Guttenberg Martins

Bacharel em Geologia pela UFRN (1986), Geólogo do CPRM (1987), Mestre em Geofísica pelo IAG-USP (1991), Bolsista CNPq-DCR (1992) Doutor em Geociências IG-UNICAMP (2000), Geólogo do MME lotado no DNPM (2005-2008), Professor de Geologia no DG-UFC (1994-2010) e Professor de Geologia no DEC-UFRN (2010- atual). Atualmente, Professor Associado IV, lecionando disciplinas da área de geologia aplicada no Curso de Engenharia Ambiental. Membro da SBG, da Comissão de Implantação do Curso de Engenharia Ambiental (UFRN), da Associação de Geólogos do Estado do Rio Grande do Norte (AGERN), Conselheiro do CREA-RN (Câmara de Geologia, Minas e Agrimensura, 2013-2015) e Editor-adjunto da Revista de Geologia no período 2000-2013. Coordenador da ONG "Engenheiros sem Fronteiras", seção Natal-RN. Participações em projetos de pesquisas e extensão relacionados a geologia ambiental, cartografia geológical, mineração e meio ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências

1996 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: Litogeoquímica e Controles Geocronológicos da Suíte Metamórfica Algodões-Choró
Orientador: Elson Paiva de Oliveira
Palavras-chave: Geoquímica; Geocronologia; Geologia do Pré-Cambriano.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Recursos Minerais.

Mestrado em Geofísica

1988 - 1991

Universidade de São Paulo
Título: Caracterização Petrológica e Geoquímica do Enxame de Diques Rio Ceará-Mirim,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Adolfo José Melfi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Gequímica e Geotectônica.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Geologia

1980 - 1986

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Curso técnico/profissionalizante em Geologia

1977 - 1979

Centro Federal de Educação Técnica

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

RESISTIVITY IMAGING SEMINAR. (Carga horária: 30h). , ADVANCED GEOPHYSICAL EUROPE, AGE, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Cartografia Geológica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Regional.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Economia Mineral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAMPOS, T. ; PETTA, R. A. ; MARTINS, G . I Seminário sobre Radônio no Brasil. 2012. (Congresso).

CORTEZ, C. M. B. ; MARTINS, G ; CARVALHO, O. O. ; Rego, J. M. . II Simpósio Nacional sobre Tungstênio. 2006. (Congresso).

CORTEZ, C. M. B. ; MARTINS, G . I Programa de Capacitação de Gestores de Empresas Mineradoras de Agregados para a Construção Cívil.. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial. A CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO SUL DA CIDADE DE NATAL, NORDESTE DO BRASIL.. 2016. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO. A Expansão Urbana E Seus Efeitos No Sistema Aquífero Dunas/Barreira, No Município De Nísia Floresta/RN. 2015. (Congresso).

XXVI Simpósio de Geologia de Nordeste.Avaliação das Áreas de Mangues com o Suporte de Imagens Google Earth: o caso da Zona de Proteção Ambiental Ecossistema Manguezal e Estuário Potengi/Jundiaí. 2015. (Simpósio).

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. COMPORTAMENTO DO NITRATO EM POÇOS TUBULARES NO ENTORNO DA LAGOA DO BONFIM ? NÍSIA FLORESTA/RN. 2014. (Congresso).

XX SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA.ANÁLISE MULTITEMPORAL DE CARTAS GEOAMBIENTAIS DO COMPLEXO ESTUARINO E LAGUNAR GUARAÍRAS-RN. 2014. (Seminário).

XIX SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA. ESTIMATIVA DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS E AMBIENTAIS SUPORTADA POR PRODUTOS LANDSAT E SRTM PARA A MICROBACIA DO RIO COBRA , SERIDÓ POTIGUAR.. 2013. (Feira).

I Seminário sobre Radônio no Brasil.COMISSÃO CIENTÍFICA DO LIVRO DE MEMÓRIAS "RADÔNIO E OS RISCOS À SAÚDE DAS RADIAÇÕES DE BAIXA INTENSIDADE". 2012. (Simpósio).

20° Encontro Nacional da Associação de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.Demandas de profissionais especializados em órgãos municipais de meio ambiente (oficina). 2010. (Encontro).

Seminário Governança Urbana e Desenvolvimento Metropolitano.Dinâmica Urbana e Riscos Geo-ambientais na Região Metropolitana de Natal. 2010. (Seminário).

III Congresso Brasileiro de Rochas Ornamentais. ASPECTOS LEGAIS DA ATIVIDADE EXTRATIVA MINERAL EM PEQUENA ESCALA NA PROVÍNCIA PEGMATÍTICA BORBOREMA, NORDESTE ORIENTAL DO BRASIL.. 2007. (Congresso).

IX SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS TECTÔNICOS. 2007. (Simpósio).

Seminário "Grandes Projetos e Impactos para a Região Metropolitana de Natal". 2007. (Seminário).

VI Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. 2007. (Simpósio).

XXII Simpósio de Geologia do Nordeste.Supote Técnico-Informacional da Geologia Aplicada no Monitoramento Físico-Territorial e Ambiental de uma Metrópole em Gestação: O Caso da Região Metropolitana de Natal - RN. 2007. (Simpósio).

Cooperativismo Mineral na Região do Seridó Potiguar.Estágio atual da atividade de garimpo na região do seridó. 2006. (Seminário).

Gestão Metropolitana: Situação atual e desafios.Gestão Metropolitana: Situação atual e desafios. 2006. (Seminário).

II Simpósio Nacional sobre Tungstênio.Desafios do novo ciclo de Mineração de Scheelita. 2006. (Simpósio).

I Programa de Capacitação de Gestores de Empresas Mineradoras de Agregados para a Construção Cívil.I Programa de Capacitação de Gestores de Empresas Mineradoras de Agregados para a Construção Cívil. 2006. (Encontro).

I Encontro Norte-riograndense sobre Arranjos Produtivos. 2005. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE COOPERATIVISMO MINERAL E FORMAS ASSOCIATIVAS NA MINERAÇÃO.I SEMINÁRIO DE COOPERATIVISMO MINERAL E FORMAS ASSOCIATIVAS NA MINERAÇÃO. 2005. (Seminário).

XIII Encontro Nacional de mineradores e Consumidores. 2005. (Encontro).

XLII Congresso Brasileiro de Geologia. As rochas toleíticas mesozóicas do Nordeste do Brasil: distribuição espacial e temporal dos sucessivos episódios magmáticos. 2004. (Congresso).

IV South American Symposium on Isotope Geology.IV South American Symposium on Isotope Geology. 2003. (Simpósio).

XX Simpósio de Geologia do Nordeste.XX Simpósio de Geologia do Nordeste. 2003. (Simpósio).

III Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados.III Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados. 2002. (Simpósio).

XLI Congresso Brasileiro de Geologia. XLI Congresso Brasileiro de Geologia. 2002. (Congresso).

31ST INTERNACIONAL GEOLOGICAL CONGRESS. GEOCHEMISTRY, PB-EVAPORATION, U-PB SINGLE ZIRCON AGES AND ND ISOTOPIC CHARACTERISTICS OF ALGODÕES HIGH-ALUMINA TONALITE ORTHOGNEISSES: A METAPLUTONIC ARC SUITE RELATED TO THE TRANSAMAZONIAN OROGENY, NE-BRAZIL.. 2000. (Congresso).

XL Congresso Brasileiro de Geologia. Basaltos Juro-Cretácicos da porção setentrional da Bacia do Parnaíba: Aspectos geológicos, Assinatura Geoquímica e Observações Geodinâmicas Preliminares.. 1998. (Congresso).

XVII Simpósio de Geologia do Nordeste.A Geologia da Sequência Anfibolítica Algodões e suas Implicações para o Quadro tectono-estratigráfico da Região Central do Ceará. 1997. (Simpósio).

XV Simpósio de Geologia do Nordeste.As Metavulcânicas da Faixa Seridó: Caracterização Petroquímica e suas implicações geodinâmicas.. 1993. (Simpósio).

I Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Bras.O Enxame de Diques Máficos Mesozóico Rio Ceará-Mirim, Nordeste do Brasil.. 1989. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Francisco Cézar Costa Nogueira

MARTINS, GCASTRO, D. L.; AMORIM, W. N.. Método Ground Penetrating Radar (GPR) e análise estrutural aplicados ao estudo da geometria tridimensional de estruturas cenozóicas na bacia Potiguar.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geologia) - Departmento de Geologia da Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Antonio Helio Muniz Fernandes

FERNANDES, A. H. M.;MARTINS, G; PARENTE, C. V.; NOGUEIRA NETO, J.. Caracterização Petrográfica e Geoquímica de Rochas Metamáficas e Metaultramáficas da Porção Sul do Distrito de Caio Prado - Ceará. 2001. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: PAULO HIRSON MALVEIRA JUNIOR

Cunha, K. P. V.;MARTINS, G; Angelini, R.. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA JAZIDA JOSÉ EDUARDO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN APÓS A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Judson Carlos da Silva Félix

MARTINS, G; CASTRO, V. L. L.; Santos, H. R. dos. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NA MARGEM SUL DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ-MIRIM, MUNICÍPIO DE EXTREMOZ, RIO GRANDE DO NORTE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: André Sousa Cabral

MARTINS, G; Maia, A.; Nascimento, P. S. R.. EVOLUÇÃO DO ORDENAMENTO TERRITORIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PITIMBÚ COM BASE NA INTERPRETAÇÃO MULTITEMPORAL DE IMAGENS LANDSAT 5: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: VANESSA RENATA BARRETO DA SILVA ALMEIDA

Angelini, R.;MARTINS, G; Maia, A.. GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS PÚBLICAS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antonio Sanzio Avila Cavalcante

MARTINS, G; FREIRE, G. S. S.;CASTRO, D. L.. Diagnóstico geoambiental de áreas susceptíveis à contaminação por hidrocarbonetos na região do Mucuripe, Fortaleza-CE, com base em estudos geofísicos e hidrogeológicos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geologia) - Departmento de Geologia da Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marcus Leandro Andrade Teixeira

MARTINS, GBRANCO, R. M. G. C.; PARENTE, C. V.. Cartografia Geológica de uma área a leste da Cidade de Madalena-CE com suporte de dados de sensores remotos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geologia) - Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará.

MARTINS, G; DINIZ FILHO, J. B.; AMORIM, E. F.. Banca d concurso para Professor Substituto - Área Geologia - Edital 008/2015. 2015.

MARTINS, G; Maia, A.; Cunha, K. P. V.. UFRN EDITAL 02/2013 - PROFESSOR SUBSTITUTO. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Santos Junior, O. F. dos; MARTINS, G.;MARTINS, G; Santos, H. R. dos. Concurso para Professor substituto na área de Ciências do Solo e Geotecnia no Departamento de Engenharia Civil-UFRN. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lima, E. R. V. de; Arruda, L. V.;MARTINS, G. BANCA EXAMINADORA CONCURSO PÚBLICO EDITAL 05/UEPB/2011 - Departamento/Área: Ciências Biológicas/Geociências. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Job Jesus Batista

BATISTA, J. J.. Litogeoquímica e controles geocronológicos da Suíte Metamórfica Algodões-Choró. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Marta Silvia Maria Mantovani

ERNESTO, M.; PACCA, I. I. G.;Mantovani, M. S. M.. Gênese de magmas basálticos e suas implicações geotectônicas. 1990. Exame de qualificação (Mestrando em Geofísica) - Universidade de São Paulo.

Benjamim Bley de Brito Neves

Brito Neves, B. B.. Litogeoquímica e controles geocronológicos da Suíte Metamórfica Algodões-Choró. 2000. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Geociências) - Instituto de Geociências Universidade Estadual de Campinas.

Elson Paiva de Oliveira

OLIVEIRA, E. P.; NEVES, Benjamin Bley de Brito; SCHRANK, Alfonso;SOUZA, Zorano Sérgio de; BATISTA, J. J.. Litogeoquímica e controles geocronológicos da Suite Metamórfica Algodões-Choró. 2000. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcia Ernesto

ERNESTO, M.MELFI, A. J.; GIRARDI, A. V.. Dissertação de Mestrado. 1991. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Universidade de São Paulo.

Zorano Sergio de Souza

OLIVEIRA, E. P.; NEVES, B. B. B.;SOUZA, Z. S.. Litogeoquímica e controles geocronológicos da suite metamórfica Algodões - Choró, Ceará. 2000. Tese (Doutorado em Instituto de Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

André Sousa Cabral

EVOLÇÃO DO ORDENAMENTO TERRITORIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PITIMBÚ COM BASE NA INTERPRETAÇÃO MULTITEMPORAL DE IMAGENS LANDSAT 5: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Guttenberg Martins;

Judson Carlos da Silva Félix

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NA MARGEM SUL DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ-MIRIM, MUNICÍPIO DE EXTREMOZ, RIO GRANDE DO NORTE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Guttenberg Martins;

Danielle Teixeira Alves da Silva

USO DE IMAGENS LANDSAT NA ESTIMATIVA DE CLOROFILA-A E DA TRANSPARÊNCIA DA ÁGUA NO SEMIÁRIDO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Guttenberg Martins;

Vânia Heloise de Oliveira

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO SERIDÓ DO RN COM O SUPORTE DE ÍNDICES SOCIOECONÔMICOS E IMAGENS LANDSAT; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guttenberg Martins;

FELLIPE DANTAS COELHO

ESTUDO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PARA ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA BACIA DE MAXARANGUAPE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Guttenberg Martins;

Francisco Cézar Costa Nogueira

Processamento e Interpretação de Dados Aeroagnéticos e Modelagem Gravimétrica 3-D do Arcabouço Estrutural da Bacia do Rio do Peixe-PB; 2002; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Guttenberg Martins;

Mauricio Santos de Oliveira

Processamento e interpretação de Dados Aeromagnéticos e Modelagem Gravimétrica 3-D do Arcabouço Estrutural da Bacia do Rio Peixe - PBl; 2002; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Guttenberg Martins;

Marcos Leandro Teixeira

Carta Digital dos Anfibolitos da Região de Madalena; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Guttenberg Martins;

Tércio Pinéo

Prospecção de Águas Subterrâneas na Região de Irauçuba; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Guttenberg Martins;

Maria Izolda Oliveira

Geologia de uma região situada à nordeste de Quixeramobim (CE); 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Guttenberg Martins;

Thiago Moreira Vieira

Magmatismo Basaltico das Bacias Ceará e Potiguar; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guttenberg Martins;

Jéssica Oliveira Domingos

MDM0013 - ESTÁGIO A DOCÊNCIA; 2015; Orientação de outra natureza; (MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guttenberg Martins;

Lilia Silva Luz

Gestão Ambiental; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Guttenberg Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elson Paiva de Oliveira

Litogeoquímica e controles geocronológicos da Suite Metamórfica Algodões-Choró, Ceará; 2000; Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elson Paiva de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, G ; Santos Junior, O. F. dos ; CASTRO, V. L. L. . O ARCABOUÇO GEOLÓGICO SUBSUPERFICIAL NA CIDADE DE NATAL, NORDESTE DO BRASIL: INFERÊNCIAS PELA INTERPOLAÇÃO DE DADOS LITOLÓGICOS DE POÇOS.. Revista de Geologia (Fortaleza) , v. 26, p. 89-107, 2014.

  • MARTINS, G ; CASTRO, V. L. L. . EVOLUÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO NORTE DE NATAL, NORDESTE DO BRASIL.. Geotecnia (Lisboa) , v. 129, p. 25-32, 2014.

  • MARTINS, G ; Cunha, K. P. V. . RISCOS GEOAMBIENTAIS E A EXPANSÃO DA ÁREA URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL, NORDESTE DO BRASIL ? UMA ABORDAGEM PRELIMINAR. Revista de Geologia (Fortaleza) , v. 24, p. 23-30, 2011.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. . Petrogênese dos Ortognaisses Cipó e implicações para Evolução Crustal durante o Paleoproterozóico no Domínio Ceará Central da Província Borborema.. Revista de Geologia (Fortaleza) , v. 23, p. 1-10, 2010.

  • MARTINS, G ; LUCAS FILHO, M. ; FREIRE, G. S. S. . Dinâmica Urbana e Riscos Geo-ambientais na Região Metropolitana de Natal , Nordeste do Brasil.. Geotecnia (Lisboa) , v. 113, p. 1-15, 2009.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E ; LAFON, J . The Algodões amphibolite tonalite gneiss sequence, Borborema Province, NE Brazil: Geochemical and geochronological evidence for Palaeoproterozoic accretion of oceanic plateau/back-arc basalts and adakitic plutons. Gondwana Research , v. 15, p. 71-85, 2008.

  • MARTINS, G ; CORTEZ, C. M. B. ; Farias Filho, A. . Estágio atual e desafios futuros da atividade extrativa mineral em pequena escala na Província Pegmatítica Borborema, Nordeste Oriental do Brasil.. Revista de Geologia (Fortaleza) , v. 20, p. 01-09, 2007.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. ; SAUERBRONN, W. M. . Caracteristicas Litogeoquimicas dos Elementos em Traços (Zr, Th, Co, La e Sc) dos Paragnaisses da Suite Metamorfica Algodões-Choró, Domínio Ceará Central da Provincia Borborema. Revista de Geologia (Fortaleza) , v. 18, n.2, p. 167-173, 2006.

  • TEIXEIRA, M. L. A. ; MARTINS, G ; CASTRO, D. L. ; BRANCO, R. M. G. C. . Aplicação de sensores remotos e dados aerogeofísicos na cartografia geológica da região de Madalena, Domínio Ceará Central da Província Borborema. Revista de Geologia (Fortaleza) , Fortaleza - Ceará, v. 18, n.2, p. 95-107, 2005.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. . Arcabouço Lito-Estrutural da Suite Metamórfica Algodões-Choró, Domínio Ceará Central da Província Borborema. Revista de Geologia (Fortaleza) , Fortaleza-Ceará, v. 17, n.1, 2004.

  • CASTRO, D. L. ; BRANCO, R. M. G. C. ; MARTINS, G ; CASTRO, N. A. . Radiometric, magnetic, and gravity study of the Quixadá batholith, central Ceará domain (NE Brazil): evidence for Pan-African/Brasiliano extension-controlled emplacement. Journal of South American Earth Sciences , v. 15, n.5, p. 543-551, 2002.

  • OLIVEIRA, D. C. ; MARTINS, G ; BRANCO, R. M. G. C. ; CASTRO, D. L. . Um Modelo Alternativo para a Formação da Bacia do Jaibaras: Implicações para a Evolução Final da cadeia Brasiliana/Pan-Africana no Noroeste da Província Borborema. Revista de Geologia (Fortaleza) , Fortaleza, v. 14, n.1, p. 11-21, 2001.

  • OLIVEIRA, E. P. ; SATO, L. ; GOMES, L. C. C. ; MARTINS, G . Large Scale Magmatic Banding in Mesozoic Basic Sill of the Paraná Basin, Campinas, Sâo Paulo State, Brazil.. Boletim IG - USP , São Paulo, v. 29, n.1, p. 189-223, 1998.

  • MARTINS, G . Petrological aspects and geochemical signature of low-Ti basalts from northeast border of Parnaiba Basin. Revista de Geologia (Fortaleza) , v. 10, p. 19-29, 1997.

  • MARTINS, G ; Mello, P. R. . La Cuenca del Río Nazaré: registro del Mesozoico en el noreste de Brasil. GeoIbéria , v. 5, p. 17-14, 1995.

  • MARTINS, G ; CIDRÃO, M. A. S. ; MARQUES JR, F. . Nota sobre os aspectos estruturais das supracrustais de Arneiróz, região sul do Estado do Ceará.. Revista de Geologia (Fortaleza) , Fortaleza Ceará, v. 9, n.1, p. 17-26, 1994.

  • MACEDO, M. H. F. ; PETRINI, R. ; PICCIRILLO, E. M. ; CAVAZZINI, G. ; CHIARAMONTI, P. C. ; ERNESTO, M. ; MIN, A. ; MARTINS, G . Evidence of magmatic activity related to Middle Jurassic and Lower Cretaceous rifting from northeastern Brazil (Ceará-Mirim): K/Ar age, palaeomagnetism, petrology and Sr/1bNd isotope characteristics. Chemical Geology , Amsterdam Hollanda, v. 97, n.1, p. 9-32, 1992.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, D. C. . O Enxame de Diques Rio Ceará-Mirim (EDCM) no Contexto da Abertura do Oceano Atlântico.. Revista de Geologia (Fortaleza) , Fortaleza Ceará, v. 5, n.1, p. 51-78, 1992.

  • MARTINS, G ; BELLIENI, G. ; MACEDO, M. H. F. ; PETRINI, R. ; PICCIRILLO, E. M. ; ERNESTO, M. ; CAVAZZINI, G. ; CHIARAMONTI, P. C. ; MACEDO, J. W. P. ; MELFI, A. J. . Jurassic and Lower Cretaceous dyke swarms from NE Brazil: Petrology, Sr-Nd isotopes, paleomagnetism and geodynamic implications. Terra Abstracts , Strasbourg, v. 3, n.1, p. 317-334, 1991.

  • ERNESTO, M. ; MACEDO, J. W. P. ; MARTINS, G . Paleomagnetism of the Ceará-Mirim dyke swam, northeastern Brazil.. Boletim IG-USP. Série Científica (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1519-874X Geologia USP. Série Científica) , v. 10, p. 85-98, 1991.

  • MELFI, A. J. ; ERNESTO, M. ; PACCA, I. G. ; MARTINS, G ; MACEDO, J. W. P. . Paleomagnetic data from a Mesozoic dyke swarm in Northeastern Brazil.. Terra Abstracts , v. 1, p. 243-251, 1989.

  • MARTINS, G ; CHIARAMONTI, P. C. ; MACEDO, M. H. F. ; PICCIRILLO, E. M. . Mesozoic mafic dyke swarm from Rio Ceara-Mirim; Northeast Brazil.. Boletim IG-USP. Série Científica (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1519-874X Geologia USP. Série Científica) , v. 20, p. 67-71, 1989.

  • ERNESTO, M. ; PICCIRILLO, E. M. ; MARQUES, L. S. ; MACEDO, J. W. P. ; MARTINS, G . Paleomagnetic, geochronological and geochemical constraints on time and duration of the mesozoic igneous activity in northeast Brazil. In: W. Hames, J. G. Mchone, P. Renne, C. Ruppel. (Org.). The Central Atlantic Magmatic Province: Insights from Fragments of Pangea. USA: AGU, 2003, v. 136, p. -.

  • MARTINS, G . O POVO - Ciência & Saúde. O POVO - Ciência & Saúde - Novo continente será formado, Fortaleza - Ceará, p. 5 - 5, 08 jun. 2003.

  • CUNHA, M. C. B. ; CASTRO, V. L. L. ; MARTINS, G ; MEDEIROS, R. A. . COMPORTAMENTO DO NITRATO EM POÇOS TUBULARES NO ENTORNO DA LAGOA DO BONFIM ? NÍSIA FLORESTA/RN.. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 2014, BELO HORIZONTE. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. BELO HORIZONTE: ABAS, 2014. v. 1. p. 123-129.

  • MEDEIROS, G. C. S. ; CASTRO, V. L. L. ; MARTINS, G . IV-078 ? MONITORAMENTO DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS E AMBIENTAIS SUPORTADO POR PRODUTOS LANDSAT E SRTM PARA A SUB-BACIA DO RIO COBRA, SERIDÓ POTIGUAR. In: XII SIMPÓSIO ÍTALO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2014, NATAL. XII SIMPÓSIO ÍTALO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, At NATAL-RN / BRAZIL. SÃO PAULO: ABES, 2014. v. IV.

  • MARTINS, G. ; CASTRO, V. L. L. . DADOS RECENTES SOBRE A CONTAMINAÇÃO POR NITRATO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃO NORTE DA CIDADE DE NATAL. In: Salão de eventos do Hotel Rifólis, 2012, Natal. Memória do I Seminário sobre Radônio do Brasil. São Paulo: SBGeo, 2012. v. 1. p. 100-108.

  • MARTINS, G ; CORTEZ, C. M. B. ; Farias Filho, A. . Cooperativismo mineral na província pegmatítica Borborema, região Seridó do Rio Grande do Norte ? retrospectiva, estágio atual e desafios futuros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 2006, Aracaju-SE. Anais do 43 CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. racaju-SE: SBGeo, 2006.

  • MARTINS, G ; CHIARAMONTI, P. C. ; MACEDO, M. H. F. ; PICCIRILLO, E. M. . Mesozoic mafic dyke swarm from Rio Ceara-Mirim; Northeast Brazil.. In: 3TH INTERNATIONAL DYKE CONFERENCE, 1989, South Africa. Anais da 3th Intern. Dike Conference. São Paulo - SP: Universidade de São Paulo, 1989.

  • CASTRO, V. L. L. ; CABRAL, A. S. ; MARTINS, G . O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO RIO PITIMBÚ, REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL ? UMA ANÁLISE MULTITEMPORAL.. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A GESTÃO TERRITORIAL, 2016, FORTALEZA. ANAIS ELETRÔNICOS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A GESTÃO TERRITORIAL. FORTALEZA: CBEAAGT - FORTALEZA, 2016. v. 1. p. 37-36.

  • MEDEIROS, R. A. ; CASTRO, V. L. L. ; VALE, V.C.B. ; LIMA, N. L. T. ; MARTINS, G . Capacidade De Armazenamento Hídrico Dos Aluviões Do Rio Cobra/Parelhas-Rn E A Gestão Do Uso Da Água Pelas Comunidades. In: XXVI Simpósio de Geologia de Nordeste, 2015, NATAL. Anais do XXVI Simpósio de Geologia de Nordeste. NATAL: Núcleo Nordeste da SBG, 2015.

  • E. L. Freitas ; SILVA, A. S. A. ; ROCHA, M. E. S. ; CASTRO, V. L. L. ; MARTINS, G . PROPOSTA DE UMA REDE PARA O MONITORAMENTO QUALI-QUANTITATIVO DO AQUÍFERO CRISTALINO NO CAMPUS DE CURRAIS NOVOS/RN.. In: XXVI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE, 2015, NATAL. ANAIS DO XXVI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE. NATAL: NÚCLEO NORDESTE - SBG, 2015.

  • MEDEIROS, R. A. ; CASTRO, V. L. L. ; MARTINS, G ; MEDEIROS, G. C. S. . A EXPANSÃO URBANA E SEUS EFEITOS NO SISTEMA AQUÍFERO DUNAS/BARREIRA, NO MUNICÍPIO DE NÍSIA FLORESTA/RN. In: IV Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, 2015, São Paulo. ANAIS DA IV Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo. ABAS, 2015. v. 1. p. 40-44.

  • CASTRO, V. L. L. ; MARTINS, G ; VALE, V.C.B. ; MEDEIROS, G. C. S. ; GONÇALVES, A. A. S. ; J. MANOEL . ESTIMATIVA DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS E AMBIENTAIS SUPORTADA POR PRODUTOS LANDSAT E SRTM PARA A MICROBACIA DO RIO COBRA, SERIDÓ POTIGUAR.. In: CIENTEC, 2013, NATAL. ANAIS DA XIX SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN. NATAL: UFRN, 2013. v. 1. p. 156-159.

  • MARTINS, G ; E. L. Freitas ; MILITÃO, I. M. ; MEDEIROS, R. A. ; SILVA, A. S. A. ; CASTRO, V. L. L. . ESTIMATIVA DA COBERTURA VEGETAL PELA ANÁLISE DE IMAGENS LANDSAT 8 NA MICROBACIA DO RIO COBRA, REGIÃO SERIDÓ, NORDESTE DO BRASIL. In: CIENTEC, 2013, NATAL. ANAIS DA XIX SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN. NATAL: EDUFRN, 2013. v. 1. p. 240-245.

  • MARTINS, G ; CORTEZ, C. M. B. . EVOLUÇÃO ATUAL DA DINÂMICA FÍSICO-TERRITORIAL E DESAFIOS AMBIENTAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN.. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO D EGEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 2008, IPOJUCA-PE. ANAIS DO 2° CONGRESSO BRASILEIRO D EGEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 2008.

  • CORTEZ, C. M. B. ; MARTINS, G . INTERVENÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL NA EXPLORAÇÃO DO GRANITO DE SERRINHA, MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN.. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 2008, IPOJUCA-PE. ANAIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL. RECIFE-PE: ABGE, 2008.

  • MARTINS, G ; CORTEZ, C. M. B. . AVALIAÇÃO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES DE LAVRA GARIMPEIRA NOS PEGMATITOS DOS ESTADOS DA PARAÍBA E DO RIO GRANDE DO NORTE.. In: 12º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2008, Ipojuca-PE. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. RECIFE-PE: ABGE, 2008.

  • MARTINS, G . Suporte técnico-informacional da Geologia Aplicada no Monitoramento Físico-territorial e Ambiental de uma Metrópole em gestação: O Caso da Região Metroplitana de Natal-RN. In: Simpósio de Geologia do Nordeste, 2007, Natal - RN. .. In: XXII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2007, Natal. Anais do XXI do Simpósio de Geologia do Nordeste. Natal -RN : SBG - NE, 2007.. NATAL: SBG - NNE, 2007. v. 01. p. 146-147.

  • MARTINS, G ; ERNESTO, M. ; MARQUES, L. S. ; MACEDO, J. W. P. ; BELLIENI, G. ; PICCIRILLO, E. M. ; PACCA, I. G. ; MIN, A. . As rochas toleíticas mesozóicas do Nordeste do Brasil: distribuição espacial e temporal dos sucessivos episódios magmáticos.. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá-MG. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Geologia. Araxá: SBG, 2004. v. 1. p. 758.

  • BELLIENI, G. ; MARTINS, G ; ERNESTO, M. ; MACEDO, J. W. P. ; PICCIRILLO, E. M. ; PACCA, I. G. ; MIN, A. . . As rochas toleíticas mesozóicas do Nordeste do Brasil: distribuição espacial e temporal dos sucessivos episódios magmáticos. In: XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004. Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá-MG. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Geologia.. Araxá-MG: Sociedade Brasileira de Geologia, 2004. v. 1. p. 758-759.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. . The Algodões Amphibolites, Central Ceará Domain: Geochronologic and Trace Element Evidence for Accretion of Palaeoproterozoic Oceanic Plateau Basalts in The Borborema Province, Brazil... In: IV South American Symposium on Isotope Geology, 2003, Salvador. Proceedings of IV South American Symposium on Isotope Geology. Salvador: CBPM-UFBA, 2003.

  • MARTINS, G ; TEIXEIRA, M. L. A. ; CASTRO, D. L. . Mapeamento Geológico de uma área a leste de Madalena-CE com suporte de dados de sensores remotos.. In: XX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003, Fortaleza. Anais do XX Simpósio de Geologia do Nordeste. Fortaleza-CE: SBG, 2003. v. 1. p. 18-18.

  • MARTINS, G ; PICCIRILLO, E. M. ; MACEDO, M. H. F. ; SÁ, E. F. J. . As Metavulcânicas da Faixa Seridó: Caracterização Petroquímica e suas implicações geodinâmicasAs Metavulcânicas da Faixa Seridó: Caracterização Petroquímica e suas implicações geodinâmicas. In: XV Simpósio de Geologia do Nordeste, 1993, Natal-RN. Anais do XV Simpósio de Geologia do Nordeste. Natal-RN: SBG, 1993. v. 1. p. 167-171.

  • MARTINS, G ; CASTRO, V. L. L. ; CELESTINO FILHO, P. D. . A CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO SUL DA CIDADE DE NATAL, NORDESTE DO BRASIL.. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A GESTÃO TERRITORIAL, 2016, FORTALEZA. ANAIS ELETRÔNICOS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A GESTÃO TERRITORIAL. FORTALEZA: V CBEAAGT - FORTALEZA, 2016. v. 1. p. 38-39.

  • SILVA, D. T. A. ; SILVA, T. C. ; DOMINGOS, J. O. ; CASTRO, V. L. L. ; MARTINS, G . Análise de pontos de degradação dentro da área de proteção do Rio Pitimbu, Região Metropolitana de Natal/RN.. In: XVI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE, 2015, NATAL. ANAIS DO XVI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE. NATAL: SBG - NE, 2015. v. 1. p. 123-134.

  • GURGEL, D. F. ; GONÇALVES, A. A. S. ; DOMINGOS, J. O. ; CASTRO, V. L. L. ; MARTINS, G . AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DE MANGUES COM O SUPORTE DE IMAGENS GOOGLE EARTH: O CASO DA ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ECOSSISTEMA MANGUEZAL E ESTUÁRIO POTENGI/JUNDIAÍ.. In: XVI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE, 2015, NJATAL. ANAIS DO XVI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE. NATAL: SBG, 2015. v. 1. p. 135-137.

  • GURGE, C. A. V. ; BIDO, E. S. ; MARTINS, G . ANÁLISE MULTITEMPORAL DE CARTAS GEOAMBIENTAIS DO COMPLEXO ESTUARINO E LAGUNAR GUARAÍRAS-RN. In: SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA, 2014, NATAL. ANAIS DA XX SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN. NATAL: EDUFRN, 2014. v. 1. p. 1-2.

  • MARTINS, G . Suporte técnico-informacional da Geologia Aplicada no Monitoramento Físico-territorial e Ambiental de uma Metrópole em gestação: O Caso da Região Metroplitana de Natal-RN. In: Simpósio de Geologia do Nordeste, 2007, Natal - RN. Anais do XXI do Simpósio de Geologia do Nordeste. Natal -RN: SBG - NE, 2007. v. 01. p. submetido.

  • MARTINS, G ; CORTEZ, C. M. B. ; Farias Filho, A. . ATIVIDADE EXTRATIVA MINERAL EM PEQUENA ESCALA NA PROVÍNCIA PEGMATÍTICA BORBOREMA, NORDESTE ORIENTAL DO BRASIL.. In: XXI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2007, Natal - RN. Anais do XXI Simpósio de Geologia do Nordeste. Nastal - RN: SBG - NE, 2007. v. 01. p. submetido.

  • BRANCO, R. M. G. C. ; CASTRO, D. L. ; CUNHA, L. S. ; MARTINS, G . APLICAÇÕES DO GEORADAR (GPR) NA PESQUISA GEOLÓGICA EM REGIÕES COSTEIRAS DO ESTADO DO CEARÁ: UM EXEMPLO DE ESTUDOS DE CASOS.. In: 41 Congresso Brasileiro de Geologia, 2002, João Pessoa. Anais do XLI CVong. Bras. de Geologia. Recife-PE: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste da., 2002.

  • VIEIRA, T. M. ; MARTINS, G ; OLIVEIRA, D. C. ; CASTRO, D. L. ; BRANCO, R. M. G. C. . O MAGMATISMO ALCALINO DE IDADE TERCIÁRIA DAS BACIAS POTIGUAR E CEARÁ: UMA REVISÃO COMPARATIVA PRELIMINAR. In: XLI Congresso Brasileiro de Geologia, 2002, João Pessoa-PB. Anais do XLI Congr. Bras. Geologia. Recife-PB: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste da, 2002.

  • CASTRO, D. L. ; BRANCO, R. M. G. C. ; MARTINS, G . Modelo de Alojamento Crustal do Batólito de Quixadá, Domínio Ceará Central, com base em Dados Geofísicos Diversos. In: XLI Congresso Brasileiro de Geologia, 2002, João Pessoa-PB. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Geologia. Recife-PE: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 2002.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. ; TEIXEIRA, M. L. A. . Litogeoquímica e características isotópicas de Nd dos metassedimentos da suíte metamórfica Algodões-Choró do Domínio Ceará Central, Nordeste do Brasil. In: XLI Congresso Brasileiro de Geologia, 2002, João Pessoa. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Geologia. Recife-PB: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste da., 2002.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, D. C. ; CASTRO, D. L. ; BRANCO, R. M. G. C. . Características Petrológicas dos Basaltos da borda nordeste da Bacia do Parnaíba e suas relações com a Formação Mosquito. In: Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, 2002, Belem. Anais do II Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, SBG-Núcleo Norte, Belém-PA, 2002.. Belém: SBG-Núcleo Norte, 2002. v. 1.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, D. C. ; BRANCO, R. M. G. C. ; CASTRO, D. L. . Características Petrológicas dos Basaltos da borda nordeste da Bacia do Parnaíba e suas relações com a Formação Mosquito. In: Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados.. In: III Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, 2002, Belém-PA. Anais do II Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados.. Belém - Pará: Sociedade Brasileira de Geologia, 2002. v. 1. p. 234-235.

  • BRANCO, R. M. G. C. ; MARTINS, G ; OLIVEIRA, D. C. ; CASTRO, D. L. . Caractereísticas Gerais do Quimismo Mineral Associado ao magmatismo Kimberlítico na Bacia do Sedimentar do Parnaíba. In: III Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, 2002, Belém. Anais do III Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados. Belém: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Norte, 2002.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. . GEOCHEMISTRY AND ND ISOTOPIC EVIDENCE FOR AN ARC VOLCANISM RELATED TO THE TRANSAMAZONIAN OROGENY: THE ALGODOES AMPHIBOLITES OF BORBOREMA PROVINCE, NE BRAZIL. In: 31st International Geological Congress, 2000, Rio de Janeiro. Proceedings of 31st International Geological Congress. Riod de Janeiro: IUGS, 2000. v. 1. p. 12-14.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. . GEOCHEMISTRY, PB-EVAPORATION, U-PB SINGLE ZIRCON AGES AND ND ISOTOPIC CHARACTERISTICS OF ALGODÕES HIGH-ALUMINA TONALITE ORTHOGNEISSES: A METAPLUTONIC ARC SUITE RELATED TO THE TRANSAMAZONIAN OROGENY, NE-BRAZIL.. In: 31ST INTERNACIONAL GEOLOGICAL CONGRESS, 2000, RIO DE JANEIRO-BRAZIL. ABSTACTS VOLUME OF 31ST INTERNACIONAL GEOLOGICAL CONGRESS. RIO DE JANEIRO-BRAZIL: GEOLOGICAL SURVEY OF BRAZIL (DIVISION OF MARKETING), 2000. v. 1.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. . GEOCHEMISTRY AND ND ISOTOPIC EVIDENCE FOR AN ARC VOLCANISM RELATED TO THE TRANSAMAZONIAN OROGENY: THE ALGODOES AMPHIBOLITES OF BORBOREMA PROVINCE, NE BRAZIL.. In: 31ST INTERNACIONAL GEOLOGICAL CONGRESS, 2000, RIO DE JANEIRO - RJ. ABSTACTS VOLUME OF 31ST INTERNACIONAL GEOLOGICAL CONGRESS. RIO DE JANEIRO-BRAZIL. RIO DE JANEIRO - RJ: IUGS, 2000. v. 1. p. 12-14.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. ; LAFON, J. M. ; SOUZA FILHO, C. R. . Geochemistry and Geochronology of the Algodões Sequence, Ceará, NE Brazil: A Palaeoproterozoic Magmatic Arc in the Central Ceara Domain of The Borborema Province. Atas do XL Congresso Brasileiro de Geologia. Sociedade Brasileira de Goelogia, Núcleo Minas Gerais. Belo Horizonte, outubro de 1998. pp. 28.. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 1998, Belo Horizonte. Atas do XL Congresso Brasileiro de Geologia.. Belo Horizonte, Minas Gerais: Sociedade Brasileira de Goelogia, Núcleo Minas Gerais., 1998. v. 1. p. 28-29.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. ; LAFON, J. M. ; SOUZA FILHO, C. R. . Geochemistry and Geochronology of the Algodões Sequence, Ceará, NE Brazil: A Palaeoproterozoic Magmatic Arc in the Central Ceara Domain of The Borborema Province. In: XL Congresso Brasileiro de Geologia, 1998. Anais do XL Congresso Brasileiro de Geologia. Belo Horizonte - MG: SBG - Núcleo Minas, 1998. v. 1. p. 28-29.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, M. I. ; OLIVEIRA, E. P. ; SOUZA FILHO, C. R. ; ARTHAUD, M. H. . A Geologia da Sequência Anfibolítica Algodões e suas Implicações para o Quadro tectono-estratigráfico da Região Central do Ceará. In: Simpósio de Geologia do Nordeste, 1997, Fortaleza. Anais do XVII Simpósio de Geologia do Nordeste. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste., 1997. v. 1.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, M. I. ; OLIVEIRA, E. P. ; SOUZA FILHO, C. R. ; ARTHAUD, M. H. . A Geologia da Sequência Anfibolítica Algodões e suas Implicações para o Quadro tectono-estratigráfico da Região Central do Ceará. In: XVII Simpósio de Geologia do Nordeste, 1997, Fortaleza-CE. Anais do XVII Simpósio de Geologia do Nordeste.. Fortaleza-CE: SBG - Núcleo Nordeste, 1997. v. 1.

  • MARTINS, G ; OLIVEIRA, D. C. ; CIDRÃO, M. A. S. ; BELLIENI, G. ; PICCIRILLO, E. M. . Basaltos Juro-Cretácicos da porção setentrional da Bacia do Parnaíba: Aspectos geológicos, Assinatura Geoquímica e Observações Geodinâmicas Preliminares.. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 1994, Camboriú. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Geologia. Blumenau-SC: Sociedade Brasileira de Geologia, 1994. v. 1. p. 15-25.

  • MARTINS, G ; PICCIRILLO, E. M. ; MACEDO, M. H. F. ; SÁ, E. F. J. . As Metavulcânicas da Faixa Seridó: Caracterização Petroquímica e suas implicações geodinâmicas.. In: Simpósio de Geologia do Nordeste, 1993, Natal-RN. Atas do XV Simpósio de Geologia do Nordeste. Natal-RN: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste., 1993. v. 1. p. 169-171.

  • ERNESTO, M. ; MACEDO, J. W. P. ; MARTINS, G . Paleomagnetismo do Enxame de Diques Ceará-Mirim, Nordeste do Brasil. In: II Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Brasil, 1990, São Paulo. Boletim Especial. São Paulo: IUGS-UNESCO, 1990. v. 1. p. 167-185.

  • SRIVASTAVA, N. K. ; LIMA, M. S. ; NOGUEIRA, A. M. B. ; PEREIRA, M. A. F. ; MARTINS, G . Geologia Estratigrafia das Bacias de Pau dos Ferros e do Rio Nazaré (Rio Grande do Norte).. In: Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 1989, Fortaleza. Anais do III Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos. Fortaleza-CE: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1989. v. 1. p. 210-215.

  • MARTINS, G ; BELLIENI, G. ; MELFI, A. J. ; MACEDO, M. H. F. ; PICCIRILLO, E. M. . O Enxame de Diques Máficos Mesozóico Rio Ceará-Mirim, Nordeste do Brasil.. In: I Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Brasil, 1989, São Paulo. Boletim especial. São Paulo: IUGS-UNESCO, 1989. v. 1. p. 46-51.

  • PICCIRILLO, E. M. ; BELLIENI, G. ; MORAIS, C. B. ; CHIARAMONTI, P. C. ; MARTINS, G ; MACEDO, M. H. F. ; MELFI, A. J. ; PINESE, J. P. P. ; OLIVEIRA, M. A. F. T. . Variação na Razão La/Nb nos Enxames de dDiques Máficos Proterozóicos e Mesozóicos do Brasil. In: Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Brasil, 1989, São Paulo. Boletim especial IGUSP. São Paulo: IUGS-UNESCO, 1989. v. 20. p. 37-39.

  • MARTINS, G ; BELLIENI, G. ; MELFI, A. J. ; MACEDO, M. H. F. ; PICCIRILLO, E. M. . O Enxame de Diques Máficos Mesozóico Rio Ceará-Mirim, Nordeste do Brasil. In: I Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Bras, 1989, São Paulo. Boletim Especial do I Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Brasil. São Paulo: IUGS-UNESCO, 1989. v. 1. p. 46-51.

  • PICCIRILLO, E. M. ; BELLIENI, G. ; CHIARAMONTI, P. C. ; MARTINS, G ; MACEDO, M. H. F. ; MELFI, A. J. ; PINESE, J. P. P. ; OLIVEIRA, M. A. F. T. ; MORAIS, C. B. . . Variação na Razão La/Nb nos Enxames de dDiques Máficos Proterozóicos e Mesozóicos do Brasil.. In: I Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Bras, 1989. Boletim Especial do Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Brasil. SÃO PAULO: IUGS-UNESCO, 1989. v. 2. p. 37-39.

  • ERNESTO, M. ; MACEDO, J. W. P. ; MARTINS, G . Paleomagnetismo do Enxame de Diques Ceará-Mirim, Nordeste do Brasil. In: I Workshop de Diques Máficos Pré-Cambrianos do Bras, 1989. Boletim Especial do I Workshop de Diques Máficos Pré-Cambriano do Brasil. São Paulo: IUGS-UNESCO, 1989. v. 1. p. 167-185.

  • MARTINS, G ; CASTRO, V. L. L. ; MEDEIROS, G. C. S. ; GONÇALVES, A. A. S. ; ANDRADE, J. M. D. ; VALE, V.C.B. . ESTIMATIVA DA COBERTURA VEGETAL PELA ANÁLISE DE IMAGENS LANDSAT 8 NA MICROBACIA DO RIO COBRA, REGIÃO SERIDÓ, NORDESTE DO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, G ; CASTRO, V. L. L. ; SILVA, A. S. A. ; MEDEIROS, R. A. ; MILITÃO, I. M. . ESTIMATIVA DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS E AMBIENTAIS SUPORTADA POR PRODUTOS LANDSAT E SRTM PARA A MICROBACIA DO RIO COBRA , SERIDÓ POTIGUAR.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, G ; LUCAS FILHO, M. ; FREIRE, G. S. S. . Dinâmica Urbana e Riscos Geo-ambientais na Região Metropolitana de Natal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, G . Sustentabilidad de Metrópolis y Vulnerabilidad del medio ambiente: Caso de la Región Metropolitana de Natal (RMN), Nordeste del Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, G. ; APL dos pegmatitos do RN/PB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, G . Litogeoquímica e Controles Geocronológicos da Suíte Metamórfica Algodões-Choró. São Paulo: Fapesp, 1999 (Relatório de Pesquisa).

  • MARTINS, G . Caracterização petrológica e geoquímica do enxame de diques máficos Rio Ceará-Mirim. São Paulo: IAG-USP, 1991 (Dissertação de Mestrado).

  • MARTINS, G . Geologia da Bacia do Rio Nazaré, Coronel João Pessoa, Rio Grande do Norte. Natal-RN: Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1986 (Relatório de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . PROJETO DE EXTRAÇÃO, BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE ESTEATITO PARA FINS ORNAMENTAIS. 2007.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . PROJETO DE LAVRA GARIMPEIRA NO SÍTIO BOA VISTA - CERRO CORÁ - RIO GRANDE DO NORTE. 2007.

MARTINS, G ; LUCAS FILHO, M. . ANÁLISE DE PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO ENTORNO DO RIO DOCE E DA IMPLANTAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA ZONA NORTE DE NATAL - ASPECTOS GEOAMBIENTAIS. 2007.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . Assessoria e Consultoria em projeto de lavra garimpeira na Fazenda Trincheira - Área 01, Município de Riachuelo, Rio Grande do Norte. 2006.

MARTINS, G . Relatório Técnico sobre a Ocorrência de Mineralizações em Rochas Máficas-Ultramáficas no Estado do Ceará. 2005.

MARTINS, G . LEVANTAMENTO DE OCORRÊNCIA DE ESTEATITO NOS ESTADOS DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE. 2004.

MAIA, L. P. ; CUNHA, E. S. ; MARTINS, G ; MATHEWSCASCON, H. . Relatório de Impacto Ambiental da Obra de construção de Molhe na Praia da Redinha - Natal/RN. 2002.

MAIA, L. P. ; BRANCO, R. M. G. C. ; SABADIA, J. A. B. ; MARTINS, G . Diagnóstico Ambiental da Área Industrial da LUBNOR S/A. 2002.

MARTINS, G ; NOGUEIRA, S. ; FREIRE, G. S. S. ; MATHEWSCASCON, H. . RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO MARÍTIMA DE ÓLEO E GÁS NATURAL DOS CAMPOS RNS-35 BACIA POTIGUAR. 2001.

MARTINS, G ; CUNHA, L. S. ; MAIA, L. P. ; BRANCO, R. M. G. C. ; NOGUEIRA, F. C. C. ; CASTRO, D. L. ; CASTRO, N. A. ; PINEO, T. R. G. . Programa de monitoramento geo-ambiental das atividades de exploração e produção de petróleo nas Bacias do Ceará e Potiguar. Programa CTPETRO Edital CTPETRO/CNPq/FINEP 03/2001 Projeto 03 GEOFAMB Geofísica Ambiental.. 2003.

MARTINS, G . Projeto de Pesquisa mineral - alvo para rochas ornamentais - Região Oeste do RN. 2008.

MARTINS, G . Projeto de implantação de lavra e beneficiamento de minerais de corpos prgmatíticos na comunidade quilombola de Gameleira de Cima , Município de São Tomé.. 2008.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . PROJETO DE LAVRA GARIMPEIRA - ÁREA DE BAIXA DO MACACO - LAJES PINTADAS / RN. 2007.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . PROJETO DE LAVRA GARIMPEIRA - ÁREA BOQUEIRÃO JIRIGUAÇÚ - LAJES PINTADAS/RN. 2007.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . PROJETO DE LAVRA GARIMPEIRA - ÁREA SERENATA - LAJES PINTADAS / RN. 2007.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . PROJETO DE EXTRAÇÃO ARTESANAL DE BRITA E OUTROS MATERIAIS ROCHOSOS - MACAÍBA/RN. 2007.

MARTINS, G ; Rego, J. M. . PROJETO DE LAVRA GARIMPEIRA - ÁREA CANAPUM - SÃO TOMÉ - RN. 2007.

MARTINS, G ; Rego, J. M. . PROJETO DE LAVRA GARIMPEIRA - ÁREA DE JUBA - SÃO TOMÉ - RN. 2007.

MARTINS, G . RELATÓRIO DE VISTORIA EM POÇOS DE CAPTAÇÃO NA ZONA NORTE DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN.. 2007.

MARTINS, G ; Rego, J. M. . PROJETO DE LAVRA GARIMPEIRA - ÁREA CAPIM - SÃO TOMÉ -RN. 2007.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . Projeto de Lavra Garimpeira na Fazenda Trincheira - Área 02, Riachuelo, Rio Grande do Norte.. 2006.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . Projeto de Lavra Garimpeira - Área 03 - Fazenda Trincheira, Riachuelo, Rio Grande do Norte. 2006.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . Projeto de Lavra Garimpeira - Área 04- Fazenda Trincheira, Riachuelo, Rio Grande do Norte.. 2006.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . Projeto de Lavra Garimpeira - Área 05 - Fazenda Trincheira, Riachuelo, Rio Grande do Norte.. 2006.

MARTINS, G ; BARBOSA, R. V. N. . Projeto de Lavra Garimpeira - Área 06 da Fazenda Trincheira, Riachuelo, Rio Grande do Norte.. 2006.

MARTINS, G ; SAUERBRONN, W. M. . Relatório Técnico de Locação de Poços na Cidade de Palmácia. 2005.

MARTINS, G ; SAUERBRONN, W. M. . Relatório Técnico de Locação de Poços na Cidade de Acaraú. 2005.

MARTINS, G . VISTORIA TÉCNICA EM ATIVIDADES MINERÁRIAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - EXTRAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS E DE FELDSPATO. 2005.

MARTINS, G ; MAIA, L. P. ; MATHEWSCASCON, H. ; NOGUEIRA, S. ; DRUDE, L. ; FREIRE, G. S. S. . RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO MARÍTIMA DE ÓLEO E GÁS NATURAL DOS CAMPOS DE ATUM, XARÉU, CURIMÃ E ESPADA - BACIA DO CEARÁ. 2000.

MARTINS, G . TEMAS & DEBATES. 2012; Tema: MEIO AMBIENTE. (Blog).

MAGINI, C. ; DUARTE, C. R. ; MARTINS, G . REVISTA DE GEOLOGIA - UFC Volume 25 Nº 1 (ISSN 0103 - 2410). 2012. (Editoração/Periódico).

MAGINI, C. ; DUARTE, C. R. ; MARTINS, G . REVISTA DE GEOLOGIA - UFC Volume 25 Nº 2 (ISSN 0103 - 2410). 2012. (Editoração/Periódico).

MAGINI, C. ; DUARTE, C. R. ; MARTINS, G . REVISTA DE GEOLOGIA - UFC VOLUME 24 (Nº 1) (ISSN 0103 - 2410). 2011. (Editoração/Periódico).

MAGINI, C. ; DUARTE, C. R. ; MARTINS, G . REVISTA DE GEOLOGIA - UFC VOLUME 24 (Nº 2) (ISSN 0103 - 2410). 2011. (Editoração/Periódico).

MAGINI, C. ; RORYZ, C. D. ; MARTINS, G . Revista de Geologia - UFC (volume 23, nº 1). 2010. (Editoração/Periódico).

MAGINI, C. ; DUARTE, C. R. ; MARTINS, G . Revista de Geologia - UFC (volume 23, nº 2). 2010. (Editoração/Periódico).

MARTINS, G ; MAGINI, C. ; RORYZ, C. D. . Revista de Geologia - UFC volume 22 (n°. 1). 2009. (Editoração/Periódico).

MAGINI, C. ; DUARTE, C. R. ; MARTINS, G . Revista de Geologia - UFC volume 22 (n°. 2). 2009. (Editoração/Periódico).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; MAIA, L. P. . Revista de Geologia - UFC volume 21 (nº 1 e 2 ). 2008. (Editoração/Periódico).

MAGINI, C. ; DUARTE, C. R. ; MARTINS, G . Revista de Geologia - UFC volume 21 (n°. 2). 2008. (Editoração/Periódico).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; MAIA, L. P. . Revista d Geologia - UFC volume 20 (nº 1 e 2 ). 2007. (Editoração/Periódico).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; MAIA, L. P. . Revista de Geologia - UFC volume 19 (nº 1 e 2 ). 2006. (Editoração/Periódico).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; MAIA, L. P. . Revista de Geologia UFC, volume 18 (nº 1 e 2 ). 2005. (Editoração/Periódico).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; MAIA, L. P. . Revista de Geologia UFC, volume 17 (nº 1 e 2 ). 2004. (Editoração/Periódico).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; TEIXEIRA, M. L. A. . Carta Aerogeofísica da Região de Madalena - CE. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

MARTINS, G ; TEIXEIRA, M. L. A. . Carta geológica Digital da Região de Madalena - CE. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; MAIA, L. P. . Revista de Geologia UFC, volume 16 (nº 1 e 2 ). 2003. (Editoração/Periódico).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; MAIA, L. P. . Revista de Geologia UFC, volume 15 (nº 1 e 2 ). 2002. (Editoração/Periódico).

CASTRO, D. L. ; MARTINS, G ; MAIA, L. P. . Revista de Geologia UFC, volume 14 (nº 1 e 2). 2001. (Editoração/Periódico).

MARTINS, G ; OLIVEIRA, E. P. . Mapa Geológico da Sequencia Algodões a Oeste de Quixeramobim -CE. 2000. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

ARTHAUD, M. H. ; CASTRO, D. L. ; MARTINS, G . REVISTA DE GEOLOGIA volume 13 (ISSN 0103 - 2410). 2000. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, M. I. ; MARTINS, G ; ARTHAUD, M. H. . Mapa Geológico da região nordeste de Quixeramobim - CE. 1995. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

MARTINS, G ; SRIVASTAVA, N. K. . Mapa Geológico da Bacia do Rio Nazaré. 1989. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

MARTINS, G ; CORTEZ, C. M. B. ; Farias Filho, A. . FORMALIZAÇÃO DA MINERAÇÃO DE PEQUENA ESCALA NA REGIÃO DO SERIDÓ (PB - RN). 2008 (WORKSHOP) .

MARTINS, G . Palestra sobre Legislação Mineral em Acarí - RN. 2007 (Didática) .

MARTINS, G . Palestra sobre Legislação Mineral em Ouro Branco -RN. 2007 (Didática) .

MARTINS, G . Palestra sobre Legislação Mineral em Lajes Pintadas - RN. 2007 (Didática) .

MARTINS, G . Apostila de Geologia Aplicada à Engenharia. 2007 (Apostila para o curso de Geologia Aplicada - Apresentada aos alunos da Engenharia Civil - UFRN) .

MARTINS, G . PALESTRA SOBRE A LEGISLAÇÃO MINERAL EM PARELHAS-RN. 2006 (Didática) .

MARTINS, G . Apostila do Curso de Geotectônica Básica. 2002 (Didática) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    INVESTIGAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICO PARA UM SISTEMA DE SUPORTE À GESTÃO COMPARTILHADA DO AQUÍFERO JANDAÍRA ENTRE OS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ., Descrição: Solos de boa qualidade associados a disponibilidade de águas subterrânea acessíveis sob o aspecto da profundidade e da relação custo/benefício constituíram os motivos principais para o desenvolvimento da fruticultura irrigada, principalmente no município de Baraúnas/RN e nos municípios vizinhos do Estado do Ceará, inseridos na conhecida Chapada do Apodi. No entanto, a explotação crescente dos reservatórios subterrâneos, principalmente no aquífero Jandaíra, tem implicado em rebaixamentos excessivos dos níveis estáticos e dinâmicos da água do respectivo aquífero. Essa situação vem sendo um dos desafios para a oferta de água nos períodos de estiagem prolongada no sentido de gerar retração econômica e problemas de abastecimento de água à comunidades urbanas e rurais da região, conforme estudos anteriores (ANA 2010). Conforme diagnósticos realizados nesse estudo este cenário ocorreu principalmente no entorno do município de Baraúna/RN, que possui a maior concentração de irrigantes na região da Chapada do Apodi, com expressiva importância econômica. Dessa forma foram realizados estudos pela Agencia Nacional de Águas (ANA 2010) para avaliação dos recursos existentes, não somente interessado na expansão do conhecimento técnico, como também na proposição de um modelo de gestão compartilhada das reservas subterrâneas destes aquíferos entre os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará, na Chapada do Apodi com o objetivo maior de ofertar garantia de acesso ao recurso. Após cinco anos da elaboração desses estudos os desafios da gestão das águas subterrâneas ainda persistem, no que se refere aos instrumentos da gestão dos recursos hídricos principalmente no que diz respeito à aplicação da outorga do direito de uso da água e do marco regulatório elaborado na época dos estudos. Na perspectiva de contribuir para a gestão do aquífero em apreço essa pesquisa se propõe a gerar mecanismos de suporte à aplicação do instrumento da outorga do direito de uso da água e assim minimizar os conflitos atualmente existentes. O objetivo da pesquisa é a elaboração de um Sistema de Suporte à Gestão Compartilhada do Aquífero Jandaíra entre os Estados do Ceará e do RN visando contribuir com uma ferramenta de gestão que promova o uso racional e sustentável do Sistema Aquífero em apreço. Os objetivos específicos compreenderão: (i)levantar os estudos anteriores; (ii) analisar as características do aquífero Jandaira; (iii) analisar as reservas e demandas; (iv) avaliar a aplicação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos; (v) avaliar a aplicação do atual marco regulatório; (vi) elaborar o sistema de suporte à gestão. A elaboração do Sistema de Suporte à Gestão do aquífero Jandaíra envolverá inicialmente a análise das características do aquífero, suas reservas e demandas que associada as avaliações da atual aplicação dos instrumentos de gestão e do atual marco regulatório sinalizarão o caminho a ser percorrido para uma configuração de uma rede georeferenciada que fundamente o gestor dos recursos hídricos na emissão dos pareceres da autorização do uso das águas do respectivo sistema aquífero.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Vera Lúcia Lopes de Castro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    INVESTIGAÇÃO DO NITRATO EM BATERIA DE POÇOS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NO ENTORNO DA LAGOA DO BONFIM ? NISÍA FLORESTA/RN, Descrição: Este projeto objetiva investigar a presença de nitrato nas águas subterrâneas do aquífero Dunas/Barreiras, no entorno da Lagoa do Bonfim, município de Nísia Floresta. A área, objeto de estudo, contempla uma captação de água subterrânea para o abastecimento público, realizada por uma bateria de de sete poços tubulares. Essa bateria de poços faz parte do Sistema Adutor "Monsenhor Expedito" que abastece 32 municípios e diversas comunidades rurais. Diante do potencial desse manancial, para o abastecimento público, e considerando que a área encontra-se em processo de expansão urbana, com atividade agrícola e uma caracterizada ausência de saneamento ambiental, esse projeto se reveste de tamanha importância, tendo em vista a contribuição para a gestão das águas subterrâneas visando o abastecimento público de sedes municipais, que são carentes de qualquer outro manancial para suprir o abastecimento da população urbana e rural. Além desse benefício, destaca-se a relevância no processo ensino-aprendizagem dos alunos de graduação e pós-graduação ao gerar possibilidades no avanço dessa pesquisa e evoluir para Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações, no âmbito da Graduação e Pós graduação respectivamente. Na perspectiva de atender o objetivo maior, os estudos contemplarão objetivos específicos, como: identificar o comportamento das concentrações de nitrato nos últimos dez anos e os possíveis mecanismos dessa contaminação nas águas subterrâneas da área em apreço. A metodologia da pesquisa compreenderá a fase de levantamento de dados, relacionadas ao Nitrogênio Amoniacal, Nitrito e Nitrato, realizadas nos 07 poços tubulares, em laboratório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. Uma segunda etapa envolverá atividades de campo, compreendendo o cadastro das fontes de poluição/contaminação e as coletas de água subterrânea. Em relação aos produtos, o projeto compreenderá mapas das fontes de poluição/contaminação, da distribuição das concentrações de Nitrato, relatórios parcial e final e artigos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Vera Lúcia Lopes Castro - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    O RISCO DE MALIGNIDADES ASSOCIADO À RADIAÇÃO NATURAL: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO AGENTE CARCINOGÊNICO RADÔNIO NAS ÁGUAS DE FONTES DE ABASTECIMENTOS SUBTERRÂNEOS E NAS ATMOSFERAS HABITACIONAL E LOCAIS DE TRABALHOS NOS MUNICÍPIOS DE NATAL e SÃO FERNANDO, RI, Descrição: O projeto de pesquisa visa contribuir com a identificação de determinantes ambientais e tecnológicos que se correlacionem com a saúde da população dos municípios norteriograndenses, nomeadamente à associação entre a radiação natural e as malignidades cancerígenas, através da avaliação do agente carcinogênico radônio nos solos, águas, atmosfera de locais de trabalho e habitações e materiais de construção. Isto é, este projeto visa estudar alguns fatores geoambientais e suas relações com a mutagênese: i) a concentração radioativa do Radônio nos solos, na atmosfera de locais de trabalho habitações, nas águas e matérias de construção, a partir de medições ativas e passivas deste gás, respectivamente através de emanômetro portátil e de dosímetros sólidos do tipo eletrete®, ii) a radiação regional superficial, através de espectrômetros de partícula alfa e radiação gama, iii) a epidemiologia de alterações genéticas na população dos municípios referidos anteriormente, iv) o potencial genotóxico/mutagênico presente nas águas, v) as concentrações de elementos traços e ultratraços radioativos (U, Th e Ra) e não-radioativos (demais metais) em matrizes ambientais, obtidas por ICP-MS e AAS. Com base nestes dados obter-se-á o Mapa de Risco Potencial em Radônio, a dose media anual de radioatividade recebida pela população, a identificação de agentes mutagênicos, e as correlações epidemiológicas desses agentes com a indução de mutações genéticas e carcinógenas na população dos municípios de Natal e São Fernando (Rio Grande do Norte).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador / THomas Campos - Integrante.

  • 2007 - 2008

    MONITORAMENTO DOS MANANCIAIS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEOS DA ZONA NORTE DA CIDADE DO NATAL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / THomas Campos - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    CAPES-PROCAD Projeto Caracterização Geodinâmica dos Domínios Médio Coreaú e Ceará Central - Estado do Ceará, Descrição: Cartografia temática e levantamento de dados geoquímicos e geocronológicos do Domínio Ceará Central da Província Borborema. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / David Lopes de Castro - Integrante / Clovis Vaz Parente - Coordenador / Marcos Leandro Andrade Teixeira - Integrante / Wilhelm Malheiros Sauerbronn - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Projeto Monitoramento de Áreas Contaminadas por Métodos Geofísicos - Rede 05/03 FINEP/CTPETRO, Descrição: Rede de Pesquisa envolvendo universidades das regiões norte e nordeste do Brasil voltada para levantamento de dados geológicos, geofísicos e geoquímicos em áreas susceptíveis á contaminação por hidrocarbonetos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Luís Parente Maia - Integrante / David Lopes de Castro - Integrante / Raimundo Mariano Gomes Castelo Branco - Coordenador / Francisco Cézar Costa Nogueira - Integrante / Maurício Santos de Oliveira - Integrante / Tércio R. G. Pineo - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    Impactos socio-econômicos e ambientais de barragens subterrâneas na microbacia do rio Cobra, Parelhas/RN, Descrição: O semiárido potiguar, com suas peculiaridades geoclimáticas associadas aos seus processos produtivos tem necessitado de políticas regionais que deem conta das fragilidades e vulnerabilidades ambientais e do suprimento hídrico através de obras hidroambientais e tecnologias específicas ao quadro edafo-climático. O Estado do Rio Grande do Norte, tem diversificado as possibilidade de suprimento das comunidades difusas nas áreas rurais, através de poços tubulares com instalação de dessalinizadores, sistemas simplificados de abastecimentos, barragens subterrâneas, barragens submersas, dentre outras formas de abastecimento. No entanto, verifica-se a necessidade de avaliações relacionadas aos impactos sócio-econômicos e ambientais nas comunidades beneficiadas com estas tecnologias e obras hidroambientais com vistas à melhoria contínua e consequentemente a promoção de um desenvolvimento regional e inclusão social. Nesta perspectiva, este projeto propõe o desenvolvimento de ações acadêmicas integradas de ensino, pesquisa e extensão em uma abordagem focada nos impactos socioeconômicos e ambientais advindos das barragens subterrâneas construídas na microbacia do rio das Cobras, município de Parelhas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Vera Lúcia Lopes de Castro - Coordenador / Jazielli Carvalho Sá de Oliveira - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Intercambio entre la Universidad Politécnica de Madrid y la Universidad Federal de Rio Grande do Norte en el campo de la ingeniería ambiental., Descrição: De la forma sintética, el proyecto de trabajo busca establecer intercambio entre un curso en formación en la ingeniería del ambiente de la universidad pública del Brasil y otro del una universidad de España con historia secular. La movilidad del un docente brasileño (UFRN) para la Universidad Politécnica de Madrid por un plazo de dos meses permitirá la presentación e discusión de la problemática ambientales de dúas regiones urbanas muy distintas en su evolución histórica e cultural. Por otro lado, el docente visitante participará del un período del entrenamiento en el Laboratorio de Estratigrafía Biomolecular con equipo de ingenieros doctores utilizando equipamientos e métodos no existente en las universidades brasileñas. También se establecerá un programa de visitación a otros laboratorios pero sin entrenamiento. Los mejores resultados esperados son la aproximación entre las universidades en las relaciones de pesquisa y enseno con foco en el desarrollo de acuerdos académicos. No obstante, un relato técnico detallado será confeccionado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto de Apoio Editorial - Revista de Geologia UFC / UN-RN/CE, Descrição: Viabilizar a a impressão de 6 números da Revista de Geologia (UFC) ISSN 0103-2410 publicada semestralmente pela Universidade Federal do Ceará desde 1987.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador / Luís Parente Maia - Integrante / David Lopes de Castro - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação / Universidade Federal do Ceará - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2008

    Desemvolvimento em rede do arranjo Produtivos Locais dos Pegmatitos nos estados do rio Grande do Norte e Paraíba - Aspectos Legais, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Carlos Magno Bezerra Cortez - Coordenador / Arcelino Farias Filho - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro / Auxílio financeiro / Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 25

  • 2013 - Atual

    Impactos socio-econômicos e ambientais de barragens subterrâneas na microbacia do rio Cobra, Parelhas/RN, Descrição: O semiárido potiguar, com suas peculiaridades geoclimáticas associadas aos seus processos produtivos tem necessitado de políticas regionais que deem conta das fragilidades e vulnerabilidades ambientais e do suprimento hídrico através de obras hidroambientais e tecnologias específicas ao quadro edafo-climático. O Estado do Rio Grande do Norte, tem diversificado as possibilidade de suprimento das comunidades difusas nas áreas rurais, através de poços tubulares com instalação de dessalinizadores, sistemas simplificados de abastecimentos, barragens subterrâneas, barragens submersas, dentre outras formas de abastecimento. No entanto, verifica-se a necessidade de avaliações relacionadas aos impactos sócio-econômicos e ambientais nas comunidades beneficiadas com estas tecnologias e obras hidroambientais com vistas à melhoria contínua e consequentemente a promoção de um desenvolvimento regional e inclusão social. Nesta perspectiva, este projeto propõe o desenvolvimento de ações acadêmicas integradas de ensino, pesquisa e extensão em uma abordagem focada nos impactos socioeconômicos e ambientais advindos das barragens subterrâneas construídas na microbacia do rio das Cobras, município de Parelhas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Vera Lúcia Lopes de Castro - Coordenador / Jazielli Carvalho Sá de Oliveira - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Intercambio entre la Universidad Politécnica de Madrid y la Universidad Federal de Rio Grande do Norte en el campo de la ingeniería ambiental., Descrição: De la forma sintética, el proyecto de trabajo busca establecer intercambio entre un curso en formación en la ingeniería del ambiente de la universidad pública del Brasil y otro del una universidad de España con historia secular. La movilidad del un docente brasileño (UFRN) para la Universidad Politécnica de Madrid por un plazo de dos meses permitirá la presentación e discusión de la problemática ambientales de dúas regiones urbanas muy distintas en su evolución histórica e cultural. Por otro lado, el docente visitante participará del un período del entrenamiento en el Laboratorio de Estratigrafía Biomolecular con equipo de ingenieros doctores utilizando equipamientos e métodos no existente en las universidades brasileñas. También se establecerá un programa de visitación a otros laboratorios pero sin entrenamiento. Los mejores resultados esperados son la aproximación entre las universidades en las relaciones de pesquisa y enseno con foco en el desarrollo de acuerdos académicos. No obstante, un relato técnico detallado será confeccionado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto de Apoio Editorial - Revista de Geologia UFC / UN-RN/CE, Descrição: Viabilizar a a impressão de 6 números da Revista de Geologia (UFC) ISSN 0103-2410 publicada semestralmente pela Universidade Federal do Ceará desde 1987.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador / Luís Parente Maia - Integrante / David Lopes de Castro - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação / Universidade Federal do Ceará - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2008

    Desemvolvimento em rede do arranjo Produtivos Locais dos Pegmatitos nos estados do rio Grande do Norte e Paraíba - Aspectos Legais, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Carlos Magno Bezerra Cortez - Coordenador / Arcelino Farias Filho - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro / Auxílio financeiro / Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 25

  • 2013 - 2015

    Impactos socio-econômicos e ambientais de barragens subterrâneas na microbacia do rio Cobra, Parelhas/RN, Descrição: O semiárido potiguar, com suas peculiaridades geoclimáticas associadas aos seus processos produtivos tem necessitado de políticas regionais que deem conta das fragilidades e vulnerabilidades ambientais e do suprimento hídrico através de obras hidroambientais e tecnologias específicas ao quadro edafo-climático. O Estado do Rio Grande do Norte, tem diversificado as possibilidade de suprimento das comunidades difusas nas áreas rurais, através de poços tubulares com instalação de dessalinizadores, sistemas simplificados de abastecimentos, barragens subterrâneas, barragens submersas, dentre outras formas de abastecimento. No entanto, verifica-se a necessidade de avaliações relacionadas aos impactos sócio-econômicos e ambientais nas comunidades beneficiadas com estas tecnologias e obras hidroambientais com vistas à melhoria contínua e consequentemente a promoção de um desenvolvimento regional e inclusão social. Nesta perspectiva, este projeto propõe o desenvolvimento de ações acadêmicas integradas de ensino, pesquisa e extensão em uma abordagem focada nos impactos socioeconômicos e ambientais advindos das barragens subterrâneas construídas na microbacia do rio das Cobras, município de Parelhas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Vera Lúcia Lopes de Castro - Coordenador / Jazielli Carvalho Sá de Oliveira - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Intercambio entre la Universidad Politécnica de Madrid y la Universidad Federal de Rio Grande do Norte en el campo de la ingeniería ambiental., Descrição: De la forma sintética, el proyecto de trabajo busca establecer intercambio entre un curso en formación en la ingeniería del ambiente de la universidad pública del Brasil y otro del una universidad de España con historia secular. La movilidad del un docente brasileño (UFRN) para la Universidad Politécnica de Madrid por un plazo de dos meses permitirá la presentación e discusión de la problemática ambientales de dúas regiones urbanas muy distintas en su evolución histórica e cultural. Por otro lado, el docente visitante participará del un período del entrenamiento en el Laboratorio de Estratigrafía Biomolecular con equipo de ingenieros doctores utilizando equipamientos e métodos no existente en las universidades brasileñas. También se establecerá un programa de visitación a otros laboratorios pero sin entrenamiento. Los mejores resultados esperados son la aproximación entre las universidades en las relaciones de pesquisa y enseno con foco en el desarrollo de acuerdos académicos. No obstante, un relato técnico detallado será confeccionado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto de Apoio Editorial - Revista de Geologia UFC / UN-RN/CE, Descrição: Viabilizar a a impressão de 6 números da Revista de Geologia (UFC) ? ISSN 0103-2410 ? publicada semestralmente pela Universidade Federal do Ceará desde 1987.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador / Luís Parente Maia - Integrante / David Lopes de Castro - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação / Universidade Federal do Ceará - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2008

    Desemvolvimento em rede do arranjo Produtivos Locais dos Pegmatitos nos estados do rio Grande do Norte e Paraíba - Aspectos Legais, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Carlos Magno Bezerra Cortez - Coordenador / Arcelino Farias Filho - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 25

  • 2013 - 2015

    Impactos socio-econômicos e ambientais de barragens subterrâneas na microbacia do rio Cobra, Parelhas/RN, Descrição: O semiárido potiguar, com suas peculiaridades geoclimáticas associadas aos seus processos produtivos tem necessitado de políticas regionais que deem conta das fragilidades e vulnerabilidades ambientais e do suprimento hídrico através de obras hidroambientais e tecnologias específicas ao quadro edafo-climático. O Estado do Rio Grande do Norte, tem diversificado as possibilidade de suprimento das comunidades difusas nas áreas rurais, através de poços tubulares com instalação de dessalinizadores, sistemas simplificados de abastecimentos, barragens subterrâneas, barragens submersas, dentre outras formas de abastecimento. No entanto, verifica-se a necessidade de avaliações relacionadas aos impactos sócio-econômicos e ambientais nas comunidades beneficiadas com estas tecnologias e obras hidroambientais com vistas à melhoria contínua e consequentemente a promoção de um desenvolvimento regional e inclusão social. Nesta perspectiva, este projeto propõe o desenvolvimento de ações acadêmicas integradas de ensino, pesquisa e extensão em uma abordagem focada nos impactos socioeconômicos e ambientais advindos das barragens subterrâneas construídas na microbacia do rio das Cobras, município de Parelhas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Vera Lúcia Lopes de Castro - Coordenador / Jazielli Carvalho Sá de Oliveira - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Intercambio entre la Universidad Politécnica de Madrid y la Universidad Federal de Rio Grande do Norte en el campo de la ingeniería ambiental., Descrição: De la forma sintética, el proyecto de trabajo busca establecer intercambio entre un curso en formación en la ingeniería del ambiente de la universidad pública del Brasil y otro del una universidad de España con historia secular. La movilidad del un docente brasileño (UFRN) para la Universidad Politécnica de Madrid por un plazo de dos meses permitirá la presentación e discusión de la problemática ambientales de dúas regiones urbanas muy distintas en su evolución histórica e cultural. Por otro lado, el docente visitante participará del un período del entrenamiento en el Laboratorio de Estratigrafía Biomolecular con equipo de ingenieros doctores utilizando equipamientos e métodos no existente en las universidades brasileñas. También se establecerá un programa de visitación a otros laboratorios pero sin entrenamiento. Los mejores resultados esperados son la aproximación entre las universidades en las relaciones de pesquisa y enseno con foco en el desarrollo de acuerdos académicos. No obstante, un relato técnico detallado será confeccionado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto de Apoio Editorial - Revista de Geologia UFC / UN-RN/CE, Descrição: Viabilizar a a impressão de 6 números da Revista de Geologia (UFC) ? ISSN 0103-2410 ? publicada semestralmente pela Universidade Federal do Ceará desde 1987.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador / Luís Parente Maia - Integrante / David Lopes de Castro - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Cooperação / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2008

    Desemvolvimento em rede do arranjo Produtivos Locais dos Pegmatitos nos estados do rio Grande do Norte e Paraíba - Aspectos Legais, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Carlos Magno Bezerra Cortez - Coordenador / Arcelino Farias Filho - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro / Auxílio financeiro / Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 25

  • 2013 - 2015

    Impactos socio-econômicos e ambientais de barragens subterrâneas na microbacia do rio Cobra, Parelhas/RN, Descrição: O semiárido potiguar, com suas peculiaridades geoclimáticas associadas aos seus processos produtivos tem necessitado de políticas regionais que deem conta das fragilidades e vulnerabilidades ambientais e do suprimento hídrico através de obras hidroambientais e tecnologias específicas ao quadro edafo-climático. O Estado do Rio Grande do Norte, tem diversificado as possibilidade de suprimento das comunidades difusas nas áreas rurais, através de poços tubulares com instalação de dessalinizadores, sistemas simplificados de abastecimentos, barragens subterrâneas, barragens submersas, dentre outras formas de abastecimento. No entanto, verifica-se a necessidade de avaliações relacionadas aos impactos sócio-econômicos e ambientais nas comunidades beneficiadas com estas tecnologias e obras hidroambientais com vistas à melhoria contínua e consequentemente a promoção de um desenvolvimento regional e inclusão social. Nesta perspectiva, este projeto propõe o desenvolvimento de ações acadêmicas integradas de ensino, pesquisa e extensão em uma abordagem focada nos impactos socioeconômicos e ambientais advindos das barragens subterrâneas construídas na microbacia do rio das Cobras, município de Parelhas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Vera Lúcia Lopes de Castro - Coordenador / Jazielli Carvalho Sá de Oliveira - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Intercambio entre la Universidad Politécnica de Madrid y la Universidad Federal de Rio Grande do Norte en el campo de la ingeniería ambiental., Descrição: De la forma sintética, el proyecto de trabajo busca establecer intercambio entre un curso en formación en la ingeniería del ambiente de la universidad pública del Brasil y otro del una universidad de España con historia secular. La movilidad del un docente brasileño (UFRN) para la Universidad Politécnica de Madrid por un plazo de dos meses permitirá la presentación e discusión de la problemática ambientales de dúas regiones urbanas muy distintas en su evolución histórica e cultural. Por otro lado, el docente visitante participará del un período del entrenamiento en el Laboratorio de Estratigrafía Biomolecular con equipo de ingenieros doctores utilizando equipamientos e métodos no existente en las universidades brasileñas. También se establecerá un programa de visitación a otros laboratorios pero sin entrenamiento. Los mejores resultados esperados son la aproximación entre las universidades en las relaciones de pesquisa y enseno con foco en el desarrollo de acuerdos académicos. No obstante, un relato técnico detallado será confeccionado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto de Apoio Editorial - Revista de Geologia UFC / UN-RN/CE, Descrição: Viabilizar a a impressão de 6 números da Revista de Geologia (UFC) ? ISSN 0103-2410 ? publicada semestralmente pela Universidade Federal do Ceará desde 1987.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Coordenador / Luís Parente Maia - Integrante / David Lopes de Castro - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Cooperação / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2008

    Desemvolvimento em rede do arranjo Produtivos Locais dos Pegmatitos nos estados do rio Grande do Norte e Paraíba - Aspectos Legais, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guttenberg Martins - Integrante / Carlos Magno Bezerra Cortez - Coordenador / Arcelino Farias Filho - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 25

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Movilidad de profesores e investigadores Brasil-España (Beca), Fundación Carolina.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte. , AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 3166508040, Telefone: (84) 32153700

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Eleição Coordenador, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão Eleitoral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Comissão Eleitoral - 2011, Enquadramento Funcional: Eleições para Diretor e Vice - CT/UFRN, Carga horária: 1, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Comissão Engenharia Ambiental, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplina Geologia Aplicada no Departamento de Engenharia Civil

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

    Outras informações:
    ARSBAN/FUNPEC - PLANO DIRETOR DE SANEAMENTO BASICO 2006

  • 1992 - 1993

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO CI, Enquadramento Funcional: LABORATÓRIO DE GEOCRONOLOGIA, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CREA, .,Cargo ou função, Conselheiro (Câmara de Geologia, Minas e Agrimensura).

    • 06/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, ADURN - SINDICATO, .,Cargo ou função, Diretoria (Secretaria-adjunta).

    • 11/2010

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto aplicado ao meio ambiente, Geologia aplicada ao meio ambiente

    • 09/2010

      Ensino, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência

    • 09/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Cartografia e Sensoriamento Remoto, Geologia Ambiental, Gestão Ambiental - DET 0180, Cartografia Geoambiental - CIV1801

    • 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Implantação do Curso de Engenharia Ambiental.

    • 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Membro da Criação do Curso de Especialização em Gestão Ambiental.

    • 12/2011 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, .,Cargo ou função, Representante da UFRN na V Conferência Municipal de Saneamento Básico de Natal.

    • 01/1992 - 12/1993

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geologia.,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assciado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1994 - 2005

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: QUADRO PERMANENTE, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Cedido ao Departamento Nacional de Produção Mineral, lotado no 14 º Distrito Regional no período de 01/08/2005 a 15/07/2008.

    Atividades

    • 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências, Departamento de Geologia.,Cargo ou função, Editor-Associado da Revista de Geologia UFC.

    • 07/2008 - 12/2010

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução Geológica do Brasil, Geotectônica

    • 06/2003 - 10/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências, Departamento de Geologia.,Cargo ou função, Editor da Revista de Geologia, publicação UFC com apoio da SBG/NE.

    • 08/2000 - 07/2005

      Ensino, Geologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, GEOLOGIA DO PRÉ-CAMBRIANO DO NORDESTE DO BRASIL

    • 01/2000 - 07/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências, Departamento de Geologia.,Linhas de pesquisa

    • 03/2000 - 06/2005

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução Geológica do Brasil, Geotectônica

    • 04/2003 - 04/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, ADUFC, .,Cargo ou função, Conselho de Representantes.

    • 07/2003 - 07/2004

      Direção e administração, Centro de Ciências, Departamento de Geologia.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Mestrado em Geologia.

    • 03/1994 - 12/1995

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução Geológica do Brasil, Geologia Geral, Geologia de Campo II, Geologia do Brasil

  • 2005 - 2008

    Departamento Nacional de Produção Mineral

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Avaliação de Projeto, Carga horária: 40

  • 2005 - 2008

    Departamento Nacional de Produção Mineral

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projetos desenvolvidos na condição de executor: 1) Projeto "Fortalecimento do APL do Pegmatitos da Região do Seridó" 2) Projeto "Formalização da Atividade Garimpeira em Pegmatitos na Região do Seridó" 3) Projeto "Desemvolvimento em rede do arranjo Produtivos Locais dos Pegmatitos nos estados do rio Grande do Norte e Paraíba - Aspectos Legais"

    Atividades

    • 08/2006

      Direção e administração, 14 º Distrito Regional do Rio Grande do Norte, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

    • 08/2005

      Serviços técnicos especializados , 14 º Distrito Regional do Rio Grande do Norte, .,Serviço realizado, Fiscalização Mineral.

  • 1988 - 1991

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1988 - 12/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Geofísica.,Linhas de pesquisa

  • 1987 - 1987

    Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Geologo I, Carga horária: 48

    Atividades

    • 03/1987 - 12/1987

      Pesquisa e desenvolvimento , Escritório do Rio de Janeiro, Laboratório de Geoquímica e Petrologia.,Linhas de pesquisa

    • 03/1987 - 12/1987

      Treinamentos ministrados , Escritório do Rio de Janeiro, Laboratório de Geoquímica e Petrologia.,Treinamentos ministrados, Mapeamento geológico

  • 2010 - 2010

    Universidade Politecnica de Madrid

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2010

    Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 8

    Atividades

    • 10/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , ARSBAN, .,Linhas de pesquisa

  • 2003 - 2005

    INSTITUTO DA CIDADE

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Grupo de Trabalho Meio Ambiente, Carga horária: 10

  • 2003 - 2005

    INSTITUTO DA CIDADE

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 15

    Atividades

    • 01/2003 - 06/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo Temático de Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Colaborador e articulista.