Giuliana Ribeiro Carvalho

Possui Graduação em Letras - Português/Inglês (Licenciatura Plena) pela Universidade do Estado de Minas Gerais/Fundação Educacional de Ituiutaba (1994) e Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Foi Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Ituiutaba de 1997 a 2010. Desde agosto/2010, é Professora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Escola de Educação Básica (Eseba-UFU), na área de Língua Portuguesa. Tem experiência no campo de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística Textual e Análise do Discurso.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Língua Portuguesa

1998 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Da adversidade à concessão - Análise da discursividade argumentativa presidencial,Ano de Obtenção: 2000
Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strongoli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise do Discurso; Argumentação; Conectores Argumentativos; Retórica; Semiótica Discursiva; Semântica da Enunciação. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

1996 - 1996

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio
Título: Os sentidos no texto: aspectos linguístico-textuais

Graduação em Letras - Português / Inglês

1992 - 1994

Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba

Formação complementar

2012 - 2012

Formação Continuada Avaliadores Redações ENEM 2012. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2009

Moodle - Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT, Brasil.

2008 - 2008

Tutoria em EAD - Aprendizagem Colaborativa. (Carga horária: 60h). , Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT, Brasil.

2002 - 2002

Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 12h). , Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT, Brasil.

1997 - 1997

Capacitação Monitora de Língua Portuguesa - PROCAP. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

1997 - 1997

Word. (Carga horária: 15h). , Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT, Brasil.

1993 - 1993

Técnica Vocal. (Carga horária: 12h). , Conservatório Estadual de Música Dr. José Zoccoli de Andrade, CEMJZA, Brasil.

1992 - 1992

Teatro. (Carga horária: 80h). , Movimento Experimental de Cultura de Ituiutaba, MECA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Escrita.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Linguística Textual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do Discurso.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Organização de eventos

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Executiva do Recital de Poesias em Homenagem a Cecília Meireles: brincando com as palavras. 2014. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Recital de Poesias ESEBA-UFU, evento resultante do Projeto de Ensino e Extensão Recital de Poesias. 2013. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Recital de Poesias ESEBA-UFU, evento resultante do Projeto de Ensino e Extensão Recital de Poesias. 2011. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do V Congresso de Iniciação Científica Discente da ESEBA 2010. 2010. (Congresso).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do I Seminário Internacional de Educação do Pontal do Triângulo Mineiro. 2009. (Congresso).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Comissão Organizadora da Semana Integrada Letras e Pedagogia: paixão pela comunicação e consciência do ofício de ensinar. 2009. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Seminário Análise do Discurso e Teoria Literária: convergências e divergências teórico-metodológicas. 2009. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Comissão Organizadora do Minicurso Noções de Fonética e Fonologia. 2009. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Comissão Organizadora da VIII Ação Solidária do Curso de Letras. 2008. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Comissão Organizadora do Letr'artes XIII. 2008. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Organização da Oficina Produção de textos autênticos em sala de aula: resenha crítica. 2008. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Comissão Organizadora do VII Trote Solidário do Curso de Letras. 2007. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Comissão Organizadora do Letr'artes XII. 2007. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do VII CEQUI - Ciclo de Estudos de Química. 2006. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Comissão Organizadora do VI Trote Solidário do Curso de Letras. 2006. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Presidiu a Comissão Organizadora do Letr'artes XI. 2006. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do III Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro:. 2006. (Congresso).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Letr'artes X. 2005. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Letr'artes IX. 2004. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Letr'artes VIII. 2003. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Letr'artes VII. 2002. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Letr'artes VI. 2001. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do I Trote Solidário do Curso de Letras. 2001. (Outro).

CARVALHO, G. R. . Atuou na Comissão Organizadora do Letr'artes V. 2000. (Outro).

Participação em eventos

I Salão PROEX: Mostra de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - Universidade e Sociedade: Múltiplos Olhares, promovido pela PROEX-UFU.Comunicação: Jornal ESEBA em Notícia: uma proposta de leitura e escrita. 2010. (Seminário).

Atividade Internacional Integrada, promovida pela FACIP-UFU, UEMG-FEIT, Prefeitura Municipal de Ituiutaba. 2009. (Seminário).

Curso Técnicas Andragógicas, ministrado pela Pearson Education. 2009. (Outra).

I Seminário Internacional de Educação do Pontal do Triângulo Mineiro.Expositora da mesa redonda: Políticas de Promoção da Leitura. 2009. (Seminário).

8 Café com Filosofia, palestra intitulada "A volta da Filosofia na sala de aula". 2008. (Outra).

Dia de Responsabilidade Social, com planejamento e orientação de atividades de cunho social e didático, realizado pela UEMG-FEIT.Convivendo com Letras: oficina para produção de curriculum vitae. 2008. (Outra).

I Simpósio Internacional: Política, Gestão e Educação e IV Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro. 2008. (Simpósio).

I Simpósio Internacional: Política, Gestão e Educação e IV Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro.Oficina: A charge jornalística: a questão do humor e seus mecanismos. 2008. (Simpósio).

I Simpósio Internacional: Política, Gestão e Educação e IV Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro.Comunicação: A charge jornalística: a questão do humor e seus mecanismos. 2008. (Simpósio).

Oficina A literatura infanto-juvenil e a formação de professores: da obrigação ao prazer, promovida pelo Curso de Letras UEMG-FEIT. 2008. (Oficina).

VIII Ação Solidária do Curso de Letras UEMG-FEIT.Atividades beneficentes voluntárias (coleta e doação de material para internos) e atividades recreativo-culturais, na Casa dos Velhos Bezerra de Menezes. 2008. (Outra).

7 Café com Filosofia, palestra intitulada "As Psicoses: A Terceira Margem do Rio". 2007. (Outra).

Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG.Palestrante da Mesa Coordenada: A interdisciplinaridade na Universidade e o desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão: condição fundamental ou prática mistificada?. 2007. (Seminário).

VII Trote Solidário do Curso de Letras UEMG-FEIT.Atividades beneficentes voluntárias (coleta e doação de material para internos) e atividades recreativo-culturais, na Casa dos Velhos Bezerra de Menezes. 2007. (Outra).

Dia de Responsabilidade Social, com idealização, planejamento e orientação de atividades de cunho social e didático, realizada pela Fundaç?o.Convivendo com Letras: contação de histórias e oficina de curriculum vitae. 2006. (Outra).

II Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares, promovido pela PROEX-UFU. 2006. (Encontro).

III Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro.Comunicação: Produção de texto escolar: embate entre o ideal e o real. 2006. (Simpósio).

III Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro.Comunicação: A dificuldade de interpretação de elementos anafóricos por alunos da 6ª série do ensino fundamental. 2006. (Simpósio).

III Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro. 2006. (Simpósio).

II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil (II SEMAD).Comunicação: A transformação ideológica como consequência do deslocamento no plano espaço-temporal. 2006. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso - Percursos de Análise do Discurso no Brasil (II SEMAD).Apresentação e coordenação da Comunicação Coordenada: Análise do Discurso e teoria literária: análises contrastivas. 2006. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso - Percursos de Análise do Discurso no Brasil (II SEMAD).Comunicação: Estratégias retóricas utilizadas na (des)construção da identidade do narrador. 2006. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso - Percursos de Análise do Discurso no Brasil (II SEMAD).Comunicação: O percurso gerativo de sentido e o plano da fraseologia: análise de um texto literário. 2006. (Seminário).

Letr'artes XI - Ciclo de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 2006. (Encontro).

Evento - Projeto Trancoso: um legado do futuro, com as escritoras Fernanda Carneiro e Cristina Agostinho. 2005. (Outra).

I Encontro Mineiro de Análise do Discurso.Comunicação: Argumentação adversativa vs persuasão concessiva: uma análise discursiva do conector "mas". 2005. (Encontro).

IV Semana Acadêmica do Curso Normal Superior "Práticas Pensadas, Práticas Refletidas: O Brincar e o Aprender na Infância". 2005. (Outra).

Letr'artes X - Ciclo de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 2005. (Encontro).

Palestra Método Kumon para o ensino de Português. 2005. (Outra).

Palestra O despertar do sensível diante da obra de arte, proferida pela profª MSc. Denise Andrade de Freitas Martins. 2005. (Outra).

Projeto O escritor na sala de aula, com o ficcionista Jair Humberto Rosa. 2005. (Outra).

Seminário de Letras sobre Luiz Vilela. 2005. (Seminário).

Seminários de Pesquisa e Extensão/2005 da Universidade do Estado de Minas Gerais.Comunicação: O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto 'As neves de outrora' de Luiz Vilela. 2005. (Seminário).

Seminários de Pesquisa e Extensão/2005 da Universidade do Estado de Minas Gerais.Comunicação: O posicionamento do narrador face ao plano da fraseologia e seu percurso gerativo de sentido: análise do conto 'O violino ' de Luiz Vilela. 2005. (Seminário).

Seminários de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Comunicação: Produções escolares analisadas em uma perspectiva sócio-linguístico-textual. 2005. (Seminário).

Show artístico-musical: Projeto Pixinguinha. 2005. (Outra).

V Trote Solidário do Curso de Letras UEMG-FEIT.Atividades beneficentes voluntárias (coleta e doação de material para internos) e atividades recreativo-culturais, na Casa dos Velhos Bezerra de Menezes. 2005. (Outra).

6 Seminário de Iniciação Científica e 3 Encontro de Divulgação da Produção Científica.Comunicação: Análise-diagnóstico do nivel de produção textual escrita de alunos do ensino médio da cidade de Ituiutaba - MG. 2004. (Seminário).

III Semana Acadêmica do Curso Normal Superior: Descobrindo Novos Caminhos para a Educação Infantil. 2004. (Outra).

I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade. 2004. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso - Sujeito, Memória e Identidade.Comunicação: Estratégias enunciativas e seus efeitos de sentido - análise de um discurso presidencial. 2004. (Seminário).

IV Trote Solidário do Curso de Letras UEMG-FEIT.Atividades beneficentes voluntárias (coleta e doação de material para internos) e atividades recreativo-culturais, na Casa dos Velhos Bezerra de Menezes. 2004. (Outra).

Letr'artes 9 - Ciclo de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 2004. (Encontro).

Simpósio Regional de Educação: Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativas.Comunicação: Etos - uma análise sob perspectivas teóricas distintas. 2004. (Simpósio).

Simpósio Regional de Educação: Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativos.Comunicação: Um fenômeno migratório no Triângulo Mineiro: aspectos linguísticos e sociais. 2004. (Simpósio).

Simpósio Regional de Educação: Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativos.Comunicação: Produção textual escrita de alunos do ensino médio: uma análise-diagnóstico. 2004. (Simpósio).

Simpósio Regional de Educação: Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativos e X Semana do Curso de Pedagogia. 2004. (Simpósio).

2 Encontro de Pesquisas em Educação: Profissionais da Educação: Novos Espaços e Atuações.Comunicação: Leitura e escrita: regras, decifração e construção fonética. 2003. (Encontro).

5 Seminário de Iniciação Científica e 2 Encontro de Divulgação da Produção Científica.Comunicação: Aspectos linguísticos e sociais do fenômeno migratório mais comum do Triângulo Mineiro. 2003. (Seminário).

III Trote Solidário do Curso de Letras UEMG-FEIT.Atividades beneficentes voluntárias (coleta e doação de material para internos) e atividades recreativo-culturais, na Casa dos Velhos Bezerra de Menezes. 2003. (Outra).

II Jornada de Letras e Linguística - UFU-ILEEL. 2003. (Outra).

Letr'artes 8 - Ciclo de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 2003. (Encontro).

Minicurso Análise do Discurso: teoria e interpretação, ministrado na II Jornada de Letras e Linguística - UFU-ILEEL. 2003. (Encontro).

9 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. Comunicação: Análise da discursividade argumentativa presidencial. 2002. (Congresso).

9 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 2002. (Congresso).

Congreso Internacional La Argumentación: Linguística, Retórica, Lógica, Pedagogia. Comunicação: Da adversidade à concessão - análise da discursividade argumentativa presidencial. 2002. (Congresso).

II Trote Solidário do Curso de Letras UEMG-FEIT.Atividades beneficentes voluntárias (coleta e doação de material para internos) e atividades recreativo-culturais, na Casa dos Velhos Bezerra de Menezes. 2002. (Outra).

Letr'artes 7 - Ciclo de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 2002. (Encontro).

Minicurso A gramática no contexto de sala de aula, ministrado no 9 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 2002. (Congresso).

1 Ciclo de Estudos do Curso de Pedagogia da UEMG-FEIT-ISEPI. 2001. (Encontro).

Letr'artes 6 - Ciclo de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 2001. (Encontro).

8 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 2000. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. Comunicação: Pequenas causas, grandes efeitos: variação semântica do conectivo. 2000. (Congresso).

I Seminário Internacional de Avaliação Educacional e I Encontro Franco-Brasileiro de Avaliação da Educação Pública. 2000. (Seminário).

Letr'artes 5 - Ciclo de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 2000. (Encontro).

Minicurso O Ensino de Leitura na Escola Fundamental e Média, ministrado no VIII Simpósio de Letras e Linguística - UFU-ILEEL. 2000. (Simpósio).

Minicurso Tipologia de textos como condição de produção/compreensão de textos e ensino, ministrado no VIII Simpósio de Letras e Linguística - UFU-ILEEL. 2000. (Simpósio).

Oficina A gramática e o ensino de Português, ministrada no 8 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 2000. (Congresso).

VIII Simpósio de Letras e Linguística - UFU-ILEEL. 2000. (Simpósio).

Letr'artes 4 - Semana de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 1999. (Encontro).

7 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 1998. (Congresso).

Frequentou o minicurso Retórica e Argumentação, minicurso no 7 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 1998. (Congresso).

IV Seminário Regional Parceria Empresa-Escola. 1998. (Outra).

XII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. 1998. (Seminário).

XII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Comunicação: A instauração do tempo no discurso. 1998. (Seminário).

II Letr'artes - Semana de Estudos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 1997. (Encontro).

Seminário de Capacitação dos Monitores e Agentes Estaduais - UFU. 1997. (Seminário).

Curso Produção de Texto - da Teoria à Prática, promovido pela Editora Ática. 1996. (Outra).

V Mostra Nacional de Teatro em Araxá - SESIMINAS-ARAXÁ. 1995. (Outra).

IV Mostra Regional de Teatro em Araxá - SESIMINAS-ARAXÁ. 1994. (Outra).

III Mostra Regional de Teatro em Araxá - SESIMINAS-ARAXÁ. 1993. (Outra).

Conferência Aspectos inconscientes nas relações humanas, coordenada pela Psicóloga Lídia Queiróz Silva Magnino. 1992. (Outra).

Curso de Datilógrafo, promovido pelo SENAC-MG (100 horas). 1992. (Outra).

Curso Técnicas de Comunicação, promovido pelo SENAC-MG. 1992. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Carla de Oliveira Franco Assis

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.; BORGES, M. F. F.. A importância da literatura infantil para crianças. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ação Multidisciplinar do Trabalho Pedagógico) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Andréia Cristina Costa

CARVALHO, G. R.. A motivação do aluno para compreensão da leitura - um processo construtivo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Iracema Muniz dos Santos

CARVALHO, G. R.. A dificuldade de interpretação de elementos anafóricos por alunos da 6ª série do ensino fundamental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Sérgio Freitas Lisboa Guimarães

CARVALHO, G. R.. Fluxo de pensamento e monólogo interior no discurso de "O inominável". 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais Instituto Superior de Ensino e Pesqu.

Aluno: Viviane da Rocha Faria

CARVALHO, G. R.. O universo dos contos de fadas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais Instituto Superior de Ensino e Pesqu.

Aluno: Maria Apda S

CARVALHO, G. R.; RIBEIRO, B. O. L.; NASCIMENTO, T. C.. Lopes; Rosaina Apda A. Sousa; Sandra R. Nunes. Produção textual de alunos da terceira série do ensino médio: uma análise. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Univers do Estado de Minas Gerais Instituto Sup de Ens e Pesq de Ituiutaba.

Aluno: Beatriz Sant'ana Rezende

CARVALHO, G. R.; GOMIDE, M. R.; BORGES, B. I.. A oralidade como ponto de partida para o domínio da língua escrita. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Univers do Estado de Minas Gerais Instituto Sup de Ens e Pesq de Ituiutaba.

Aluno: Heloísa Helena Fonseca Camargos; Denise Muniz

CARVALHO, G. R.; BORGES, B. I.; CARDOSO, P. A.. O prazer da leitura. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Univers do Estado de Minas Gerais Instituto Sup de Ens e Pesq de Ituiutaba.

Aluno: Ivone Cicutto Ribeiro; Lindaurah Silva

CARVALHO, G. R.; BORGES, B. I.; CARDOSO, P. A.. Leitura e interpretação de textos: dificuldades de aprendizagem. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Univers do Estado de Minas Gerais Instituto Sup de Ens e Pesq de Ituiutaba.

Aluno: Marinety Nonato da Silva

CARVALHO, G. R.; OLIVEIRA, F. A. L.. A percepção dos alunos de 5ª a 8ª séries quanto à dificuldade para a leitura, em uma escola estadual de Canarana-MG. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Univers do Estado de Minas Gerais Instituto Sup de Ens e Pesq de Ituiutaba.

Aluno: Adalgisia Aparecida de Oliveira

CARVALHO, G. R.; RIBEIRO, B. O. L.. Língua Portuguesa: uma perspectiva além da gramática normativa no ensino fundamental. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Univers do Estado de Minas Gerais Instituto Sup de Ens e Pesq de Ituiutaba.

Aluno: Carlos Alberto Ferreira

CARVALHO, G. R.; RIBEIRO, B. O. L.. O riso como procedimento didático no ensino noturno. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Univers do Estado de Minas Gerais Instituto Sup de Ens e Pesq de Ituiutaba.

Aluno: Ana Karollina Ramos da SIlva e Daniela Cristina Pereira

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. A aparência e a essência em "Júri", de Luiz Vilela. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Ana Paula Borges de Medeiros e Tatiana Amaro Augustinho

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. A construção do lugar feminino na sociedade, no conto "Por toda a vida", de Luiz Vilela. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Crislaine Mara dos Reis

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. A criação e a manutenção do suspense em "Com os olhos rasos d'água", de Roberto Maciel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Luciana da Silveira Brasil

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Análise do Discurso do conto "João e a vida", de Jair Humberto Rosa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Paula Vanessa Dantas

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Análise do Discurso do conto "A pátria precisa de você", de Luiz Vilela. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Suellen L

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. G. R. Oliveira e Taliene L. Maximiano.Análise do comportamento humano, no conto "Imagem", de Luiz Vilela. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Carla Arielle de Oliveira Severino

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. O ponto de vista narrativo na construção das personagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Crislaine M

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Reis, Francielle F. Araújo e Paula V. Dantas.O preconceito em "Com os olhos rasos d'água". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Cristina Maria Costa e Tássia Neandra Marques

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. A ambiguidade no conto "O inimigo", de Roberto Maciel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Elaine G

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Alves, Leidiane C. Souza e Vinícius S. Costa.A utilização das freqüências e focalizações em "Trinta anos", de Roberto Maciel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Hellen C

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. A. Silva, Monalisa M. Freitas, Thalita M. Guimarãe.Procedimentos construtores da transformação da figura paterna no texto "Apenas um pássaro bobo". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Iara da S

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Costa, Priscilla A. Mataroli e Taís A. Souza.O olhar narrativo e a ideologia em "O dia em que eu fui fazer a Cento e Trinta". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Lara Stefanie de Souza

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. A perspectiva narrativa no conto "Um grande e silencioso amor", de Roberto Maciel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Márcia Alves de Morais M

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Leite e Milaine Rocha R. Freitas.A perspectiva narrativa no conto "Sol nascente", de Roberto MAciel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Camila S

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Barbosa, Eleida O. F. Santos e Monalisa F. M. Dutr.Análise do conto "Os tempos mudaram", de Luiz Vilela, sob a perspectiva da Análise do Discurso e da Teoria da Literatura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Clarice de Assis Rosa e Valdivina Rodrigues da S

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Oliveira.Análise literária e análise do discurso do conto "Solidão" de Luiz Vilela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Elciene M

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Campos, Hélida G. Muniz e Thallita R. Oliveira.Análise do Discurso e Teoria Literária: convergências e divergências teórico-metodológicas no conto "Pai e filho" de Luiz Vilela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Elza H

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Silva, Luciana F. Nascimento e Lucíola R. L. Costa.Focos diferenciados na análise da (des)construção da imagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Fabiane P

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Carvalho, Fernanda G. Fonseca e Maria F. S. Alves.Análise do Discurso e Teoria Literária: convergências e divergências teórico-metodológicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Jessica de Lima Basilio

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. A configuração do sujeito em "No bar" de Luiz Vilela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Laudilene Baltazar de Souza

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Análise psicanalítica do conto "O buraco". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Rudiene Aparecida de Jesus e Sara Jane de Oliveira

CARVALHO, G. R.; CARDOSO, P. A.. Os efeitos de sentido e a análise do discurso no conto "Dois homens", de Luiz Vilela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Lílian Gobbi Dutra e Valéria Amui Vieira

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise do Discurso e Teoria Literária - convergências e divergências teórico-metodológicas no conto "Amor". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Maria S

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. G. Dantas, Rosangela P. Silva e Suhrem R. S. Moura.Teoria da Literatura e Análise do Discurso: uma leitura contrastiva do conto "Meus oito anos", de Luiz Vilela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Aline Juliana da Silva e Roselí Marques da Silva

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. O ponto de vista do narrador e a construção do ethos - uma análise contrastiva do conto "João de Deus", de Rosa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Ana Carolina Curitiba e Genilda Guimarães Alves Marques

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise do narrador personagem sob as perspectivas das freqüências e a da retórica, no conto "O sujeito" de Rosa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Anderson P

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Silva, Delnízia L. Oliveira e Larissa F. Muniz.O conflito do eu-narrador e a negação do outro versus a constituição ideológica do sujeito discursivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Camila A

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Gaião, Leiliene M. Assis e Lucyene B. L. Araújo.A construção do sujeito pelo discurso do estranhamento em "Rato". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Claudiana A

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Abreu e Luciene A. Rezende Fabiano e Silva.A configuração temporal, a formação discursiva e ideológica no conto "O chefe", de Jair Humberto Rosa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Cirene A

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Medeiros, Lucinéia V. Baldoíno e Melina L. Muniz.Retórica e ponto de vista do narrador: emprego de pressupostos teóricos distintos para análise de um mesmo corpus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Daniela S

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Cassemiro, Gisele C. Madella e Kênia P. P. Franco.A transformação nos planos psicológico e ideológico como consequência do plano temporal - uma análise de "Fugitivo", de Jair Humberto Rosa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Jânio Cláudio da Cunha e Priscila Miguel Marques

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. A configuração da opressão trabalhista em contraposição à liberdade de escolha do ser humano - uma análise de "Os mendigos de paletó e gravata", de Jair Humberto Rosa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Allyne Garcia Bisinotto e Juliana de Oliveira

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. O posicionamento do narrador face ao plano da fraseologia e seu percurso gerativo de sentido: análise do conto "O violino" de Luiz Vilela. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Angelina Franco Carvalho e Carine Silva Gonçalves

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise Literária e Análise do Discurso - "Com seus próprios olhos". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Daniella Cristina de Oliveira e Glauciene de Jesus Silva

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise Literária e Análise do Discurso do conto "Freiras em Férias", de Luiz Vilela. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Helena A

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Zanuto e Kênia de Souza Oliveira.O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto "As neves de outrora" de Luiz Vilela. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Jane Aparecida David Paranaíba e Joelma Cristina Ferreira

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. O "não-dito" como fator primordial para a construção do sentido do conto "Branco sobre vermelho" do autor Luiz Vilela. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Larice Aparecida de Morais

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Essência do Ser, na obra de Luiz Vilela: "Num sábado". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Lucimar Martins da Silva e Silva e Nicélia Ferraz de Oliveir

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise Literária e Análise do Discurso do conto "Amanhã eu volto". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Sandra Rosa dos Santos e Shiela Regina Gondim da Silva

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise discursiva e análise literária do conto "Suzana", de Luiz Vilela. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Sonia Aparecida da Silva Pimenta e Suely de Oliveira Jesus

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. A organização fraseológica responsável pela configuração dos sentidos no conto "Más notícias", de Luiz Vilela. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Alaíde Luiza Martins e Reginey Maria dos Santos C

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Martins."Rua da Amargura" - análise contrastiva e interdisciplinar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Ana Cristina Morais Santos e Monaliza de Jesus Rocha

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. "O Monstro" - uma análise constrastiva e interdisciplinar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Ana Maria Reis Campos e Luiza Helena de Andrade e Souza

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. A temática da morte em "Fazendo a barba", de Luiz Vilela: análises literária e discursiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Ana Paula Mendes de Freitas e Lorena Chrissy Arantes Dutra

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. "Más notícias" - uma análise contrastiva e interdisciplinar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Ângela Evangelina Nunes e Janice Cristina da Silva

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise discursiva e análise literária do conto "Felicidade" de Luiz Vilela. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Celi F

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. B. Gonçalves, Leina C. A. Alves e Rosângela A. Silva.O conectivo mas como elemento estruturador no processo de construção da enunciação em analogia ao da narração. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Cleidimar Rodrigues Lourenço e Ìris Aparecida Diniz

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. A focalização em "A volta do campeão". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Doranne C

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Oliveira e Luiza Helena G. Machado.Formação expressiva: uma análise sob perspectivas teóricas distintas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Emanuela Quélis Alves Ferreira e Fernanda das Graças Souza

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise literária e discursiva do conto "Vazio", de Luiz Vilela. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Fabiana da Silva Santos e Maria José de Araújo

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. "Catastrofe" - uma análise contrastiva e interdisciplinar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Gisliana Ferreira Dias e Márcia Alves Medeiros Vilela

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Ponto de vista e estranhamento: procedimento composicional analisado sob perspectivas teóricas distintas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Juliana Alves dos S

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. C. Leal e Jussara Alves de F. Silva.Análise discursiva e literária do conto "Enquanto dura a festa" - convergências e divergências. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Priscila Carllen Ferreira Silva e Uênia Araújo SIlva

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise discursiva e literária do conto "Mosca morta": o silêncio como elemento retórico responsável pela configuração do sentido. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Renata Alves de Andrade e Rosiara Alves Silva

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. "Calor" - uma análise contrastiva e interdisciplinar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Aliandre F

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Silva, Jaqueline P. Aquino e Lauro L. Pereira.Aspectos temporais e ideológicos na análise discursiva e literária do conto "Antevéspera de Finados". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Angetrina H

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Oliveira, Elena M. SIlva e Grasiela A. Meriano.Abordagem interdisciplinar do conto "Sem ofício", de Alciene Ribeiro Leite: análise do discurso versus análise literária. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Elaine Cristina Milane Turci e Iracema Muniz dos Santos

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise literária e discursiva do conto "Vinte anos de Amélia". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Eliane D

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. M. Almeida, Franciele O. Assis e Raquel C. Silva.Análise literária e discursiva do conto "Trivial de sempre". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Fabíola Silva Ferreira e Mirtys Elias Modesto de Paula

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Etos - uma análise sob perspectivas teóricas distintas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Helen Furtado da SIlva e Valdete Maria Pereira do Carmo

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise do discurso e análise literária do conto "Teúda e Manteúda", de Alciene Ribeiro Leite. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Ricado Nogueira Vilarinho e Elaine Faria Barbosa

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. "O inventor de flores" - uma abordagem psicanalítica interdisciplinar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Vania Maria do Nascimento e Viviane Nogueira de Carvalho

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. Análise literária e discursiva do conto "Reveillon da Hipocrisia". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Aluno: Adriany Rocha Costa e Genes Aparecida de Medeiros

CARVALHO, G. R.; MACIEL, S. M. P.. "Sonho quebrado" - uma análise contrastiva e interdisciplinar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba.

CARVALHO, G. R.; SILVA, W. B.; LIMA, M. C.. Presidência da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Docentes para a Área de Língua Portuguesa ESEBA-UFU. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

CARVALHO, G. R.. Membro das Bancas Examinadoras de Seleção de Professor do Curso de Direito da FEIT/UEMG, disciplina: Direito Internacional. Em 29 de agosto de 2009, apresentada publicamente pelos candidatos: Juliana R. Viegas Queiroz, Eurípedes Malta Alves Junior, Marta Regina G. Seron, Nívea Fernandes de Lima Machado. 2009. Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba.

CARVALHO, G. R.. Parecerista Ad hoc do Programa de Bolsa de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/UEMG 2007-2008. 2008. Universidade do Estado de Minas Gerais.

CARVALHO, G. R.. Membro da Banca Examinadora de Seleção de Professor para o Curso Normal Superior (Santa Vitória), disciplina: Conteúdo e Metodologia de Língua Portuguesa. 2008. Fundação Educacional de Ituiutaba.

CARVALHO, G. R.. Avaliadora dos Pôsteres Eixo 3: Gestão Escolar e de Organizações, Eixo 05: Interdisciplinaridade e/ou Práticas e Saberes e Eixo 06: Meio Ambiente e/ou Saúde do Simpósio Internacional: Política, gestão e Educação e IV Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro. 2008. Universidade Federal de Uberlândia.

CARVALHO, G. R.. Consultora Ad hoc do Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica PAPq/UEMG. 2007. Universidade do Estado de Minas Gerais.

CARVALHO, G. R.. Corpo de Jurados do 2 Concurso de Poesia 1 de maio - Dia do Trabalho. 2006. Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Prefeitura Municipal Ituiutaba.

CARVALHO, G. R.. Membro da Comissão Científica do Simpósio Regional de Educação: Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativos. 2004. Universidade do Estado de Minas Gerais - Fundação Educacional de Ituiutaba.

CARVALHO, G. R.. Comissão Interna de Avaliação e Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2004. Universidade do Estado de Minas Gerais.

CARVALHO, G. R.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Slogan e Logotipo do I Centenário de Ituiutaba. 2001. Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Prefeitura Municipal Ituiutaba.

CARVALHO, G. R.. Comissão julgadora do II Festival Estudantil de Teatro em Língua Inglesa - FESTELI. 1995. Universidade do Estado de Minas Gerais - Fundação Educacional de Ituiutaba.

Orientou

Maria Apda S

Lopes; Rosaina Apda A; Sousa; Sandra R; Nunes; Produção textual de alunos da terceira série do ensino médio: uma análise; 2005; 55 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Univers do Estado de Minas Gerais Instituto Sup de Ens e Pesq de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Iracema Muniz dos Santos

A dificuldade de interpretação de elementos anafóricos por alunos da 6ª série do ensino fundamental; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Ana Karolina Ramos da Silva e Daniela Cristina Pereira

A aparência e a essência em "Juri"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Ana Paula Borges de Medeiros e Tatiana Amaro Augustinho

A construção do lugar feminino na sociedade, no conto "Por toda a vida", de Luiz Vilela; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Crislaine Mara dos Reis

A criação e a manutenção do suspense em "Com os olhos rasos d'água"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Luciana da Silveira Brasil

Análise do Discurso do conto "João e a vida", de Jair Humberto Rosa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Paula Vanessa Dantas

Análise do Discurso do conto "A pátria precisa de você", de Luiz Vilela; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Suellen Lorraine G Rosa de Oliveira e Taliene Lima Maximiano

Análise do comportamento humano, no conto "Imagem", de Luiz Vilela; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Carla Arielle de Oliveira Severino

O ponto de vista narrativo na construção das personagens; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Cristina Maria Costa e Tássia Neandra Marques

A ambiguidade no conto "O inimigo", de Roberto Maciel; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Elaine G

Alves; Leidiane C; Souza; Vinicius S; Costa; A utilização das frequências e focalizações em "Trinta anos", de Roberto Maciel; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Hellen C

A; Silva; Monalisa M; Freitas; Thalita M; Guimarães; Procedimentos construtores da transformação da figura paterna no texto "Apenas um pássaro bobo"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Iara S

Costa, Priscilla A; Mataroli e Tais A; Souza; O olhar narrativo e e ideologia em "O dia em que eu fui fazer a Cento e trinta"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Lara Stefanie de Souza

A perspectiva narrativa no conto "Um grande e silencioso amor", de Roberto Maciel; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Márcia A

M; M; Leite e Milaine R; R; Freitas; A perspectiva narrativa no conto "Sol nascente", de Roberto Maciel; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Crislaine M

Reis, Francielle F; Araújo, Paula V; Dantas; O preconceito em "Com os olhos rasos d'água"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Camila S

Barbosa; Eleida O; F; Santos; Monalisa F; M; Dutra; Análise do conto "Os tempos mudaram", de Luiz Vilela, sob a perspectiva da Análise do Discurso e da Teoria da Literatura; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Clarice de Assis Rosa e Valdivina Rodrigues S

Oliveira; Análise literária e análise do discurso do conto "Solidão" de Luiz Vilela; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Elciene M

Campos, Hélida G; Muniz e Thallita R; Oliveira; Análise do Discurso e Teoria Literária: convergências e divergências teórico-metodológicas no conto "Pai e filho" de Luiz Vilela; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Elza H

Silva, Luciana F; Nascimento e Lucíola R; L; Costa; Focos diferenciados na análise da (des)construção da imagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Fabiane P

Carvalho, Fernanda G; Fonseca e Maria F; S; Alves; Análise do Discurso e Teoria Literária: convergências e divergências teórico-metodológicas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Jessica de Lima Basilio

A configuração do sujeito em "No bar" de Luiz Vilela; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Laudilene Baltazar de Souzae Thais Vieira Guimarães

Análise psicanalítica do conto "O buraco"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Rudiene Aparecida de Jesus e Sara Jane de Oliveira

Os efeitos de sentido e a análise do discurso no conto "Dois homens", de Luiz Vilela; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Lílian Gobbi Dutra e Valéria Amui Vieira

Análise do Discurso e Teoria Literária - convergências e divergências teórico-metodológicas no conto "Amor"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Maria S

G; Dantas; Rosangela P; Silva; Suhrem R; S; Moura; Teoria da Literatura e Análise do Discurso: uma leitura contrastiva do conto "Meus oito anos", de Luiz Vilela; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Aline Juliana da Silva e Roselí Marques da Silva

O ponto de vista do narrador e a construção do ethos - uma análise contrastiva do conto ?João de Deus?, de Rosa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Ana Carolina Curitiba e Genilda Guimarães Alves Marques

Análise do narrador personagem sob as perspectivas das frequências e da retórica, no conto "O sujeito" de Rosa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Anderson P

Silva, Delnízia L; Oliveira e Larissa F; Muniz; O conflito do eu-narrador e a negação do outro versus a constituição ideológica do sujeito discursivo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Camila A

Gaião, Leiliene M; Assis e Lucyene B; L; Araújo; A construção do sujeito pelo discurso do estranhamento em ?Rato?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Claudiana A

Abreu e Luciene A; R; F; e Silva; A configuração temporal, a formação discursiva e ideológica no conto ?O chefe?, de Jair Humberto Rosa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Cirene A

Medeiros, Lucinéia V; Baldoíno e Melina L; Muniz; Retórica e ponto de vista do narrador: emprego de pressupostos teóricos distintos para análise de um mesmo corpus; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Daniela S

Cassemiro, Gisele C; Madella e Kênia P; P; Franco; A transformação nos planos psicológico e ideológico como consequência do plano temporal - uma análise de "Fugitivo", de Jair Humberto Rosa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Jânio Cláudio da Cunha e Priscila Miguel Marques

A configuração da opressão trabalhista em contraposição à liberdade de escolha do ser humano ? uma análise de ?Os mendigos de paletó e gravata?, de Jair Humberto Rosa; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Allyne Garcia Bisinotto e Juliana de Oliveira

O posicionamento do narrador face ao plano da fraseologia e seu percurso gerativo de sentido: análise do conto ?O violino? de Luiz Vilela; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Angelina Franco Carvalho e Carine Silva Gonçalves

Análise Literária e Análise do Discurso ? ?Com seus próprios olhos?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Daniella Cristina de Oliveira e Glauciene de Jesus Silva

Análise Literária e Análise do Discurso do conto ?Freiras em Férias?, de Luiz Vilela; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Helen Aparecida Zanuto e Kênia de Souza Oliveira

O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto ?As neves de outrora? de Luiz Vilela; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Jane Aparecida David Paranaíba e Joelma Cristina Ferreira

O ?não-dito? como fator primordial para a construção do sentido do conto ?Branco sobre vermelho? do autor Luiz Vilela; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Larice Aparecida de Morais

Essência do Ser, na obra de Luiz Vilela: ?Num sábado?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Lucimar Martins Silva e Silva e Nicélia Ferraz de Oliveira

Análise Literária e Análise do Discurso do conto ?Amanhã eu volto?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Sandra Rosa dos Santos e Sheila Regina Gondim da Silva

Análise discursiva e análise literária do conto ?Suzana?, de Luiz Vilela; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Sonia Aparecida da Silva Pimenta e Suely de Oliveira Jesus

A organização fraseológica responsável pela configuração dos sentidos no conto ?Más notícias?, de Luiz Vilela; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Ana Maria dos Reis Campos e Luiza Helena de Andrade e Souza

A temática da morte em ?Fazendo a barba?, de Luiz Vilela: análises literária e discursiva; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Alaíde Luiza Martins e Reginey Maria dos Santos Costa Martin

?Rua da Amargura? ? análise contrastiva e interdisciplinar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Ana Cristina Morais Santos e Monaliza de Jesus Rocha

?O Monstro? - uma análise contrastiva e interdisciplinar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Ana Paula Mendes de Freitas e Lorena Chrissy Arantes Dutra

?Más notícias? - uma análise contrastiva e interdisciplinar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Ângela Evangelina Nunes e Janice Cristina da Silva

Análise discursiva e análise literária do conto ?Felicidade? de Luiz Vilela; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Celi E

Nunes, Leina C; Araújo e Rosângela A; Silva; O conectivo mas como elemento estruturador no processo de construção da enunciação em analogia ao da narração; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Cleidimar Rodrigues Lourenço e Ìris Aparecida Diniz

A focalização em ?A volta do campeão?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Emanuela Quélis Alves Ferreira e Fernanda das Graças Souza

Análise literária e discursiva do conto ?Vazio?, de Luiz Vilela; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Fabiana da Silva Santos e Maria José de Araújo

?Catástrofe? - uma análise contrastiva e interdisciplinar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Gisliana Ferreira Dias e Márcia Alves Medeiros Vilela

Ponto de vista e estranhamento: procedimento composicional analisado sob perspectivas teóricas distintas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Juliana Alves S

Costa Leal e Jussara Alves de F; Silva; Análise discursiva e literária do conto ?Enquanto dura a festa? - convergências e divergências; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Priscila Carllen Ferreira Silva e Uênia Araújo SIlva

Análise discursiva e literária do conto ?Mosca morta?: o silêncio como elemento retórico responsável pela configuração do sentido; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Renata Alves de Andrade e Rosiara Alves Silva

?Calor? - uma análise contrastiva e interdisciplinar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Doranne Crecência de Oliveira e Luiza Helena G

Machado; Formação expressiva: uma análise sob perspectivas teóricas distintas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Adriany Rocha Costa e Genes Aparecida de Medeiros

?Sonho quebrado? ? uma análise contrastiva e interdisciplinar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Aliandre F

S; Fernandes, Jaqueline P; Aquino e Lauro L; Per; Aspectos temporais e ideológicos na análise discursiva e literária do conto ?Antevéspera de Finados?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Angetrina H

Oliveira, Elena M; Silva e Grasiela A; Meriano; Abordagem interdisciplinar do conto ?Sem ofício?, de Alciene Ribeiro Leite: análise do discurso versus análise literária; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Elaine Cristina Milane Turci e Iracema Muniz dos Santos

Análise literária e discursiva do conto ?Vinte anos de Amélia?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Eliane D

M; Almeida, Franciele O; Assis e Raquel C; Silva; Análise literária e discursiva do conto ?Trivial de sempre?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Fabíola Silva Ferreira e Mirtys Elias Modesto de Paula

Etos ? uma análise sob perspectivas teóricas distintas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Helen Furtado da SIlva e Valdete Maria Pereira do Carmo

Análise do discurso e análise literária do conto ?Teúda e Manteúda?, de Alciene Ribeiro Leite; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Ricardo Nogueira Vilarinho e Elaine Faria Barbosa

?O inventor de flores? - uma abordagem psicanalítica interdisciplinar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Vania Maria do Nascimento e Viviane Nogueira de Carvalho

Análise literária e discursiva do conto ?Reveillon da Hipocrisia?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Sabrine de Souza Barbosa

O Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e as Novas Tecnologias; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Português) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Conrado R

Fagundes, Enzo Nakamura, Franklin J; B; Borges; ; ; ; A importância da tecnologia para o desenvolvimento do futebol; 2010; Orientação de outra natureza - Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho;

Outras produções

CARVALHO, G. R. ; BARBOSA, S. S. . Relatório final do Programa de Bolsas de Graduação referente ao projeto O Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e as Novas Tecnologias. 2014.

CARVALHO, G. R. ; BARBOSA, S. S. . Relatório parcial do Programa de Bolsas de Graduação referente ao projeto O Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e as Novas Tecnologias. 2013.

CARVALHO, G. R. ; BISINOTTO, A. G. ; MADELLA, G. C. . Relatório técnico científico final da pesquisa Análise-diagnóstico do nível de produção textual escrita de alunos do ensino médio da cidade de Ituiutaba - Minas Gerais. 2005.

CARVALHO, G. R. ; BISINOTTO, A. G. ; MADELLA, G. C. . Projeto de pesquisa 'Análise-diagnóstico do nível de produção textual escrita de alunos do ensino médio da cidade de Ituiutaba-Minas Gerais'. 2003.

CARVALHO, G. R. . Atuação em banca de correção da prova de Língua Portuguesa do Processo Seletivo 2011-1 da Universidade Federal de Uberlândia no período de 19 a 28 de janeiro. 2011. (Corretora de prova Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. ; GOMES, V. A. ; RAMOS, M. D. . Jornal ESEBA em Notícia. 2010. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora de prova de Redação para Processo Seletivo FEIT/UEMG 2010. 2010. (Elaboração de provas para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação na elaboração das provas de Língua Portuguesa em seis diferentes niveis para o Concurso Público N 01 da Prefeitura Municipal de Santa Vitória - MG. 2010. (Elaboração de prova para Concurso Público).

CARVALHO, G. R. . Participação em duas atividades do Programa de Iniciação Científica Discente da ESEBA em 2010: 1ª) orientação da pesquisa 'A importância da tecnologia para o desenvolvimento do futebol'; 2ª) orientação e supervisão da apresentação dessa pesquisa no V Congresso de Iniciação Científica Discente da ESEBA. 2010. (Orientação de trabalhos).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora de prova de Língua Portuguesa para o Processo Seletivo FEIT/UEMG 2010. 2010. (Elaboração de prova para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. ; OLIVEIRA, K. S. . Oficina 'Avaliação de textos em uma perspectiva micro e macrotextual'. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora de prova de redação para os Processos Seletivos FEIT/UEMG de fevereiro e julho 2009. 2009. (Elaboração de provas para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora de prova de Língua Portuguesa para os Processos Seletivos de fevereiro e julho 2009. 2009. (Elaboração de provas para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação na banca de correção das provas de redação do Processo Seletivo FEIT/UEMG. 2009. (Banca Corretora de Redações de Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Orientação de trabalhos apresentados no Seminário Análise do Discurso e Teoria Literária: convergências e divergências teórico-metodológicas, realizado pelo Curso de Letras FEIT-UEMG. 2009. (Orientação de trabalhos).

CARVALHO, G. R. . Curso 'Produção de textos técnico-administrativos'. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, G. R. . Oficina 'Produção de textos autênticos na sala de aula: gêneros textuais' - Letr'artes XIII. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Oficina 'Produção de textos autênticos em sala de aula: resenha crítica'. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. ; OLIVEIRA, K. S. . Minicurso 'A charge jornalística: aspectos semânticos e discursivos'. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Atuação na banca corretora de redações do Concurso Público N 1 da Câmara Municipal de Ituiutaba. 2008. (Banca Corretora de Redações de Concurso Público).

CARVALHO, G. R. . Atuação na banca de correção das provas de redação do Processo Seletivo FEIT/UEMG 2008. 2008. (Banca Corretora de Redações de Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação na elaboração das provas de Língua Portuguesa e Redação do Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura Municipal de Ituiutaba. 2008. (Elaboração de prova para Concurso Público).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora de prova de redação para os Processos Seletivos FEIT/UEMG de março e julho 2007. 2007. (Elaboração de provas para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora de prova de redação para os Processos Seletivos FEIT/UEMG de janeiro, fevereiro, abril e julho. 2006. (Elaboração de prova para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Curso 'Leitura, Interpretação e Produção Textual'. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora de prova de redação para os Processos Seletivos FEIT/UEMG de janeiro e julho 2005. 2005. (Elaboração de prova para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação na banca de correção das provas de redação do Processo Seletivo FEIT/UEMG 2004. 2004. (Banca Corretora de Redações de Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Oficina 'Produção do Jornal Escolar'. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Oficina de linguagem 'Leitura e escrita numa perspectiva interdisciplinar'. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. ; BISINOTTO, A. G. ; MADELLA, G. C. . Relatório técnico científico final da pesquisa Análise-diagnóstico do nível de produção textual escrita de alunos do ensino médio da cidade de Ituiutaba - Minas Gerais. 2003. (Relatório de pesquisa).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora da prova de Língua Portuguesa para o Processo Seletivo FEIT/UEMG 2003. 2003. (Elaboração de prova para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação na banca de correção das provas de redação do Processo Seletivo FEIT/UEMG 2003. 2003. (Banca Corretora de Redações de Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora da prova de redação para o Processo Seletivo FEIT/UEMG 2003. 2003. (Elaboração de prova para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Minicurso 'Leitura e escrita - projetos interdisciplinares'. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora da prova de redação para o Processo Seletivo FEIT/UEMG 2002. 2002. (Elaboração de prova para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação como elaboradora da prova de Língua Portuguesa para o Processo Seletivo FEIT/UEMG 2002. 2002. (Elaboração de prova para Processo Seletivo).

CARVALHO, G. R. . Atuação como Professora Especialista em Língua Portuguesa do PROEB - Programa de Avaliação da Rede Pública, que integra o SIMAVE - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (2000 - 2002). 2002. (Assessoria de Língua Portuguesa no PROEB/SIMAVE).

CARVALHO, G. R. . Disciplina 'Teoria e processo de leitura'. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARVALHO, G. R. . Minicurso 'Da adversidade à concessão: análise da discursividade argumentativa presidencial'. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Curso 'A recriação do lúdico na leitura e produção de textos: desafios para o educador-aprendente'. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Minicurso 'Desconstrução do mito do poder: análise da discursividade argumentativa presidencial'. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Disciplina 'A produção de textos e suas implicações: a interdisciplinaridade'. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARVALHO, G. R. . Minicurso 'Elementos de linguística e semiótica para o texto literário'. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Curso 'Linguagens e Narratividade'. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, G. R. . Oficina de Teatro para acadêmicos do Curso de Letras UEMG-FEIT. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, G. R. . Atuação como Monitora de Língua Portuguesa, no Pólo 7, do PROCAP - Programa de Capacitação de Professores, realizado pela SEE-MG, em convênio com a UEMG, executado pela FEIT-ISEPI. 1997. (Monitoria de Língua Portuguesa em Programa de Capacitação de Professores).

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2009

    Análise do Discurso e Teoria Literária: convergências e divergências teórico-metodológicas, Descrição: O projeto foi desenvolvido no âmbito do Curso de Letras da UEMG-FEIT, no período de 2003 a 2009, como projeto interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa III e IV, Literatura Brasileira II e Prática de Formação de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, coordenado pelas professoras titulares das disciplinas. Adotaram-se como objetivos gerais: incrementar a relação língua-literatura-prática pedagógica, em uma perspectiva interdisciplinar; relacionar possíveis pontos de convergência e ou divergência entre os campos teóricos da Análise do Discurso e da Teoria Literária; possibilitar ao acadêmico a vivência de atividades de pesquisa bem como a percepção de que um mesmo corpus pode atender a objetivos diversos, se trabalhado em diferentes perspectivas; promover conhecimento sobre a literatura de escritores ituiutabanos. Delinearam-se como objetivos específicos: em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: possibilitar ao acadêmico a análise de texto literário, com pertinência e adequação teórico-metodológica, tendo em vista pressupostos da Análise do Discurso e da Teoria Literária; aprofundar conhecimentos sobre o domínio discursivo literário, especificamente sobre o gênero textual conto; nas duas disciplinas em relação à formação pedagógica: possibilitar ao acadêmico aprimorar habilidades didático-pedagógicas e capacidade de adequar teoria e prática. Os pesquisadores eram alunos concluintes do Curso, no período de 2003 a 2009, o que totalizou 140 graduandos. O corpus foi constituído por contos de escritores ituiutabanos, tendo sido trabalhado um autor a cada ano. A metodologia adotada foi desenvolvida em fases distintas: pesquisa teórica acerca do tema; realização de análise; aplicação de aulas didáticas a estudantes da última série do ensino médio. Os resultados almejados foram alcançados e proporcionaram visão detalhada, abrangente e diversa do corpus, o que ampliou em muito o conhecimento teórico e prático dos envolvidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giuliana Ribeiro Carvalho - Coordenador / Patrícia Alves Cardoso - Integrante / Sonia Maria Pereira Maciel - Integrante., Financiador(es): Fundação Educacional de Ituiutaba - Remuneração.

Prêmios

2010

Moção de Aplauso à Área de Língua Portuguesa da Escola de Educação Básica da Universidade Federa de Uberlândia (UFU-ESEBA), pela excelência do Projeto Educacional desenvolvido, Câmara Municipal de Uberlândia - MG.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Escola de Educação Básica. , Rua Adutora São Pedro, 40, Aparecida, 38400785 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32182932, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora D III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Início do exercício na Escola de Educação Básica da UFU em 25/08/2010, como Professora da Área de Língua Portuguesa, atuando no ensino fundamental.

Atividades

  • 08/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Educação Básica, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual

2010 - 2010

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente IV, Carga horária: 20

2001 - 2009

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente IV, Carga horária: 40

Outras informações:
Regime de trabalho: tempo integral

2000 - 2001

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente III, Carga horária: 40

Outras informações:
Regime de trabalho: tempo integral

1997 - 2000

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2010 - 08/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Linguística II

  • 02/2010 - 08/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Metodologia Científica

  • 02/2007 - 08/2010

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Aplicado ao Direito

  • 11/2001 - 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Fundação Educac Itba.,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior da UEMG-ISEPI-ISEDI.

  • 02/2006 - 01/2010

    Direção e administração, Instituto Superior de Educação de Ituiutaba - Curso de Letras, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa III, Linguística I, Linguística II

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

  • 02/2003 - 12/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Superior de Educação de Ituiutaba, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa III

  • 02/2006 - 12/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa IV

  • 04/2002 - 12/2007

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos

  • 02/2002 - 12/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa IV, Pesquisa e Produção do Conhecimento, Prática de Ensino - Pesquisa, Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado

  • 02/2003 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Superior de Educação de Ituiutaba - Curso de Letras, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2004 - 01/2006

    Direção e administração, Instituto Superior de Educação de Ituiutaba, .,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Letras.

  • 10/2005 - 12/2005

    Extensão universitária , Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba, .,Atividade de extensão realizada, Docência de curso de extensão Leitura, Interpretação e Produção Textual para acadêmicos e professores - 40 horas.

  • 04/2004 - 04/2004

    Ensino, Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Lingüística e Língua Portuguesa II

  • 05/2003 - 12/2003

    Ensino, Programa Especial Formação Pedagógica de Docentes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português

  • 02/2002 - 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Superior de Educação de Ituiutaba, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado Didático Pedagógico da UEMG-ISEPI-ISEDI.

  • 02/2001 - 12/2001

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português - Leitura e Produção de Textos

  • 02/2001 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Fundação Educac Itba.,Cargo ou função, Membro do Colegiado Didático Pedagógico da UEMG-ISEPI-ISEDI.

  • 11/2001 - 11/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Fundação Educac Itba.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora Eleitoral do Processo Eletivo para Coordenação de Curso da UEMG-ISEPI.

  • 10/2001 - 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Fundação Educacional de Ituiutaba, .,Serviço realizado, Designada para compor a Comissão Organizadora Eleitoral conf. Portaria UEMG/ISEPI N 19/2001.

  • 02/2000 - 12/2000

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Pesquisa e Produção do Conhecimento

  • 11/2000 - 11/2000

    Ensino, O texto e o pré-texto na interdisciplinaridade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A produção de texto e suas implicações: a interdisciplinaridade

  • 05/2000 - 05/2000

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Fundação Educac Itba.,Atividade de extensão realizada, Docência do minicurso "Desconstrução do mito do poder: análise da discursividade argumentativa presidencial", com carga horária de 8 horas.

  • 05/1999 - 05/1999

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Fundação Educac Itba.,Atividade de extensão realizada, Docência de minicurso "Elementos de Lingüística e Semiótica para o Texto Literário", com carga horária de 8 horas.

  • 05/1999 - 05/1999

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Fundação Educac Itba.,Atividade de extensão realizada, Docência do módulo 2, Narratividade, do curso de extensão Linguagens e Narratividade, para graduandos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Monte Serrat- UNIMONTE, em Santos-SP, com 8 horas.

  • 03/1997 - 03/1998

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Redação

  • 11/1997 - 11/1997

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Fundação Educac Itba.,Atividade de extensão realizada, Docência de curso de Língua Portuguesa para capacitação de Professores-facilitadores do PROCAP (1ª a 4ª séries do Ens Fund) - 80 horas.

  • 10/1997 - 10/1997

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Fundação Educac Itba.,Atividade de extensão realizada, Realização de capacitação como Monitora em Língua Portuguesa do PROCAP- Programa de Capacitação de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental do Estado de MG, pela UFU-MG, com carga horária total de 80 horas.

2010 - 2010

Fundação Educacional de Ituiutaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente IV, Carga horária: 20

2000 - 2009

Fundação Educacional de Ituiutaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente III e IV, Carga horária: 40

1997 - 2000

Fundação Educacional de Ituiutaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 6

2010 - 2010

Centro Educacional Santa Vitória

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 11

Atividades

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura, Redação

1996 - 1997

Colégio Santa Teresa - 1º e 2º Graus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 08/1996 - 07/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

  • 08/1996 - 07/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português