Fabiana Matos da Silva
Possuo graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Taubaté (2011) e mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, com foco em inovação em pequenas empresas de base tecnológica. Desde 2015, atuo no ensino superior, ministrando disciplinas nas áreas de Logística e Gestão, como Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), Pesquisa Operacional, Desenvolvimento de Produtos, Engenharia Econômica e Engenharia da Qualidade.No campo da educação profissional, destaco minha atuação como docente no curso técnico em Logística, onde também exerci a função de PAEET, desempenhando atividades similares à coordenação de curso. Nessa função, organizei visitas técnicas, rodas de conversa com empresas do setor, além de preparar estudantes para eventos acadêmicos como o CICTED.Tenho experiência consolidada na área de almoxarifado, com destaque para a capacitação de servidores da Prefeitura de Caraguatatuba por meio do curso de Almoxarife, voltado à qualificação de profissionais para a atuação nos almoxarifados municipais. Atuei também no Programa FIC EJA IF Sul de Minas, promovendo a formação de quatro turmas de internos do sistema prisional de Taubaté/Tremembé, contribuindo diretamente para sua reinserção social e profissional.Minha trajetória acadêmica inclui ainda participação em projetos de ensino e pesquisa no ensino superior, tendo sido integrante do Programa de Iniciação à Docência (PID) da UNITAU como monitora sênior nas disciplinas de Administração Contemporânea e Elaboração e Análise de Projetos, voltadas aos cursos de Administração e Ciências Econômicas. Publiquei artigos científicos e participei de congressos de relevância nacional, como o ENEGEP e o CICTED.Além da docência, desenvolvo conteúdos educacionais como apostilas, e-books e vídeos, reafirmando meu compromisso com a inovação pedagógica e a formação de públicos diversos. Minhas experiências refletem uma trajetória dedicada ao ensino, à gestão logística, à capacitação profissional e à promoção da inclusão social por meio da educação.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
2013 - 2015
Universidade de Taubaté
Título: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira
Coorientador: Marcela Barbosa de Moraes.
Especialização em Docência Pedagógica e Praticas Pedagógicas
2023 - 2024
Faculdade Única de Ipatinga
Título: Não obrigatório
Graduação em Engenharia de Produção Mecânica
2006 - 2011
Universidade de Taubaté
Título: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN OFFICE NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE FERRAMENTAS E DISPOSITIVOS
Orientador: Álvaro Azevedo Cardoso
Formação complementar
2012 - 2012
Documentação so sistema de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 16h). , Qualian Consultoria e treinamentto, Q, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Agentes Locais de inovação. (Carga horária: 273h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2011 - 2012
Ferramenta 8D GLOBAL. (Carga horária: 32h). , SETEC, SETEC, Brasil.
2011 - 2011
Modelo de Excelência da Gestão. (Carga horária: 3h). , Fundação Nacional de Qualidade, MEG, Brasil.
2011 - 2011
Label Error Proofing. (Carga horária: 32h). , SETEC, SETEC, Brasil.
2011 - 2011
Introdução a Projetos. (Carga horária: 3h). , CIEE, CIEE, Brasil.
2010 - 2010
D`OLHO na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Micro e Pequenas Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Empreendedorismo.
Organização de eventos
SILVA, FABIANA MATOS DA . II Competição de Pontes de Palito de Picolé. 2018. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep.SIMULAÇÃO DE PREJUÍZO DE UMA CONCESSIONÁRIA DE RODOVIA EM SUAS PRAÇAS DE PEDÁGIO BASEADO EM UM PROJETO DE LEI. 2020. (Encontro).
27º Semana Institucional do Centro Universitário Módulo.Mulher e Mercado de Trabalho. 2019. (Outra).
26º Semana Institucional do Centro Universitário Módulo.Tempos Modernos- Análise sob o ponto de vista Gerencial e filosófico. 2018. (Outra).
25ª Semana Institucional do Centro Universitário Módulo.As faces da Crise: Politica, Ética e Econômica. 2017. (Outra).
25º Semana Institucional do Centro Universitário Módulo.Inovação como arma para competitividade de MPEs. 2017. (Outra).
XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.O PAPEL DAS REDES DE COOPERAÇÃO NA PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE. 2017. (Encontro).
XVI Congresso Latino- Iberoamericano de Gestão da Tecnologia. Apoio à Inovação em Pequenas Empresas: uma análise dos programas da Finep nos anos de 2012 a 2014. 2015. (Congresso).
III CICTED Congresso Internacional Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. MICRO E PEQUENA EMPRESA EM TAUBATÉ: PANORAMA DA SITUAÇÃO ATUAL. 2014. (Congresso).
III CICTED Congresso Internacional Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. O PAPEL DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MICRO E PEQUENA EMPRESA. 2014. (Congresso).
III CICTED Congresso Internacional Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. A MICRO E PEQUENA EMPRESA: MORTALIDADE E MEIO AMBIENTE. 2014. (Congresso).
2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED). A REPRESENTATIVIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA. 2013. (Congresso).
2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED). EMPREENDEDOR INDIVIDUAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ - SP. 2013. (Congresso).
Desafio Sebrae. Empresa virtual do setor calçadista feminino. 2008. (Olimpíada).
Participação em bancas
SILVA, F. M.. Cadeia de Suprimentos aplicada à area de frutas, legumes e verdura (FLV) dentro de uma rede varejista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
SILVA, F. M.; SALVADOR, D.; CESAR, D. F.. Sustentabilidade: Gestão de resíduos de papéis gerados em uma agência bancária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
SALVADOR, D.;SILVA, FABIANA MATOS DA; CESAR, D. F.. A Análise do impacto dos royalties na economia do municipio de Ilhabela. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
SALVADOR, D.; GONZAGA, E. P.;SILVA, F. M.. O marketing verde como diferencial competitivo nas empresas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
VEIGA, P.; ZANGRANDE, T.;SILVA, F. M.. UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE CADASTRO IMOBILIÁRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE CARAGUATATUBA SOBRE AS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
SILVA, R. A.;SILVA, FABIANA MATOS DA; BOLSAN, E. A.. REDUÇÃO DOS IMPACTOS DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA ATRAVÉS DA LOGÍSTICA REVERSA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
SALVADOR, D.; BOLSAN, E. A.;SILVA, F. M.. TRANSFORMAÇÃO DE CONTÊINER MARÍTIMO EM MORADIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
SILVA, F. M.; VASCONCELOS, S.; SALVADOR, D.. ANÁLISE DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DA ÁREA PORTUÁRIA DO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO-SP APÓS A OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
GONZAGA, E.; VASCONCELOS, S.;SILVA, FABIANA MATOS DA. A IMPORTÂNCIA DO GÁS NATURAL NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário.
Orientou
Teoria das Filas em uma Agência Bancária; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Analise dos impactos socioambientais em obras de infraestrutura: Estudo de caso do Empreendimento Nova Tamoios contorno Caraguatatuba- SP; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Pesquisa Operacional aplicada à área de logística de transporte rodoviários de produtos a granel; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Análise das similaridades entre os fundamentos da gestão: Comparação entr eos fundamentos da FNQ e a Organização Nacional de Acreditação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Implantação do Programa 5S em uma marina localizada em Caraguatatuba- Litoral Norte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Gestão de Estoque: estudo de caso em uma concessionária de veículos no setor de autopeças; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Estudo de viabilidade econômica para a implantação de uma fabrica de fraldas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Gestão da Inovação: Analise da ferramenta radar da Inovação no setor alimentício, estudo de caso em uma pequena empresa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS MATRIZES CURRICULARES NA QUALIDADE DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO BRASIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
GESTÃO DE ESTOQUES DO SETOR HORTIFRUTIGRANJEIRO DE UM SUPERMERCADO LOCALIZADO NA CIDADE DE ILHABELA ? SP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MRP EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO MUNICÍPIO DE ILHABELA- SP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
"RADAR DA INOVAÇÃO" COMO METODOLOGIA DE ESTUDO, APLICADA A AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE INOVADORA DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE (EPP) DO SETOR DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CONSERVAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
TURISMO EM CARAGUATATUBA-SP: ANÁLISE DE OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA INFRAESTRUTRA LOGÍSTICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
INFRAESTRUTURA DA CADEIA LOGÍSTICA DO GLP: ANÁLISE DO RISCO DE OCORRÊNCIA DE GARGALOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODELOS DE PREVISÃO DE DEMANDA: APLICAÇÃO DO METODO BOX?JENKINS (SARIMA) NA PREVISÃO DO PRODUTO COCA-COLA NO SUPERMERCADO DE MÉDIO PORTE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
ESTUDO DE CASO DO ACONCHEGO?S RESTAURANTE: PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E MELHORIA CONTINUA DOS PROCESSOS DE SERVIÇO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS FERRAMENTAS DE GESTÃO EMPRESARIAL COM APLICAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
LOGÍSTICA INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO NO SEGMENTO HOTELARIA NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA-SP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
ESTUDO DOS MÉTODOS E PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DAS MERCADORIAS E SEUS IMPACTOS NA PERDA GERAL EM UM SUPERMERCADO ATACADISTA, LOCALIZADO NA CIDADE DE CARAGUATATUBA ? SP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Diagnóstico de implantação ferramenta 5S em uma fábrica de Gelo em Caraguatatuba- litoral norte de São Paulo; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
A utilização do Bioplástico; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
O uso do cálculo nas engenharias; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Estudo sobre as MPEs no litoral norte do estado de SP: análise das atividades econômicas desenvolvidas e seu impacto no desenvolvimento da região; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratório de Ensaios de Construção Civil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS PARA O ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE COMUNIDADE EM UBATUBA- SP E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
ESTUDO SOBRE VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL DE UM EMPREENDIMENTO: O CASO DO AEROPORTO DE UBATUBA-SP E SEU CONTEXTO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Módulo Centro Universitário; Orientador: Fabiana Matos da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, FABIANA MATOS DA ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; MORAES, M. B. ; MONTEIRO, R. C. R. V. . APOYO A LA INNOVACIÓN EN PEQUEÑAS EMPRESAS: UN ANÁLISIS DE LOS PROGRAMAS DE LA FINEP EN LOS AÑOS 2012 A 2014. Latin American Journal of Business Management , v. 8, p. 197-218, 2017.
-
SILVA, F. M. ; MORAES, M. B. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . O PAPEL DAS REDES DE COOPERAÇÃO NA PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE. Anais ENEGEP- XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP 2017) , v. 37, p. 1-18, 2017.
-
SILVA, FABIANA MATOS DA ; MORAES, M. B. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; CARNIELLO, M. F. . INNOVATION MODEL FOR BRAZILIAN SMALL AND MEDIUM TECHNOLOGY-BASED ENTERPRISES. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 3, p. 373-395, 2017.
-
SILVA, FABIANA MATOS DA ; MORAES, M. B. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 12, p. 4-31, 2016.
-
SILVA, FABIANA MATOS DA ; OLIVEIRA, EDSON APARECIDA DE ARAUJO QUERIDO ; MORAES, MARCELA BARBOSA DE . Innovation development process in small and medium technology-based companies. RAI : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E INOVAÇÃO , v. 13, p. 176-189, 2016.
-
SILVA, F. M. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; MORAES, M. B. . O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. In: EDSON APARECIDA ARAUJO QUERIDO OLIVEIRA; QUÉSIA POSTIGO KAMIMURA. (Org.). BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO CONTEMPORÂNEA: UMA COLETÂNEA DE ESTUDOS REGIONAIS. 1ed.TAUBATÉ: EDUNITAU, 2017, v. 1, p. 5-30.
-
SILVA, F. M. ; CAMARGO, W. S. . SIMULAÇÃO DE PREJUÍZO DE UMA CONCESSIONÁRIA DE RODOVIA EM SUAS PRAÇAS DE PEDÁGIO BASEADO EM UM PROJETO DE LEI. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep, 2020, Foz do Iguaçu. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep, 2020.
-
SILVA, F. M. ; MORAES, M. B. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . O PAPEL DAS REDES DE COOPERAÇÃO NA PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017, Joinville. ANAIS ELETRÔNICOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017. v. XXVI.
-
SILVA, F. M. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; MORAES, M. B. ; MONTEIRO, R. C. R. V. . APOIO À INOVAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS DA FINEP NOS ANOS DE 2012 A 2014. In: XVI Congresso Latino-Iberoamerciano de Gestão da Tecnologia, 2015, Porto Alegre. APOIO À INOVAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS DA FINEP NOS ANOS DE 2012 A 2014, 2015.
-
SILVA, F. M. ; RICCI, F. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . MICRO E PEQUENA EMPRESA EM TAUBATÉ: PANORAMA DA SITUAÇÃO ATUAL. In: III CICTED Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2014, Taubaté. III CICTED Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2014. v. 3.
-
SILVA, F. M. ; TADEUCCI, M. S. R. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . A MICRO E PEQUENA EMPRESA: MORTALIDADE E MEIO AMBIENTE. In: III CICTED Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2014, Taubaté. III CICTED Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2014.
-
SILVA, F. M. ; ARAUJO, E. A. S. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . O PAPEL DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MICRO E PEQUENA EMPRESA. In: III CICTED Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2014, Taubaté. III CICTED Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2014.
-
SILVA, F. M. . EMPREENDEDOR INDIVIDUAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ - SP. In: I I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2013, Taubaté. CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E ESPORTES: Pilares Contemporâneos p ara a Integração e Desenvolvimento d os Países Latino - Iberoamericanos, 2013. v. 2.
-
SILVA, F. M. . A REPRESENTATIVIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA. In: I I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2013, Taubaté. CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E ESPORTES: Pilares Contemporâneos p ara a Integração e Desenvolvimento d os Países Latino - Iberoamericanos, 2013.
-
SILVA, F. M. ; MORAES, M. B. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . O PAPEL DAS REDES DE COOPERAÇÃO NA PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE. Anais do ... Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Proceedings ... International Conference on Production Engineering and Operations Management , 2017.
-
SILVA, F. M. . EDUCAÇÃO E REINTEGRAÇÃO NO CURSO DE ALMOXARIFADO FIC-EJA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. . SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE DADOS E A EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE MERENDA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE TAUBATÉ-SP. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. . ALÉM DAS GRADES: EDUCAÇÃO E REINTEGRAÇÃO NO CURSO DE ALMOXARIFADO FIC-EJA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. ; VELOSO, R. . A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL: REFLEXÕES SOBRE A CASA DE CUSTÓDIA DE TAUBATÉ. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. . Da Cela ao Almoxarifado: Um relato da experiência docente no cárcere e os obstáculos transpostos pela Educação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. . Mulher e mercado de trabalho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, F. M. ; ARRUDA, P. R. . A LIDERANÇA FEMININA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SACO DA VÁRZEA LOCALIZADA EM SÃO JOSÉ DO PIAUI ? PI ? OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. ; ARRUDA, P. R. . ?FOSSA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO COMO PROPOSTA ALTERNATIVA DE SANEAMENTO RURAL PARA A REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO PIAUI ? PI ? OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. . A Inovação como arma para Competitividade das Micro e Pequenas Empresas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, F. M. . Perspectivas para as engenharias no Século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, F. M. ; MORAES, MARCELA BARBOSA DE ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . Apoio à Inovação em Pequenas Empresas: uma análise dos programas da Finep nos anos de 2012 a 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. ; ARAUJO, E. A. S. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . O PAPEL DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MICRO E PEQUENA EMPRESA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. ; RICCI, F. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . MICRO E PEQUENA EMPRESA EM TAUBATÉ: PANORAMA DA SITUAÇÃO ATUAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. ; TADEUCCI, M. S. R. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . A MICRO E PEQUENA EMPRESA: MORTALIDADE E MEIO AMBIENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. ; VIEIRRA, E. T. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . EMPREENDEDOR INDIVIDUAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ - SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. M. ; CARNIELLO, M. F. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . A REPRESENTATIVIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SILVA, F. M. . DIMENSÃO PROCESSOS: A VISÃO DO AGENTE LOCAL DE INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA CALDEIRARIA. 2014.
SILVA, F. M. . GESTÃO À VISTA NA PRODUÇÃO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO. 2013.
SILVA, F. M. . FICHA TÉCNICA DO PRODUTO. 2013.
SILVA, F. M. . Tamanho e Caracteristicas das Pequenas Empresas. 2013.
SILVA, F. M. . A QUALIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS. 2013.
VIEIRRA, E. T. ; SILVA, FABIANA MATOS DA . As Faces da Crise: Politica, Ética e Economica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, F. M. . Projeto FIC EJA - CUrso de Almoxarife. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, F. M. . Curso de Capacitação em Almoxarifado. 2018. .
Prêmios
2017
Honra ao Mérito pelo trabalho: Ensino da Disciplina Engenharia e Desenvolvimento de Produto, Cruzeiro do Sul Educacional.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2014
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Agente Local de Inovação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O Programa SEBRAE-ALI tem como proposta levar de forma continuada, a inovação e a sua gestão para as pequenas empresas. A ideia é sensibilizar empreendedores e empresários sobre a importância de inovar, rotineiramente, como uma estratégia para crescer. A gestão da inovação, levada por meio de Agentes Locais de Inovação (ALIs), ajuda na sobrevivência dos negócios, num cenário cada vez mais competitivo e global. O Programa ensina que inovar nem sempre é sinônimo de grandes investimentos financeiros..
2016 - 2022
Módulo Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Administração de Materiais;
Desenvolvimento de Produto;
Sistemas de Distribuição e Logística;
Empreendedorismo;
Engenharia de Métodos e Processos;
Ética e Legislação Profissional.
2015 - 2017
ETEC João Gomes de AraújoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Processos de Fabricação;
Tecnologia de Soldagem;
Trabalho de Conclusão de Curso;
2020 - 2021
FATEC de São SebastiãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
2020 - 2020
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutora Virtual no Curso de Engenharia Ambiental de Educação a Distância (EaD)
2022 - 2023
Universidade Anhanguera de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3
2023 - 2023
Colégio Espaço Mágico IntegradoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 14
2024 - Atual
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 32
Outras informações:
Professora do ensino Profissionalizante que compõe o Ensino Médio Paulista.Paeet do Curso de Logística.
2023 - 2025
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 16
Outras informações:
Participante do Projeto FIC - EJA como Instrutora do curso de Almoxarifado.O projeto ocorre dentro do sistema carcerário, estando locada em algumas das penitenciarias da região.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiana Matos da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?