Daniel Santos Souza

Doutor (2019) e Mestre em Ciências da Religião (2013), Licenciado em Filosofia (2011) e Bacharel em Teologia (2010) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Foi Pesquisador Colaborador da UFABC, em estágio de pós-doutorado em filosofia (2022). Foi professor de graduação e de pós-graduação na UMESP, nos cursos de graduação em filosofia e nas especializações em filosofia da religião e filosofia e história contemporâneas. Também foi professor convidado na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) para a especialização em Juventude e mundo contemporâneo. Lecionou filosofia no Ensino Médio da Escola Vera Cruz e do Colégio São Domingos (Associação Cultural São Paulo). Nessa mesma instituição, foi coordenador pedagógico do Ensino Médio e do Comitê de Políticas Antirracistas. Atualmente, é professor colaborador na Pós-graduação em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenador pedagógico na Escola Vera Cruz. Tem textos publicados entre livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Entre 2015-2017 presidiu o Conselho Nacional de Juventude, espaço de participação da sociedade civil junto ao Governo Federal.

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Religião

2014 - 2019

Universidade Metodista de São Paulo
Título: A revolta da ineficiência: os acontecimentos de junho de 2013 no Brasil e suas destituições político-teológicas
Helmut Renders. Coorientador: Glauco Barsalini. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Filosofia política; Giorgio Agamben; Teologia da Libertação; Estado.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Mestrado em Ciências da Religião

2011 - 2013

Universidade Metodista de São Paulo
Título: Por uma Cristologia Pluralista da Libertação: reflexões teológicas a partir de Jacques Dupuis e Jon Sobrino
, Ano de Obtenção: 2013.Claudio de Oliveira Ribeiro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Filosofia

2009 - 2011

Universidade Metodista de São Paulo
Título: Corpo e educação: ensaios de uma filosofia da educação a partir de Merleau-Ponty e Carlos Rodrigues Brandão
Orientador: Ms. Wesley Adriano Martins Dourado
Bolsista do(a): Progama Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Graduação em Teologia

2007 - 2010

Universidade Metodista de São Paulo
Título: Cristologia Teopoética: encontros dialógicos entre a cristologia da libertação de Jon Sobrino e a literatura de Murilo Mendes
Orientador: Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro
Bolsista do(a): Instituto Metodista de Ensino Superior, IMS, Brasil.

Pós-doutorado

2020 - 2022

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ética.

Formação complementar

2020 - 2020

Curadorias em Perspectiva. (Carga horária: 18h). , Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.

2019 - 2019

Como a arte produz novos mundos em nosso mundo? - com David Lapoujade. (Carga horária: 9h). , Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.

2018 - 2018

Tópicos especiais em ciências da religião: religião e política na perspecti. (Carga horária: 27h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2016 - 2016

O pensamento nômade, hoje: na filosofia, na estética, na política. (Carga horária: 9h). , Centro Cultural B_rco, CCB, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Democracia, mídia e participação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Religion, Culture, and MIssion in Latin America. (Carga horária: 18h). , Candler School of Theology, CST, Estados Unidos.

2010 - 2010

Espanhol. (Carga horária: 120h). , Universidad del Centro Educativo Latinoamericano, UCEL, Argentina.

2009 - 2009

Marxismo. (Carga horária: 12h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.

2009 - 2009

Filosofia antiga, Ética e Política. (Carga horária: 908h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.

2005 - 2005

Trajetórias negra na educação pública. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia latino-americana da libertação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teologia do pluralismo religioso.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Educação.

Organização de eventos

SOUZA, D. S. . XVIII Semana de Filosofia. 2015. (Congresso).

SOUZA, D. S. . Colóquio Kairós: "A lei de anistia política e a justiça de transição". 2014. (Outro).

SOUZA, D. S. . XVII Semana de Filosofia: "Filosofia e Arte". 2014. (Outro).

SOUZA, D. S. . Caravana da Juventude Ecumênica para a Cúpula dos Povos (Rio +20). 2012. (Outro).

SOUZA, D. S. . Encontro Nacional da REJU: Incidência Política e Garantia de Direitos. 2012. (Outro).

SOUZA, D. S. . 4º Encontro Afro-Cristão - Juventude negra: Sujeitos de direitos. 2011. (Congresso).

SOUZA, D. S. . Fortalecendo Laços: o papel das instituições religiosas na luta contra a AIDS. 2011. (Outro).

SOUZA, D. S. . Conferência da Juventude Ecumênica. 2011. (Outro).

SOUZA, D. S. . 4ª Jornada Ecumênica: Ecumenismo, Ecologia e Economia e vida. 2010. (Outro).

Participação em eventos

VI Colóquio Internacional IHU. Política, economia, teologia. Contribuições da obra de Giorgio Agamben.Junhos de redes e ruas - inoperosidades e profanações político-teológicas. 2017. (Outra).

23o Congresso Nacional da Juventude Evangélica. Ter para ser ou ser para ter direitos?. 2016. (Congresso).

25o Congresso Nacional de Pós- Graduandos. ?Participação Social, democracia e direitos Humanos?. 2016. (Congresso).

Café filosófico - FAPCOM.Ocupações de estudantes secundaristas e educação brasileira na atualidade. 2016. (Encontro).

Encontro de juventudes e espiritualidade libertadora.Fé que oprime ou fé que liberta? Desafios contemporâneos e o amor como critério ético. 2016. (Encontro).

Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo.Por uma vida sem catraias: teologias, profanações políticas e os junhos que estão sendo. 2016. (Seminário).

Esticadores de horizontes.A resiliência da juventude em situação de vulnerabilidade. 2016. (Seminário).

Juventudes, Esporte e Desenvolvimento: rota para 2030. 2016. (Encontro).

V Congresso Nacional da ANPTECRE - Religião, Direitos Humanos e Laicidade. 2015. (Congresso).

III Colóquio da Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades - "Eleições, o que fazer?"."Eleições: o que fazer". 2014. (Encontro).

II Seminário de Juventude e Política Internacional. 2014. (Seminário).

World Human Rights Forum. 2014. (Outra).

XVII Congresso Metodista. 2014. (Congresso).

XVIII Semana de Estudos de Religião - Religião e poder: a respeito dos 50 anos do golpe militar.O problema do método: algumas perspectivas críticas para se construir uma Cristologia Pluralista da Libertação a partir de Jacques Dupuis e Jon Sobrino. 2014. (Seminário).

Enfrentamento à Intolerância Religiosa: um convite à reflexão.Enfrentamento à Intolerância Religiosa: um convite à reflexão. 2013. (Outra).

I Colóquio "Religião, teologia e literatura".Releituras teopoéticas em Murilo Mendes. 2013. (Outra).

Curso Juventude e Diversidades.Juventude e Ecumenismo. 2012. (Outra).

Diálogos com Ivone Gebara: teologia feminista no Brasil e na AL érL. 2012. (Seminário).

Seminário Justiça Socioambiental e mudanças climáticas: desafios e compromissos. 2012. (Seminário).

Seminário Juventude e Bíblia.Entre-Vozes hermenêuticas: Desafios e novidades numa hermenêutica juvenil. 2012. (Seminário).

Taller de lectura contextual de la Bíblia. 2012. (Outra).

XV Congresso Metodista. 2012. (Congresso).

XVI Semana de Estudos da Religião - Versão Internacional. O Ecumenismo nas "bandas de cá": desavisadas suspeitas sobre o Congresso Evangélico do Panamá (1916). 2012. (Congresso).

XVI Semana de Estudos de Religião.O Ecumenismo nas 'bandas de cá': desavisadas suspeitas sobre o Congresso Evangélico do Panamá (1916). 2012. (Outra).

4º Encontro Afro-Cristão. 2011. (Encontro).

Colóquio Kairos: "A experiência de descontinuidade frente ao estranho e as tentativas contemporâneas de seu apagamento, em uma perspectiva psicanalítica". 2011. (Outra).

Conferência da Juventude Ecumênica: Promover direitos, fortalecer conquistas. 2011. (Outra).

Diálogo interreligioso sudamericano sobre desigualdades. 2011. (Seminário).

Fortalecendo laços: o papel das instituições religiosas na luta contra a AIDS. 2011. (Seminário).

III Congresso da ANPTECRE, ?Teologia e Ciências da Religião: Interfaces?. ?Leituras do apocalipse: uma hermenêutica da poética de Murilo Mendes?. 2011. (Congresso).

III Encontro Internacional e V Encontro Nacional do GT Ética e Cidadania da ANPOF. 2011. (Congresso).

IV Simpósio Internacional de teologia e ciências da religião - Religião e cultura: memórias e perspectivas. 2011. (Simpósio).

XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). 2011. (Congresso).

XV Semana de Estudos de Religião do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (UMESP).Por um cristocentrismo teocêntrico: anotações sobre a cristologia de Jacques Dupuis. 2011. (Outra).

XV Semana de Filosofia: O tempo. 2011. (Outra).

59ª Semana Wesleyana: "A missão de Deus hoje". 2010. (Outra).

Bíblia e Vida: a Palavra de Deus no cotidiano das comunidades de fé. 2010. (Outra).

I Semana de Educação em Direitos Humanos (Palestrante: Enrique Dussel). 2010. (Congresso).

IV Congresso Internacional em Ciências da Religião e XI Semana em Estudos da Religião: Religião, Transformações Culturais e Globalização. Pelos caminhos da práxis e do diálogo: ensaios de uma cristologia pluralista da libertação com inspirações teológicas em Jacques Dupuis e Jon Sobrino. 2010. (Congresso).

XIII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica. Cristologia Teopoética: Diálogos entre a cristologia da libertação de Jon Sobrino e a Literatura de Murilo Mendes. 2010. (Congresso).

XIII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica. Pela práxis da libertação e do diálogo: caminhos de uma cristologia pluralista da libertação com inspiração teológicas em Jacques Dupuis e Jon Sobrino.. 2010. (Congresso).

XIII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica. Corpo e educação: ensaios de uma filosofia da educação a partir de Merleau-Ponty e Carlos Rodrigues Brandão. 2010. (Congresso).

XIV Semana de Filosofia "Filosofia e Universidade: perspectivas". 2010. (Outra).

XVI Seminário em diálogo com o pensamento de Paul Tillich: Política Globalizada na crise da situação moderna. 2010. (Seminário).

“América Latina em Questão”. 2009. (Simpósio).

2º Congresso Mandrágora/Netmal "Gênero, Feminismo e Religião - Questões Epistemológicas". 2009. (Congresso).

Celebração no XX Aniversário dos/as Mártires da Universidade Centroamericana ?José Simeón Cañas? (UCA). 2009. (Outra).

Educação teológica no século XXI - rumos, perspectivas e visões. 2009. (Seminário).

IV Encontro de Movimentos Populares. 2009. (Encontro).

Semana de Estudos Teológicos ? SET ? com o tema: ?Práticas pastorais contemporâneas: reflexões e experiências?. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional de Mídia e Violência. 2009. (Seminário).

XII Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. Por uma cristologia pluralista da libertação: aproximações entre Jon Sobrino e Jacques Dupuis. 2009. (Congresso).

XII Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. 2009. (Congresso).

XIII Semana de Filosofia: "O pensamento filosófico e a Revolução Francesa". 2009. (Outra).

XV Seminário em diálogo com o Pensamento de Paul Tillich. 2009. (Seminário).

57 Semana Wesleyana - "Vós sois o sal da terra". 2008. (Congresso).

Construindo um Mundo sem Aids. 2008. (Simpósio).

IV Encontro de Estudantes da Metodista: Espiritualidade na Universidade. 2008. (Encontro).

Semana de Estudos Teológicos - Semana de Estudos da Religião. 2008. (Seminário).

XI Congresso de Iniciação e Produção Científica. Jornal Teoria & Prática. 2008. (Congresso).

XI Congresso de Iniciação e Produção Científica. ?O Cristo Subterrâneo?: uma nova imagem cristológica. Um encontro entre o lirismo de Murilo Mendes e a cristologia de Jon Sobrino.. 2008. (Congresso).

XIV Seminário em diálogo com o pensamento de Paul Tillich - Religião, Teologia e Literatura. 2008. (Seminário).

13º Seminário em Diálogo com o Pensamento de Paul Tillich - Ciência, Tecnologia e Religião. 2007. (Seminário).

56ª Semana Wesleyana - "Mil Vozes para Celebrar". 2007. (Seminário).

Jesus de Nazaré em debate: Diálogo com John Dominic Crossan. 2007. (Seminário).

Jornada Ecumênica da Juventude do Rio de Janeiro. 2007. (Encontro).

Seminário Ecumênico de Mulheres jovens - "Meio ambiente: caminhando ao encontro da gente". 2007. (Seminário).

Seminários Abertos de Filosofia Latino-americana sobre Filosofia de Enrique Dussel. 2007. (Seminário).

X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de São Paulo. 2007. (Congresso).

X Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. 2007. (Congresso).

X Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. Locais sagrados do islamismo. 2007. (Congresso).

X Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. A Teopoética de Murilo Mendes em diálogo com a Teologia da Cultura de Tillich e Niebuhr. 2007. (Congresso).

XI Semana de Estudos da Religião. 2007. (Seminário).

IX CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB. 2005. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Célia Regina dos Santos

Ribeiro, M. A. S.; Carvalho, F. O.; Silva, V. R. R.;SOUZA, D. S.. Trajetórias guiadas pelo Ofá na ?Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade (1935-1938)?: cultura negra e resistência. 2024. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades) - Universidade de São Paulo.

Aluno: LUIZ ANTONIO LOURENA MELO JUNIOR

PIZA, S. O; CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes;SOUZA, DANIEL SANTOS. Hegel racista? Apresentação de um debate. 2023. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Marcelo Correa de Oliveira

BARROS, D. F.; BARSALINI, G.;SOUZA, DANIEL SANTOS. A teologia econômica na obra o Reino e a Glória de Giorgio Agamben. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Felipe Fernandes de Brito

Sant'Anna, Sérgio; Sousa, Fernanda Silva; Eugênio, Rodnei William; Ribeiro, Maria;SOUZA, D. S.. Povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas: o terreiro como palco e arena de luta política e produção cultural antirracista. 2025. Tese (Doutorado em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Erivan Leite de Araújo

SOUZA, D. S.; PAGOTTO, C.. Manifestações no Brasil: um estudo sobre os protestos nas ruas em 2013-2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Samuel Ometo Franco

SOUZA, D. S.; TEIXEIRA, M. C.. Dos fundamentos para a antecipação do parto na gravidez do feto em estado de anencefalia na ADPF 54. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Sérgio Luiz Xavier de Castro

SOUZA, D. S.; PAGOTTO, C.. Fusões e aquisições no mercado cervejeiro: o fim da cervejaria antártica em Ribeirão Preto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Franciane de Oliveira Valladares Xavier

SOUZA, D. S.. Educação e suas prerrogativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Edoarda Sopelsa Scherer

SOUZA, D. S.. Políticas Públicas para as Juventudes: o papel da juventude ecumênica a partir da experiência da REJU pós-constituição de 1988. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Anésio Ricci

SOUZA, D. S.. Uma produção autogestionária de habitação de interesse social: um estudo de caso sobre o condomínio Vila Vitória. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Michele de Sousa Andrade

SOUZA, D. S.; PAGOTTO, C.. O lugar das práticas disciplinares na escola sob o olhar de Michel Foucault. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Luís Fernando da Silva

SOUZA, D. S.; PAGOTTO, C.. Mulheres camponesas no assentamento rural Mário Lago, Ribeirão Preto - SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Cristina Rocha Gusmão

SOUZA, D. S.; PAGOTTO, C.. A solidariedade como prática: os fundos rotativos solidários no Ceará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Debora Cabanas Kanhet Werderits

SOUZA, D. S.; DOURADO, W. A.. Mulheres e o exercício do poder na sociedade tribal do antigo testamento: contribuições teológicas e filosóficas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Geraldo Neto

SOUZA, D. S.; DOURADO, W. A.. Repensando os corpos na educação a partir do teatro e a filosofia de Merleau-Ponty. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Renato Alves Correa

SOUZA, D. S.; LIMA, J. E. R.. Kierkegaard, Freud e o enfrentamento da morte na perspectiva de Ernest Becker. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Creuza Cardozo Miranda

LIMA, J. E. R.;SOUZA, D. S.. A Filosofia no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Maria Regina Manetta Algarra

LIMA, J. E. R.;SOUZA, D. S.. Pensando a relação entre fala e consciência em Merleau-Ponty. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Orientou

Welington de Freitas Gomes

A estrutura de si: a ética hedonista de Michel Onfray e sua crítica a moral cristã; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Contemporânea e História) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Leonardo Magalde

A crítica nietzschiana aos conceitos fundamentais da fenomenologia de Edmund Husserl; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Contemporânea e História) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Rodrigo Gomes

Adélia Prado: interdito, transgressão e erotismo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Contemporânea e História) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Giovanni Felipe Catenaci

O capitalismo como religião hoje: uma crítica filosófica sobre a nova linguagem religiosa das empresas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Contemporânea e História) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

José Erivan Leite de Araújo

Manifestações no Brasil: um estudo sobre os protestos nas ruas em 2013-2014; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Eronildo Raimundo Silva

Diversidade religiosa no município de Franco da Rocha-SP: e a inserção do centro de cultura islâmica (CCI) no município de Franco da Rocha (SP); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Maria de Fátima Rodrigues Barbosa Alves

A urbanização na vila Recanto dos humildes: uma análise a partir da obra de Milton Santos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Felipe Venturini Arcêncio

Estado de Exceção e espionagem nos Estados Unidos da América; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Adonias Barbosa Garcia

Apontamentos sobre a crise de 2008: análise sobre o fluxo de capital e o papel do Estado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Caio Tulio dos Santos Souza

História e autoemancipação proletária do jovem Marx: breves considerações sobre materialismo histórico e revolução entre os anos de 1845-1848; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Nathalia de Oliveira

Homossexualidade e biopolitica numa perspectiva foucaultiana; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Sidineiva Gonçalves de Lima Toledo

Ações afirmativas: um estudo sobre a estruturação das políticas de ação afirmativa no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

André Canevalle Rezende

Criação e controle da imagem pública em o príncipe , de Maquiavel, como componentes fundamentais para a manutenção do estado; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Bruno Félix Coronado

A Desigualdade entre os homens em Rousseau; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Carlos Ferreira da Silva Junior

Análise do contrato social a propriedade como forma de alienação no desenvolvimento da sociedade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Christyan Pereira da Silva

Conceito de Liberdade em Rousseau; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Ibsen Batista

A descrença e aversão de Nietzsche em relação ao Cristianismo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Roberto Shinze Yahiro

Sobre a violência em Hannah Arendt; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Ana Elisa Durães da Silva

Ética ambiental em Hans Jonas: um novo pensar sobre a responsabilidade ambiental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Daniel Santos Souza;

Henrique Martins Tragtenberg

Ética do dever e o capitalismo liberal clássico; 2019; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Antonio Bandeira de Mello Carvalho Valle

Grafite & pichação - arte, resistência e crime; 2019; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Ana Luisa Della Coletta Depiné

Corporificação e usos da cidade: delírios de quem caminha; 2019; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Livia Mesquita Bambozzi da Silveira

A patologização da vida; 2018; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Marcelo Simis Muniz

Que significa o irracionalismo para a filosofia?; 2018; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Antonio Michilles

The Beatles e a cultura indiana: da indústria aos hibridismos; 2018; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Laura de Pinho Neumann

As manifestações do inconsciente pela perspectiva de Freud e Jung; 2018; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Catarina Landi da Costa Couto

Análise do papel do Partido dos Trabalhadores na construção do Brasil contemporâneo; 2017; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Maria Clara Lourenço Franzini

Juventudes em São Paulo: desigualdades e resistências; 2017; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Cecília Sampaio de Burgos

O Suicídio: Morte, Luto e Narrativas; 2017; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Pedro Lemos

(O) Culto ? A bruxaria e o universo feminino; 2017; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Beatriz Falleiros

PCC e o "salve geral" de maio de 2006: um olhar sobre limites e resistências a um modelo de segurança pública; 2016; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Lia de Barros Monteiro Amato

Youtube e a nova mídia; 2016; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Laura de Cerqueira Maranho

Existe racismo reverso? Uma problematização desde o contexto brasileiro; 2016; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Nuno Morais de Andrade

Análise social e cultural do combate às drogas no Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Giovana Antonelli

Corpos de vidro: um estudo da anorexia nervosa no mundo da moda; 2015; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Carolina Perrotta Rahal

Indesejada das gentes: eutanásia, morte e a sacralidade da vida; 2015; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio São Domingos; Orientador: Daniel Santos Souza;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, D. S. . Uma teologia qualquer: a libertação e o problema dos ?sujeitos históricos?. Destroços - Revista de Pensamento Radical , v. 6, p. 1-19, 2025.

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . A potência destituinte e as paixões ingovernáveis: uma interpretação a partir de Giorgio Agamben. Philosóphos , v. 30, p. 1-35, 2025.

  • SOUZA, DANIEL . A Igreja de pedra e luz: aproximações entre religião e turismo em Bom Jesus da Lapa (BA). CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 22, p. 670-678, 2024.

  • SOUZA, D. S. . A vida nua, a mera vida: aproximações entre Giorgio Agamben e Walter Benjamin. CADERNOS WALTER BENJAMIN , v. 33, p. 35-58, 2024.

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . O vazio e a -comunidade que vem-: reflexões político-teológicas desde a pandemia da COVID-19. ESTUDOS DE RELIGIAO (IMS) , v. 35, p. 29-48, 2021.

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . A TRINDADE E A GLÓRIA DO ESTADO MODERNO. Interações - Cultura e Comunidade (Online) , v. 15, p. 121-142, 2020.

  • SOUZA, D. S. . O êxodo é (ainda) um paradigma político de libertação? Algumas suspeitas filosóficas e teológicas desde junho de 2013. ESTUDOS DE RELIGIÃO , v. 34, p. 397-429, 2020.

  • SOUZA, DANIEL . As Ciências da Religião na encruzilhada: combinações teórico-políticas para a decolonialidade | Religious Studies at a crossroads: theoretical-political combinations for decoloniality. REFLEXÃO (PUCCAMP) , v. 45, p. 1-20, 2020.

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . NA BUSCA PELO QUE RESTA: INTERFACES CRÍTICAS ENTRE MEMÓRIA & TESTEMUNHO A PARTIR DO MARTÍRIO DA COMUNIDADE JESUÍTA DE EL SALVADOR. Paralellus (Online) , v. 7, p. 381-394, 2016.

  • SOUZA, D. S. . Religião e/é política: as homilias de Dom Oscar Romero no cenário de resistência e libertação salvadorenha. Estudos Teologicos (Online) , v. 56, p. 291-305, 2016.

  • SOUZA, D. . Nos (Des)Caminhos do Corpo: Horizontes Convergentes entre a Fenomenologia da Percepção e a Educação Popular. PÁGINAS DE FILOSOFIA (SÃO BERNARDO DO CAMPO) , v. 7, p. 71-93, 2015.

  • SOUZA, D. S. ; RIBEIRO, C. O. . Conversas no trem: uma cristologia teopoética a partir do encontro da literatura de Murilo Mendes e a teologia de Jon Sobrino.. Caminhando (São Bernardo do Campo) , v. 15, p. 51-64, 2010.

  • SOUZA, D. . As ruínas de junho. 1. ed. São Paulo: Circuito / Hedra, 2023. 216p .

  • SOUZA, D. S. ; PUPO, A. (Org.) . Uma fé para além dos fundamentalismos. 1. ed. Rio de Janeiro: KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço, 2023. v. 1. 123p .

  • SOUZA, D. S. . Cristologia na encruzilhada: possibilidades de uma cristalologia pluralista da libertação a partir de J. Dupuis e J. Sobrino. 1. ed. São Paulo: Editora Reflexão, 2016. 238p .

  • SOUZA, D. S. . Filosofia e corporeidade: ensaios críticos no terreno da educação popular. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2016. 145p .

  • SOUZA, D. S. ; MOTA, S. (Org.) ; SCHERER, E. S. (Org.) . Direito à vida da juventude. 1. ed. São Leopoldo: CEBI, 2016. v. 1. 75p .

  • SOUZA, D. S. . Juventude e Cidade: percursos de resistência. 1. ed. São Leopoldo: CEBI, 2015. v. 1. 59p .

  • SOUZA, D. S. ; PEREIRA, N. C. . Ecumenismo: um grão de salvação escondido nas coisas do mundo. 1. ed. São Paulo (SP): Fonte Editorial, 2014. v. 1. 130p .

  • SOUZA, D. S. . Juventudes: O que sonhamos com Deus?. 1. ed. São Leopoldo: CEBI, 2013. v. 1. 45p .

  • SOUZA, D. S. . "O Espírito sopra onde quer": estudos bíblicos para a convivência ecumênica (edição ampliada). 2. ed. São Leopoldo: Centro de Estudos Bíblicos - CEBI, 2013. v. 1. 72p .

  • RIBEIRO, C. O. ; SOUZA, D. S. . A teologia das religiões em foco: um guia para visionários. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2012. v. 1. 272p .

  • SOUZA, D. S. . Juventude e justiça socioambiental: perspectivas ecumênicas. 1. ed. São Leopoldo: CEBI, 2012. v. 1. 151p .

  • SOUZA, D. S. . O Espírito sopra onde quer: estudos bíblicos para uma convivência ecumênica. 282. ed. São Leopoldo - RS: Centro de Estudos Bíblicos - CEBI, 2011.

  • SOUZA, D. . O princípio pluralista em questão. In: Claudio Ribeiro. (Org.). O princípio pluralista em resenha. 1ed.São Paulo: Loyola, 2023, v. , p. 15-25.

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . O princípio pluralista como um princípio-molotov. In: Claudio de Oliveira Ribeiro. (Org.). O princípio pluralista em debate. 1ed.São Paulo: Recriar, 2021, v. , p. 79-102.

  • SOUZA, D. . As alianças nas ruas em junho de 2013 - coligações de corpos errantes. In: Glauco Barsalini; Douglas Barros; Renato Kirchner. (Org.). Religião e política na obra de Giorgio Agamben. 1ed.Campinas: Saber Criativo, 2020, v. 1, p. 331-352.

  • SOUZA, D. S. . Estatuto da Juventude: o marco legal da juventude. In: Adriana Santiago. (Org.). Esticadores de Horizontes: narrativas juvenis sobre vidas reinventadas. 1ed.Fortaleza: Expressão gráfica e editora, 2017, v. 1, p. 220-227.

  • SOUZA, D. S. . Virada será a cidade - o problema e o direito à moradia. In: Daniel Souza. (Org.). Juventude e Cidade: percursos de resistência. 1ed.São Leopoldo: CEBI, 2015, v. 1, p. 48-54.

  • SOUZA, D. S. . #NósporNós: narrativas político-teológicas desde vivências da juventude. In: Daniel Souza; Sônia Mota; Edoarda S. Scherer. (Org.). Direito à vida da juventude. 1ed.São Leopoldo: CEBI, 2015, v. 1, p. 5-10.

  • SOUZA, D. S. . A emergência de se profanar memórias: interpretações sobre a juventude ecumênica e as resistências à ditadura militar no contexto brasileiro. In: Zwinglio Mota Dias. (Org.). Memórias Ecumênicas Protestantes: os protestantes e a ditadura - colaboração e resistência. 1ed.Rio de Janeiro: KOINONIA, 2014, v. 1, p. 169-175.

  • SOUZA, D. S. . Uma prosa em nossos quintais. In: Nancy Cardoso; Claudio Carvalhaes. (Org.). Querida Ivone: amorosas cartas de teologia & feminismo. 1ed.São Leopoldo: CEBI, 2014, v. 1, p. 43-54.

  • SOUZA, D. S. . Nos caminhos do "Cristo Subterrâneo": anotações teopoéticas a partir da literatura de Murilo Mendes. In: Claudio Ribeiro; Hugo Fonseca. (Org.). Teologias e Literaturas: aproximações entre religião, teologia e literatura 2. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2013, v. 1, p. 143-164.

  • SOUZA, D. S. . Caminhando em celebração. In: Daniel Souza. (Org.). Juventudes: O que sonhamos com Deus?. 1ed.São Leopoldo: Centro de Estudos Bíblicos - CEBI, 2013, v. 1, p. 39-43.

  • SOUZA, D. S. . Entrevozes ecumênicas: Desafios e novidades numa hermenêutica juvenil.... In: VVAA. (Org.). Biblia Entrevozes Ecumênicas: Desafios e novidades numa hermenêutica juvenil. 1ed.São Leopoldo: Centro de Estudos Bíblicos - CEBI, 2013, v. 1, p. 22-31.

  • SOUZA, D. S. . Religiões e ambivalências: diálogos sobre intolerância, juventude e resistência. In: Daniel Souza. (Org.). "O Espírito sopra onde quer": estudos bíblicos para a convivência ecumênica (edição ampliada). 2ed.São Leopoldo: Centro de Estudos Bíblicos - CEBI, 2013, v. 1, p. 27-32.

  • SOUZA, D. S. . Pela práxis da libertação e do diálogo: caminhos para uma cristologia pluralista da libertação com inspirações teológicas em Jacques Dupuis e Jon Sobrino. In: Claudio de Oliveira Ribeiro. (Org.). O sedutor futuro da teologia. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2012, v. 1, p. 95-152.

  • SOUZA, D. S. . Danças cotidianas: movimentos teopoéticos sobre a questão socioambiental. In: Daniel Souza. (Org.). Juventude e justiça socioambiental: perspectivas ecumênicas. 1ed.São Leopoldo: CEBI, 2012, v. 1, p. 27-36.

  • SOUZA, D. S. . Advento: o tempo dos desejos. In: Edmilson Schinelo; Isolde Dreher. (Org.). Advento, Natal, Ano-novo: tradições e lembranças. 288ed.São Leopoldo - RS: CEBI, 2011, v. 1, p. 9-17.

  • SOUZA, D. S. . E Deus, onde estás?. In: SOUZA, Daniel. (Org.). "O Espírito sopra onde quer..." - estudos bíblicos para uma convivência ecumênica. 282ed.São Leopoldo - RS: CEBI, 2011, v. 1, p. 27-36.

  • LULIANELLI, Jorge Atílio Silva ; SOUZA, D. S. . Direitos de Juventude e ecumenismo: a experiência da Reju. In: Jorge Atílio Silva Iulianelli. (Org.). Contribuições ecumênicas para o desenvolvimento transformador. Rio de Janeiro: Koinonia ? Presença Ecumênica e Serviço, 2010, v. , p. 44-46.

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . a redenção do silêncio. Revista Senso, 04 abr. 2020.

  • SOUZA, D. S. . Ecumenismo: redes de justiça e solidariedade. Mundo Jovem, Porto Alegre, p. 18 - 18, 01 set. 2014.

  • SOUZA, D. S. . A Rio +20 terá algum impacto para a juventude?. Democracia Viva (IBASE), Rio de Janeiro, p. 25 - 25, 01 jun. 2012.

  • SOUZA, D. S. . Ciências da religião e os estudos culturais: reflexões no espaço fronteiriço. In: IV Simpósio internacional de teologia e ciências da religião - Religião e cultura: memórias e perspectivas, 2011, Belo Horizonte. IV Simpósio internacional de teologia e ciências da religião - Religião e cultura: memórias e perspectivas, 2011.

  • SOUZA, D. S. . O Cristo Subterrâneo : uma nova imagem cristológica. Um encontro entre o lirismo de Murilo Mendes e a cristologia de Jon Sobrino. In: XI Congresso de Iniciação e Produção Científica, 2008, São Bernardo do Campo. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2008.

  • SOUZA, D. S. ; Rampinelli, B.F.M ; MAIA, F.F.R ; LIMA, L. M. . Jornal Teoria & Prática. In: Universidade Metodista de São Paulo, 2008, São Bernardo do Campo. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

  • SOUZA, D. S. . A teopoética de Murilo Mendes em diálogo com a teologia da cultura de Tillich e Niebuhr. In: Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2007, São Bernardo do Campo. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

  • SOUZA, D. S. . Locais Sagrados do Islã. In: X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2007, São Bernardo do Campo. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . Diálogo Inter-Fé: Poder, Rebeldia e Compaixão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . A revolta da ineficiência: as jornadas de junho de 2013 no Brasil como profanações político-teológicas do estado moderno. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, DANIEL SANTOS . Junhos de redes e ruas - inoperosidades e profanações político-teológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Perspectivas filosóficas sobre a educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. . O ataque estadual à escola pública e o ressurgimento do movimento estudantil secundarista'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. . Participação, comunicação e democracia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. . #PorUmaVidaSemCatracas: teologias, profanações políticas e os junhos que estão sendo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Teologia, estado moderno e profanação política: leituras desde a filosofia de Giorgio Agamben. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Pensando fora do eixo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, D. S. . Religião e/é política: as homilias de Dom Oscar Romero no cenário de resistência e libertação salvadorenha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Fé e política na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. . Trindade e incidência política: leituras desde uma cristologia pluralista da libertação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. ; LIMA, J. E. R. . Arte e filosofia, espaço e tempo na bienal de arte de veneza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, D. S. . Releituras teopoéticas em Murilo Mendes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Enfrentamento à Intolerância Religiosa: um convite à reflexão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. . O Ecumenismo nas 'bandas de cá': desavisadas suspeitas sobre o Congresso Evangélico do Panamá (1916). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Por trilhas e rumos: caminhos para o diálogo interreligioso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Impactos do atual modelo de desenvolvimento e perspectivas para a sua transformação: reflexões teológicas sobre a justiça socioambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. . Entre-Vozes hermenêuticas: Desafios e novidades numa hermenêutica juvenil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. . Juventude e Ecumenismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. . ?Leituras do apocalipse: uma hermenêutica da poética de Murilo Mendes?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . ?Cristologia Teopoética: encontros dialógicos entre a cristologia da libertação de Jon Sobrino e a poesia de Murilo Mendes?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Ciências da religião e os estudos culturais: reflexões no espaço fronteiriço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Por um cristocentrismo teocêntrico: anotações sobre a cristologia de Jacques Dupuis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . A Igreja de pedra e luz: aproximações entre religião e turismo em Bom Jesus da Lapa (BA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Pelos caminhos da práxis e do diálogo: ensaios de uma cristologia pluralista da libertação com inspirações teológicas em Jacques Dupuis e Jon Sobrino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, D. S. . Corpo e educação: ensaios de uma filosofia da educação a partir de Merleau-Ponty e Carlos Rodrigues Brandão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, D. S. . Cristologia Teopoética: Diálogos entre a cristologia da libertação de Jon Sobrino e a Literatura de Murilo Mendes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, D. S. . Pela práxis da libertação e do diálogo: caminhos de uma cristologia pluralista da libertação com inspiração teológicas em Jacques Dupuis e Jon Sobrino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, D. S. . Por uma cristologia pluralista da libertação: aproximações entre Jon Sobrino e Jacques Dupuis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . O Cristo Subterrâneo : uma nova imagem cristológica. Um encontro entre o lirismo de Murilo Mendes e a cristologia de Jon Sobrino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. ; Rampinelli, B.F.M ; MAIA, F.F.R ; LIMA, L. M. . Jornal Teoria & Prática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Locais Sagrados do Islamismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, D. S. . A Teopoética de Murilo Mendes em diálogo com a Teologia da Cultura de Tillich e Niebuhr. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. S. . Ecumenismo (Dicionário Brasileiro de Comunicação e Religiões). Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2021 (Verbete de Dicionário).

  • SOUZA, D. . Conseguiremos escapar da tristeza? Um filho monstruoso com a teologia de Rubem Alves. São Paulo, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, D. S. ; MEDEIROS, J. . Entre deuses & lutas: um exercício de apresentação. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

SOUZA, D. S. ; DUARTE, H. . Relatório criminalização burocrática: estratégias político-jurídicas, neoliberalismo e a atuação das organizações da sociedade civil. 2022.

SOUZA, D. S. . Pesquisa Perfil Abong (2021-2022). 2022.

SOUZA, D. S. . Ocupar o futuro jovens mulheres negras e o trabalho na cidade de São Paulo. 2021.

SOUZA, D. S. . Quantos somos? Levantamento sobre a empregabilidade de pessoas negras nas organizações da sociedade civil entre 2015-2019. 2020.

SOUZA, D. S. . Juventudes e participação social: memórias, fissuras e ambiguidades. 2018.

SOUZA, D. S. . A Teologia do Pluralismo Religioso e a Cristologia da Libertação - Entrevista com o Teólogo Dr. Jon Sobrino. 2009. (Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2019

    A revolta da ineficiência: os acontecimentos de junho de 2013 no Brasil e suas destituições político-teológicas, Descrição: O interesse dessa tese de doutorado é ensaiar uma leitura teológica atravessada e provocada pelas potências destituintes nos acontecimentos de junho de 2013 no Brasil. Nessa perspectiva, ?junho? estaria afastado de um ?poder constituinte?, na busca de uma nova ordem institucional e novamente enquadrado em um ?paradigma securitário? do estado e em suas relações com o capitalismo neoliberal. Desse modo, entendo que aqueles acontecimentos podem ser interpretados para além da pergunta pela consequência político-estratégica e vistos como uma revolta capaz de expor a anarquia e a anomia capturadas nas tecnologias da ?máquina governamental?. Como percurso metodológico, interessei-me em ?catar? as imagens deixadas para trás nesses acontecimentos. A partir de mensagens levadas às ruas por meio de pichações, faixas, cartazes e bandeiras, desejei encontrar rastros destituintes e ineficientes, em alianças dos corpos que criam novas habitações da cidade. Com esse olhar, assumi ?junho? como uma dobradiça político-teológica. De um lado, desvela a assinatura teológica do estado e possui um potencial profanatório e destituinte do fazer-político moderno. Do outro, ao indicar outros modos de viver a política e (re)imaginar o ?sagrado? do estado, ?dividindo a divisão? entre sagrado e profano, junho favorece os processos de revisão dos projetos de teologias, como a latino-americana da libertação (TdL). Para o exercício de imaginar rastros teológicos em junho de 2013, tomei como referencial teórico o filósofo italiano Giorgio Agamben (1942-), especialmente o seu projeto Homo sacer. Junto a isso, busquei construir tensões criativas entre uma ?teologia inoperosa? e o paradigma teológico do êxodo, central nas TdL, focado na identidade (sujeito oprimido), no soberano (Deus libertador), no povo/nação, na posse da terra e na operatividade da luta. A escolha da TdL se deve à vinculação de uma espiritualidade desde e com as lutas populares e pelos seus interesses de se refletir e construir projetos políticos. Essas interações, desde junho, podem abrir possibilidades para novos usos da política e para se ?pensar o impensado? como uma teologia ineficiente, orientada, por exemplo, a partir da concepção hebraica do sábado. A leitura ensaiada nessa tese é diagramática e cria algum sentido para expressões teológicas, com ênfase no espirito e no tempo messiânico, na libertação e imanência de deus e na graça de uma ?comunidade que vem?. Por fim, em uma dimensão inoperosa da escrita, a tese se encerra com uma intervenção artística nas ruas da cidade de São Paulo, nomeada como: ?rastros de deus nos rastros de junho?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Santos Souza - Coordenador.

  • 2010 - 2018

    Grupo de Pesquisa: Teologia no Plural, Descrição: Analisa enfoques teológicos contemporâneos, com destaque para a importância da lógica plural para o método teológico, as relações entre teologia e cultura, missiologia e campo religioso brasileiro, teologia e literatura e os desafios do pluralismo religioso e cultural para a reflexão teológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Daniel Santos Souza - Integrante / Claudio de Oliveira Ribeiro - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Corpo e educação: ensaios de uma filosofia da educação a partir de Merleau- Ponty e Carlos Rodrigues Brandão, Descrição: Iniciação científica: Esta pesquisa buscará identificar os alicerces básicos de uma filosofia da educação que seja gestada a partir dos corpos, especialmente os oprimidos. Para tal intuito, relacionaremos as reflexões sobre o corpo elaboradas pelo filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e as concepções de educação popular apresentadas pelo educador brasileiro Carlos Rodrigues Brandão. Partindo-se desta aproximação, entre a fenomenologia da percepção e a educação popular, este trabalho imprimirá esforços para fundamentar uma filosofia da educação que tendo os corpos como lugar em que se gesta o saber construa caminhos teórico-didáticos para a prática do ensino de filosofia; para a reflexão crítica das concepções de educação e as suas relações com projetos políticos e econômicos; para uma práxis que favoreça a busca do bem comum, a crítica, a criatividade e as atividades culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Santos Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Pela práxis da libertação e do diálogo: caminhos de uma cristologia pluralista da libertação com inspirações teológicas em Jacques Dupuis e Jon Sobrino, Descrição: Iniciação Científica: Esta pesquisa buscará identificar os alicerces básicos de uma cristologia pluralista, que tenha como fontes a teologia do pluralismo religioso formulada pelo teólogo belga Jacques Dupuis (1923-2004) e a cristologia elaborada pelo teólogo espanhol Jon Sobrino (1938-), radicado há décadas na América Latina. Partindo-se de uma agregação entre a cristologia da libertação sobriniana e o pluralismo inclusivo de Dupuis, construído a partir de uma fecunda reflexão cristológica, este trabalho imprimirá esforços para fundamentar uma cristologia pluralista da libertação centrada no diálogo interreligioso e na práxis da libertação humana. Neste sentido, esta pesquisa reunirá elementos para a construção de uma cristologia que, tendo como horizonte a plenitude do Reino de Deus, parta das situações concretas das vítimas e dos grupos socialmente excluídos; e reconheça e acolha o pluralismo religioso como desígnio e automanifestação de Deus e do seu Espírito na história. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Santos Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Cristologia Teo-poética : um encontro dialógico entre a cristologia latinoamericana de Jon Sobrino e a literatura de Murilo Mendes, Descrição: Iniciação Científica: Este projeto tem por objetivo realizar um encontro dialógico entre teologia e literatura nas obras do poeta modernista Murilo Mendes (1901-1975) e a Cristologia latino-americana, especialmente a desenvolvida pelo renomado teólogo Jon Sobrino (1938-). Esse diálogo partirá da relação entre a poética muriliana, marcada pela humanidade de Jesus, e a Cristologia da libertação, que tem um caráter comprometido com a união da vida e fé, com a opção pelos oprimidos, com a transformação social e o Reino de Deus. Levando em conta esse encontro interdisciplinar, esse trabalho tem como proposta responder à questão: como este encontro teopoético pode trazer libertação e esperança aos que sofrem?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Santos Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2016

Patrono da Turma, Universidade Metodista de São Paulo.

2014

Patrono da Turma, Universidade Metodista de São Paulo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2022

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2020 - 12/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Naturais e Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 02/2020 - 12/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A filosofia política de Chantal Mouffe e Ernesto Laclau: Estado, populismo e identificação das massas na América Latina do século XXI, Estágio supervisionado II

2023 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor na Pós-graduação (lato sensu): Ciências Humanas e Pensamento Decolonial. Disciplina: Arte, imagem e política.

2024 - 2025

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 2

Outras informações:
Coordenador do Curso de Extensão: Relações étnico-raciais no Brasil - Fundamentos e Práticas (Parceria da PUC-SP e do Colégio São Domingos).

2023 - 2025

Colégio São Domingos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Ensino Médio, Carga horária: 40

2023 - 2025

Colégio São Domingos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Comitê de P. Antirracistas, Carga horária: 10

2015 - 2023

Colégio São Domingos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 35

Atividades

  • 01/2015 - 06/2023

    Ensino,,Disciplinas ministradas, A física é filosofia? exercícios de recriação do espaço-tempo, Dandô: caminhada e percepção do mundo, Filosofia, Imagens nômades: encruzilhadas entre filosofia e cinema, Imigração e refugiados: olhares sobre a cidade de São Paulo, Memórias negras do recôncavo baiano, O laboratório em questão: ciências, bioética outros modos de vida

2018 - 2018

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor na pós-graduação em Filosofia da Religião, com a disciplina: Hermenêutica da religião.

2017 - 2017

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor na pós-graduação em Filosofia Contemporânea e História, com os temas: "Metodologia da Pesquisa: aspectos formais" e "Teorias das ciência e seus impactos na contemporaneidade"; e na pós-graduação em Filosofia da Religião, com a disciplina: Hermenêutica da religião.

2013 - 2015

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da Faculdade de Humanidades e Direito, atuando no curso de Licenciatura em Filosofia, com os temas: "Filosofia da religião", "Filosofia Política", "Produção filosófica e o ensino de filosofia" e "Filosofia Brasileira", na licenciatura em Ciências Sociais, com o tema de "Filosofia da Educação" e no bacharelado em Direito, com o tema de "Filosofia do Direito". Também atuou na pós-graduação em Filosofia Contemporânea e História, com os temas: "Marxismo" e "Fenomenologia, hermenêutica e existencialismo".

Atividades

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia filosófica

  • 08/2014 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia brasileira, Produção filosófica e a prática do seu ensino

  • 08/2014 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia no Brasil

  • 08/2014 - 12/2015

    Ensino, Filosofia Contemporânea e História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Pensamento Nietzscheano e seus Desdobramentos

  • 08/2014 - 12/2015

    Ensino, Filosofia Contemporânea e História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa

  • 08/2014 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e cultura afro-brasileira e indígena na construção da cidadania

  • 02/2014 - 12/2015

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 02/2014 - 12/2015

    Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética, Filosofia

  • 10/2013 - 12/2015

    Ensino, Filosofia Contemporânea e História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fenomenologia, hermenêutica e existencialismo, Marxismo

  • 07/2013 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética, antropologia e o ensino de filosofia, Filosofia da religião, Pesquisa Filosófica, Produção Filosófica e o ensino de filosofia, Seminário de política e linguagem e o ensino de filosofia

  • 03/2011 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Humanidades e Direito.,Linhas de pesquisa

2018 - 2018

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor na Pós-graduação em "Juventude no mundo contemporâneo". Disciplina: Políticas públicas de juventude

2015 - 2017

Conselho Nacional de Juventude

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente

2014 - 2015

Conselho Nacional de Juventude

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-presidente, Carga horária: 2

2012 - 2014

Conselho Nacional de Juventude

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 2

Outras informações:
O Conselho Nacional de Juventude existe desde 2005 e é ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República Federativa do Brasil.

2007 - 2017

Rede Ecumênica da Juventude

Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Facilitador Nacional, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenação de projetos nacionais como: (i) Juventude e incidência política; (ii) Juventude e Justiça Socioambiental; (iii) Fórum Ecumênico ACT Brasil: Incidência Política & Garantia de direitos.

2011 - 2012

Koinonia Presença Ecumênica e Serviço

Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assistente de projetos, Carga horária: 12

Outras informações:
Assistente da coordenação do projeto "Intercambio Brasil, Bolívia e Colômbia: diálogos sobre juventude, gênero e HIV/AIDS".

2022 - 2023

Escola Vera Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de filosofia, Carga horária: 6

Outras informações:
Além do ensino de filosofia, integrei o Comitê de Diversidade Racial do Vera Cruz.