Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Psicologia e Comunidades Quilombolas: uma intervenção Possível?. 2015. (Congresso).

XV Mostra de pós Graduação da UENF.Um Estudo Sobre o Ritmo das Titulações de Terras Quilombolas no Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Outra).

Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnologia. Maquete e Geografia: potencializando o ensino junto a deficientes visuais. 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Psicologia. Comunidades Remanescentes de Quilombos, Políticas Públicas e Psicologia: Uma Experiência em Carobinho. 2014. (Congresso).

Semana de Geografia da UFF.Maquete como recurso metodológico para trabalhar conceitos naturais junto aos deficientes visuais. 2014. (Outra).

VI Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. Conflitos Socioambientais em Comunidades Remanescentes de Quilombos Sob a Perspectiva do Território: o Caso da Comunidade de Carobinho em Campos dos Goytacazes (RJ). 2014. (Congresso).

XIV Mostra de Pós Graduação e Semana Nacional de Ciência e TEcnologia.Quilombolas e Latifundiários e a Gênese dos Conflitos pelo Direito de Acesso à Terra: o Caso do Quilombo do Carobinho em Campos dos Goytacazes. 2014. (Outra).

Congresso Regional de Psicologia. Congresso Nacional. 2013. (Congresso).

Encontro Preparatório para o Congresso Regional de Psicologia.Os Preparatórios locais. 2013. (Encontro).

Palestra Conflitos Ambientais- Henri Acselrad. 2013. (Outra).

III Seminário SUAS. 2012. (Seminário).

Cine Debate Itinerante. 2011. (Outra).

Cine Debate Itinerante UFF. 2011. (Outra).

Semana da Psicologia-Angústia dos Tempos Modernos.Mal estar na contemporaneidade. 2010. (Outra).

V Evento Comemorativo do Dia do Psicólogo. 2009. (Encontro).

Encontro Municipal de Estudantes do ProUni. 2008. (Encontro).

Forum Mundial de Educação Baixada Fluminense. 2008. (Outra).

I Encontro de Estudantes do ProUni do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

Mesa redonda - Dia Internacional da Mulher. 2008. (Outra).

Semana da Psicologia. 2008. (Outra).

CIRCUITO DE PALESTRAS DAS LINHAS TEÓRICAS DA PSICOLOGIA. 2006. (Outra).

ENCONTRO DE PSICOLOGIA. 2006. (Encontro).

III Seminário de Pesquisa. 2006. (Seminário).

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERAPIA JUNGUIANA. 2006. (Outra).

PROJETO INFOQUARTA. 2006. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ellen de Azevedo nunes e Gabriela Alves de Souza

GOUVEA, E. R.. A Atuação do Psicólogo no Acompanhamento de Liberdade Assistida de Adolescentes em Conflito com a Lei. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Ise Censa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Colaço Dias Neto

PEDLOWSKI, Marcos; Lima, Maria do Socorro; CAMPOS, Marília;COLAÇO, José.. Mudanças na Dinâmica Social e Produtiva de Comunidades Rurais Negras em um Contexto de Transformações Produtivas e Disputas pelo Controle do Território: O caso da comunidade de Carumbi, Campos dos Goytacezes (RJ). 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Maria do Socorro Bezerra de Lima

PEDLOWSKI, M. A.; CAMPOS, M. L.;LIMA, M. S. B.; DIAS NETO, J. C.. Mudanças na Dinâmica Social e Produtiva de Comunidades Rurais Negras em um Contexto de Transformações Produtivas e Disputas pelo Controle do Território. O Caso da Comunidade Carumbi, Campos dos Goytacazes (R). 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Marília Lopes de Campos

PEDLOWSKI, M. A.;CAMPOS, Marilia Lopes de; LIMA, M. S. B.; DIAS NETO, J. C.. Mudanças na dinâmica social e produtiva de comunidades rurais negras em um contexto de transformações produtivas e disputas pelo controle do território - ocaso da comunidade do Carumbi, Campos dos Goytacazes - RJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Antonio Pedlowski

Mudanças na Dinâmica Social e Produtiva de Comunidades Rurais Negras e m um Contexto de Transformações Produtivas e Disputas pelo Controle do Território; O Caso da Comunidade de Carumbi, Campos dos Goytacazes (RJ); 2016; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcos Antonio Pedlowski;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOUVEA, E. R. . Conflitos Socioambientais em Comunidades Remanescentes de Quilombos Sob a Perspectiva do Território: o Caso da Comunidade de Carobinho em Campos dos Goytacazes (RJ). In: VI Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales, 2014, São Paulo. VI Congresso Internacional de Estudios Territoriales y Ambientales, 2014. v. VI. p. 2205-2220.

  • GOUVEA, E. R. ; BASTOS, R. F. ; MIRO, J. M. R. . O us de maquetes como metodologia em ensino. In: Congresso Fluminense de IniciaçãCientífica e Tecnologia, 2013, Campos dos Goytacazes. CONFICT, 2013.

  • GOUVEA, E. R. . Psicologia e Comunidades Quilombolas: uma intervenção Possível?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOUVEA, E. R. ; PEDLOWSKI, M. A. . Quilombos e suas (in) definições no Norte Fluminense: o caso de Carumbi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOUVEA, E. R. . Políticas Sociais e Cidadania Quilombola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOUVEA, E. R. ; PEDLOWSKI, M. A. . Um Estudo Sobre o Ritmo de Titulações de Terras Quilombolas no Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOUVEA, E. R. . Comunidades Remanescentes de Quilombos, Políticas Públicas e Psicologia: Uma Experiência em Carobinho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOUVEA, E. R. . Conflitos Socioambientais em Comunidades Remanescentes de Quilombos Sob a Perspectiva do Território: o Caso da Comunidade de Carobinho em Campos dos Goytacazes (RJ). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOUVEA, E. R. ; PEDLOWSKI, M. A. . Quilombolas e Latifundiários e a Gênese dos Conflitos pelo Direito de Acesso à Terra: o Caso do Quilombo do Carobinho em Campos dos Goytacazes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, R. M. R. ; GOUVEA, E. R. ; MIRO, J. M. R. . Maquete e Geografia: potencializando o ensino junto a deficientes visuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, R. M. R. ; GOUVEA, E. R. ; MIRO, J. M. R. . Maquete como recurso metodológico para trabalhar conceitos naturais junto aos deficientes visuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAES, R. S. ; GOUVEA, E. R. ; MIRO, J. M. R. . Análise comparativa de Comunidades Tradicionais em Unidades de Conservação: Conflito socioambiental X Etnoconservação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOUVEA, E. R. . Trabalho na Sociedade Contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOUVEA, E. R. ; BASTOS, R. F. ; MIRO, J. M. R. . O uso de Maquetes como Metodologia em Ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, R. F. ; GOUVEA, E. R. ; PAES, R. S. ; MIRO, J. M. R. . Maquetes como Instrumento Didático em Aulas de Geografia Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOUVEA, E. R. . Trabalho na Sociedade Contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOUVEA, E. R. . Propostas para Comunidades Remanescentes de Quilombos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOUVEA, E. R. . Propostas em Gestão do Trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOUVEA, E. R. . Propostas em Psicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOUVEA, E. R. . Os efeitos sociais da internação compulsória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOUVEA, E. R. . Mal estar na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOUVEA, E. R. ; BASTOS, R. F. ; MIRO, J. M. R. . O Uso de Maquetes como Metodologia em Ensino: Como Trabalhar Conceitos Naturais Junto a Deficientes Visuais. 2013. (Maquete).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Análise comparativa de Comunidades Tradicionais em Unidades de Conservação: Conflito socioambiental X Etnoconservação, Descrição: A pesquisa busca analisar conflitos socioambientais referentes à apropriação de territórios e o uso de elementos vegetais em duas comunidades tradicionais localizadas no entorno de duas importantes Unidades de Conservação regionais ? Parque Estadual do Desengano e Parque Estadual da Lagoa do Açu. Tenta-se compreender o caráter das relações que estas comunidades estabelecem com o ambiente físico em que estão inseridas, na perspectiva da etnoconservação - valores conferidos à natureza e aos modos de sobrevivência das comunidades em sua reprodução social. Para a condução do trabalho será utilizado o método da Percepção Ambiental, no qual as informações referentes às comunidades serão levantadas através de entrevistas semiestruturadas. Espera-se decifrar os conflitos abordados e seus condicionantes sócios históricos, além de catalogar as principais espécies vegetais utilizadas pelas comunidades numa perspectiva etnoconservacionista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Evelyn Rebouças de Gouvea - Integrante / José Maria Ribeiro Miro - Coordenador / Raquel da Silva Paes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conflito Ambiental Territorial em Comunidade Remanescente de Quilombo: Uma Experiência em Carobinho, Descrição: O município de Campos dos Goytacazes/RJ, devido a questões sócio históricas, possui diversas localidades com populações quilombolas em seu interior, entretanto nem todas possuem a certificação e titulação de suas terras além de estarem envolvidas em desentendimentos junto a atores que disputam a hegemonia do território no campo. Desta forma, esta pesquisa visa responder à seguinte questão: Até que ponto a falta de reconhecimento e de titulação de terras das populações quilombolas ameaça a sua reprodução social e sistemas produtivos característicos em uma realidade fundiária dominada pelo latifúndio, tendo como analisador o caso da comunidade campista de Carobinho?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Evelyn Rebouças de Gouvea - Integrante / Marcos Antônio Pedlowski - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    A concepção Freudiana das Psicoses, Descrição: Projeto do Programa de Iniciação Científica com objetivo de identificar as especificidades Freudianas em relação à psicose.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Evelyn Rebouças de Gouvea - Coordenador / Valesca do Rosário Campista - Integrante.

  • 2012 - Atual

    O Uso de Maquetes como Metodologia em Ensino: Como Trabalhar Conceitos Naturais Junto a Deficientes Visuais, Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica que busca identificar o nível de influência que o uso de maquetes representativas do meio natural pode exercer na construção de conhecimentos acerca do mundo por parte de cegos, principalmente no que diz respeito àqueles objetos naturais e conceitos geográficos que não são cognoscíveis aos sentidos do deficiente visual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Evelyn Rebouças de Gouvea - Integrante / José Maria Ribeiro Miro - Coordenador / Raquel Figueira Bastos - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSicóloga, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social

  • 2016 - Atual

    Conselho Regional de Psicologia 5ª Região - Rio de Janeiro

    Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira

    Outras informações:
    Conselheira presidente da comissão gestora do norte e noroeste fluminense.

  • 2017 - 2017

    NÚCLEO DE ESTUDOS DA ZONA OESTE

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Foram lecionadas aulas em Ética em Psicologia, Psicologia e interculturalidade e em Psicologia e interseccionalidade.

  • 2014 - 2016

    Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Programa de Pós Graduação

    Atividades

    • 03/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências do homem, .,Linhas de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Instituto Federal Fluminense

    Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica

    Outras informações:
    Pesquisa "Análise comparativa de Comunidades Tradicionais em Unidades de Conservação: Conflito socioambiental X Etnoconservação"

  • 2013 - 2015

    Instituto Federal Fluminense

    Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntária

    Outras informações:
    Voluntária no Projeto de Extensão "Multiplicadores Ambientais" do IF Fluminense com aulas no Centro de Educação Ambiental de Campos.

  • 2012 - 2015

    Instituto Federal Fluminense

    Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário

    Outras informações:
    Pesquisa de iniciação científica: O Uso de Maquetes como Metodologia em Ensino: Como Trabalhar Geográficos Junto a Deficientes Visuais. Pesquisa renovada por mais um ano pelo Instituto Federal Fluminense.

    Atividades

    • 10/2013

      Extensão universitária , Institut Federal Fluminense, .,Atividade de extensão realizada, Voluntária no Porjeto Multiplicadores Ambientais, lecionando aulas acerca do tema, no Centro de Educação Ambiental.

    • 08/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Institut Federal Fluminense, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2016 - 12/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Institut Federal Fluminense, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2013 - 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Institut Federal Fluminense, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Coletivo de Educação Popular do Campo Norte e Noroeste Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Colaboradora

  • 2012 - 2013

    Rio Petro Qualificação Profissional

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia do Trabalho, Carga horária: 6

  • 2010 - 2011

    Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia Jurídica, Carga horária: 30

  • 2010 - 2010

    Instituto de Excelência Valentim, __

    Vínculo: Trabalho Voluntpario, Enquadramento Funcional: Psicóloga Colaboradora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Trabalho na área de Psicologia e SUAS.

  • 2009 - 2009

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Pesquisa de iniciação científica intitulada: A Concepção Freudiana das Psicoses.

    Atividades

    • 06/2012 - 12/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Estácio de Sá de Campos dos Goytacazes, .,Linhas de pesquisa