Alcindo de Carvalho Holanda

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão. É membro do Grupo de Pesquisa Indígenas na História do Maranhão (IHMA), vinculado ao CNPq, através do PPGHis da UFMA. Realiza pesquisa em História Indígena e do Indigenismo. Tem interesse nas áreas de História do Brasil, História da Amazônia, História do Maranhão e História Agrária.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2022 - Atual

Universidade Federal do Maranhão
Soraia Sales Dornelles.Palavras-chave: História; Indígena.

Graduação em Licenciatura Plena em História

2000 - 2006

Universidade Estadual do Maranhão
Título: Mídia, Política e Poder nas Eleições Presidenciais de 2002
Orientador: Maria Aparecida Rocha Coelho

Formação complementar

2003 - 2004

Tutor em EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Indígena e do Indigenismo.

Organização de eventos

FERRAZ ; HOLANDA . I Encontro de Historiadores Maranhense. 2006. (Congresso).

FERRAZ ; HOLANDA . I Seminário de História Regional. 2006. (Congresso).

DEMO ; HOLANDA . O Professor do Futuro: Desafios e Pespequitivas. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

V Café com Pesquisa - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).Empreendedorismo e Ciência. 2023. (Outra).

V Encontro de História Indígena e do Indigenismo 2023 - 10 anos do GP HINDIA. 2023. (Encontro).

XII ENCONTRO DA ANPUH-MA POVOS INDÍGENAS NA HISTÓRIA: vivências, resistências e direitos sociais na atualidade. 2023. (Simpósio).

XVII Encontro Humanístico da UFMA: ciências, humanidades e reconstrução democrática,. 2023. (Encontro).

XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de História.História Indígena e do Indigenismo: A Etnogênese dos Povos do Maranhão. 2023. (Encontro).

XIII ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-MA Democracia, Educação e História: desafios do tempo presente. 2022. (Simpósio).

XI Encontro Maranhense dos Estudantes de História - EMEH.Grandes Projetos no Maranhão. 2012. (Encontro).

XIII ENCOB ? ENCONTRO NACIONAL DE COMITES DE BACIAS HIDROGRAFICAS.. 2011. (Congresso).

5 Encontro de História Oral do Nordeste. 2005. (Encontro).

11 EMEL - Encontro Maranhense dos Estudantes de Letras - Letras do Maranhão: (Inter)conectividade nas artes populares.11 EMEL - Encontro Maranhense dos Estudantes de Letras. 2004. (Encontro).

I Seminário Temático de História e Memória - O resgate da memória para a formação da identidade histórica. 2004. (Seminário).

Palestra: O Professor do Futuro - Desafios e Perspectivas.Os Desafios Regionais da Educação. 2004. (Seminário).

I EMEG - Encontro Mranhense dos Estudantes de Geografia - Geografia Instrumento de Desenvolvimento Regional. 2003. (Encontro).

III Semana Universitária: pesquisa e desenvolvimento regional. 2003. (Outra).

XV Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordeste - A Internacionalização da Amazônia. 2003. (Encontro).

XXII Simpósio Nacional de História - História, acontecimento e narrativa. 2003. (Simpósio).

Participação em bancas

HOLANDA. Comunicação Oral de Trabalhos. 2012. Centro Acadêmico de História Bem-Ti-Vis.

Orientou

Karilene Costa Fonseca

Krikati: Rituais e Oralidade dos Guardiões; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Karilene Costa Fonseca

Krikati: Rituais e Oralidade dos Guardiões; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • HOLANDA . Qual o lugar dos povos indígenas na História de Imperatriz. O Progresso, https://oprogressonet.com/noti, p. 1 - 1, 11 ago. 2023.

  • HOLANDA . Qual o lugar dos povos indígenas na História de Imperatriz. O Progresso, https://oprogressonet.com/noti, 11 ago. 2023.

  • HOLANDA . Ocorrência da Soropositividade da Toxoplasmose (Toxoplasma gondii) no Munícipio de Imperatriz, Região Sudoeste do Estado do Maranhão, Brasil.. Revista de Patologia Tropical, Goiânia, p. 103 - 103, 30 set. 2012.

  • HOLANDA . Ocorrência da Soropositividade da Toxoplasmose (Toxoplasma gondii) no Munícipio de Imperatriz, Região Sudoeste do Estado do Maranhão, Brasil.. In: X Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, 2012, Goiânia. Revista de Patologia Tropical (Impresso). Goiânia: Instituto de Patologia Tropical, 2012. v. 41. p. 103-103.

  • MACEDO, Jailson ; HOLANDA ; SANTIAGO, Carlos Leen . Desenvolvimento e os Grandes Projetos no Maranhão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HOLANDA . Mídia, Política e Poder - As representações da fala do outro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

Bavaresco ; Noleto ; HOLANDA . Gestão Territorial e Produção Agroextrativista entre os Grupos Timbira do Maranhão e Tocantins. 2009.

Noleto ; HOLANDA . Resgate e Valorização da Identidade Cultural do Povo Gavião da Aldeia Riachinho. 2006.

DAVID, Marcia Catarina ; HOLANDA . Terra Indígena Araribóia - Casas de Farinha e Identidade Cultural. 2011.

HOLANDA . Direitos Humanos e Racismo Etnico. 2011.

HOLANDA ; BARBOSA ; MESSIAS . Centro de Imagem e Registro Pyhcopcatiji. 2010.

HOLANDA . A História do Povo Gavião. 2008.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas de História Contemporânea da África e História Contemporânea da América.

2004 - 2005

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas: Metodologia Cientifica Métodos e Técnicas de Pesquisa em História

Atividades

  • 03/2005 - 10/2005

    Extensão universitária , Centro de Ciencias Exatas e Naturais, Departamento de Educação e Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Realização de aulas complementares e atividades de avaliação dos alunos das disciplinas de Metodologia Científica e Metodos e Técnicas de Pesquisa em história.

2013 - 2014

Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina de História e Filosofia da Educação I no Curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Açailândia. Disciplina de História e Filosofia da Educação II no Curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Açailândia. Disciplina de História Indígena no Curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Açailândia.

2012 - 2014

Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de História do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Açailândia.

2013 - 2013

Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor da Disciplina de Ética e Cidadania do Programa Mulheres Mil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Açailândia.

2015 - 2016

Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2017 - Atual

Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Administrativo, Carga horária: 36

2012 - 2012

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
As Disciplinas de História e Filosofia da Educação I (45 horas) e História e Filosofia da Educação II (45 horas) foram ministradas no Curso Licenciatura Plena em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Açailândia.

2006 - 2007

Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de História do Ensino Básico na Escola Estadual Delahê Fiquene em Imperatriz - MA

2013 - 2014

Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto, Carga horária: 20

Outras informações:
A Coordenação Adjunta do PRONATEC da Unidade Remota de Itinga do Maranhão e executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Açailândia.

2011 - 2012

Faculdade de Educação Santa Terezinha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2010 - 2012

Coordenação e Articulação dos Povos Indígenas do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado - Gestor de Projetos, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Elaboração do Projeto "Recuperação de Nascentes" enviado para o MMA - "Diagnóstico Ambiental em nascentes nas Terras Indígenas: Araraboia, Krikati e Governador". - Colaboração na elaboração do Projeto "Casas de Farinha". Convênio entre FUNAI/MDS/MMA (Carteira Indígena).- Assessoria técnica especializada na gestão do "Núcleo Maranhense dos Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas-PDPI/MMA. Convênio PDPI/MMA/COAPIMA.

Atividades

  • 12/2011 - 01/2012

    Serviços técnicos especializados , Conselho Indigenista Missionário - CIMI/ Regional Maranhão.,Serviço realizado, Elaboração de mapas georeferenciados para circunstanciar relatório de invasão do Território Indígena Awá-Guajá por extratores ilegais de riquesas do território indígena.

2009 - 2009

Centro de Trabalho Indigenista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado - Gestor de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Execução do Projeto "Diagnóstico Ambiental das Terras Indígenas dos Povos Timbira do Estado do Maranhão e Tocantins", convênio FLORELOS/CTI/Wyty-Catë.

2009 - 2009

Associação Wyty Cati das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado - Gestão de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Execução e Gestão do Projeto de Diagnóstico e Monitoramento do Entorno da Terra Indígena Krahô.

2008 - 2009

Associação Wyty Cati das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado - Gestão de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão do Projeto "Frutos do Cerrado dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins".

2010 - 2012

Associação da Comunidade Indígena Gavião da Aldeia Riachinho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado - Gestão de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessoria Técnica Especializada em Gestão de Projetos Projeto "A Casa Grande da Festa" Convênio PDPI/MMA/ACIGAR.Elaboração e Gestão do Projeto "Centro de Registro e Imagem da Cultura Gavião".

2006 - 2008

Associação da Comunidade Indígena Gavião da Aldeia Riachinho

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado - Gestão de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaboração e Gestão de Projetos nas áreas de Educação, Cultura e Ecodesenvolvimento (Meio Ambiente, Agro extrativismo (não-madeireiro) e Segurança Alimentar).

2015 - 2015

Colégio Santa Luzia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas de História.

2012 - 2012

COLEGIO METROPOLITANO ALIANÇA

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 10

2012 - 2012

Colégio Delta

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 10