Filipe de Souza dos Santos
Possui graduação em GEOGRAFIA pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2007). Pós-graduação em nível de Especialização em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade (2008). Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNC-Universidade do Contestado (2013). Foi aluno Especial do Doutorado em Geografia da UEPG em 2016 na disciplina de Turismo Sustentável. Professor efetivo de Geografia no Estado de Santa Catarina, desde 2020. Professor titular de Geografia do Centro Universitário de União da Vitória - PR no COLTEC. Atua também na graduação nas disciplinas de Sociologia no curso de Odontologia e de Empreendedorismo e Relações Humanas no curso de Administração. Professor do curso de Engenharia Ambiental. Experiência em Educação Superior Nível - EAD - UNOPAR (Educação à Distância - Tutoria presencial e on-line). Experiência como Tutor on-line do curso de Geografia da UAB - Universidade Aberta do Brasil pela CAPES - Instituição Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Coordenador da Feira Cultural: "Sustentabilidade" no ano de 2013, Colégio SEMA, apresentando projetos com os alunos na área de inovação tecnológica para benefício do Meio Ambiente: Energia Solar e Eólica; captação de água de chuva por meio de cisterna, uso de materiais recicláveis; modelo de organização de cidades sustentáveis no mundo para o Brasil seguir; apresentações artísticas como teatro e música que foram apresentadas aos alunos da rede particular, municipal e estadual de São Mateus do Sul, bem como toda a comunidade. Coordenador da Feira Cultural: "Viver bem em São Mateus do Sul", no ano de 2016, envolvendo os temas: Qualidade de água e Bacias hidrográficas em São Mateus do Sul, Turismo rural e urbano; Obras de arte, opções de lazer em São Mateus do Sul, Reportagens do município ao longo dos mais de 100 anos de história, estudo das espécies nativas de fauna e flora do Sul do Brasil, saúde dos idosos e práticas de esportes, educação no trânsito, Grupos de imigrantes, Casa Familiar Rural e agricultura, mostra de fotos do município. Foi professor da rede pública de Ensino do Estado do Paraná Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Professor das disciplinas de Gestão de Recursos Naturais, Sistemas de Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Geografia Ambiental. Professor Organizador do Projeto "Revitalização do córrego Canoas" - área central de São Mateus do Sul. Com orientação aos alunos para questionários aplicados para a comunidade atingida pelas enxurradas, estudo de impactos ambientais graves como esgoto, descarte de lixo, qualidade da água, degradação ambiental grave nas encostas e moradias irregulares. Atividades executadas no Curso Técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual São Mateus. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul. Foi membro do Grupo CONJOVE, na diretoria de Educação, Cultura e Relações Públicas.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em DESENVOLVIMENTO REGIONAL
2011 - 2013
Universidade do Contestado, UnC
Título: A percepção do risco ambiental: Estudo de caso do gasoduto de São Mateus do Sul - PR/ Uma Introdução
, Ano de Obtenção: 2013.MARLEY VANICE DESCHAMPS.
Especialização em GESTÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE
2008 - 2009
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória
Título: "PARADA" DA PETROSIX - UMA ABORDAGEM SÓCIO-ECONÔMICA EM SÃO MATEUS DO SUL
Orientador: ALCIMARA APARECIDA FOËTSCH
Graduação em GEOGRAFIA
2004 - 2007
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória
Título: O DESENVOLVIMENTO DE SÃO MATEUS DO SUL ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DO FOLHELHO PIROBETUMINOSO
Orientador: SÉRGIO ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS
Formação complementar
2011 - 2011
CAPACITAÇÃO DE TUTORES DE SALA. (Carga horária: 20h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2010 - 2010
CAPACITAÇÃO DE TUTORES DE SALA DOS POLOS DE APOIO. (Carga horária: 20h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2009 - 2009
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: GEOGRAFIA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: CIÊNCIA POLÍTICA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: DEMOGRAFIA.
Organização de eventos
SANTOS, F. S. . Enaproc. 2016. (Congresso).
SANTOS, F. S. . Feira Cultural: Viver bem em São Mateus do Sul - PR. 2016. .
SANTOS, F. S. . XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astonáutica -OBA. 2015. .
SANTOS, F. S. . Feira Cultural: Sustentabiidade. 2014. .
SANTOS, F. S. . XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astonáutica -OBA. 2014. .
Participação em eventos
Ciclo de Palestras de Turismo Sustentável. 2016. (Encontro).
Enaproc.Proposta para revitalização do rio Canoas - área urbana de São Mateus do Sul - PR. 2016. (Seminário).
I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres. A PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DO GASODUTO DE SÃO MATEUS DO SUL ? PR. 2016. (Congresso).
Minicurso: Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 2016. (Simpósio).
Prática de Gestão de Pessoas Como Estratégia Competitiva. 2016. (Oficina).
Semana Pedagógica do Colégio SEMA.Educação. 2016. (Seminário).
XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 18º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2015. (Olimpíada).
GEOGRAFIA - EM - A CULTURA LOCAL E AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2013. (Encontro).
A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM.PLANO DE TRABALHO DOCENTE. 2011. (Oficina).
III SEMINÁRIO SOBRE FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL-REGIONAL: OS DESAFIOS DO MICROCRÉDITO. 2011. (Seminário).
IV SEMINÁRIO DE INOVAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONA: ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2011. (Seminário).
IV SEMINÁRIO INTEGRADO E INTERINSTITUCIONAL: CAPITAL SOCIAL, ARTE-CIÊNCIA, CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2011. (Seminário).
IV SEMINÁRIO SOBRE FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA LOCAL- REGIONAL: OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS - 100 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CANOINHAS. 2011. (Seminário).
AS NECESSIDADES DA ESCOLA A PARTIR DE SEUS LIMITES E AVANÇOS.GESTÃO ESCOLAR. 2010. (Oficina).
GRUPO DE ESTUDOS AOS SÁBADOS - 2010.POLÍTICAS PÚBLICAS. 2010. (Encontro).
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR. 2010. (Congresso).
9º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 9ª MOSTRA DE PÓS GRADUAÇÃO DA FAFI.PARADA DA PETROSIX: UMA ABORDAGEM SÓCIO-ECONÔMICA EM SÃO MATEUS DO SUL -PR. 2009. (Encontro).
9º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE PÓS GRADUAÇÃO DA FAFI. 2009. (Encontro).
DISSEMINAÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR E DE GESTÃO ESCOLAR DA SEED/PR. 2009. (Oficina).
ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E O CURRÍCULO DISCIPLINAR. 2009. (Encontro).
GRUPO DE ESTUDOS AOS SÁBADOS - 2009.ESPECIFICIDADES METODOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS NAS DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2009. (Seminário).
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA. 2009. (Outra).
Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. 2009. (Congresso).
DISSEMINAÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR E DE GESTÃO ESCOLAR.CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 2008. (Outra).
O CURRICULO FRENTE AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS.OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2008. (Oficina).
VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VIII MOSTRA DE PÓS GRADUAÇÃO.RIO SANTANA: IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E PERSPECTIVAS FUTURAS NO DISTRITO DO RIO SANTANA, MUNICÍPIO DE CRUZ MACHADO. 2008. (Encontro).
A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O PLANO DE TRABALHO DOCENTE.PLANO DE TRABALHO DOCENTE. 2007. (Encontro).
DISSEMINAÇÃO DA ´POLÍTICA CURRICULAR E DE GESTÃO ESCOLAR DA SEED/PR.PLANO DE AÇÃO DOCENTE. 2007. (Oficina).
II SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA ECONOMIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE. 2007. (Simpósio).
REFLEXÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO -PEDAGÓGICO.DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS. 2007. (Encontro).
COMO TRABALHAR DATAS COMEMORATIVAS NAS ESCOLAS E ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A LEITURA.COMO ESTIMULAR A LEITURA. 2006. (Oficina).
O NOSSO NEGÓCIO É TURISMO. 2006. (Outra).
SEMANA DA CULTURA. 2006. (Seminário).
XV SEMANA DO MEIO AMBIENTE. 2006. (Encontro).
CICLO DE EVENTOS DA SEMANA DO BIÓLOGO - CESB. 2005. (Encontro).
III SEMANA DE HISTÓRIA E I COLÓQUIO NACIONAL DE HISTÓRIA DO VALE DO IGUAÇU. 2005. (Simpósio).
SEMANA DA CULTURA. 2005. (Encontro).
XIV SEMANA DO MEIO AMBIENTE. 2005. (Seminário).
CICLO DE EVENTOS DA SEMANA DO BIÓLOGO - CESB. 2004. (Encontro).
XIII SEMANA DO MEIO AMBIENTE. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
ROSSONI, R. R.; SPIES, P. H.;SANTOS, F. S.. Proposta de regularização ambiental de uma pequena propriedade rural familiar localizada no município de Bituruna - PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria.
SANTOS, F. S.; ROSSONI, R. R.; SPIES, P. H.. Análise dos impactos ao meio ambiente natural, decorrentes da implantação de uma pequena hidrelétrica em propriedade rural no município de General Carneiro - PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria.
SANTOS, F. S.; BISCAIA, J.. XIII Encontro Anual de Produção Científica - ENAPROC. 2016. Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria.
Orientou
Aprendendo como praticar a educação ambiental; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Revitalização do rio Canoas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Horta Sustentável Urbana e Desperdício de Alimentos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
O Comércio na Avenida Ozy Mendonça de Lima em São Mateus do Sul - PR e a Possibilidade de Uma Estratégia de Marketing Voltada Para o Setor Ervateiro; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Paisagismo em São Mateus do Sul - PR; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Educação Ambiental no Ensino Infantil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
A Cooperativa São-Mateuense de Materiais Recicláveis Como Uma Alternativa Para a Sustentabilidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Projeto de Pavimento Permeável; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Reutilização de Containers Como Uma Alternativa Sustentável Para Construções No Brasil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Violência contra a mulher; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Educação Ambiental em São Mateus do Sul; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria; Orientador: Filipe de Souza dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, F. S. . A PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DO GASODUTO DE SÃO MATEUS DO SUL/PR ? UMA INTRODUÇÃO. Uniuv em Revista , v. 15, p. 1-196, 2015.
-
SANTOS, F. S. ; FOETCH, A. A. (Org.) ; MURAN, S. (Org.) ; SANTOS, F. S. (Org.) . Bella cidade dos verdes hervaes: indicação geográfica, potencialidades e desafios da erva-mate em São Mateus do Sul, Paraná.. 01. ed. União da Vitória - PR: Conselho Editorial da Uniuv, 2020. v. 01. 184p .
-
SANTOS, F. S. ; NADOLNY, F. ; PIGATTO, M. B. ; MRUZ, T. ; GRITTEN, M. . A conquista do IG: Indicação Geográfica da erva-mate em São Mateus do Sul ? PR: um potencial para novos empreendedores na economia local. In: Alcimara Aparecida Foetch; Sidnei Muran. (Org.). Bella cidade dos verdes hervaes: indicação geográfica, potencialidades e desafios da erva-mate em São Mateus do Sul, Paraná.. 01ed.União da Vitória - PR: Conselho, 2020, v. 01, p. 115-129.
-
SANTOS, F. S. . A indicação geográfica da Erva-mate São Matheus e sua possível consolida- ção como identidade local. In: Alcimara Aparecida Foetch; Sidnei Muran. (Org.). Bella cidade dos verdes hervaes: indicação geográfica, potencialidades e desafios da erva-mate em São Mateus do Sul, Paraná.. 01ed.União da Vitória - PR: Conselho, 2020, v. 01, p. 96-114.
-
SANTOS, F. S. ; MORO, M. . Capital Humano e Cultural: As Novas Tecnologias Desenvolvidas Para a Preservação Ambiental Local. In: Maria Luiza Millani; Nádia Régia Maffi Neeckel. (Org.). Capital Social: Arte, Cultura e Desenvolvimento Regional. 2ed.Curitiba: Kairós, 2013, v. 1, p. 5-280.
-
SANTOS, F. S. . A PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DO GASODUTO DE SÃO MATEUS DO SUL/PR ? UMA INTRODUÇÃO. UNIUV EM REVISTA, UNIÃO DA VITÓRIA, p. 1 - 15, 28 nov. 2017.
-
SANTOS, F. S. . A PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DO GASODUTO DE SÃO MATEUS DO SUL ? PR. In: I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres, 2016, Curitiba - PR. I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres, 2016.
-
SANTOS, F. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. In: VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VI MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2006, UNIÃO DA VITÓRIA - PR. VI MOSTRA DE PÓS GRADUAÇAO. PALMAS - PR: KAYGANNGUE GRÁFICA E EDITORA, 2006. v. 1. p. 8-190.
-
SANTOS, F. S. . A Importância dos Recursos Hídricos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, F. S. . Projeto de Educação Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, F. S. . Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, F. S. . A PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DO GASODUTO DE SÃO MATEUS DO SUL ? PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, F. S. . Proposta para revitalização do Rio Canoas - Área urbana de São Mateus do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, F. S. ; MORO, M. . CAPITAL SOCIAL, ARTE-CIÊNCIA, CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, F. S. . Projeto de Revitalização do Rio Canoas. 2016 (Avaliação Socioambiental) .
-
SANTOS, F. S. . Levantamento dos problemas ambientais de São Mateus do Sul - PR. 2014 (Ambiental) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2017
Proposta para mapeamento do entorno do rio Canoas em São Mateus do Sul, Descrição: O projeto visa a compreensão acerca dos problemas ambientais evidenciados na área urbana de São Mateus do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Filipe de Souza dos Santos - Coordenador / Bruno Henrique Toporovicz de Paula - Integrante / Francielle Gonçalves Cordeiro - Integrante.
-
2014 - Atual
Revitalização do Rio Canoas, Descrição: No ano de 2014 foi realizado um estudo sobre os principais problemas encontrados na área urbana de São Mateus do Sul ? PR ao entorno do córrego Canoas. Em grupos os alunos realizaram uma aula de campo para tirar fotos de toda a área e avaliar a qualidade da água, solo, moradias irregulares entre outros. Em 2015 a turma posterior do Curso T.M.A do CESM realizou 92 entrevistas com a comunidade que reside ao entorno do Córrego Canoas onde foram obtidos diversos dados sobre a situação real do local. Em 2016 foi idealizada a proposta da audiência pública, onde a mesma implica em discutir, avaliar e propor ações na área, minimizando os problemas tão discutidos pela comunidade são-mateuense há anos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filipe de Souza dos Santos - Coordenador.
-
2011 - 2013
A PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL PELOS MORADORES DO ENTORNO DO GASODUTO PETROBRÁS/INCEPA- SÃO MATEUS DO SUL ? PR, Descrição: O trabalho aborda a respeito da população que vive em risco potencial, pois residem numa área onde há a presença de um gasoduto. A temática gira em torno da percepção dessa população no que diz respeito as condições de risco a que estão submetidas. É uma população socialmente vulnerável residente no entorno das instalações do gasoduto que abrange parte das Vilas Bom Jesus, Nova Bom Jesus e Nepomuceno, pertencentes ao município de São Mateus do Sul no Paraná. Esse gasoduto foi instalado pela Petrobrás SIX, para fornecer gás a empresa que produz artigos de cerâmica na região, INCEPA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filipe de Souza dos Santos - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SISTEMA DE ENSINO MARIA AUGUSTA. , RUA 21 DE SETEMBRO, 287, CENTRO, 83900-000 - Sao Mateus do Sul, PR - Brasil, Telefone: (42) 35322004
Experiência profissional
2011 - 2013
Universidade do Contestado, UnCVínculo: ALUNO, Enquadramento Funcional: ALUNO, Carga horária: 10
2010 - 2016
SISTEMA DE ENSINO MARIA AUGUSTAVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 21
2008 - 2011
Universidade Norte do ParanaVínculo: TUTOR - MODALIDADE EAD, Enquadramento Funcional: CONTRATADO, Carga horária: 20
2015 - Atual
Centro Universitário da Cidade de União da VitoriaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Quadro Próprio, Carga horária: 20
2006 - 2019
Secretaria de Educação do Estado do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSS, Carga horária: 20
2020 - Atual
Secretaria de Educação do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40
2017 - 2018
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2014 - 2015
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Filipe de Souza dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?