Davi Viana dos Santos

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre e Doutor em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas. Possui curso técnico em informática pela Fundação Nokia de Ensino. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além disso, é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMA e do Doutorado em Ciência da Computação Associação UFMA/UFPI (DCCMAPI). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela FAPEMA e Secretário Regional da SBC no Maranhão. Também atua como Analista de TI na Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS UFMA). Foi vice-coordenador da Comissão Especial de Sistemas de Informação - CESI da SBC (2020-2021). Tem interesse nas áreas de qualidade de software, melhoria processo de software (MPS), sistemas de informação, implementação de programas de MPS com ênfase na adoção de modelos de maturidade, educação em engenharia de software, engenharia de software experimental. Por fim, também atua na aplicação de metodologias de engenharia de software no contexto de: internet das coisas; startup de software; e computação aplicada à saúde.

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Informática

2011 - 2015

Universidade Federal do Amazonas
Título: Facilitando a Aprendizagem Organizacional em Melhorias de Processo de Software
Orientador: em Blekinge Institute of Technology ( Maria Emilia Xavier Mendes)
com , Ano de obtenção: 2015. Tayana Uchôa Conte. Coorientador: Cleidson Ronald Botelho de Souza. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Informática

2010 - 2011

Universidade Federal do Amazonas
Título: Uma pesquisa sobre a influência dos Aspectos Humanos em Programas de Melhoria de Processo de Software
, Ano de Obtenção: 2011.Tayana Uchôa Conte.Coorientador: Dalton Chaves Vilela Júnior. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação

2006 - 2009

Universidade Federal do Amazonas

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2005

Fundação NOKIA de Ensino

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Fundação NOKIA de Ensino

Formação complementar

2021 - 2021

Design Thinking. (Carga horária: 16h). , Escola Superior de Redes, ESRRNP, Brasil.

2021 - 2021

Preparatório para Certificação Agile Scrum Foundation (ASF) da EXIN. (Carga horária: 16h). , Escola Superior de Redes, ESRRNP, Brasil.

2021 - 2021

MR-MPS-Serviços:2021 - Formação de Implementadores. (Carga horária: 18h). , Implementum, IMPLEMENTUM, Brasil.

2021 - 2021

MR-MPS-SW:2021 - Formação de Implementadores. (Carga horária: 18h). , Implementum, IMPLEMENTUM, Brasil.

2016 - 2016

QPS: Modelo para Avaliação da Qualidade de Produtos de Software. (Carga horária: 4h). , Comitê Diretivo do Modelo QPS, QPS, Brasil.

2014 - 2014

Workshop do Modelo MPS para Processos de Serviços. (Carga horária: 7h). , COPPETEC e Implementum, COPPETEC, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Implementadores MPS.BR (C2/MPS-EAD). , Sociedade SOFTEX, SOFTEX, Brasil.

2010 - 2010

INTRODUCTION TO CMMI DEV® Version 1.2. , RIOSOFT, RIOSOFT, Brasil.

2009 - 2009

Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR). (Carga horária: 16h). , Sociedade SOFTEX, SOFTEX, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Qualidade de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Recuperação da informação.

Organização de eventos

VIANA, D. ; ARRAIS, M. . IX Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. 2020. (Congresso).

VIANA, DAVI . XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. 2020. (Congresso).

HENKE, M. ; VIANA, D. . Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação - ENCOSIS 2018 - (Coordenador do Comitê de Programa). 2018. (Congresso).

VIANA, D. . Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação - WTDSI 2018 (Coordenador do Comitê de Programa). 2018. (Congresso).

VIANA, D. ; WIESE, I. . Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software - WASHES 2018 (Coordenador do Comitê de Programa). 2018. (Congresso).

VIANA, DAVI ; SANTOS, R. ; STEINMACHER, I. ; MARCZAK, S. . Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2016). 2016. (Congresso).

VIANA, D. . Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação - ENCOSIS 2016 - (Coordenador do Comitê de Programa). 2016. (Congresso).

VIANA, DAVI ; RIVERO, L. ; CONTE, TAYANA . AASSQ ? Amazon Advanced School on Software Quality. 2015. (Congresso).

VIANA, DAVI ; KRONBAUER, C. ; SILVA, K. ; PESSOA, M. . Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação - ENCOSIS. 2015. (Congresso).

VIANA, DAVI ; CONTE, TAYANA . XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2015). 2015. (Congresso).

Participação em eventos

XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2018).Desenvolvimento de um Aplicativo de Combate à Depressão através da Análise de Informações de Grupos em uma Rede Social. 2018. (Simpósio).

XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018). Painelista no BraSNAM e Coordenação do WASHES. 2018. (Congresso).

XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. 2017. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2017).Práticas para Tratamento de Fatores Críticos de Sucesso. 2017. (Simpósio).

XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017).Avaliando a Viabilidade do BlackBox em Sala de Aula: Um Jogo Sério para Ensino de Teste Funcional de Software. 2017. (Simpósio).

VI Jornada de Informática do Maranhão (JIM 2016).Melhoria de Processo de Software: Oportunidades e desafios de pesquisa. 2016. (Outra).

XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2016).Facilitando a Aprendizagem Organizacional em Melhoria de Processo de Software. 2016. (Simpósio).

XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).Minicurso: Ecossistemas de Software: Uma Visão sobre Fatores Técnicos, Humanos e Organizacionais. 2016. (Simpósio).

XXII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2016).Ecossistemas de Software no Desenvolvimento de Plataformas para Web, Redes Sociais e Multimídia. 2016. (Simpósio).

AASSQ ? Amazon Advanced School on Software Quality. 2015. (Outra).

Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2015). Oportunizando a Aprendizagem e Gerência do Conhecimento em Ecossistemas de Software. 2015. (Congresso).

XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2015). 2015. (Simpósio).

XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.Usando Análise de Redes Sociais para Investigar a Disseminação do Conhecimento em Melhorias de Processos de Software.. 2014. (Simpósio).

17th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE). 2013. (Congresso).

21st IEEE International Requirements Engineering Conference (RE 13). 2013. (Congresso).

Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2013). 2013. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2013). 2013. (Simpósio).

The 7th IEEE International Conference on Global Software Engineering (ICGSE). 2012. (Congresso).

Workshop de Métodos Ágeis em Desenvolvimento Distribuído de Software. 2012. (Oficina).

XI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. 2012. (Simpósio).

XV Ibero-American Conference on Software Engineering. 2012. (Congresso).

XXXVIII Conferencia Latinoamericana en Informática. Avaliando uma Técnica para Extrair Requisitos a partir de Diagramas de Processos de Negócios através de Estudos Experimentais. 2012. (Congresso).

EQPS-Manaus. 2011. (Encontro).

VI Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação.Melhoria do Processo de Software. 2011. (Outra).

XIV Ibero-American Conference on Software Engineering. Aspectos humanos que afetam um programa de melhoria de processo de software - Uma análise qualitativa. 2011. (Congresso).

X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2011. (Simpósio).

X Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.Programas de Melhoria de Processo de Software ? Uma pesquisa sobre a influência dos aspectos humanos. 2011. (Simpósio).

IX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.Fatores críticos de sucesso em iniciativas de MPS - Uma visão qualitativa. 2010. (Simpósio).

VI Workshop Anual do MPS.Resultados de um Estudo Qualitativo sobre a implementação do modelo MPS em empresas do programa AmazonSoft. 2010. (Outra).

XXIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2010. (Simpósio).

EQPS-Manaus. 2009. (Encontro).

VI ESELAW - Experimental Software Engineering Latin American Workshop. 2009. (Congresso).

XXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2009. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Thalia Santos de Santana

BULCAO NETO, R. F.; FERREIRA, D. J.;VIANA, DAVI. Requisitos em Ação: Uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Engenharia de Requisitos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Raimundo de Castro Soares

TELES, ARIEL;COUTINHO, L. R.; ARAUJO, R. D.;VIANA, DAVI. Mineração de Dados para Entender os Fatores de Influência da Qualidade Educacional do Maranhão. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Bruno Gabriel Araújo Lebtag

GRACIANO NETO, V.; BULCAO NETO, R. F.;VIANA, DAVI. Recommendaons for Evolving Executable Languages towards Systems-of-Systems Architecture Design. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Charles José Lima de Miranda

AVELINO, G. A.; SANTOS NETO, P. A.; MOURA, R. S.;VIANA, D.. Uma Análise da Co-Evolução de Teste em Projetos de Software. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Irvayne Matheus de Sousa Ibiapina

SANTOS NETO, P. A.;DOS SANTOS, DAVI; AVELINO, G. A.; MOURA, R. S.. MiD: Uma Ferramenta para Facilitar a Integração entre Sistemas Web. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Allan Fábio de Aguiar Barbosa

SILVA, F. J. S. E.COUTINHO, L. R.VIANA, D.; ENDLER, M.. Uma Abordagem Baseada em Linguagens Especícas de Domínio e Transformação de Modelos para a Geração Semiautomática de Aplicações mHealth para Escores Clínicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Nunes de Oliveira Neto

VIANA, D.; LOPES, R. F.; RIVERO, L.; SÁ, EVELINE; SANTOS, R.. BDD-I:Especicações de Uso de Behavior-Driven Development no Desenvolvimento de Jogos Independentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Weldys Cruz Santos

QUARTO, C. C.; FONSECA, L. C. C.; STEFANELLO, D. R.;VIANA, D.. Análise da Qualidade do Software Mínimo por Meio da Elucidação Priorizada de Requisitos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Rebeca Teodoro da Silva

GENVIGIR, E. C.; SANTOS, R.;VIANA, D.; WATANABE, W. M.; FABRI, J. A.. Fatores Críticos que afetam a saúde de Ecossistemas de Software. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Raphael Khoury Freire

SANTOS, G.VIANA, D.; KALINOWSKI, M.; AZEVEDO, L. G.. Práticas para Tratamento de Fatores Críticos de Influência Negativa em Iniciativas de Melhoria de Processos de Software baseadas em Modelos de Maturidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thayanne Alves Ferreira

BORNIA, A. C.; ANDRADE, D. F.; TEZZA, R.;VIANA, D.. Medida das Competências dos Docentes para Transmitir Conceitos Relacionados ao Empreendedorismo por meio da Teoria da Resposta ao Item. 2022. Tese (Doutorado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcela Sávia Picanço Pessoa Bastos

OLIVEIRA, D. B. F.;CONTE, T.; NAKAMURA, F. G.; SOUTO, E.; GASPARINI, I.;VIANA, DAVI. CodePlay: uma plataforma que incorpora a ludicidade de jogos de entretenimento a um juiz on-line. 2022. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Felipe Cordeiro de Paula

SANTOS, R. P.; VASCONCELOS, A. P. V.;SANTOS, G.; SIQUEIRA, S. W. M.;VIANA, D.; SAUERBRONN, F. F.. Accountability Evaluation in Systems-of-Information Systems Based on Systems Thinking. 2021. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Áurea Hiléia da Silva Melo

BARRETO, R. S.; GASPARINI, I.;VIANA, D.; OLIVEIRA, E. H. T.; NETTO, J. F. M.. ProAut: um Processo para Apoiar a Prototipação de Interfaces de Aplicações para Autistas. 2021. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Monica Anastassiu

SANTOS, G.; BARROS, M. O.; SANTOS, R. P.; ROCHA, A.;VIANA, D.. A Influência dos Fatores Humanos na Resistência a Iniciativas de Melhoria de Processos de Software. 2020. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alana de Araújo Oliveira Meireles Teixeira

DE SALLES S. NETO, CARLOS; HADDAD, A. E.; FASSA, A. G.; SANTOS, C. A. S.;VIANA, DAVI; CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero. Uma Metodologia Baseada em Estilos de Aprendizagem para Acompanhamento e Ajuste do Aproveitamento de Alunos. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aurea Hileia Melo

BARRETO, R.; RIVERO, L.;VIANA, D.. ProAut: Um Processo para Apoio de Projetos de Interfaces de Aplicações para Crianças Autistas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Charles José Lima de Miranda

SANTOS NETO, P. A.; MOURA, R. S.; AVELINO, G.;VIANA, DAVI. Uma Análise da Co-Evolução de Teste em Projetos de Software. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Raimundo de Castro Soares

TELES, A. S.;VIANA, DAVI; ARAUJO, R. D.;COUTINHO, L. R.. Mineração de Dados para Entender os Fatores de Influência da Qualidade Educacional do Maranhão. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: João Pedro Marques Mendes

RIVERO, L.; PAIVA, A. C.;VIANA, DAVI. Developing an Inspection Checklist for the Adequacy Assessment of Software Systems to the Brazilian General Data Protection Law. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Bruno Gabriel Araújo Lebtag

GRACIANO NETO, V.; BULCAO NETO, R. F.;VIANA, D.. Uma contribuição ao uso de modelos executáveis na indústria de engenharia de Software. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Erivan Souza da Silva Filho

SANTOS, G.; NAKAMURA, F.;VIANA, DAVI; CONTE, TAYANA. Mapeamento do Conhecimento de Especialistas e Retrospectiva de Experiências em Organizações de Software. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Ana Gardênia Lima Martins Mendes

TELES, A. S.; GOMES, B. T. P.;VIANA, D.. TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: percepções e relatos de experiências de alunos do curso de Especialização em Informática na Educação ? IFMA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Jonatas Moraes Martins

TELES, A. S.;VIANA, D.; RIBEIRO-NOVAES, E. K. M. D.. Avaliação do Google Sala de Aula como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino Aprendizagem em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Arley de Oliveira Carvalho

TELES, A. S.;VIANA, D.; VASCONCELOS, F. N. F.. OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA BÁSICA: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola do ensino público de Barreirinhas - MA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Eduarda Maria de Albuquerque Chagas

RIVERO, L.; PORTELA, C.;VIANA, D.. Avaliando uma Metodologia Ativa de Ensino com Podcasts de Engenharia de Software: A Visão dos Discentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: CARLOS VINICIUS SILVA DA SILVA

RIVERO, L.; ROCHA, SIMARA;VIANA, DAVI. Quando os Discentes se Expressam: Um Relato de Experiência da Criação de um Podcast para Aumentar o Engajamento e Troca de Conhecimento em Tempos de Pandemia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernanda Pereira Ramos

BEZERRA, C.; VIEIRA, J. K. M.;VIANA, D.. Um Catálogo de habilidades para profissionais de teste de software na Indústria Brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Miquéias Santos Rodrigues e Patrick Moraes Cutrim

TEIXEIRA, A. A. O. M.; TEIXEIRA, M. A. M.;VIANA, D.. Internet das coisas para irrigação de precisão: uma solução para produtores locais e cultivo residencial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elizabette Cristina Garcia Assunção Pereira

LIMA, J. R. O.; MARTINS, R. L. L.; SERRA, A. N.;VIANA, D.. OS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS HABILIDADES COGNITIVAS DAS PESSOAS IDOSAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: OTAVIO CESAR DA COSTA DOS SANTOS

LOPES, R. F.; TEIXEIRA, A. A. O. M.;VIANA, D.. Um ambiente para integração e gerenciamento de conteúdo entre aplicativos de redes sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dorival Lopes de Sousa & Janio Oliveira Queiroz

OLIVEIRA, I. R.;VIANA, D.; DANTAS, I. C.. O Ensino em Tempos de Pandemia: Desafios Frente às Tecnologias nas Escola Sudelândia e Jurgleide Alves Sampaio no Município de Açailândia-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação e Informática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio Gleison Lima Nascimento

OLIVEIRA, I. R.;VIANA, D.; DANTAS, I. C.. O Computador como Recurso Pedagógico no Ensino Fundamental da Escola Municipal Papa João Paulo II do Município De Santa Inês- MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação e Informática) - Universidade Federal do Maranhão.

BARRADAS FILHO, Alex Oliveira; SOUZA, B. F.;VIANA, DAVI. J. S. Lima; E. S. L. Ribeiro; I. S. Viana; F. E. F. Silva.Ensino remoto: um relato das experiências de professores da escola Cônego Nestor Cunha em Santa Quitéria do Maranhão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação e Informática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jose Victor Meireles Guimaraes

RIVERO, L.; BARRADAS FILHO, Alex Oliveira;VIANA, DAVI. Identifying Requirements and Quality Attributes from the point of View of Users of Mobile Digital Libraries. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kennedy Anderson Mendes Nunes

RIVERO, L.; TEIXEIRA, M. A. M.;VIANA, DAVI. Developing a Checklist for Evaluating Virtual Learning Environments through the Analysis of Evaluation Reports from an Educational Organization. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Roberta Adonay Castro Araujo; João Victor da Silva Azevedo

LIMA, J. R. O.; LOPES, R. F.; LOUREDA, O. B.;VIANA, DAVI. Uso do Design Thinking como Ferramenta para a Geração de Soluções Inovadoras para o Marketing de Micro e Pequenas Empresas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ITALO LUIGI CERQUEIRA DOVERA

RIVERO, L.; BRAZ JUNIOR, Geraldo;VIANA, DAVI. Quando a Teoria é Aplicada: Um Relato de Experiência da Aplicação de Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas Computacionais dentro do PETComp-UFMA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Otavio Belfort Silva

SERRA, I. J. C.; COSTA, S.;VIANA, DAVI. Análise de sentimento: principais conceitos e aplicação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Beatriz Salles Silva Silveira e Marcelo A Martins Silva

TEIXEIRA, A. A. O. M.; COSTA, S.;VIANA, D.. Flashbox: uma ferramenta educacional gamificada, colaborativa e acessível para prática e fixação de conteúdos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ANDERSON FLAVIO TEIXEIRA DE LIMA GALVAO

TEIXEIRA, A. A. O. M.; TEIXEIRA, M. A. M.;VIANA, D.. Proposta de redesign do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) aplicando conceitos de UX Design. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: VINICIUS SANTOS DO NASCIMENTO

TEIXEIRA, A. A. O. M.; TEIXEIRA, M. A. M.;VIANA, D.. Aplicação de Metodologia Centrada no Usuário no desenvolvimento de um aplicativo de Gestão de Atendimento. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luiz Gonzaga de Souza Penha

SILVA, F. J. S. E.COUTINHO, L. R.VIANA, D.. SIG ANALYTICS: Uma Plataforma de Dados Georreferenciados de Apoio ao Planejamento e Gestão da Educação para o Município de São Luís. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: RODOLFO RIVELINO FRANCO CRUZ

LIMA, J. R. O.; SILVA, L. C. O.;VIANA, D.. Sistema de Embarque Inclusivo: Construção e Implementação do Protótipo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gilson Santos

COSTA, S.; TEIXEIRA, A. A. O. M.;VIANA, D.. Open Campus Map: Um serviço baseado em localização para a Universidade Federal do Maranhão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jorge Henrique Serra Machado

COSTA, S.; TEIXEIRA, A. A. O. M.;VIANA, D.. Open Campus Map: Um serviço baseado em localização para a Universidade Federal do Maranhão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Melquias Ribeiro

COSTA, S.; TEIXEIRA, A. A. O. M.;VIANA, D.. Open Campus Map: Um serviço baseado em localização para a Universidade Federal do Maranhão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aline Mayara Santos Costa

SILVA, L. C. O.; TEIXEIRA, A. A. O. M.;VIANA, D.. A Aprendizagem Baseada em Projetos Aplicada em um curso de mestrado em Engenharia Aeroespacial: Relato de Experiência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Hilton Oliveira Segundo

BARRADAS FILHO, A. O.; SOUZA, B. F.;VIANA, D.. Evasão Acadêmica no curso de BICT: um estudo utilizando Aprendizagem de Máquina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Wesley Rodrigues de Oliveira

TEIXEIRA, M. A. M.; Braz Junior, G.;VIANA, D.. Aplicações web elásticas em uma nuvem de computadores: um estudo de caso no provedor Amazon Web Services. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcos Vinicius Moreira Serra Benevides

COSTA, S.; RIBEIRO, R. G.;COUTINHO, L. R.VIANA, D.. Implementação e análise de uma engine para expressões regulares em Coq via testes baseados em propriedades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: DANIELA CARVALHO FERRAZ NOLASCO NEVES

SOUZA, B. F.; AROUCHA, C. M. P.;VIANA, D.. Leitor Acessível: uma proposta de Dispositivo para Medidas de Massa em Aulas Práticas de Química para Portadores de Deficiência Visual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: GUILHERME LISBOA DA SILVA

SOUZA, B. F.; AROUCHA, C. M. P.;VIANA, D.. Aplicativo Móvel para Turismo no Centro Histórico de São Luís. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sebastião Henrique Nascimento Santos

RIVERO, L.; PAIVA, A. C.;VIANA, D.. Desenvolvimento de um Jogo Educacional para o Ensino de Riscos e Mitigações em Engenharia de Software. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: WELDSON AMARAL CORREA

Braz Junior, G.; ALMEIDA, J. D. S.;VIANA, D.. Integração e Modelagem de Dados Públicos de Pesquisa com foco na Extração de Conhecimento e Métricas de Produtividade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Matheus Coimbra Moraes

TEIXEIRA, A. A. O. M.; SALLES, C.;VIANA, DAVI; TEIXEIRA, M. A. M.. Controle de Inventário usando Internet das Coisas e Serviços em Nuvem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: VICTOR HENRIQUE BEZERRA DE LEMOS

PAIVA, A.;VIANA, DAVI; Braz Junior, G.; RIVERO, L.. Desenvolvimento de uma Aplicação de Visualização de Simulações Computacionais em RA Aplicando Design Participativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thamyla Maria de Sousa Lima

BARRADAS FILHO, Alex Oliveira; SOUZA, B. F.;VIANA, DAVI. Estudo Comparativo de Métodos para a Avaliação de Jogos Digitais Sérios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thalyson Danilo Rocha Dutra

SOUZA, B. F.;VIANA, DAVI; SILVA, L. C. O.. Aplicação Web para Controle do Processo de Manutenção da Empresa Vale. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: João Higo Sousa Nunes e João Vitor Miranda Roma

COSTA, I. C.; SILVA, L. C. O.;VIANA, D.; COSTA, S.. Aplicação da arquitetura SOA para a integração de sistemas embarcados de baixo custo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leandro Massetti Ribeiro Oliveira

FERNANDES, V. R. M.;VIANA, D.; Braz Junior, G.. Mineração de Opinião Aplicada às Eleições Municipais de São Luís. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Larissa Ferreira Gomes

FERNANDES, V. R. M.;VIANA, D.; COSTA, I. C.. Fardas Fácil: Uma proposta de apoio comercial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Walysson Carlos dos Santos Oliveira

COSTA, S.;VIANA, D.; LIMA, S. L.; BARRADAS FILHO, A. O.. Fila Virtual: Ocultando o tempo de espera. 2017.

Aluno: Luciene Oliveira da Silva

CONTE, T.VIANA, D.. Elaboração de Modelagens de Processo de Negócio de uma Estação de Tratamento de Efluentes de uma Indústria analisando o potencial no contexto da Internet of Things. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Oswald Mesumbe Ekwoge

CONTE, T.; FONTÃO, A.;VIANA, D.. UMA META-ANÁLISE DE LITERATURA EM ECOSSISTEMAS DE SOFTWARE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Erick Luan Araujo Bogarin

VIEIRA, S.; VIEIRA, K.;VIANA, D.; MAR, C.. Sistema de Gerenciamento e Controle do Trabalho de Conclusão de Curso: um estudo de caso sobre a automação do TCC no Instituto de Ensino Superior (IES) FUCAPI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Aluno: Carlos Eduardo Martins Pessoa

SILVA, K.;VIANA, D.; KRONBAUER, C.. Avaliação de Acessibilidade em Aplicativos Móveis com foco no público idoso: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Aluno: Nathanael Araújo da Silva

VIANA, DAVI; SILVA FILHO, E.;CONTE, T.. Padrões de interações em jogos Side-Scrolling para dispositivos móveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Douglas Soares

RABELO, J.VIANA, DAVI; CONTE, TAYANA. Knowledge Challenge: um jogo para auxiliar a GC em organizações de software. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Erivan Souza da Silva Filho

CONTE, T.RABELO, J.VIANA, D.. Mentor ? Ambiente de apoio à gestão do conhecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Manoel Candido Ribeiro Júnior

CONTE, T.RABELO, J.VIANA, D.. Ferramenta de apoio à gestão do conhecimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.

VIANA, D.; COSTA, I. C.; SAMPAIO, W.. Processo Seletivo para professor substituto Edital 20/2017. 2017. Universidade Federal do Maranhão.

Orientou

Bruno Carvalho da Silva

Agrupamento de Requisitos utilizando Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Christiano Anderson Neitzke

(Provisório) Engenharia de Software e LGPD; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Augusto Terada

Human-AI e Transformação Digital em Organizações; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC; (Coorientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Educação em DevOps; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Ana Elisa da Silva Cunha

m modelo baseado em habilidades para formação de profissionais de Developer Relations; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Coorientador);

Rodrigo do Nascimento Siqueira

Avaliação de Qualidade no contexto de IoT; Início: 2023; Tese (Doutorado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Laís Soares Nehme

Engenharia de Requisitos e Usabilidade em sistemas IoT; Início: 2023; Tese (Doutorado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jone dos Santos Sodré Correia

Qualidade de Software para Aplicações em Cidades Inteligentes; Início: 2022; Tese (Doutorado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

RODRIGO MIRANDA FEITOSA

Educação em Engenharia de Software; Início: 2022; Tese (Doutorado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão; (Coorientador);

Paulo Robson Campelo Malcher

Ecossistemas de Software e Engenharia de Requisitos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Bruno Carvalho da Silva

Aprimoramento de ferramenta de análise de requisitos de aplicações em cidades inteligentes; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

SONNY ALLAN SILVA BEZERRA

Utilização de mídias sociais na vigilância de comportamentos relacionados à atividade física e ao sedentarismo: uma revisão sistemática; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão,; Coorientador: Davi Viana dos Santos;

Erlane Maria de Sousa Alcântara

CLUBES DE LEITURA: proposta de um aplicativo para gerenciamento e compartilhamento de leituras literárias e incentivo à leitura; 2023; Dissertação (Mestrado em PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão,; Coorientador: Davi Viana dos Santos;

Rodrigo do Nascimento Siqueira

SysIoTML: uma Técnica para modelagem de aplicações no contexto de IoT; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Davi Viana dos Santos;

João Pedro Marques Mendes

LGPD-CHECK: Um Checklist para Avaliação da Aderência de Sistemas Computacionais à Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Davi Viana dos Santos;

WELDSON AMARAL CORREA

Aplicando Aprendizado de Máquina para Estimativa de Esforço no Desenvolvimento de Software; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Bruno Lopes Xavier

Modelo de Negócio para Estúdios Independentes em Ecossistemas de Software de Jogos Digitais; 2020; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Davi Viana dos Santos;

José Nunes de Oliveira Neto

BDD-I:Especicações de Uso de Behavior-Driven Development no Desenvolvimento de Jogos Independentes; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Davi Viana dos Santos;

KASTNEY ALBUQUERQUE FRAZÃO

IC-MEG: Um Checklist Específico para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais em Plataformas Móveis; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão,; Coorientador: Davi Viana dos Santos;

Erivan Souza da Silva Filho

Mapeamento do conhecimento utilizando retrospectiva de experiências em equipes projetos de software; 2016; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas,; Coorientador: Davi Viana dos Santos;

Raphael Khoury Freire

Práticas para Tratamento de Fatores Criticos de Influência Negativa em Iniciativas de Melhoria de Processos de Software Baseadas em Modelos de Maturidade; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Davi Viana dos Santos;

Amanda Rocha Araújo

Impactos da Utilização do Scrum em um Projeto de Telessaúde do Maranhão: Estudo de Caso; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Gleidson Mendes Costa

Gestão de Indicadores para Equipamentos de Automação do Sistema Elétrico de uma Empresa de Distribuição de Energia; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Luiz Octavio Alves Silveira Junior

Gestão de riscos corporativos: Proposta de um modelo teórico para o planejamento estratégico de uma incorporadora; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Adriano Reis Praia

Impresa Oficial do Estado do Amazonas: Mapeamento do Processo de Informatização da publicação do diário oficial e lições aprendidas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Emanuelle da Luz Lemos

Habilitando Aspectos de Colaboração em um Software para Clubes de Leitura; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

MATEUS DA SILVA OLIVEIRA

Aplicativo Web para o Gerenciamento de Clubes de Leitura e Livros; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Carolinne Saraiva Sousa Leite

Análise de Processos da Tecnologia da Informação de uma Mineradora Baseado no MPS; BR-SV; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Jadiel de A

Gomes, Leonardo Ferreira e Magno dos S; Lima; As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Impactos sobre os Processos Educativos e o Fazer Docente; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação e Informática) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Thiago de Oliveira Aires

Uma Análise Teórica de Modelos de Testes de Software para Desenvolvimento de Sistemas IOT e cidades inteligentes; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Gabriel Costa Barros

Jornada Química GeNiAl: um jogo sério para o ensino da tabela periódica e seus elementos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Diego Armando Cruz Coimbra

Analisando Práticas de Desenvolvimento de Software para o Contexto de Cidades Inteligentes; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Douglas Oliveira

Identificando e disponibilizando técnicas de Gamificação para o Ensino de Engenharia de Software; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Riordan dos Santos

Identificando e disponibilizando técnicas de Gamificação para o Ensino de Engenharia de Software; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Gerson Diniz

Investigação sobre o desenvolvimento de Softskills durante a prática de eSports; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

LEONARDO VENÂNCIO

Desenvolvimento e avaliação de Aplicação para Monitoramento Onboard de Temperatura dos Rolamentos de Carro de Passageiro; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Francisco das Chagas Peres Junior

Análise do MPS; BR Nível G na Superintendência da Tecnologia da Informação da UFMA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Miqueias Pereira Coelho

Diretrizes para Computação na Educação Básica e Paulo Freire: Significação entre o Eixo de Cultura Digital e Conceitos da Pedagogia do Oprimido; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Rodolfo Sobreira Alves

Apoiando a Análise de Requisitos Através de Técnicas de Processamento de Linguagem Natural; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Jesse gabriel Pontes Mendes

Uma Análise sobre o uso de Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software em Startups; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Francisco das Chagas Peres Junior

Evoluindo um perfil UML para Jogos Sérios através da Taxonomia de Bloom; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

MARIA LUDMILLA SILVA DE OLIVEIRA

Desenvolvimento de um aplicativo móvel para fiscalização e denúncias de irregularidades em obras e serviços públicos: Um estudo de caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

ALEXANDRE RIBEIRO ARAGAO

Um ambiente ludificado colaborativo para recomendação e aconselhamento acadêmico: BiCT ROOM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

DANILO DA SILVA CALDAS

Um ambiente ludificado colaborativo para recomendação e aconselhamento acadêmico: BiCT ROOM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

NATHYANE DE JESUS PEREIRA MORENO

Um ambiente ludificado colaborativo para recomendação e aconselhamento acadêmico: BiCT ROOM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Thaís de Souza Deluca Ferreira

Árvore de ECOS: Um Jogo para Aprendizagem de Conceitos de Ecossistemas de Software; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Walysson Oliveira

Desvendando o DevOps e suas práticas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Daniele Pereira Silva

Avaliando a Experiência do Usuário na utilização do Sistema de Gestão Acadêmica - SIGAA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Walysson Carlos dos Santos Oliveira

Fila Virtual: Ocultando o tempo de espera; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Daniel da Costa Xavier

Um Estudo Sobre a Relação entre Processo e Motivação em Equipes de Desenvolvimento de Software; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Douglas Soares

Knowledge Challenge: um jogo para auxiliar a GC em organizações de software; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Bruno Carvalho da Silva

Ferramenta de análise de requisitos de aplicações para cidades inteligentes; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Thiago de Oliveira Aires

Elaboração de técnica de teste de aplicações para Cidades Inteligentes e IoT; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Davi Viana dos Santos;

VINICIUS SANTOS DO NASCIMENTO

Validação de Modelagem de aplicações para cidades inteligentes e IoT; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Diego Armando Cruz Coimbra

Analisando práticas de desenvolvimento de software para o contexto de cidades inteligentes; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Davi Viana dos Santos;

ALEXANDRE RIBEIRO ARAGAO

Avaliando técnicas de modelagem para Cidades Inteligentes; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Davi Viana dos Santos;

LUCAS VINICIUS PEREIRA MACHADO

Definição de métricas para avaliação de qualidade de aplicações em cidades inteligentes; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Davi Viana dos Santos;

ALEXANDRE RIBEIRO ARAGAO

Técnica de Modelagem de Sistemas específica para Internet das Coisas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Davi Viana dos Santos;

NATHYANE DE JESUS PEREIRA MORENO

Melhorando a qualidade de software para aplicações em cidades inteligentes\internet das coisas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, UFMA; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Daniele Pereira Silva

Utilizando técnicas de Experiência do Usuário e técnicas de aprendizagem para melhorar o compartilhamento de conhecimento no SIGAA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, UFMA; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Zaynab Settimi de Oliveira

Jogo Sério para Elicitação de Requisitos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Daniele Pereira Silva

Topologias de Aprendizagem para Organizações de Software; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, UFMA; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Jesse gabriel Pontes Mendes

Sistema para controle de atendimento hospitalar; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Eugênio Furtado

Sistema de avaliação de consultas hospitalares; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Davi Viana dos Santos;

Produções bibliográficas

  • MOURA, IVAN ; TELES, ARIEL ; VIANA, DAVI ; MARQUES, JEAN ; COUTINHO, LUCIANO ; SILVA, FRANCISCO . Digital Phenotyping of Mental Health using multimodal sensing of multiple situations of interest: A Systematic Literature Review. JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS , v. 138, p. 104278, 2023.

  • ALCÂNTARA, ERLANE MARIA SOUSA ; SANTOS, DAVI VIANA DOS ; FIGUEIREDO, PATRÍCIA DE MARIA SILVA . Estudo Prospectivo de Aplicativos Voltados para Livros, Literatura e Clubes de Leitura. CADERNOS DE PROSPECÇÃO , v. 16, p. 831-847, 2023.

  • XAVIER, BRUNO ; VIANA, DAVI ; SANTOS, RODRIGO . A Dive into the State of the Practice of the Brazilian Game Software Ecosystem. IEEE Transactions on Games , v. 1, p. 1-10, 2023.

  • NEVES, V. O. ; MELO, S. M. ; SANTOS, D. ; SANTOS, R. P. ; GRACIANO NETO, V. V. . Challenges on the Brazilian Information Systems Education: The Professors? Perspective. IEEE TRANSACTIONS ON EDUCATION , p. 1-12, 2023.

  • PASSOS, A. ; SANTOS, JOAO DAVI ; NUNES, K. ; SILVEIRA, R. ; VIANA, D. ; TEIXEIRA, A. A. O. M. ; TEIXEIRA, M. A. M. ; RIVERO, L. . Identificando oportunidades de melhoria em uma biblioteca digital móvel à partir da aplicação de inspeção de usabilidade. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 21, p. 403-412, 2023.

  • OLIVEIRA, G. ; LOPES, A. ; MELO, J. ; SERRA, R. ; PASSOS, A. ; VIANA, D. ; RIVERO, L. . O que impacta na qualidade de uso de bibliotecas digitais móveis? Definindo atributos de qualidade a partir da literatura e opinião dos usuários. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 21, p. 413-422, 2023.

  • MENDES, JEAN P M ; MOURA, IVAN R ; VAN DE VEN, PEPIJN ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO J S ; COUTINHO, LUCIANO R ; TEIXEIRA, SILMAR ; RODRIGUES, JOEL J P C ; TELES, ARIEL SOARES . Sensing Apps and Public Data Sets for Digital Phenotyping of Mental Health: Systematic Review. JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH , v. 24, p. e28735-273, 2022.

  • OLIVEIRA, A. E. F. ; VIANA, D. ; TEIXEIRA, M. A. M. ; CARMO, C. D. S. ; GARCIA, P. T. ; CHAGAS, D. C. ; SILVEIRA, R. ; CAMPOS, D. M. . LIVRO DIGITAL 3.0: experiência transformadora como instrumento de democratização do ensino em saúde. SAÚDE & TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / HEALTH & SOCIAL CHANGE , v. 13, p. 104-111, 2022.

  • SANTOS, JOAO DAVI ; PASSOS, ARTHUR ; SILVEIRA, RAYANNE ; VIANA, DAVI ; OLIVEIRA, ALANA ; EMÍLIA OLIVEIRA, ANA ; TEIXEIRA, MARIO ; RIVERO, LUÍS . Propondo uma Biblioteca Digital Móvel para o contexto de Saúde: Criação e Refinamento do Protótipos de Alta Fidelidade em Um Projeto Real. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 20, p. 196-205, 2022.

  • LEBTAG, B. G. A. ; TEIXEIRA, P. G. ; SANTOS, R. P. ; VIANA, D. ; GRACIANO NETO, V. . Strategies to Evolve ExM Notations Extracted from a Survey with Software Engineering Professionals Perspective. JOURNAL OF SOFTWARE ENGINEERING RESEARCH AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 2:1-2:24, 2022.

  • FERREIRA, THAÍS DE SOUZA DELUCA ; VIANA, DAVI ; SANTOS, RODRIGO PEREIRA DOS . Árvore de ECOS: Um Jogo para Ensino de Conceitos de Ecossistemas de Software. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) , v. 29, p. 273-300, 2021.

  • DE CARVALHO, FLÁVIA ; SAUNDERS, LUÃ ; SANTOS, SEBASTIÃO ; COSTA, Y. J. S. ; DEMAISON, ANDRÉ LEONARDO ; SANTOS, D. ; RIVERO, LUIS . Rota de Ada: Desenvolvimento de um jogo para ensino de atributos de usabilidade utilizando metodologias de design. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 19, p. 278-287, 2021.

  • DE CASTRO SOARES, RAIMUNDO ; WEBER NETO, NELSON ; REIS COUTINHO, LUCIANO ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; VIANA DOS SANTOS, DAVI ; SOARES TELES, ARIEL . Mineracão de dados da educação básica brasileira usando as bases do INEP: Uma revisão sistemática da literatura. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 19, p. 361-370, 2021.

  • OLIVEIRA, GUSTAVO H.B.S. ; COUTINHO, LUCIANO R. ; SILVA, JOSENILDO C. DA ; PINTO, IVAN J.P. ; FERREIRA, JÚLIA M.S. ; SILVA, FRANCISCO J.S. ; SANTOS, DAVI V. ; TELES, ARIEL S. . Multitaper-based method for automatic k-complex detection in human sleep EEG. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS , v. 151, p. 113331, 2020.

  • LIMA, Thamyla Maria de Sousa ; MENEZES, Rodrigo de França de Sá ; BARRADAS FILHO, Alex Oliveira ; BARROS, ALLAN KARDEC DUAILIBE ; VIANA, DAVI ; CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista . Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Sérios para o Ensino de Cinética Química. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 197973760, 2020.

  • SANTOS, S. ; COSTA, Y. ; VIANA, DAVI ; BARRADAS FILHO, A. O. ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. ; RIVERO, L. . Identifying serious games for software engineering teaching in brazil through a systematic mapping study. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1, 2020.

  • MOURA, IVAN ; TELES, ARIEL ; SILVA, FRANCISCO ; VIANA, DAVI ; COUTINHO, LUCIANO ; BARROS, FLÁVIO ; ENDLER, MARKUS . Mental Health Ubiquitous Monitoring Supported by Social Situation Awareness: A Systematic Review. JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS , v. 107, p. 103454, 2020.

  • SILVA, M. ; TELES, ARIEL ; LOPES, R. F. ; SILVA, F. J. S. E. ; VIANA, DAVI ; COUTINHO, LUCIANO ; GUPTA, N. ; ENDLER, M. . Neighborhood-aware Mobile Hub: An Edge Gateway with Leader Election Mechanism for Internet of Mobile Things. MOBILE NETWORKS AND APPLICATIONS , p. 1, 2020.

  • ARAGÃO, ALEXANDRE ; MACHADO, LUCAS ; MORENO, NATHYANE ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO ; SOUSA, TÉRCIO ; RIVERO, LUIS ; TELES, ARIEL ; DA CONCEIÇÃO, ARLINDO F. ; COSTA, INALDO . Evoluindo uma aplicação para Cidades Inteligentes através de Avaliação de Métricas de Qualidade e Usabilidade. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação , v. 13, p. 55-81, 2020.

  • PEREIRA, DANNE MAKLEYSTON G. ; DA S. E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; DE SALLES S. NETO, CARLOS ; DOS SANTOS, DAVI VIANA ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; GUEDES, ÁLAN L. V. . An ontology-based approach to integrate TV and IoT middlewares. MULTIMEDIA TOOLS AND APPLICATIONS , v. 80, p. 25, 2020.

  • COSTA, YANDSON DE JESUS SARAIVA ; ESTRELA, IGOR RAFAEL BARBOSA ; GOMES, MICAEL MACHADO ; DOS SANTOS, DAVI VIANA ; CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero . APLICANDO TÉCNICAS DE ELICITAÇÃO DE REQUISITOS PARA A CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS ? EXATAS E TECNOLÓGICAS , v. 4, p. 101-115, 2020.

  • SILVA, Emily Juliana Costa e ; BRAZ JUNIOR, Geraldo ; BARRADAS FILHO, Alex Oliveira ; SANTOS, D. ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero . Análise das Atividades Divulgadas pelos Grupos PET de Computação para Identificar Oportunidades de Parcerias e Inovação no Uso de Metodologias e Tecnologias na Educação em Computação. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 30, p. 1-12, 2019.

  • PERES JUNIOR, Francisco das Chagas ; OLIVEIRA, Leandro Massetti Ribeiro ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; SANTOS, D. ; BARRADAS FILHO, Alex Oliveira . Evoluindo um Perfil UML para Jogos Sérios através da Taxonomia de Bloom. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 30, p. 1-14, 2019.

  • ARANHA JUNIOR, José Roberto de Araújo ; OLIVEIRA, Vanessa Mota ; BARRADAS FILHO, Alex Oliveira ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; SANTOS, D. . Identificação de Métricas de Avaliação do Potencial Pedagógico de Ferramentas Lúdicas. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 30, p. 1-13, 2019.

  • MARTINS, J. ; TELES, A. S. ; SANTOS, D. ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO ; COUTINHO, L. R. ; TEIXEIRA, S. S. . Avaliação do Google Sala de Aula como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-aprendizagem em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Presencial. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 17, p. 587-596, 2019.

  • CARVALHO, A. ; TELES, A. S. ; SANTOS, D. ; SILVA, F. J. S. E. ; COUTINHO, L. R. ; TEIXEIRA, S. S. . Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Física Básica: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola de ensino público estadual. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 17, p. 263-272, 2019.

  • GRACIANO NETO, VALDEMAR VICENTE ; HORITA, FLÁVIO EDUARDO AOKI ; SANTOS, R. P. ; SANTOS, D. ; KASSAB, MOHAMAD ; MANZANO, WALLACE ; NAKAGAWA, ELISA YUMI . S.O.B (Save Our Budget) - A Simulation-Based Method for Prediction of Acquisition Costs of Constituents of a System-of-Systems. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação , v. 12, p. 6-35, 2019.

  • LIMA, T. ; MENEZES, R. ; BARRADAS FILHO, A. O. ; VIANA, DAVI ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. . Edubot: um estudo prático de aprendizagem baseada em problemas no contexto de agentes inteligentes e jogos sérios. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 27, p. 6, 2018.

  • GOMES, BERTO ; MUNIZ, LUIZ ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO ; DOS SANTOS, DAVI ; LOPES, RAFAEL ; COUTINHO, LUCIANO ; CARVALHO, FELIPE ; ENDLER, MARKUS . A Middleware with Comprehensive Quality of Context Support for the Internet of Things Applications. SENSORS , v. 17, p. 2853, 2017.

  • VIANA, D. ; GIACOMELLO, C. (Org.) . Anais do XI workshop de teses e dissertações em sistemas de informação. 1. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. v. 1. 56p .

  • XAVIER, B. L. ; VIANA, DAVI ; SANTOS, R. . Business Model for Indie Studios in Game Software Ecosystems. In: Rodrigo Pereira dos Santos; Marcelo da Silva Hounsell. (Org.). Forum on Grand Research Challenges in Games and Entertainment. 1ed.Cham: Springer, 2023, v. 1702, p. 47-66.

  • MEIRELES, J. ; NUNES, K. ; PASSOS, A. ; SANTOS, J. ; COSTA, Y. ; DURAND, J. ; SILVEIRA, R. ; TEIXEIRA, A. A. O. M. ; VIANA, D. ; OLIVEIRA, A. E. F. ; TEIXEIRA, M. A. M. ; RIVERO, L. . Identifying Requirements and Quality Attributes from the Point of View of Users of Mobile Digital Libraries. HCI International 2022 - Lecture Notes in Computer Science book series. 1ed.: Springer, 2022, v. 13516, p. 396-408.

  • FERNANDES, I. ; ROCHA, SIMARA ; PORTELA, C. ; BRAZ JUNIOR, Geraldo ; ALMEIDA, J. ; SILVA, A. ; VIANA, DAVI ; RABELO, J. ; PAIVA, A. C. ; RIVERO, L. . Defining an A/B Testing Process for Usability and User Experience Evaluation Through the Analysis of the Results of a Literature Review. HCI International 2022 - Lecture Notes in Computer Science book series. 1ed.: Springer, 2022, v. 13516, p. 204-213.

  • NUNES, K. ; PASSOS, A. ; SANTOS, J. ; COSTA, Y. ; DURAND, J. ; MESQUITA, M. N. ; GARCIA, P. T. ; BERNARDES, E. ; SILVEIRA, R. ; TEIXEIRA, A. A. O. M. ; VIANA, D. ; OLIVEIRA, A. E. F. ; TEIXEIRA, M. A. M. ; RIVERO, L. . Developing a Checklist for Evaluating Virtual Learning Environments Through the Analysis of Evaluation Reports from an Educational Organization. HCI International 2022 - Lecture Notes in Computer Science book series. 1ed.: Springer, 2022, v. 13517, p. 364-376.

  • MELO, AUREA ; ORAN, A. C. ; SANTOS, J. ; TAMAYO, S. ; VIANA, DAVI ; RIVERO, L. ; BARRETO, R. . From Requirements to Prototyping: Proposal and Evaluation of an Artifact to Support Interface Design in the Context of Autism. HCI International 2022 ? Lecture Notes in Computer Science book series. 1ed.: Springer, 2022, v. 13521, p. 307-321.

  • MAFRA, M. ; NUNES, K. ; CASTRO, A. ; LOPES, A. ; ORAN, A. C. ; BRAZ JUNIOR, Geraldo ; ALMEIDA, J. ; PAIVA, A. C. ; SILVA, A. ; ROCHA, SIMARA ; VIANA, D. ; MELO, AUREA ; BARRETO, R. ; RIVERO, L. . Defining Requirements for the Development of Useful and Usable Chatbots: An Analysis of Quality Attributes from Academy and Industry. Human-Computer Interaction. User Experience and Behavior - Lecture Notes in Computer Science book series. 1ed.: Springer, 2022, v. 13304, p. 479-493.

  • CORREA, J. ; VIANA, DAVI ; TELES, ARIEL . Desenvolvendo ChatBots com o Dialogflow. In: Antonio Oseas de Carvalho Filho; Deborah Maria Vieira Magalhães; Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz; Romuere Rodrigues Veloso e Silva. (Org.). Minicursos do XIV Encontro Unificado de Computação do Piauí (ENUCOMPI) e XI Simpósio de Sistemas de Informação (SINFO). 1ed.SBC: Porto Alegre, 2021, v. 1, p. 1-24.

  • OLIVEIRA, A. E. F. ; TEIXEIRA, M. A. M. ; CARVALHO, T. Q. A. ; VIANA, DAVI ; GARCIA, P. T. ; COSTA, Y. ; SANT?ANNA, M. C. S. ; MUNIZ, A. K. O. A. . Acessibilidade para Cursos de Educação à Distância: Experiência Exitosa. In: Lis Cardoso Marinho Medeiros; Salete Maria da Rocha Cipriano Brito; Lídia Araújo dos Martírios Moura Fé; Edinalva Neves Nascimento; Alysson Feliciano Lemos. (Org.). Práticas Inovadoras da Rede UNA-SUS: Formação Profissional e o Direito à Saúde - Evidência Científica e a Qualidade da Prática. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2021, v. 1, p. 171-184.

  • Graciano Neto, Valdemar Vicente ; SANTOS, RODRIGO PEREIRA DOS ; VIANA, DAVI ; Araujo, Renata . Towards a Conceptual Model to Understand Software Ecosystems Emerging from Systems-of-Information Systems. In: Santos R., Maciel C., Viterbo J.. (Org.). Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. 1081, p. 1-20.

  • RIVERO, L. ; VIANA, D. ; SANTOS, R. . Planejamento e Execução de Estudos Secundários em Informática na Educação: Um Guia Prático Baseado em Experiências. In: Henrique Schneider. (Org.). Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2018). 1ed.Porto Alegre: SBC, 2018, v. 1, p. 21-52.

  • SILVA FILHO, E. ; VIANA, DAVI ; RABELO, J. ; CONTE, T. . Linking Knowledge Mapping and Lessons Learned in a Research and Development Group: A Pilot Study. In: Slimane Hammoudi, Leszek A. Maciaszek, Michele M. Missikoff, Olivier Camp, José Cordeiro. (Org.). Lecture Notes in Business Information Processing. 1ed.Cham, Switzerland: Springer International Publishing AG, 2017, v. 291, p. 200-224.

  • SANTOS, R. ; VIANA, D. . Ecossistemas de Software no Desenvolvimento de Plataformas para Web, Redes Sociais e Multimídia. In: Trinta, F.A.M., Passos, E.B... (Org.). Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Vol. 3): Minicursos. 1ed.Porto Alegre.: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2016, v. 3, p. 93-118.

  • SANTOS, R. ; VIANA, D. ; MACIEL, C. . Ecossistemas de Software: Uma Visão sobre Fatores Técnicos, Humanos e Organizacionais. In: Gasparini, I.; Mota, M.P. (Org.). Livro dos Tutoriais do XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 15ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC., 2016, v. 1, p. 70-90.

  • SANTOS, D. . Guias 2009 do MPS.BR: o que mudou?. Engenharia de Software Magazine, p. 11 - 17, 30 mar. 2010.

  • MENDES, JEAN ; SILVA, FRANCISCO ; CARDOSO, ANDRÉ ; MOURA, IVAN ; COUTINHO, LUCIANO ; VIANA, DAVI ; ENDLER, MARKUS ; TELES, ARIEL S. . OpenDPMH: A Framework for Developing Mobile Sensing Applications of Digital Phenotyping. In: 2023 IEEE 36th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), 2023, L'Aquila. 2023 IEEE 36th International Symposium on Computer-Based Medical Systems (CBMS), 2023. v. 1. p. 198-203.

  • NASCIMENTO, RODRIGO ; SANTOS, VINICIUS ; CARVALHO, BRUNO ; CORREIA, JONE ; RIVERO, LUIS ; SANTOS, RODRIGO ; SILVA, FRANCISCO ; TELES, ARIEL ; VIANA, DAVI . SysIoTML: A Technique for Modeling Applications in the Context of IoT. In: 25th International Conference on Enterprise Information Systems, 2023, Prague. Proceedings of the 25th International Conference on Enterprise Information Systems, 2023. v. 2. p. 187-194.

  • COSTA, YANDSON ; TEIXEIRA, MÁRIO ; OLIVEIRA, ALANA ; OLIVEIRA, ANA F. ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS ; SILVEIRA, RAYANNE . Improving Accessibility in Virtual Learning Environments and Educational Resources: A Practical Case and Future Challenges. In: 14th International Conference on Computer Supported Education, 2022, Online Streaming. Proceedings of the 14th International Conference on Computer Supported Education. Setúbal: SCITEPRESS, 2022. v. 1. p. 421-426.

  • CUNHA, ANA ELISA DA SILVA ; CAFEO, BRUNO B. P. ; VIANA, DAVI ; FONTÃO, AWDREN . A Survey on Skills of DevRel professionals. In: SBSI: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems, 2022, Curitiba Brazil. XVIII Brazilian Symposium on Information Systems. New York: ACM, 2022. p. 1.

  • SILVA, BRUNO CARVALHO DA ; ALVES, RODOLFO ; SANTOS, VINÍCIUS ; SIQUEIRA, RODRIGO ; CORREIA, JONE ; RIVERO, LUIS ; COUTINHO, LUCIANO ; TELES, ARIEL SOARES ; VIANA, DAVI . ReqSCity: uma ferramenta de analise de requisitos de aplicacoes para cidades inteligentes. In: Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí, 2022, Brasil. Anais da X Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI 2022). Porto Alegre: SBC, 2022. v. 1. p. 129-138.

  • BARROS, GABRIEL COSTA ; SOUSA, JANYEID KARLA CASTRO ; VIANA, DAVI . Jornada Química GeNiAl: um jogo sério para o ensino da tabela periódica e seus elementos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. p. 473-484.

  • NASCIMENTO, JACKSON S. ; NASCIMENTO, JÉSSICA CRISTINA S. ; FRANÇA, PEDRO ALEXANDRE F. ; GONÇALVES, JOÃO VICTOR C. ; LA SALLES, KATIA DE ; VIANA, DAVI ; MELO, AUREA ; RIVERO, LUIS . Tutorial para Futuras Cientistas: Um Relato de Cursos para a Disseminação da Participação de Mulheres na Área de Computação. In: Workshop de Informática na Escola, 2022, Brasil. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. p. 359-368.

  • PEREIRA, IVONILDO ; MENDES, JOÃO ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS ; FERREIRA, WALDEMAR ; SOARES, SERGIO . Extending an LGPD Compliance Inspection Checklist to Assess IoT Solutions: An Initial Proposal. In: Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, 2022, Brasil. Anais Estendidos do XIII Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft Estendido 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. p. 28-31.

  • XAVIER, BRUNO ; VIANA, DAVI ; SANTOS, RODRIGO . Business Model for Brazilian Indie Game Studios in Game Software Ecosystems. In: SBSI 2021: XVII Brazilian Symposium on Information Systems, 2021, Uberlândia Brazil. XVII Brazilian Symposium on Information Systems. New York: ACM, 2021. v. 1. p. 1-8.

  • PASSOS, ARTHUR ; BARRETO, ANDRÉ ; NASCIMENTO, BRENNO ; SILVA, FELIPE ; COSTA, GABRIEL ; COSTA, YANDSON ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes. In: Workshop sobre Educação em Computação, 2021, Brasil. Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. v. 1. p. 388-397.

  • ARAÚJO, RODRIGO ; ROCHA, SIMARA ; MELO, AUREA ; ORAN, ANA ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . Análise de Tecnologias de Informação e Comunicação para Apoio à Tradução de Textos para a Língua Brasileira de Sinais no Ambiente Educacional. In: Workshop de Informática na Escola, 2021, Brasil. Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola (WIE 2021). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. v. 1. p. 224-235.

  • GOMES, DAYANNE ; PINTO, NATHASHA ; MELO, AUREA ; MAIA, IVANA ; PAIVA, ANSELMO ; BARRETO, RAIMUNDO ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users. In: IHC '21: XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2021, Virtual Event Brazil. Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. New York: ACM, 2021. v. 1. p. 1-7.

  • MENDES, JOÃO ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . Developing an Inspection Checklist for the Adequacy Assessment of Software Systems to Quality Attributes of the Brazilian General Data Protection Law: An Initial Proposal. In: SBES '21: Brazilian Symposium on Software Engineering, 2021, Joinville Brazil. Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: ACM, 2021. v. 1. p. 263-268.

  • FRAZÃO, KASTNEY ; PESSOA, ALEXANDRE ; PAIVA, ANSELMO ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . TIMEG: Development and Evaluation of an Inspection Checklist Tool for Mobile Educational Games. In: SBES '21: Brazilian Symposium on Software Engineering, 2021, Joinville Brazil. Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: New York, 2021. v. 1. p. 227-232.

  • OLIVEIRA, RAPHAEL ; AJALA, CAMILA ; VIANA, DAVI ; CAFEO, BRUNO ; FONTÃO, AWDREN . Developer Relations (DevRel) Roles: an Exploratory Study on Practitioners? opinions. In: SBES '21: Brazilian Symposium on Software Engineering, 2021, Joinville Brazil. Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: ACM, 2021. v. 1. p. 363-367.

  • VIANA DOS SANTOS, DAVI ; PEREIRA DOS SANTOS, RODRIGO ; LOPES XAVIER, BRUNO . Software Ecosystems and Digital Games: Understanding the Financial Sustainability Aspect. In: 22nd International Conference on Enterprise Information Systems, 2020, Prague. Proceedings of the 22nd International Conference on Enterprise Information Systems, 2020. v. 2. p. 450-457.

  • MACHADO, LEONARDO RIBEIRO ; SILVA, FRANCISCO J. DA ; BARRADAS, ALEX ; VIANA, DAVI ; TELES, ARIEL ; COUTINHO, LUCIANO . Product Quality for Smart Cities Applications: A Mapping Study. In: SBSI'20: XVI Brazilian Symposium on Information Systems, 2020, São Bernardo do Campo Brazil. XVI Brazilian Symposium on Information Systems, 2020. v. 1. p. 1-8.

  • FRAZÃO, KASTNEY ; COSTA, JESSICA ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . Analyzing App Store Comments and Quality Attributes for Defining an Inspection Checklist for Mobile Educational Games. In: SBES '20: 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2020, Natal Brazil. Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: ACM, 2020. v. 1. p. 854-859.

  • COSTA, YANDSON ; GOMES, DAYANNE ; SANTOS, SEBASTIÃO ; PINTO, NATHASHA ; VIANA, DAVI ; BRAZ, GERALDO ; RIVERO, LUIS . Identifying Improvement Opportunities in Software Engineering Education at the Maranhão State. In: SBES '20: 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2020, Natal Brazil. Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2020. p. 860-869.

  • CONDINA, VINICIUS ; MALCHER, PAULO ; FARIAS, VICTOR ; SANTOS, RODRIGO ; FONTÃO, AWDREN ; WIESE, IGOR ; VIANA, DAVI . An Exploratory Study on Developers Opinions about Influence in Open Source Software Ecosystems. In: SBES '20: 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2020, Natal Brazil. Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2020. p. 137-146.

  • COSTA, YANDSON ; SANTOS, SEBASTIÃO ; PINTO, NATHASHA ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . Lições Aprendidas de Uso de Baixa Tecnologia em uma Disciplina Engenharia de Software Aplicando Diversas Metodologias Ativas: Um Relato de Experiência. In: Workshop de Informática na Escola, 2020, Brasil. Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (WIE 2020), 2020. p. 189-198.

  • LEBTAG, BRUNO GABRIEL ARAÚJO ; TEIXEIRA, PAULO GABRIEL ; SANTOS, RODRIGO PEREIRA DOS ; VIANA, DAVI ; NETO, VALDEMAR V. GRACIANO . Evaluating the Understandability and Expressiveness of Simulation Executable Models with Professionals. In: SBQS'20: 19th Brazilian Symposium on Software Quality, 2020, São Luís Brazil. 19th Brazilian Symposium on Software Quality, 2020. v. 1. p. 1-10.

  • COUTINHO, LUCIANO ; SILVA, FRANCISCO ; SANTOS, DAVI ; BARBOSA, ALLAN ; TELES, ARIEL . A Domain-Specific Modeling Language for Specification of Clinical Scores in Mobile Health. In: 14th International Conference on Evaluation of Novel Approaches to Software Engineering, 2019, Heraklion. Proceedings of the 14th International Conference on Evaluation of Novel Approaches to Software Engineering, 2019. v. 1. p. 104-113.

  • TELES, ARIEL ; RODRIGUES, IVAN ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO ; COUTINHO, LUCIANO ; ENDLER, MARKUS ; RABELO, RICARDO . Mobile Mental Health: A Review of Applications for Depression Assistance. In: 2019 IEEE 32nd International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), 2019, Cordoba. 2019 IEEE 32nd International Symposium on Computer-Based Medical Systems (CBMS), 2019. v. 1. p. 708-713.

  • ARAGAO, A. ; MORENO, N. ; VIANA, D. ; SILVA, F. J. S. E. ; SOUSA, T. ; RIVERO, L. ; TELES, A. S. ; CONCEICAO, A. F. ; COSTA, I. C. . Utilizando Métricas de Qualidade na Avaliação de uma Aplicação para Cidades Inteligentes. In: IV Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2019), 2019, Belém. Anais do IV Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES/CSBC 2019). Porto Alegre: SBC, 2019. v. 1. p. 51-60.

  • SANTOS, RODRIGO ; SANTOS, DAVI ; COSTA, YANDSON ; MENDES, JÉSSICA ; RIVERO, LUIS ; FRAZÃO, KASTNEY . Identificação das Expectativas e Dificuldades de Alunos de Graduação no Ensino de Engenharia de Software. In: XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 2019, Belém. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Porto Alegre: SBC, 2019. v. 1. p. 334-347.

  • DE OLIVEIRA NETO, JOSÉ NUNES ; VIANA, DAVI ; SÁ, EVELINE ; RIVERO, LUIS ; LOPES, RAFAEL FERNANDES ; SILVA, FRANCISCO . Is there time for Software Testing in the Indie Games Development?. In: the XXXIII Brazilian Symposium, 2019, Salvador. Proceedings of the XXXIII Brazilian Symposium on Software Engineering - SBES 2019. New York: ACM Press, 2019. v. 1. p. 37-46.

  • MELO, NICOLAS ; LIMA, FRANCIANE ; SOUSA, CLAUDIENE CANTANHEDE ; TELES, ARIEL ; VIANA, DAVI ; RIBEIRO-NOVAES, EVILLE ; SILVA, FRANCISCO JOSE . Objetos Digitais de Aprendizagem de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental e Médio: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. v. 1. p. 269-278.

  • SANTOS, SEBASTIÃO ; CARVALHO, FLÁVIA ; COSTA, YANDSON ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . Risking. In: SBQS'19: XVIII Brazilian Symposium on Software Quality, 2019, Fortaleza Brazil. Proceedings of the XVIII Brazilian Symposium on Software Quality. Porto Alegre: SBC, 2019. v. 1. p. 188-197.

  • AMARAL, WELDSON ; RIVERO, LUIS ; JUNIOR, GERALDO BRAZ ; VIANA, DAVI . Using Machine Learning Technique for Effort Estimation in Software Development. In: the XVIII Brazilian Symposium, 2019, Fortaleza. Proceedings of the XVIII Brazilian Symposium on Software Quality - SBQS'19. New York: ACM Press, 2019. v. 1. p. 240-245.

  • OLIVEIRA, MARIA LUDMILLA ; RIVERO, LUIS ; DE OLIVEIRA NETO, JOSÉ NUNES ; SANTOS, RODRIGO ; VIANA, DAVI . Developing an Application for Dealing with Depression through the Analysis of Information and Requirements found in Groups from a Social Network. In: the XIV Brazilian Symposium, 2018, Caxias do Sul. Proceedings of the XIV Brazilian Symposium on Information Systems - SBSI'18, 2018. v. 1. p. 1-64.

  • GRACIANO NETO, VALDEMAR V. ; HORITA, FLÁVIO E. A. ; VIANA, DAVI ; KASSAB, MOHAMAD ; DOS SANTOS, RODRIGO P. . How Much Does It Cost? A Simulation-Based Method for Cost Prediction in Systems-of-Systems Acquisition Processes. In: III Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software, 2018, Natal. Anais do Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES). Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1.

  • FERREIRA, THAÍS ; VIANA, DAVI ; FERNANDES, JULIANA ; SANTOS, RODRIGO . Identifying emerging topics and difficulties in software engineering education in Brazil. In: the XXXII Brazilian Symposium, 2018, Sao Carlos. Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering - SBES '18, 2018. v. 1. p. 230-239.

  • MENDES, EMILIA ; VIANA, DAVI ; DATTA VISHNUBHOTLA, SAI ; LUNDBERG, LARS . Realising Individual and Team Capability in Agile Software Development: A Qualitative Investigation. In: 2018 44th Euromicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications (SEAA), 2018, Prague. 2018 44th Euromicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications (SEAA), 2018. v. 1. p. 183-190.

  • SILVA, KATIA ; KRONBAUER, CLAUDETE ; VIANA, DAVI . Perceptions of Learning Management System application in Computer Undergraduate Courses. In: the Euro American Conference, 2018, Fortaleza. Proceedings of the Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS '18. New York: ACM Press, 2018. v. 1. p. 1-8.

  • FERREIRA, T. ; FERNANDES, J. ; RIVERO, L. ; VIANA, D. ; SANTOS, R. . Quando os Desenvolvedores Desabafam: Análise de Sentimentos sobre os Comentários em Ecossistemas de Software de Duas Game Engines. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018). Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1. p. 1559-1565.

  • OLIVEIRA, E. ; VIANA, D. ; CRISTO, M. ; CONTE, T. . How Have Software Engineering Researchers Been Measuring Software Productivity? A Systematic Mapping Study. In: The 19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), 2017, Porto. Proceedings of the 19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2017), 2017. v. 2. p. 76-87.

  • COUTINHO, EMANUEL FERREIRA ; VIANA, DAVI ; SANTOS, RODRIGO PEREIRA DOS . An Exploratory Study on the Need for Modeling Software Ecosystems: The Case of SOLAR SECO. In: 2017 IEEE/ACM 9th International Workshop on Modelling in Software Engineering (MiSE), 2017, Buenos Aires. 2017 IEEE/ACM 9th International Workshop on Modelling in Software Engineering (MiSE), 2017. v. 1. p. 47-53.

  • BARBOSA, O. ; SANTOS, R. ; VIANA, D. . EvidenceSET: A Tool for Supporting Analysis of Evidence and Synthesis of Primary and Secondary Studies. In: VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2017), 2017, Fortaleza. Anais da Sessão de Ferramentas do VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2017). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v. 1. p. 73-80.

  • FREIRE, R. ; VIANA, DAVI ; SANTOS, G. . Práticas para Tratamento de Fatores Críticos de Sucesso. In: XVI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2017), 2017, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2017). Curitiba: PUCPR, 2017. v. 1. p. 176-190.

  • ARAUJO, NAYARA ; MACHADO, ROSIANE ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS . Avaliando a Viabilidade do BlackBox em Sala de Aula: Um Jogo Sério para Ensino de Teste Funcional de Software. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2017. v. 1. p. 817-826.

  • SILVA FILHO, E. ; VIANA, D. ; RABELO, J. ; CONTE, T. . Knowledge Mapping in a Research and Development Group - A Pilot Study. In: The 18th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), 2016, Roma. The 18th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), 2016. v. 1. p. 306-317.

  • XAVIER, DANIEL ; VIANA, DAVI ; GADELHA, BRUNO . Um estudo sobre a relação entre Processo e Motivação em Equipes de Desenvolvimento de Software. In: XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2016, Florianópolis. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2016. v. 1. p. 076-83.

  • VIANA, D. ; SOUZA, C. ; CONTE, T. . Facilitando a Aprendizagem Organizacional em Melhoria de Processo de Software. In: Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software do XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2016, Maceió. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2016. v. 1. p. 391-405.

  • VIANA, D. ; CONTE, T. ; MARCZAK, S. ; FERREIRA, R. ; SOUZA, C. . Knowledge Creation and Loss within a Software Organization: An Exploratory Case Study. In: 48th Hawaii International Conference on System Sciences, 2015, Kauai. Proceedings of 48th Hawaii International Conference on System Sciences, 2015. v. 1. p. 3980-3989.

  • SILVA FILHO, E. ; VIANA, D. ; CONTE, T. . Applying Knowledge Codification in a Post-mortem Process - A Practical Experience. In: 17th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), 2015, Barcelona. Proceedings of the 17th International Conference on Enterprise Information Systems, 2015. v. 2. p. 153-165.

  • VIANA, D. ; CONTE, T. ; SOUZA, C. . Knowledge Transfer between Senior and Novice Software Engineers: A Qualitative Analysis. In: The 26th International Conference on Software Engineering & Knowledge Engineering (SEKE 2014), 2014, Vancouver. The 26th International Conference on Software Engineering & Knowledge Engineering (SEKE 2014), 2014. v. 1. p. 235-240.

  • RABELO, J. ; VIANA, D. ; SANTOS, G. ; CONTE, T. . Usando PABC-Pattern para Codificar o Conhecimento: Um estudo Experimental. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2014, Blumenau. XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2014. v. 1. p. 1-15.

  • VIANA, D. ; DE SOUZA, C.R.B. ; CABRAL, R. ; DIB, M. ; VIEIRA, A. ; FERREIRA, R. ; CONTE, T. . Usando Análise de Redes Sociais para Investigar a Disseminação do Conhecimento em Melhorias de Processos de Software.. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2014, Blumenau. XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2014. v. 1. p. 179-193.

  • LOPES, A. ; VIANA, D. ; RABELO, J. ; VIEIRA, A. ; CONTE, T. . InspSoft 2.0: Um Jogo para o Ensino de Inspeção de Software. In: XII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2013), 2013, Salvador. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2013). Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 95-107.

  • DE OLIVEIRA, MARCOS ; VIANA, DAVI ; CONTE, TAYANA ; VIEIRA, SERGIO ; MARCZAK, SABRINA . Evaluating the REMO-EKD technique: A technique for the elicitation of software requirements based on EKD organizational models. In: 2013 IEEE Third International Workshop on Empirical Requirements Engineering (EmpiRE), 2013, Gávea - Rio de Janeiro. 2013 3rd International Workshop on Empirical Requirements Engineering (EmpiRE). p. 9-16.

  • RIVERO, L. ; VIANA, D. ; CONTE, T. . Mockup DUE: Uma Ferramenta de Apoio ao Processo de Inspeção de Usabilidade de Mockups de Aplicações Web. In: IX Workshop Anual do MPS (WAMPS 2013), 2013, Campinas. Anais do IX Workshop Anual do MPS (WAMPS 2013), 2013. v. 1. p. 238-245.

  • VIEIRA, S. ; SANTOS, D. ; NASCIMENTO, R. ; CONTE, T. . Using Empirical Studies to Evaluate the REMO Requirement Elicitation Technique. In: 24th International Conference on Software Engineering & Knowledge Engineering (SEKE 2012), 2012, Redwood City. Proceedings of the 24th International Conference on Software Engineering & Knowledge Engineering (SEKE 2012). Skokie: Knowledge Systems Institute Graduate School, 2012. v. 1. p. 33-38.

  • RABELO, J. ; SANTOS, D. ; CONTE, T. ; SANTOS, G. . Comparing Knowledge Codification Approaches: An Empirical Study. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2012, São Paulo. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2012), 2012. v. 1. p. 136-145.

  • VIEIRA, S. ; VIANA, D. ; NASCIMENTO, R. ; CONTE, T. . Avaliando uma Técnica para Extrair Requisitos a partir de Diagramas de Processos de Negócios através de Estudos Experimentais. In: XXXVIII Latin American Conference on Informatics (CLEI 2012), 2012, Medellin. XXXVIII Latin American Conference on Informatics (CLEI 2012), 2012. v. 1. p. 1-10.

  • FERNANDES, P. ; RIVERO, L. ; BONIFACIO, B. ; SANTOS, D. ; CONTE, T. . Avaliando uma nova Abordagem para Inspeção de Usabilidade através de Análise Quantitativa e Qualitativa. In: VIII Experimental Software Engineering Latin American Workshop (ESELAW 2011), 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of VIII Experimental Software Engineering Latin American Workshop, 2011. v. 1. p. 67-76.

  • SANTOS, D. ; VILELA, D. ; SOUZA, C. ; CONTE, T. . Aspectos humanos que afetam um programa de melhoria de processo de software - Uma análise qualitativa. In: XIV Ibero-American Conference on Software Engineering, 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of XIV Ibero-American Conference on Software Engineering. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2011. v. 1. p. 157-170.

  • SANTOS, D. ; VILELA, D. ; SOUZA, C. ; CONTE, T. . Programas de Melhoria de Processo de Software ? Uma pesquisa sobre a influência dos aspectos humanos. In: X Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2011), 2011, Curitiba - PR. Anais do X Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2011), 2011. v. 1. p. 183-197.

  • SANTOS, D. ; RABELO, J. ; CONTE, T. . Uma análise do aspecto motivacional na implementação de um Programa de Melhoria de Processo de Software. In: VII Workshop Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software (WOSES 2011), 2011, Curitiba - PR. Anais do X Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2011), 2011. v. 1. p. 5-15.

  • SANTOS, D. ; RABELO, J. ; MAR, C. ; AGUIAR, E. ; VIANA, P. ; VILELA, D. ; CONTE, T. . Resultados de um Estudo Qualitativo sobre a implementação do modelo MPS em empresas do programa AmazonSoft. In: Workshop Anual do MPS.BR (WAMPS), 2010, Campinas. Anais do VI Workshop Anual do MPS.BR (WAMPS). Campinas: SOCIEDADE SOFTEX, 2010. v. 2. p. 138-147.

  • GOMES, M. ; SANTOS, F. ; SANTOS, D. ; CONTE, T. ; TRAVASSOS, G. . Evoluindo uma Técnica de Avaliação de Usabilidade através de Estudos In Vitro e In Vivo. In: IX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2010, Belém. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2010. v. 1. p. 229-243.

  • Matos, O. ; SECATTI, V. ; SANTOS, D. ; OLIVEIRA, H. ; CONTE, T. . Aplicando Grounded Theory para Compreender os Fatores Críticos de Sucesso em Iniciativas de Melhoria de Processo de Software. In: VI Workshop "Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software" (WOSES 2010), 2010, Belém. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2010. v. 1.

  • GOMES, M. ; SANTOS, D. ; CHAVES, L. ; CASTRO, A. ; VAZ, V. ; TRAVASSOS, G. ; CONTE, T. . WDP-RT: Uma técnica de leitura para inspeção de usabilidade de aplicações Web. In: VI ESELAW - Experimental Software Engineering Latin American Workshop, 2009, São Carlos. Proceedings of 6th Experimental Software Engineering Latin American Workshop (ESELAW 2009), 2009. v. 1.

  • SIQUEIRA, RODRIGO DO NASCIMENTO ; VIANA, DAVI . SysCityML: Uma técnica para modelagem de aplicações no contexto de Cidades Inteligentes. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2022, Brasil. Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS Estendido 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. p. 29-34.

  • TERADA, A. M. ; HORITA, F. ; VIANA, DAVI . Investigating the Interplay of Digital Transformation and Artificial Intelligence in Organizations: Insights from a preliminary qualitative analysis. In: International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI 2021), 2021, São Paulo. 18th CONTECSI 2021 - Proceedings and Abstracts, 2021. v. 1. p. 1-1.

  • XAVIER, BRUNO ; VIANA, DAVI ; SANTOS, RODRIGO PEREIRA DOS . Modelo de Negócio para Estúdios Independentes em Ecossistemas de Software de Jogos Digitais. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2021, Brasil. Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2021). Porto Alegre: SBC, 2021. v. 1. p. 903-4.

  • XAVIER, B. L. ; VIANA, D. ; SANTOS, R. P. . Modelagem de Negócio para Estúdios Independentes nos Ecossistemas de Software de Jogos Digitais. In: Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2020), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. v. 1. p. 1135-1138.

  • VIANA, DAVI ; DE OLIVEIRA ROSA, THATIANE ; SILVA, FRANCISCO ; DURANS, PABLO ; ARAGÃO, ALEXANDRE ; KON, FABIO ; GOLDMAN, ALFREDO . Software Engineering Practices in the development of applications for Smart Cities. In: the XXXIII Brazilian Symposium, 2019, Salvador. Proceedings of the XXXIII Brazilian Symposium on Software Engineering - SBES 2019. New York: ACM Press, 2019. v. 1. p. 150-154.

  • SILVA, J. ; TELES, A. S. ; SERRA, M. ; SILVA, F. J. S. E. ; VIANA, D. . Um Guia Móvel para Assistir Turistas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. In: VII Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí (ERCEMAPI 2019), 2019, São Luís. Anais da VII Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí (ERCEMAPI 2019). Porto Alegre: SBC, 2019. v. 1. p. 127-134.

  • COSTA, I. ; SANTOS, R. ; VIANA, D. ; RIVERO, L. . Activities in Space: Design e Avaliação de um Jogo Sério para o Ensino de Modelagem de Diagrama de Atividades. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2019), 2019, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2019). Porto Alegre: SBC, 2019. v. 1. p. 1124-1127.

  • FERREIRA, T. ; FERNANDES, J. ; VIANA, DAVI ; RIVERO, L. ; SANTOS, R. . AdventureSECO: Jogo Educacional para o Ensino de Conceitos sobre Ecossistemas de Software. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), 2018, Fortaleza. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018). Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1. p. 1798-1800.

  • FONTAO, AWDREN ; DIAS-NETO, ARILO ; VIANA, DAVI . Investigating Factors That Influence Developers' Experience in Mobile Software Ecosystems. In: 2017 IEEE/ACM Joint 5th International Workshop on Software Engineering for SystemsofSystems and 11th Workshop on Distributed Software Development, Software Ecosystems and SystemsofSystems (JSOS), 2017, Buenos Aires. 2017 IEEE/ACM Joint 5th International Workshop on Software Engineering for Systems-of-Systems and 11th Workshop on Distributed Software Development, Software Ecosystems and Systems-of-Systems (JSOS), 2017. p. 55-4.

  • BARBOSA, O. ; SANTOS, R. ; VIANA, D. . Preliminary Findings of Expert and Systematic Reviews on the Software Ecosystems Research. In: I Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2016), 2016, Maceió. Anais do I Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2016), 2016. v. 1. p. 81-85.

  • SANTOS, RODRIGO ; VIANA, DAVI . Software Ecosystems in the Development of Web, Social Networks and Multimedia Platforms. In: the 22nd Brazilian Symposium, 2016, Teresina. Proceedings of the 22nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web - Webmedia '16, 2016. p. 21.

  • RABELO, J. ; OLIVEIRA, E. ; VIANA, D. ; BRAGA, L. ; SANTOS, G. ; STEINMACHER, I. ; CONTE, T. . Knowledge Management and Organizational Culture in a Software Organization ? a Case Study. In: 2015 IEEE/ACM 8th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering, 2015, Florence. 2015 IEEE/ACM 8th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering, 2015. p. 89-92.

  • VIANA, DAVI ; CONTE, TAYANA . Oportunizando a Aprendizagem e Gerência do Conhecimento em Ecossistemas de Software. In: IX Workshop em Desenvolvimento Distribuído de Software, Ecossistemas de Software e Sistemas-de-Sistemas (WDES 2015), 2015, Belo Horizonte. 9th WORKSHOP ON DISTRIBUTED SOFTWARE DEVELOPMENT, SOFTWARE ECOSYSTEMS AND SYSTEMS-OF-SYSTEMS, 2015. v. 01. p. 73-76.

  • SANTOS, R. ; VALENCA, G. ; VIANA, D. ; ESTÁCIO, B. ; FONTÃO, A. ; MARCZAK, S. ; WERNER, C. ; ALVES, C. ; CONTE, T. ; PRIKLADNICKI, R. . Qualidade em Ecossistemas de Software: Desafios e Oportunidades de Pesquisa. In: Workshop de Desenvolvimento Distribuído de Software, Ecossistemas de Software e Sistemas de Sistemas (WDES 2014), 2014, Maceió. Workshop de Desenvolvimento Distribuído de Software, Ecossistemas de Software e Sistemas de Sistemas, 2014. v. 1. p. 41-44.

  • VIANA, D. ; DE SOUZA, C.R.B. ; CONTE, T. . Facilitando a Aprendizagem Organizacional em Melhorias de Processo de Software. In: Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, 2014, Blumenau. XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS 2014), 2014. v. 1. p. 43-50.

  • VIANA, DAVI ; RABELO, JACILANE ; CONTE, TAYANA ; VIEIRA, ANDREIA ; BARROSO, ELLEN ; DIB, MARIO . A qualitative study about the life cycle of lessons learned. In: 2013 6th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering (CHASE), 2013, San Francisco. 2013 6th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering (CHASE). p. 73-76.

  • OLIVEIRA, M. ; VIEIRA, S. ; VIANA, D. ; MARCZAK, S. ; CONTE, T. . Elicitação de Requisitos a partir de Modelos de Processos de Negócio e Modelos Organizacionais: Uma pesquisa para definição de técnicas baseadas em heurísticas. In: Requirements Engineering @ Brazil (ER@BR 2013), 2013, Rio de Janeiro. Proceedings of Requirements Engineering @ Brazil (ER@BR 2013), 2013. v. 1. p. 86-91.

  • VIANA, D. ; CONTE, T. ; VILELA, D. ; DE SOUZA, C.R.B. ; SANTOS, G. ; PRIKLADNICKI, R. . The influence of human aspects on software process improvement: qualitative research findings and comparison to previous studies. In: 16th International Conference on Evaluation & Assessment in Software Engineering (EASE 2012), 2012, Ciudad Real. 16th International Conference on Evaluation & Assessment in Software Engineering (EASE 2012). v. 1. p. 121-125.

  • SANTOS, D. ; CONTE, T. . Fatores críticos de sucesso em iniciativas de MPS - Uma visão qualitativa. In: Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, 2010, Belém. Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, 2010.

  • BONIFACIO, B. ; SANTOS, D. ; ARAUJO, C. ; VIEIRA, S. ; CONTE, T. . Aplicando Técnicas de Inspeção de Usabilidade para Avaliar Aplicações Móveis. In: Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010, Belo Horizonte. Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010. v. 1.

  • LEITE, C. S. S. ; CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero ; RABELO, J. ; VIANA, DAVI . Uma análise do Nível G do MR-MPS-SV em uma Mineradora Multinacional - Relato de Experiência. In: Workshop Anual do MPS (WAMPS 2022), 2022, Curitiba. Workshop Anual do MPS (WAMPS 2022), 2022. v. 1.

  • COSTA, Y. ; SILVEIRA, R. ; VIANA, DAVI ; OLIVEIRA, A. E. F. ; TEIXEIRA, M. M. . Incorporação de Acessibilidade Digital nos Recursos Educacionais e Ambientes Virtuais da UNA-SUS. In: 27 Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), 2021, Online. Anais do 27 Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), 2021. v. 1. p. 1-1.

  • HENRIQUE NASCIMENTO SANTOS, SEBASTIÃO ; H. CARVALHO, PEDRO ; COSTA SERRA, ARTHUR ; MENEZES AZEVEDO, LAYANE ; VIANA DOS SANTOS, DAVI ; SILVIA VIEIRA, EDUARDO . Projeto Patrino: Um Aplicativo com Inteligência Artificial Aplicada no Gerenciamento de Bancos de Leite Humano. In: XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2019, Aracaju. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). Porto Alegre: SBC, 2019. v. 1. p. 140-142.

  • SANTOS, R. ; VIANA, D. . Ecossistemas de Software na Indústria - Riscos e Oportunidades. In: XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2016, Maceió. Anais do XV SBQS, Tutoriais, 2016.

  • VIANA, DAVI ; SOUZA, C. ; CONTE, T. . Tecnologias Facilitadoras de Aprendizagem Organizacional em Programas de Melhoria de Processo de Software. In: 1st Latin-American School on Software Engineering, 2013, Rio de Janeiro. 1st Latin-American School on Software Engineering, 2013. v. 1.

  • SANTOS, D. ; CONTE, T. ; VIANA, P. ; XAVIER, C. M. . Diagnóstico Inicial para avaliação MPS.BR nível G em empresa do grupo AmazonSoft. In: III Mostra de trabalhos técnico-científicos da Amazônia, 2009, Manaus. V Feira Internacional da Amazônia, 2009.

  • VIANA, DAVI . Análise qualitativa com Grounded Theory nas pesquisas em Sistemas de Informação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANA, DAVI . Soft Skills no Desenvolvimento de Software. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANA, D. . Melhoria de Processo de Software: Oportunidades e desafios de pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. ; OLIVEIRA, NATHALIA ; SILVA FILHO, J. L. . DigiSpace: Pratique e Brinque. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SANTOS, S. ; VIEIRA, E. ; VIANA, D. ; SERRA, A. ; AZEVEDO, L. ; CARVALHO, P. . Patrino: Um Aplicativo com Inteligência Artificial Aplicada no Gerenciamento de Bancos de Leite Humano. 2019.

OLIVEIRA, M. ; SAMPAIO, W. ; VIANA, D. . reclaMA: denúncias de irregularidades de obras públicas do Maranhão. 2019.

ARAGAO, A. ; MORENO, N. ; CALDAS, D. S. ; TEIXEIRA, A. A. O. M. ; VIANA, DAVI . BiCT ROOM. 2019.

OLIVEIRA, W. C. S. ; COSTA, S. ; VIANA, D. . Fila Virtual. 2016.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa do VI Workshop sobre aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2021). 2021.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2021). 2021.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2021). 2021.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa do Joint 9th ICSE International Workshop on Software Engineering for Systems-of-Systems and 15th Workshop on Distributed Software Development, Software Ecosystems and Systems-of-Systems. 2021.

VIANA, DAVI ; CANEDO, E. D. . Coordenador do Comitê de Programa do XX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2021 - Trilha de Educação). 2021.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement - ESEM 2021 (Emerging Results and Vision Papers Track). 2021.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do 24rd Iberoamerican Conference on Software Engineering (CIbSE 2021). 2021.

VIANA, D. ; ARRAIS, M. . Coordenador do Comitê de Programa do IX Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. 2020.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do 23rd Iberoamerican Conference on Software Engineering (CIbSE 2020). 2020.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do 10th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS). 2020.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2020). 2020.

VIANA, D. . Coordenador de Publicações do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2020). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa do 2nd Workshop on Software-Intensive Systems Modeling and Simulation (MSSiS 2020). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa do V Workshop sobre aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2020). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa da VIII Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI 2020). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa do Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social (WAIHCWS / IHC 2020). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa do XXXIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2020 - Education Track, Insightful Ideas and Emerging Results Track, and Tools Track). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2020 - Education Track). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa do XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2020). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft 2020. 2020.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa da Jornada de Informática do Maranhão 2020. 2020.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa do ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement - ESEM 2020 (Emerging Results and Vision Papers Track). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa do XLVI Conferencia Latinoamericana de Informática (CLEI 2020). 2020.

VIANA, DAVI . Membro do Comitê de Programa da Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS 2020. 2020.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa do Joint 8th ICSE International Workshop on Software Engineering for Systems-of-Systems and 14th Workshop on Distributed Software Development, Software Ecosystems and Systems-of-Systems. 2020.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft 2019. 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do IV Workshop sobre aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do VIII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa da VII Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa de minicursos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XVIII Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social (WAIHCWS / IHC 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XXXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2019 - Education Track). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2019 - Education Track). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do Joint 7th ICSE International Workshop on Software Engineering for Systems-of-Systems and 13th Workshop on Distributed Software Development, Software Ecosystems and Systems-of-Systems. 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement - ESEM 2019 (Emerging Results and Vision Papers Track). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XLV Conferencia Latinoamericana de Informática (CLEI 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do I Brazilian Workshop on lArge-scale cRitical systEms (BWare/SBES 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do I Workshop on Modeling and Simulation of Software-Intensive Systems (MSSiS/SBES 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do XXIII Ibero-American Conference on Software Engineering (CIbSE 2019) - Software Engineering Track and ESELAW Track. 2019.

VIANA, D. . Coordenador do Comitê de Programa do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2019). 2019.

VIANA, DAVI . Coordenador de Publicações do XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2019). 2019.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - SBSI 2018. 2018.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Ibero-American Conference on Software Engineering ? Software Engineering Track - CIbSE 2018. 2018.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação - WICSI 2018. 2018.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa de minicursos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - SBSI 2018. 2018.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining - BrasNAM 2018. 2018.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa da 9th Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS 2018. 2018.

VIANA, D. . Avaliador Externo Ad hoc PIBIC/PIBITI UERN. 2018.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement - ESEM (Posters Track). 2018.

VIANA, D. . Membro do comitê de programa do XVII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2018). 2018.

VIANA, DAVI . Membro do comitê de programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft 2018. 2018.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining - BrasNAM 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação - WTDSI 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação - WICSI 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Joint 5th International Workshop on Software Engineering for Systems-of-Systems and 11th Workshop on Distributed Software Development, Software Ecosystems and Systems-of-Systems - SESoS/WDES 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - SBSI 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software - SBQS 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - Trilha de Educação - SBES 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Ibero-American Conference on Software Engineering ? Software Engineering Track - CIbSE 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Simpósio de Computação do Oeste do Pará - SCOOP 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software - WTDQS 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Workshop sobre Aspectos da IHC para a Web Social - WAIHCWS 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação - ENCOSIS 2017. 2017.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa da Jornada de Informática do Maranhão, JIM 2016. 2016.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa Workshop em Desenvolvimento Distribuído de Software, Ecossistemas de Software e Sistemas-de-Sistemas - WDES 2016. 2016.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software - SBQS 2016. 2016.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Ibero-American Conference on Software Engineering ? Software Engineering Track - CIbSE 2016. 2016.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Congresso Amazônico de Computação e Sistemas de Informação, CACSI 2015. 2015.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa Workshop em Desenvolvimento Distribuído de Software, Ecossistemas de Software e Sistemas-de-Sistemas - WDES 2015. 2015.

VIANA, D. . Membro do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software - SBQS 2015. 2015.

VIANA, D. ; ALBUQUERQUE, A. B. ; BARROS, A. L. B. P. . Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Software Quality. 2019. (Editoração/Anais).

TEIXEIRA, M. A. M. ; MOURA, R. S. ; MONTEIRO, J. M. ; PAIVA, A. C. ; CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero ; VIANA, D. . Anais da VII Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí. 2019. (Editoração/Anais).

VIANA, D. ; GIACOMELLO, C. ; SILVA, S. A. E. . Anais do XI Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI 2018). 2018. (Editoração/Anais).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Melhoria da Qualidade de Produto de Software no contexto de Internet das Coisas e Cidades Inteligentes, Descrição: Projeto de Pesquisa da Bolsa de Produtividade FAPEMA (2021-2022): O avanço das tecnologias em computação e o uso progressivo de diversos objetos tecnológicos (como sensores, atuadores em dispositivos m?veis) fazem com que uma infinidade de novos softwares e serviços sejam criados. A Internet das Coisas (IoT) é um paradigma que agrega tecnologias de diversas áreas como computação ubíqua, tecnologias de comunica??o e redes, computa??o em nuvem, al?m de dispositivos com sensores embutidos. A IoT contribui para transforma??es na sociedade, permitindo, por exemplo, a cria??o das chamadas cidades inteligentes (CIs) que fazem uso intenso de infraestrutura tecnol?gica. O contexto de cidades inteligentes e internet das coisas cria um ambiente desafiador para a ?rea de qualidade de software, pois ? necess?rio atender diversos requisitos dos usu?rios em termos de funcionalidade, garantir uma boa experi?ncia do uso e adequa??o a diversidade de objetos de IoT. Adicionalmente, pode ser mais dif?cil a realiza??o de testes em sistemas complexos que possuem milhares de objetos IoT, com topologias din?micas, diferentes formas de conectividade e que consideram as complexidades dos ambientes no mundo real. Desta forma, este projeto visa investigar como melhorar a qualidade do produto de software para esses contextos. Os objetivos deste projeto s?o definir t?cnicas teste de aplica??es e avalia??o de experi?ncia de usu?rio que considere caracter?sticas espec?ficas de software para o contexto de IoT e Cidades Inteligentes. Adicionalmente, espera-se contribuir na forma??o de recursos humanos em n?veis de gradua??o, mestrado e doutorado, melhorando assim a capacita??o de profissionais nas ?reas de IoT, cidades inteligentes e qualidade de software no Estado do Maranh?o.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Coordenador / Valdemar Graciano Neto - Integrante / Flávio Eduardo Aoki Horita - Integrante / Rodrigo Pereira dos Santos - Integrante / Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos - Integrante / Benedito Mendes Dutra Neto - Integrante / Marcelino Mendes da Silva Neto - Integrante / Diego Armando Cruz Coimbra - Integrante / Rodrigo do Nascimento Siqueira - Integrante / Adriano Pablo de Moraes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2021 - Atual

    Capacitação, Inovação e Pesquisa em Turismo, Inclusão e Acessibilidade, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver soluções educacionais com o intuito de capacitar profissionais do setor de turismo e hotelaria no atendimento a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, amenizando as barreiras comunicacionais e atitudinais no seu atendimento. São temas de pesquisa o desenvolvimento de jogos sérios sobre a área, a introdução de aspectos de acessibilidade em AVAs e recursos educacionais, bem como a análise de dados de ensino-aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / ALANA DE ARAUJO OLIVEIRA MEIRELES TEIXEIRA - Integrante / MARIO ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA - Coordenador / Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos - Integrante / Ana Emilia Figueiredo de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Ministério do Turismo - Cooperação.

  • 2020 - 2022

    Definição de Técnicas de Desenvolvimento de Software para o Contexto de Cidades Inteligentes, Descrição: As cidades inteligentes envolvem a integração de serviços e aplicações em uma infraestrutura tecnológica unificada com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de uma cidade. O desenvolvimento dessas aplicações não é trivial, pois é necessário levar em consideração diversas características inerentes do contexto de cidades inteligentes, como aspectos de interoperabilidade, gerenciamento de um grande volume de dados, aspectos sociais de interação dos usuários com as aplicações e entre outros. Para apoiar o desenvolvimento das aplicações no contexto de cidades inteligentes, pode-se fazer uso de técnicas de desenvolvimento definidas na Engenharia de Software (ES) que buscam prover meios para apoiar diversas atividades do desenvolvimento de sistemas. Essas técnicas podem estar relacionadas com o processo de desenvolvimento de software, elicitação de requisitos e modelagem das aplicações. Desta forma, as técnicas buscam garantir que os sistemas sejam desenvolvidos corretamente e com a qualidade esperada. Executar essas técnicas para o desenvolvimento de aplicações no contexto de Cidades Inteligentes ainda é um desafio. Desta forma, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de técnicas de desenvolvimento de software no contexto de Cidades Inteligentes, tais como: (i) definição de processo de software aderente às características de aplicações para Cidades Inteligentes; (ii) criação de modelagens de software específicas para este contexto; e, (iii) técnica de avaliação da qualidade das aplicações deste contexto. Espera-se que os resultados a serem obtidos com este projeto contribuam com o avanço da pesquisa científica em Engenharia de Software, além de disponibilizar novas técnicas para serem utilizadas pela Indústria de Software.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Coordenador / Alex Oliveira Barradas Filho - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante / DE OLIVEIRA ROSA, THATIANE - Integrante / Rodrigo Pereira dos Santos - Integrante / Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos - Integrante / Kelly Rosa Braghetto - Integrante / Gustavo Jansen de Souza Santos - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Alfredo Goldman - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Infraestrutura de Software e Aplicações de IoT para Cidades Inteligentes, Descrição: O fenômeno da urbanização ao redor do mundo impõe vários desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades associados a questões relacionadas à saúde, educação, segurança pública, transporte, poluição, para citar apenas alguns exemplos. Para abordar estes enormes desafios, um novo paradigma baseado no uso extensivo de tecnologias de informação e comunicação denominado de Cidades Inteligentes tem sido explorado. Uma das bases fundamentais para a construção das Cidades Inteligentes é a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). IoT se refere à extensão da Internet e da Web ao mundo físico através do uso em larga escala de dispositivos distribuídos identificáveis e com capacidade de sensoriamento e atuação. A IoT não está relacionada somente com a interconexão de dispositivos à Internet, mas também em se obter uma percepção de espaços físicos através de dados coletados por sensores, a capacidade de análise e raciocínio sobre estes dados e a possibilidade de atuação sobre o espaço físico. O projeto aqui proposto tem como como foco abordar os desafios científicos e tecnológicos e oferecer soluções inovadoras para os problemas em torno da aplicação da Internet das Coisas no domínio das Cidades Inteligentes. Pretende-se consolidar a integração entre o grupo de pesquisadores das instituições envolvidas (UFMA, PUC-Rio e UNIFESP), envolvendo alunos de graduação e pós-graduação dessas instituições em torno da temática. Além disso, pretende-se fortalecer os programas de pós-graduação através publicações relevantes para a área de conhecimento e promover iniciativas de internacionalização do programa atualmente nível 3 da UFMA. Edital PROCAD.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Alex Oliveira Barradas Filho - Integrante / Marcos Kalinowski - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante / Allan Kardec Duailibe Barros Filho - Integrante / ALEXANDRE CESAR MUNIZ DE OLIVEIRA - Integrante / NOEMI DE LA ROCQUE RODRIGUEZ - Integrante / LUIZ EDUARDO GALVAO MARTINS - Integrante / ANDRE CARLOS PONCE DE LEON FERREIRA DE CARVALHO - Integrante / ARLINDO FLAVIO DA CONCEICAO - Integrante / ANTONIO AUGUSTO CHAVES - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Monitoramento em Tempo Real de Restrições de Mobilidade no contexto de IoT e Cidades Inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciano Reis Coutinho em 13/11/2018., Descrição: O paradigma da Internet das Coisas (Internet of Things ? IoT) projeta um futuro no qual pessoas, objetos e dispositivos estarão interconectados em larga escala. Neste sentido, a IoT tem sido uma das bases da pesquisa em Cidades Inteligentes (Smart Cities). De modo geral, a noção de cidade inteligente refere-se à tentativa de integrar e facilitar o uso de recursos de uma cidade, bairro ou localidade, aumentando tanto a qualidade dos serviços, quanto diminuindo os custos operacionais envolvidos. Em especial, serviços como transporte coletivo, controle de estacionamento, coleta de lixo, policiamento de bairros, acesso a hospitais, escolas, parques, etc podem ser melhorados a partir de tecnologias da IoT. No que concerne aos desafios de pesquisa, destacam-se questões de interoperabilidade, distribuição e análise de grandes volumes de dados, e a definição de modelos de desenvolvimento de aplicações e negócios. No presente projeto, que se enquadra no contexto geral da pesquisa em IoT e cidades inteligentes, o foco da pesquisa recai sobre os desafios ligados à análise de dados e ao desenvolvimento de aplicações. Uma vez que grande parte das ?coisas? consiste de unidades móveis que se deslocam em uma dada área geográfica, propõe-se especificamente a investigação de linguagens e modelos computacionais para a representação e reconhecimento automático de padrões de movimentação, bem como o desenvolvimento de infraestrutura e ferramentas de software a serem usadas na definição de restrições de deslocamento, e no monitoramento e controle on-line de unidades m oveis pelos administradores da área geográfica em questão. Como aplicações em potencial destacam-se: monitoramento de frota de veículos (públicos ou privados) garantindo padrões desejáveis de movimentação; acompanhamento de pessoas ou grupos em espaços como hospitais, escolas, ou museus; fiscalização dos deslocamentos de máquinas em canteiros de obras atendendo a padrões de segurança... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Markus Endler - Integrante / Marcos Paulino Roriz Junior - Integrante / F abio Moreira Costa - Integrante / Adalberto Teixeira Azevedo Jr. - Integrante / Luiz Arist oteles Santos Silva - Integrante / Fernando Benedito Veras Magalhães - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Melhorando a qualidade no desenvolvimento de software no estado do amazonas por meio da integração de usabilidade no processo de desenvolvimento, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tayana Uchôa Conte em 13/11/2014., Descrição: O objetivo principal deste projeto é propor novas tecnologias (métodos, técnicas, ferramentas e processos) para o controle e a estimativa da usabilidade da aplicação durante todo o processo de software, com ênfase nas etapas iniciais do desenvolvimento. Este projeto torna-se importante para a região Norte, pois busca aproximar a indústria e a academia com o objetivo de construir software de maior qualidade, com maior facilidade de uso para apoiar a inclusão digital de diferentes grupos de usuários, como idosos e portadores de deficiência. As novas tecnologias terão dois grandes focos: (1) conjunto de tecnologias para elicitação de requisitos de software que apóiem a especificação e estimativa da qualidade dos requisitos de usabilidade; e (2) abordagem que garanta a qualidade adequada de usabilidade durante a elaboração de modelos de projeto de aplicações de software. Na primeira etapa deste projeto serão executados estudos secundários com o objetivo de criar uma base sólida de conhecimento para a pesquisa e definição das novas tecnologias propostas. Na segunda etapa, estudos experimentais serão realizados com o objetivo de avaliar as tecnologias propostas e auxiliar na evolução das mesmas. Com isso, espera-se contribuir para a inovação do processo de software, visando a melhoria da qualidade do software desenvolvido e para a diminuição dos custos de correção de problemas de usabilidade antes que o código fonte seja escrito... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Tayana Uchôa Conte - Coordenador / Jacilane Rabelo - Integrante / Luis Rivero - Integrante / Gleison dos Santos Souza - Integrante / Maria Emilia Xavier Mendes - Integrante / Natasha Valentim - Integrante / Anna Beatriz Marques - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Tecnologias para Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional como Facilitadores de Inovação em Processos de Software, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tayana Uchôa Conte em 13/11/2014., Descrição: No núcleo das habilidades de uma organização para manter a sua vantagem competitiva e inovar está o conhecimento que ela consegue deter e sua capacidade em criar, utilizar e aprender esse conhecimento. As atividades da indústria de software são usualmente intensivas em conhecimento, o que implica na necessidade de existir atividades para Gestão do Conhecimento (GC) e Aprendizagem Organizacional (AO), relativas a todo o ciclo de criação de software. Tanto GC quanto AO são fundamentais para promover a inovação em processos de desenvolvimento de software. Entretanto, uma recente revisão sistemática da literatura mostrou que: i) a engenharia do software tem sido predominantemente dirigida ao armazenamento e recuperação de conhecimento, ignorando assim aspectos importantes, tais como a criação, transferência e aprendizagem de conhecimento; ii) a busca por agilidade em seus processos de software e o consequente investimento no desenvolvimento ágil de software tem focado principalmente em atividades que exploram e são dirigidas ao conhecimento tácito, enquanto que o desenvolvimento tradicional de software, usualmente aplicado na construção de sistemas em larga escala, tem se concentrado principalmente em atividades de GC explícito; e iii) nenhuma compreensão detalhada sobre que fatores podem levar ao sucesso da GC e AO nas organizações de software foi apresentada até o momento. Portanto, os principais objetivos desta colaboração nacional e internacional são: 1) relacionado à Pesquisa - propor e avaliar experimentalmente tecnologias (técnicas, métodos, processos e ferramentas) para facilitar a adoção de GC e AO na indústria de software, assim como uma teoria de compartilhamento do conhecimento para auxiliar a melhoria de processos de desenvolvimento de software. Essas tecnologias serão propostas em colaboração com pesquisadores de duas instituições brasileiras (UFRJ e UNIRIO) e com uma instituição de pesquisa sueca (Blekinge Institute of Technology (BTH)); 2) relacionado à Capacitação - permitir o intercâmbio de jovens pesquisadores e estudantes de doutorado com grupos de Pesquisa com pesquisadores com expertise em melhoria de processo de software e GC, fortalecendo um jovem grupo de pesquisa local, além da organização de atividades locais com a participação de graduandos, pesquisadores e profissionais da indústria visando à disseminação das práticas da GC e AO na engenharia do software resultantes neste projeto; 3) relacionado à Inovação apoiar a inovação em melhoria de processo de software através da transferência para indústria das novas tecnologias para GC e AO propostas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Tayana Uchôa Conte - Coordenador / Jacilane Rabelo - Integrante / Gleison dos Santos Souza - Integrante / Maria Emilia Xavier Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Aprendizagem Organizacional em Programas de Melhoria de Processo de Software, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tayana Uchôa Conte em 11/01/2013., Descrição: O crescimento de empresas desenvolvedoras de software no Amazonas tem sido fortemente estimulado no Pólo Industrial de Manaus (PIM). Através do Pólo de Software do Amazonas (AMAZONSOFT), o PIM pretende fazer do Amazonas uma verdadeira referência mundial no desenvolvimento com qualidade de produtos de software. Em organizações de software, o principal ativo é o conhecimento detido por seus colaboradores. No entanto, embora a aprendizagem organizacional seja essencial para o crescimento do conhecimento, é um processo peculiarmente problemático para as organizações de software. Devido à importância da Aprendizagem Organizacional para a indústria de software, este projeto visa à elaboração de abordagens que auxiliem o processo de aprendizagem organizacional das organizações desenvolvedoras de software, especialmente em relação às atividades de um programa de Melhoria de Processo de Software. Pretende-se realizar a transferência das abordagens propostas para a indústria através de estudos experimentais, de forma a auxiliar a adequação das mesmas para a realidade das organizações locais. Desta forma pode-se auxiliar o Pólo de Software do Amazonas e posteriormente colaborar para a indústria de software de todo o País com estratégias que potencializem o processo de aprendizagem dessas organizações durante a execução de programas de melhoria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Tayana Uchôa Conte - Coordenador / Dalton Vilela - Integrante / Jacilane Rabelo - Integrante / Gleison dos Santos Souza - Integrante / Rafael Prikladnicki - Integrante / Rogério Nascimento - Integrante / Ana Regina Cavalcanti da Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - Atual

    Capacitação e Consultoria para a Implementação das Tecnologias Mobile Circulatório, Descrição: O objetivo geral deste projeto é realizar uma colaboração científica e tecnológica para o corpo técnico da SEFAZ/MA no sentido de auxiliar na criação de um novo modelo de fiscalização de fluxo de mercadorias. Essa colaboração se dará por meio de consultoria e treinamentos em abordagens científicas e tecnológicas voltadas a resolução do problema proposto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Capacitação e Consultoria para a Implementação das Tecnologias Mobile Circulatório, Descrição: O objetivo geral deste projeto é realizar uma colaboração científica e tecnológica para o corpo técnico da SEFAZ/MA no sentido de auxiliar na criação de um novo modelo de fiscalização de fluxo de mercadorias. Essa colaboração se dará por meio de consultoria e treinamentos em abordagens científicas e tecnológicas voltadas a resolução do problema proposto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante., Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Bolsa.

  • 2019 - Atual

    Capacitação e Consultoria para a Implementação das Tecnologias Mobile Circulatório, Descrição: O objetivo geral deste projeto é realizar uma colaboração científica e tecnológica para o corpo técnico da SEFAZ/MA no sentido de auxiliar na criação de um novo modelo de fiscalização de fluxo de mercadorias. Essa colaboração se dará por meio de consultoria e treinamentos em abordagens científicas e tecnológicas voltadas a resolução do problema proposto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante., Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Bolsa.

  • 2022 - Atual

    Projeto de Enfrentamento à Covid-19: Estudo e Praticas com Foco na Saúde do Trabalhador, Descrição: Em meio à pandemia da COVID -19 o papel da indústria brasileira é essencial, mediante a produção de medicamentos e equipamentos de saúde, materiais de higiene, alimentos e bebidas; geração e distribuição de energia elétrica, de gás, de sinal de internet e telecomunicações; captação e tratamento de água, esgoto, lixo; produção e distribuição de combustíveis, entre outros. Desta forma, as indústrias precisarão manter ou ampliar seu nível de produtividade para que o país possa superar os desafios dessa pandemia. O presente projeto de pesquisa e inovação busca investigar novas soluções voltadas ao monitoramento de trabalhadores com doenças crônicas acometidos pela COVID-19. De forma específica, pretende-se desenvolver e validar novas abordagens para o acompanhamento de trabalhadores com doenças crônicas e que tenham sido acometidos pela COVID-19 durante o exercício da atividade laboral e realizar avaliação da análise ergonômica da atividade de trabalhadores da indústria através do uso de dispositivos móveis e sensores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Vandecia Rejane Monteiro Fernandes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Luciano Reis Coutinho - Integrante / João D. S. Almeida - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante / Geraldo Braz Júnior - Integrante / Anselmo Cardoso de Paiva - Integrante / Rodrigo do Nascimento Siqueira - Integrante / ROCHA, SIMARA - Integrante., Financiador(es): SESI - Departamento Regional do Maranhão - Cooperação.

  • 2019 - 2022

    Capacitação e Consultoria para a Implementação das Tecnologias Mobile Circulatório, Descrição: O objetivo geral deste projeto é realizar uma colaboração científica e tecnológica para o corpo técnico da SEFAZ/MA no sentido de auxiliar na criação de um novo modelo de fiscalização de fluxo de mercadorias. Essa colaboração se dará por meio de consultoria e treinamentos em abordagens científicas e tecnológicas voltadas a resolução do problema proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Davi Viana dos Santos - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante., Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Bolsa.

Prêmios

2022

Melhor Revisor de Artigos - SBSI 2022, CESI/SBC.

2022

Paraninfo da primeira turma do Curso de Licenciatura em Computação e Informática DTED/UFMA (2022.1), UFMA.

2022

Patrono da Turma de 2022.1 do Curso de Engenharia da Computação - UFMA, UFMA.

2022

Honorable Mention Award - trilha da indústria CBSoft 2022, CEES-SBC.

2022

Segundo melhor trabalho no SEMIC & SEMITI 2022 - categoria tecnológicas, UFMA.

2021

Melhor Revisor de Artigos - Trilha 1 - Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2021), SBC.

2021

Terceiro Lugar no Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2021) - Mestre: Bruno Xavier / Orientadores: Rodrigo Santos e Davi Viana, Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

2021

Segundo Lugar no Concurso de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UNIRIO) - Edição 2020 - Mestre: Bruno Xavier / Orientadores: Rodrigo Santos e Davi Viana, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

2020

Menção Honrosa de Artigo no XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2020), SBC.

2019

Menção Honrosa de Artigo no IV Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2019), SBC.

2019

Melhor Projeto na Competição de Desenvolvimento de SI Inovadores (CODESII/SBSI 2019), SBC.

2019

Paraninfo da Turma de 2019.1 do Curso de Engenharia da Computação - UFMA, UFMA.

2018

Best Paper Award - XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES) - Education Track, SBC.

2018

Prêmio de Melhor Artigo do III Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2018), SBC.

2017

1o. lugar na Categoria Trabalhos Técnicos do XVI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2017), SBC.

2016

Segundo Lugar - Concurso de teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS), Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET, Coordenação de Engenharia da Computação. , Avenida dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, 65080805 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32729121, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de TI UNA-SUS\UFMA, Carga horária: 20

2016 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2021

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do Estágio Supervisionado EaD, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III do curso Curso de Computação e Informática - EaD Bolsista do Programa UAB/UFMA - Professor Formador I

2021 - 2021

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor da Especialização em Matemática, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Formador I da disciplina de Informática Básica do Curso de Especialização em Ensino da Matemática no Ensino Médio Professor da UAB/UFMA

2019 - 2021

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do PIBIC e PIBITI, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

2017 - 2019

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da Div. Difusão do Empreendedorismo, Carga horária: 20

Outras informações:
Diretoria ligada ao Departamento de Empreendedorismo e Inovação (DEMI\PROEXCE) e responsável pela coordenação do programa PIBITI na UFMA

2019 - 2019

Blekinge Institute of Technology

Vínculo: Visiting researcher, Enquadramento Funcional: Visiting researcher, Carga horária: 6

2019 - Atual

Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário Regional - Maranhão, Carga horária: 2

2010 - Atual

Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 2

2019 - 2021

Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador da CE-SI, Carga horária: 2

Outras informações:
Vice-coordenador da Comissão Especial de SI da SBC

2019 - 2019

Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário Adjunto da Regional Maranhão, Carga horária: 2

2018 - 2019

Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante Institucional UFMA, Carga horária: 1

2015 - 2015

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente (Substituto), Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas: - Introdução ao Processamento de Dados - Introdução à Ciência dos Computadores - Introdução ao Processamento de Dados

2012 - 2013

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência

Outras informações:
Disciplina de Qualidade de Software

2012 - 2012

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente (Substituto)

Outras informações:
Disciplinas: - Informática aplicada à ciências agrárias (turmas dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia) - Introdução ao Processamento de dados (turmas dos cursos de Química e Ciências Contábeis)

2009 - 2009

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina

Outras informações:
Monitor da disciplina de Modelagem e Projeto de Sistemas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação

2008 - 2008

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina

Outras informações:
Monitor da disciplina de Introdução a computação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação

2008 - 2008

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina

Outras informações:
Monitor da disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados I do curso de Bacharelado em Ciência da Computação

2007 - 2008

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de ITI, Carga horária: 20

Outras informações:
Participante do projeto SIRIAA do grupo de Recuperação da Informação, bolsista do CNPq.

2016 - 2016

Centro Universitário do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 24

2015 - 2015

Centro Universitário do Norte

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de curso de Pós-graduação em Engenharia de Software com ênfase em Desenvolvimento Web Disciplina: Gestão da Qualidade de Software Carga horária do curso: 20 horas

2015 - 2015

Centro Universitário do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 14

Outras informações:
Disciplinas: - Projeto de Sistemas Orientado à Objetivos - Projeto de Sistemas - Análise de Sistemas - Ética, Computador e Sociedade

2014 - 2014

Centro Universitário do Norte

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de curso de Pós-graduação em Engenharia de Software com ênfase em Desenvolvimento Web Disciplina: Gestão da Qualidade de Software Carga horária do curso: 20 horas

2014 - 2014

Centro Universitário do Norte

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de curso de Pós-graduação em Engenharia de Software com ênfase em Desenvolvimento Web Disciplina: Gestão da Qualidade de Software Carga horária do curso: 20 horas

2015 - 2015

Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas 2015/1: - Projeto de Jogos para Computação: Esta disciplina envolve conhecimento sobre definição de jogos para computação e voltados à educação em informática através de jogos. - Estruturas de Dados e Algoritmos: Esta disciplina envolve conhecimento sobre estruturas básicas utilizadas na computação. - Lógica e Matemática Discreta: Esta disciplina envolve conhecimento sobre lógica proposicional e elementos matemáticos fundamentais para computação.

2015 - 2015

Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas de 2015/2 - Análise de Algoritmos - Lógica e Matemática Discreta

2015 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor - Orientador de TCC, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Informática na Educação pelo IFAM/UAB (Universidade Aberta do Brasil)

2012 - 2013

Fundação Desembargador Paulo do Anjos Feitoza

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Consultor em Melhoria de Processo de Software e Apoio na implementação e avaliação do Nível F do MR-MPS-SW

2011 - 2012

T DE F A JESINI

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Desenvolvedor, Carga horária: 15

Outras informações:
Pesquisa & Desenvolvimento de Sistema de Indicadores para a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, atuando, principalmente, na definição e execução de processos de teste.

2009 - 2010

CF Processamento de Dados, FabriQ

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8

Outras informações:
Consultoria em Melhoria de Processo de Software e Apoio na avaliação do Nível G do MR-MPS-SW. Atuando como representante da Unidade Organizacional

2006 - 2006

EMK INFORMÁTICA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio obrigatório para obtenção do diplona do curso técnico em informática.