Andrea Barbalho Ribeiro de Freitas

Possui graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? IMA (2009), especialização em Polímeros pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Curso Técnico em Química, com experiência laboratorial na área de Química. Atualmente é doutoranda no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ. É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atuando desde 2009. Trabalha e pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino de química e de ciências em diferentes níveis e modalidades; formação de professores e química ambiental; química dos polímeros.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade Estácio de Sá
Título: A formação de docentes na Licenciatura em Química do IFRJ e a dimensão pedagógica de sua restruturação curricular,
Inês Barbosa de Oliveira.

Doutorado em andamento em Engenharia Matalúrgica

2014 - Atual

UFRJ - COPPPE
Título: Desenvolvimento de compósitos com base em amido termoplásticos reforçados com fibras de coco e estudo da redução da hidrofilicidade através de tratamento por plasma,
Orientador: Renata Antoun Simão
Palavras-chave: Compósito, nanocompósito.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química. Setores de atividade: Alimentação; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM POLÍMEROS -CONCEITO 7CAPES

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Morfologia cristalina de nanocompósitos de poliolefinas,Ano de Obtenção: 2009
Maria de Fátima Marques.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Polímeros; Caracterização; Nanotecnologia; Subárea: Química Orgânica.Grande área: Engenharias

Especialização em Tecnologia em Polímeros

2002 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Determinação do comportamento físico-químico de polímeros em solução por viscosimetria
Orientador: Marcia Cerqueira Delpech

Graduação em Química - Licenciatura

1995 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A utilização da rede mundial de computadores como auxílio no aprendizado de Química e na obtenção de dados.
Orientador: Sérgio de Paula Machado

Curso técnico/profissionalizante

1988 - 1992

Associação de Ensino Universitario

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de Formação de Tutores para EaD. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Aspectos Metodológicos da Pesquisa em Ensino de Q. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2011 - 2011

Espectroscopia Raman. (Carga horária: 18h). , UFRJ - COPPPE, COPPE, Brasil.

2008 - 2008

Seminário Internacional de Análise Térmica. (8h). , Perkin Elmer Instruments, PERKIN ELMER, Brasil.

2008 - 2008

Reologia de Polímeros em solução. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro - IMA, UFRJ / IMA, Brasil.

1995 - 1995

Técnica Em Polímeros. (Carga horária: 76h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1992 - 1992

Reologia. (Carga horária: 20h). , Associação de Ensino Universitário, ABEU, Brasil.

1992 - 1992

Potenciometria. (Carga horária: 20h). , Associação de Ensino Universitário, ABEU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: POLÍMEROS.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

1ª Oficina Pedagógica online 2021: Saúde e Sustentabilidade Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz. 2021. (Encontro).

Webnário - Curricularização da Extensão: Percursos para extensionalizar o currículo. 2021. (Encontro).

II Encontro Fluminense de Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática - ENFLIC.OFICINA - A temática Polímeros para turmas do Ensino Médio, mediada por experimentos do contexto ambiental com Andrea Barbalho (IFRJ). 2017. (Encontro).

17th International Scanning Probe Microscopy Conference. BEE MORPHOLOGICAL STRUCTURE OBSERVED ON ATOMIC FORCE MICROSCOPY OF BITUMEN SAMPLES WITH TLA AGENT MODIFIER. 2015. (Congresso).

17th International Scanning Probe Microscopy Conference. BEE MORPHOLOGICAL STRUCTURE OBSERVED ON ATOMIC FORCE MICROSCOPY OF PETROLEUM ASPHALT CEMENT SAMPLES. 2015. (Congresso).

III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). MINICURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE POLÍMEROS: UMA EXPERIÊNCIA NA XX SEMATEC DO IFRJ. 2015. (Congresso).

I Semanex - I Semana de Extensão do IFRJ - Campus Nilópolis.Ensino de Quimica para alunos surdos. 2015. (Simpósio).

37a - Congresso da Sociedade Brasileira de Química. Aplicação de uma abordagem metodológica motivadora em uma disciplina do curso de Licenciatura em Química. 2014. (Congresso).

VI EQBA e I ENCONTRO REGIONAL DA SBQ-NORDESTE. Elaboração de material didático em disciplina de Curso Superior para aplicar em aulas de Química no Ensino Médio a partir de Tema Gerador. 2014. (Congresso).

VI EQBA e I ENCONTRO REGIONAL DA SBQ-NORDESTE / IFBA. Produtos de limpeza: Uma temática para a contextualização no Ensino de Química. 2014. (Congresso).

XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUIMICA - ENEQQ. ENSINO DE QUIMICA: UMA FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA SAUDE E PREVENÇAO DE DOENÇAS. 2014. (Congresso).

SEMATEC - Palestra Chico Mendes. 2013. (Encontro).

6ª. Semana de Polímeros - IMA/UFRJ.BIOPOLÍMEROS. 2012. (Encontro).

11ª. Congresso Brasileiro de Polímeros - CBPol. Análise Moefológica de nonocompositos de PP com diferentes teores de argilas através de MOLP. 2011. (Congresso).

5ª. Semana de Polímeros - IMA / UFRJ.Aprendendo a fazer Polímeros: Reação de Polimerização em cadeia. 2011. (Encontro).

10ª. Congresso Brasileiro de Polímeros - CBPol. Influência do tipo de argila na estabilidade morfológica de nanocompósitos de PP sintetizados pr polimerização in situ. 2009. (Congresso).

3ª. Semana de Polímeros.PARTICIPEI COMO MONITORA. 2009. (Encontro).

1ª SEMANA DE NANOTECNOLOGIA. 2008. (Oficina).

2ª. Semana de Polímeros.Participei como monitora da semana. 2008. (Oficina).

Curso de Extensão - Reologia de Polímeros de solução. 2008. (Oficina).

Novas Aplicações de Análise Térmica em Diferentes Materiais. 2008. (Seminário).

Palestra sobre Seringais, Látex e Borracha do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Simpósio).

I Semana de Polímeros - UFRJ / IMA.Atuei como monitora no evento. 2007. (Encontro).

Seminário Novas Tecnologias de Materiais e Processos - UFRJ/IMA. 2007. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Ensino em Química (ENEQUI). Uso da Rede Mundial de Computadores na Educação em Química.. 2002. (Congresso).

XXIII Jornada de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ. Avaliação do Uso da Rede Mundial de Computadores na Educação em Química.. 2002. (Congresso).

Programa de treinamento e qualificação funcional dos empregados da MICHELIN/CIEE. 1999. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Polímeros.. Desempenho de catalisadores metalocênicos suportados em resinas piridínicas para polimerização de olefinas. 1997. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: CAROLINA STRUNKIS

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; CASTRO, D. L.; ANDRÉA DE MORAES SILVA. O ENFOQUE CTSA NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FORMADOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS NILÓPOLIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago dos Santos Correia

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Gleyces Ramos de Lima; MICHELLE COSTA DA SILVA; Ismarcia Gonçalves Silva. ?SEPARAÇÃO DE MISTURA NO ENSINO DA CIÊNCIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: ISAIAS MIRANDA DA FONSECA

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Vanessa de Souza Nogueira Penco; ANDRÉA DE MORAES SILVA; CASTRO, D. L.. JOGOS DIDÁTICOS EM POWER POINT ? UMA METODOLOGIA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Maria Fantinatti

Moraes, A;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. TERCEIRA IDADE: TEMPO DE EXPERIÊNCIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Gleyces Ramos de Lima

Ismarcia Gonçalves Silva;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; ANDRÉA DE MORAES SILVA; SANTOS, C. F.. ?LÂMPADA DE LAVA? - A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanderson de Oliveira Araújo

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. O USO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA. 2014.

Aluno: KATYUSSE LUCIA VERDAN DE OLIVEIRA RABELLO BOVOY

Vanessa de Souza Nogueira Penco;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. ALTERNATIVAS METODOLOGICAS NO ENSINO DE QUIMICA UTILIZANDO COMO EIXO TEMATICO O TRATAMENTO DE AGUA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Shirley Lima de Azevedo Menescal Conde

Denise Leal de Castro;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; ANDRÉA DE MORAES SILVA; JACYRA GUIMARÃES FAILLACE. NEGOCIANDO A TABELA PERIÓDICA: O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCATIVO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: ARIANA CAROLINA S

PAULO CEZAR DA SILVA;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. ALCOVIAS.DIVULGAÇÃO DO SISTEMA GHS EM LABORATÓRIOS DE ENSINO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Tamires Mendes Gonçalves

CASTRO, D. L.;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: "NA VISÃO DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA DO IFRJ". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Cristina Correia Cardoso de Pontes

Ismarcia Gonçalves Silva;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Moraes, A; F, Jacyra. DIFICULDADES NO ENSINO DA QUÍMICA E DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA MOTIVACIONAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia.

Aluno: SUELEN TAVARES DE OLIVEIRA GONÇALVES

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. Como o projeto PIBID tem sido aplicado em uma escola pública do município de Nova Iguaçú. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; ANDRÉA DE MORAES SILVA; Ismarcia Gonçalves Silva; MELLO, L. C. B.. Membro das Bancas Examinadoras deTransferência Externa e Reingresso para o curso de graduação de Química. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Moraes, A. PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE REINGRESSO E TRANSFERÊNCIA - IFRJ. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. Participação como membro em Banca Avaliadora do Processo Seletivo de Bolsistas para atuarem nos cursos Técnicos de Serviços Públicos, Agente Comunitário de Saúde e, Lazer, na modalidade a distância, dentro do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil) do Ministério da Educação (MEC) .. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. Participação como membro das bancas de Processo Seletivo para Tutores Presenciais e a Distância, para atuação nos cursos Técnicos na modalidade EaD.. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Moraes, A. PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E REINGRESSO DE GRADUANDOS. 2012. IFRJ.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Moraes, A. Participante em Banca Julgadora dos Projetos da SEMATEC. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Ismarcia Gonçalves Silva;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Moraes, A. PPROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA DE GRADUANDOS. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Ismarcia Gonçalves Silva;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Moraes, A. PPROCESSO SELETIVO PARA REINGRESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Ismarcia Gonçalves Silva. PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E REINGRESSO DE GRADUANDOS. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. Avaliadora de (cinco) Cursos para a SEMATEC. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de. Participante em Banca de seleção dos Projetos Discentes apresentados na XVI SEMATEC do Campus Nilópolis. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Denise Leal de Castro;FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de; Leonardo Viana de Freitas. Comissão para Eleição de Representantes nos Conselhos Acadêmicos do Campus Nilópolis. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Orientou

Rafael Gundim Silva

Recuperação de lítio e cobalto em baterias - aspectos ambientais e ambiente escolar; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fernando Firmino Mendoca

A rede social como ferramenta de auxilio e aproximação com discentes; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Letícia Nascimento da Paixão

A CRIATIVIDADE NA PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Camila Vieira de O

Monteiro; Química no Cotidiano do alunado; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Barbara de Salles Macena da Cruz

REUTILIZAÇÃO DE PLÁSTICOS: UMA FORMA DE ARTICULAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE POLÍMEROS COM ATIVIDADES PARA UMA FEIRA DE CIÊNCIAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Barbalho Ribeiro de Freitas;

Renan Augusto Pereira D'Ávila

PROPOSTAS PARA A INSERÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE NILÓPOLIS EM PROGRAMAS DE EJA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Barbalho Ribeiro de Freitas;

Nilmar Luana Coelho

RISCOS QUÍMICOS: ABORDAGEM NA ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Barbalho Ribeiro de Freitas;

Produções bibliográficas

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; BRITO, C. A. ; CARVALHO, J. L. A. . Projeto em Educação, Meio ambiente e Polímeros: Investigação dos temas com alunos de escolas do estado do Rio de Janeiro. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, SANTA CATARINA. Projeto em Educação, Meio ambiente e Polímeros: Investigação dos temas com alunos de escolas do estado do Rio de Janeiro I, 2016. v. 1.

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; Marques, Maria de Fatima V. ; Oliveira, Mônica Couto . Influência do tipo de argila na estabilidade morfológica de Nanocompósitos de PP Sintetizados por polimerização in situ.. In: 10 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009, Foz do Iguaçú. Influência do tipo de argila na estabilidade morfológica de Nanocompósitos de PP Sintetizados por polimerização in situ., 2009.

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; BRITO, C. A. ; CARVALHO, J. L. A. . POLÍMEROS E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE PROJETO EM DOIS COLÉGIOS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO NO QUAL OS TEMAS SE RELACIONAM COM ENSINO I. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, SANTA CATARINA. POLÍMEROS E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE PROJETO EM DOIS COLÉGIOS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO, 2016. v. 1.

  • BRITO, C. A. ; FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; CARVALHO, J. L. A. . Investigação das concepções dos alunos do ensino médio sobre o tema polímeros. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, SANTA CATARINA. Investigação das concepções dos alunos do ensino médio sobre o tema polímeros I, 2016.

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . O Uso da Rede Mundial de Computadores na Educacao em Quimica.. In: XI Encontro Nacional de Educacao em Quimica, 2002, RECIFE-PE. n: ENEQUI (Encontro Nacional de Educacao em Quimica), 2002, RECIFE-PE. anais do enequi, 2002., 2002. v. 1. p. 102-102.

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Avaliação do Uso da Rede Mundial de Computadores na Educação em Química.. In: In: XXIII Jornada de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ Livro de Resumos. Rio de Janeiro.. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002.

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Avaliação do Uso da Rede Mundial de Computadores na Educação em Química.. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. XXIII Jornada de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ.Avaliação do Uso da Rede Mundial de Computadores na Educação em Química. 2002., 2002.

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Uso da Rede Mundial de Computadores na Educação em Química.. In: XI Encontro Nacional de Ensino em Química (ENEQUI), 2002, Rio de Janeiro. n: ENEQUI (Encontro Nacional de Educacao em Quimica)., 2002.

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; Coutinho, Fernanda M. B. ; Barbosa, Celina C. ; Marques, Maria de Fatima V. . Desempenho de catalisadores metalocênicos suportados em resinas piridínicas para polimerização de olefinas. In: IV Congresso Brasileiro de Polímeros., 1997, Salvador. IV Congresso Brasileiro de Polímeros: Desempenho de catalisadores metalocênicos suportados em resinas piridínicas para polimerização de olefinas, 1997. p. 376a-376b.

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ: DO TECNICISMO DOS CURRÍCULOS PROPOSTOS À RIQUEZA DOS CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . DO TECNICISMO DOS CURRÍCULOS PROPOSTOS À RIQUEZA DOS CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . A formação do professor de química frente a resolução CNE/CP N02 de 2015.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, B. S. M. ; FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Ensino de Quimica para alunos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Fernando Firmino Mendoça ; FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Oficina - A Utilização De Holograma Para Trabalhar Modelos Moleculares Em Aulas De Química Orgânica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Renan Augusto Pereira D'avila ; FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Oficina - A Reciclagem de Polímero como tTmática para uma aula no Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; Ismarcia Gonçalves Silva ; ANDRÉA DE MORAES SILVA . Oficina - O ensino de Ciências/Química e o uso de materiais alternativos nas aulas experimentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; CRUZ, B. S. M. ; Gleyces Ramos de Lima . Poster - MINICURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE POLÍMEROS: UMA EXPERIÊNCIA NA XX SEMATEC DO IFRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Renan Augusto Pereira D'avila ; FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Apresentação de Pôster - ELABORAÇÃO DE MODELO MOLECULAR EM LED COMO RECURSO DIDÁTICO PARA UTILIZAR EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; Renan Augusto Pereira D'avila . Produção de sabão de forma sustentavel atraves de oleo de cozinha usado: Uma forma de geração de renda.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . A Química dos cométicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Aprendendo a fazer Polímeros: Polimerização em Cadeia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; Marques, Maria de Fatima V. ; Oliveira, Mônica Couto . Influência do tipo de argila na estabilidade morfológica de nanocompósitos de PP sintetizados por polimerização in situ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; Renan Augusto Pereira D'avila . OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO PARA CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS A PARTIR DE ÓLEO USADO 2015 (OFICINA TEÓRICO - PRÁTICA).

Outras produções

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Parecerista para o ENEQ - Avaliação de trabalhos submetidos ao XVI ENEQ 2014.. 2014.

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de ; Barbara de Salles Macena da Cruz ; Gleyces Ramos de Lima . POLÍMEROS ? SUA TECNOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Aprendendo a fazer Polímeros: Polimerização em Cadeia. 2011. (PALESTRA).

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Química de Polímeros: Tópicos Introdutórios. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . Apostila de Química Inorgânica I ? Teórico-experimental. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Educacional).

FREITAS, Andrea Barbalho Ribeiro de . O profissional Técnico em Química. 2006. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    P OLIMEROS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: ANÁLISE DOS PRINCIPAIS FATORES NA SOCIEDADE E O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE UM ESTUDO ANALITICO MEDIANTE APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, Descrição: O presente trabalho de pesquisa apresenta a metodologia para uma investigação dos impactos negativos do mau uso dos polímeros, tanto social, educacional quanto ambientalmente. Contará com a produção de materiais didáticos e sua avaliação, norteada pelos referenciais da concepção educacional de Paulo Freire e o movimento CTS. Os procedimentos que serão realizados atrelaram o processo das investigações temáticas articuladas com a análise textual discursiva dos materiais escritos gerados, em uma perspectiva de reinvenção da abordagem freireana. Essas etapas serão desenvolvidas como: consulta investigativa sobre as referidas temáticas em livros didáticos comuns à área da Química dos Polímeros e Ambiental, materiais de uso comum pela sociedade, escritos informalmente assim como exposições na mídia com produção de materiais científicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andrea Barbalho Ribeiro de Freitas - Coordenador / ANDRÉA DE MORAES SILVA - Integrante / Joyce Lima de Andrade Carvalho - Integrante / Cássia Almeida Brito - Integrante.

Prêmios

2013

Medalha Tiradentes - Professora atuante do Pré Vestibular Alternativo Para Negro e Carente, Auditório Senador Nelson Carneiro - Palácio 23 de Julho / Praça XV, Centro RJ.

2008

Indicada pelo Instituto como bolsista FAPERJ (Aluno nota 10 - Mestrado)., IMA-UFRJ / FAPERJ.

2008

Paraninfa da turma de Ensino Médio de Formação Geral (turma 3007), Colégio Estadual Ana Neri - Rua: Augusto Cardoso, 193 / Mesquita.

2008

Paraninfa da turma de Ensino Médio de Formação Geral (turma 3006), Colégio Estadual Ana Neri - Rua: Augusto Cardoso, 193 / Mesquita.

2007

Paraninfa da turma de Ensino Médio de Formação Geral (turma 3007), Colégio Estadual Ana Neri - Rua: Augusto Cardoso, 193 / Mesquita.

2007

Paraninfa da turma de Ensino Médio de Formação Geral (turma 3006), Colégio Estadual Ana Neri - Rua: Augusto Cardoso, 193 / Mesquita.

2006

Professora Homenageada na formatura do Curso de Técnico em Enfermagem do, Curso Flama Vestibulares LTDA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. , Rua Lucio Tavares, 1045, Nilópolis, 26530060 - Nilópolis, RJ - Brasil, Telefone: (021) 26919805, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Servidor Federal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação em Banca examinadora de Seminário de Avaliação de Estágio Supervisionado II

2009 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação Disciplinas ministradas - Licenciatura em Química: Química em Sala de Aula IV Estágio Supervisionado II Química Geral II Disciplinas ministradas - Licenciatura em Física: Química Geral III

2009 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Membro de Conselho, Enquadramento Funcional: Servidor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação em Banca revisora avaliativa de ementa da disciplina de Química em Sala de Aula IV Participação em Banca revisora avaliativa de ementa da disciplina de Estágio Supervisionado II

2009 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro-Conselho Acadêmico de Ensino Superior

Outras informações:
Membro dos Conselhos Acadêmicos de Ensino de Graduação (CAEG) dos Cursos Superiores de: Licenciatura em Química Licenciatura em Física

Atividades

  • 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Nilópolis.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso da Graduação em Química.

2004 - 2007

Curso Flama Vestibulares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrar aulas sobre todo o conteúdo de Química para turmas de Ensino Médio (Formação Geral e Jovens e Adultos), Ensino Profissionalizante (Enfermagem, Informática, Eletrônica e Telecomunicações), Pré-vestibular e Técnico em Química.

Atividades

  • 02/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química - Ensino Médio

1999 - 2002

Colégio e Curso Bahiense Escola 24 Horas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Química - Modalidade EAD, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora Web na Escola 24 horas / Colégio Bahiense, ministrando Monitoria Virtual (aula on-line) sobre tópicos de Química pertinentes a todo o conteúdo do Ensino Médio e específicos para o vestibular. Experiência com Educação a Distância, utilizando para essa modalidade educacional, meios e tecnologias de informação e comunicação associados aos estudos dirigidos adequados didaticamente à mídia de entrega, de modo que possibilite satisfatoriamente o processo de ensino-aprendizagem.

Atividades

  • 01/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química Geral, Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química

1994 - 2000

Pré Vestibular Para Negros e Carentes

Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Química: Trabalho Comunitário, Carga horária: 12

Outras informações:
O Pré Vestibular para Negros e Carentes (PVNC), tinha como objetivo primordial o compromisso com uma educação de qualidade e a inclusão dos jovens no Ensino, além de objetivos culturais, cívicos e científicos. Neste Curso Pré-vestibular (Curso Pré Vestibular Comunitário Unidade Nilópolis), ministrei aulas referentes aos tópicos de Química Geral, Físico-química e Química Inorgânica com conteúdo pertinente ao Ensino Médio voltado para o processo seletivo do vestibular.

1996 - 1997

Instituto de Engenharia Nuclear

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária Técnica, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária no Projeto "Desenvolvimento de solventes e resinas esféricas", sob coordenação do Dr. José Waldemar J. D. Cunha, fazendo o acompanhamento do desenvolvimento do processo de cromatografia de extração; preparação de soluções de alimentação do processo; dosagens por titulometria das soluções de Terras Raras (Terras Raras totais e acidez livre); determinação espectrométrica dos elementos das Terras Raras. Em paralelo, também exerceu a função de Técnica em Química em outro processo de extração de Terras Raras por solvente, da Unidade Piloto da INB no Instituto de Engenharia Nuclear - IEN, desenvolvendo atividades de controle analítico do processo, via titulometria e análise espectrofotométrica.

Atividades

  • 01/1996

    Estágios , Lab Terras Raras.,Estágio realizado, Estagiária no Projeto "Desenvolvimento de solventes e resinas esféricas", sob coordenação do Dr. José Waldemar J. D. Cunha, fazendo o acompanhamento do desenvolvimento do processo de cromatografia de extração; preparação de soluções de alimentação do proc.

2006 - 2009

Colégio Estadual Ana Néri

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 20

1999 - 2000

Pneumáticos Michelin Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária Técnica, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrou aos funcionários da indústria todas as disciplinas de Química pertinentes ao Ensino Médio de forma teórica e experimental. Supervisão da indústria em parceria ao CIEE.

Atividades

  • 01/1999

    Estágios , Pneumáticos Michelin Ltda.,Estágio realizado, Foram lecionadas todas as disciplinas de Química do Ensino Médio aos empregados da empresa.

1992 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do PROFAG: Pesquisas de Química Inorgânica com enfoque didático-científico / Ensino Superior utilizando a Internet como ferramenta para o processo de Ensino-Aprendizagem. Monitoria aos alunos da Universidade (turmas de engenharia química e química industrial) para o uso no Laboratório de Informática do Instituto de Química.

1994 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiária de projeto, Enquadramento Funcional: Estagiária Técnica, Carga horária: 20

Outras informações:
No Instituto de Macromoléculas Eloisa Mano (IMA/UFRJ), foi aluna de Iniciação Científica estagiando no Projeto ?Materiais Poliméricos com Porosidade Controlada?, sob coordenação da Professora Fernanda M. B. Coutinho, desenvolvendo atividades de destilação de solventes, destilação de monômeros (estireno, divinilbenzeno e vinilpiridina) à pressão reduzida; síntese de resinas de troca iônica e de resinas impregnadas com DEHPA através de polimerização em suspensão; purificação das resinas e caracterização (análise granulométrica e densidade aparente).

Atividades

  • 01/1997

    Ensino, Monitoria Química Experimental II, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental II

  • 01/1994

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Macromoléculas Profa. Eloisa Mano, Laboratório de Polímeros.,Linhas de pesquisa

  • 01/1992

    Serviços técnicos especializados , Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia, Programa de Engenharia Química.,Serviço realizado, Exercia a função de Técnica de Apoio no Laboratório de Caracterizações Físico-químicas no Núcleo de Catálise do Programa de Engenharia Química, sob a orientação da Pesquisadora Neuman Solange de Resende, sendo coordenada pelo Professor Martin Schimal.

2014 - Atual

Sociedade Brasileira de Quimica

Vínculo: Colaborador - SBQ, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro Colaborador da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)