Jose Antonio de Barros
Mestre em EDUCAÇÃO pela Unini - Porto Rico (2018); Graduado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Mackenzie (1978) e Especialização em docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2002).
Atuei nos seguintes cursos:
Graduação Tecnológica de Recursos Humanos; Pós Graduação de Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Graduação em Administração e no Ensino a Distância: Coordenação o Curso de MBA em Auditoria de Sistemas de Saúde Presencial e a Distância e Coordenador do Curso Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos no Campus Recreio.
Pós Graduação de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Embaixador do Curso de Acreditação e Qualidade em Saúde e Coordenador do Curso de Gestão da Saúde e Administração Hospitalar, atualmente estou vinculado a Universidade Carioca no curso de Graduação em Administração a distância e Gestão de Recursos Humanos. Coordenei em 2018, 2020 um curso de Pós-graduação na Escola de Saúde do Exército pela e em 2021 o curso de Perícias Médicas Uniasselvi de SC.
Possuo ampla vivência nas áreas de Gestão e Recursos Humanos; Hotelaria e Saúde tendo atuado em posição de Direção em diversas empresas, como por exemplo, Souza Cruz Indústria e Comércio (duas vezes) Grupo Othon de Hotéis (três vezes) e Golden Cross (três vezes) e Grupo Assim como CEO, sendo o representante da empresa junto a Agência reguladora- ANS. Realizei diversos conteúdos para as seguintes Instituições, UNESA, Gestão de Processos, Remuneração Estratégica, Cestão de Pessoas para Acreditação, Auditoria em Saúde, para a Unyleya Gestão de Contratos e Planos de Saúde e para A Unicarioca, Fundamentos de Gestão Hospitalar, Gestão de Desempenho e Hotelaria Hospitalar.
Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Educação Superior
2016 - 2018
Universidade Ibero americana de Porto Rico
Título: AS TICS NO ENSINO SUPERIOR: DIAGNÓSTICO DO USO DAS TICs PELOS PROFESSORES DA TERCEIRA IDADE, PERMITINDO A FORMAÇÃO DE UMA VISÃO MAIS OBJETIVA DE SUAS DIFICULDADES., Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Andresa Thomazoni
Coorientador: Oscar Ulhoa. Grande área: Ciências Humanas
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: GESTÃO EM HOTELARIA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: AUDITORIA EM SAÚDE.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: ACREDITAÇÃO E QUALIDADE EM SAÚDE.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: GESTÃO EM SAÚDE.
Produções bibliográficas
-
BARROS, J. A. . entrevista para o blog pixeon. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARROS, J. A. . O desafio da Gestão de Saúde para a área de RH. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS, J. A. . Gestão da Saúde com menor custo sem perder a qualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Barros, J.A. ; BARROS, J. A. . Validação de conteúdo e questões de disciplinas On Line e Presencial. 2016.
BARROS, J. A. . ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E QUALIDADE EM SAÚDE. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Barros, J.A. ; BARROS, J. A. . HOTELARIA HOSPITALAR. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialdidáticoparaocursodeGraduação Hotelaria Hospitalar).
Barros, J.A. ; BARROS, J. A. . FUNDAMENTOS DE GESTÃO HOSPITALAR. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o curso de Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar).
Barros, J.A. ; BARROS, J. A. . GESTÃO DE DESEMPENHO. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materia didático para o curso de Gestão de Recursos Humanos).
BARROS, J. A. ; BARROS, J. A. . GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o curso de Gestão de Recursos Humanos).
Barros, J.A. ; BARROS, J. A. . GESTÃO DE CONTRATOS E PLANOS DE SAÚDE. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialparacursodeMBApresencialeàdistância).
BARROS, J. A. . GESTÃO DE PESSOAS PARA ACREDITAÇÃO. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialparacursodeMBApresencialeàdistância).
BARROS, J. A. . MBA EM ACREDITAÇÃO E QUALIDADE EM SAÚDE. 2017. (PROJETO PEDAGÓGICO DE MBA EM ACREDITAÇÃO E QUALIDADE EM SAÚDE).
BARROS, J. A. . AUDITORIA HOSPITALAR CONCORRENTE, PRÉ FATURAMENTO E NEGOCIAÇÃO. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material para curso de MBA presencial e à distância).
BARROS, J. A. . AUDITORIA DE SISTEMAS DE SAÚDE.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material para curso de MBA presencial e à distância).
BARROS, J. A. . GESTÃO DE PROCESSOS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para o curso de Graduação Tecnológica de Logistica).
BARROS, J. A. . GESTÃO DE PESSOAS. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICARIOCA. , Avenida Paulo de Frontin - de 518 ao fim - lado par, Rio Comprido, 20261243 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25631919
Experiência profissional
2018 - Atual
Centro Universitário UnicariocaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TUTOR EAD, Carga horária: 2
2020 - Atual
Faculdade Lusófona RJVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
2000 - 2002
GOLDEN CROSS ASSISTÊNCIA INTERNACIONAL DE SAÚDEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE NACIONAL DE VENDAS CORPORATIVAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1991 - 1994
GOLDEN CROSS ASSISTÊNCIA INTERNACIONAL DE SAÚDEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Regional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Nesta empresa estive tambem nos seguintes periodos de 07/80 a 09/84 como Geente Geral da Filia RJ e de 07/00 a 10/02 como Gerente de Planos Corporativos, realizando a implantação do Departamento Comercial proprio.
Conheci a Gestão em Saude Corporativa tendo participado dos momentos de maior crescimento da empresa tendo uma equipe de 1000 subordinados, em outro momento fui responsavel pela implantação da area comercial corporativa interna, pois a empresa sempre trabalhou com equipes terceirizadas, tivemos muito sucesso e conseguimos implantar todo um projeto comercial que até hoje é utilizado como modelo.
1980 - 1984
GOLDEN CROSS ASSISTÊNCIA INTERNACIONAL DE SAÚDEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DIRETOR REGIONAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
Grupo Hospitalar do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Superintendente Geral (CEO), Carga horária: 44
Outras informações:
Responder pela gestão de uma operadora de saúde com 400.000 associados, tendo como subordinados diretos 6diretorias, administrativa; negócios; médica; financeira e jurídica, tendo ainda a responsabilidade sobre a diretoria médica hospitalar com dois hospitais e 8 centros médicos.
OBS.: Esclareço que possuo um vinculo como pessoa juridica junto a esta empresa através da Efrain serviços de informática LTDA.
1995 - 1996
SAMP RIOVínculo: DIRETOR REGIONAL, Enquadramento Funcional: DIRETOR REGIONAL
Atividades
-
01/1995
Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR REGIONAL.
1986 - 1989
Hotéis OthonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1977 - 1979
Hotéis OthonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1974 - 1976
Hotéis OthonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE RECURSOS HUMANOS, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuei nesta empresa nos periodos de 05/74 a 02/76 na função de Chefe de Pessoal e novamente como Gerente de Recursos Humanos no periodo de 01/86 a 03/89, tive oportunidade de conhecer todas as atividades de uma empresa Hoteleira em nivel nacional, Implantando a area de Recursos Humanos e atuando como negociador sindical representando a AHT nos estados de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Ceará, Alagoas, Minas Gerais,.
Tive tambem atuação na equipe de abertura de Hoteis ianugurando os Hoteis Rio Othon Palace, Belo Horizonte Othon, Internacional Othon e Bandeirantes Othon
1976 - 1977
CIA. DE CIGARROS SOUZA CRUS IND. E COMÉRCIOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Pessoal, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Nesta empresa atuei tambem no periodo de 09/1985 a 01/1986, Tie uma experiencia na area industrial, conhecendo toda a operação de uma empresa multinacional operando em todo territorio nacional, com uma politica marcante na area de Recursos Humanos, com projetos de Desenvolvimento de Pessoal, Remuneração e Recrutamento e Seleção alem da area de Relações Trabalhista.
1989 - 1991
VEPLAN HOTÉIS E TURISMO S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
1996 - 1998
MAR DA GALILEIA CONS. E SERVIÇOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: diretor presidente
Atividades
-
06/1996 - 12/1998
Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR PRESIDENTE.
2021 - 2021
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: CONTRATADO, Enquadramento Funcional: COORD. DE PÓS DE PER. MÉDICAS, Carga horária: 20
Outras informações:
COORDENADOR DO CURSO DE PERÍCIAS MÉDICAS NA ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO
2020 - 2020
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: COORDENADOR DE AUDITORIA, Enquadramento Funcional: COORDENADOR EM MBA DE AUDITORIA EM SAÚDE, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenador do Curso de Auditoria de Sistemas em Saúde - Realizado na Escola de Saúde do Exército do Rio de Janeiro
2018 - 2018
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: COORDENADOR DE CURSO DE PÓS, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE MBA EM AUDITORIA DE SAÚDE., Carga horária: 20
Outras informações:
Escola de Saúde do Exército, Pós-Graduação em Auditoria de Serviços em Saúde.
Atuando como Coordenador e Professor.
2018 - 2018
fundação bradescoVínculo: PROFESSOR CURSO TÉCNICO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações:
CURSO TÉCNICO DE ANÁLISE DE SISTEMAS, público alvo jovens de 18 a 23 anos, atuei como professor em três disciplinas - Comunicação Organizacional; Introdução à Administração e Empreendedorismo e Inovação.
1999 - 2017
Universidade Estácio de Sá (RJ)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR / COORDENADOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jose Antonio de Barros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?