Maria Carolina Costa Rezende

Possui graduação em enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Pós-Graduação em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente é docente dos cursos de Enfermagem e Medicina ministrando conteúdos relacionados à Saúde do Idoso, Processo de Enfermagem e Práticas Ambulatorial e Hospitalar.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2009 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Processos de subjetivação na experiência de uma equipe de enfermagem em oncologia,Ano de Obtenção: 2010
Dr. João Leite Ferreira Neto.Palavras-chave: Enfermagem Oncológica; Doente terminal; Processos de subjetivação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Especialização em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica

2006 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O manejo do aleitamento materno em prematuros nas UTIN's
Orientador: Estelina Souto do Nascimento

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Metodologias Ativas com Google Slides, Google  Formulários e Google Classro. (Carga horária: 4h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2011 - 2012

Ações Governamentais em Políticas Públicas de Saúd. , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2011 - 2011

Urgências Psiquiátricas. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2009 - 2010

Enfermagem em Saúde Mental. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2008 - 2008

Quimioterapia : atualizando o saber e fazer do enf. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2007 - 2007

Enfermagem em Oncologia. (Carga horária: 10h). , Centro de Estudo e Pesquisas em Enfermagem, CEPE, Brasil.

2004 - 2004

Instalação de cateter venoso central de inserção p. (Carga horária: 50h). , Consultoria em neonatologia, NEOCON, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO.A institucionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde. 2011. (Encontro).

III Encontro Integrado de Psicologia na PUC Minas São Gabriel.Processos de subjetivação e saúde. 2011. (Encontro).

III Encontro Integrado de Psicologia na PUC Minas São Gabriel.Processos de subjetivação e saúde. 2011. (Encontro).

VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Os diversos produtores de subjetividade no cotidiano da enfermagem oncológica. 2011. (Congresso).

VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Atuação Multiprofissional no Tratamento de um Doente Oncológico: um olhar da psicologia e enfermagem. 2011. (Congresso).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem - "Organização e Visibilidade Profissional". Estudo sobre o uso de Baccharis Trimera no município de Candeias (MG). 2010. (Congresso).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem - "Organização e Visibilidade Profissional". Subjetividade e Saúde Coletiva. 2010. (Congresso).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem - "Organização e Visibilidade Profissional". Fatores relevantes que interferem no afastamento do relacionamento interpessoal entre profissional de enfermagem e paciente. 2010. (Congresso).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem - "Organização e Visibilidade Profissional". Impactos no cotidiano das mães após a primeira orientação sobre amamentação realizada pela equipe de saúde da família. 2010. (Congresso).

IV Semana de Ciência e Cultura: Universidade, Comunidade e Diversidade.A realidade na enfermagem durante a ressucitação cardiorrespiratória em pediatria. 2010. (Outra).

IV Semana de Ciência e Cultura: Universidade, Comunidade e Diversidade.Visitando a realidade do hospital psiquiátrico brasileiro. 2010. (Outra).

VII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Um adolescente com câncer: como me vejo?. 2009. (Congresso).

VII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. A terminalidade para a equipe de enfermagem: como lidar com a morte do outro?. 2009. (Congresso).

XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica.Caminhos da pesquisa bibliográfica e conceitual. 2009. (Outra).

XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica.Promoção da saúde e processos de subjetivação. 2009. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Cancerologia. A Equipe de Enfermagem Oncológica: a terminalidade em questão. 2009. (Congresso).

Simpósio Mineiro de Oncologia. 2008. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Oncolologia Clínica. 2007. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Cancerologia. 2006. (Congresso).

III Jornada de Enfermagem do HJXXIII.Cuidados de Enfermagem na Fase Aguda do Acidente Cáustico. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Letícia Oliveira Paes Costa Carlos e Natália Gomes França

SOARES, A.C.; COSTA, D.C.;REZENDE, M. C. C.. Enteroparasitoses em crianças matriculadas em creche pública da região oeste de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Daniela Lisboa de Oliveira Morais e Izabella Santos Sales

ASSIS, D.N.;REZENDE, M. C. C.; GRACIA, P.B.. Aspectos Toxicológicos do álcool e efeitos crônicos associados ao etilismo, com ênfase na Síndrome de Wernick-Korsakoff. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Aline Santos Ferreira

D'ALESSANDRO, C.;REZENDE, M. C. C.; COSTA, L. F.. Sentimentos dos profissionais de enfermagem perante a morte de recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Andréa Jacinta Castanheira Silva

MELLO, R.A.; GODINHO, R.;REZENDE, M. C. C.. Um olhar feminino sobre a realização do exame preventivo de câncer de colo de útero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Fabrícia Cândida Aparecida de Paula

MELLO, R.A.;REZENDE, M. C. C.; LINS, P.. Ações Educativas do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Gabriel de Barros Salum

MELLO, R.A.; GODINHO, R.;REZENDE, M. C. C.. Adesão ao Tratamento de pacientes hipertensos na concepção de enfermeiros na atenção básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Marina Coutinho Sapucaia

D'ALESSANDRO, C.;REZENDE, M. C. C.; COSTA, L. F.. A humanização prestada pela equipe de enfermagem em uma unidade pediátrica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Thaís de Jesus Guimarães

MELLO, R.A.; GODINHO, R.;REZENDE, M. C. C.. A percepção do enfermeiro de serviço da prática do estágio curricular obrigatório do curso de graduação em enfermagem na atenção primária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Camila Aparecida Corrêa Silva

D'ALESSANDRO, C.;REZENDE, M. C. C.; COSTA, L. F.. Enfrentamento do processo de morte pela equipe multidisciplinar em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Camila Matos Moreira

D'ALESSANDRO, C.;REZENDE, M. C. C.; COSTA, L. F.. Percepção dos profissionais de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Karine Nayara de Oliveira; Sâmia Lima de Almeida

MACHADO, M. E. C.;REZENDE, M. C. C.; FERREIRA, M. G.. A importância do psico-oncologista na elaboração da morte em vida a partir do diagnóstico de câncer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Marina Lanari Fernandes

FERNANDES, M. L.; FENSTERSEIFER, L.;REZENDE, M. C. C.; PEREIRA, A.B. CânSer: representações sociais da doença como elementos produtores de subjetividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Camila Francisca Aparecida Lopes

LOPES, C. F. A.; LAUTNER, R.;REZENDE, M. C. C.. Caracterização do tratamento em idosos: adesão ao tratamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Joelma Cirila Simão

SIMÂO, J.C.; SAVIOLI< A.;REZENDE, M. C. C.. Fatores favoráveis e desfavoráveis a adesão de homens acima de 40 anos quanto aos exames de PSA e TR no PSF São Judas na cidade de Arcos-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Joice Miranda

MIRANDA, J.; FERREIRA, Y.M.;REZENDE, M. C. C.. A gravidez na adolescência: as políticas públicas no enfrentamento dos fatores de risco da gravidez na adolescência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Lara da Costa Faria

FARIA, L. C.; SAVIOLI< A.;REZENDE, M. C. C.. Biossegurança: o jaleco como via de contaminação cruzada por bactérias dentro da IH.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Lorena Rodrigues Costa Santos

SANTOS, L. R. C.; SAVIOLI< A.;REZENDE, M. C. C.. Atuação do enfermeiro no cuidado com o paciente asmático: um estudo em Arcos/MG.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luciene Torres

TORRES, L.;REZENDE, M. C. C.. Prevalência de doenças cardiovasculares na população idosa no município de Arcos/MG entre 2008 e 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luiza Borges Barbosa

BARBOSA, L. B.; SAVIOLI< A.;REZENDE, M. C. C.. Biossegurança: análise da adesão dos EPIs pela equipe de enfermagem de Centro Cirúrgico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Maria Helena da Costa Brito

BRITO, M. H. C.; FERREIRA, Y.M.;REZENDE, M. C. C.. Avaliação da assistência de pré natal na percepção das gestantes atendidas na cidade de Piumhi-MG.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Myrian Cardoso Diniz

DINIZ, M. C.; FERREIRA, Y.M.;REZENDE, M. C. C.. Contraceptivos de emergência: análise de comportamento sexual das mulheres do curso de enfermagem da PUC Minas em Arcos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia Arantes Souto

SOUTO, P. A.; LAUTNER, R.;REZENDE, M. C. C.. Estudo da utilização de medicamentos entre mulheres na gravidez. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Roberta Ramos Muniz Leão

LEÃO, R.R.M; SAVIOLI< A.;REZENDE, M. C. C.. Fatores que levam a equipe de enfermagem ao uso inadequado de EPIs no centro cirurgico de um hospital em Iguatama/MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Sacha de Deus Gonçalves

GONÇALVES, S.D.; SAVIOLI< A.;REZENDE, M. C. C.. Humanização da enfernagem: um olhar para o centro cirúrgico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Thiago Nogueira

NOGUEIRA, T.; LAUTNER, R.;REZENDE, M. C. C.. Adesão do paciente hipertenso ao tratamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Patricia Angelica de Carvalho

CARVALHO, P.C; KIND, L.;REZENDE, M. C. C.. Representações Sociais do Câncer na Perspectiva de Psicologos que atuam em contextos de tratamento oncológico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciana Kind do Nascimento

FERREIRA NETO, J. L.; SILVA, K. L.;KIND, L.. Processo de subjetivação na experiência de uma equipe de enfermagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Luciana Kind do Nascimento

FERREIRA NETO, J. L.; SILVA, K. L.;KIND, L.. A equipe de enfermagem oncológica: a experiência com terminalidade no contexto hospitalar. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Kenia Lara Silva

SILVA, K. L.; FERREIRA NETO, J.L.; NASCIMENTO, L.K.. A equipe de enfermagem oncológica: a experiência com terminalidade no contexto hospitalar. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Kenia Lara Silva

FERREIRA NETO, J.L.;SILVA, K. L.; NASCIMENTO, L.K.. Processos de subjetivação na experiência de uma equipe de enfermagem em Oncologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Amanda Fernandes, Brenda Barbosa, Bruna Penido

Diabetes Mellitus Tipo 2 : Porque não aderir ao tratamento?; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Belo Horizonte; (Orientador);

Frederico Mesquita, Natália Batista e Thainá Custódio

DESAFIOS DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Belo Horizonte; (Orientador);

Alexya Souza, Ana Carolina Jardim, Juliane Coelho

SATISFAÇÃO DOS ENFERMEIROS QUE ATUAM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Belo Horizonte; (Orientador);

Brenda Carolina Soares Silva

Estressores Ocupacionais: do que sofrem os enfermeiros emergencistas?; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Belo Horizonte; (Orientador);

Elisângela Batista, Fernanda Pena, Monique de Paula

O papel do enfermeiro na pesquisa clínica oncológica: Uma revisão de literatura; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Belo Horizonte; (Orientador);

Mateus Phillip Silva Resende e Jéssica Gomes da Silva Soares

O que estou esperando da Quimioterapia? Visão dos pacientes que iniciarão o tratamento com antineoplásicos venosos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Ingrid Lorenço de Souza e Pricilla dos Santos Lima

Relato de Experiência de uma Implantação de um Sistema de Gestão Empresarial em Pronto Atendimento Adulto de belo Horizonte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

karine Ramos de Souza

A percepção do idoso institucionalizado frente ao processo de envelhecimento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Géssica da Costa Andrade

A Assistência de Enfermagem aos Idosos em uma Instituição de Longa Permanência do Interior de Minas Gerais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Jéssica Marina de Pontes Silva

A perceção da família acerca do tratamento ofertado num CAPSad do interior de Minas Gerais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Jéssica Marina de Pontes Silva

A percepção da família acerca do tratamento ofertado no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas no interior de Minas Gerais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Nathielly Teixeira Neves Costa

Percepção do enfermeiro na assistência ao paciente portador de transtorno mental na estratégia de saúde da família; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Nicole de Almeida SIlva

A importância da assistência de enfermagem ao idoso com alteração cognitiva no âmbito da atenção primária em saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Warley Teixeira Barbosa

A percepção dos discentes de enfermagem de uma instituição de ensino superior a respeito da disciplina de farmacologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Fernanda Mendes Figueiredo

A percepção dos pais diante de um filho autista no âmbito familiar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Sherley Alves Pinto Barbosa

Política Nacional de Humanização: uma ferramenta para o processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Vanessa Pereira Amorim

Esquizofrenia e o impacto para a mãe: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Vivian Alves de Sousa

A percepção do enfermeiro frente à assistência direta ao recém nascido prematuro em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Geovane Esteves

Percepções sobre direitos e deveres dos adultos jovens usuários do SUS do município de Arcos/MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Barbara Cirilo

Fatores relevantes que interferem no afastamento do relacionamento interpessoal entre o profissional de enfermagem e o paciente: estudo de caso na Santa de Arcos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Nayara Fabianne Antunes Costa

Fatores limitantes da amamentação na primeira meia hora após o nascimento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

TANIARA DE FARIA

Caracterização dos fatores que influenciam o aleitamento materno exclusivo, segundo à visão das mães , inseridas no Programa de Saúde da família da cidade de Arcos/MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Fernanda Andrade

Assistência de enfermagem humanizada à criança hospitalizada; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Poliane Fernandes Rodrigues Domingos

A morte na infância sob a ótica na enfermagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Samila Antunes

Impactos no cotidiano das mães de Lagoa da Prata/MG após a primeira orientação sobre amamentação realizada pela equipe de saúde da família Monsenhor Alfredo Dorh; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria Carolina Costa Rezende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

REZENDE, M. C. C. ; LOPES, Cínthia Verdolin ; GOES, Fabrício Silva ; RESENDE, Helena Isabel Nascimento ; WENCESLAU, Luisa Cristina Crespo ; COLEM, Natália Carine Soares ; MARTINS, Raquel Pedrosa . Cartilha do ostomizado. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha de orientação para alta hospitalar).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Educação Permanente em saúde e os modos de pensar e fazer gestão, atenção, formação e participação no e para o SUS, Descrição: O estudo toma como objeto a política de educação permanente em saúde. Neste momento, em que comemoramos 10 anos da primeira edição de uma Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, faz-se necessário analisar como os processos, programas e práticas desencadeados pela EPS tem produzido o novo na Gestão, Atenção, Formação e Participação Social no cotidiano do Sistema Único de Saúde. Assim, questiona-se: A politica de educação permanente em saúde têm influenciado novas práticas de gestão do trabalho em saúde, mais emancipatórias e problematizadoras? A política de educação permanente em saúde implantada nos estados do estudo contribui para a criatividade e inovação na atenção e processo de trabalho em saúde, com foco na enfermagem? A politica de educação permanente tem induzido mudanças na formação? A participação e o controle social são impactados pela política de educação permanente em saúde, com novos modos de incluir o usuário no cotidiano? O objetivo geral do estudo é analisar a política de educação permanente em saúde, considerando sua contribuição para novos modos de pensar e fazer a Gestão, Atenção, Formação e participação social no SUS. Os objetivos específicos são: levantar políticas de educação permanente implantadas nos Estados MG, DF, RJ no período de 2000 a 2013; mapear práticas e experiências de EPS, nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, disparadas a partir das políticas de educação permanente em saúde; identificar as estratégias e mecanismos de gestão induzidos pela política de educação permanente em saúde; analisar os processos formativos incorporados nas propostas de educação permanente; identificar os atores e espaços da participação e controle social impactados pela política de educação permanente em saúde e analisar as influências e consequências das políticas de educação permanente em inovações no trabalho em saúde e especificamente na enfermagem. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade de Estudo de casos múltiplos. O percurso metodológico do estudo será desenvolvido em 4 fases. Na fase 1 será realizada a análise da legislação e publicações referentes à política nacional e às políticas estaduais de educação permanente em saúde, no período de 2000 a 2013. Concomitantemente, em cada um dos estados serão mapeadas práticas e experiências de EPS implantadas nos níveis loco-regionais, a partir de informações coletadas junto aos Colegiados de Gestão Regional (CGR) e Comissões Permanentes de Integração Ensino Serviço (CIES). Na Fase 2, será realizada a análise em profundidade práticas ou experiências a partir de entrevistas e observação in loco, incluindo-se a análise da gestão, da atenção à saúde, formação dos profissionais e controle e participação social disparados pelas mesmas. Na fase 3 serão realizadas entrevistas em profundidade com os profissionais de saúde, incluindo-se a equipe de enfermagem envolvida nas práticas, associando-se a influência da educação permanente em saúde com a qualificação do trabalho, permitindo a sistematização dos achados das fases anteriores apontando tendências ou cenários futuros no campo da educação permanente em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Carolina Costa Rezende - Integrante / Kenia Lara Silva - Integrante / Roseni Rosangela de Sena - Coordenador / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Tatiana Silva Tavares - Integrante / Katia Ferreira Costa Campos - Integrante / Juliana Braga de Oliveira - Integrante / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Clarissa Terenzi Seixas - Integrante / Maria Jose Cabral Grillo - Integrante / Maria Raquel Gomes Maia Pires - Integrante / Leila Bernarda Donato Gottems - Integrante / Rita de Cássia Marques - Integrante / Lizziane Dávila Pereira - Integrante / Juliana Alves Viana - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Modo de vida e determinação social: análise do acesso e responsabilização nas práticas de promoção da saúde, Descrição: Esta pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem NUPEPE - da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tomamos como objeto a determinação social da saúde indagando a relação entre as condições e hábitos de vida e a realização de práticas consideradas de promoção da saúde no campo da saúde, educação, assistência social e cultura. Parte da premissa que o modo de vida é determinante do acesso e responsabilização nas práticas de promoção da saúde. O objetivo geral do estudo é analisar o modo de vida de pessoas envolvidas em práticas de promoção da saúde apreendendo a determinação das condições de vida e estilo de vida no acesso e responsabilização nas práticas. O estudo está sustentado na abordagem qualitativa tendo como referencial teórico-metodológico a dialética. Tomar-se-á para análise práticas de promoção da saúde no âmbito da saúde, educação, assistência social e cultura no município de Belo Horizonte. Essa definição considerou a identificação pelas pesquisadoras das práticas inovadoras de promoção da saúde por ocasião do desenvolvimento de outro estudo. A partir das práticas identificadas serão realizadas entrevistas com as pessoas envolvidas nas práticas investigando-se os aspectos objetivos e subjetivos das condições e estilo de vida bem como as formas de acesso e os mecanismos de responsabilização nas práticas de promoção da saúde. A análise dos dados será sustentada na Hermenêutica Dialética e permitirá o estabelecimento da relação entre modo de vida e a determinação social da promoção da saúde. Todas as etapas deste projeto estarão em concordância com a Resolução 196/96 do Ministério da Saúde que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Maria Carolina Costa Rezende - Integrante / Kenia Lara Silva - Coordenador / Roseni Rosangela de Sena - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Marília Rezende da Silveira - Integrante / Tatiana Silva Tavares - Integrante / Andreza Travenzoli Rodrigues - Integrante / Caroline Gomes de Souza - Integrante / Paloma Morais Silva - Integrante / Katia Ferreira Costa Campos - Integrante / Ana Renata Moura Rabelo - Integrante / Karla Morais Seabra - Integrante / Juliana Braga de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Promoção da Saúde e Processos de Subjetivação, Descrição: Estudo sobre os usos da noção de processos de subjetivação e noções correlatas na literatura, nos documentos governamentais e nas práticas de promoção da saúde. A proposta comporta três eixos de investigação: (1) análise da discussão sobre processos de subjetivação e correlatos (produção de subjetividade, produção de sujeitos) nos estudos em saúde coletiva e promoção da saúde; (2) identificação de como essas noções são incorporadas, de modo direto ou indireto, nas políticas de promoção da saúde, pela análise de documentos; (3) conhecer elementos do cotidiano do usuário participativo do Sistema Único de Saúde (SUS), identificando seus modos de subjetivação relacionados aos processos de saúde-doença. Edital Jovens Pesquisadores CNPq... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Carolina Costa Rezende - Integrante / João Leite Ferreira Neto - Coordenador / Luciana Kind - Integrante / Alessandra barbosa pereira - Integrante / MARINA LANARI FERNADES - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Paraninfa da 3 turma de Enfermagem do Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM.

2014

Paraninfa da 2 turma de Enfermagem do Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM.

2012

Destaque Docente na UNIFEMM "Top 20 UNIFEMM", Centro Universitário de Sete lagoas.

2012

Paraninfa da 1 turma de Enfermagem do Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM.

2011

Professor Homenageado da 1ª turma de Enfermagem da PUC-MG/Arcos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2011

Paraninfa da 2ª turma de Enfermagem da PUC-MG/Arcos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2011

Destaque Docente da UNIFEMM "Top 20 UNIFEMM", Centro Universitário de Sete Lagoas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Enfermagem e Medicina, Carga horária: 20

2017 - 2019

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 37

2011 - Atual

Centro Universitário de Sete Lagoas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Enfermagem

Outras informações:
Docente do Curso de Enfermagem nas disciplinas de Enfermagem em Saúde Mental , ETPS - Saúde Coletiva, O Sus e as Redes de Atenção em Saúde, A sociedade, o homem e o cuidado em saúde, Vigilância em Saúde. Atualmente professor licenciado.

2015 - 2017

Centro Universitário de Sete Lagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: membro do Colegiado do Curso de Enfermagem

2012 - 2017

Centro Universitário de Sete Lagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do NDE do Curso de Enfermagem

2011 - 2014

Centro Universitário de Sete Lagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Enfermagem

2013 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância

Outras informações:
Tutor a distância do curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da Faculdade de Medicina.

2010 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Enfermagem, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente no curso de enfermagem da Unidade Arcos-MG na disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente II

2009 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co autora

Atividades

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assistência de Enfermagem à criança e ao adolescente I, Assistência de Enfermagem à criança e ao adolescente II, Saúde Mental e Psiquiatria

2008 - 2008

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Ministrante do Curso Enfermagem em Oncologia.

2007 - 2007

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Ministrante do curso Introdução aos cuidados com Neonatologia

2006 - 2010

Hospital Socor

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira

2003 - 2006

Biocor Instituto, Biocor

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira

2004 - 2005

LIFECENTER SISTEMA DE SAÚDE S.A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação na unidade de internação pediátrica e na terapia intensiva pediátrica

2004 - 2004

Hospital João XXIII

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação na área de queimados

2003 - 2004

Instituto Materno Infantil de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação na área de clínica médico-cirúrgico adulto e infantil