Gildásio de Jesus da Cruz
Possui graduação em Letras - Português e literatura brasileira pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP- CAMPUS-2 -EC. (2011), Bacharel em Teologia pelo Seminário Latino-Americano de Teologia -SALT (2015), Mestre em Ciências das Religiões (conceito CAPES 3) Faculdade Unida de Vitória-ES (2016), Especialista em ciência da Religião pela FETREMIS (2013), Pós- Graduação em Docência do Ensino superior pela faculdade FAVENI (2016). Professor Estadual nas escolas de Artur Nougueira e Engenheiro Coelho- São Paulo (2009-2011). Lecionou na Faculdade Adventista da Bahia (SALT- Seminário Latino Americano de Teologia) Foi Professor do programa de Pós-graduação do Instituto de Ensino Superior e Formação Acadêmica.Tem experiência na área de Educação e na área da Teologia Sistemática.
Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da religião
2014 - 2015
INSTITUTO SUPERIOR DE PESQUISAS TEOLÓGICAS E FILOSÓFICAS, ABMET, Brasil.
Título: HONORIS CAUSA
Orientador: Dr.Demontier Dos Santos, D.D.,Th.D,Ph.D/Ph.I.
Coorientador: Dr. Juliano Ribeiro Mendes, D.D.,Th.D,Ph.D/Ph.I..
Mestrado em CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
2014 - 2015
Faculdade Unida de Vitória
Título: ELEMENTOS DE PEDAGOGIA EM ELLEN GOULD WHITE,Ano de Obtenção: 2015
JOSÉ MÁRIO GONÇALVES.Coorientador: OSVALDO LUIZ DE OLIVEIRA E ABDRUSCHIN SCHAEFFE ROCHA.
Especialização em CIENCIA DA RELIGIÃO
2013 - 2014
Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira
Título: O DESENVOLVIMENTO DA DOUTRINA SOTERIOLÓGICA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
Orientador: ANA PAULA RODRIGUES
Graduação em Teologia
2011 - 2015
Faculdade Adventista da Bahia
Título: ELLEN G. WHITE E A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA
Orientador: Demóstenes Neves da Silva
Graduação em Teologia
2011 - 2012
Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil
Título: Um estudo das doutrinas Adventista do Sétimo Dia
Orientador: Luana Curi Paixão
Graduação em Letras - Português
2007 - 2010
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Título: A Intertextualidade Bíblica
Orientador: SÔNIA MASTROCOLA GAZETA
Formação complementar
2013 - 2013
Extensão universitária em PRATICA DO MINISTÉRIO PASTORAL. (Carga horária: 20h). , Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, SALT, Brasil.
2013 - 2013
SIMPÓSIO DA EDITORA CEPLIB, SOB O TEMA FILOSOFIA. (Carga horária: 20h). , Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, SALT, Brasil.
2013 - 2013
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA SISTEMÁTICA. (Carga horária: 20h). , Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, SALT, Brasil.
2013 - 2013
JOVEM REAVIVADO PARA A MISSÃO. (Carga horária: 10h). , Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, SALT, Brasil.
2013 - 2013
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. (Carga horária: 5h). , FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA, IAENE/FADBA, Brasil.
2013 - 2013
MINISTÉRIO, MIDIA E OPINIÃO PUBLICA NA CIDADE DE C. (Carga horária: 10h). , Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, SALT, Brasil.
2013 - 2013
SIMPOSIO DO CENTRO DE PESQUISA ELLEN WHITE. (Carga horária: 6h). , FACULDADADA ADVENTISTA DA BAHIA, IAENE, Brasil.
2012 - 2012
INICIAÇÃO CIENTIFICA E PESQUISA EM TEOLOGIA. (Carga horária: 5h). , Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, SALT, Brasil.
2012 - 2012
CAPELANIA EM FOCO: PRÁTICA, ATRIBUIÇÃO E PROJETO. (Carga horária: 10h). , faculdade adventista da bahia, IAENE, Brasil.
2012 - 2012
MISSÕES URBANAS. (Carga horária: 3h). , Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2012 - 2012
CURSO DE HOMILÉTICA. (Carga horária: 3h). , BUZZERO, BZ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em VII Seminário de Línguas: Interfaces, Linguas,lit. (Carga horária: 25h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em 100 anos de Euclides da Cunha. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em X Sem. de Letras e trad. int."Competência no Merc.. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Fônética e Fonologia. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em VI Seminário de Líng."Liguística. tradução.... (Carga horária: 25h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em IX Encontro nacional de Pedagogia. (Carga horária: 28h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2009 - 2009
Escita e Redação. (Carga horária: 35h). , Curso 24 Horas, ABED, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em IX Sem. de Letras e trad."Ling, Ident. e Tradução. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em VXX Símposio Nacional de Universitários Adv.. (Carga horária: 14h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Seminário de Ling. "Interãção e Inclusão". (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em VI símpósio Nacional de Universitários Adventistas. (Carga horária: 21h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em XIII Sem. de Letras e trad."Línguagens em Ação". (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Organização de eventos
CRUZ, G. J. . PRA SER FELIZ. 2014. .
Orientou
ALIANÇA: PORQUE OS CASTIGOS DE DEUS À ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO REPRESENTAM AÇÕES DE AMOR DE DEUS?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
UMA COMPREENSÃO SOBRE O TEMA E SUA INFLUÊNCIA NA DIMENSÃO ESPIRITUAL, PSICOLÓGICA E SEXUAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
A MENSAGEM LAODICEANA: UMA BREVE ANÁLISE CRONOLÓGICA NOS ESCRITOS DE ELLEN G; WHITE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
VISITAÇÃO PASTORAL: RECURSO PARA FORTALECER O RELACIONAMENTO FAMILIAR NA PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA DA CIDADE DE SÃO FÉLIX; BA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O Pensamento da Geração X Quanto ao Crescimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Atualidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O FILHO DO HOMEM E O CONCEITO DO JUIZO INVESTIGATIVO EM DANIEL 7; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
PERFEITO COMO O PAI CELESTE: UM BREVE ESTUDO SOBRE MATEUS 5: 48; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
COMO EVANGELIZAR: O SECULARIZADO SEM SECULARIZAR A IGREJA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em seminário latino americano de teologia) - Seminário de Teologia da Bahia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
Assunção; JEJUM: CONSIDERANDO A PRÁTICA DO JEJUM COMO SE ENCONTRA NO ANTIGO TESTAMENTO E ENTENDENDO AS RAZÕES QUE LEVARAM O POVO DE DEUS A JEJUAR; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O CARÁTER DE DEUS NO CONTEXTO DO ANIQUILAMENTO AMALEQUITA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
A INFLUÊNCIA DA COLPORTAGEM ESTUDANTIL NO PREPARO DE LÍDERES DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
ASPECTOS PECULIARES DO JUÍZO DE DEUS SOBRE AS CIDADES DE SODOMA E GOMORRA E OS SEUS PECADOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
LINGUAGEM APOCALIPTICA E PARALELISMO CULTURAL: UM ESTUDO DE CASO EM ISAÍAS 27:1; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
A MORTE DA ALMA E DO CORPO: UM ESTUDO DE MATEUS 10:28; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O PAPEL MISSIONAL DO DEPARTAMENTO DA AÇÃO SOLIDÁRIA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA NA REGIÃO DO RECÔNCAVO BAIANO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS DA PRÁTICA PASTORAL DO SALT/IAENE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
A HISTÓRIA DO ADVENTISMO EM ALAGOAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
RAZÕES INTRAFAMILIARES DA APOSTASIA DE ADOLESCENTES NO ETHOS EVANGELICO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O PASTOR ADVENTISTA COMO GESTOR DE PESSOAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
AS PRINCIPAIS CAUSAS DO DIVÓRCIO ENTRE OS CASAIS ADVENTISTAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
UM ESTUDO SOBRE A CONSERVAÇÃO DOS MEMBROS DA IGREJA DO TORORÓ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO CONJUGAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O DOM DE LÍNGUAS EM 1 CORÍNTIOS 14; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O CRESCIMENTO DA IASD DE MUSSURUNGA II À LUZ DA TEORIA DO CRESCIMENTO INTEGRAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
UMA POSSÍVEL PROFECIA SOBRE ISRAEL NOS TEMPOS FINAIS EM OSÉIAS 3:1-5; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O QUESTIONAMENTO DE SI NA ATIVIDADE MINISTERIAL ADVENTISTA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
JUVENTUDE DA IGREJA ADVENTISTA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
ORIENTAÇÕES DE ELLEN G; WHITE CONCERNENTES A DISCIPLINA ECLESIÁSTICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
DISTINÇÃO DO DECÁLOGO ANTE A LEI ETERNA - DA ACOMODAÇÃO À MATURIDADE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
A RESSURREIÇÃO DE JESUS BASEADO NA FÉ BÍBLICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
OS 1335 DIAS: UM ESTUDO SOBRE A INTERPRETAÇÃO DE DANIEL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
O ENDURECIMENTO DO CORAÇÃO DE FARAÓ, A LUZ DO CONCEITO LIVRE ARBÍTRIO PRESENTE NAS ESCRITURAS: UM ESTUDO DE ÊXODO 10: 27; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE DEPRAVAÇÃO TOTAL NOS ESCRITOS DE CALVINO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DA RESILIÊNCIA COM MULHERES ADVENTISTAS EM MATRIMÔNIOS EXOGÂMICOS; 2015; Orientação de outra natureza; (Teologia) - FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
CHUVA SERÔDIA: UMA ANÁLISE BÍBLICA E NA PERPECTIVA DE ELLEN WHITE; 2015; Orientação de outra natureza; (Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia; Orientador: Gildásio de Jesus da Cruz;
Produções bibliográficas
-
CRUZ, G. J. . Ciências das Religiões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, G. J. . II Simpósio de Ciências das Religiões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, G. J. . A ARTE DE VIVER SAUDÁVEL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, G. J. . PROJETO SONHANDO ALTO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, G. J. . QUALIDADE DE VIDA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, G. J. . ALIMENTAÇÃO E AUTO ESTIMA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, G. J. . PSICOLOGIA FAMILIAR, AUTO ESTIMA, ALIMENTAÇÃO. ARTE E VIVER SAUDAVEL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CRUZ, G. J. . Treinamento para a semana santa 'Colhendo de maneira eficaz'. 2015. .
CRUZ, G. J. . semana santa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2015
Doutor em ciências das religiões, INSTITUTO SUPERIOR DE PESQUISA TEOLOGICA.
2014
RankBrasil- LIvro dos Recordes, RankBrasil- LIvro dos Recordes.
2010
Doutor em Divindade, Faculdade de Teologia Leão de Judá.
2010
Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil, ITG Instituto Teólogico Gamaliel.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2011
E.E. José Amaro RodriguesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2011
ARMANDO FALCONE PROFESSORVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2011
MAGDALENA SANSEVERINO GROSSO PROFESSORAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2011
E.E. Antonio Alves CavalheiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2009
Centro Universitário Adventista de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - Atual
Projeto de Apoio á Gestão EmpresarialVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 1995
Agarotinha Lanche e RefeiçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: gerente, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - Atual
Seminário Adventista Latino-Americano de TeologiaVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2016 - Atual
Instituto de Ensino Superior e Formação AcademicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONTRATADO, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gildásio de Jesus da Cruz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?