Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari

Concluiu graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade de Passo Fundo (1983) e graduação em Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (1983). Pós Graduação a nível de Especialização (lato sensu) em Administração Hospitalar pela Universidade de Passo Fundo-RS(1984)e Pós Graduação (lato sensu) na Instituição Hospital Sirio e Libanês no curso Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente em 2018. Pós-Graduação a nível de Especialização(lato sensu) em Enfermagem do Trabalho pela Unc de Concórdia-SC(1996). Especialização (stricto sensu )a nível de MESTRADO em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária de Chapecó UNOCHAPECO,concluído em Agosto de 2009. De Julho de 2014 a Junho de 2021 trabalhou a como fiscal sanitária na 4ªGerencia Regional de saúde de Chapecó.Cedida a UDESC-Chapecó como Enfermeira desde 24 Junho de 2021.

Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Ambientais

2007 - 2009

Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Título: A REPRESENTAÇÃO DE AMBIENTE NA PRÁTICA DE SAÚDE DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA, Ano de Obtenção: 2009
ARLENE ANÉLIA RENK.Palavras-chave: Saúde da Família; SAÚDE AMBIENTAL; Representação; Equipe de Enfermagem.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Especialização em Enfermagem do Trabalho

1994 - 1995

FEAUC

Especialização em especialização em administraçao hospitalar

1984 - 1985

Universidade de Passo Fundo

Graduação em enfermagem e obstetricia

1979 - 1983

Universidade de Passo Fundo

Graduação em licenciatura plena em enfermagem

1979 - 1983

Universidade de Passo Fundo

Formação complementar

2011 - 2011

Suporte Básico de Vida no Trauma em Atendimento Pr. (Carga horária: 15h). , Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.

2002 - 2002

Treinamento de Implantação do Sinam Windows. , Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina, Brasil, SSE, Brasil.

2000 - 2000

Programa de Controle do câncer do Colo do Útero.. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2000 - 2000

Treinamento para enfermeiros no atendimento ao Por. , Universidade do Contestado, UnC, Brasil.

1998 - 1998

Municipalização das Ações de Controle do Tabagismo. , Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina, Brasil, SSE, Brasil.

1998 - 1998

Municipalização das Ações de Controle do Tabagismo. , Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina, Brasil, SSE, Brasil.

1998 - 1998

Treinamento em Sala de Vacina. , Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina, Brasil, SSE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Pública, Educação em Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Pública, Educação em Saúde/Especialidade: Enfermagem em Saúde Pública, Saúde do Trabalhador.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Pública, Saúde Indígena.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Pública, Saúde Indígena/Especialidade: Enfermagem em Saúde Pública, Grupo de Hipertensos e Diabéticos..

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Pública, Saúde Indígena/Especialidade: Enfermagem em Saúde Pública, Capacitação de Equipe de Enfermagem.

Organização de eventos

OLTRAMARI, R. M. T. R. . I Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (I CONSUDI). 2012. (Congresso).

Participação em eventos

2º Seminário da Pessoa com Deficiência. 2012. (Seminário).

8º Encontro de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.Roda de Arte, Trabalho e Cultura. 2012. (Encontro).

I Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas. Saúde indígena: o diálogo entre saberes tradicionais e políticas públicas. 2012. (Congresso).

I Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (I CONSUDI). Saúde indígena: o diálogo entre saberes tradicionais e políticas públicas. 2012. (Congresso).

I Encontro sobre diversidade na UFFS: Políticas de Inclusão Indígena.Inclusão indígena na Universidade: experiências de ensino, pesquisa e extensão. 2012. (Encontro).

II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. Avaliação das sobrecargas familiares de um sujetio com sofrimento psíquico: estudo de caso com utilização do modelo Calgary. 2012. (Congresso).

I Simpósio Catarinense de Promoção da Saúde: Diálogo com as Estratégias da Carta de Otawa.Cuidador Mirim: Intrumentalizando adolescentes para prestação de primeiros socorros. 2012. (Simpósio).

VIII Jornada Acadêmica de Enfermagem do Curso de Enfermagem do CEO/UDESC.Estudar, Pesquisa e Inovar. 2011. (Outra).

Curso de Capacitação em Sistematização das Assistênicas de Enfermagem - SAE. 2008. (Outra).

III Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho e 13º Encontro Nacional de Enfermagem do Trabalho. 2008. (Congresso).

Seminário Cuidado: Essência da Enfermagem. 2007. (Seminário).

Programa de Desenvolvimento Gerencial. 2003. (Outra).

4 Conferência Municipal de Saúde de Chapecó. 2002. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2002. (Congresso).

Cursos de Inverno. 2001. (Outra).

III CNSI- Conferência Nacional de Saúde Indígena. 2001. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2000. (Congresso).

Oficinas de Humanização e Integração da Rede Básica. 1999. (Oficina).

Curso de Higiene Industrial. 1996. (Outra).

II Seminário do Oeste Catarinense de segurança e Saúde do Trabalhador. 1995. (Seminário).

VII Seminário Sul Brasileiro da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 1994. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Juliana Marta Cauduro

J.M.C;OLTRAMARI, R. M. T. R.. O papel do Enfermeiro no supore avançado da vida:atndimento pré-hospitalar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Urgência ,Emergência e Trauma em) - Centro Universitário Ingá.

Aluno: DIANE LAZZERI PAVEGLIO

Paveglio,D.L.;OLTRAMARI, R. M. T. R.. FATORES RELACIONADOS Á DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO APRESENTADAS POR GESTANTES DE ALTO RISCO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Taluani Sofia do Nascimento

OLTRAMARI, R. M. T. R.; BIONDO, S. M.; BUSNELLO, G.. Avaliações das sobrecargas familiares de um sujeito com sofrimento psíquico: estudo de caso com utilização do modelo Calzary. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Simone Sasso

S.S.;OLTRAMARI, R. M. T. R.. Relação das Doenças Emergentes com Saúde e Meio Ambiente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Haline Elisa Alves

H.E.A.;OLTRAMARI, R. M. T. R.. Caracterização das Internações Psiquiátrica:uma revião integrativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Diane Basei De Conto

OLTRAMARI, R. M. T. R.; KORB, A.; BUSNELLO, G.. Identificando as representações de meio ambiente contidas no plano municipal de saúde do município de Chapecó-SC (2010-2-13). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari

M.G.B.;OLTRAMARI, R. M. T. R.. Enfermagem do Trabalho:Diagnóstico dos riscos ocupacionais identificados entre os trabalhadores de uma metalurgica em Palmitos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Angelica Reineri

A.R.;OLTRAMARI, R. M. T. R.. As práticas Culturais de Gestantes Puérperas e seus Recém Nascidos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Clarice de Brum Sehn e Emanuela Dallacort

SEHN, C. B.; DALLACORT, E.;OLTRAMARI, R. M. T. R.. Identificando o papel da enfermagem no serviço SAMU,e o perfil do usuário:SAMU. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fabriela Soriane dos Santos e Lilian Elisabeth Martins

Dos Santos,F.S; Martins,L.E;OLTRAMARI, R. M. T. R.. Descrevendo o perfil dos Conselheiros do Conselho Local de Saúde(CLS)do Centro Integrado de Saúde Cristo Rei no Município de Chapecó-SC,com Ênfase na percepção do seu papel e construção do Controle Social no SUS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari

Dalliane Nezello Colla; Marlize Kotz;OLTRAMARI, R. M. T. R.. Qualidade de Vida no Trabalho:Percepção da Equipe de Enfermagem do Hospital Regional de Palmitos-SC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari

Adriane Fossá; Lisete Rosane Breier;OLTRAMARI, R. M. T. R.. DESCREVENDO O PERFIL DOS PACIENTES PORTADORES DE HANSENÍASE NO MUNICIPIO DE CHAPECÓ-SC.PERÍODO DE 1999 A 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari

J.A.S.C.;OLTRAMARI, R. M. T. R.. A Concepção dos Membros do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó/SC da Importância de sua Participação e representação no conselho e nos debates referentes a saude ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Bruna Rex Nunes

Nunes,B.R;OLTRAMARI, R. M. T. R.. Agrotóxico:um risco a saúde da família Rural.Percepçõpes e práticas do uso de agrotóxico no manejo da cultua da maça no interior do municipio de Bom Jardim da Serra-SC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Deise Kreuzberg e Adeli Nonemacher

OLTRAMARI, R. M. T. R.. Descrevendo o perfil dos conselheiros de saúde do municícpio de Palmitos - SC e o conhecimento destes em relação às políticas públicas de saúde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Fernandes da Rocha

OLTRAMARI, R. M. T. R.. Avaliando o nível de conhecimento dos trabalhadores da construção civil em relação a sua saúde ocupacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Claudete Janete Breier; Francielli Damo; Nataniele Moretto

OLTRAMARI, R. M. T. R.. Traçando o perfil e avaliando o conhecimento das usuárias do Centro Integrado de Saúde da Grande Efapi / Chapecó - SC sobre a importância da prevenção do câncer de mama e cérvico uterino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rita Maria Trindade Rebonatt Oltramari

F.B.; S.Sz.;OLTRAMARI, R. M. T. R.. Segurança no trabalho:a enfermagem e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cinara Maria Lize Saggioratto; Karina Schopf

OLTRAMARI, R. M. T. R.. O processo de trabalho da enfermagem em saúde do trabalhador em uma agroindustria do oeste de Santa Catarina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: ALINE FORESTI e CARISE FERNANDA SCHNEIDER

AF; CFS;OLTRAMARI, R. M. T. R.. PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES DA NEUROLOGIA DO HOSPITAL REGIONAL DO OESTE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: ANA PAULA BUENO e TATIANE HUBLER JOHANN

THJ; APB;OLTRAMARI, R. M. T. R.. INVESTIGAÇÃO DO ABSENTEÍSMO POR DOENÇA, EM PROFISSIONAIS DE UMA AGROINDÚSTRIA DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Grazziotin

OLTRAMARI, R. M. T. R.. Situações Geradoras de Estresse no Ambiente de Trabalho do Enfermeiro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem e obstetricia) - Universidade de Passo Fundo.

OLTRAMARI, R. M. T. R.. Processo Seletivo 10 - 2011. 2012. Universidade do Estado de Santa Catarina.

OLTRAMARI, R. M. T. R.. I Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (I CONSUDI). 2012. Universidade Federal da Fronteira Sul.

OLTRAMARI, R. M. T. R.. 8º Encontro de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 2012. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Orientou

Daliane Colla

A Adoação da triagem por enfemeiros em serviço de urgência e emergência:pesquisa bibliográfica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Urgência ,Emergência e Trauma em) - Centro Universitário Ingá; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari

Fatores relacionados à doença hipertensiva específica da gestão apresentadas por gestantes de alto risco; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade do Contestado; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Tatiani Maria Baptista Nunes

As Perdas Auditivas nos Trabalhadores e sua Prevenção; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação Lato Sensu em Enfermagem) - Universidade do Contestado; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Daiana Maciel

Eventos Adversos pós-vacinação notificados na Vigilância Epidemiológica do Município de Chapecó-SC no período de 2010 1 2013; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Eslaine Figueredo dos Santos

A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DOS CUIDADOS PALIATIVOS ? REVISÃO INTEGRATIVA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Taluani Sofia do Nascimento

Avaliações das sobrecargas familiares de um sujetio com sofrimento psíquico: estudo de caso com utilização do modelo Calzary; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Diane Basei De Conto

Identificando as representações de meio ambiente contidas no plano municipal de saúde do município de Chapecó - SC (2010-2013); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Clarice de Brum Sehn e Emanuela Dallacort

"SAMU-um estudo do ano de 2008 no município de Chapecó-SC"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Fabriela Soriane dos Santos e Lilian Elisabeth Martins

Descrevendo o Perfil dos Conselheiros do Conselho Local de Saúde(CLS)do Centro Integrado de Saúde Cristo Rei no Município de Chapecó-SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Daliane Nezello Colla

Qualidade de Vida no trabalho:percepção da equipe de Enfermagem do Hospital Regional de Palmitos -SC; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Bruna Rex Nunes

Agrotóxico um risco a Saúde da Família Rural:Percepções e Práticas do Uso de Agrotóxico no Manejo da Cultura da Maça no municipio de Bom Jardim da Serra-Sc; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Adriane Della Betta Fossa

DESCREVENDO O PERFIL DOS PACIENTES PORTADORES DE HANSENÍASE DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ - PERÍODO DE 1999 À 2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Deise Kreuzberg; Adeli Nonemacher

Descrevendo o perfil dos conselheiros de saúde do município de Palmitos - SC e o conhecimento destes em relação às políticas públicas de saúde; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Patrícia Fernandes da Rocha

Avaliando o nivel de con hecimento dos trabalhadores da construção civil em relação a sua saude ocupacional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Claudete Janete Breier

Traçando o perfil e avaliando o conhecimento das usuárias do Centro Integrado de saúde da Grande Efapi/Chapecó ; SC; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Aline Foresti e Carise Fernanda Schneider

Proposta de um modelo de sistematização da assistência de enfermagem em pacientes da neurologia em HRO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Tatiane Hubler Johann e Ana Paula Bueno

Investigação de absenteísmo por doença em profissionais de uma agroindústria da região oeste de Santa Catarina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari;

Produções bibliográficas

  • Aparecida Linhares Pimenta ; Fatima livorato ; LOPES, G. P. ; FOSCHEIRA, M. M. P. ; OLTRAMARI, R. M. T. R. . Os Enfermeiros como sujeitos no processo de construção da rede básica. In: Aparecida linhares Pimenta. (Org.). Saude e Humanização -A Experiência de Chapeco. 1ªed.São Paulo: Hucitec, 2000, v. 1, p. 123-135.

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. . Programa de prevenção e controle da Anemia Ferropriva. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, SALVADOR. Programa de prevenção e Controle da Anemia Ferropriva, 2000. v. 5. p. 529-529.

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. ; FERRABOLI, S. F. ; CORREIA, A. M. ; ROMANI, E. T. . Cuidador Mirim: Instrumentalizando adolescentes para prestação de primeiros socorros. In: I Simpósio Catarinense de promoção da saúde: Diálogo com as estratégias da carta de Otawa, 2012, Florianópolis. I Simpósio Catarinense de promoção da saúde: Diálogo com as estratégias da carta de Otawa, 2012.

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. ; TRINDADE, L. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; COMIRAM, D. F. . Percepções dos estudantes sobre as vivências junto às populações indígenas. Enfermería Comunitaria (Internet) , 2012.

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. ; SILVA, C. M. O. M. ; SOARES, J. F. . Incentivo a prevenção das doenças cardiovasculares na população masculinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. ; FERRABOLI, S. F. ; SILVA, O. M. ; CORREIA, A. M. ; ROMANI, E. T. . Cuidador Mirim: Intrumentalizando adolescentes para prestação de primeiros socorros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. ; RENCK, A. A. ; SILVA, O. M. . A representaçao de ambiente nas práticas de saúde de uma equipe de ESF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. . Criação de Ambientes Favoráveis; Desenvolvimento de Habilidades Pessoais; Implantação de Políticas Públicas Saudáveis; Reforçando a Ação Comunitária e Reorientação dos Serviços de Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. . Saúde indígena e a utilização da teoria transcultural do cuidado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORETTI, C. A. ; NASCIMENTO, T. S. ; OLTRAMARI, R. M. T. R. ; BIONDO, S. M. ; ASCARI, R. A. ; KESSLER, M. . Avaliação das sobrecargas familiares de um sujeito com sofrimento psíquico: estudo de caso com utilização do modelo Calgary. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. . Roda de arte, trabalho e saúde com populações indígenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLTRAMARI, R. M. T. R. . Curso de Fomação de Tutores II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Outras produções

OLTRAMARI, R. M. T. R. . Saúde do Trabalhador. 2008.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Pós graduação, Carga horária: 10

Outras informações:
Ministro aulas aos cursos de pó-graduação na área da saúde nas disciplinas de Epide miologia,saúde coletiva,saúde do trabalhador,saúde baseada em evidências . Em cursos de pós-graduação latu sensu nos estados do Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná .

2005 - 2005

Top Cursos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalhei como professora do curso de tecnico de enfermagem nas disciplinas:Saude Coletiva.Enfermagem psiquiatrica,Semiologia,Primeiros socorros e supervisao de Estágio.A Escola neste período se chamava Aprovação.

2007 - 2014

Universidade Estadual de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor Universitário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2014

Universidade Estadual de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Saude Indígena Atenção à Pessoa com Deficiência

Atividades

  • 06/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I e II

  • 06/2007

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Vigilância Sanitária, Saúde Comunitária V

  • 01/2007 - 12/2014

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Comunitária V, Sociologia II

2001 - 2002

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Curso de Graduação de Enfermagem e Obstetrícia na disciplina de Saúde Pública II.

1995 - 1995

Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrava disciplina de medicina do Trabalho I e II no curso técnico em Segurança do Trabalho

1996 - 2005

Prefeitura Municipal de Chapecó

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação de uma Equipe de Enfermagem com 38 eb=nfermeiros e 130 auxiliares de Enfermagem. Supervisão das ações de enfermagem nas 20 unidades de saúde; e mais serviços de NAPS, SAPS, CTA e Laboratório. Acompanhamento da implantação e padronização dos Programas de Atenção a Saúde na Secretaria Municipal da Saúde (Programas de Atenção a Saúde da Criança, Programas de Atenção a Saúde do Adulto e Programas de Atenção a Saúde da Mulher). Coordenação e implantação do programa SISVAN/PCCN no município desde novembro de 1999. Participação ministrando treinamentos no Programa de Educação Continuada aos servidores da Secretaria Municipal da Saúde. Participação do Conselho Municipal de Saúde nos anos 1999/2000 e 2001 como conselheira pelo COREN. Participação na criação e implantação dos conselhos locais de saúde. Organização e participação ativa em Oficinas de Humanização realizadas no ano de 2000 para todos os servidores da rede básica de Saúde. Participação na organização das Conferências Municipais de Saúde nos anos de 1998 e 2000. Responsável técnica pelo convênio da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde) para atenção a saúde indígena no município de Chapecó> Conselheira do Conselho Distrital de Saúde Indígena, desde dezembro/2000 (CONDISI-INSUL). Conselheira do Sistema Municipal de Saúde (Sistema de Assistência do Servidor Municipal) da prefeitura Municipal de Chapecó em 1998 e em 1999 Presidente do Conselho do SMA. Conselheira Adjunta do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó de 1998 até 2000, representando o COREN-SC. A partir de 2002 passei a Assistência dos pacientes do Programa de Hipertensão e Diabetes das Policlínicas Sul e Norte. Trabalhando com Consulta de Enfermagem e Grupos (20 hs). De 2002 a 2004 realizei atividade de coordenação do PSF indígena do município de Chapecó. Atualmente sou professora na Universidade do Estado de Santa Catarina, campus Palmitos, ministrando as disciplinas de Sociologia e Saúde Comunitária.

1993 - 1996

Chapecó Companhia Industrial de Alimentos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro do Trabalho, Carga horária: 44

Outras informações:
Participação Semanal na Integração de novos funcionários. Participação nos Programas de Saúde: Planejamento Familiar, Combate ao tabagismo, Grupo de Gestantes, Grupo 5S, Membro da Comissão Interna de Higiene, Palestras ministradas sobre temas em saúde. Organização de Campanhas Internas: Imunização Básica, Preventivo do Câncer de Cólo-Uterino e Preventivo de Câncer de Mama. Trabalhos de Prevenção e Controle de Saúde das crianças assistidas nas creches da empresa. Trabalhos realizadod junto ao SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho). Participação na elaboração dos mapas de riscos anuais. Participação na organização e realização das SIPATs (Semana Interna de Prevenção e Acidentes de Trabalho). Trabalhos desenvolvidos junto ao setor de benefícios da Empresa. Participação no programa de QIC (Qualidade Integrada Chapecó).

2003 - 2004

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Instrutor III, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Curso Técnico em segurança do Trabalho, nas disciplinas Medicina do Trabalho I e II. Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso.

2003 - 2004

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de Curso, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Supervisora de Estágio complementar em Oncologia, realizado junto a unidade de Oncologia do HRO (Hospital Regional do Oeste), no curso Técnico em Enfermagem.

2002 - 2002

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Pública nas disciplinas: Programas de Saúde da Família- Gestão; e Programas de Saúde da Criança-Legislação do SUS.

1998 - 2000

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrava as disciplinas de Enfermagem em Saúde Pública e Estágio Supervisionado em Saúde Pública do curso de Auxiliar de Enfermagem

1998 - 1998

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrava as disciplinas de Enfermagem do trabalho e Estágio Supervisionado em Enfermagem do trabalho, no curso Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Também ministrava a disciplina de Microbiologia e Parasitologia no curso de Auxiliar de Enfermagem.

1993 - 1996

Frigorífico Chapecó

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro do trabalho, Carga horária: 44

1989 - 1991

Perdigao Agroindustrial S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Realização de atividades referentes à função de enfermeiro do trabalho, já descritas na experiência anterior nesta mesma empresa. Inicialmente, neste período, a minha contratação se deu pela empresa Sulina Alimentos S/A, localizada em Serafina Correia, pois este grupo havia sido incorporado à empresa Perdigão. Meu trabalho neste tempo, foi a implantação do SESMT, conforme os moldes da empresa Perdigão, nesta nova empresa incorporada.

1988 - 1989

Perdigao Agroindustrial S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 44

Outras informações:
As atividades exercidas na empresa são descritas: Assistência à saúde dos trabalhadores desta empresa, vacinação dos funcionários, membro da Comissão Interna de Higiene, participação nos programas: planejamento familiar, tabagismo, grupo de gestantes, grupo 5S, Prevenção Câncer Ginecológico e câncer de mama. Também contou com a realização e organização de palestras sobre temas de saúde como: DST, AIDS, Hipertensão Arterial, Estresse e outros. Contou também com minha ativa participação junto as atividades da CIPA.

1985 - 1985

Hospital Municipal São Camilo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40

2001 - 2001

Prefeitura Municipal de Marau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Implantação do Programa PACS e PSF no Município de Marau. Implantação do Sistema de Controle das Ações de Saúde do SUS pela Epidemiologia. Participação como conselheira no Conselho Municipal de Saúde. Orientação das políticas Públicas de Saúde no município de Marau. Implantação do SUS.

1989 - 1989

Prefeitura Municipal de Marau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenava a Equipe de Saúde no Município de Marau. Acessorava o Secretário Municipal de Saúde na Implantação das Políticas Municipais de Saúde.

1988 - 1988

Prefeitura Municipal de Marau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

1988 - 1988

Prefeitura Municipal de Marau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

1987 - 1987

Prefeitura Municipal de Marau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

1983 - 1984

Hospital Municipal Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando como Enfermeira Chefe.

1984 - 1984

Hospital Santa Terezinha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Chefe, Carga horária: 44

2014 - 2021

Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fiscal de Vigilância Sanitária, Carga horária: 30