Flávia da Silva Martins

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013), Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense(2015). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia de Segurança de Processos. Atualmente, cursa Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento) na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 17/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2016 em Engenharia de Biossistemas

2014 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Jesús Salvador Pérez Guerrero;Ano de interrupção: 2016

Mestrado profissional em andamento em Pós graduação em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A SUSTENTABILIDADE NO PROJETO DE CERVEJARIAS ARTESANAIS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: ANÁLISE DA GERAÇÃO DE RESÍDUO, Ano de Obtenção:
Orientador: Danielle da Silveira dos Santos Martins
Coorientador: Élcio Ribeiro Borges.

Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS
Orientador: LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA

Graduação em Engenharia Química

2002 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: A IMPORTÂNCIA E AS VÁRIAS APLICAÇÕES DO POLIURETANO MODIFICADO
Orientador: Marisa Fernandes Mendes

Formação complementar

2008 - 2008

Combustíveis Alternativos – Biodiesel e Álcool. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2008 - 2008

REOLOGIA DOS FLUIDOS. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2008 - 2008

Tecnologia de Polímeros. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2004 - 2004

A importância dos sistemas de controle de qualidad. (Carga horária: 12h). , Clube de Engenharia, CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Produções bibliográficas

  • MARTINS, F. S. ; SILVA, L. A. V. ; DENIZOT, A. E. R. . SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS LUSÓFONA, 31 mar. 2019.

  • MARTINS, F. S. ; PEREZ-GUERRERO, J. S. . TRANSPORTE DE RADIONUCLÍDEOS EM SOLOS SATURADOS. In: Anais - I e II Workshop em Engenharia de Biossistemas - WEB, 2015, Niterói. Anais - I e II Workshop em Engenharia de Biossistemas - WEB, 2015.

  • BARBOZA, D. V. ; MARTINS, F. S. ; CATALDI, M. . Análise Preliminar de Perigo do Fraturamento Hidráulico na Produção de Gás de Folhelho. In: IV Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, 2015, Três Rios. Análise Preliminar de Perigo do Fraturamento Hidráulico na Produção de Gás de Folhelho, 2015.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

NewFields

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PRESTADORA DE SERVIÇO, Carga horária: 40

Outras informações:
CONSULTORIA AMBIENTAL RELACIONADAS À ÁREA DE ENGENHARIA QUÍMICA.

2010 - 2010

Bayer

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de revisão dos documentos da qualidade com foco no que estava sendo executado pelos operadores na área, emissão de gráficos de produção, acompanhamento e controle de energias e lacres, apoio no controle dos processos produtivos e medidas de segurança, experiência obtida nos processos produtivos diversificados da unidade PU-M.

2009 - 2010

VALE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 30

Outras informações:
Experiência obtida na área de gestão de pessoas, segurança do trabalho e área
administrativa com a equipe da manutenção elétrica/preventiva e automação. Gestão de
pessoas com auxilio e acompanhamento do supervisor da equipe com
questões burocráticas e instruções aos seus funcionários. Na área de
segurança do trabalho com orientação e acompanhamento da equipe conforme
as normas da empresa sobre segurança do trabalho, controle dos índices
de segurança/ Meio Ambiente e inspeções de segurança da área atuante. E na área
administrativa o controle de indicadores internos da organização e controle de Ordem de Serviço (programação, execução, conclusão), área de compra e
requisições de materiais.

2008 - 2009

Fabrica Carioca de Catalisadores

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20

Outras informações:
Experiência na área de projetos da engenharia de processos com foco na automação industrial, atualização de informações técnicas e acompanhamento do sistema CS3000 da Yokogawa.

2007 - 2008

Companhia Estadual de Aguas e Esgotos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20

Outras informações:
Experiência em análise de água, elaboração de relatório de análises e sobre inspeções feitas, interpretação dos resultados das análises.

2007 - 2007

Petrobrás Distribuidora - Matriz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento da vendas e da expansão da comercialização de combustíveis especiais. Atualização de informação técnica sobre lubrificantes na BR e no portal da BR.

2015 - 2018

Alimenta offshore

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRA QUÍMICA, Carga horária: 35

Outras informações:
Implantação e Gestão de Sistema Integrados de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (ISO9001, ISO14001, BPF e OHSAS18001). Atuação com as rotinas de segurança do trabalho, normas regulamentadoras, programas de prevenções de riscos ambientais (PPRA) e programa de controle médico e saúde ocupacional (PCMSO), Mapa de Risco, Laudo Ambiental. Engenheira responsável pelos gestão de risco de produtos químicos armazenados na base e nas unidades offshore (UMPA, UMPI, UMCF, UMSJ, P-66, BGL1) contratos da Petrobrás. Responsável pelas atividades de saneamento, projeto, tratamento, operação de resíduos industriais e controle de processos químicos. Gestão de estoque, planejamento de estoque e rotina de armazém. Treinamentos onshore e offshore com a equipe sobre gestão de segurança de produtos químicos, diluição, armazenamentos, utilização, documentações e meio ambiente. Gerenciamento de FISPQ no local de trabalho por exigência, por parte do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Norma Regulamentadora n 26 Sinalização de Segurança. Assegurar que novos projetos sejam integrados ao Sistema de Gerenciamento de Segurança (SMS). Desenvolvimento e manutenção dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) existentes. Experiência com administração de Assuntos regulatórios (ANVISA, INEA, CORPO DE BOMBEIROS e IBAMA); e elaboração e avaliação de risco, HAZOPs, HAZIDs. Experiência em embarques offshore.