José Maria Ramón Caccioppoli
Possui graduação em Física - Universidad Nacional de Rosario (1978), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Conformação Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: laminação (laminação a frio, laminação de planos), trefilação assim como cálculo numérico, automação de processos e inteligencia artificial aplicados à Conformação Mecânica.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas
1991 - 1995
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Um Modelo para a Laminação de Produtos Planos - Um Enfoque de Limite Superior para as Variáveis Mecânicas
Horácio Helman. Palavras-chave: Laminação; Planos; Conformação Mecânica.
Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas
1979 - 1980
Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Horácio Helman
Palavras-chave: Trefilação; Conformação Mecânica.
Especialização em Análise de Falhas Aplicação F M E A F T A
1994 - 1994
Especialização em Masp Metodologia e Análise de Solução de Problemas
1993 - 1993
Especialização em Programação de Manutenção Um Enfoque Atual
1987 - 1987
Especialização em Principios de La Mecánica Del Contínuo
1972 - 1972
Especialização em Comportamento Mecánico de Los Materiales
1971 - 1971
Curso técnico/profissionalizante em Perito Mercantil
1962 - 1965
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Conformação Mecânica.
Participação em eventos
VI Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica. Erros de Medição e sua Propagação, Simulados em Pocessos de Estampagem de Chapas Finas. 2003. (Congresso).
40º Seminário de Laminação - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais.Influência de Diferentes Tipos de Acabamentos e Lubrificantes na Estampagem de Aços Inoxidáveis. 2003. (Seminário).
64º COSIS - Simpósio Interno Semestral da Acesita.Influência de diferentes tipos de acabamentos e lubrificantes na estampagem de aços inoxidáveis. 2003. (Simpósio).
39º Seminário de Laminação - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais.Estudo da Aplicação de Redes Neurais Artificiais à Obtenção da Curva Limite de Conformabilidade. 2002. (Seminário).
63º Simpósio Interno Semestral da Acesita - COSIS.Caracterizaçõ do campo de validade das curvas CLC traçadas na estrição e na fratura. 2002. (Simpósio).
XIII Simpósio Mínero-Metalúrgico da UFMG.Erros de Medições envolvidos na Simulação de Processos de Estampagem de Chapas. 2002. (Simpósio).
Participação em bancas
CAMINHAS, W. M.;CACCIOPPOLI, J. M. R.; PATARO, C. D. M.; GOUVEA, M. R.. Determinação da Força de Laminação através de Técnicas de Inteligência Computacional. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Estampabilidade de Chapas de Aços IF após Relaminação de Encruamento e Recozimento. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Um Algoritmo de Controle Preditivo Aplicado no Refriamento de Tiras na Mesa de Saída de um Laminador de Tiras a Quente. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GODOY, G. C. D.;CACCIOPPOLI, J. M. R.; BARBOSA, A. H. A.. Caracterização da Textura Superficial do Aço IF da Usiminas Processado com Cilindros Texturizados Via EDT. 2003. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Influência de Diferentes Tipos de Acabamentos e Lubrificantes na Estampagem de Aços Inoxidáveis. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Estampabilidade de Chapas de Aço com Recubrimento Superficial. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Aplicações de Redes Neurais Artificiais no Processo de Laminação a Frio de Aços Inoxidáveis. 2002. Dissertação (Mestrado em Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PATARO, C. D. M.;CACCIOPPOLI, J. M. R.; PARMA, G. G.; SILVINO, J. L.. Reconhecimento de Padrões de Chapas, via Filtro Nebuloso e Redes Neurais Artificiais. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Proposta de Estratégia de Controle para um Laminador de Tiras Teórico em Três Cadeiras em Tandem. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Estudo da Aplicação de Redes Neurais Artificiais à Obtenção da Curva Limite de Conformabilidade pelo Método Nakazima. 2001. Dissertação (Mestrado em Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Análise de Perfil e Forma de Tiras Laminadas a Quente. 2001. Dissertação (Mestrado em Pôs-Graduação em Engenhari Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GONZALEZ, B. M.;CACCIOPPOLI, J. M. R.. Avaliação da Anisotropia em Chapas de Aços ABNT 430 e ABNT 430 Estabilizados ao Nióbio e Nióbio-Titânio. 2000. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Influência do processamento na laminação a frio no coeficiente de anisotropia. 2000. Dissertação (Mestrado em Pôs-Graduação em Engenhari Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Estabelecimento de Estratégias de Controle Inteligente na Laminação de Produtos Planos. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Modelo Termomicroestrutural para Determinação de Variáveis Operacionais e Metalúrgicas para Utilização em Simulação e/ou Controle na Laminação a Quente de Aços Carbono e Microligados. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Um Estudo da Laminação de Tiras Planas através de um Modelo Matemático-numérico de um Laminador Quadruo. 2001. Tese (Doutorado em Pôs-Graduação em Engenhari Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Otimização de Sequências de Passes no Processo de Laminação. 2000. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GONZALEZ, B. M.;CACCIOPPOLI, J. M. R.; MODENESI, P. J.; BUONO, V. T. L.; OLIVEIRA, T. R.. Efeito do Nitrogênio e do Cobre na Formação da Martensita em Aços Inoxidáveis Austeníticos e sua Influência sobre o Fenômeno de Delayed Cracking. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Estudo e Proposta de Controle de Tratamento Termomecânico de Aços. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Sistema Especialisita para o Controle do Processo de Laminação de Produtos Planos. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Estabelecimento de Estratégias de Controle Inteligente na Laminação de Produtos Planos. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GONZALEZ, B. M.;CACCIOPPOLI, J. M. R.; MODENESI, P. J.; BUONO, V. T. L.; RODRIGUES, P. C. M.. Caracterização Microestrutural e Mecânica de Aços Resistentes ao Fogo com Base MO-SI-P. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa (Estudo e Proposta de Controle de Tratamento Termomecânico de Aços). 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa (Francisco Guido Rossomando). 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.
GONZALEZ, B. M.;CACCIOPPOLI, J. M. R.; BUONO, V. T. L.; RODRIGUES, P. C. M.; MODENESI, P. J.. Projeto de Pesquisa (Odair José dos Santos). 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa: "Caracterização Microestrutural e Mecânica de Aços Resistentes ao Fogo com Base Mo-Si-P". 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa (Odair José dos Santos). 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa: "Caracterização da Textura Superficial do Aço IF da Usiminas processado com Cilindros Texturizados via EDT". 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa: "Estampabilidade de Chapas de Aço com Recobrimento Superficial". 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa: "Determinação das Condições Ótimas de Preparação Superficial na Trefilação de Tubos sem Costura". 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa: "Influência de Diferentes Tipos de Acabamentos e Lubrificantes na Estampagem de Aços Inoxidáveis". 2001. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Exame de Qualificação (Wilian da Silva Labiapari). 2001. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Caracterização da Estampabilidade do Aço Inoxidável AISI 304. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Avalição de Estágios Provatório de Professores. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Pesquisa: "Estudo da Aplicação de Redes Neurais Artificiais à Obtenção da Curva Limite de Conformabilidade pelo Método Nakazima". 2000.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Exame de Qualificação (Anderson Peter Morelato). 2000.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Exame de Qualificação (Pedro Bahadian Bardy). 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Projeto de Dissertação (Pedro Bahadian Bardy). 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Exame de Qualificação (Tarcísio Carvalho Fonseca). 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.
CACCIOPPOLI, J. M. R.. Exame de Qualificação (Geraldo Magela de Faria). 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.
FIGUEIRA, R. M.;CACCIOPPOLI, J. M. R.; BRANDAO, P. R. G.. Avaliação Final de Estágio Probatório. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
Placas Absorvedoras de Calor para Coletores Solares Compostas por Tubos Aletados em Metal por União em Fase Sólida; Início: 2006; Dissertação (Mestrado em Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);
Estampabilidade de Chapas de Aços IF após Relaminação de Encruamento e Recozimento; 2003; Dissertação (Mestrado em Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Usiminas; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Influência de Diferentes Tipos de Acabamentos e Lubrificantes na Estampagem de Aços Inoxidáveis; 2003; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Acesita; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Aplicações de Redes Neurais Artificiaiis no Processo de Laminação a Frio de Aços Inoxidáveis; 2002; Dissertação (Mestrado em Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Acesita; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Estudo da Aplicação de Redes Neurais Artificiais à Obtenção da Curva Limite de Conformabilidade pelo Método Nakazima; 2001; Dissertação (Mestrado em Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Análise de Perfil e Forma de Tiras Laminadas a Quente; 2000; Dissertação (Mestrado em Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Acesita; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Sequência de Passes na Laminação de Tiras a Frio; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Distribuição de Temperaturas na Laminação de Planos; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Distribuição de Temperaturas no Processo de Forjamento de um Cilindro; 1983; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Análise do Modelo de Swift para a Determinação de Tensões e Deformações na Trefilação de Tubos sem Mandris; 1983; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Técnicas Nucleares) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Determinação do Campo e Temperaturas Associado ao Campo de Velocidades de Avitzur na Laminação de Planos; 1983; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Um Estudo da Laminação de Tiras Planas através de um Modelo Matemático-numérico de um Laminador Quádruo; 2001; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Laminação a Frio - Passe de Encruamento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Calibração, Montagem e Teste e Operação de uma Célula de Carga para a Trefila do LABCOM; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Automação da Determinação do Módulo de Rigidez de um Laminador; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Nível - Software para Desenho de Curvas de Nível; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Ajuste Final do Programa Medidas e Elaboração do Manual do Usuário; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Calibração, Montagem e Testes de Operação das Células de Carga do Laminador a Frio do LABCOM Pampulha - Determinação do Módulo Elástico do Laminador; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Teste do Compressão em Estado Plano de Deformações Desenvolvimento de Softwares; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Traçado de Curvas z=f(x,y)=constante, para o caso de uma função z analítica; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Instrumentação e Calibração de Células de Carga para Utilização no Laminador Fröhling do Laboratório de Conformação Mecânica; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Forno a Vácuo para Laboratório; 1985; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Projeto, Construção e Calibração de Células de Carga para a Banca de Trefilação do Laboratório de Conformação Mecânica da EEUFMG; 1985; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Extensometria Elétrica; 1983; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Projeto, Construção e Calibração de Células de Carga Tipo Membrana para o Laminador Fröhling; 1983; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Influências das Variáveis de Processo na Distribuição de Temperaturas na Laminação de Produtos Planos; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Célula de Carga para a Trefila do LABCOM: Projeto, Construção, Calibração, Montagem e Testes de Operação; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pibic; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Avaliação dos Parâmetros das Equações de Cottrell e Jonhson e Melh no Envelhecimento Estático por Deformação; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Modelamento Matemático para a Determinação da Variação da Espessura Durante a Trefilação de Tubos sem Mandril; 1987; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Avaliação Experimenta; da Variação da Espessura durante Trefilação de Tubos sem Mandril; 1987; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Avaliação da Qualidade para Estampagem de Chapa de Aço Inoxidável 430 Utilizando Curva Limite de Conformação; 1986; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Projeto, Construção e Calibração de Células de Carga para a Banca de Trefilação do Laboratório de Conformação Mecânica; 1985; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Projeto, Construção e Calibração de Células de Carga Tipo Membrana para o Laminador Fröhling; 1984; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Testes em Solda; 1979; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Estágio Curricular Obrigatório - Laminação a Frio / Usiminas; 2003; Orientação de outra natureza; (Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Estágio Curricular Obrigatório - Laminação a Frio / Usiminas; 2003; Orientação de outra natureza; (Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Estágio Curicular Obrigatório; 2003; Orientação de outra natureza; (Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Experiência Profisional Complementar; 2002; Orientação de outra natureza; (Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Estágio Supervisionado Obrigatório; 2002; Orientação de outra natureza; (Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Estágio Supervisionado Obrigatório; 2002; Orientação de outra natureza; (Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Programa Especial de Treinamento - Projeto Qualinox; 2000; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Estágio Supervisionado Obrigatório; 2000; Orientação de outra natureza; (Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Monitoria de Graduação; 1993; Orientação de outra natureza; (Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Maria Ramón Caccioppoli;
Produções bibliográficas
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. ; ANDERY, P. R. P. . Técnicas de Medição na Gerência da Qualodade Total. In: Horacio Helman; Paulo Andery. (Org.). Técnicas de Medição na Gerência da Qualidade Total. Belo Horizonte: Editira da Fundação Christiano Ottoni - FCO, 1991, v. , p. -.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Fundamentos da Laminação - Produtos Planos. In: Horacio Helman. (Org.). Fundamentos da Laminação - Produtos Planos. São Paulo: Associação Brasileira de Metais -- ABM, 1988, v. , p. -.
-
LABIAPARI, W. S. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Influência de diferentes tipos de acabamentos e lubrificantes na estampagem de aços inoxidáveis. In: Influência de diferentes tipos de acabamentos e lubrificantes na estampagem de aços inoxidáveis, 2003, Timóteo (MG). Anais do 64º COSIS. Acesita: Acesita, 2003.
-
FARIA, G. M. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Análise de perfil de forma de tiras laminadas a quente. In: Influência de diferentes tipos de acabamentos e lubrificantes na estampagem de aços inoxidáveis, 2003. Anais do 64º COSIS. Timóteo (MG): Acesita, 2003.
-
BARDY, P. B. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Utilização de redes neurais artificiais no processo de laminação a frio de aços inoxidáveis. In: Influência de diferentes tipos de acabamentos e lubrificantes na estampagem de aços inoxidáveis, 2003. Anais do 64º COSIS. Timóteo (MG): Acesita, 2003.
-
FARIA, G. M. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Análise de Perfil de Forma de Tiras Laminadas a Quente. In: Influência de Diferentes Tipos de Acabamentos e Lubrificantes na Estampagem de Aços Inoxidáveis, 2003. Anais do 40º Seminário de Laminação - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. São Paulo: ABM, 2003.
-
LABIAPARI, W. S. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Influência de Diferentes Tipos de Acabamentos e Lubrificantes na Estampagem de Aços Inoxidáveis. In: Influência de Diferentes Tipos de Acabamentos e Lubrificantes na Estampagem de Aços Inoxidáveis, 2003. Anais do 40º Seminário de Laminação - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. São Paulo: ABM, 2003.
-
BARDY, P. B. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Utilização de Redes Neurais Artificiais no Processo de Laminação a Frio de Aços Inoxidáveis. In: Influência de Diferentes Tipos de Acabamentos e Lubrificantes na Estampagem de Aços Inoxidáveis, 2003. Anais do 4º Seminário de Laminação - Associação Brasileira de Metalurgias e Materiais. São Paulo: AMB, 2003.
-
LABIAPARI, W. S. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. ; GIOSA, J. . Erros de Medição e sua Propagação, Simulados em Processos de Estampagem de Chapas Finas. In: VI Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica, 2003, Coimbra. Anais do VI Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica. Coimbra: Cibem6, 2003.
-
LABIAPARI, W. S. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. ; GIOSA, J. ; SERRANO, A. T. . Caracterização do campo de validade das curvas CLC's traçadas na estricção e na fratura. In: 63º Simpósio Interno Semestral da Acesita - COSIS, 2002, Timóteo (MG). Anais do 63º COSIS. Timóteo (MG): Acesita, 2002.
-
MORELATO, A. P. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Estudo da Aplicação de Redes Neurais Artificiais à obtenção da Curva Limite de Conformabilidade pelo Método Nakazima. In: 39º Seminário de Laminação - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2002, Ouro Preto (MG). Anais do 39º Seminário de Laminação - Associação Brasileira de Metalugia e Materiais. São Paulo (SP): Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2002.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; LOPES, R. G. . Construção e Calibração de um Transdutor Elétrico de Baixo Custo para Grandes Deformações. In: XXXV Simpósio Interno Semestral (COSIS) Companhia de Aços Especiais Itabira (ACESITA), 1988, Timóteo. Anais do XXXV Simpósio Interno Semestral (COSIS) Companhia de Aços Especiais Itabira (ACESITA), 1988.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; GIOSA, J. . Medição de Grandes Deformações Utilizando Extensímetros Elétricos Resistivos. In: XXXXIII Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais (ABM), 1988, Belo Horizonte. Anais do XXXXIII Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais (ABM), 1988. v. 1. p. 301-311.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Determinação das Características Mecânicas de um Laminador Reversível. In: Seminário de Laminação, Comissão Técnica de Laminação (COLAM) - ABM, 1986, Vitória. Anais de Laminação, Comissão Técnica de Laminação COLAM - ABM, 1986. p. 175-198.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. ; SOARES, D. . Distribuição de Temperaturas no Processo de Forjamento de um Cilindro. In: XXXIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais ABM, 1984, Belo Horizonte. Anais do XXXIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais - ABM, 1984. v. 3. p. 181-194.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; ALVARENGA NETO, T. M. . Distribuição de Chapas Laminadas a Frio. In: XXXIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais, 1984, Belo Horizonte. Anais XXXIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais, 1984. v. 3. p. 195-210.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Distribuição de Temperaturas em Barras Trefiladas. In: XXXV Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais (ABM), 1980, São Paulo. Anais do XXXV Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais (ABM), 1980. v. 3. p. 31-46.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Maximização da Produção de Máquinas de Trefilar Arames Não-Cumulativas. In: XXXV Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais (ABM), 1980, São Paulo. Anais XXXV Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais (ABM), 1980. v. 3. p. 1-13.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Distribuição de Temperaturas em Barras Trefiladas. In: III Encontro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - Conselho de Pesquisa UFMG, 1979, Belo Horizonte. Anais do III Encontro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - Conselho de Pesquisa UFMG, 1979.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; GARÓFALO, F. . Computación en Hemodinamia. In: IV Jornada Nacional de Cardiologia - Federación Argentina de Cardiologia (FAC), 1976, Rosario. Anais IV Jornada Nacional de Cardiologia, 1976.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; GARÓFALO, F. . Utilización de Métodos de Computación en la Evaluación de la Contractilidad Miocárdica. In: IV Jornada Nacional de Cardiologia - Federación Argentina de Cardiologia (FAC), 1976, Rosario. Anais do IV Jornada Nacional de Cardiologia - Federación Argentina de Cardiologia (FAC), 1976.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; CREUS, G. . Estudio de la Relajación de Tensiones de Hormigón. In: II Jornadas Argentinas de Hormigón Pretensado, 1974, Bahia Blanca. Anais II Jornadas Argentinas de Hormigón Pretensado, 1974.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; CREUS, G. . Un Modelo de Creep No-lineal. In: V Jornadas Argentinas de Metalurgia - Sociedad Argentina de Metales (SAM), 1972, Buenos Aires. Publicação no 57 - Anais da V Jornadas Argentinas de Metalurgia -, 1972.
-
LABIAPARI, W. S. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. ; GIOSA, J. . Erros de Medições envolvidos na Simulação de Processos de Estampagem de Chapas. In: XIII Simpósio Mínero-Metalúrgico da UFMG, 2002, Belo Horizonte (MG). Pôster, 2002.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; SHIGAKI, Y. . Strip profile sensitivity analysis in flat rolling through a mathematical model. Journal of Materials Processing Technology , 2006.
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Fundamentos Mecânicos da Laminação de Produtos Planos - 2ª Edição. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - Acesita S. A., 2004 (Apostila de Curso de Extensão).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Técnicas Numéricas. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, 2004 (Apostila Didática).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Técnicas Numéricas - Solução de Exercícios. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - Acesita, 2004 (Soluções de Exercícios).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Fundamentos Mecânicos da Laminação de Produtos Planos - Soluções de Exercícios. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - Acesita, 2004 (Soluções de Exercícios).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Fundamentos de Ensaios Mecânicos de Metais. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - Usiminas, 1999 (Apostila para Curso de Extensão).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Fundamentos Mecânicos da Laminação de Produtos Planos. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica, 1995 (Apostila de Curso de Extensão).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . EMT-034 - Laboratório de Conformação Mecânica. Roteiro de Aulas Práticas. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica, 1993 (Apostila Didática).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Qualidade Total no Departamento de Manutenção - Plano de Treinamento. Belo Horizonte: Departamento de Manutenção - Pró Reitoria de Administração, 1993 (Apostila).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Técnicas de Medição. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica, 1992 (Apostila).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Planejamento Global de Adequação/Reestruturação do Departamento de Manutenção. Belo Horizonte: Departamento de Manutenção - Pró Reitoria de Administração, 1990 (Planejamento Global).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Instalações Físicas: Fator Estratégico para a Manutenção. Belo Horizonte: Departamento de Manutenção, 1990 (Apostila).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Solução de Exercícios correspondentes ao livro "Fundamentos da Laminação - Produtos não Planos". Belo Horizonte: FCO, Departamento de Engenharia Metalúrgica, 1988 (Soluções de Exercícios).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Fundamentos da Laminação. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG e ABM (Associação Brasileira de Metais), 1985 (Apostila para Curso de Extensão).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Proposta de Novo Curriculum na ärea de Transformação Mecânica dos Metais, no Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica da Escola de Engenharia da UFMG. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica, 1983 (Proposta de novo Curriculum).
-
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Transdutor Elétrico para Grandes Deformações. Belo Horizonte: Série: Monografias Técnicas. Departamento de Engenharia Metalúrgica, 1978 (Apostila).
Outras produções
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Assistência Técnica na Análise dos Processos de Medições na Laminação de Chapas Grossas (LCG) da COSIPA. 1987.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Automação do Laminador de Chapas Grossas. 1987.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Cáculo da Carga e Potência na Laminação de Planos pelo Método de Bland e Ford. 2006.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Fundamentos da Laminação. 2006.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Cáculo da Carga e Potência na Laminação de Planos pelo Método de Ekelund. 2004.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Programas computacionais para o Curso de Extenção "Fundamentos Mecânicos da Laminação de Produtos Planos". 2004.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . BIBLI Software em Linguagem Clipper 5. 1991.
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; RODRIGUEZ, L. ; OJEDA, J. C. . Programa de Computación para Dosificación de Hormigones. 1973.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Programa de Computación para el Estudio Estadístico de la Resistencia de Hormigones. 1973.
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; DUARTE, E. P. ; MIQUELETTI, E. F. . Tubo ou Dduto Aletado, ou Placa Aletada em Metal por União em Fase Sólida para Trocadores de Calor em geral. 2006.
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; DUARTE, E. P. ; MIQUELETTI, E. F. . Placa aletada para trocador de calor, a partir de chapas metálicas, unidas em fase sólida por colaminação ou por outros processos de compressão. 2006.
BARDY, P. B. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Relatório Técnico Acesita RT17-0002-03 "Utilização de redes neurais artificiais no processo de laminação de aços inoxidáveis". 2003.
FARIA, G. M. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Relatório Técnico Acesita RT19-0005-03 "Análise de perfil de forma de tiras laminadas a quente". 2003.
LABIAPARI, W. S. ; CACCIOPPOLI, J. M. R. . Relatório Técnico Acesita RT10-0289 "Influência de diferentes tipos de acabamentos e lubrificantes na estampagem de aços inoxidáveis". 2003.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Sequência de Passes na Laminação a Frio. 1994.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Medição de Torques no Eixo de Acionamento de Um Laminador Tipo Passo Peregrino. 1986.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Medição de Torque , durante a operação, nos eixos do Laminador PG6 da Mannesmman SA - Usina Barreiro - Nota Técnica GCM/26. 1986.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensaios de Tração e Fadiga em Tração/Compressão - ESAB SA - Nota Técnica GCM/27. 1986.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Fundamentos Teóricos e Experimentais Auxiliares da Produção de Chapas. 1986.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Trefilação de Tubos sem Mandril. 1986.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Análise da Envolvente dos Valores Máximos de uma Função Cíclica, Obtidos por Discretização Equitemporal. 1986.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensaios de Compressão em Protótipos de Defesas - Nota Técnica GCM/19. 1985.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensaios de Fadiga em Compressão - CETEC Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - Nota Técnica GCM/23. 1985.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensaios de Fadiga em Tração/Compressão - USIMEC - NOta Técnica GCM/24. 1985.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensaios de Fadiga em Arames . 1984.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensaios de Fadiga - CETEC Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - Nota Técnica GCM/17. 1984.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ùm Modelo de Limite Superior para a Laminação de Chapas. 1984.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Sequência de Passes na Laminação. 1984.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Análise Comparativa Dos Processos de Decapagem Química e Mecânica de Fios Máquina. 1983.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Análise de Alguns Problemas na Tubulação dos Sistemas de Despoeiramento nos Fornos Elétricos a Arco da Companhia Siderúrgica da Guanabara - COSIGUA. 1983.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Calibração das Células de Carga do Laminador Fröhling - Nota Técnica GCM/02. 1983.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Evolução do Coeficiente de Alisamento Durante Trefilação de Arames de Aço. 1982.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Determinação da Evolução do Coeficiente de Alisamento de Arame Trefilado com Sistema IMBRA de Decalaminação. 1982.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Determinação do Limite de Escoamento a Alta Temperatura de Alguns Aços. 1982.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Determinação da Evolução do Coeficiente de Alisamento na Trefilação de Material Recapado Mecanicamente e Trefilado em Sabão Drylub nas Caixas de Fieira . 1982.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Análise de um Processo de Laminação a Frio de Planos - Seleção de um Laminador. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Avaliação das Condições de Lubrificação e Preparação Superficial Inicial na Trefilação de Arames na Cia Siderúrgica Belgo Mineira Divisão de Trefilaria. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Instrumentaçãode Um Laminador Piloto. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Execução de Ensaios em Soldas para a Cia Mendes Júnior. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Medidas de Dureza de Soldas para a Cia Mendes Júnior. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Análise de Pórticos de Naves Múltiplas, Incluindo Pós Processadores para Envoltórias de Esforços e Dimensionamento. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Avaliação do Coeficiente de Alisamento Superficial de Arames Trefilados sob Diferentes Condições. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Teste de Compressão em Molas Helicoidais. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Medida do Coeficiente de Alisamento Superficial de Arames Cobreados e Trefilados. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Análise do Comportamento Mecânico do Laminador Sendzimir Através . 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Avaliação e Controle do Acabamento Superficial de Chapas de Aço Inoxidável. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Estudo da Estampabilidade de Chapas de Aço Inoxidável. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Controle de Propriedades Mecânicas Finais a Tração do Aço Inoxidável 301. 1981.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Sequência de Passes Otimizada na Laminação de Chapas - Projeto FINEP. 1980.
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Sequência de Passes Otimizada na Trefilação de Barras - Projeto FINEP. 1980.
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Maximização do Desgaste de Fieiras Através da Aplicação de Tensão à Ré. 1980.
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; HELMAN, H. . Influência das Condições de Refrigeração sobre a Produção de Máquinas de Trefilar Não Cumulativas. 1980.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Produção de Barras e Chapas de Aço Inoxidável com Alumínio e Manganês a partir de Lingotes. 1980.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensaio Conjunto de Molas Prato. 1979.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Avaliação do Ângulo Ótimo para a Trefilação de Arames de Aço. 1979.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensayo de Impacto Blando en Placas Premoldeadas de Hormigón Armado. Ensayo de Compresión en Muros - Informe Técnico. 1978.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensayo de Impacto Blando en Paneles de Fibrocemento - Informe Técnico. 1978.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensayo de Impacto Blando y Comresión en Paneles Compuestos - Informe Técnico. 1978.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensayo de dos Paneles Aislantespara Cámaras Frigoríficas - Informe Técnico. 1977.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensayo de Impacto Blando y Compresión en Paneles Compuestos (Sistema Constructivo: Viviendas Bloc) - Informe Técnico. 1977.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensayo Normalizado de un Contenedor - Informe Técnico. 1977.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Estudios e Seguimiento de los Asentamientos del Edificio de la Cooperativa de Viviendas, Chañar Ladeado, Santa Fé - Informe Técnico. 1977.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensayo de Cargas de Vigas y Losas en un Sector del Edificio de la Dirección Nacional de Vialidad, Distrito 17 - Paran', Entre Rios. 1976.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Evaluación de los Efectos de Vibración del Triturador de Escoria de ACINDAR, Planta Rosario - Informe Técnico. 1976.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Desarrollo Y Calibración de un Equipo para Ensayos de Resistencia al Impacto en Cascos de Protección - Informe Técnico. 1976.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Ensayo de Cargas de Vigas y Losas en un Sector de la Escuela de Enfermeria y Asistencia - Hospital San Martin, Entre Rios. 1975.
CACCIOPPOLI, J. M. R. . Um Modelo Matemático para a Otimização da Produtividade de um Laminador Tandem para a Laminação de Chapas a Frio. 1984. (Relatório de pesquisa).
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; CETLIN, P. R. . Influência do Perfil do Furo da Fieira sobre o Esforço de Trefilação. Uma Avaliação Experimental. 1982. (Relatório de pesquisa).
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; ANTUNES, H. C. . Noções do Processo de Laminação de Tiras a Quente e do Modelo Matema'tico do Trem Acabador. 1998 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; SOUZA, C. F. . Curvas de Encruamento. 1997 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; REIS, L. F. A. . Laminação de Tiras a Quente. 1997 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; GLERIAN, P. C. . Laminação A Frio. 1996 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; ANTÔNIO, M. . Laminação - Estudo das Perdas Metálicas. 1995 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; RESENDE, A. D. . O Processo de Laminação da AÇOMINAS. 1995 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; CASTRO, C. O. . Estágio. 1995 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; FONSECA, E. J. . Estudo do Resfriamento do Aço BC73S. 1995 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; LIMA, G. F. . Laboratório de Conformação Mecânica. 1995 (Orientação de Monitorias) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; LIMA, W. J. . Estágio. 1994 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; SILVA, A. V. . Laboratório de Conformação Mecânica. 1994 (Orientação de Monitorias) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; FONSECA, M. C. . Estágio. 1993 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; RODRIGUES, F. J. S. . Disciplina Laboratório de conformação Mecânica. 1993 (Orientação de Monitorias) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; MOREIRA, M. J. . Laminação a Frio e Recozimento. 1985 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; BATISTA, A. A. M. . Estágio. 1984 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; AUN, R. R. . Estágio. 1984 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; CASTRO, J. U. C. . Estágio. 1984 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; CASTRO, U. D. . Disciplina Laboratório de Metalurgia de Transformação. 1984 (Orientação de Monitorias) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; QUINSAN, E. P. . Extensometria Elétrica. 1983 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; FREIMAN, G. S. . Disciplina: Metalurgia Tópicos ( Prática Experimental de Conformação Mecânica). 1983 (Orientação de Monitorias) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; BONATTO, G. M. . Laminação a Frio de Tubos sem Costura. 1982 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; FREIMAN, G. S. . Disciplina Mecânica dos Materiais I. 1982 (Orientação de Monitorias) .
CACCIOPPOLI, J. M. R. ; REIS, R. L. R. . Estágio. 1981 (Direção de Estágio Supervisionado Obrigatório) .
Projetos de pesquisa
-
2002 - 2005
Controle de Tratamento Termomecânico de Aços, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Maria Ramón Caccioppoli - Integrante / José Denti Filho - Coordenador / Marcelo Lucas Pereira Machado - Integrante.
-
2002 - 2005
Sistemas Especialista de Controle de Laminação de Planos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Maria Ramón Caccioppoli - Integrante / José Denti Filho - Coordenador / Francisco Guido Rossomando - Integrante.
Prêmios
1982
Prêmio COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista) - ABM (Associação Brasileira de Metais), COSIPA - Companhia Siderúrgica Paulista.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais. , Rua Espírito Santo, 35, Centro, 30160-030 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32381818, Fax: (31) 32381815, URL da Homepage:
Experiência profissional
1979 - 1980
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Nível I, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2006
Ensino, Põs Graduação em Engenharia Metalúrgica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EMT.881 Técnicas Numéricas para Engenharia
-
03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão para Elaborar Laudo Técnico com Valor Patrimonial. Port. 011/2006..
-
08/2004
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Representante do Departamento perante a "Comissão de Avalição Patrimonial da Escola de Engenharia da UFMG".
-
11/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente para Acompanhar Detalhamento do Projeto Arquitetônico e Obras do Projeto Campus 2000 - Port. 084/2002.
-
03/2002
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMT-034 M2 Laboratório de Conformação Mecânica, EMT-034 M1 Laboratório de Conformação Mecânica, EMT-020 Mecânica dos Materiais
-
01/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Dep. de Engenhari a Elétrica (UFES) - Dep. de Engenharia Metalúrgica (UFMG), .,Linhas de pesquisa
-
04/2000
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe do "Laboratório de Conformação Macânica II (Campus)".
-
04/2000
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe do "Laboratório de Conformação Macânica I (Centro)".
-
07/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro Efetico da Comissão Permanente de Espaço Físico Da Escola de Engenharia da UFMG. Port. 035/98.
-
05/1995
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe do "Laboratório de Conformação Mecânica - Modelamento".
-
01/1994
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMT 020 - Mecânica dos Materiais, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M1, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M2
-
03/1992
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Representante do Depto de Engenharia Metalúrgica e de Materiais no "Projeto de Transferência da Escola de Engenharia para o Campus Pampulha".
-
09/2006 - 09/2006
Direção e administração, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Presidente Mesa Receptora e Escrutinadoroa (Ref. Edital 102/206).
-
08/2006 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Presidente de Comissão - Portaria 059/2006.
-
04/2006 - 08/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Avaliação dos Relatórios Anuais de Atividades Docentes de 2005 e Planos de Trabalho 2006..
-
08/2005 - 03/2006
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Coordenador dos Trabalhos do Departamento perante a "Comissão de Alienação da Escola de Engenharia da UFMG".
-
09/2004 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Inventário c Controle Patrimonial da Escola de E ngenharia da UFMG..
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EMT.881 - Técnicas Numéricas para a Engenharia
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EMT 881 - Técnicas Numéricas para Engenharia
-
06/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Avaliação dos Relatórios Anuais de Atividades Docentes de 2004 e Planos de Trabalho 2005..
-
10/1999 - 03/2005
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe da "Oficina Mecânica".
-
01/2000 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Linhas de pesquisa
-
06/2004 - 09/2004
Ensino, Fundamentos da Laminação de Produtos Planos, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Curso de Extensão: "Fundamentos da Laminação de Produtos Planos" (Acesita - Timóteo, MG)
-
09/2003 - 10/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro Efetivo da Commissão para Análise e Parecer dos Relatórios Departamentais de 2002 - Port. 057/2003.
-
08/2003 - 09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão de Avalição dos Relatórios Anuais de Atividades Docentes de 2002 e Planos de Trabalho de 2003.
-
05/2003 - 08/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. Port Nª 01438..
-
07/2002 - 11/2002
Ensino, Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EMT.818 Conformação Mecânica Avançada
-
06/2002 - 08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Análisis e Parecer dos Relatórios Departamentais de 2001 - Port. 053/2002.
-
01/2002 - 03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas.
-
06/2001 - 12/2001
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Docente (Coordenador da disciplina)
-
01/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Colegiado do Curso de Graduação de Engenharia de Minas.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais no Colegiado do Curso de Graduação de Engenharia de Minas.
-
07/1999 - 12/2001
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conformação Mecânica II
-
07/2001 - 10/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão de Avaliação dos Relatórios Departamentais de 2000. Portaria 039/2001.
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EMT 818 - Conformação Mecânica Avançada
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMT 020 - Mecânica dos Materiais, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M1, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M2, EMT 029 - Conformação Mecânica I, EMT 033 - Conformação Mecânica II
-
03/1999 - 07/2001
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conformação Mecânica I
-
11/2000 - 12/2000
Direção e administração, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro da Junta Eleitoral e Apuradora - Editais 112, 113 e 114/2000. Portaria 079/2000.
-
07/2000 - 12/2000
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EMT 885 Tópicos Especiais em Transformação Mecânica
-
07/2000 - 12/2000
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMT 020 Mecânica dos Materiais, EMT 029 - Conformação Mecânica I, EMT 033- Conformação Mecânica II, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M1, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M2
-
03/2000 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas.
-
02/1995 - 12/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Linhas de pesquisa
-
02/1995 - 12/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Linhas de pesquisa
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Põs-Graduação em Engenharia Metalúgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EMT-885 Tópicos Especiais em Tranformação Mecânica
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMT 020 - Mecânica dos Materiais, EMT 029 - Conformação Mecânica I, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M1, EMT 034 - Laboratório de Conformação Mecânica - Turma M2
-
03/2000 - 04/2000
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Relator do Parecer Processo OF. EMT.088/00.
-
10/1999 - 04/2000
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe Substituto do "Laboratório de Conformação Macânica I (Centro)".
-
10/1999 - 04/2000
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe Substituto do "Laboratório de Conformação Macânica II (Campus)".
-
06/1999 - 11/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de Extensão: "Fundamentos de Ensaios Mecânico de Metais" (Usiminas)
-
01/1996 - 07/1999
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Substituto Conformação Mecânica II
-
01/1995 - 12/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor Orientador de Metalurgia e Projetos
-
10/1997 - 11/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Membro Efetivo da "Comissão de Reavaliação dos Critérios para a Elaboração dos Relatórios Anuais dos Professores do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EEUFMG".
-
02/1996 - 10/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão para Estabelecer os Critérios para a Elaboração dos Relatórios Anuais dos Professores do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materias da EEUFMG.
-
12/1996 - 09/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos Relatórios Anuais dos Professores do Depto de Metalurgia.
-
08/1997 - 08/1997
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Autor do Relatório "Espaço Físico - Situação em 13 de Agosto de 1997".
-
03/1996 - 05/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão para Estudo do Espaço Físico e Obras do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EEUFMG..
-
12/1996 - 03/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Adequação das Disciplinas de Laboratório de Metalurgia de Transformação Mecânica, Soldagem, Fundição - Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica..
-
06/1995 - 12/1996
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falhas - F.M.E.A. F.T.A. - Fundação Christiano Ottoni, Belo Horizonte.
-
08/1996 - 08/1996
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falhas Aplicação F.M.E.A. F.T.A. - Compahia Vale do Rio Doce - Itabira.
-
06/1996 - 06/1996
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falhas Aplicação F.M.E.A. F.T.A. - Aços Finos Piratini, Charqueadas RS.
-
02/1996 - 04/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão de Avaliação dos Relatórios Anuais dos Professores do Departamento de Engenharia Metalúrgica da EEUFMG 1995.
-
03/1996 - 03/1996
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falhas Aplicação F.M.E.A. e F.T.A. - Brahma, Itapecerica da Serra São Paulo.
-
11/1995 - 12/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de Extensão "Fundamamentos Mecânicos da Laminação de Produtos Planos" (Usiminas, MG)
-
11/1995 - 12/1995
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Fundamentos Mecânicos da Laminação de Produtos Planos - USIMINAS, Ipatinga.
-
10/1995 - 12/1995
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falhas - F.M.E.A. e F.T.A. - ACESITA, Timóteo.
-
07/1995 - 12/1995
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Extensão "Fundamentos Mecânicos da Laminação de Produtos Não Planos".
-
10/1994 - 11/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão para Estudo do Espaço Físico dos Prédios da Escola de Engenharia da UFMG.
-
10/1995 - 10/1995
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falhas - F.M.E.A. F.T.A. - Compahia Vale do Rio Doce - Rio de Janeiro.
-
06/1995 - 10/1995
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falha Aplicação F.M.E.A. e F.T.A. - Fundação Christiano Ottoni.
-
09/1995 - 09/1995
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Autor do Relatório "Avaliação do Espaço Físico do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais".
-
09/1994 - 09/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Química.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Graduação em Engenharia Química.
-
07/1995 - 08/1995
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Fundamentos Mecânicos da Laminação de Produtos Planos - USIMINAS, Ipatinga.
-
01/1995 - 07/1995
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação Elétrica
-
04/1983 - 05/1995
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe do "Laboratório de Instrumentação e Extensiometría".
-
02/1995 - 02/1995
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falhas - Aplicação F.M.E.A. F.T.A. - Iochpe Maxion SA - Divisão de Máquinas Agrícolas e Equipamentos, Canoas, RS.
-
10/1994 - 11/1994
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Fraturas - F.M.E.A. F.T.A. - WEG Motores Elétricos , Jaraguá do Sul - SC.
-
09/1994 - 09/1994
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Análise de Falha - Aplicação FMEA FTA - Espírito Santo Centrais Elétricas SA.
-
06/1993 - 03/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Manutenção - Pro Reitoria de Administração., .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Implantação do Programa 5S.
-
04/1993 - 03/1994
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Manutenção.,Cargo ou função, Coordenador do "Comitê de Implantação do Programa de Qualidade Total".
-
04/1993 - 03/1994
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Coordenador do "Escritório Técnico de TQC - Departamento de Manutenção".
-
03/1990 - 03/1994
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Assistente do "Departamento de Manutenção - Pro Reitoria de Administração".
-
01/1981 - 12/1993
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica dos Materiais I
-
06/1992 - 06/1993
Ensino,,Disciplinas ministradas, Laboratório de Conformação Mecânica
-
01/1991 - 06/1993
Ensino,,Disciplinas ministradas, Mecânica dos Materiais I
-
09/1985 - 05/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica.
-
11/1992 - 11/1992
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Autor do Relatório "Projeto de Instalação do Depto de Eng. Metalúrgica no Campus - As necessidades do Departamento".
-
06/1990 - 06/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Reestruturação do Departamento de Manutenção - Pro Reitoria de Administração..
-
04/1990 - 03/1991
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Coordenador da "Equipe de Planejamento Estratégico da Manutenção - Departamento de Manutenção".
-
02/1988 - 03/1990
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Diretor do "Departamento de Manutenção - Pro Reitoria de Administração".
-
01/1988 - 12/1989
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Metalurgia Física (Análise Instrumental e Técnicas de Medidas) - 1 semestre por ano
-
12/1986 - 12/1989
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Fundamentos da Laminação Produtos Planos e Não Planos - FCO/UFMG.
-
09/1988 - 10/1988
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Conformação Mecânica dos Metais - ACESITA.
-
09/1987 - 02/1988
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Coordenador do "Grupo de Trabalho de Atividades de Manutenção - Departamento de Manutenção".
-
01/1985 - 02/1988
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Coordenador do "Curso Preparatório Para Admissão ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalurgica e de Minas".
-
01/1985 - 12/1987
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Instrumentação e Análise - 1 Semestre por ano
-
01/1985 - 12/1987
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Tratamento de Minérios (Técnicas de Medida) - 1 semestre por ano
-
02/1985 - 08/1987
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe do "Laboratório de Conformação Mecânica II (Campus)".
-
02/1985 - 08/1987
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Chefe do "Laboratório de Conformação Mecânica I (Centro)".
-
04/1987 - 04/1987
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Fundamentos da Conformação Mecânica dos Metais - ACESITA.
-
01/1984 - 01/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Laboratório de Metalurgia de Transformação
-
12/1985 - 12/1986
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Teoria e Prática da Laminação - Usinas Siderúrgicas Minas Gerais - Ipatinga.
-
01/1985 - 12/1986
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensaios Mecânicos A
-
07/1982 - 06/1986
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Coordenador do "Grupo de Trabalho em Conformação Mecânica".
-
11/1983 - 12/1985
Direção e administração, Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Extensão "Conformação Mecânica de Metais".
-
01/1983 - 12/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor Orientador da Disciplina Projetos Metalúrgicos
-
07/1978 - 12/1985
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão - Conformação Mecânica de Metais.
-
09/1985 - 09/1985
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Curso De Fundamentos da Laminação Automática de Tubos sem Costura - Cia Siderúrgica Mannesmann SA - Usina Barreiro.
-
06/1984 - 12/1984
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais
-
06/1983 - 12/1983
Ensino,,Disciplinas ministradas, Metalurgia - Tópicos
-
08/1982 - 08/1983
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Cargo ou função, Coordenador do "Projeto PROCOMP".
-
01/1983 - 07/1983
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Computação
-
01/1981 - 07/1981
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação
-
01/1981 - 07/1981
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Instrumentação e Análises
-
02/1980 - 02/1981
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão Especial para Gerir as Atividades do Centro de Cálculo Eletrônico - CCE.
-
07/1979 - 07/1980
Extensão universitária , Escola de Engenharia, Engenharia Metalúrgica e de Materiais.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão - Fundamentos de Ensaios Mecânicos de Metais.
-
01/1979 - 06/1980
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Problemas de Metalurgia
1971 - 1972
Universidad Nacional de RosarioVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1978 - 02/1979
Direção e administração, Facultad de Ciencias Exactas e Ingenieria, Departamento de Física.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Ensayos de Estructuras.
-
06/1977 - 02/1979
Direção e administração, Facultad de Ciencias Exactas e Ingenieria, Departamento de Física.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Modelos.
-
01/1975 - 06/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física I
-
01/1976 - 06/1976
Treinamentos ministrados , Facultad de Ciencias Exactas e Ingenieria, Departamento de Física.,Treinamentos ministrados, Programación FORTRAN
-
01/1974 - 06/1974
Treinamentos ministrados , Facultad de Ciencias Exactas e Ingenieria, Departamento de Física.,Treinamentos ministrados, Teoria de Errores de Medición
-
01/1972 - 12/1972
Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de Ciencias Exactas e Ingenieria, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa
-
01/1972 - 12/1972
Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de Ciencias Exactas e Ingenieria, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa
-
01/1971 - 12/1972
Ensino,,Disciplinas ministradas, Mecânica Teórica II - Mecânica del Contínuo
1971 - 1974
Instituto de Mecânica Aplicada y EstructurasVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 0
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Maria Ramón Caccioppoli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?