MILLENA MOREIRA FONTES
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PRODEMA/UFS). Mestra em Sustainable Building Conservation pela Universidade de Cardiff, Reino Unido. Uma arquiteta com experiência e interesse no ambiente construído e patrimônio - profissionalmente e através de pesquisas. Durante minha graduação, recebi o Prêmio Destaque em Iniciação Científica da Universidade Federal de Sergipe pelo desenvolvimento de minha pesquisa: Inventário de Arquitetura Eclética de Aracaju. Em 2018, finalizei meu mestrado com Mérito sobre O papel do Patrimônio Construído na revitalização de orlas urbanas no Reino Unido com a bolsa do Governo Britânico Chevening (Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento FCDO). Em 2017, ganhei uma bolsa para o curso de verão da Universidade de Bath Spa, na Inglaterra; sobre Criando Narrativas mais verdes através das Artes e Ciências Humanas. Em 2021, conclui uma especialização em Cidades Inteligentes: Tecnologia e Inovação, pela Universidade UNOPAR.
Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Meio ambiente e Desenvolvimento
2023 - Atual
Universidade Federal de Sergipe
Título: PARA ALÉM DO CONCRETO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM ARQUITETURA E URBANISMO À LUZ DO PATRIMÔNIO VIVO
Maria José Nascimento Soares.
Mestrado em Sustainable Building Conservation
2016 - 2018
Cardiff University
Título: O papel do Patrimônio Construído na regeneração urbana de áreas portuárias: uma abordagem comparativa entre estudos de caso / The role of Built Heritage in urban waterfront regeneration: a comparative case study approach, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Martin Cook
Bolsista do(a): Foreign, Commonwealth & Development Office, FCDO, Grã-Bretanha. Palavras-chave: Urban Regeneration; Historic Urban Landscape; Cultural Heritage; Sustainable Development.
Especialização em Cidades Inteligentes: Tecnologia e Inovação
2020 - 2021
Universidade Norte do Parana
Título: Não obrigatorio
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2009 - 2014
Universidade Federal de Sergipe
Título: Restaurante Universitário para o Campus da Saúde em Aracaju, Sergipe.
Orientador: Raquel Kohler
Formação complementar
2020 - 2021
Extensão universitária em Capacitação de Agentes Culturais: estratégias de cultura e arte p/ o futuro. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2017 - 2017
Creating Greener Narratives through the Environmental Arts and Humanities. (Carga horária: 60h). , Bath Spa University, Bathspa, Inglaterra.
2015 - 2015
Teacher Development. (Carga horária: 12h). , Education First London, EF, Inglaterra.
2011 - 2012
Programa de Iniciação Científica. (Carga horária: 960h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2009
Desenho e Pintura. (Carga horária: 96h). , Oficina de Artes Mestre Florival Santos, SEMEAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Participação em eventos
The challenges of Future Cities for Architectural Education and UK Universities. 2017. (Encontro).
Arquimemória 4. 2013. (Congresso).
2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da UFS. 2011. (Outra).
3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da UFS. 2011. (Seminário).
Participação em bancas
OLIVEIRA, I. C. S.;FONTES, M. M.. Arquitetura em cenários: a influência da arquitetura em desfiles de moda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
FONTES, M. M.; OLIVEIRA, I. C. S.. ?Connect Coworking: anteprojeto arquitetônico, com princípios da neuroarquitetura, de um coworking em Itabaiana/SE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
FONTES, M. M.; OLIVEIRA, I. C. S.. Sustentabilidade urbana às margens do rio Poxim: o espaço público no bairro Coroa do Meio em Aracaju/SE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
FONTES, M. M.; OLIVEIRA, I. C. S.. Entre cenários e memória: olhares (para além da arquitetura) sobre as casas de farinha de Lagarto/SE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
SILVA, C. F. F.; SALDANHA, F. C. B.; ALBUQUERQUE, M. M.;FONTES, M. M.. ANTEPROJETO UTÓPICO COMO PROPOSTA PARA PLATAFORMAS FLUTUANTE NA COSTA BRASILEIRA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
REGO, T. S.; SALDANHA, F. C. B.;FONTES, M. M.; NASCIMENTO, L. G. M.. CULTURA E IDENTIDADE: PROPOSTA DE UM CENTRO CULTURAL EM CURAÇÁ/BA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
SILVA, Y. R.; SALDANHA, F. C. B.; NASCIMENTO, L. G. M.;FONTES, M. M.. ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UM MUSEU HISTÓRICO PARA A CIDADE DE PAULO AFONSO ? BA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
SANTOS, R. S.; ALVES, R. O. S.; COSTA, R. S.;FONTES, M. M.. ECOVILAS E OCUPAÇÕES IRREGULARES: DIRETRIZES GERAIS PARA REFLETIR SOBRE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NA BUSCA PARA MELHORIA DAS HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ARACAJU-SE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
FARIAS, B. S.; ALVES, R. O. S.; COSTA, R. S.;FONTES, M. M.. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA PARA CIDADE DE RIBEIRÓPOLIS/SE VISANDO PROPORCIONAR MELHOR CONFORTO TÉRMICO. 2022.
DANTAS, L. V.; SILVA, R. O.; POSSERA, D. S.;FONTES, M. M.. TEATRO MUNICIPAL DE IRECÊ-BAHIA: ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E VALORIZAÇÃO DA CULTURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
BARROS, T. M. S.; SILVA, R. O.; MASCARELLO, R. S.;FONTES, M. M.. Casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica: Anteprojeto Arquitetônico de um espaço para atender no município de Aracaju,SE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
COSTA, W. P.; SILVA, R. O.; MASCARELLO, R. S.;FONTES, M. M.. Requalificação: Mercado Hortifrutigranjeiro de Itabaiana, Sergipe. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
Orientou
ARQUITETURA E MARKETING: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRATÉGIAS DE BRANDING E POSICIONAMENTO DE ARQUITETOS NO MERCADO SERGIPANO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
NEUROCIÊNCIA APLICADA À ARQUITETURA: ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UM CENTRO DE TRATAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM ARACAJU, SERGIPE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
LAR LONGE DE CASA: UMA ABORDAGEM ARQUITETÔNICA NO BEM-ESTAR DE CRIANÇAS EM CENTROS ONCOLÓGICOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ANÁLISE DA ARQUITETURA HOSTIL NOS BAIRROS INDUSTRIAL, CENTRO, 13 DE JULHO, E JARDINS NA CIDADE DE ARACAJU, SERGIPE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
A PSICOLOGIA AMBIENTAL ATRELADA À ARQUITETURA: COMPREENDENDO A RELAÇÃO PESSOA-AMBIENTE NUM CENÁRIO PÓS-PANDEMIA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA PAISAGEM COMERCIAL DO CENTRO HISTÓRICO DE ARACAJU; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
HOSPITAL VETERINÁRIO PARA CÃES E GATOS EM ARACAJU SERGIPE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE ARACAJU, SERGIPE O DESLOCAMENTO ENTRE A AVENIDA PAULO FIGUEIREDO BARRETO, LAMARÃO E A UNIVERSIDADE TIRADENTES, FAROLÂNDIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA ROSA MÍSTICA EM JEREMOABO, BAHIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE RESIDENCIAL NA SAÚDE MENTAL E BEM ESTAR DE JOVENS ESTUDANTES DURANTE A PANDEMIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ESPORTE E LAZER: GINÁSIO POLIESPORTIVO FUNDAMENTADO NO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL NA CIDADE DE ITABAIANINHA/SE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
O CORPO E O LUGAR: A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA NA MODA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
MORTE E VIDA DOS ESPAÇOS URBANOS: O Caso da Praça da Imprensa no Bairro Salgado Filho (Aracaju/SE); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO: ATELIÊ DA LOJA DE PRODUTOS PERSONALIZADOS MEIA COLORIDA, SITUADA EM ARACAJU/SE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
A PAISAGEM DA CIDADE: PARTICIPAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO URBANÍSTICA COMO PERSPECTIVA DE ANÁLISE DE TOBIAS BARRETO, SERGIPE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
RELAÇÃO CENTRO-PERIFERIA E DESIGUALDADE SOCIOESPACIAL EM ARACAJU: O CASO DO BAIRRO FAROLÂNDIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ANTEPROJETO DE UM COWORKING NO BAIRRO DA COROA DO MEIO, NA CIDADE DE ARACAJU/SE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
INVENTÁRIO DO ACERVO PATRIMONIAL CONSTRUÍDO DO CENTRO HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA EM SERGIPE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
PROJETO URBANÍSTICO DA ORLA LAGOA DO PAU, CORURIPE, ALAGOAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
CENTRO DE APOIO POLIESPORTIVO EMBASADO NO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL NA CIDADE DE ROSÁRIO DO CATETE - SERGIPE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
REVITALIZAÇÃO ARQUITETÔNICA NO MERCADO MUNICIPAL DE PEDRO ALEXANDRE ? BAHIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
O MORRO E A LAJE: UMA REFLEXÃO SOBRE OCUPAÇÃO EM ÁREA DE RISCO DE DESLIZAMENTO NO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ESPAÇOS CÊNICOS DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA CIDADE DE LARANJEIRAS-SE PARA FOMENTAR SUA IMAGEM URBANA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
PROPOSTA ARQUITETÔNICA DE UM CENTRO DE ARTE E CULTURA NO CENTRO DE LAGARTO/SE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS RESIDENCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
CENTRO FUTEBOLÍSTICO NO POVOADO GANGORRA MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA - AL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
NEUROARQUITETURA APLICADA A AMBIENTES COORPORATIVOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
NEUROARQUITETURA NO AMBIENTE DE TRABALHO: A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO CONSTRUÍDO NO COMPORTAMENTO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
A NECESSIDADE DA CRIATIVIDADE NA ARQUITETURA: A percepção de docentes e discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT-SE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
COTEA: COMPLEXO TERAPÊUTICO E ESPECIALIZADO DE APOIO PSICOSSOCIAL PARA CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA EM ARACAJU, SERGIPE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ARQUITETURA DO APOCALIPSE - NAVE TERRESTRE COMO MODELO RESIDENCIAL DE PROJETO AUTOSSUSTENTÁVEL SOBREVIVENCIALISTA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
AFRIKA: ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UM COMPLEXO SOCIOCULTURAL E DE AUXÍLIO AOS MORADORES DO BAIRRO SOLEDADE NA CIDADE DE ARACAJU-SE; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ANTEPROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TERMINAL RODOVIÁRIO NO MUNICÍPIO DE MORRO DO CHAPÉU - BA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
MORADIA, CIDADE E TERRITÓRIO: DIAGNOSTICO URBANO-HABITACIONAL DO MUNICÍPIO DE SIRIRI - SE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
APLICAÇÃO DA NBR 15; 575 COM O USO DA TECNOLOGIA BIM PARA ANÁLISE TÉRMICA DO SUNBEACH RESIDENCE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
INSTITUTO CULTURAL SONHO NA PONTA DOS PÉS EM LAGARTO, SERGIPE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
URBANISMO VS ANTI-URBANISMO RETRATADO ATRAVÉS DA ARQUITETURA FÍLMICA DO SERIADO SMALLVILLE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ARQUITETURA DOS JESUÍTAS NA VILA DE ABRANTES: INTERSECÇÕES HISTÓRICAS E INFLUÊNCIAS CULTURAIS NO URBANISMO COLONIAL BRASILEIRO; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Millena Moreira Fontes;
ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE: DIAGNÓSTICO DA PRAÇA SÃO FRANCISCO EM SÃO CRISTÓVÃO, SERGIPE; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Millena Moreira Fontes;
Produções bibliográficas
-
FONTES, MILLENA ; RIBEIRO CABRAL VIEIRA, LARISSA . Urban Metaphors Depicted Through the Scenographic Architecture of the TV Series Smallville. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas (Colima) , v. 2, p. 166-193, 2025.
-
FONTES, MILLENA MOREIRA ; SANTOS, NÚBIA DIAS DOS . The Multiple Dimensions of Water in Regenerating Historic Urban Waterfronts for Sustainable Development. CADERNOS CAJUÍNA , v. 9, p. e249334, 2024.
-
COSTA, JOSÉ SÉRGIO FILGUEIRAS ; SOUSA, INAJÁ FRANCISCO DE ; SANTOS, MÁRCIO ERIC FIGUEIRA DOS ; CAVALCANTI, MARALYSA CORREIA DE SOUZA ; FONTES, MILLENA MOREIRA ; ALCANTÂRA, AMANDA PASTANA . Sustainable Pathways in Education: a Journey Towards the Integration of Environmental Education Into Pedagogical Projects of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e09492-18, 2024.
-
MOREIRA FONTES, MILLENA . A report of wars in Glamorgan: evidence of damage, wreckage, and heritage?. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS , v. 16, p. 01-15, 2023.
-
MOREIRA FONTES, MILLENA . A study of timber frame repair and the case of Gunns Mill?s old blast furnace. Conservar Patrimonio , v. 44, p. 199-213, 2023.
-
FONTES, M. M. ; GOMES, A. S. ; SANOS, D., N. . Arquitetura Vernacular em Terra: O museu Caipira De Cachoeirinha/SE. CADERNOS DO PROARQ (UFRJ) , v. 39, p. 131-146, 2022.
-
FONTES, MILLENA MOREIRA ; CAVALCANTI, MARALYSA CORREIA DE SOUZA ; SOARES, MARIA JOSÉ NASCIMENTO ; SANTOS, NÚBIA DIAS DOS . Os Transgênicos pelo Viés da Sustentabilidade: desenvolvimento e controvérsias segundo a filosofia de Hugh Lacey. In: Núbia Dias dos Santos; Inajá Francisco de Sousa; Robson Andrade de Jesus; Ketylen Vieira Santos; Luciana Moraes do Nascimento Argôlo. (Org.). Olhares Sobre a Ideia do Desenvolvimento Rural e Sustentável. 1ed.Aracaju: CRIAÇÃO EDITORA, 2024, v. 1, p. 101-122.
-
FONTES, MILLENA MOREIRA ; SANTOS, NÚBIA DIAS DOS . A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA PRAÇA SÃO FRANCISCO EM SÃO CRISTÓVÃO, SERGIPE APÓS CHANCELA DE PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE. In: Márcia Sant?Anna e Nivaldo Vieira de Andrade Junior. (Org.). Anais do ArquiMemória 6: Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado. 6ed.: , 2024, v. , p. 1-32.
-
SOARES, J. M. ; FONTES, M. M. . PARA ALÉM DO CONCRETO: SUSTENTABILIDADE E A AGENDA 2030 NA FORMAÇÃO INICIAL EM ARQUITETURA E URBANISMO. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONTES, MILLENA MOREIRA ; SANTOS, NÚBIA DIAS DOS . A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA PRAÇA SÃO FRANCISCO EM SÃO CRISTÓVÃO, SERGIPE APÓS CHANCELA DE PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONTES, M. M. ; Waneska, K. . Intercâmbio e Pós-graduação com Bolsa de Estudos no Exterior: Alemanha e Reino Unido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, M. M. ; REIS, J. M. . The creative process to effective warm ups and extra activities. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONTES, M. M. . How to motivate your students. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, M. M. . Inventário de Arquitetura Eclética de Aracaju. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONTES, M. M. ; ROSA, J. L. M. . A verdade construtiva de Jean Prouvé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONTES, M. M. . Inventário de Arquitetura Eclética de Aracaju. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, M. M. ; BRENDLE, M. B. U. C. . Inventário de Arquitetura Eclética de Aracaju. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONTES, M. M. ; ROSA, J. L. M. ; SANTOS, M. N. ; ALVES, G. R. O. . Jean Prouvé. A industrialização da Arquitetura e a Verdade Construtiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, J. J. ; SILVA, A. V. B. A. ; OLIVEIRA, I. C. S. ; SANTOS, L. R. O. ; FONTES, M. M. . Comitê Científico do livro: Gestão, Saúde e Educação Ambientais. Aracaju: Criação Editora, 2022 (Consultora Ad Hoc, emitindo um parecer técnico).
-
FONTES, M. M. . Drawing and Painting ? the use of colors in the composition of a work of art. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Outras produções
FONTES, M. M. . 1st Annual Student Exhibition. 2020. Pintura.
Bem Comum EBA/UFBA ; FONTES, M. M. . Como resistir no mundo de hoje?. 2018. Pintura.
SOBRAL, Maria Neide ; FONTES, M. M. . Paradoxos em versos. 2016. Ilustração.
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: PERCEPÇÕES ESTUDANTIS NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE TIRADENTES, Descrição: O presente projeto de iniciação científica tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo daUniversidade Tiradentes sobre a problemática socioambiental local e o conhecimento discente de forma geral em relação àsustentabilidade. A sustentabilidade é um tema crucial que deve ser amplamente adotado no ensino, especialmente devido àscondições ambientais atuais. Incorporá-la no curso de Arquitetura e Urbanismo é essencial para formar profissionais capacitadosa utilizar metodologias que promovam o uso consciente dos recursos naturais. A metodologia inclui a aplicação de questionáriospor meio de Google forms com estudantes e uma revisão bibliográfica sobre a educação ambiental e sustentabilidade em cursosde Arquitetura e Urbanismo, incluindo o da Universidade Tiradentes. Espera-se que os resultados deste projeto contribuam paraa formação de arquitetos e urbanistas mais conscientes e preparados para utilizar metodologias sustentáveis em suas práticasprofissionais, promovendo uma relação mais responsável e respeitosa com a natureza. O estudo visa identificar as percepções dosestudantes sobre a problemática socioambiental local, seu nível de conhecimento sobre as dimensões da sustentabilidade e suapreparação para lidar com esses temas em projetos arquitetônicos. A análise dessas percepções pode revelar lacunas no ensino eindicar áreas que necessitam de melhorias. Ao final, pretende-se propor recomendações para práticas, atividades ou estratégiaspedagógicas que possam ser inseridas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, de modo a incorporar demaneira mais efetiva os princípios da sustentabilidade. Esta iniciativa está alinhada com a Agenda 2030 e os Objetivos deDesenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo especialmente para os ODS 4 (Educação de Qualidade), proporcionando aosestudantes o conhecimento e as competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável; e o ODS 11 (Cidades eComunidades Sustentáveis), ao formar arquitetos e urbanistas mais conscientes e preparados para utilizar metodologiassustentáveis, o projeto contribui para a criação de cidades e comunidades mais sustentáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Millena Moreira Fontes - Coordenador / JULIA MACHADO SOARES - Integrante.
-
2023 - 2024
ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE: DIAGNÓSTICO DA PRAÇA SÃO FRANCISCO EM SÃO CRISTÓVÃO, SERGIPE, Descrição: Este estudo teve como foco a acessibilidade em espaços públicos localizados em sítioshistóricos, tomando como objeto de análise a Praça São Francisco, em São Cristóvão, Sergipe,reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2010. A pesquisa buscoudiagnosticar as condições atuais de acessibilidade da praça e suas adjacências, apontando asprincipais barreiras físicas e estruturais que dificultam a mobilidade de pessoas com deficiênciaou mobilidade reduzida. A acessibilidade em cidades históricas apresenta o desafio de conciliara preservação do patrimônio cultural com a necessidade de garantir o direito ao espaço urbanode forma inclusiva. No caso da Praça São Francisco, foram identificados diversos problemas,como a ausência de estacionamento adequado para idosos ou pessoas com deficiência,desníveis nas calçadas, falta de rampas apropriadas, e pavimentação irregular, o quecompromete a segurança e autonomia dos usuários. A metodologia utilizada incluiu revisãobibliográfica e pesquisa de campo, com levantamento fotográfico e observação dascaracterísticas arquitetônicas e urbanísticas do local. A partir desses dados, verificou-se que,apesar de algumas tentativas de adaptação, como a presença de rampas, as soluçõesimplementadas são inadequadas e não estão em conformidade com as normas deacessibilidade, como a NBR 9050. Além disso, o trajeto que liga a praça a outros pontos dacidade também apresenta obstáculos significativos, como a falta de calçadas contínuas e depontos de descanso para pedestres, prejudicando a mobilidade de todos, inclusive turistas. São Cristóvão carece de uma abordagem mais integrada e eficiente para promover a acessibilidade,de modo a equilibrar a conservação do patrimônio com a inclusão social. A continuidade destainvestigação poderá contribuir para o desenvolvimento de diretrizes de planejamento urbanomais inclusivas, servindo de base para futuras intervenções que melhorem a qualidade de vidados moradores e visitantes. Por fim, a pesquisa reforça a importância de uma abordageminterdisciplinar que envolva arquitetos, urbanistas, autoridades locais e a comunidade para criarsoluções sustentáveis e socialmente justas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Millena Moreira Fontes - Coordenador / Júlia França Marinho - Integrante / Vivian Ribeiro Panta - Integrante.
-
2023 - 2024
ARQUITETURA DOS JESUÍTAS NA VILA DE ABRANTES: INTERSECÇÕES HISTÓRICAS E INFLUÊNCIAS CULTURAIS NO URBANISMO COLONIAL BRASILEIRO, Descrição: O presente artigo aborda a influência da arquitetura jesuíta na formação urbanística e culturalda Vila de Abrantes, no contexto do colonialismo brasileiro. A pesquisa tem como objetivoprincipal compreender as diversas dimensões relacionadas a essa arquitetura, realizando umarevisão bibliográfica sobre a história da Vila, descrevendo características da arquitetura jesuíta,como elementos estilísticos e técnicas construtivas, e realizando um estudo de caso da Igrejado Divino Espírito Santo. A metodologia aplicada utiliza do levantamento fotográfico, análisedocumental e revisão bibliográfica, destacando a importância das edificações jesuítas naconfiguração das dinâmicas sociais e culturais da época, além de sugerir que essas estruturasmoldaram a paisagem urbana e refletiram os valores sociais do período colonial. Por fim,embora tenha alcançado resultados significativos a respeito da implantação da ArquiteturaJesuítica na Vila de Abrantes, Bahia, foi perceptível que esta pesquisa tem futurosdesdobramentos, pois há espaço para avanços e novas pesquisas referentes à construçãobarroca e suas aplicações. O barroco é mais que uma delimitação de período arquitetônico epolítico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Millena Moreira Fontes - Coordenador / Sara Elizabeth da Costa Marques - Integrante.
Prêmios
2022
Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Universidade Tiradentes.
2022
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, Universidade Tiradentes.
2019
Embaixadora do Estado de Sergipe do programa de bolsas ?Chevening?, Foreign, Commonwealth and Development Office.
2018
Creative and Outstanding teaching methods, Wizard by Pearson São José.
2017
Association of Commonwealth Universities (ACU) Summer School Scholarship/ Bolsa de estudos para curso de verão, Chevening and ACU Partnership.
2016
Chevening Scholarship 2016/17, Foreign & Commonwealth Office (FCO UK).
2012
Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica da UFS de 2012, Universidade Federal de Sergipe.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade TiradentesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20
Outras informações:
- Ministra disciplinas voltadas a desenho livre e teoria e história da Arquitetura e Urbanismo- Orientação em Trabalho de Conclusão de Curso I e II- Orientação em Estágio Supervisionado- Preparação do material acadêmico das disciplinas de: Composição do Paisagismo, Práticas II e III: Detalhes Construtivos, História do Mobiliário, entre outras.
Atividades
-
09/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria e Crítica da Arquitetura e Urbanismo, História da Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Cultural, Planejamento urbano e sustentável, Ética em Arquitetura e Urbanismo, Desenho à mão livre
2020 - 2020
Fundação Cultural Cidade de AracajuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Parecerista Cultural, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestação de serviço de parecerista cultural, na Comissão de Economia Criativa, nos
termos do Edital LAB Aracaju nº 02/2020, decorrente da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 - "Lei Aldir Blanc".
2019 - Atual
Foreign, Commonwealth & Development OfficeVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntária
Outras informações:
Ambassador of the State of Sergipe.
My objective is to promote the Chevening program, along with the network of almuni throughout Brazil, in particular I am looking for candidates from the Northeast region with high potential to want to change the reality of where they live through high-quality education and exchange of experiences abroad. The intention is to increase the number of candidates and the formation of leaders who contribute and will contribute to the development of Brazil, exclusively in the Northeast region.
The Chevening program is a British government scholarship, funded by the UK Department of Foreign Affairs and Development (FCDO) and partner organisations. Scholarships are awarded to students with the potential to lead and establish a long-term network of contacts with the UK for a one-year Masters program in any field and at any UK university.
2011 - 2012
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
?Inventário de Arquitetura Eclética de Aracaju? - Pesquisa sobre os edifícios ecléticos no centrohistórico da capital de Sergipe, Brasil. O objetivo da pesquisa foiaumentar a conscientização sobre o
Patrimônio Arquitetônico, Artístico e Histórico da cidade. Um inventário detalhado e mapeamento
do ambiente construído foi realizado: fichas individuais foram criadas com detalhamento de cada
edifício, como estrutura, materiais, status de conservação etc.
2018 - 2021
Wizard by Pearson Unidade São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20
Outras informações:
?Planejar e ministrar lições e atividades extras a uma gama de turmas e grupos etários diferentes (adolescentes e adultos);
?Garantir aulas inclusivas e equitativas para alunos com necessidades especiais;
?Organizar e envolver-se em atividades sociais e culturais, como eventos escolares;
?Avaliar e escrever relatórios com o progresso dos alunos, notas e feedback;
?Conquistas: Analisou e elaborou diagnósticos e planos de ação junto à coordenação pedagógica para conseguir reter 85% dos alunos durante a pandemia. Recebeu feedback positivo, as aulas continuaram cheias de alunos, forneceu assistência personalizada e privada por aluno para criar metas, além de criar um ambiente seguro online.
?Obteve o prêmio de excelência em métodos pedagógicos criativos e eficientes em 2018, depois de demonstrar fortes habilidades em métodos criativos e envolventes.
?Organizei junto ao time de professores o evento do 1º dia da cultura. Desenvolvi uma oficina artística - organização e sucesso na oficina em que acabou integrando toda a equipe de 10 professores e 12 alunos, e o que estava estipulado para uma hora acabou virando uma tarde repleta de trocas;
?Professora escolhida para ser avaliada pelo coordenador regional Norte-Nordeste para representar a Filial Aracaju. Este ato foi um reconhecimento de boas práticas pedagógicas
?Recebeu feedback positivo do coordenador regional Norte-Nordeste da Pearson;
?Formação de professores nos Cursos de Desenvolvimento de Treinamento Wizard (WTDC), ensinei workshops em temas como motivação de alunos, atividades criativas, compartilhamento de melhores práticas educacionais
?Alcancei o título de Funcionário do mês (nos primeiros 6 meses)
?Recebeu 95% de avaliações positivas em pesquisas com alunos sobre satisfação com o curso.
?Concluído todos os projetos dentro dos prazos, garantindo pelo menos 80% de satisfação dos alunos e retenção de rematrículas.
2015 - 2016
Wizard by Pearson Unidade São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 18
2014 - 2014
Bruno Rosa Arquitetura LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta Júnior, Carga horária: 20
Outras informações:
Arquiteta de Interiores / Colaboradora no desenvolvimento de projetos de interiores
e complementares (iluminação, gesso, mobiliário, entre outros).
Atividades
-
07/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Bruno Rosa Arquiteto, Bruno Rosa Arquiteto.Atividade realizada, Arquiteta de interiores.
2013 - 2014
RC PROJETOS E CONSTRUÇÕES LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenho e revisão de projetos de arquitetura e de interiores, além de projetos
complementares.
Atividades
-
03/2013 - 06/2014
Estágios , Arquiteto Rui Almeida.Estágio realizado, Estagiária de Arquitetura e Urbanismo.
2012 - 2012
Coletivo de ArquitetosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Urbanismo (Conservação Urbana), Carga horária: 20
Outras informações:
- Levantamento cadastral para o projeto de requalificação urbana da orla do Rio Cotinguiba
em Laranjeiras, Sergipe.
- Pesquisa em campo para coleta de dados: mapa de uso e ocupação do solo, gabarito, entre
outros;
- Levantamento Fotográfico (Levantamento e Análise da Paisagem Urbana Segundo a
Metodologia de Gordon Cullen e Kevin Lynch)
Atividades
-
11/2012 - 12/2012
Estágios , Coletivo de Arquitetos.Estágio realizado, Estagiária de Urbanismo (Conservação Urbana).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MILLENA MOREIRA FONTES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?