Giovanna Pontes Vidal
Fisioterapeuta, doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil, com bolsa CAPES. Mestre em Biotecnologia e Inovação em Saúde pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), com especializações em Fisioterapia Hospitalar (Faculdade Redentor - RJ) e Fisioterapia Dermatofuncional (Faculdade Gama Filho). Certificada em Drenagem Linfática Manual pelo Método Vodder pelo Centro Vodder Argentina - Ecole Virgínia Cool, com reconhecimento pela escola da França.Possui sólida experiência acadêmica, atuando como professora e coordenadora de projetos de pesquisa e extensão, como a "Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional e Estética" na Uninassau-JP. Leciona disciplinas de Eletrotermofototerapia e Fisioterapia Dermatofuncional nos cursos de Fisioterapia e Estética da graduação e pós graduação, com expertise em facilitar o processo de aprendizagem e conduzir turmas de forma dinâmica e eficiente.Destaca-se pela experiência prática e acadêmica no desenvolvimento e aplicação de biopolímeros voltados para estética e harmonização facial, alinhando pesquisa e prática clínica. Também possui experiência em coordenação de curso de graduação, e experiência de gestão acadêmica e coordenação de eventos científicos.
Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em ENGENHARIA BIOMÉDICA
2023 - Atual
Universidade Brasil
Título: Inovações na forma de esterilização na fisioterapia dermatofuncional e estética
Orientador: Ana Laura Martins de Andrade
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Biotecnologia e Inovação em Saúde
2014 - 2018
Universidade Anhanguera de São Paulo
Título: Avaliação dos hábitos de fotoproteção dos portadores ou não de câncer de pele., Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Mohamed Azzouz
Especialização em andamento em Fisioterapia Esportiva
2017 - Atual
Especialização em Fisioterapia Dermato-Funcional
2009 - 2010
Universidade Gama Filho
Título: Avaliação do comportamento dos adolescentes frente a exposição solar na cidade de João Pessoa
Orientador: Larissa Barbosa de Carvalho
Especialização em Fisioterapia Hospitalar
2007 - 2008
Faculdade Redentor
Título: Percepção das Puérperas Frente ao Exercício Físico no Pós Parto
Orientador: IZA NEVES DE ARAÚJO NASCIMENTO
Graduação em Fisioterapia
2002 - 2007
Centro Universitário de João Pessoa
Título: Avaliação da Capacidade Pulmonar e Funcional em Hemiplégicos por Acidente Vascular Encefálico.
Orientador: Carla da Silva Pontes
Formação complementar
2022 - 2022
Implante de Fios Absorvíveis. (Carga horária: 20h). , Face Harmony, FACE HARMONY, Brasil.
2022 - 2022
Ozonioterapia nas Disfunções Estéticas. (Carga horária: 13h). , Lilian Flores, LILIAN FLORES, Brasil.
2022 - 2022
Toxina Botulinica. (Carga horária: 20h). , Face Harmony, FACE HARMONY, Brasil.
2021 - 2021
Bandagens Funcionais intra, pós operat[orio e estética. (Carga horária: 10h). , Analiza Sena, ANALIZA SENA, Brasil.
2021 - 2021
Ozonioterapia na Estética. (Carga horária: 23h). , Glam, GLAM, Brasil.
2021 - 2021
Intradermoterapia pressurizada e injetável. (Carga horária: 20h). , Qualifique Cursos e Treinamentos, QUALIFIQUE, Brasil.
2017 - 2017
Atualização em Eletrotermofototerapia. (Carga horária: 16h). , Instituto Cefisa de Ensino em Saúde, CEFISA, Brasil.
2010 - 2010
Drenaje LinfáticoManual ad modum Vodder. (Carga horária: 64h). , Centro Vodder Argentina, CENTRO VODDER, Argentina.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
Congresso Multidisciplinar de Saúde. 2014. (Congresso).
III Semana de Enfermagem. 2014. (Oficina).
I Simpósio de Fisioterapia Esportiva e Dermato- Funcional CEFAI na Paraíba. 2014. (Simpósio).
Participação em bancas
ANDRADE, D. E. M.; VELOSO, L. S. G.;VIDAL, G. P.. Cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva: uma abordagem fisioterapeutica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.
TOMAZ, R. R.;VIDAL, G. P.; MARINHO, A. C. N.. Laser Terapêutico no processo cicatricial do indivíduo no pós operatório de cirurgia plástica: uma revisão sistemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.
MORAIS, J. D.; TORRES, I. F.;VIDAL, G. P.. O trabalho multiprofissional no programa saúde na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.
SILVA, F. W. B.;VIDAL, G. P.; RUFINO, N. S.. Direito à saúde da população LGBT: um retrato da fragilidade social brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.
SILVA, F. W. B.;VIDAL, G. P.; RUFINO, N. S.. A importância da fisioterapia na prevenção das doenças ocupacionais com ênfase na LER/DORT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.
SILVA, F. W. B.;VIDAL, G. P.; RUFINO, N. S.. Intervenções Multiprofissionais para portadores de microencefalia decorrente do Zika Vírus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.
TORRES, I. F.;VIDAL, G. P.; SILVA, F. W. B.. Efeito do Método Pilates no tratamento de paciente com insuficiência venosa crônica: estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
TORRES, I. F.;VIDAL, G. P.; SILVA, F. W. B.. Intervenção fisioterapêutica no pós operatório de revascularização do miocárdio: revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.
VIDAL, G. P.; TOMAZ, A. C. A.. AVALIAÇÃO DO ESTETICISTA ACERCA DO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA UTILIZANDO O FATOR DE CRESCIMENTO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat.
VIDAL, G. P.; TOMAZ, A. C. A.. ACNE NA ADOLESCÊNCIA E OS CUIDADOS DE HIGIENE COM A PELE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat.
VIDAL, G. P.; TOMAZ, A. C. A.. CONHECIMENTO DOS ESTETICISTAS SOBRE O TRATAMENTO DE ESTRIAS COM ELETROLIFTING. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat.
VIDAL, G. P.; TOMAZ, A. C. A.. AVALIAÇÃO DOS CUIDADOS PESSOAIS DO ESTETICISTA COM SUA PRÓPRIA PELE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat.
VIDAL, G. P.; TOMAZ, A. C. A.. PREVENÇÃO DA CASPA CAUSADA PELO ESTRESSE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat.
VIDAL, G. P.; TOMAZ, A. C. A.. TECNOLOGIA COSMÉTICA DOS ANTIOXIDANTES FRENTE AS CAMADAS DÉRMICAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat.
VIDAL, G. P.; TOMAZ, A. C. A.. CORRENTE RUSSA E ISOMETRIA NO TRATAMENTO DA FLACIDEZ MUSCULAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat.
Orientou
Principais recursos fisioterapeuticos no tratamento da lombalgia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Análise dos cuidados com a pele nos estudantes de fisioterapia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Efeito do microagulhamento no tratamento das rugas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Atuação da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Atuação da fisioterapia no pós operatório de pacientes mastectomizados; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Avaliação dos hábitos de fotoproteção dos estudantes de fisioterapia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Análise da qualidade de vida em pacientes com vaginismo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Efeito do peeling de diamante no tratamento das hipercromias dérmicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Efeito do peeling de diamente no tratamento das cicatrizes de acne; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Efeito do peeling de diamante no tratamento das rugas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise utilizando agulhas de acupuntura e eletrodos de borracha; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Análise comparativa entre o eletrolifting e a microdermoabrasão em estrias: estudo de caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Efeito da Eletrolipólise no tratamento do Fibroedema Gelóide; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Fibroedema gelóide:Tratamento com malha compressiva; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Dermaroller: efeito no tratamento das estrias; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Efeito do Dermaroller no tratamento das estrias dérmicas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Efeito da Eletrolipólise na Redução de Gordura Abdominal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; DRENAGEM LINFÁTICA COMO ELEMENTO COADJUVANTE NO PÓS-OPERATÓRIO DO LIFTING FACIAL; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; TRATAMENTO DO MELASMA; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; O EFEITO DA DRENAGEM LINFÁTICA NA MOTILIDADE INTESTINAL; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
EFICÁCIA DA LUZ INTENSA PULSADA NO TRATAMENTO DEPILATÓRIO; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR SOLAR NA PREVENÇÃO DO FOTOENVELHECIMENTO; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; CARBOCISTEÍNA E ÁCIDO GLIOXÍLICO NA DESONDULAÇÃO CAPILAR: CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA CAPILAR; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; EFEITO DA MASSAGEM RELAXANTE NO IDOSO; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
A RELAÇÃO DO VISAGISMO COM A IMAGEM PESSOAL; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
O EQUILÍBRIO ESTÉTICO ATRAVÉS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; USO DA DRENAGEM LINFÁTICA COMO COADJUVANTE NO TRATAMENTO DA ACNE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
IMPLICAÇÕES DO MELASMA NA QUALIDADE DE VIDA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; USO DA RADIOFREQUÊNCIA NA REDUÇÂO DE GORDURA ABDOMINAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
CONSEQUÊNCIA DA OBESIDADE NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO CUTÂNEO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO RUSSA NO TRATAMENTO DA DIÁSTASE DO RETO ABDOMINAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
; A EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA MANUAL NA REDUÇÃO DE MEDIDAS CORPORAIS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
AVALIAÇÃO DO ESTETICISTA ACERCA DO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA UTILIZANDO FATOR DE CRESCIMENTO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
ACNE NA ADOLESCÊNCIA E OS CUIDADOS DE HIGIENE COM A PELE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
CONHECIMENTO DOS ESTETICISTAS SOBRE O TRATAMENTO DE ESTRIAS COM ELETROLIFTING; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
EFEITO DA MASSAGEM MANUAL NO ENVELHECIMENTO FACIAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
AVALIAÇÃO DOS CUIDADOS PESSOAIS DO ESTETICISTA COM A SUA PRÓPRIA PELE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
CONHECIMENTO DOS ESTETICISTAS SOBRE O USO TÓPICO DO ÁCIDO HIALURÔNICO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
ATUAÇÃO DA CAFEÍNA NO TRATAMENTO DA FIBROEDEMA GELÓIDE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
BIOSEGURANÇA NA ESTÈTICA FACIAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
CUIDADOS ESTÉTICOS INERENTES A PELE DO DIABÉTICO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
AVALIAÇÃO FÍSICA E DOS CUIDADOS PESSOAIS DO FIBROEDEMA GELÓIDE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS OPERATÓRIO DE ABDOMINOPLASTIA: uma revisão bibliográfica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
PERCEPÇÃO DOS ESTETICISTAS SOBRE OS CUIDADOS NA PELE NEGRA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Santa Emília de Rodat; Orientador: Giovanna Pontes Vidal;
Produções bibliográficas
-
GIOVANNA PONTES, VIDAL ; PARIZOTTO, N. A. ; BORGES, F. S. ; ASSIS, L. ; TIM, C. R. ; ANDRADE, A. L. M. . Scientific evidence on the impact of endolaser in aesthetics: scoping review. LASERS IN MEDICAL SCIENCE , v. 40, p. 154, 2025.
-
BORGES, F. S. ; VIDAL, G. P. ; FERRAZ, A. A. S. ; TREVISAN, M. D. ; MALIH, L. F. E. ; NAZARETH, A. A. ; ANTUNES, A. G. ; CAMPOS, E. A. ; FORMIGA, M. L. ; AZEVEDO, L. B. ; ZANCANELLA, A. E. C. ; PALHARES, P. A. ; MELO, B. S. ; GIACOMELLI, A. P. ; SANTOS, J. A. . UNI-WAVE OR DUAL-WAVE: WHICH ONE IS THE BEST CHOICE OF WAVELENGTHS WHEN USING ENDOLASER IN AESTHETIC TREATMENTS. WORLD JOURNAL OF ADVANCE HEALTHCARE RESEARCH , v. 9, p. 265-274, 2025.
-
BORGES, F. S. ; XAVIER, G. M. A. ; ASSIS, D. M. O. ; SANTOS, J. A. ; SIMOES, V. D. F. ; SANTOS, L. L. ; VIDAL, G. P. . Importance of temperature control during the subdermal endolaser technique utilization. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 14, p. 63570-63576, 2024.
-
BORGES, F. S. ; ALMEIDA, A. C. T. ; VIDAL, G. P. ; JAHARA, R. S. ; MARTINS, K. G. ; ANTUNES, A. G. ; SANTO, B. N. ; CAMARGOS, P. F. C. ; BRAGA, P. T. F. O. ; FEIJO, T. H. ; OLIVEIRA, K. C. B. ; NAZARETH, A. A. . FUNDAMENTALS FOR THE USE OF SAFE AND EFFECTIVE DOSIMETRY IN THE TREATMENT OF AESTHETIC DISORDERS WITH THE ENDOLASER SUBDERMAL LASER TECHNIQUE. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICAL AND MEDICAL RESEARCH , v. 11, p. 29-40, 2024.
-
BORGES, F. S. ; VIDAL, G. P. ; TREVISAN, M. D. ; PASSOS, D. C. ; SIQUEIRA, T. A. ; FAVERO, V. ; CARRARO, D. P. ; QUINTAO NETO, F. A. ; FERREIRA, P. M. ; PACHECO, J. P. ; RIZZO, A. F. R. ; SOUZA, M. M. ; CAYMMI, D. V. . FUNDAMENTALS FOR USING SUBDERMAL ENDOLASER THROUGH CANNULAS WITHOUT SUCTION IN THE TREATMENT OF AESTHETIC DYSFUNCTIONS. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICAL AND MEDICAL RESEARCH , v. 11, p. 18-27, 2024.
-
BORGES, F. S. ; FERRAZ, A. A. S. ; VIDAL, G. P. ; TREVISAN, M. D. ; NOGUEIRA, H. S. G. ; HAZIELLY, T. ; SOUZA, N. F. ; NAZARETH, A. A. ; GIACOMELLI, A. P. ; ALMEIDA, J. F. ; PEDROZA, M. ; VAZ, C. ; RODRIGUES, T. R. M. ; SANTOS, C. L. A. . Contraindications of using endolift subdermal lasertherapy technique in the treatment of aesthetic disorders. World Journal of Biology Pharmacy and Health Sciences , v. 20, p. 1, 2024.
-
TOMAZ, R. R. ; SALES, W. B. ; VIDAL, G. P. . O EFEITO DA FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO ENVELHECIMENTO FACIAL CUTÂNEO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar , v. 8, p. 1-15-15, 2023.
-
MÁRCIO CAVALCANTE, MARCELINO ; DJAVAN GOMES, LEITE ; WESLLEY BARBOSA, SALES ; GIOVANNA PONTES, VIDAL . Effects of early mobilization on patients in the intensive care unit: An integrative review. Open Journal of Pain Medicine , v. 7, p. 006-010, 2023.
-
LIMA, L. F. A. ; FERREIRA, L. V. V. ; SALES, W. B. ; MACEDO, G. K. S. ; VIDAL, G. P. . Assistência fisioterapêutica na prevenção de lesões no ligamento cruzado anterior em jogadores de futebol: uma revisão integrativa. Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança , v. 20, p. 168-178, 2023.
-
BORGES, F. S. ; VIDAL, G. P. ; TELLES, C. B. S. ; MARTINS, M. F. ; FREIRE, R. O. ; LIMA, J. A. . Comparative Study on the Disinfectant and Sterilizing Effects between the Ozone Bag and Traditional Autoclavation: Pilot Study. International Journal of Medical Science and Clinical Invention , v. 10, p. 6574-6585, 2023.
-
SALES, W. B. ; OLIVEIRA, A. S. C. ; FRANCA, D. C. M. ; MENDES, H. A. S. ; VIDAL, G. P. ; TOMAZ, R. R. . Efeitos da pandemia da COVID-19 sobre os aspectos biopsicossociais de universitários paraíbanos: estudo transversal. Revista Saúde e Pesquisa , v. 15, p. 1-15-15, 2022.
-
SALES, W. B. ; ROCHA, E. S. ; PEREIRA, L. K. F. ; ALMEIDA, M. G. ; SILVA, L. M. ; VIDAL, G. P. . O APARELHO DE ALTA FREQUÊNCIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO BACTERICIDA E CICATRIZANTE NAS DISFUNÇÕES ESTÉTICAS: UMA ANÁLISE DE SUA EFICÁCIA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 6-9, 2020.
-
CONSTANTINO, A. E. A. ; SALES, W. B. ; SANTOS, N. E. S. ; ROCHA, E. S. ; SOARES, K. S. ; VIDAL, G. P. . EFEITOS DA ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DO CLOASMA GRAVÍDICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 17-20, 2020.
-
SOARES, K. S. ; SALES, W. B. ; CONSTANTINO, A. E. A. ; VIDAL, G. P. . EFEITOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTES DIAGNÓSTICADOS COM PSORÍASE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 21, 2020.
-
SILVA, T. N. R. ; SILVA NETO, F. S. ; BATISTA, M. N. ; VIDAL, G. P. . OS EFEITOS DA RADIOFREQUÊNCIA NA ESTÉTICA ÍNTIMA FEMININA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 42-44, 2020.
-
ALVES, A. M. ; VIEIRA, A. S. ; ARRUDA, E. P. S. ; LIMA, I. E. S. ; SOUZA, M. R. T. P. ; VIDAL, G. P. . CUIDADO DA EQUIPE DE FISIOTERAPIA E ENFERMAGEM NO PÓSOPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA ESTÉTICA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 59-61, 2020.
-
DANTAS, S. S. ; VIDAL, G. P. . REPERCUSSÕES CUTÂNEAS E TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 68-70, 2020.
-
SILVA, A. C. S. M. ; DANTAS, S. S. ; ALVES, A. M. ; SANTANA JUNIOR, G. ; VIEIRA, T. A. E. ; VIDAL, G. P. . ÚLCERA POR PRESSÃO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 71-73, 2020.
-
SILVA, D. G. M. ; RIBEIRO, A. A. ; ARRUDA, E. P. S. ; SILVA, J. D. S. ; LIMA, R. M. S. ; VIDAL, G. P. . A EFICÁCIA DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VENOSAS. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 74-76, 2020.
-
NOGUEIRA, E. C. ; VIEIRA, A. S. ; SILVA, D. G. M. ; SOUZA, M. R. T. P. ; DANTAS, S. S. ; VIDAL, G. P. . PRINCIPAIS FORMAS DE TRATAMENTO DO VITILIGO. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 86-88, 2020.
-
LOPES, D. F. ; VIEIRA, A. S. ; SILVA, D. G. M. ; SANTOS, C. S. ; COSTA NETO, G. N. ; VIDAL, G. P. . O USO DA ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE GORDURA ABDOMINAL. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 89-91, 2020.
-
LIMA, A. K. C. ; ALVES, A. M. ; COSTA, N. T. S. ; SANTANA JUNIOR, G. ; VIEIRA, T. A. E. ; VIDAL, G. P. . BENEFÍCIOS DA AÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 96-98, 2020.
-
PEQUENO, L. N. S. ; SANTANA JUNIOR, G. ; VIEIRA, T. A. E. ; TIBURTINO, K. M. S. ; FREITAS, G. D. M. ; VIDAL, G. P. . EFEITO DO PEELING DE DIAMANTE NO TRATAMENTO DE RUGAS. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 119-121, 2020.
-
TIBURTINO, K. M. S. ; VIEIRA, T. A. E. ; SANTANA JUNIOR, G. ; VASCONSELOS, D. B. ; PROCOPIO, A. G. ; VIDAL, G. P. . EFEITO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANU/AL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 122-125, 2020.
-
RIBEIRO, A. A. ; SANTOS, A. ; CARVALHO, C. ; SILVA, J. D. S. ; VIDAL, G. P. . PRINCIPAIS RECURSOS FISIOTERAPEUTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 126-128, 2020.
-
OLIVEIRA, M. C. S. ; LIMA, A. K. C. ; VIEIRA, A. S. ; SANTOS, C. S. ; FREITAS, G. D. M. ; VIDAL, G. P. . MECANISMOS DE FOTOPROTEÇÃO RELACIONADOS A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 129-131, 2020.
-
LIMA, A. K. C. ; ALVES, A. M. ; COSTA, N. T. S. ; SANTANA JUNIOR, G. ; VIEIRA, T. A. E. ; VIDAL, G. P. . BENEFÍCIOS DA AÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 139-141, 2020.
-
LEITE, D. G. ; SALES, W. B. ; VIDAL, G. P. ; FREITAS, G. D. M. ; TOMAZ, R. R. . PERFORMANCE OF PHYSIOTHERAPY IN THE INTENSIVE CARE UNIT WITH AN EMPHASIS ON THE PREVENTION OF IMMOBILITY SYNDROME: AN INTEGRATIVE REVIEW. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-14, 2020.
-
SILVA, J. P. F. ; SILVA NETO, F. S. ; VIDAL, G. P. . PHYSIOTHERAPEUTIC RESOURCES USED TO PREVENT FALLS IN THE ELDERLY POPULATION. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-14, 2020.
-
ALVES, A. M. ; LIMA, A. K. C. ; MOUTA, A. F. S. ; SANTANA, C. M. L. ; CAMPOS, N. F. ; VIDAL, G. P. . AÇÕES DE AUTOCUIDADO COM OS PÉS REALIZADOS POR PESSOAS DIABÉTICAS: REVISÃO INTEGRATIVA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 5-20, 2019.
-
LIMA, A. K. C. ; ALVES, A. M. ; SILVA, D. C. L. ; SOUZA, J. M. M. ; VIDAL, G. P. ; ALVES, R. S. . A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO NO CONTEXTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 21, 2019.
-
VIDAL, G. P. ; BEZERRA, I. T. X. ; SOUZA, E. M. ; SILVA, D. G. M. ; SANTOS, J. M. S. ; SOUZA, A. P. . ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS E FUNCIONAIS EM PACIENTES COM LISENCEFALIA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 70-86, 2019.
-
VIDAL, G. P. ; NASCIMENTO, L. G. C. ; SANTANA, C. M. L. ; SILVA, J. K. S. ; CAMPOS, N. F. ; ANDRADE, B. S. . ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA FECAL. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 163-189, 2019.
-
CAMPOS, N. F. ; ALVES, A. M. ; LIMA, I. E. S. ; SANTOS, L. C. F. ; VIDAL, G. P. ; MONTEIRO, M. G. C. A. . ATUAÇÃO DO PROFISSIONALDE SAÚDE NA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DO HOMEM: UMA ANÁLISE DA LITERATURA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 189, 2019.
-
VIDAL, G. P. ; OLIVEIRA, M. C. S. ; LIMA, A. K. C. ; CAMPOS, N. F. ; COSTA, N. T. S. ; VASCONCELOS, D. B. S. . AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE FOTOPROTEÇÃO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 208, 2019.
-
SILVA, J. K. S. ; NASCIMENTO, L. G. C. ; BORGES, A. M. A. ; DANTAS, S. S. ; BARBOSA, J. G. A. ; VIDAL, G. P. . BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES APLICADO EM GESTANTES: UM FOCO NAS ALTERAÇÕES POSTURAIS. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 241, 2019.
-
SOUZA, M. R. T. P. ; VIEIRA, T. A. E. ; NOGUEIRA, E. C. ; SANTOS JUNIOR, E. J. ; SOUZA, A. P. B. ; VIDAL, G. P. . BIOÉTICA NA ABORDAGEM DE PACIENTES COM HIV/AIDS: QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 258, 2019.
-
SANTANA, C. M. L. ; NASCIMENTO, L. G. C. ; DANTAS, S. S. ; VIEIRA, T. A. E. ; VIDAL, G. P. ; SOUZA, A. P. B. . CAPACIDADE FUNCIONAL DO PACIENTE COM ALZHEIMER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 270, 2019.
-
LIMA, I. E. S. ; SANTANA JUNIOR, G. ; LIMA, I. E. S. ; ALVES, A. M. ; CAMPOS, N. F. ; VIDAL, G. P. . INTERVENÇÃO DO FISIOTERAPEUTA E DO ENFERMEIRO NA REABILITAÇÃO CARDÍACA APÓS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 299, 2019.
-
QUEIROZ, A. M. O. ; SANTOS, D. L. O. ; ANDRADE, D. A. M. ; PROCOPIO, A. G. ; VASCONCELOS, D. B. S. ; VIDAL, G. P. . LIPODISTROFIA GINÓIDE: TRATAMENTO NUTRICIONAL E FISIOTERÁPICO. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 320, 2019.
-
CAMPOS, N. F. ; ALVES, A. M. ; LIMA, A. K. C. ; SILVA, D. C. L. ; SILVA, T. T. S. M. ; VIDAL, G. P. . PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE HUMANIZAÇÃO EM UTI. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 364, 2019.
-
SANTANA JUNIOR, G. ; ALVES, A. M. ; PROCOPIO, A. G. ; COSTA, N. T. S. ; VIEIRA, A. S. ; VIDAL, G. P. . UTILIZAÇÃO DO COUGH ASSIST NAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 420, 2019.
-
SOUZA, M. R. T. P. ; VIEIRA, T. A. E. ; NOGUEIRA, E. C. ; SANTOS JUNIOR, E. J. ; SOUZA, A. P. B. ; VIDAL, G. P. . BIOÉTICA NA ABORDAGEM DE PACIENTES COM HIV/AIDS: QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Temas em Saúde , v. 19, p. 259-270, 2019.
-
TIBURTINO, K. M. S. ; VIDAL, G. P. . AÇÂO DO DERMAROLLER NAS HIPERCROMIAS DÈRMICAS: REVISÂO DE LITERATURA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 17, p. 149, 2017.
-
BATISTA, H. A. F. ; VIDAL, G. P. . EFEITO DO PEELING DE DIAMENTE NO TRATAMENTO DAS HIPERCROMIAS DÉRMICAS. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA) , v. 17, p. 174-188, 2017.
-
VIDAL, G. P. . Avaliação dos hábitos de fotoproteção em portadores ou não de câncer de pele.. 1. ed. João Pessoa: Instituto Michelle Sales, 2019. v. 1. 61p .
-
VIEIRA, A. S. ; SILVA, D. G. M. ; OLIVEIRA, M. C. S. ; SILVA, M. P. ; VIDAL, G. P. . DIAGNÓSTICO E PREDISPOSIÇÃO A FIBROMIALGIA EM ESTUDANTES DE SAÚDE. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Saúde e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade nos ciclos da vida humana, 1.. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 1, p. 549-563.
-
PROCOPIO, A. G. ; ANDRADE, D. A. M. ; SILVA, S. K. C. ; MONTEIRO, D. L. S. ; VIDAL, G. P. . DISMENORREIA PRIMÁRIA: Revisão Bibliográfica. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Saúde e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade nos ciclos da vida humana, 2. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 2, p. 333-348.
-
ALVES, A. M. ; LIMA, A. K. C. ; CAMPOS, N. F. ; SANTOS, J. M. S. ; VIDAL, G. P. . RELAÇÃO DA GOTA E A INSUFICIÊNCIA RENAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Saúde e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade nos ciclos da vida humana, 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 3, p. 323-337.
-
BEZERRA, I. ; SANTANA, C. M. L. ; SILVA, A. C. S. M. ; SALES, E. M. L. S. ; VIDAL, G. P. . LISENCEFALIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Saúde e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade nos ciclos da vida humana, 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 3, p. 338-351.
-
MOURA, A. B. L. ; LIMA, K. A. S. ; SANTANA JUNIOR, G. ; AMARAL, E. C. ; VIDAL, G. P. . ANÁLISE DO EQUILÍBRIO EM PACIENTES DIABÉTICOS. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Saúde e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade nos ciclos da vida humana, 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 3, p. 373-386.
-
CAVALCANTI, A. C. S. ; SOUZA, M. R. T. P. ; VIEIRA, T. A. E. ; VIDAL, G. P. . ANÁLISE DA LOMBALGIA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Saúde e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade nos ciclos da vida humana, 4. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 4, p. 447-459.
-
SOUZA, E. M. ; ALVES, A. M. ; SILVA, M. P. ; VIDAL, G. P. . ANÁLÍSE DA DOR EM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Saúde e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade nos ciclos da vida humana, 4.. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 4, p. 489-504.
-
SOUZA, V. E. R. ; VASCONSELOS, D. B. ; SILVA, S. I. ; TIBURTINO, K. M. S. ; VIDAL, G. P. . PRINCIPAIS ALTERAÇÔES DA COLUNA VERTEBRAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). http://cinasama.com.br/upload/080317091752460313.pdf. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 4, p. 505-519.
-
SILVA, J. K. S. ; LIMA, I. E. S. ; LIMA, K. A. S. ; MENDONCA, G. C. G. ; VIDAL, G. P. . ANÁLISE DE LESÃO POR ESFORÇOS REPETITIVOS E DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM TRABALHADORES DE SERVIÇOS GERAIS. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Saúde e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade nos ciclos da vida humana, 4.. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2017, v. 4, p. 581-596.
-
SOARES, L. M. P. ; CAVALCANTI, A. C. S. ; SILVA, M. N. ; VIDAL, G. P. . DOENÇA RENAL CRÔNICA: ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 3, p. 170-180.
-
SOUZA, V. E. R. ; SILVA, A. C. S. M. ; MENDONCA, R. M. ; DANTAS, S. S. ; VIDAL, G. P. . MÉTODO WATSU NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 3, p. 181-191.
-
COSTA, L. S. ; BEZERRA, I. T. X. ; NASCIMENTO, L. G. C. ; SOUZA, S. C. ; VIDAL, G. P. . QUEIMADURAS: RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 3, p. 192-201.
-
SOUZA, E. M. ; VIEIRA, A. S. ; SILVA, D. G. M. ; SILVA, M. P. ; VIDAL, G. P. . HIDROTERAPIA PROPORCIONANDO QUALIDADE DE VIDA AO IDOSO. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 3, p. 202-2014.
-
LIMA, K. A. S. ; SILVA, M. N. ; VIDAL, G. P. . DANÇATERAPIA NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA.. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 3, p. 224-233.
-
LIMA, I. E. S. ; LIMA, K. A. S. ; NASCIMENTO, R. L. ; SILVA, S. K. C. ; VIDAL, G. P. . USO DO SALTO ALTO: ALTERAÇÕES BIOMECÂNICAS, POSTURAIS E NA MARCHA DE CRIANÇAS. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 3. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 3, p. 273-283.
-
ALVES, A. M. ; LIMA, A. K. C. ; SANTOS, D. B. ; SANTOS, J. M. S. ; VIDAL, G. P. . EFEITO DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 2. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 2, p. 67-79.
-
SANTANA JUNIOR, G. ; SANTANA, C. M. L. ; SILVA, S. I. ; PEQUENO, L. N. S. ; VIDAL, G. P. . CONSEQUÊNCIAS DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS EM CRIANÇAS NA FASE ESCOLAR. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 1. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 1, p. 608-615.
-
ANDRADE, B. S. ; MONTEIRO, D. L. S. ; PROCOPIO, A. G. ; SALES, E. M. L. ; VIDAL, G. P. . USO DO CHÁ VERDE NA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL B. In: Adriana Gomes Cézar Carvalho; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). Nutrição e saúde: conhecimento, integração e tecnologia 1. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 1, p. 139-148.
-
CABRAL, K. M. S. ; SANTOS, D. L. O. ; MELO, G. L. ; VIDAL, G. P. . EFEITOS DA AÇÃO ANTIOXIDANTE DO LICOPENO. In: Adriana Gomes Cézar Carvalho; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Nutrição e saúde: conhecimento, integração e tecnologia 2. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 2, p. 218-231.
-
SALES, E. M. L. ; MONTEIRO, D. L. S. ; PROCOPIO, A. G. ; ANDRADE, B. S. ; VIDAL, G. P. . QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO. In: Beatriz Susana Ovruski de Ceballos; Ednice Fideles Cavalcante Anízio; Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque; Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia 2. 1ed.Campina Grande: IBEA, 2016, v. 2, p. 501-508.
-
GARCIA, N. S. ; VIDAL, G. P. ; COSTA, L. S. . FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM ALTERAÇÕES POSTURAIS: uso incorreto com peso excessivo das mochilas e forma errada de sentar.. In: ONE, Giselle Medeiros da Costa; ALBUQUERQUE, Helder Neves de.. (Org.). SAÚDE E MEIO AMBIENTE: desafios do século XXI. 01ed.João Pessoa: Impressos Adilson, 2014, v. 01, p. 620-628.
-
COSTA, L. S. ; GARCIA., N. S. ; VIDAL, G. P. . RECURSOS FISIOTERAPEUTICOS NA LOMBALGIA GESTACIONAL. In: ONE, Giselle Medeiros da Costa; ALBUQUERQUE, Helder Neves de.. (Org.). SAÚDE E MEIO AMBIENTE: desafios do século XXI. 01ed.João Pessoa: Impressos Adilson, 2014, v. 01, p. 610-619.
-
VASCONCELOS, D. B. S. ; ALVES, A. M. ; LIMA, A. K. C. ; SANTOS, J. M. S. ; VIDAL, G. P. . Atuação do enfermeiro e do fisioterapeuta nas úlceras por pressão. CBMS PAPER, Recife, 12 set. 2017.
-
SILVA, J. K. S. ; SILVA, A. C. M. ; SANTANA JUNIOR, G. ; DANTAS, S. S. ; OLIVEIRA, V. S. R. ; VIDAL, G. P. . Efeito de técnicas de relaxamento na fibromialgia. CBMS PAPER, 12 set. 2017.
-
SILVA, S. I. ; SANTANA, C. M. L. ; SANTANA JUNIOR, G. ; PEQUENO, L. N. S. ; VIDAL, G. P. . Efeito da Fisioterapia Dermatofuncional no tratamento de pacientes mastectomizadas. CBMS PAPER, 12 set. 2017.
-
PROCOPIO, A. G. ; NASCIMENTO, R. L. ; SALES, E. M. L. ; MONTEIRO, D. L. S. ; SOARES, L. M. P. ; VIDAL, G. P. . Envelhecimento cutâneo X Auto estima. CBMS Paper, 12 set. 2017.
-
ARAUJO, R. H. B. ; SILVA, M. N. ; CAVALCANTI, A. C. S. ; SOARES, L. M. P. ; VIDAL, G. P. . Endocardite em adultos e crianças: causas frequêntes. CBMS PAPER, 12 set. 2017.
-
NASCIMENTO, R. L. ; LIMA, K. A. S. ; LIMA, I. E. S. ; SILVA, S. K. C. ; VIDAL, G. P. . Radiofrequência: um recurso para o tratamento da flacidez. CBMS PAPER, 12 set. 2017.
-
ALVES, A. M. ; LIMA, A. K. C. ; LIMA, A. W. C. ; VIDAL, G. P. . Efeito da prática de exercícios físicos em portadores de Diabetes Melitus. CBMS PAPER, 12 set. 2017.
-
SANTOS, D. L. O. ; CABRAL, K. M. S. ; SILVA, Y. T. ; VIDAL, G. P. . Uso do ômega 3 na prevenção de doenças cardiovasculares. CBMS PAPER, 12 set. 2017.
-
CAVALCANTI, A. C. S. ; SOARES, L. M. P. ; SILVA, M. N. ; VIDAL, G. P. . Efeito da Drenagem Linfática no pós operatório de cirurgia bariatrica. CBMS PAPER, Recife, 12 set. 2017.
-
MENDONCA, R. M. ; LIMA, K. A. S. ; SOARES, L. M. P. ; SILVA, S. K. C. ; VIDAL, G. P. . Eletroestimulação no tratamento da incontinência urinária. In: 8 CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2016, Bahia. REVISTA BRASILEIRA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO. São Paulo, 2016.
-
SILVA, S. K. C. ; FAUSTINO, W. A. ; CAVALCANTI, A. C. S. ; VIDAL, G. P. . Hidroterapia na reabilitação do ligamento cruzado anterior. In: 8 CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2016, Bahia. Revista Brasileira de Crescimento e desenvolvimento humano. São Paulo, 2016.
-
MENDONCA, R. M. ; DANTAS, S. S. ; SILVA, A. C. S. M. ; SOUZA, V. E. R. ; VIDAL, G. P. . Benefícios do Método Pilates na prevenção da lombalgia gestacional. In: 8 CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2016, São Paulo. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano. São Paulo, 2016.
-
CAVALCANTI, A. C. S. ; VIDAL, G. P. ; SILVA, S. K. C. ; DIAS, J. A. L. . Abordagem da Fisioterapia em pacientes queimados. In: 8 Congresso Internacional de Fisioterapia, 2016, Bahia. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano. São Paulo, 2016.
-
DIAS, J. A. L. ; CAVALCANTI, A. C. S. ; VIDAL, G. P. ; VEIGA, M. D. C. . Atuação da Fisioterapia Dermato-Funcional na Síndrome de Cushing. In: 8 Congresso Internacional de Fisioterapia, 2016, Bahia. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano. São Paulo, 2016.
-
OLIVEIRA, J. K. F. ; VIDAL, G. P. ; SILVA, E. L. ; OLIVEIRA, M. C. S. . Efeito da Rádio Frequência no tratamento da quelóide. In: 8 Congresso Internacional de Fisioterapia, 2016, São Paulo. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano. São Paulo, 2016.
-
VIDAL, G. P. ; GARCIA., N. S. ; MENDONCA, G. C. . Eleição de técnicas fisioterapêuticas aplicadas para pacientes com acidente vascular encefálico. In: Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional., 2013, João Pessoa. Eleição de técnicas fisioterapêuticas aplicadas para pacientes com acidente vascular encefálico.. Rio de Janeiro: Revista Fisiobrasil, 2013. p. 172-172.
-
VIDAL, G. P. ; VIEIRA, T. A. E. ; SOUZA, B. D. M. . Cuidados fisioterapêuticos em pacientes portadores de Hanseníase. In: Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional., 2013, João Pessoa. Cuidados fisioterapêuticos em pacientes portadores de hanseníase. Rio de Janeiro: Revista Fisiobrasil, 2013.
-
MEDEIROS, A. P. T. ; LIMA, F. O. ; SANTOS, J. A. P. ; VIDAL, G. P. . Intervenção fisioterapêutica na leucodistrofia. In: Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional., 2013, João Pessoa. Intervenção fisioterapêutica na leucodistrofia.. Rio de Janeiro: Revista Fisiobrasil, 2013. p. 186-186.
-
VIDAL, G. P. ; SOARES, L. M. P. ; LIMA, K. A. S. . A importância da fisioterapia na terceira idade. In: Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional., 2013, João Pessoa. A importância da fisioterapia na terceira idade, 2013. p. 225-225.
-
VIDAL, G. P. ; PINHEIRO, Y. T. ; TEIXEIRA, D. C. R. . A fisioterapia e fibromialgia: uma revisão de literatura. In: Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional., 2013, João Pessoa. A fisioterapia e fibromialgia: uma revisão de literatura. Rio de Janeiro: Revista Fisiobrasil, 2013. p. 232-232.
-
VIDAL, G. P. ; OLIVEIRA, D. P. ; SILVA, A. ; HERLAN, P. . Percepção corporal. In: Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional., 2013, João Pessoa. Percepção corporal. Rio de Janeiro: Revista Fisiobrasil, 2013. p. 284-284.
-
VIDAL, G. P. ; BARBOSA, M. ; COSTA, P. L. R. . Fisioterapia em pacientes com Leucemia. In: Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional., 2013, João Pessoa. Fisioterapia em pacientes com leucemia. Rio de Janeiro: Revista Fisiobrasil, 2013. p. 287-287.
-
VIDAL, G. P. ; GARCIA., N. S. ; MENDONCA, G. C. . Medidas de reconhecimento, prevenção e tratamento da tuberculose. In: Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional., 2013, João Pessoa. Medidas de reconhecimento, prevenção e tratamento da tuberculose.. Rio de Janeiro: Revista Fisiobrasil, 2013. p. 173-173.
-
VIDAL, G. P. ; PARIZZOITTO, N. ; BORGES, F. S. ; ANDRADE, A. L. M. . EFEITO DO ENDOLASER PARA REDUÇÃO DE GORDURA SUBCUTÂNEA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. ; PARIZZOITTO, N. ; BORGES, F. S. ; ANDRADE, A. L. M. . TRATAMENTO DE CICATRIZES COM O ENDOLASER: REVISÃO DE CASOS E PERSPECTIVAS FUTURAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. ; FREIRE, R. O. ; GABRIEL, M. V. D. ; ANDRADE, A. L. M. . OZÔNIO COMO IMUNOMODULADOR DAS ATIVIDADES CELULARES NO PROCESSO DE REGENERAÇÃO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. ; GABRIEL, M. V. D. ; FREIRE, R. O. ; ANDRADE, A. L. M. . MEDIADORES INFLAMATÓRIOS ATIVADOS POR FOTOBIOMODULADORES NOS PROCESSOS DE REMODELAÇÃO TECIDUAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. . Microagulhamento associado a cosmetologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIDAL, G. P. . Efeito da Prática de Exercícios Físicos em portadores de Diabetes Mellitus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. . Atuação do enfermeiro e fisioterapeuta nas úlceras por pressão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, D. L. S. ; SALES, E. M. L. S. ; VIDAL, G. P. . Envelhecimento cutâneo x Auto- Estima. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. . Câncer de pele. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VIDAL, G. P. . Realidade Virtual como Tratamento Terapêutico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, G. ; VIDAL, G. P. . A gestação e suas semelhanças e diferenças conforme gerações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIDAL, G. P. . Qualidade de vida de pacientes paraplégicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIDAL, G. P. . Drenagem Linfática Reversa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VIDAL, G. P. . Fisioterapia Dermatofuncional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VIDAL, G. P. . Gestantes: Análise da Qualidade de Vida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, J. A. P. ; MEDEIROS, A. P. T. ; LIMA, F. O. ; VIDAL, G. P. . Intervenções Fisioterapeuticas na Leucodistrofia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. . Avaliação da Capacidade Pulmonar e Funcional em Hemiplégicos por Acidente Vascular Encefálico.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VIDAL, G. P. ; ROCHA, A. da S. . Avaliação postural no transporte de material escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. ; ROCHA, A. da S. . Proposta de Reabilitação Pulmonar para portadores de DPOC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIDAL, G. P. ; ROCHA, A. da S. . Reabilitação Pulmonar em um paciente portador de Enfizema Pulmonar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Faculdade Maurício de Nassau - João PessoaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2014 - 2015
Faculdade Maurício de Nassau - João PessoaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação do curso de fisioterapia (contrato emergencial durante licença maternidade).
Atividades
-
07/2013
Pesquisa e desenvolvimento, FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE JOÃO PESSOA.,Linhas de pesquisa
2011 - 2013
FACULDADE SANTA EMILIA DE RODATVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2008 - 2008
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SenacVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações:
Cursos Ministrados:
#Ministrante do curso de Massagem Relaxante- SENAC
Carga horária: 60h cada.
Período: 28/07/2008 a 18/08/2008;
22/09/2008 a 10/10/2008;
24/11/2008 a 12/12/2008.
#Ministrante da disciplina Anatomia e Fisiologia da Pele e do Pêlo no curso Depilador- SENAC.Carga horária: 30h
Período: 04/09/09 a 16/09/09.
#Ministrante da disciplina Primeiros Socorros no curso Frentista- SENAC
Carga horária: 20h
Período: 21/10/2008 a 27/10/2008
2002 - 2011
Escola Estadual Luís Gonzaga BurityVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da disciplina Física, Carga horária: 20
2007 - 2008
Centro de Aperfeiçoamento KendraVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Giovanna Pontes Vidal e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?