ADRIANA DE SOUSA LIMA

Doutora e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura plena pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Bacharelado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de especializações em Gestão Ambiental e Biologia Vegetal.Atua como Professora Formadora na Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), com foco na formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza. Integra a Unidade de Educação Escolar Indígena e Quilombola da SEDUC-PI (UEEIQ), contribuindo com políticas públicas voltadas à equidade e diversidade na educação.Participou da elaboração do Currículo do Piauí para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, no componente curricular Ciências, e atuou como parecerista ad hoc do Currículo do Ensino Médio na área de Ciências da Natureza. Foi bolsista do ProBNCC (20192020), programa federal de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Atualmente, é articuladora do Ministério da Educação no Piauí para a realização da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.É membro da ONG STEM para Minas, atuando no programa Pesquisa para Elas, que incentiva meninas e mulheres na ciência. Integra o Grupo de Pesquisa "Saberes e Práticas Docentes" (CFAF/UESPI), com foco em ensino de Ciências e formação docente.Atua como revisora das revistas Thema (IFSul) e Somma (IFPI), e é editora associada da Journal of Education, Science and Health. Tem experiência nas áreas de Botânica, Ecologia, Etnobotânica, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e implementação de políticas curriculares, com ênfase em práticas educativas para a sustentabilidade e a justiça social.

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

2017 - 2021

Universidade Federal do Piauí
Título: Etnobotânica e Etnozoologia: o papel dos quintais em comunidades rurais piaueinses
Roseli Farias Melo de Barros.

Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

2011 - 2013

Universidade Federal do Piauí
Título: FITOSSOCIOLOGIA, POTENCIAL ECONOMICO E ASPECTOS SÓCIOAMBIENTAIS EM UMA ÁREA DE CERRADO SOB INFLUENCIA DE CARVOARIA, JERUMENHA, PIAUÍ, Ano de Obtenção: 2013
ANTONIO ALBERTO JORGE FARIAS CASTRO.Bolsista do(a): DEUTSCHER AKADEMISCHER AUTAUSCHDIENTS, DAAD, Alemanha.

Especialização em andamento em Geoprocessamento e Licenciamento Ambiental

2023 - Atual

Faculdade Bookplay

Especialização em Biologia Vegetal

2023 - 2025

Faculdade Bookplay
Título: Biologia Vegetal
Orientador: Não houve

Especialização em Gestão Ambiental

2009 - 2010

Faculdade Centro Unificado de Teresina
Título: Panorama da Produção de carvão vegetal de origem nativa no Piauí, Brasil
Orientador: Elaine Aparecida da Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

2004 - 2008

Universidade Estadual do Piauí
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

2004 - 2008

Universidade Federal do Piauí
Título: Comportamento Fenológico de Curatella americana L. e Parkia platycephala Benth. em uma área de cerrado marginal no município de Castelo do Piauí, Brasil
Orientador: Antônio Alberto Jorge Farias Castro

Curso técnico/profissionalizante em Tecnologia Ambiental

2002 - 2003

Instituto Federal do Piauí

Formação complementar

2024 - 2024

Etonobiologia Evolutiva. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2023 - 2024

Extensão universitária em FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NEUROPEDAGOGIA. (Carga horária: 200h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SEB, Brasil.

2023 - 2023

AVALIAÇÃO DE ARTIGS CIENTÍFICOS. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Formação de formadores: introdução aos princípios e práticas estruturantes,. (Carga horária: 30h). , Instituto Singularidades, SINGULARIDADES, Brasil.

2023 - 2023

AUTODESENVOLVIMENTO. (Carga horária: 3h). , UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA., UOL, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em ?FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: PESQUISA DE ALTO NÍVEL, CRIATIVIDADE E ESCRITA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

Metodologias ativas na educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2019 - 2019

Competências Gerais da BNCC. (Carga horária: 4h). , Associação Nova Escola, NOVA ESCOLA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fitogeografia.

Organização de eventos

LIMA, A. S. . XXVII SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL e do III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FARMÁCIAS VIVAS. 2024. (Outro).

LIMA, A. S. . III Jornada de Ensino de Ciências e Biologia. 2024. (Outro).

LIMA, A. S. . II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Biologia online. 2021. (Congresso).

LIMA, A. S. . III ENCONTRO DEETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA DO PIAUÍ. 2021. (Outro).

LIMA, A. S. . II Fórum Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Bàsica do Piauí. 2018. (Outro).

LIMA, A. S. . XXVII Seminário de Iniiciaçoo Cientíica e X Seminário de Desenvolvimento Teicnológiico e Inovaçoo da Universidade Federal do Piauí,. 2018. (Outro).

LIMA, A. S. . II Seminário Internacional sobre Drogas no Piauí: O papel da Sociedade, das ONGs, dos Meios de COmunicação e outras instituições sociais, na prevenção, tratamento e Ressocialização dos usuários de SPA. 2018. (Congresso).

LIMA, A. S. . I Mostra de Pesquisa Stricto Sensu dos Profissionais da Educação do Piauí. 2018. (Outro).

LIMA, A. S. . II Simpósio de Profissionais da Educação Básica do Piauí. 2017. (Outro).

LIMA, A. S. . I Ciclo de Palestras das Relações Étnico-Raciais para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileiira e Indígena. 2016. (Outro).

LIMA, A. S. . III Seminário de Estágio das Licenciaturas da UFPI. 2016. (Outro).

LIMA, A. S. . I Colóquio de História. 2016. (Outro).

LIMA, A. S. . II SEMANA CIENTÍFICA DA FECR EDUCAÇÃO E VALORES NA SOCIEDADE: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR. 2014. (Outro).

LIMA, A. S. . IV Encontro nordestino de Biólogos - ENBIO e III Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas - NE. 2007. (Outro).

Participação em eventos

VIII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial,. 2025. (Congresso).

XXVII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil e III Simpósio de Farmácias Vivas do Brasil (Satélite),.Percepção dos alunos sobre plantas medicinais em uma escola municipal de Francinópoilis-PI. 2024. (Simpósio).

1st International Online Conference on Ethnobiology / 2nd Ethnobiology Workshop of the Federal University of Paraíba. 2021. (Outra).

I COLÓQUIO DE PLANTAS MEDICINAIS: POTENCIAL TERAPEUTICO NA CAATINGA, CERRADO E PANTANAL. 2021. (Outra).

I REUNIÃO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA E COMPORTAMENTO HUMANO NA UFPE. 2021. (Outra).

I Workshop de Etnobiologia da UFMS. 2021. (Outra).

Encontro Formativo do Programa de apoio a implementação da BNCC - Educação infantil e ensino fundamental. 2019. (Encontro).

II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí. 2019. (Encontro).

I Encontro de Discussão sobre a Política de Formação Continuada para Profsissionais da Educação Básica do Estado do Piauí.Política de Formação do Estado do Piauí. 2018. (Encontro).

IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia & I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí. 2017. (Encontro).

III Seminário de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Regulares de Licenciatura.Professor Avaliador. 2016. (Seminário).

IV Semana Científica, III Seminário de Integração e III Seminário de Iniciação Científica.Comissão de Avaliação dos Trabalhos. 2016. (Seminário).

Palestra :Conhecimento Cotidiano e Conhecimento Científico. 2009. (Outra).

59 Congresso Nacional de Botânica; 31 Reunião Nordestina de Botânica; 4 Congresso latinoamericano y del Caribe de Cactáceas y Otras Suculentas. 2008. (Congresso).

XXX Reunião Nordestina de Botânica. 2007. (Congresso).

Seminário Municipal de Saúde Ambiental de Teresina/PI. 2006. (Seminário).

XXIX Reunião Nordestina de Botânica. 2006. (Congresso).

Ciclo de Palestras. 2005. (Outra).

IV Seminário de Educação Ambiental. 2005. (Seminário).

Seminário de Atualizações dos Conhecimentos em Biologia e seu Contexto Sócio Ambiental. 2005. (Outra).

XXVIII Reunião Nordestina de Botânica. 2005. (Congresso).

II Encontro de Ensino de Biologia. 2004. (Encontro).

II Workshop de Zoologia do Centro de Ciências Biológicas e da Agricultura - CCBA. 2004. (Outra).

IX Semana de Biologia - UFPI. 2004. (Outra).

Seminário "Agrotóxicos - Responsabilidade de Todos". 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: MÁRCIO FERES LEITE

Santos, K. P. P; PARENTE, M. P. M.;LIMA, A. S.. ESTUDO ETNOBOTÂNICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TRADIÇÃO E SABER POPULAR NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de BIologia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: ANA LÍDIA MORAIS RIBEIRO,

LIMA, A. S.. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ESTUDO DO CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Aluno: Cristiano Moura da Silva

LIMA, A. S.. ?A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA PHET PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEÚDO DE CORRENTE ELÉTRICA E ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Aluno: FRANCIELVES FERNANDES MACÊDO

MATOS, L. A.;LIMA, A. S.; RIBEIRO, K. V.. Parque ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos, Teresina, Brasil: processo de criação, arborização e evolução da paisagem. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Gustavo Carolina da Conceição

Moraes, Lorran André;LIMA, A. S.; PEREIRA, J. D. D.. ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA FLORA PRESENTE NAS PRAÇAS DO CENTRO COMERCIAL DA CIDADE DE TERESINA, PIAUÍ.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: GERSON RODRIGUES PASSOS

LIMA, J. G.;LIMA, A. S.; MELO, M. S. R.. Análise do Comportamento do Portal o Dia diante do fenomeno das queimadas no período do B-R-O-Bró. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI.

Aluno: Joana Darc Costa Pereira

Moraes, Lorran André;LIMA, A. S.; RIBEIRO, K. V.. Espécies utilizadas na arborização, paisagismo e ornamentação do Campus Ministro Petronio Portela da Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Silvane de Sousa Honório

BATISTA, M. G. S.; Moraes, Lorran André;LIMA, A. S.. Percepção ambiental dos catadores de marisco sobre a biodiversidade das algas em Ilha Grande, no litoral do Piauí. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Jaysa Alves Ferreira

MATOS, L. A.;LIMA, A. S.; RIBEIRO, K. V.. Análise da arborização urbana nas praças do município de Altos, Piauí. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: WYLLMAYANNY PEREIRA SPINDOLA

MATOS, L. A.; SILVA, A. T. S.;LIMA, A. S.. Educação Ambiental no ensino superior: uma análise da inserção da EA nos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Saúde) - Faculdade Evangélica do Meio Norte.

Aluno: SAMUEL ANDERSON DA SILVA BARBOSA

BATISTA, W. F. M.;LIMA, A. S.; SILVA, A. T. S.. Susceptibilidade erosiva da Bacia do Canindé/ Piauí por meio de análise multicriterio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Saúde) - Faculdade Evangélica do Meio Norte.

Aluno: Francyelly Carvalho Meneses de Almeida

Moraes, Lorran André; MENDES, C. M. C.;LIMA, A. S.. Modelos de COnservação Ex situ dos primatas da fam´lia Cebidae do Parque Zoobotânico de Teresina-PI. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Saúde) - Faculdade Evangélica do Meio Norte.

Aluno: Graziela Barbosa Nogueira

MATOS, L. A.; SILVA, S. Z. L.;LIMA, A. S.. A responsabilidade Civil pelo Dano Ambiental à Luz do Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI.

Aluno: Iracema Paraguai da Silva Neta

MATOS, L. A.;LIMA, A. S.; SANTOS, L. A.. A Educação Ambiental e o uso racional da água no 5 e 6 ano fundamental no Centro Educacional em Redenção do Gurgueia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI.

Aluno: Amanda Cristina Soares

MATOS, L. A.;LIMA, A. S.; BATISTA, W. F. M.. Percpeção da população sobre arborização urbana no Município de Buriti dos Montes. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Saúde) - Faculdade Evangélica do Meio Norte.

Aluno: Audilene Rufino Soares

ARAÙJO, M. F. V.; MATOS, L. A.;LIMA, A. S.. Quintais Agroflorestais como Unidades de COnservação Ambiental e Identidade Cultural. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Saúde) - Faculdade Evangélica do Meio Norte.

Aluno: Francinete de Aguiar Silva Ramos

SILVA, P. R. M.; LIMA, I. C. S.;LIMA, A. S.. A educação de Jovens e Adultos no periodo noturno: desafios e perspectivas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Aldeaine Pereira Batista; Talitta Pêssego Barreto

SANTOS, M. F. P.;LIMA, A. S.; FERREIRA, J. M.. O Perfil do Professor de Educação Infantil da Creche Tia Ana no Município de Gilbués-Piauí. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Carulinda de Sousa Silva

VIANA FILHO, J. F.; MUNIZ, P.;LIMA, A. S.. O papel do gestor de escola frente aos desafios da Gestão Escolar na Escola Municipal Francisco Pereira de Magalhães em Alto Longá, Piauí. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Maria José Pereira Marques

VIANA FILHO, J. F.;LIMA, A. S.; MUNIZ, P.. Ensino Religioso uma necessidade educativa na Escola Municipal Francisco Pereira de Magalhães em Alto Longá, Piauí. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Maria da Conceição da Silva Nunes

VIANA FILHO, J. F.; SILVA, P. R. M.;LIMA, A. S.. A Gestão Escolar: A qualidade de Ensino na Unidade Ecolar Lucilio Albuquerque, um olhar na dinamica atual. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Cleyvane Soares de Gois

VIANA FILHO, J. F.;LIMA, A. S.; SILVA, P. R. M.. Bullyng: como a escola Francisco Pereira de Magalhães em Alto Longá trabalha esse desafio no seu ambiente escolar?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Cleidiana Soares Gois

VIANA FILHO, J. F.; SILVA, P. R. M.;LIMA, A. S.. Indisciplina na sala de aula na Escola Municipal Francisco Pereira de Magalhães em Alto Longá, Piauí. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: FRANCISCA PEREIRA DA SILVA SANTOS

VIANA FILHO, J. F.; SILVA, P. R. M.;LIMA, A. S.. Desafios da Gestão Democrática na Escola Municipal Francisco P. de Magalhães em Alto Longá, Piauí. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: José Vitor Nascimento de Sousa e Renato Pinheiro Fonseca

LIMA, A. S.. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: o tratamento do Lixo coletado na cidade de Bom Jesus. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: Madjane Maria de Jesus Carvalho e Joane Diane Hipólito

LIMA, A. S.. A importância da Educação Ambiental para a agricultura familiar no vale do Rio Riachão no município de Monsenhor Hipolitoa-Piauí. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: Francisca Alves Machado, Francisca das Chagas Moura Vieira

VIVEIROS, M. C.;LIMA, A. S.; LOPES, C. M.. Agricultura Familiar com enfoque sustentável. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: José Vitor Nascimento de Sousa e Renato Pinheiro Fonseca

VIVEIROS, M. C.;LIMA, A. S.; LOPES, C. M.. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: o tratamento do lixo coletado na cidade de Bom Jesus. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: Ana Neta Ribeiro e Girleide Rodrigues Paraguai Damasceno Sá

LIMA, A. S.. A importância da Educação Ambiental nas Turmas de 3 a 5 ano de ensino fundamental na Escola no Campo Abdias GOmes de Moraes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: Thiago André Melo Vasconcelos

OLIVEIRA, F. C. S.; MELO, A. F.;LIMA, A. S.. Os jogos didáticos como recurso pedagógico para o ensino de ciências: uma revisão de literartura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: VINICIUS MARK GOMES DE OLIVEIRA

LIMA, A. S.; MELO, A. F.; OLIVEIRA, F. C. S.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPI?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Andréia Guedes Nogueira de Souza

Santos, K. P. P;LIMA, A. S.; Moraes, Lorran André. ETNOFARMACOLOGIA DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NA COMUNIDADE CALUMBI, CORRENTE ? PIAUÍ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Daniela Figueredo Silva

Santos, K. P. P;LIMA, A. S.; Moraes, Lorran André. Etnobotânicos e Socioeconômicos da Comunidade Calumbi, Corrente/Píaui. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: ILEANA BARREIRA DANTAS

SANTOS, J. N.; MENDES, R. F. M.;LIMA, A. S.. Interações Callithrix jacchus (LINNAEUS, 1958) e povoado Regalo, Monte. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: KETLYN EMILY VINTURA ANDRADE

SANTOS, J. N.; MENDES, R. F. M.;LIMA, A. S.. EFEITOS DO SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DO IPÊ AMARELO (Handroanthus aurea) NO EXTREMO SUL DO PIAUÍ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: BEATRIZ XAVIER DE SOUSA

SANTOS, J. N.; MENDES, R. F. M.;LIMA, A. S.. CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA E ECOLOGICA DA ARBORIZAÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE-PI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Isabel Carla de Morais Abreu

NEVES, J. A.;LIMA, A. S.; SILVA NETO, C. Q.. Análise dos Residuos do Mercado Público do Mafuá, Teresina-Pi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Angêla Pinheiro de Abreu Lima

NEVES, J. A.;LIMA, A. S.; SILVA NETO, C. Q.. O cultivo de plantas tóxicas no Bairro Monte Castelo, Teresina-Pi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Gabriel Sodré Oliveira

NEVES, J. A.;LIMA, A. S.; SILVA NETO, C. Q.. Conhecimento e percepção dos alun os da Escola Municipal Professor Ofelio no combate ao mosquito Aedes aeggypti Teresina-Pi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Décio Silva Sousa

NEVES, J. A.;LIMA, A. S.; SILVA NETO, C. Q.. Secretaria do Meio Ambiente na ótica dos profissionais da cidade de Regeneração e Água Branca Piauí, Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: FABIANA SPÍNDOLA MARQUES E OLÍVIA RAQUEL PEREIRA DE SOUZA

BEZERRA, J. L.; SILVA FILHO, J. C.;LIMA, A. S.. MEDICAMENTOS QUE SÃO ALTERADOS PELA FUNÇÃO RENAL DO PACIENTE,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FARMÁCIA) - Uninassau.

Aluno: LAILA KAHORI NUNES BARBOSA

BEZERRA, J. L.; SILVA FILHO, J. C.;LIMA, A. S.. SÍNDROME DE STEVENS-JOHNSON, RELACIONADO A MEDICAMENTOS EM POPULAÇÃO INFANTIL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FARMÁCIA) - Uninassau.

Aluno: FRANCISCO ÍTALO FERREIRA DA SILVA E JÁSSIA KALINE SILVA OLIV

BRITO, F. C. B. A.;LIMA, A. S.; OLIVEIRA, D. G.. QUALIDADE DE VIDA DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO SAMU. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Uninassau.

Aluno: FRANCISCA MARY CÉSAR LEMOS

BRITO, F. C. B. A.;LIMA, A. S.; OLIVEIRA, D. G.. A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM PRIMEIROS SOCORROS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Uninassau.

Aluno: JENNYFER BRITO ROCHA

BRITO, F. C. B. A.;LIMA, A. S.; OLIVEIRA, D. G.. QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENEFERMAGEM AO IDOSO DOMICILIADO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Uninassau.

Aluno: FRANCISCA DE AQUINO VIEIRA COSTA

BRITO, F. C. B. A.;LIMA, A. S.; OLIVEIRA, D. G.. CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACINETE COM DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Uninassau.

Aluno: Ana Gleyce Medeiros Chaves

NEVES, J. A.;LIMA, A. S.; LIMA, I. C. S.; PIAUILINO, C. A.. Jogo didático Mundo dos Insetos: um recursos didático para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental em uma escola municipal de Teresina-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Matheus de Andrade Lopes

NEVES, J. A.;LIMA, A. S.; NUNES, E. S.. Percepeção do conhecimento sobre calazar de professores do ensino médio em uma escola municipal de Teresina-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: José Maria Piauilino Júnior

NEVES, J. A.;LIMA, A. S.; PEREIRA, T. J. C. F.. Percepção dos docentes sobre a Doenças de Chagas Na Unidade Escolar Acrísio Veras no município de Alto Longá-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Raimunda Maria de Sousa Moraes

MENDES, M. C. S.; ARAUJO, K. R. S.;LIMA, A. S.. Assistência de enfermagem ao paciente com complicações crônicas do diabets: uma revisão de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Adrielli Nascimento de Almeida

SOUSA, G. M.;LIMA, A. S.; BARROS, R. F. M.. Percepção ambiental em áreas verdes urbanas de Teresina-Piauí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria de Fátima Lopes de Lima

SOUSA, T. L. L.; NEVES, J. A.;LIMA, A. S.. A geração dos resíduos sólidos na Feira livre de São Pedro do Piauí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Maria do Perpetuo Socorro

OLIVEIRA, M. C. P.; PARANHOS, J. D. N.;LIMA, A. S.. Prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso sobre o tema desenvolvimento sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lindemberg Fernandes Eloi

NUNES, V. D. B.; NEVES, J. A.;LIMA, A. S.. Conscientização ambiental sobre o descarte de resíduos domiciliares realizada no bairro Promorae. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Maria dos Remédios Borges de Oliveira

MELO, R. S.; NUNES, E. S.;LIMA, A. S.. Aceitação e indicação do uso das plantas medicinais e fitoterápicos como alternativa de tratamento de doenças no município de Batalha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Ewerton Rodrigues Fernandes do Nascimento

PARANHOS, J. D. N.; NASCIMENTO NETO, J. S.;LIMA, A. S.. Percepções ambiental de alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Teresina (PiI) sobre anfíbios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ana Karolina Marques de Lima

PRALON, B. G. N.;LIMA, A. S.; ALENCAR, N. L.. A pesquisa no esino de Biologia: Avaliando a qualidade de um riacho no município de Teresina utilizando macroinvertebrado como bioindicadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Aryanny Paula Sousa Ferreira

SOUZA, D. C.;LIMA, A. S.; BENDINI, J. N.. Contribuições de intervenções didáticas na percepção dos alunos do Ensino Médio quanto a importância ecológica das abelhas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Thales Eduardo Galdino Andrade

SOUSA, G. M.; ARRAIS, M. G. M.;LIMA, A. S.. O ensino de Biologia para alunos deficientes visuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jessica Aline Cardoso Gomes

FONTES, L. S.; VELOSO, C.;LIMA, A. S.. Educação Ambiental na Escola Pública Centro de Ensino Paulo Freire de Loreto-Ma sob a perspectiva do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Renata Silva Santos

DANTAS, S. M. M. M.; PARANHOS, J. D. N.;LIMA, A. S.. Avaliação de níveis de aprendizado em genética no Ensino Médio em escolas da rede pública e privada em Teresina-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Raelson Filipy martins Santos

FONTES, L. S.; PARANHOS, J. D. N.;LIMA, A. S.. Percepções Entomológicas de alunos de Ensino médio de uma escola pública de Teresina-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Geycilândia de Carvalho Oliveira

PARANHOS, J. D. N.; FEITOSA, L. L.;LIMA, A. S.. A importância da disciplina de Estágio Supervisionado III para os discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí em Teresina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria do Carmo Santos Ferreira

BARROS JUNIOR, F. O.; SOUZA, M. R.;LIMA, A. S.. Refletindo sobre a formação: a sexualidade na visão de docentes de Biologia da Universidade Federal do Piauí-UFPI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: David Sales Farias Silva

RESENDE NETA, M. L. M.;LIMA, A. S.; FRONZA, C. V. S.. A postura do professor diante atos de indsiciplina nas aulas de Educação Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Suanne Silva da Silva

PARANHOS, J. D. N.; OLIVEIRA, M. C. P.;LIMA, A. S.. Importância da experimentação no Processo Ensino e Aprendizagem em Biologia no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Rafaela Alves de Araújo

SOUSA, G. M.; OLIVEIRA, M. C.;LIMA, A. S.. A importancia das aulas Práticas no processo de aprendizagem de Biologia com enfoque para a Botânica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jacia Teixeira Sobrinho

SOUSA, G. M.; OLIVEIRA, M. C.;LIMA, A. S.. Dispersão de sementes: Investigação a prática docente no 8 ano do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Sylviane Maria de Almeida Pacheco

DANTAS, S. M. M. M.;LIMA, A. S.; PRALON, B. G. N.. Roleta Animal: Jogo lúdico como ferramenta interativa para o auxílio na Diversidade Animal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Stephane Marques de Araújo Fernandes

DANTAS, S. M. M. M.;LIMA, A. S.; PRALON, B. G. N.. A utilização do jogo didático "baralho dos sistemas" como ferramenta auxiliar para o ensino de biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Carla Crisitina Moura Mendes

DANTAS, S. M. M. M.;LIMA, A. S.; PARANHOS, J. D. N.. Jogos Lúdicos como ferramenta facilitadora na aprendizagem genética. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Vanessa Cecília de Carvalho

LIMA, A. S.. A contabilidade Rural no Gerenciamento das Atividades Rurais das Empresas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Jheyson Carlos de Sousa

LIMA, A. S.. O orçamento como peça primordial na aplicação de gastos do município de Jaicós-Pi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Carla Manuela de Sousa Silva

LIMA, A. S.. Economia Informal: o perfil dos feirantes na cidade de Jaicós-Pi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: LUIZ EDUARDO CARVALHO ROSA

LIMA, A. S.. A atuação do pedagogo hospitalar e sua contribuição para o ambiente Hospitalar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: MARIA JAQUELINE DE JESUS CARVALHO

LIMA, A. S.. A leitura Infantil e o Desenvolvimento na escola Municipal Liria Maria da Cruz Alencar, Jaicós-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Milena Lopes Rodrigues

LIMA, A. S.. Educação Especial Inclusiva na Escola Líria Maria da Cruz Alencar, Jaicós-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: ELYNE KEYANE PEREIRA

LIMA, A. S.. O desenvolvimento Educacional de alunos da Educação Infantil, da escola municipal Clara de Maria de Jesus, Jaicós-Pi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Vaneide Maria de Carvalho

LIMA, A. S.. A importância da Contabilidade na Gestão das Empresas: um foco na tomada de decisão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Marilha Vieira de Brito

VALENTE, S. E. S.; SILVA FILHO, J. P.;LIMA, A. S.. Metodologias empregadas em biologia na escola Augustinho Brandão e Instituições de ensino em Teresina-Pi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Wanderson Carvalho

LIMA, A. S.; PAIVA, D. V.; SILVA, L. S. E.. Balanço Social no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: José Calvacante Souto

SOUSA, E. T.;LIMA, A. S.; PAIVA, D. V.. Gestão Tributária do Imposto IPTU no Município de Jaicós. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Patrick Hernandes de S

LIMA, A. S.; SILVA, L. S. E.; SOUSA, E. T.. Nascimento.A Importância da Contabilidade Gerencial para os gestores das micro e pequenas empresas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Edcarlos Martins Ramos

LIMA, A. S.; PAIVA, D. V.; OLIVEIRA, P. H. D.. Transparência na Gestão Pública: Lei de Acesso à Informação no Município de Jaicós-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Claudeto Alves do Nascimento

LIMA, A. S.; SOUSA, E. T.; SOUSA, F. C.. Microempreendedor Individual no Município de Jaicós-PI: Informalidade x Formalidade - MEI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: FLÁVIA NASCIMENTO DE SOUSA

LIMA, A. S.; OLIVEIRA, P. H. D.; PAIVA, D. V.. Orçamento Público de Jaicós: Transferência e Desinteresse da População. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Euclides da Silva Luz Neto

NEVES, J. A.; SILVA, H. M. R. S.; MELO, R. S.;LIMA, A. S.. O ensino de CIências Naturais no Ensino Fundamental em duas escolas públicas no muniicípio de José de Freitas-Piauí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Patrícia Ferreira de Sousa Alves

NEVES, J. A.; SILVA, H. M. R. S.; MELO, R. S.;LIMA, A. S.. Atuação do professor de Biologia e a percepção dos alunos diante do Bullyingem duas escolas públicas de José de Freitas Piauí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: NILDA VENÂNCIA VELOSO

LIMA, A. S.. A evasão escolar na educação de Jovens e Adultos da Unidade Escolar Frutuosos Jusselino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Carlene Pedrina Pereira

LIMA, A. S.. As dificuldades de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos na Unidade Escolar Frutuosos Jusselino em Jaicós-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Roseli da Costa Carvalho

LIMA, A. S.. O lúdico como Ferramenta de Aprendizagem do Ensino Infantil na Escolinha Pequeno Polegar, Jaicós-Pi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Rosana de Carvalho Costa

LIMA, A. S.. A importância da Gestão escolar para o Desenvolvimento Educacional na Escola Municipal Crisanto de Sousa, Jaicós-Pi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Fidelis Leal França

LIMA, A. S.. História da Educação Brasileira no Período Colonial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: ROSIMAR DOS SANTOS RODRIGUES CARVALHO

LIMA, A. S.. A importância da Leitura e da Escrita no Ensino Fundamental I na Escola João Manoel da Costa em Massapê-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Bárbara Hellen Coutinho Lima

LIMA, A. S.. A importância da Contabilidade Gerencial nas Micro Empresas do Comércio varejista de confecção deJaicós-Pi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Vaneiane da Silva Batista

LIMA, A. S.. A importância do psicopedagogo na Instituição escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

Aluno: Elisângela da Paixão Barbosa

LIMA, A. S.. Emprrendedorismo: uma análise de Gestão na Assosciação de Mulheres de Várzea Queimada- Jaicós-Pi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei.

LIMA, A. S.; SANTOS, J. N.. Curso de Ciências Biológicas- Campus Picos. 2022. Universidade Estadual do Piauí.

MATIAS, M. R. S. S.;LIMA, A. S.. Avaliação do curso de Licenciatura em Ciêncis Biológicas. 2019. Universidade Estadual do Piauí.

FERREIRA, S. G.; CARNEIRO, J. R. D.;LIMA, A. S.; MELO, C. V. S. L.; SANTOS, M. E. C.; MARTINS, A. M. G. S.; CARVALHO, R. O.. CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM INGLÊS. 2016. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ANTONINO FREIRE/ CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.

LIMA, A. S.. XXVII SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL e do III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FARMÁCIAS VIVAS. 2024. Universidade Federal do Ceará.

Orientou

STELA MARYS CAMPELO DA SILVA

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FRANCINÓPOLIS, PI; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

IASMIM RAÍZA NASCIMENTO GOMES

Resíduos sólidos: um estudo comparativo dos municípios de Teresina (PI) e Timon (MA); 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Carlos de Azevedo Sousa

Percepção ambiental de visitantes sobre o bem-estar de animais silvestres no Parque zoobotânico de Teresina (PI); 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Caroline Fernanda Alves Feitosa de Sousa

A biodiversidade subestimada em Teresina (PI): os parques ambientais e a pesquisa científica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

ANA CLAUDIA SOUSA SILVA

Percepção ambiental da comunidade visitante do parque ambiental João Mendes de Oímpio de Melo, Teresina-PI; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Valdinar Araújo Vieira

Contribuição do Turismo para o Desenvolvimento econômico-social na gestão pública municipal de Campo Maior-Pi; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Maria do Socorro Ibiapina Silva

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO MAIOR: desafios e possibilidades; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Jadson Silva Teixeira

Avaliação Ecotoxicológica do Açude Grande de Campo Maior-Pi; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Mykaelly Jurgleidy de Souza Rocha

Conhecimento etnoecológico dos pescadores artesanais no município de Campo Maior/PI/ Brasil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Murilo Madelman Silva Pereira

Atividade de dragagem em Floriano-PI: Legalidade e Impactos Ambientais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Maria Josimeire Oliveira Cantuario

Percepção Ambiental dos alunos do Ensino Médio sobre Resíduos sólidos em uma escola Pública de Campo Maior-Pi; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

GRAZIELA DE ARAÚJO LIMA

Diagnóstico da Arborização das praças e logradouros públicos do Município de Luis Correia, Piauí; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Vânia Maria Gomes de Costa Lima

Efeito Inseticida de extratos aquosos de folhas de Ciúme ( Calotropis procera (Ailton W; T; Aiton) sobre Callosobruchus Maculatus (BOH>) Coleoptera: Bruchidae) em feijão Caupi ( Vigna unguiculata L; ); 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Núcleo de Educação á Distância- UESPI; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Vania Marta M

N; Vieira, Francisca das Chagas de Moura M; ; Destinação dos Resíduos Sólidos em Paulistana-PI; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Georgia Manuela Neves da Silva e Francisca Morais Oliveira

Impactos dos Agrotóxicos para o Homem e o Ambiente na Comunidade Graciosa, José de Freitas-PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Aldenes Messias Martins e Antonio Ribeiro dos Santos Neto

Impactos socioambientais, causados a moradores situados próximo a Fazenda Águas Claras, no município de Currais-PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Ângela Maria Leal Barroso Martins e Jandes José de Sousa

A importância das abelhas na Polinização do Cajueiro na Localidade Riachão, Itainópolis_PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para o Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Lilian Lettiere Bezerra Lemos

As práticas avaliativas e relação teórico-prática no curso técnico em radiologia da Franca Escola Técnica em Teresina; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Delma Soares de Abreu

Gestão da Educação Infantil do CMEI Lídia de Alencar Magalhães em Beneditinos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Francisca das Chagas Oliveira da Silva

Educação Ambiental nas turmas do Ensino Fundamental Menor: uma análise do conteúdo prático abordado em uma escola de Teresina-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

José Maria Piauilino Júnior

Percepção dos docentes sobre doença de Chagas na Unidade Escolar Acrísio Verás no município de Alto Longá; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Ana Paula Pereira da Silva

Levantamento das plantas medicinais cultivadas e comercializadas em uma horta comunitária no Bairro Vila Irmã Dulce em Teresina-Pi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Ranyelle Alcântara de Oliveira

A incidência de escoliose em escolares do Ensino Fundamental II em uma escola particular em Teresina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Anayara da Silva Cabral

A prevenção da obesidade em alunos do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Raimundo Araújo Prado em Beneditinos-PI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Adelaide Duarte Franco

Planejamento nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental em Beneditinos-Pi; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

PEDRO LIMA RIBEIRO

As percepções do professor frente ao Bullying nas aulas de Educação Física Escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Camila de Azevedo Sousa

Florística e Potencial de uso econômico de uma área de transição no município de Beneditinos-Piauí; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Francielton de Carvalho Lopes

Benefícios Econômicos gerados pela Apicultura em Massapê do Piauí e o uso da Contabilidade como Ferramenta de Gerenciamento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Evangélica Cristo Rei; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Gerson Mendes Pessoa

A tecnologia omo causa do sedentarismo e relação da Biologia: reflexão da prática docente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Samuel Figueredo da Silva

PERCEPÇÕES DE FAMILIAS RURAIS SOBRE A IMPORTÃNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO MUNICÍPIO DE BENEDITINOS-PI; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

WILLIAN AUGUSTO DA SILVA BORGES

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ADOLESCÊNCIA EM RISCO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Josinete Craveiro de Araújo

As dificuldades de aprendizagem nos conteúdos da disciplina de Ciências Biológicas em escolas estaduais do município de José de Freitas-PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Gerlane Bernardo de Oliveira

A Educação Ambiental nas series iniciais do ensino fundamental na escola U>IM José Gonçalves em Caxias-MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

VALDENIR DE SOUSA SANTANA

As práticas de bullying na Escola Municipal Frutuoso Jusselino, Jaicós-PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

KARLA KARINE DA CONCEIÇÃO PEREIRA

A prática de Bullying na Unidade Escolar Anisio de Abreu; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei; Orientador: Adriana de Sousa Lima;

Produções bibliográficas

  • SOUSA, C. F. A. F. ; LIMA, A. S. ; MATOS, L. A. ; BATISTA, W. F. M. . A Biodiversidade Subestimada Em Teresina (Pi): Os Parques Ambientais E A Pesquisa Científica. JOURNAL OF PHARMACY AND BIOLOGICAL SCIENCES , v. 19, p. 26-37-37, 2024.

  • MATOS, L. A. ; CONCEICAO, G. C. ; PEREIRA, J. D. C. ; LIMA, A. S. ; MACHADO, R. R. B. . ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA FLORA PRESENTE NAS PRAÇAS DO CENTRO COMERCIAL DA CIDADE DE TERESINA, PIAUÍ. Revista Brasileira de Arborização Urbana , v. 17, p. 01-22, 2022.

  • MATOS, L. A. ; PASSOS, T. L. S. ; SANTOS, L. A. ; LIMA, A. S. ; BATISTA, W. F. M. ; Santos, K. P. P ; MACHADO, R. R. B. . The importance of seedling production for urban afforestation: public nurseries in the city of Teresina, Piauí, Brazil.. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1-18-18, 2022.

  • LIMA, ADRIANA DE SOUSA ; SANTOS, KELLY POLYANA PEREIRA DOS ; PEREIRA, LÚCIA GOMES ; BARROS, ROSELI FARIAS MELO DE . Diversidade de plantas alimentícias encontradas em quintais da comunidade Bom Lugar, Campo Maior-PI. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e24510615628, 2021.

  • VIEIRA, A. S. ; MATOS, L. A. ; LIMA, A. S. ; SANTOS, L. A. ; BATISTA, W. F. M. . Citizenship Station Park, Teresina, Piauí, Brazil: landscape creation, implantation and temporal evolution process. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 8, p. 1-22, 2020.

  • LIMA, ADRIANA DE SOUSA ; CANTALICE, ANÍBAL DA SILVA ; SANTOS, KELLY POLYANA PEREIRA DOS ; CASTRO, ANTÔNIO ALBERTO JORGE FARIAS DE . Estrutura e diversidade vegetal de uma área de cerradão no Município de Jerumenha -Piauí. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e35491211062, 2020.

  • SOARES, A. C. ; Moraes, Lorran André ; LIMA, A. S. ; BATISTA, W. F. M. ; MACHADO, R. R. B. . PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE BURITI DOS MONTES ? PIAUÍ. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Online) , v. 11, p. 70-86, 2020.

  • MARTINS, A. M. L. B. ; SOUSA, J. J. ; Santos, K. P. P ; LIMA, A. S. . A importância das abelhas para polinização do cajueiro na localidade Riachão -Itainópolis-PIThe importance of bees in the pollination of the cajueiro in the city of Riachão -Itainópolis-PI. Cadernos de Agroecologia , v. 15, p. 1-5, 2020.

  • FONTENELE, M. J. S. ; LIMA, A. S. ; NASCIMENTO, M. G. P. ; Santos, K. P. P . Árvore neem (Azadirachta indicab A. Juss): Aspectos positivos, um panorama brasileiro. Cadernos de Agroecologia , v. 15, p. 1-16, 2020.

  • OLIVEIRA, F. ; NUNES, G. ; LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P ; BATISTA, W. F. M. ; BARROS, R. F. M. . Agrotóxicos: impactos sobre o meio ambiente e saúde dos agricultores na comunidade Graciosa / José de Freitas / PI / Brasil.. Cadernos de Agroecologia , v. 13, p. 01-04, 2018.

  • BATISTA, W. F. M. ; Santos, K. P. P ; LIMA, A. S. ; BARROS, R. F. M. . Diversidade de espécies da flora alimentícia utilizada numa comunidade rural do Nordeste Brasileiro. Cadernos de Agroecologia , v. 13, p. 01, 2018.

  • COSTA, V. C. A. ; LOPES, S. S. ; Santos, K. P. P ; BATISTA, W. F. M. ; ALMEIDA NETO, J. R. ; LIMA, A. S. . Utilização de agrotóxicos por produtores agrícolas em áreas de assentamentos do Piauí/ Brasil. Cadernos de Agroecologia , v. 13, p. 01-05, 2018.

  • SANTOS, R. F. M. ; MACHADO, L. M. ; OLIVEIRA, T. C. S. ; FONTES, L. S. ; LIMA, A. S. . Percepções sobre insetos por alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Teresina-PI. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 61, p. 1-10-10, 2017.

  • LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P ; CASTRO, A. A. J. F. . POTENCIAL DE USO ECONÔMICO E SÍNDROME DE DISPERSÃO EM UM CERRADÃO SOB INFLUÊNCIA DE ATIVIDADE CARVOEIRA NO MUNICÍPIO DE JERUMENHA, PIAUÍ. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 57, p. 1 a 16, 2016.

  • OLIVEIRA, T. C. S. ; SILVA, C. P. ; GALDINO, T. E. ; SANTOS, R. F. M. ; LIMA, A. S. ; ROCHA, J. R. S. . PERCEPÇÃO DE MACROFUNGOS POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PUBLICA NO NORDESTE DO BRASIL. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE , v. 9, p. 54-63, 2016.

  • LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P ; CASTRO, A. A. J. F. . Aspectos socioambientais da produção de carvão vegetal de origem nativa em uma área de cerrado em Jerumenha, Piauí/Brasil. Revista Espacios , v. 37, p. 18-18, 2015.

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Fenologia de Curatella americana L. em uma área de cerrado marginal no município de Castelo do Piauí, Brasil. Publicações Avulsas em Conservação de Ecossistemas , v. 1, p. 1-15, 2009.

  • SILVA, J. S. (Org.) ; BRITO, M. V. (Org.) ; LIMA, A. S. (Org.) . EDUCAÇÃO NO SÉCULO 21: CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 1. ed. São Paulo: Wissen editora, 2022. v. 1. 71p .

  • SOARES, A. R. ; LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P ; SILVA, M. P. . Composição florística de quintais agroflorestais da comunidade Alto do Meio, município de Campo Maior ? PI. In: José Rodrigues de Almeida Neto; Roseli Farias Melo de Barros,; Paulo Borges da Cunha. (Org.). ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA NA REGIÃO MEIO NORTE DO BRASIL. 1ed.Teresina: IFPI, 2024, v. 1, p. 410-426.

  • BATISTA, E. L. ; FELISBERTO, A. O. ; LIMA, A. S. . O FUTSAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO À REDUÇÃO DA INDISCIPLINA EM UMA ESCOLA DA VILA IRMÃ DULCE, TERESINA-PI. In: THANANDRA PRISCILA DE SOUSA ROCHA FERREIRA. (Org.). CAMINHOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ATRAVESSAMENTOS DA SAÚDE A EDUCAÇÃO. 1ed.PARNAÍBA: ACADÊMICA EDITORIAL, 2023, v. 4, p. 8-31.

  • TEIXEIRA, B. B. ; LIMA, A. S. ; SILVA, M. C. C. E. . BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): novos olhares ao ensino de Ciências da Natureza no Esnino Fundamental no Estado do Maranhão. In: Manoel Euba Neto. (Org.). Pesquisas Multidisciplinares em físico-química e fertilidade do solo, análises eletroanalíticas ambientais e educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 247-267.

  • LIMA, A. S. ; LIMA, I. A. ; SANTOS, J. N. ; SILVA, M. C. C. E. . O Ensino de Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências e habilidades. In: Adriana de Sousa Lima; Damião de Cosme de Carvalho Rocha; Elenice Maria Nery; Maria do Socorro Carvalho. (Org.). Saberes e Práticas Docentes: interfaces e multidisciplinaridades à luz da BNCC. 1ed.Teresina: FUESPI, 2019, v. 1, p. 175-200.

  • LIMA, A. S. ; NERY, E. M. ; ARAUJO, E. M. P. . O EDUCADOR DA EJA E A MISSÃO DE ENCANTAR JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. In: Francisco Antonio Machado Araujo; Eliana de Sousa Alencar Marques;Cristiane de Sousa Moura Teixeira. (Org.). EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: teoria & prática. 1ed.Teresina: , 2018, v. 1, p. 163-178.

  • NEVES, J. A. ; NEVES, J. A. ; LIMA, A. S. . ANNONACEAE: ATIVIDADE DE BIOLÓGICA NO SISTEMA CARDIOVASCULAR. Anais da II Semana Científica, II Seminário de Integração e Semana Científica de Iniciação Científica da FAMEP. 1ed.teresina: EDUFPI, 2015, v. 1, p. 1-498.

  • LIMA, A. S. ; LOPES, M. A. ; CORTEZ, C. T. ; NEVES, J. A. . FLORÍSTICA EM UM FRAGMENTO DE CERRADO EM TIMON, MARANHÃO. In: FABRICIA MACHADO. (Org.). Livro de resumo da II Semana Científica, II Seminário de Integração & Semana Científica de Iniciação Científica da Famep. 1ed.TERESINA: EDUFPI, 2014, v. 1, p. 1-181.

  • BATISTA, W. F. M. ; Santos, K. P. P ; ALMEIDA NETO, J. R. ; LIMA, A. S. ; BARROS, R. F. M. . ESPÉCIESDA FLORA UTILIZADAS NA GERAÇÃO DE RENDA NA COMUNIDADE RURAL DE NOVO NILO/PI, BRASIL. In: XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA I FESTIVAL DE SEMENTES CRIOULAS DA BAHIA, Feira + 20: Bem-viver e Pós-Desenvolvimento, 2016, Feira de Santana. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, Feira + 20: Bem-viver e Pós-Desenvolvimento. Feira de Santana: Z Arte Editora, 2016. v. 1. p. 352.

  • SOUSA, C. A. ; LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P ; ALMEIDA NETO, J. R. ; BATISTA, W. F. M. . BOTÂNICA ECONÔMICA DE UMA ÁREA PERTENCENTE AO COMPLEXO DE CAMPO MAIOR, PIAUÍ. In: XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA I FESTIVAL DE SEMENTES CRIOULAS DA BAHIA Feira + 20: Bem-viver e Pós-Desenvolvimento, 2016, Feira de Santana. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA I FESTIVAL DE SEMENTES CRIOULAS DA BAHIA Feira + 20: Bem-viver e Pós-Desenvolvimento. Feira de Santana: Z Arte Editora, 2016. v. 1. p. 330-334.

  • Santos, K. P. P ; SILVA JUNIOR, J. H. E. ; ALMEIDA NETO, J. R. ; BATISTA, W. F. M. ; LIMA, A. S. ; VIEIRA, I. R. ; ALENCAR, N. L. ; BARROS, R. F. M. . ETNOBOTÂNICA NA COMUNIDADE MORRO DA ARARA, PI/BRASIL. In: XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA I FESTIVAL DE SEMENTES CRIOULAS DA BAHIA Feira + 20: Bem-viver e Pós-Desenvolvimento, 2016, Feira de Santana. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA I FESTIVAL DE SEMENTES CRIOULAS DA BAHIA Feira + 20: Bem-viver e Pós-Desenvolvimento. Feira de Santana: Z Arte Editora, 2016. v. 1. p. 341-346.

  • ANDRADE, G. C. B. ; CASTRO, A. A. J. F. ; FARIAS, R. R. S. ; BARROS, J. S. ; LIMA, A. S. ; SOUSA, S. R. ; CASTRO, N. M. F. . Potencialidades das espécies com maior ocorrência do Banco da Flora dos Cerrados Marginais do Nordeste (FLORACENE). In: I Simpósio sobre o Bioma Cerrado, 2008, Brasília. CD- Room de Resumos do I Simpósio Bioma Cerrado, 2008.

  • AVELINO, M. T. L. ; LIMA, A. S. ; SOARES, L. M. S. ; ARAÙJO, M. F. V. . Prática Pedagógica Progressista e transformadora: um olhar avaliativo sobre a Taxionomia de Bloom. In: II Jornada Nacional de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica; II Mostra CEFET MARANHÂO, 2007, São Luís. Impresso Resumos da II Jornada nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica; II Mostra Cefet Maranhão, 2007.

  • BATISTA, M. G. S. ; MENESES, A. M. ; LIMA, A. S. ; SILVA, A. B. ; BRITO, L. N. S. . Vivências Integradas com o Meio Ambiente: refletindo sobre a Eduação Ambiental no Ensino Fundamental. In: VII Simpósio de Produção Científica, IV Seminário de Pós-Graduação, V Seminário de Iniciação CienTífica e I Seminário de Extensão, 2007, Teresina. CD -Room Resumos do VII Simpósio de Produção Científica, IV Seminário de Pós-Graduação, V Seminário de Iniciação CienTífica e I Seminário de Extensão, 2007.

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Dilleniaceae Salisb. no Estado do Piauí. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UFPI no II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2007, Teresina. CD Room de Resumos de XVI Seminário de Iniciação Científica da UFPI no II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2007.

  • LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P ; PEREIRA, L. G. ; BARROS, R. F. M. . PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MANTENEDORES DE QUINTAIS RURAIS DA COMUNIDADE ESPERANÇA, TERESINA-PI,. In: II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí valorizando os recursos naturais: ética, pesquisa e conservação, 2019, Parnaíba. Livro de resumos e memórias do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí valorizando os recursos naturais: ética, pesquisa e conservação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, 2020. v. 1. p. 1-75.

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Fenologia de Parkia platycephala Benth. em área de cerrado Marginal no município de Castelo do Piauí. In: 59 Congresso Nacional de Botânica; 31 Reunião Nordestina de Botânica; 4 Congresso latinoamericano y del Caribe de Cactáceas y Otras Suculentas, 2008, Natal. CD Room de Resumos do 59 Congresso Nacional de Botânica; 31 Reunião Nordestina de Botânica; 4 Congresso latinoamericano y del Caribe de Cactáceas y Otras Suculentas, 2008.

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Comportamento Fenológico de Curatella americana L. em área de Cerrado no Município de Castelo do Piauí, Piauí. In: 59 Congresso Nacional de Botânica; 31 Reunião Nordestina de Botânica; 4 Congresso latinoamericano y del Caribe de Cactáceas y Otras Suculentas, 2008, Natal. CD room de Resumos do 59 Congresso Nacional de Botânica; 31 Reunião Nordestina de Botânica; 4 Congresso latinoamericano y del Caribe de Cactáceas y Otras Suculentas, 2008.

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Parkia platycephala Benth. (Mimosoidae) no Estado do Piauí, Brasil. In: 58 Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. CD Room Resumos do 58 Congresso Nacional Botânica, 2007.

  • LIMA, A. S. ; MENESES, A. M. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Apocynaceae Adans. no Estado do Piauí, Brasil.. In: 58 Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. CD- Room de Resumos do 58 Congresso Nacional de Botânica, 2007.

  • MENESES, A. M. ; LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição das Asclepiadoidae ( Apocynaceae) no Estado do Piauí. In: XXX Reunião Nordestina de Botânica, 2007, Crato. CD- Room de Resumos da XXX Reunião Nordestina de Botânica, 2007.

  • LIMA, A. S. ; MENESES, A. M. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Apocynaceae Adans. s.s. no Estado do Piauí. In: XXX Reunião Nordestina de Botânica, 2007, Crato. CD Room de Resumos da XXX Reunião Nordestina de Botânica, 2007.

  • ALVARENGA, L. B. M. ; LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição Geográfica da Família Vochysiaceae no Estado do Piauí. In: XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006, Mossoró. CD-room de Resumos da XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006.

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Dilleniaceae Salisb. no Estado do Piauí, Brasil. In: 57 Congresso Nacional de Botânica; 13 Encontro Estadual de Botânicos; 5 Encontro Estadual de Herbários, 2006, Gramado. CD Room de Resumos da 57 Congresso Nacional de Botânica; 13 Encontro Estadual de Botânicos; 5 Encontro Estadual de Herbários, 2006.

  • PAZ, G. J. R. ; MENESES, A. M. ; LIMA, A. S. ; SILVA, A. B. ; OLIVEIRA, D. M. ; COSTA, E. L. ; BRITO, L. N. S. ; SOARES, L. M. S. ; SILVA, S. N. ; MESQUITA, T. L. ; BATISTA, M. G. S. ; ROCHA, F. M. R. . Estudo Ecológico na Lagoa do Mocambinho Zona Norte de Teresina-PI - Educação Ambiental. In: VI Simpósio de Produção Científica; IV Seminário de Iniciação Científica; III Simpósio de Pós-Graduação, 2005, Teresina. Impresso de Resumos do VI Simpósio de Produção Científica; IV Seminário de Iniciação Científica; III Simpósio de Pós-Graduação, 2005.

  • LIMA, A. S. ; SILVA, D. F. ; Santos, K. P. P . Aspectos etnobotânicos e socioeconômicos em quintais da Comunidade Calumbi, Corrente/Piauí. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. S. . III Jornada de Ensino de Ciências e Biologia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. S. . O uso de ferramentas digitais no ensino de Biologia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. S. ; SANTOS, J. N. . Oficina 'EstratégiasMetodológicas e de Avaliação no contexto da EJA: planejamento e ações. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, G. A. ; AMARAL, M. C. ; MELO, R. M. ; NASCIMENTO, M. G. P. ; LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P . ESPÉCIES EXÓTICAS NA ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS EM LUÍS CORREIA, PIAUÍ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P ; PEREIRA, L. G. ; BARROS, R. F. M. . PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MANTENEDORES DE QUINTAIS RURAIS DA COMUNIDADE ESPERANÇA, TERESINA-PI,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. S. . Avaliação no Ensino de Ciências da Natureza. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. S. ; BARROS, R. F. M. . Etnobotânica e Biodiversidade de quintais rurais nos municípios de Teresina e Campo Maior-PI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Santos, K. P. P ; AMORIM, J. C. ; FARIAS, J. C. ; BASTO, E. M. ; BATISTA, W. F. M. ; NASCIMENTO, M. G. P. ; SOARES, R. R. ; LIMA, A. S. ; ALENCAR, N. L. . COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DE UNIÃO/PIAUÍ/BRASIL: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS, CULTURAIS E RELIGIOSOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, I. C. M. ; LIMA, A. P. A. ; QUEIROZ, C. C. ; SOUSA, D. S. ; LIMA, A. S. . Artesantao: Diversidade de produtos artesanais comercializados no mercado São José em Teresina, Piauí. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. P. P. ; LIMA, A. P. A. ; QUEIROZ, C. C. ; ABREU, I. C. M. ; LIMA, A. S. . Aula de Campo: Um instrumento facilitador na aprendizagem para estudantes universitários do curso de Ciênciass Biológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, A. P. A. ; SILVA, A. P. P. ; QUEIROZ, C. C. ; ABREU, I. C. M. ; LIMA, A. S. . Levantamento de Macroalgas no Litoral piauiense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIAUILINO JUNIOR, J. M. ; ELOI, L. F. ; CHAVES, A. G. M. ; LIMA, A. S. . Jogo didático como facilitador no processo ensino-aprendizagem para alunos do 8 ano de uma escola estadual em Alto Longá-Pi. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, V. C. A. ; LOPES, S. S. ; Santos, K. P. P ; BATISTA, W. F. M. ; ALMEIDA NETO, J. R. ; LIMA, A. S. . Utilização dos Agrotóxicos por produtores agrícolas em áreas de Assentamentos do Piauí/Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. M. ; NUNES, G. M. ; LIMA, A. S. ; Santos, K. P. P ; BATISTA, W. F. M. ; BARROS, R. F. M. . Impactos sobre o Meio Ambiente e Saúde dos agricultores da Comunidade Graciosa/ José de Freitas/PI/ Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. A. C. ; CARVALHO, L. M. ; FONTES, L. S. ; LIMA, A. S. . Concepção dos discentes sobre o gerenciamento dos Resíduos Sólidos no Ambiente Ewscolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, J. A. C. ; MENDES, C. C. M. ; SILVA, G. M. ; FONTES, L. S. ; LIMA, A. S. . Concepções e Práticas Discentes sobre a perspectiva de gerenciamento de Resíduos Sólidos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, G. P. ; PENHA, K. M. C. ; LIMA, A. S. . Educação Fisica: um olhar avaliativo sobre metodologias de ensino dos Docentes em duas escolas de Teresina-PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, J. Y. L. ; LIMA, A. S. . O Rio Poty e os danos a saúde da população de Teresina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. P. P. ; LIMA, A. P. A. ; PEREIRA, C. R. ; ABREU, I. C. M. ; LIMA, A. S. . Plantas medicinais comercializadas no Mercado Central de Teresina-PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEPULVIDA, A. C. R. ; SILVA, A. K. S. ; BACELAR, C. M. ; ROCHA, M. C. ; LIMA, A. S. . Dificuldades no ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, C. M. ; SILVA, F. C. E. ; ALVES, R. A. ; LIMA, A. S. . As dificuldades encontradas na realização das aulas práticas em três escolas municipais em Teresina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ABREU, I. C. M. ; BARROS, C. R. ; RODRIGUES, C. C. ; SOUSA, D. S. ; LIMA, A. S. ; NEVES, J. A. . Parque Nacional de Sete Cidades: uma alternativa para o ensino de Zoologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, C. A. ; SANTOS, R. V. C. ; PIAUILINO JUNIOR, J. M. ; LOPES, M. A. ; LIMA, A. S. ; NEVES, J. A. . Paruqe Nacional de Sete Cidades e o Ensino de Ecologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. P. P. ; LIMA, A. P. A. ; OLIVEIRA, G. S. ; ELOI, L. F. ; LIMA, A. S. ; NEVES, J. A. . A aula de campo em Ambientes Naturais: O parque Nacional de Sete Cidades para o Ensino de Botânica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, E. J. ; MIRANDA, T. F. S. ; RIBEIRO, S. A. ; FERREIRA, I. R. ; LIMA, A. S. ; GOMES, C. A. . Dificuldades de Execução nas Aulas de Educação Física em uma escola da rede municipal de Teresina-PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, G. P. ; PENHA, K. M. C. ; LEITAO, F. M. ; LIMA, A. S. . A Educação Física Escolar: um olhar avaliativo sobre a Prática Docente em Educação Física em uma escola do Ensino Médio no município de Teresina, Piauí. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, T. F. S. ; COSTA, E. J. ; LIMA, A. S. ; FERREIRA, I. R. ; GOMES, C. A. . Desinteresse nas aulas de Educação Física em duas escolas da Rede municipal de Piripiri-PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, A. M. T. ; CARDOSO, J. ; RESENDE, E. T. ; LIMA, A. S. . Saúde Ambiental: Destinação Inadequada dos Resíduos Sólidos, Bairro Paquetá, Barras-PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, A. M. T. ; CARDOSO, J. ; SANTANA, S. S. ; RESENDE, E. T. ; LIMA, A. S. . Saúde ambiental: destinação inadequada dos Resíduos sólidos, Bairro Paquetá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MIRANDA, T. F. S. ; COSTA, E. J. ; LIMA, A. S. ; FERREIRA, I. R. ; GOMES, C. A. . Desinteresse dos Alunos nas aulas de Educação Física em duas escolas da rede municipal de Piripiri-Pi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. C. B. ; FERREIRA, J. S. ; SOUSA, J. H. G. ; RIBEIRO, M. F. C. C. ; LIMA, A. S. . As aulas de Educação Física no Ensino Médio no Centro de Educação Básica-Prof James Azevedo, Teresina-Piauí. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, C. A. ; SANTOS, R. V. C. ; PIAUILINO JUNIOR, J. M. ; LIMA, A. S. ; NEVES, J. A. . II Semana Científica, II Seminário de Integração da Famep e I Seminário de Iniciação CInetífica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, A. S. . Marketing Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, A. S. . Desenvolvimento Sustentável. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, A. S. ; EMERITO, I. . Síndrome de dispersão em uma área de cerradão, Piauí, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. S. . A questão ambiental e o Anlafabetismo científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. S. ; NASCIMENTO, M. G. P. ; SILVA, J. D. A. ; CASTRO, A. A. J. F. . Composição Florística em uma área de Cerradão, no município de Jerumenha, Piauí. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. S. ; CASTRO, A. A. J. F. . Biodiversidade, Potencial Econômico e Aspectos Ambientais de Uma Àrea de Cerrado sob Influência de Atividade Carvoeira no Município de Jerumenha, Piauí. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Comportamento Fenológico de Curatella americana L. em área de cerrado no município de Castelo do Piauí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Fenologia de Parkia platycephala Benth. em área de cerrado marginal no município de Castelo do Piauí, Piauí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, G. C. B. ; CASTRO, A. A. J. F. ; FARIAS, R. R. S. ; BARROS, J. S. ; SOUSA, S. R. ; LIMA, A. S. ; CASTRO, N. M. F. . Potencialidades das espécies do Banco da Flora dos Cerrados Marginais do Nordeste (FLORACENE). 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. . Comportamento Fenológico de Curatella americana no município de Castelo do Piauí, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, A. S. ; MENESES, A. M. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Apocynaceae Adans. s.s. no estado do Piauí. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AVELINO, M. T. L. ; LIMA, A. S. ; SOARES, L. M. S. ; ARAÙJO, M. F. V. . Prática Pedagógica Progressista e transformadora: um olhar avaliativo sobre a Taxionomia de Bloom. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA, M. G. S. ; MENESES, A. M. ; LIMA, A. S. ; SILVA, A. B. ; BRITO, L. N. S. . Vivências Integradas com o Meio Ambiente: Refletindo sobre a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Parkia platycephala Benth. (MImosoidae) no Estado do Piauí, Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENESES, A. M. ; LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição das Asclepiadoidae (Apocynaceae) no Estado do Piauí. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Dilleniaceae Salisb. no Estado do Piauí. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Apocynaceae Adans. no Estado do Piauí, Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVARENGA, L. B. M. ; LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição Geográfica da Família Vochysiaceae no Estado do Piauí. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Dilleniaceae Salisb. no Estado do Piauí, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. S. ; PAZ, G. J. R. ; MENESES, A. M. ; SILVA, A. B. ; OLIVEIRA, D. M. ; COSTA, E. L. ; BRITO, L. N. S. ; SOARES, L. M. S. ; SILVA, S. N. ; MESQUITA, T. L. ; BATISTA, M. G. S. ; ROCHA, F. M. R. . Estudo Ecológico da Lagoa do Mocambinho Zona Norte de Teresina-PI - Educação Ambiental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Comportamento Fenológico de Curatella americana L. em área de Cerrado no município de Castelo do Piauí, Piauí. 2008 (Congresso).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Fenologia de Parkia platycephala Benth. em área de cerrado marginal no município de Castelo do Piauí, Piauí 2008 (Congresso).

  • ANDRADE, G. C. B. ; CASTRO, A. A. J. F. ; BARROS, J. S. ; SOUSA, S. R. ; LIMA, A. S. ; CASTRO, N. M. F. . Potencialidades das espécies do Banco da Flora dos Cerrados Marginais do Nordeste (FLORACENE) 2008 (Simpósio).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Apocynaceae Adans. no Estado do Piauí, Brasil. 2007 (Congresso).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição das Asclepiadoidae (Apocynaceae) no Estado do Piauí 2007 (Reunião nordestina de Botânica).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Parkia platycephala Benth. (Mimosoidae) no Estado do Piauí, Brasil. 2007 (Congresso).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Apocynaceae Adans. s.s. no Estado do Piauí. 2007 (Reunião Nordestina de Botânica).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da família Dilleniaceae Salisb. no Estado do Piauí 2007 (Seminário de Iniciação Científica).

  • AVELINO, M. T. L. ; LIMA, A. S. ; SOARES, L. M. S. ; ARAÙJO, M. F. V. . Prática Pedagógica Progressista e transformadora: um olhar avaliativo sobre a Taxionomia de Bloom 2007 (Jornada Científica).

  • BATISTA, M. G. S. ; MENESES, A. M. ; LIMA, A. S. ; SILVA, A. B. ; BRITO, L. N. S. . Vivências Integradas com o Meio Ambiente: Refletindo sobre a Educação Ambiental no Ensino Fundamental 2007 (Seminário).

  • LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição da Família Dilleniaceae Salisb. no Estado do Piauí, Brasil 2006 (Congresso).

  • ALVARENGA, L. B. M. ; LIMA, A. S. ; BARBEIRO, S. M. C. ; CASTRO, A. A. J. F. . Distribuição Geográfica da Família Vochysiaceae no Estado do Piauí 2006 (Reunião Nordestina de Botânica).

  • PAZ, G. J. R. ; MENESES, A. M. ; LIMA, A. S. ; SILVA, A. B. ; OLIVEIRA, D. M. ; COSTA, E. L. ; BRITO, L. N. S. ; SOARES, L. M. S. ; SILVA, S. N. ; MESQUITA, T. L. ; BATISTA, M. G. S. ; ROCHA, F. M. R. . Estudo Ecológico da lagoa do Mocambinho Zona Norte de Teresina de Teresina - Educação Ambiental 2005 (Simpósio).

Outras produções

LIMA, A. S. . Estudo de Impacto Ambiental da Linha de Transmissão 500kV - SE Gilbués - SE São João do Piauí. 2013.

LIMA, A. S. . Plano de Controle Ambiental, referente a implantação do Habitacional Santa Ana, localizado em uma área da região sudeste do municipio de Teresina/PI. 2012.

LIMA, A. S. . Edital no 03/2024/PROEX e Edital no 04/2024/PROEX. 2025.

LIMA, A. S. . Produção de desenhos animados como material educativo para a área biológica ? 2ª versão. 2023.

LIMA, A. S. . ORGANIZAÇÃO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DE EXSICATAS E DE SEMENTES DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS DO RS'. 2021.

LIMA, A. S. . projeto de extensão identificado pelo ID 3156.. 2021.

LIMA, A. S. . O ensino de ciências da natureza para autistas no município de Parnaíba PI desafios da prática docente. 2021.

LIMA, A. S. ; LINS, C. S. ; SILVA, F. C. A. ; SILVA, R. A. C. . O Ensino de Ciências por meio do Letramento científico. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, A. S. ; MOURA, J. O. ; MATSUMURA, W. M. K. ; MOURA, I. R. . I SEMANA DE QUÍMICA E BIOLOGIA ? A ciência transversal ao mundo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, A. S. . III Encontro de Formação no 'Chão da Escola'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, A. S. . II Fórum Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOARES, A. M. F. ; AMORIM, T. M. L. ; LIMA, A. S. . ?O Ensino de Ciências e Biologia?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, A. S. . Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: Um desafio da Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, A. S. . Ludicidade, Educação e Tecnologia. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio).

LIMA, A. S. . Descomplicando o processo de pós-graduação stricto sensu. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. . CURSO DE EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO INOVADOR. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. . Diferentes abordagens e indicadores com foco na conservação em estudos de etnobiologia. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. ; SANTOS, J. N. . Estratégias Metodológicas e de Avaliação no contexto EJA: planejamento e ações. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. ; SANTOS, J. N. ; SILVA, M. C. C. E. . O uso de games no ensino de ciências da natureza. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. ; SILVA, M. C. C. E. . Metodologias aplicadas no Ensino de Ciências da Natureza com enfoque na BNCC. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. ; SILVA, M. C. C. E. . Elaboração de Projetos Acadêmicos Stricto sensu. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. ; SILVA, M. C. C. E. . Elaboração de Projetos em Ciências da Natureza. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. . Formadores Eja-Etapa I/ ano 2016. 2016. .

LIMA, A. S. . Metodologia aplicadas na pesquisa em saúde. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. . Introdução ao Comportamento Animal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, A. S. ; AGUIAR FILHA, D. M. E. S. ; MERCES, J. M. M. ; MONTEIRO, C. S. ; SOUSA, S. M. B. ; FERREIRA, A. C. S. ; PEREIRA, F. S. ; LIMA, L. S. ; LUCENA, L. C. S. . Poluição da água: uma gota de consciencia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, A. S. . Estimativa Vegetacional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, A. S. . Bioética e a Formação do Profissional Biólogo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. . Metodologias Aplicadas na Estimativa da Biodiversidade em Vegetação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, A. S. . Contribuições da Fitogeografia e do Sensariamento Remoto para a compreensão dos padrões e processos espaciais da vegetação na análise de paisagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, A. S. . Visita técnica a Ponte Estaiada de Teresina. 2009. (Visita técnica).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2023

    ANÁLISE COMPARATIVA DA FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CERRADO NO EXTREMO SUL PIAUIENSE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana de Sousa Lima - Integrante / Kelly Polyana Pereira dos Santos - Coordenador / Alanna Jamylle dos Santos Cirqueira - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Florística e Fitossociologia em Trecho de Cerrado na Comunidade da Barra dos Macacos/ Corrente-Piauí, Descrição: Esse projeto é pioneiro no município de Corrente /PI e surgiu da necessidade do conhecimento da flora arbustivo-arbórea do cerrado, representando uma importante contribuição ao conhecimento científico, além de fornecer informações básicas para subsidiar a implantação de programas de proteção, educação ambiental, enriquecimento e recuperação de áreas degradadas. O projeto tem como objetivo avaliar a florística e a fitossociologia do estrato arbóreo-arbustivo de um fragmento de Cerrado na localidade Barra dos Macacos, Corrente - PI. O levantamento florístico será realizado mensalmente entre os meses de janeiro de 2020 a janeiro de 2022. Os dados serão analisados quantitativamente. A diversidade florística será estimada pelo índice de diversidade de Shannon-Wiener (H?) e índice de equabilidade. Para análise dos dados fitossociológicos serão determinados os valores paramétricos estruturais dos valores absolutos e relativos de densidade, dominância e os valores de cobertura (VC) e da composição diamétrica local. Com esse estudo espera-se: contribuir para o conhecimento da composição e estrutura da flora local a fim de fornecer informações sobre o estado de conservação; gerar informações relevantes que visem a recomposição áreas já degradadas e montar de um banco de dados com informações a respeito das espécies botânicas presentes no trecho de cerrado selecionado... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana de Sousa Lima - Integrante / Kelly Polyana Pereira dos Santos - Coordenador / HELENA CAROLINA ONODY - Integrante / Mirella Maciel César - Integrante / Helviane Parlandim Jacobina - Integrante.

  • 2018 - 2019

    LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES PRODUZIDAS E COMECIALIZADAS NAS CASAS DE PAISAGISMO DE TERESINA /PI, Descrição: No Brasil os processos de urbanização e crescimento das cidades remontam períodos desde o século XIX e ainda continua até os dias atuais. Junto a isso, veio a necessidade de arborizar e ornamentar os espaços geográficos ociosos por meio do paisagismo urbanístico a fim de minimizar os impactos ambientais dentro dos espaços urbanos. A arborização urbana e o paisagismo é uma técnica adequada que visa o embelezamento e melhoria da qualidade ambiental dos espaços urbanos, devido aos seus vários benefícios, funções e importâncias que apresentam tanto social como ambiental para o desenvolvimento e bem estar das cidades. É de conhecimento geral que os viveiros público e particulares (casas de paisagismo) são um dos principais responsáveis pela produção, distribuição, doação e venda de mudas de plantas ornamentais, frutíferas, medicinais dentro das cidades. Diante disso, apesar de suas vantagens, como citado anteriormente, estudos relacionados a diversidade florística de viveiros e casas de paisagismo ainda são muito escassos no Brasil. Isso é uma preocupação, pois pouquíssimas fontes/publicações são encontradas relacionado ao tema, visto a sua relevância para o desenvolvimento urbano e a melhoria ambiental dos espaços das cidades e qualidade de vida e bem-estar da população. Esse conhecimento é importante, pois para que haja um planejamento adequado dos projetos de paisagismo a serem empregados tanto pelas prefeituras como pelos projetos privados é necessário que se tenha um conhecimento sobre os tipos vegetais mais comuns encontrados nas casas de paisagismo. Por isso é necessário a existência de trabalhos com enfoque nesses ambientes. Nesse contexto, na cidade de Teresina -PI, as casas de paisagismo representam uma parcela responsável pela ampliação do verde na cidade, por meio da venda de mudas de diferentes espécies o que contribui para a melhoria do ambiente urbano e do paisagismo da cidade. Assim essa pesquisa buscar conhecer as principais espécies vegetais que são cultivadas e comercializadas em Casas de Paisagismo privadas para uso e indicação no paisagismo e arborização urbano na cidade de Teresina/PI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Adriana de Sousa Lima - Integrante / Lorran André Moraes - Coordenador / SAMYLLY EMANUELLY LOURENÇO DE SOUSA - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Bolsista de Iniciação Científica (IC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto ao Projeto de Biodiversidade e Fragmentação de Ecossistemas nos Cerrados Marginais do Nordeste, no âmbito do Programa Ecológico de Lo, Descrição: Projeto PELD, Biodiversidade e Fragmentação de Ecossistemas nos Cerrados Marginais do Nordeste; desenvolvido o subprojeto "Comportamento Fenológico de Espécies Arbóreas em uma área de Cerrado Marginal no Município de Castelo do Piauí, PI".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana de Sousa Lima - Coordenador / Silvia Maria Colturato Barbeiro - Integrante / Antonio Alberto Jorge Farias Castro - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Faculdade do Médio Parnaíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza

2014 - 2017

Faculdade do Médio Parnaíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas Ministradas:Metodologia do Ensino de Ciências BiológicasFisiologia Humana e AnimalBases Biológicas aplicadas a Educação Física

Atividades

  • 07/2021 - 08/2021

    Ensino, Ciências Ambientais e Conservação da Natureza, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação, Biomonitoramento, Controle, Diagnóstico e Estudos Ambientais

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Ambiental, Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira, Introdução a Sistemática, Imunologia, Evolução, Metodologia do Ensino de Ciências

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Ambientais e Conservação da Natureza, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Educação ambiental e Desenvolvimento sustentável

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Histologia

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Ambiental

2013 - 2014

Faculdade Integrada do Brasil

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

2013 - 2013

Instituto Superior de Educação Antonino Freire

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrou aulas na especialização de Educação de Jovens e Adultos para o campo

2013 - 2013

Instituto Superior de Educação Antonino Freire

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2014 - 2015

Faculdade Evangélica Cristo Rei

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 12

Outras informações:
Coordenador do Curso de Ciências Biológicas

2013 - 2014

Faculdade Evangélica Cristo Rei

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2013 - 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, fecr, Faculdade Evangélica Cristo Rei.Cargo ou função, PRESIDENTE DO COLEGIADO.

2014 - 2016

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrou as disciplinas Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia Estágio Supervisionado I em Ciências Biológicas Estágio Supervisionado III em Ciências Biológicas Estágio Supervisionado IV em Iências Biológicas Estágio Supervisionado II em Ciências Biológicas

2012 - 2013

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora da Disciplina Morfologia e Sistemática Vegetal (Agronomia) na Universidade Federal do Piauí, com carga horária de 60 h.

2012 - 2012

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora da Disciplina de Morfologia e Sistemática Vegetal do curso de Graduação em Engenharia Agronômica.

2006 - 2006

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária do Laboratório de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste - (LabioTEN) da Universidade Federal do Piauí

Atividades

  • 09/2007 - 09/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Natureza.Atividade realizada, Monitora do mini-curso Arborização em Ecossistemas Urbanos, perfazendo a carga horária de 6h, realizado no IV Encontro Nordestino de Biólogos..

2009 - 2010

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora na disciplina de ciências, do Projeto do Governo Federal "Mais Educação" realizado na Unidade Escolar Des. Pedro Conde, desde março de 2009 .

2007 - 2007

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Curricular no Herbário Afrânio Fernandes na universidade estadual do Piauí, perfazendo um total de 180 horas.

Atividades

  • 08/2008 - 09/2008

    Ensino,Disciplinas ministradas, Ministrou aulas no Projeto novas Abordagens dos conteúdos de Biologia para os alunos do Ensino Médio da rede municipal, estadual e particular realizada pela Universidade Estadual do Piauí, perfazendo um total de 70 horas/ aulas

  • 04/2006 - 05/2006

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Piauí.Atividade de extensão realizada, Auxiliar Pedagógica do projeto Vivências Integradas com o Meio Ambiente: refletindo sobre a Educação Ambiental no Ensino Fundamental.

  • 10/2005 - 10/2005

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Piauí.Atividade de extensão realizada, Monitora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia coordenado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia- MCT e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC, realizado pela Universidade Estadual do Piauí.

2010 - 2012

Colegio Interativo Mocambinho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2010 - 2010

Unidade Escolar Des. Pedro Conde

Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrou aulas da disciplina de Biologia para o Cursino Pré-vestibular, na Unidade Escolar Des. Pedro Conde

2015 - 2015

Unidade Escolar Cazuza Barbosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Biologia na Secretaria de Educação do Piauí.

2014 - 2016

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Bolsista do PARFOR DISCIPLINAS MINISTRADAS EMBRIOLOGIA COMPORTAMENTO ANIMAL SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS

Atividades

  • 11/2014 - 06/2016

    Ensino, Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, COMPORTAMENTO ANIMAL, EMBRIOLOGIA, SISTEMÁTICA VEGETAL

2016 - 2023

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ANTONINO FREIRE/ CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Formadora na área de Ciências da Natureza

2018 - 2018

Instituto de Ensino Superior Sinapses

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Ministrou a disciplina Tópicos Especiais em Educação Ambiental e Direitos Humanos para o curso de Pedagogia

Atividades

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Educacional, Tópicos Especiais em Educação Ambiental e Direitos Humanos

2015 - Atual

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40

2025 - Atual

Faculdade Malta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Educação ambiental para o curso de Pedagogia

2022 - 2022

Faculdade Malta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONTEUDISTA, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração do Material Didático do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da disciplina deEDUCAÇÃO AMBIENTAL, no período de maio a julho de 2022.

2018 - 2018

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- UESPI

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou disciplina de Seminários II no curso de pós-graduação de Gestão e Educação Ambiental.

2019 - Atual

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Avaliadora Institucional

2024 - Atual

STEM Para Minas

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento curricular, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como voluntária na ONG STEM para Minas, iniciativa que promove a inclusão de meninas e mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de ações de mentoria, divulgação científica e incentivo à pesquisa

2025 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como professora-pesquisadora do Projeto 1155 (FURG/FAURG) com a atribuição de atuar no apoio as ações relacionadas a VI CNIJMA no âmbito do Estado do Piauí, atuando junto a SEDUC/Pi e a COE.