Aguinaldo Valdecir dos Santos
Sou Professor de Física, graduado pela Unesp, Campus de Guaratinguetá; Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).Estou na Educação a 25 anos, quando comecei na SEE/SP, como Oficial de Escola, mudando após dois anos para Professor temporário; efetivei-me na SEE/SP, no concurso do ano de 2003; pedi exoneração em 2010 para me tornar efetivo na Unesp, campus de Guaratinguetá, onde leciono Física no Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim - Ctig/Unesp.Lecionei Física, Matemática, Química e Ciências em Escolas públicas e particulares, no Ensino Fundamental, Médio, Para Jovens e Adultos e Cursinhos; para estudantes de diversos níveis sociais, econômicos e interesses. Fiz diversos cursos, com participações em diversos eventos, alguns deles internacionais, como a Escola de Física no CERN 2013; a maioria voltados para o ensino e aprendizagem. Atuei como professor supervisor no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de 2009 a 2013 e 2024 no curso de Licenciatura em Física na Unesp, Campus de Guaratinguetá.Tenho uma formação bem diversificada: sou Técnico Mecânico, Fotógrafo, Massagista,... Fiz cursos de aperfeiçoamento em várias áreas: Didática, Psicologia, Parapsicologia, Tecnologia, Astrofísica,...O importante é que sei usar tudo que conheço e vou conhecendo para enriquecer minhas aulas através de enfoques inter, trans e multidisciplinar.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em MNPEF
2013 - 2016
Universidade Federal Fluminense
Título: AS PASTILHAS TERMOPAR NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE TERMOLOGIA, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Física; Experimentos de termologia; Peltier-Seebeck.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Aperfeiçoamento em Curso do Aperfeiçoamento de Professores em Física
2010 - 2011
FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO Ri
Título: Curso de aperfeiçoamento em Física. Ano de finalização: 2011
Graduação em Licenciatura em Física
1993 - 1998
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A superpartícula em D = 4 dimensões
Orientador: Dênis Dalmazi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2013 - 2013
Portuguese Teachers Programme. (Carga horária: 60h). , European Organization for Nuclear Research, CERN, Suiça.
2011 - 2011
Educação por Princípios. (Carga horária: 9h). , Colégio Fonte, EPP, Brasil.
2010 - 2011
Curso de aperfeiçoamento de professores de Física. (Carga horária: 180h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2004 - 2004
Conceitos, manufatura e instalação do ASBC (Aquece. (Carga horária: 4h). , Usp, CIETEC/IPEN/USP, Brasil.
2003 - 2003
Ensino a Distância de Astrofísica Geral. (Carga horária: 120h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.
2003 - 2003
Como contornar situações difíceis em sala de aula. (Carga horária: 4h). , JP editora, JP ED, Brasil.
2002 - 2002
Construindo sempre Matemática para professores do. (Carga horária: 110h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação para uso de softwares educacionais ? E. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
Casal grávido. (Carga horária: 16h). , Unimed, UNIMED, Brasil.
2001 - 2001
Supermáticas ? Somando caminhos, encontrando soluç. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2001 - 2001
IV curso sobre o uso de tecnologias espaciais no e. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
1999 - 1999
Leitura Dinâmica e Memorização. (Carga horária: 30h). , Treinamento em Aprendizagem Avançada, Leitura, Expressão e Memória, TAALEM, Brasil.
1998 - 1998
Inteligência Emocional. (Carga horária: 3h). , universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1997 - 1997
Fotografia. (Carga horária: 30h). , Curso Padre Reus Ltda, CURSO PADRE REUS, Brasil.
1996 - 1996
Parapsicologia e Formação Humana (I etapa). (Carga horária: 12h). , Instituto Nacional de Estudos Parapsicológicos e Psicossomáticos, INEPEP, Brasil.
1987 - 1987
Explosivos Industriais Civis. (Carga horária: 10h). , Indústria de Material Bélico, IMBEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Participação em eventos
I Congresso Das Tensões às Inovações: Novos olhares para as práticas da Educação Básica. Mesa Temática: Física moderna no ensino básico, experiências compartilhadas. 2022. (Congresso).
International Masterclasses Hands On Particle Phisics.Coordenação de um grupo de alunos. 2019. (Encontro).
Física Moderna Para Professores do Ensino Médio.Estratégias de aprendizagem ativa para ensinar Física Moderna. 2018. (Oficina).
International Masterclasses Hands On Particle Phisics.coordenação de um grupo de alunos. 2018. (Encontro).
Olimpíada Brasileira de Física. Coordenador e organizador da 1ª fase da OBF no colégio Acadi Monteiro Lobato. 2018. (Olimpíada).
International Masterclasses Hands On Particle Phisics.Coordenação de um grupo de alunos do Ensino Técnico vinculado ao Ensino Médio. 2017. (Encontro).
Olimpíada Brasileira de Física. Coordenador e organizador da 1ª fase da OBF no colégio Acadi Monteiro Lobato. 2017. (Olimpíada).
International Masterclasses Hands On Particle Phisics.Coordenação de um grupo de alunos do Ensino Técnico vinculado ao Ensino Médio. 2016. (Encontro).
Olimpíada Brasileira de Física. Coordenador e organizador da 1ª fase da OBF no colégio Acadi Monteiro Lobato. 2016. (Olimpíada).
International Masterclass Hands on Particle Physics.Coordenação da apresentação de um Acelerador de partículas didático. 2015. (Encontro).
International Masterclasses Hands On Particle Physics.coordenação de um grupo de alunos. 2014. (Encontro).
I Simpósio Sul Fluminense de Ensino de Física ( I SISFEF).O efeito Peltier e a câmara de nuvem como instrumentos para uma aprendizagem significativa. 2014. (Simpósio).
Olimpíada Brasileira de Física. Coordenação das atividades da 1 fase na instituição Colégio Acadi Monteiro Lobato. 2014. (Olimpíada).
Phet - simuladores para ensino de ciências.Desenvolvimento de estratégias didáticas com simuladores no ensino de Ciências. 2014. (Oficina).
Uso do Dsipositivo de Orrery para aula de astronomia de nível básico.O dispositivo de Orrery no ensino da astronomia. 2014. (Oficina).
Do Microcosmos ao Macrocosmo: conhecendo o nosso Universo.coordenação de um grupo de alunos. 2013. (Oficina).
Oficina sobre Energia.coordenação de um grupo de alunos. 2013. (Oficina).
PIBID_UNESP - FÍSICA & QUÍMICA.PIBID - FÍSICA - Guaratinguetá: 04 anos de parceria com CTIG. 2013. (Encontro).
III Encontro Núcleos de Ensino e II Ensontro Pibid da Unesp.CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: VENCENDO O ISOLAMENTO NA FORM(AÇÃO) DE PROFESSORES. 2012. (Encontro).
International Masterclasses Hands On Particle Phisics.Coordenação de um grupo de alunos do Ensino Técnico vinculado ao Ensino Médio. 2012. (Encontro).
Oficina de Física de Partículas. 2012. (Oficina).
2º Encontro Regional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.EXPERIÊNCIAS DOCENTES:PIBID/FÍSICA NO CAMPUS DA UNESP DE GUARATINGUETÁ. 2011. (Encontro).
International Masterclasses Hands On Particle Physics.Coordenação de um grupo de alunos do Ensino Técnico vinculado ao Ensino Médio. 2011. (Encontro).
II Encontro dos Núcleos de Ensino da Unesp e I Encontro PIBID.História e Filosofiada Ciência (HFC) no ensino de Física. 2010. (Encontro).
V Encontro de Docentes dos Colégios Técnicos da Unesp. 1999. (Encontro).
47ª Reunião Anual da SBPC e da III SBPC Jovem. A experimentação no ensino de Física. 1995. (Congresso).
I Mostra de Divulgação e Ensino das Ciências. 1995. (Outra).
Orientou
Apostila de física para o 9 ano; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Aguinaldo Valdecir dos Santos;
Produções bibliográficas
-
Valéria Silva Dias ; Fernando Luiz de Campos Carvalho ; Amira Amaral do Sim ; Jorge Luis Carneiro Junior ; Felipe Correa Leite Queiroz ; Marina Crachi ; Victor Hugo Albuquerque Costa Paula Lima ; SANTOS, A. V. . FÍSICA DE PARTÍCULAS PARA O ENSINO MÉDIO: OFICINA PARA ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DE GUARATINGUETÁ. In: Sheila Zambello de Pinho; Maria de Lourdes Spazziani; Sueli Guadelupe de Lima Mendonça; Elisabete Aparecida Andrello Rubo; Dalva Maria de Oliveira Villarreal. (Org.). FÍSICA DE PARTÍCULAS PARA O ENSINO MÉDIO: OFICINA PARA ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DE GUARATINGUETÁ. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 341-350.
-
Valéria Silva Dias ; Fernando Luiz de Campos Carvalho ; Ednilson Silva Vaz ; Leandro de Oliveira Rabelo ; Danilo da Silva Monsores ; Jéssica Miranda e Souza de Oliveira ; Henrique Vasconcelos Dutra ; SANTOS, A. V. . CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: VENCENDO O ISOLAMENTO NA FORM(AÇÃO) DE PROFESSORES. In: Sheila Zambello de Pinho; Maria de Lourdes Spazziani; Sueli Guadelupe de Lima Mendonça; Elisabete Aparecida Andrello Rubo; Dalva Maria de Oliveira Villarreal. (Org.). CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: VENCENDO O ISOLAMENTO NA FORM(AÇÃO) DE PROFESSORES. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 288-299.
-
SANTOS, A. V. . O efeito Peltier e a câmara de nuvem como instrumentos para uma aprendizagem significativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, A. V. ; Alice Assis ; Danilo da Silva Monsores ; Felipe Correa Leite Queiroz ; SOUZA, F. G. F. ; CARVALHO, F. L. C. ; DIAS, V. S. ; LIMA, V. H. A. C. P. . Experiências docentes: PIBID/FÍSICA no campus da Unesp de Guaratinguetá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Alice Assis ; CARVALHO, F. L. C. ; DIAS, V. S. ; SANTOS, A. V. ; Luciene Fernanda da silva ; Leandro de Oliveira Rabelo ; Danilo da Silva Monsores ; Wilson Elmer Nascimento . Análise da documentação escolar do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DIAS, V. S. ; CARVALHO, F. L. C. ; Alice Assis ; SANTOS, A. V. ; Jefferson Fernandes Teixeira ; SOUZA, F. G. F. ; SANTOS, C. S. . História e filosofia da ciência (HFC) no ensino de física: experiências na formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DIAS, V. S. ; CARVALHO, F. L. C. ; Alice Assis ; SANTOS, A. V. ; Luiz Guilherme Lucildo da Silva ; Victor Hugo Albuquerque Costa Paula Lima ; CALDAS, C. T. G. . Vivendo experiências na formação de professores de física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SANTOS, A. V. . AS PASTILHAS TERMOPAR NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE TERMOLOGIA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila: Material de apoio).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Ctig - Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá. , Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Pedregulho, 12516410 - Guaratinguetá, SP - Brasil, Telefone: (12) 31232825, Fax: (12) 31232868, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá "Prof. Carlos A P. Amorim"Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio (DEM-II) - efetivo, Carga horária: 30
1999 - 2001
Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá "Prof. Carlos A P. Amorim"Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá - Ctig/Unesp.Linhas de pesquisa
-
02/2009
Ensino,Disciplinas ministradas, Física
2013 - 2019
Cursinho Objetivo de LorenaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 5
2014 - 2017
Colégio ACADI Monteiro LobatoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor para OPF e OBF, Carga horária: 4
2004 - 2010
Secretaria de Estado da Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II - SQC II - QM - efetivo, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como professor efetivo de Física, no ensino médio.
1994 - 2004
Secretaria de Estado da Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II - ACT, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como professor temporário no ensino fundamental e médio nas disciplinas de matemática, ciências, física e química
1992 - 1993
Secretaria de Estado da Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial de Escola, SQC III, QAE - efetivo, Carga horária: 40
2010 - 2011
Curso Preparatorio Fernando AraujoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6
2001 - 2004
Curso Preparatorio Fernando AraujoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6
2012 - 2012
Colégio MagistraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 17
1994 - 1994
Colegio Tecnico de AparecidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 12
Outras informações:
Sai porque consegui uma bolsa de iniciação científica da CNPq.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aguinaldo Valdecir dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?