Elio Lopes dos Santos
Mestrado em Engenharia Urbana (ênfase em poluição do Ar) - UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2004); Especialização em Engenharia de Controle de Poluição - UNISANTA (1989); Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - UNISANTA (1991); Graduação em Engenharia Industrial Mecânica - UNISANTA (1989); Graduação em Licenciatura Plena em Química - UNICEB (1981); Químico Industrial - Colégio do Carmo (1972). Iniciou carreira profissional na área de Processo Industrial da fábrica de fertilizantes da Ultrafértil em Cubatão-SP (1970 - 1972); atuou na CETESB na Área de Controle Ambiental, encerrando a carreira, por motivo de aposentadoria, como Gerente do Distrito de Cubatão (1972 - 1996). Atuou no Ministério Público do Estado de São Paulo como Assistente Técnico do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (1997 - 2002); Consultor Ambiental do Ministério da Saúde junto à COSAT - Coordenadoria de Saúde do Trabalhador (2003 - 2007); Professor dos cursos de graduação em Ciências e Tecnologia e Engenharia Química da UNISANTA (1989 - 2010); Secretário de Meio Ambiente do Município de Guarujá - SP (Jan 2009 - Fev. 2014); Presidente do COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Guarujá - SP (Jan 2009 - Fev. 2014); Presidente da APA Serra do Guaraú em Guarujá - SP (2012 - 2014); Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CONDESB - Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (2012 - 2014). Representante Titular da UNISANTA no COMDESB ( 2024 -2025) Desde 1997 é professor e coordenador do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Ambiental e Coordenador e professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNISANTA - Santos SP; Professor do Curso de Mestrado em Auditoria Ambiental da UNISANTA (desde 2021); Coordenador da CEEST - Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-SP (2015 - 2017) Conselheiro da CEEST do CREA-SP (2014 -2018) Conselheiro Titular do CONSEMA Conselho Estadual de Meio Ambiente (2017). Diretor de Educação do CREA-SP (2018); Diretor Técnico Adjunto CREA-SP (2019). É Sócio proprietário e Diretor Técnico da empresa de Engenharia ECEL AMBIENTAL. Tem 52 anos de experiência na área ambiental, com ênfase no Controle da Poluição do Ar, Agua e Solo em Processos Industriais, Siderúrgicos, Fertilizantes, Químicos, Petroquímicos, Refinação de Petróleo, Porto e Retroporto. Em 13 de dezembro de 2023, recebeu o Diploma de Mérito da Engenharia Paulista, conferido pelo CREA-SP pelos relevantes serviços prestados à Engenharia, à Geologia e às Geociências do Estado de São Paulo.
Informações coletadas do Lattes em 09/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Urbana
2002 - 2004
Universidade Federal de São Carlos
Título: Avaliação do Conceito Bolha como critério de compensação ambiental em atividades poluidoras do ar atmosférico - Estudos de caso no Estado de São Paulo, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Nemésio Neves Batista Salvador
Palavras-chave: conceito bolha; compensação ambiental;poluição ar.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Urbana. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Ambiental. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Especialização em Engenharia de Controle de Poluição
1981 - 1981
Formação complementar
2013 - 2013
Gestores Públicos Municipais. (Carga horária: 83h). , Fundação Ulisses Gumarães, FUG, Brasil.
1999 - 1999
Avaliação e recuperação de Ecossistemas Degradados. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado do Meio Ambiente, SMA, Brasil.
1993 - 1993
Processo Urbano e Meio Ambiente. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1993 - 1993
Sistemas Domiciliares de Esgotos, Tanques Sépticos. (Carga horária: 32h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1992 - 1992
Planej e Gestão Ambiental no Estado de São Paulo. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1992 - 1992
Avaliação, Controle de Ruído, Vibração Industrial. (Carga horária: 32h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1992 - 1992
Avaliação Estudos,Relatórios Impactos Ambientais. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1992 - 1992
Aterros Ind Critérios Proj Implantação e Operação. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1992 - 1992
Bombas e Sistemas de Recalque Cavitação. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1990 - 1990
Tec. de Controle de Pol por Material Particulado. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1990 - 1990
Procedimentos de Seg. no Atendimento de Acidentes. (Carga horária: 16h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1990 - 1990
Formação de Instrutores. (Carga horária: 35h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1990 - 1990
Técnicas de Análise de Risco. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1990 - 1990
Téc de Remoção de Subst Tóxicas de Efluentes Liq. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1989 - 1989
Tecnologia e Controle de Vapores Orgânicos e Inorg. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1989 - 1989
Prevenção de Acidentes no Trabalho. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1989 - 1989
Dispersão de Poluentes na Atmosfera. (Carga horária: 24h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1988 - 1988
Lodos Ativados, Lagoas Aeradas Operação e Controle. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1988 - 1988
Legislação e Controle de Poluição Ambiental. , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1988 - 1988
Atendimento de Emergência. (Carga horária: 12h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1988 - 1988
Amostragem de Chaminé. (Carga horária: 24h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1988 - 1988
Ensaios Biológicos com Organismos Aquáticos. (Carga horária: 13h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1987 - 1987
Controle e Prevenção de Águas Subterrâneas. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Limpeza Pública. , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1984 - 1984
Ventilação Industrial /Projeto Controle Pol do Ar. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1984 - 1984
Op. e Manutenção de Equip de Controle de Pol do Ar. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1984 - 1984
Controle de Emergência. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1983 - 1983
Resíduos Sólidos Industriais Perigosos. (Carga horária: 8h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1981 - 1981
Introdução ao Tratamento de Águas Residuais Indust. (Carga horária: 24h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1979 - 1979
Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 16h). , Fundacentro, FUNDACENTRO, Brasil.
1979 - 1979
Exame Bacteriológico da Água. (Carga horária: 32h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
1977 - 1977
Caldeiras e Vasos Sob Pressão. (Carga horária: 28h). , Escola Técnica Treinasse, TREINASSE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia de Segurança do Trabalho.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Urbana.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.
Participação em eventos
Semana Mundial do Meio Ambiente.Principais Aspectos Ambientais, seus Impactos e o Controle da Poluição. 2025. (Seminário).
Ciclo Palestra Colégio Equipe -SP. Controle da Poluição em Industria, Porto, Retroporto e Incineração de RSU. 2024. (Exposição).
Encontro sobre Meio Ambiente FATEC.Política Nacional de Resíduos Sólidos - Rotas Tecnológicas de Tratamento de RSU. 2024. (Seminário).
ENPG- Encontro Nacional de Pós-Graduação.Política Nacional de Resíduos Sólidos - Rotas Tecnológicas de Tratamento de RSU. 2024. (Seminário).
Ciclo Palestra Colégio Equipe -SP.Principais Problemas Ambientais da Baixada Santista. 2023. (Encontro).
Ciclo Palestra Colégio Equipe -SP.Controle da Poluição Industrial em Cubatão. 2022. (Encontro).
Ciclo de Palestra Colégio Equipe -SP.Projeto Ambiental de Cubatão. 2021. (Encontro).
Simpósio Santos Sustentável.Saneamento Ambiental - Água Esgoto e Resíduos Sólidos. 2019. (Simpósio).
Forum de Meio Ambiente - CREA-SP.Tecnologia de Tratamento de Resíduos Sólidos. 2018. (Simpósio).
eSocial - Seu Impacto na Segurança e Saúde. 2017. (Outra).
Audiência Pública na Câmara de Santos. Saneamento Básico. 2016. (Exposição).
Ciclo de Palestras da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul em parceria com o DAE.Tecnologia de Tratamento e Controle de Resíduos Sólidos. 2016. (Encontro).
Ciclo de Palestras da UNIMONTE.Principais Problemas Ambientais da Baixada Santista: Ar, Água e Solo. 2016. (Encontro).
Ciclo de Palestras do CREA-SP.Tecnologia de Tratamento e Controle de Resíduos Sólidos. 2016. (Encontro).
CIDADE - SE - Por uma cidade sustentável e educadora.Acidentes Ambientais, causas e consequências. 2016. (Encontro).
ENCONTRO NA CASA DO ADVOGADO - OAB PRAIA GRANDE.Incineração de Resíduos Sólidos. 2015. (Encontro).
2ª SIBSA - Simpósio Brasileiro de Saúde & Ambiente.Processos de Licenciamento e Empreendimentos nos Territórios de Desenvolvimento Socioeconômico e suas implicações para a Saúde e o Meio Ambiente. 2014. (Simpósio).
3º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea /Crea. 2014. (Encontro).
7ª Semana Semana de Atualização Profissional.Acidentes Ambientais e Implicações. 2014. (Encontro).
Semana de Meio Ambiente da Libra Terminais.Emergências Ambientais e Implicações Legais. 2014. (Encontro).
4ª Conferência Regional de Meio Ambiente Baixada Santista Resíduos Sólidos.Resíduos Sólidos. 2013. (Outra).
57º Congresso Estadual de Municípios. 2013. (Congresso).
Curso de Pedagogia. O Meio Ambiente e a Cidade de Guarujá. 2013. (Exposição).
IV Encontro Paraense de Engenharia de Segurança do Trabalho.Emergências Ambientais. 2013. (Encontro).
Sustentabilidade. Controle da Poluição Portuária e Retroportuária. 2013. (Exposição).
1º Seminário Nacional de Saneamento Ambiental. 2011. (Seminário).
Semana de Tecnologia FATEC/ETEC - Centro Paula Souza.Controle da Poluição Industrial com ênfase na Refinação de Petróleo. 2011. (Outra).
Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho.Incineração de Resíduos Sólidos. 2011. (Seminário).
VII encontro do centro de ciências exatas tecnológicas da UNISANTOS.Incineradores. 2011. (Encontro).
Ações Ministeriais e Técnicas de Mitigação dos Impactos Socioambientais em População de Risco." Qualidade de Vida, Direito de Todos". 2010. (Seminário).
Forum Ambiental Regional.Programa de Controle Ambiental de Guarujá. 2010. (Seminário).
Fórum Ambiental Regional.Controle da Poluição. 2010. (Encontro).
1º Oficina da Instrução Normativa do Benzeno em Pernambuco.Emissões de benzeno em processos Industriais. 2008. (Oficina).
Educação Ambiental.Fluxos de Contamiação do Estuário de Santos e a sua Consequencia no meio Ambiente e Cadeia Alimentar. 2007. (Encontro).
Seminário Nacional sobre Sustentabilidade Sócio-Ambiental dos Grandes Empreendimentos.Acompanhamento pelos Órgãos de Fiscalização de todas as etapas da implantação dos Grandes Empreendimentos e Monitoramento das Condicionantes das Licenças.. 2007. (Seminário).
1º Seminário Petróleo, Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.Controle de Poluição na Refinação de Petróleo. 2005. (Seminário).
Encontro Regional das Comissões de meio Ambiente da OAB-SP.Poluição dos Oceanos, Estuário e Manguezais - Gerenciamento Costeiro. 2005. (Encontro).
Encontro Regional das Comissões de Meio Ambiente no Guarujá.Programa de Controle Ambiental de Guarujá - Projeto Retroportuário. 2005. (Encontro).
Semana Interna de prevenção de Acidentes.Controle da Poluição Industrial. 2005. (Outra).
Contaminações Químicas.Contaminações Químicas. 2004. (Seminário).
III Seminário de Segurança Química.III Seminário de Segurança Química. 2004. (Seminário).
IV Congresso Basileiro de Pesquisas Ambientais e Saúde. Avaliação do Conceito Bolha como Critério de Compensação Ambiental em Licenciamentos de Atividades Poluidoras do Ar Atmosférico-Estudos de Caso no Estado de São Paulo. 2004. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Pesquisas Ambientais e Saúde. Saneamento Ambiental. 2004. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Pesquisas Ambientais e Saúde. Avaliação do Conceito Bolha como Critério de Compensação Ambiental em Licenciamento de Atividades poluidoras do Ar Atmosférico - Estudo de caso no Estado de São paulo. 2004. (Congresso).
Semana de Integração.A Atuação da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. 2004. (Outra).
Seminário de Contaminações Química.Estuário de Santos. 2004. (Seminário).
Seminário Preparatório para a 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. 2004. (Seminário).
Terceiro Congresso de Direito Ambiental. Direito Ambiental. 2004. (Congresso).
Curso de Engenharia Ambiental - Faculdade Celso Daniel.Perícia Ambiental. 2003. (Outra).
II Congresso de Direito Ambiental. Poluição do Ar. 2003. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Pesquisas Ambientais e saúde. As empresas e o Meio Ambiente. 2003. (Congresso).
Semana dos profissionais da Química.Contaminação Ambiental. 2003. (Encontro).
10 Anos do Núcleo de Educação Ambiental.Critério Para Implantação de Empreendimentos industriais em Regiões saturadas de Poluentes Atmosféricos. 2002. (Outra).
5º. Congresso do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo. 5º. Congresso do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo 6º Encontro anual dos Grupos Especiais de Promotores de Justiça do meio Ambiente. 2002. (Congresso).
6º Congresso de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Controle da Poluição Industrial. 2002. (Congresso).
Seminário Doenças do Coração e Trabalho.Doenças do Coração e Trabalho: Fatores Ambientais, Sociais e Genéticos. 2002. (Seminário).
Seminário sobre Gerenciamento do Sedimento na Baixada Santista.Seminário sobre Gerenciamento do Sedimento na Baixada Santista. 2002. (Seminário).
Simpósio Aquário de Santos - Ecossistemas Costeiros.Metais pesados no Complexo Baía/Estuário de Santos. 2002. (Outra).
Congresso Nacional de Consciência Ambiental. Matrizes Energéticas e Qualidade Ambiental. 2001. (Congresso).
Termoelétricas e Saúde.Termoelétricas - Emissões e Controle. 2001. (Outra).
4º. Congresso do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo. 4º. Congresso do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo. 2000. (Congresso).
3º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 3º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 1999. (Congresso).
V Seminário das Práticas Periciais nas Ações Cíveis e Trabalhistas e a Engenharia de Segurança Preservando o Meio Ambiente.Perícias Ambientais. 1998. (Seminário).
Semana do meio Ambiente da Aciaria - COSIPA.Controle da Poluição Ambiental em Cubatão. 1996. (Outra).
XVII SIPAT da Union Carbide do Brasil SA.Controle das Fontes Poluidoras Ambiental. 1994. (Encontro).
II Simpósio de Integração da Qualidade, Segurança e Produtividade.Controle da Qualidade Ambiental. 1993. (Simpósio).
Seminário de Degradação dos Ecossistemas da Baixada Santista.Seminário de Degradação dos Ecossistemas da Baixada Santista. 1991. (Seminário).
1º. Seminário Internacional PAS/APELL. 1990. (Seminário).
8º Seminário de Segurança Industrial : IBP - Instituto Brasileiro do Petróleo. 1990. (Seminário).
8º Seminário de Segurança Industrial : IBP - Instituto Brasileiro do Petróleo.Curso de Atualização em Higiene Industrial. 1990. (Seminário).
Projeto Rumo - Rotary Club de Santos.Projeto de Controle Ambiental de Cubatão. 1990. (Outra).
Seminário sobre Controle de Agentes Tóxicos em Efluentes Industriais.Seminário sobre Controle de Agentes Tóxicos em Efluentes Industriais. 1990. (Seminário).
3º. Congresso de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo e 4º. Encontro do Promotores de Justiça do Meio Ambiente. 1989. (Congresso).
Seminário de Exposição ao Benzeno.Emissões em processo petroquímico e Siderúrgico. 1988. (Seminário).
Seminario de Segurança e Medicina do Trabalho.Tratamento de Efluentes Industriais. 1988. (Seminário).
XI SIPAT da Union Carbide do Brasil S.A..Tratamento de Efluentes Industriais. 1988. (Encontro).
Seminário sobre Meio Ambiente.Seminário sobre Meio Ambiente. 1987. (Seminário).
Transando a Natureza.Controle Ambiental. 1987. (Outra).
3º. Seminário de Catálise. 1985. (Seminário).
Seminário de Recuperação do Rio Cubatão.Recuperação do Rio Cubatão. 1985. (Seminário).
3º. Congresso Brasileiro de Petroquímica. Controle da Poluição Industrial. 1984. (Congresso).
1º. Seminário sobre Meio Ambiente da Baixada Santista. 1981. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, A. R.;SANTOS, E. L.; CHOVERI, P. K.; NOBRE, C. R.. Carros elétricos como alternativa para diminuição da poluição ambiental, fatores aceleradores e desaceleradores na implementação dessa tecnologia. 2022. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Santa Cecília.
SANTOS, E. L.; THOMAZ, S. M. T.. Conceituando a saúde socioambiental no âmbito do serviço social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo.
Orientou
A importância da Ergonomia no Ambiente de Trabalho para a saude do Colaborador; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Análise de Risco na Atividade de Podas de Arvores em àreas Urbanas; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Prevenção e Proteção contra Incêndios em Terminais de Carga; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Importância do Uso de Equipamento de Proteção Individual na Construção Civil; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Importancia da Supervisão na Aplicação da NR 35 no Trabalho em Fachadas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Política Nacional de Resíduos Sólidos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Iniciativas Globais de CCUS - Carbon Capture Utilisation and Storage; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Estudo da Qualidade do Ar no Município de Cubatão; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Sistema de Proteção Contra Incêndio por Chuveiros Automáticos - Estudo da Tecnologia e Dimensionamento; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Desastres Ambientais com Multiplas Vítimas _ Impactos Psicológicos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Norma NR12 e sua Importância no Âmbito Industrial; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
IniciativasGlobais de CCUS Carbon Capture Utilisation and Storage; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Terceirização de Serviços e a Importância da Segurança do Trabalho; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A importância da Segurança do Trabalho e os Acidentes de Trabalho; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Segurança do Trabalho em Ambiente Ferroviário; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Duarte; Prevenção de Incêndio em Tanques com líquidos Inflamáveis; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Guia de Aplicação das Normas de Segurança do Trabalho na Construção de uma Residência; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Engenharia de Segurança na Redução dos Acidentes Ambientais e Ocupacionais e sua Contribuição para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Setor Pesqueiro Industrial em Santos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Os riscos do monóxido de carbono para à saúde dos trabalhadores das indústrias siderúrgicas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Engenharia de Segurança do Trabalho Segundo NR 17 - Ergonomia Aplicada na Microenpresa de Embalagem de Papelão - AMS Embalagens; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Planejamento de Benfeitorias das Condições de Segurança do Trabalho; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Trabalho em Altura - Proteção para Prevenção de Acidentes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Segurança no Manuseio de produtos (Milho,Soja,Açúcar) com Risco de Explosão; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
As Atividades do Supervisor de Primeira Linha no Uso das Ferramentas de Prevenção de Acidentes no Ambiente Industrial; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Influência da Capacitação do Trabalhador em Segurança nas Atividas Portuárias; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Gestão Portuária de Instalações Elétricas na Prevenção de Acidentes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Doenças Ocupacionais na Construção Civil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Metodologia para Implantação da CIPA em Ambiente Escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Incineração de Resíduos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Estudo de Caso e Importância da Norma Regulamentadora NR 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e processamento de carnes e Derivados; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Gestão de Acidentes na Construção Civíl, suas Inovações atuais e Liderança; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - Restaurante Popular; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Segurança nos Processos de Soldagem de Tubulação de Aço Carbono; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Norma Regulamentadora n; º 35 Trabalho em Altura - Comentada; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Aspectos de Segurança e Saúde do Trabalho na Agroindústria: Perpectivas para o Setor; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Riscos químcos e biológicos nas atividades de limpeza pública; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
As vibrações transmitidas aos trabalhadores na descarga de grãos no Porto de Santos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Engenharia de Segurança do Trabalho na Infrestrutura de Reabastecimento das Operações de Helicópteros nas Plataformas Petrolíferas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Gestão, Acidentes na Construção Civil, suas Inovações Atuais e Liderança; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Gerenciamento de Riscos na Movimentação de Cargas perigosas em Terminais de Contêineres no Porto de Santos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Construção Civil e a Engenharia de Segurança do Trabalho; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Planta e Lay Out; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Construção Manutenção e Ampliação de Redes e Instalações Elétricas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Gerenciamento de Riscos em Processos Industriais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A importância da Segurança do Trabalho nas Empresas - Estudo de Caso da Empresa Gerdau; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Funcionamento de uma Central de Gás Liquefeito de Petróleo em Edificações de Uso Coletivo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A importância das Relações Humanas na Redução de Acidentes de Trabalho; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Sistema de Gestão Integrada: Estudo de caso em indústria siderúrgica/metalúrgica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Avaliação da exposição ao calor em indústria petroquímica de produção de Negro de Fumo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Diretrizes básicas para implementação de um sistema de gestão integrada; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Principais Aspéctos da iluminação no ambiente de trabalho; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Prevenção de combate a incêndio; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Uso de EPI na Construção Civil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Estratégia de prevenção do Acidente de Trabalho na Construção Civíl; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Plant Layout como forma de prevenção de Acidentes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Levantamento de Perigos e Riscos na Atividade Portuária; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Tratamento Fitossanitário com uso de Brometo de Metila; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Ergonomia Aplicada: Estudo Preliminar em Trabalho Realizado na Linha de Produção de uma Panificadora; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Adequação de Empresas de Construção Civil as Normas Regulamentadoras Brasileiras - Estudo de Caso na Cidade de Bertioga; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Tratamento Fitossanitário com Uso de Brometo de Metila; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
A Importância da Análise Preliminar de Riscos na Costrução Civil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Plano de Controle de Emergência; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Elio Lopes dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, E. L. ; sim . Compensação ambiental em atividades poluidoras do ar atmosférico. Saneas (São Paulo) , São Paulo, v. 03, n.20, p. 32-37, 2005.
-
SANTOS, E. L. . CAPÍTULO 17: Riscos ambientais e sociais, inerentes aos processos de queima de resíduos sólidos urbanos. In: Elio lopes dos Santos; Jeffer Castelo Branco: Rafaela Rodrigues da Silva; Paulo José Ferraz de Arruda Júnior. (Org.). Engenharia, Gestão e Inovação - Vol.2. 1ªed.Belo Horizonte - MG: Poisson, 2022, v. 2, p. 184-215.
-
SANTOS, E. L. . Refino de petróleo, poluição e medidas de remediação. In: Lia Giraldo da Silva Augusto. (Org.). Saúde do Trabalhador e Sustentabilidade do Desenvolvimento Humano local - Ensáios em Pernambuco. 2ed.Recife: Universitária UFPE, 2009, v. 01, p. 283-311.
-
SANTOS, E. L. . Refino de Petróleo, saúde do trabalhador e poluição. In: Lia Giraldo da Silva Augusto. (Org.). Saúde do Trabalhador e Sustentabilidade do Desenvolvimento Humano Local - Ensaios em Pernambuco. 2ed.Recife: Universitária UFPE, 2009, v. 01, p. 243-245.
-
SANTOS, E. L. . Estudodo comportamento de ions metálicos poluentes associados ao aterro industrial da Cosipa Cubatão - São Paulo. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville - Santa Catarina. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Ambiental - Joinville - Santa Catarina, 2003.
-
SANTOS, E. L. . Vazamento de Amônia em Cubatão. In: 13º. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995, Maceió, 1995.
-
SANTOS, E. L. . Problemática de Lançamento de Fluoretos em Corpos d'água pelas Indústrias de Cubatão. In: 13º. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1985, Maceió, 1985.
-
SANTOS, E. L. . Principais Aspectos Ambientais, seus impactos e o Controle da Poluição. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, E. L. . Política Nacional de Resíduos Sólidos e Rotas Tecnológicas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, E. L. . Política Nacional de Resíduos Sólidos - Rotas Tecnológicas de Tratamento. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, E. L. . Política Nacional de Resíduos Sólidos e Rotas Tecnológica de Tratamento. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, E. L. ; Jeffer Castelo Branco ; Rafaela Rodrigues da Silva ; ARRUDA JUNIOR, P. J. F. . Riscos Ambientais e Sociais Inerentes aos Processos de Queima de Resíduos Sólidos Urbanos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, E. L. . A Poluição na Baixada Santista - Atualidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, E. L. . Controle da Poluição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, E. L. . Captação,Utilização e Destinação de àguas de Uso Industrial. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SANTOS, E. L. . Parecer RENEST - Refinaria Abreu Lima. 2025.
SANTOS, E. L. . TERMAG - Terminal Marítimo de Guarujá. 2025.
SANTOS, E. L. ; ARRUDA JUNIOR, P. J. F. . Análise Crítica ao Laudo Pericial da Unidade de Armazenamento e Regaseificação. 2022.
SANTOS, E. L. . Análise Crítica ao Laudo Pericial da Unidade de Armazenamento e Regaseificação. 2022.
SANTOS, E. L. . Análise Técnica da Viabilidade Ambiental e de Segurança da Moega Ecológica Portuária Móvel R3. 2022.
SANTOS, E. L. . Análise Técnica da Viabilidade Ambiental e de Segurança da Moega Ecológica R4. 2022.
SANTOS, E. L. . Análise Técnica da Viabilidade Ambiental e de Segurança da Moega Ecológica Portuária Móvel R3. 2022.
SANTOS, E. L. . Análise das alterações realizadas no Anexo 5 da Resolução CONAMA 382 /2006. 2021.
SANTOS, E. L. . Análise Técnica da Viabilidade Ambiental e de Segurança da Moega Ecológia Portuária Móvel R2. 2021.
SANTOS, E. L. . EAS - Estudo Ambiental Simplificado para Implantação de Estaleiro Naval. 2008.
SANTOS, E. L. . Estudos sobre problemas Ambientais das Indústrias de Ácido Sulfúrico e a sua Influência na Saúde do Trabalhador. 2006.
SANTOS, E. L. . Problemas ambientais da fábrica de calçados Azaléia - Ilheus BA. 2005.
SANTOS, E. L. . Estudo sobre a utilização de resíduos industriais não-inertes e perigosos na produção de cimento. 2005.
SANTOS, E. L. . Estudo sobreos Riscos da Utilização de Lama de Esgoto Doméstico e Industrial na Agricultura. 2005.
SANTOS, E. L. . Levantamento dos Fatores de Riscos Ambientais e/ou Ocupacionais Advindos das Indústrias da Baixada Santista. 2005.
SANTOS, E. L. . Contaminação Ambiental da Shell Paulínia. 2004.
SANTOS, E. L. . Análise técnica do parecer CETESB sobre os critérios para utilização de resíduos industriais como fornecedores de elementos micronutrientes na fabricação de insumos agrícolas. 2004.
SANTOS, E. L. . Poluição do solo e das águas subterrâneas do terminal da Shell no bairro do Ypiranga. 2003.
SANTOS, E. L. . Contaminação Ambiental - Rhódia Cubatão. 2001.
SANTOS, E. L. . Óleos Lubrificantes. 1999.
SANTOS, E. L. . Mortandade de peixe no Rio Tietê. 1998.
SANTOS, E. L. . Análise da Tipologia de Tratamento para Remediação do Lixão da CODESP - Santos SP. 2009.
SANTOS, E. L. . Laudo Ambiental Rio da Mata Emprendimentoe e Participações S.A. 2008.
SANTOS, E. L. . Usina Termelétrica Termopantanal. 2005.
SANTOS, E. L. . Flotação do Rio Pinheiros. 2003.
SANTOS, E. L. . Contaminação dos Sedimentos e Organismos Aquáticos do Estuário de Santos. 2002.
SANTOS, E. L. . Licenciamento Ambiental Prévio da Central de Cogeração da Baixada Santista - Usina Termelétrica de Cogeração de Energia e Vapor. 2000.
SANTOS, E. L. . Programa Educa Santos - TV Record. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Principais Aspectos Ambientais, seus Impactos e o Controle da Poluição. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Documentário Grito Caiçara. 2024.
SANTOS, E. L. . Impactos Ambientais da Dragagem de Aprofundamento do Canal de Navegação do Estuário de Santos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Saneamento Básico. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Resíduos Sólidos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Incêndio no Terminal Portuário de Açúcar da Rumo Logística. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Meio Ambiente. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Vazamento de Gás no Terminal da Alemoa em Santos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Acidentes Ambientais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Poluição nos Terminais Portuários de Grãos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . bate papo com elio lopes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Danos ao meio ambiente preocupam Santos(SP) após incêndio. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Impactos Ambientais. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Incineração de Resíduos Sólidos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Poluição em Cubatão. 2014.
SANTOS, E. L. . Globo Ecologia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Meio Ambiente. 2013.
SANTOS, E. L. . Problemas Ambientais na Baixada Santista. 2013.
SANTOS, E. L. . Temas Ambientais. 2013.
SANTOS, E. L. . Guarujá Controla 50% de sua Poluição. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Território Marinho. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Política Nacional de Resíduos Sólidos e Tecnologias de Tratamento de Resíduos Industriais e Domésticos. 2013.
SANTOS, E. L. . Emissões de Monóxido de carbono e o Efeito estufa. 2013.
SANTOS, E. L. . Certificação Ambiental Internacional Bandeira Azul. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Certificação Bandeira Azul. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Certificação Ambiental da Praia do Tombo em Guarujá. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, E. L. . Um Dilema do Professor: Quando a Experiência Contrapõe Decisões. 2024. (Site).
SANTOS, E. L. . Congresso Nacional de Consciência Ambiental - Construindo uma Agenda 21. 2001. (Palestrante).
SANTOS, E. L. . 6º. Simpósio de Biologia da Unisanta - Poluição Ambiental. 2001. (Palestrante).
SANTOS, E. L. . Termelétricas e Saúde. 2001. (Palestrante).
SANTOS, E. L. . 5º. Congresso de Meio AMbiente do Minitério Público de São Paulo. 2001. (Conferencista).
SANTOS, E. L. . Avaliação e Recuperação de Ecossistemas Degradados por Poluição. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, E. L. . 4º. Congresso do Meio AMbiente do Ministério Público de São Paulo. 2000. (Conferencista).
SANTOS, E. L. . 3º. Congresso Internacional de Direito Ambiental. 1999. (Conferencista).
SANTOS, E. L. . Engenharia e Meio Ambiente. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, E. L. . Engenharia de Segurança e Meio Ambiente. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, E. L. . V Seminário das Práticas Periciais nas Ações Civeis e Trabalhistas e a Engenharia de Segurança Preservando o Meio Ambiente. 1998. (Conferencista).
SANTOS, E. L. . III Curso Internacional sobre Controle de Poluição das Águas. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, E. L. . Recuperação de Ecossistemas Degradados por Poluição. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, E. L. . Controle de Emergência. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, E. L. . Tecnologia e Energia - Gerência Energética na Indústria. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, E. L. . Principais Aspectos Ambientais, seus Impactos e o Controle da Poluição. 2025 (PALESTRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE).
SANTOS, E. L. . Certificação Bandeira Azul da Praia do Tombo em Guarujá. 2012.
Prêmios
2013
Honra ao Mérito do Meio Ambiente, Núcleo Cultural Caiçara do Sítio Conceiçãozinha Prof. Cientista Geologo - Aziz AB'Saber.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Santa Cecília. , Rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão, 11045907 - Santos, SP - Brasil - Caixa-postal: 734, Telefone: (13) 32027100, Ramal: 159, Fax: (13) 32027132, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2014
Prefeitura Municipal de GuarujáVínculo: , Enquadramento Funcional: Secretário de Meio Ambiente, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Em 08/01/2014 solicitou exoneração do cargo de Secretário
2004 - Atual
Ministério Publico EstadualVínculo: Assistente Técnico Nomeado, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico
Outras informações:
Prestando Assistencia Técnica para o Ministério Público , Regional de Santos, em diversos processos envolvendo questões ambientais.
1997 - Atual
Universidade Santa CeciliaVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Coordenador do curso de Pós-Graduação "Lato- Sensu" em Engenharia de Segurança do Trabalho e Professor do curso de MBA em Gestão Ambiental da Universidade Santa Cecília.
1989 - 2011
Universidade Santa CeciliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 14
Atividades
-
01/1999
Direção e administração, Universidade Santa Cecília.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho.
-
02/1996 - 03/2011
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Ambiental II, Processos Industriais, 1999 - atual Gestão Ambiental
-
02/1996 - 12/1998
Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental
-
01/1989 - 01/1998
Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental
-
01/1997 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Santa Cecília.,Cargo ou função, Representante da Universidade junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.
1972 - 1996
Companhia de Tecnologia de Saneamento AmbientalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analísta Ambiental, Químico, Gerente, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1995 - 09/1996
Direção e administração, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.,Cargo ou função, Gerente do Distrito.
-
01/1993 - 01/1995
Direção e administração, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.,Cargo ou função, Gerente do Setor de Controle da Poluição.
-
01/1983 - 01/1990
Serviços técnicos especializados , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.,Serviço realizado, Engenheiro.
-
01/1980 - 12/1984
Serviços técnicos especializados , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.,Serviço realizado, Analista de Saneamento Ambiental Avançado.
-
01/1972 - 12/1979
Serviços técnicos especializados , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.,Serviço realizado, Analista de Laboratório - Químico, Bioquímico e Poluição do Ar.
1991 - 1991
Fundação Estadual do Meio AmbienteVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor Ambiental, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1991 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Estadual do Meio Ambiente.,Cargo ou função, Consultoria na área de Controle da Poluição em Refinaria de Petróleo - REGAP - Refinaria Gabriel Passos da Petrobrás em Betim MG.
1997 - 2002
Ministério Público do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1997 - 06/2003
Serviços técnicos especializados , Ministério Público do Estado de São Paulo.,Serviço realizado, Assistência Técnica a todas as Promotorias de Justiça do Estado de São Paulo, realizando laudos periciais na área ambiental.
2003 - 2007
Ministério da SaúdeVínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Ambiental
Outras informações:
Contratado pelas OPAS/OMS (Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial de Saúde) na prestação de Consultoria Ambiental junto a àrea Técnica do COSAT - Cordenadoria de Saúde do Trabalhador, elaborando estudos e laudos técnicos relativo a poluição ambiental e e sua relação com a saúde do trabalhador.
2003 - Atual
Ministério Público Federal - Procuradoria da República de SantosVínculo: Assistente Técnico, Enquadramento Funcional: Asssistente Técnico Nomeado
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elio Lopes dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?