Marcos Nogueira Martins
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1982). É professor titular da Universidade de São Paulo. Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, no período de fev/2008 a jun/2011. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aceleradores de elétrons e a interação de fótons e elétrons com a matéria.
Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Física
1977 - 1982
Universidade de São Paulo
Título: A eletrodesintegração do cobre e o método dos fótons virtuais.
Orientador: Elisa Wolynec
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Física
1974 - 1976
Universidade de São Paulo
Título: A multipolaridade das transições nucleares na eletrodesintegração do 238U.,Ano de Obtenção: 1976
Orientador: Giorgio Moscati
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação Superior.
Pós-doutorado
1999
Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: Fotodesintegração Nuclear, Ano de obtenção: 1999., Palavras-chave: Fotodesintegracao; Bremsstrahlung; Fotons Polarizados; Secao de Choque; Aceleradores de Eletrons., Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Setores de atividade: Fabricação de Equipamentos de Instrumentação Médico-Hospitalares, Instrumentos de Precisão e Ópticos, Equipamentos Para Automação Industrial, Cronômetros e Relógios; Educação Superior.
1983 - 1984
Pós-Doutorado. , National Institute for Standards and Technology, NIST, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física de Aceleradores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Atômica e Molecular.
Organização de eventos
Martins, M. N. . XXI RTFNB - Reunião de Trabalho em Física Nuclear no Brasil. 1998. (Congresso).
Martins, M. N. . XIV RTFNB - Reunião de Trabalho em Física Nuclear no Brasil. 1991. (Congresso).
Martins, M. N. . 2a. Escola de Verão em Física Nuclear Experimental. 1985. (Outro).
Participação em bancas
Martins, M. N.. Construindo subsídios para a promoção da educação científica em visitas a laboratórios de pesquisa. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.. Medidas do coeficiente de multiplicação gasosa no isobutano puro. 2010 - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.. Modelos Hadrônicos Relativísticos para o Núcleo e Espalhamento de Elétrons com Violação de Paridade. 2008. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Martins, M. N.; JESUS, E. F. O.;BUENO, C.. Fatores que influenciam a resolução em energia na espectrometria de partículas alfa com diodos de Si.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
CASTRO, J.;Martins, M. N.; C.MOTTA,. Desenvolvimento de um focalizador magnético utilizando um arranjo periódico de imãs permanentes para aplicação em dispositos de microondas de potência.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.. Linha de transporte do feixe do acelerador microtron do IFUSP.. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Aplicacoes) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.. Dipolos Magnéticos da linha de transporte de feixe do Microtron. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Espectroscopia de Raios-X com diodos de Si. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Adaptação e calibração do monocromador de fótons do LAL. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Espectrometria gama em elementos combustíveis tipo placa irradiados. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Projeto, construção e teste de um acoplador direcional de 3 dB em guia de onda. 1996. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Medida das seções de choque de emissão de 2 prótons e 2 nêutrons no 63 Cu. 1992. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Anomalia do limiar: investigação nos sistemas 18 O + 63,65Cu. 1991. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Eletrofissão do 208Pb na região de energias intermediárias. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.. Medida das seções de choque de emissão de prótons no Silicio. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.. Decaimento da ressonância gigante isoescalar de quadrupolo elétrico no 238U. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. O estudo do espalhamento elástico e da seção de choque de reação do sistema 12C + 28Ci. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.. Diversos Exames Gerais de Qualificação de Mestrado no IFUSP - período de 1985 a 1988. 1988. Dissertação (Mestrado em Exame Geral de Qualificação - mestrado) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Eletrodesintegração do 232Th por emissão de nêutron. 1986. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.. Determinação dos fatores de escala para estimativa do inventário de radionuclídeos em rejeitos de média e baixa atividades do reator IEA-R1. 2013. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear - Aplicacoes) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.. Desenvolvimento de dosímetros com diodos de Si resistentes à radiação para dosimetria de altas doses.. 2009 - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.. Projeto e Implementação do Sistema de Controle do Acelerador Mícrotron. 2008 - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.. Dosimetria de Fontes de Iodo-125 aplicadas em braquiterapia.. 2008 - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.. Projeto do Microtron principal do IFUSP. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Estrutura de Nucleos em Núcleos ricos em Neutros. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Natureza) - Universidade Federal da Paraíba.
C.MOTTA,;PASCHOLATI, P. R.Martins, M. N.TAKAHASHI, J.; GOLDMAN, I.. Análise via simulação computacional de uma estrutura de ondas lentas.. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
ZAMBINI, C. B.;CRUZ, M. T. F.Martins, M. N.MESA, J.; MORALLES, M.. Estudo da Estrutura Nuclear do 155Eu.. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
S.SANTOS, M. D.;Martins, M. N.. Detectores gasosos de eletrodos resistivos: regime estacionário e transitórios de funcionamento.. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.. Figueiredo. Distribuição e controle de microonda de potência do acelerador Microtron. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Reatores Nucleares de Potência e Tecnologia do Combustível Nuclear. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Fotoprodução de nêutrons no 232Th e 238U com radiação gama de captura de nêutrons térmicos no intervalo de energia entre 5,61 e 10,83 MeV. 1998. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Decaimento de excitações quase-livres elementares: alargamento e flutuações. 1995. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Caracterização de hidróxicos quase-livres de aluminio comerciais por métodos óptico-eletrônicos. 1995. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Larguras de escape em ressonâncias gigantes. 1993. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Experimento de coincidência 26Mg(e,e'c). 1993. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.; OUTROS, E.. Estudo do decaimento do 132Cs e estrutura nuclear do 132Xe. 1987. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Física da USP.
Martins, M. N.. Exame Geral de Qualificação de Doutorado. 1991. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Construção e caracterização de três conjuntos atenuador-defasador em guia de onda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
Martins, M. N.. Projeto, construção e caracterização de lentes magnéticas quadrupolares.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Projeto, construção e caracterização de um defasador em guia de onda.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Projeto, montagem e alinhamento da linha de transporte do feixe do acelerador Microtron do IFUSP.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
Martins, M. N.. Nakagawa.Projeto, construção e caracterização de uma atenuador de guia de onda.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Gandini.Linha de transporte de feixe de elétrons do Microtron.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Linha de transporte do feixe de elétrons do Microtron.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Aprimoramento do sistema de controle do canhão de elétrons. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Projeto e construção da linha de transporte do feixe do injetor do Microtron.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Projeto, construção e teste de um sistema de curtos móveis para microondas.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Projeto e construção do sistema de vácuo da linha de feixe do booster do Microtron.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Caracterização da cavidade ressonante do chopper do Microtron do IFUSP.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Montagem e caracterização de bombas iônicas.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Montagem e caracterização de bombas iônicas.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Projeto mecânico detalhado das câmaras de vácuo dos eletroimãs do booster de Microtron do IFUSP.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS.
Martins, M. N.. Projeto de construção da cavidade ressonante do chopper do Microtron do IFUSP.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Projeto, montagem e teste de uma mesa digitalizadora xy para mapeamento de campos magnéticos.. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Segmento do sistema de detecção do plano focal de um espectrômeto de elétrons.. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Experimento de espalhamento Rutherford para um curso de graduação.. 1990. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Determinação de espessura de alvos por irradiação de partículas alfa.. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Elaboração de um conjunto de alvos padrão para análise de aerossóis por fotoativação.. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. A eletrofissão do 237Np entre 6 e 60 MeV.. 1985. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Martins, M. N.. Participação da Comissão Julgadora no Concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, MS-6, em RDIP, junto ao Departamento de Física Nuclear - Edital IF-42/05. 2006.
Martins, M. N.. Participação da Comissão Julgadora como Presidente no Concurso para obtenção do Título de Livre-Docente junto ao Departamento de Física Nuclear - Edital IF-13/11. 2011.
Martins, M. N.. Participação da Comissão Julgadora como Presidente no Concurso para obtenção do Título de Livre-Docente junto ao Departamento de Física Aplicada - Edital IF-51/06. 2006.
Martins, M. N.. Participação da Comissão Julgadora como Presidente no Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor 1, MS-3.1, em RDIDP, junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica - Edital IF-24/13. 2013.
Martins, M. N.. Participação da Comissão Julgadora no Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor 1, MS-3.1, em RDIDP junto ao Departamento de Física Experimental - Edital IF-25/13. 2013.
Martins, M. N.. Participação da Comissão Julgadora no Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor, MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Nuclear - Edital IF-147/10. 2011.
Martins, M. N.. Participação em Banca Examinadora para promoção na carreira docente do Prof. Fermin de La Caridad Garcia Velasco. 2007. Universidade Estadual de Santa Cruz.
Martins, M. N.. Participação da Comissão Julgadora como Presidente no Processo Seletivo para contratação de um docente na categoria de Professor Doutor - MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Nuclear - Edital IF-54/03. 2004.
Martins, M.N.. Participação da Comissão Julgadora no Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor, MS-3 em RDIDP junto ao Departamento de Física Nuclear - Edital IF-14/09. 2000. Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo.
Orientou
Sintonia dos Parâmetros de Operação do Primeiro Estágio de Aceleração do Mícrotron do IFUSP; 2012; Dissertação (Mestrado em Fisica) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Início de operação e caacterização do sistema injetor do Microtron do IFUSP; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP,; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Dipolos magnéticos da linha de transporte de feixe do Microtron; 2002; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Física da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Adaptação e calibração do monocromador de fótons do LAL; 1998; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto, Construção e Teste de Um Acoplador Direcional de 3 Db Para Microondas de Alta Potência; 1996; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Medida das Secoes de Choque de Emissao de Dois Protons e Dois Neutrons No 63Cu; 1992; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Medida das seções de choque de emissão de prótons no silício; 1989; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Decaimento da ressonância gigante isoescalar de quadrupolo elétrico no 238U; 1989; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Eletrodesintegração do 232Th por emissão de nêutron; 1986; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Sistema de monitoramento de monitoramento de feixe baseado em radiação óptica de transição (ROT); 2011; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Física) - Instituto de Física da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto e implementação do sistema de controle do aceklerador Mícrotron; 2008; Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear - Aplicacoes) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares,; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto do Microtron principal do IFUSP; 2005; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Figueiredo; Distribuição e controle da microonda de potência do acelerador microtron; ; 2003; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo,; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Experimento de Coincidencia 26Mg(E,E'C); 1993; Tese (Doutorado em Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Construção e caracterização de três conjuntos atenuador-defasador em guia de onda; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto, construção e caracterização de um defasador em guia de onda; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Nakagawa; Projeto, construção e caracterização de um atenuador em guia de onda; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projetos, montagem e alinhamento da linha de transporte do feixe do acelerador Microtron do IFUSP; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnólogo) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Pró-Reitoria de Pesquisa da USP; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Gandini; Linha de transporte do feixe de elétrons do Microtron; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Linha de transporte do feixe de elétrons do Microtron; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto e construção e teste de um sistema de curtos móveis para microondas; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Aprimoramento do Sistema de Controle do Canhão de Elétrons; ; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto e construção da linha de transporte do feixe do injetor ao booster do microtron; ; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto e construção do sistema de vácuo da linha de feixe do booster do microtron; ; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Montagem e Caracterização de Bombas Iônicas; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Montagem e Caracterização de Bombas Iônicas; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto mecênico detalhado das câmaras de vácuo dos eletroimãs do booster do microtron do IFUSP; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto, construção e caracterização de lentes magnéticas quadrupolares; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Caracterização da cavidade ressonante do chopper do microtron do IFUSP; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto de construção da cavidade ressonante do chopper do microtron do IFUSP; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Projeto, montagem e teste de uma mesa digitalizadora xy para mapeamento de campos magnéticos; ; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Segmento do sistema de detecção do plano focal de um espectrômetro de elétrons; ; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Experimento do espalhamento Rutherford para um curso de Graduação; ; 1990; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Elaboração de um conjunto de alvos padrão para análise de aerossóis por fotoativação; ; 1989; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Determinação de espessura de alvos por irradiação de partículas alfa; ; 1989; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
A eletrofissão do 237Np entre 6 e 60 MeV; ; 1985; Iniciação Científica; (Graduando em Fisica) - Instituto de Física da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Nogueira Martins;
Produções bibliográficas
-
MANGIAROTTI, A. ; Martins, M. N. . Higher-order corrections to electron-nucleus bremsstrahlung cross sections above a few MeV. PHYSICAL REVIEW A , v. 94, p. 022708, 2016.
-
Martins, M.N. ; Silva, T.F. . Electron accelerators: History, applications, and perspectives. Radiation Physics and Chemistry (1993) , v. 95, p. 78-85, 2014.
-
MAIDANA, NORA L. ; VANIN, VITO R. ; JAHNKE, VIKTOR ; FERNÁNDEZ-VAREA, JOSÉ M. ; MARTINS, MARCOS N. ; BRUALLA, LORENZO . Efficiency calibration of x-ray HPGe detectors for photons with energies above the Ge K binding energy. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section A, Accelerators, Spectrometers, Detectors and Associated Equipment (Print) , v. 729, p. 371-380, 2013.
-
SILVA, T. F. ; Bonini, A. L. ; Lima, R. R. ; Maidana, N. L. ; MALAFRONTE, A. A. ; PASCHOLATI, P. R. ; Vanin, V. R. ; Martins, M. N. . Optical transition radiation used in the diagnostic of low energy and low current electron beams in particle accelerators. Review of Scientific Instruments , v. 83, p. 093301, 2012.
-
Silva, T.F. ; Martins, M.N. . Statistical treatment of misalignments in particle accelerators. Computer Physics Communications , v. 182, p. 679-682, 2011.
-
RODRIGUES, T. ; Martins, M. N. ; C. Garcia ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; MESA, J. ; K. Shtejer ; F.GARCIA, . Photon-induced multiple particle emissions of 90Zr and natZr from 10 to 140 MeV. Physical Review. C, Nuclear Physics , v. 75, p. 014605, 2007.
-
MAIDANA, N ; TRIDAPALLI, D ; RIZZUTTO, M ; PASCHOLATI, P ; MARTINS, M ; VANIN, V . Search for the triple-escape peak in HPGe detectors. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section A, Accelerators, Spectrometers, Detectors and Associated Equipment (Print) , v. 580, p. 106-109, 2007.
-
LIMA, R. R. ; MALAFRONTE, A. A. ; TAKAHASHI, J. ; PORTANTE, L. ; J.C. de Souza ; Martins, M. N. . Válvula em ângulo reto de baixo custo para sistemas de vácuo. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo , v. 25, p. 36-38, 2006.
-
ARRUDA-NETO, J. D. T. ; CESTARI, A. ; ZAMBINI, C. B. ; NOGUEIRA, G. ; DEPPMAN, A. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; OUTROS, E. . Uranium incorporation biokinetics in poultry bones as function of phytase doses.. Journal Radioanalytical Nuclear Chemestry, Estados Unidos, v. 263, p. 287-287, 2005.
-
CHAVEZ, J. ; F.A.GENEZINI, ; C.B.ZAMBONI, ; CRUZ, M. T. F. ; Martins, M. N. ; R.VANIN, V. ; GUIMARAES FILHO, Z. ; PASCHOLATI, P. R. . Analysis of gamma-gamma directional correlation data taken with a multi-detector system.. Review of Scientific Instruments, Estados Unidos, v. 76, n.073502, 2005.
-
M.V. Figueredo ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; MALAFRONTE, A. A. . Um sistema para controle de fase e potência de microondas.. Revista de Física Aplicada e Instrumentação., v. 18, n.I, p. 19-23, 2005.
-
DEGASPERI, F. ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; VERARDI, S. . Pressure field in a tube with a general and arbitrary time-and position-dependent gas source.. Journal of Vacuum Science & Technology, Estafdos Unidos, v. A, n.22, p. 2022-2026, 2004.
-
Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; MALAFRONTE, A. A. ; P.R.RIOS, ; LOPES, M. L. ; BONINI, A. L. ; LIMA, R. R. . The IFUSP microtron - status and perspectives. Brazilian Journal of Physics , Estados Unidos, v. 34, p. 951-951, 2004.
-
P.R.RIOS, ; CRUZ, M. T. F. ; Martins, M. N. ; MOREL, J. O. . Window transparency optimization of e-beam machines.. Radiation Physics and Chemestry , Estados Unidos, v. 71, p. 533-535, 2004.
-
ARRUDA-NETO, J. D. T. ; GUEVARA, M. ; NOGUEIRA, G. ; M., S. ; ZAMBINI, C. B. ; BONAMIN, L. ; CESTARI, A. ; DEPPMAN, A. ; Martins, M. N. ; OUTROS, E. . Long-term accumulation and microdistribution of uranium in the bone and marrow of beagle dog.. International Journal of Radiation Biology , Estados Unidos, v. 8, p. 567-575, 2004.
-
RODRIGUES, T. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; CARVALHEIRO, Z. ; MESA, J. ; DEPPMAN, A. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. . Statistical and direct aspects of 64Zn (y,n) and (y,np) decay channels in the giant dipole resonance and quasideuteron energy regions.. Physical Review. C, Nuclear Physics , Estados Unidos, v. C68, 2003.
-
LIKHACHEV, V. P. ; MAXIMON, L. ; V.B. Gavrikov ; Martins, M. N. ; CRUZ, M. T. F. ; SHOSTAK, V. B. . Circularly and linearly polarized bremsstrahlung produced by polarized electrons. Nucl. Instrum. and Methods in Phys. Research, v. A495, p. 139-147, 2002.
-
LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; CRUZ, M. T. F. ; MAXIMON, L. . Geometrical selection of a quasi-monochromatic, linearly polarized component of the bremsstrahlung spectrum.. Nucl.Instrum, and Methods in Phys. Research, v. A457, p. 415-418, 2001.
-
CHAVEZ, J. ; CRUZ, M. T. F. ; Martins, M. N. ; LIKHACHEV, V. P. . Response function of a germanium detector to photon energies between 6 and 120 keV.. Nucl. Instrum. and Methods in Phys., Holanda, v. A457, p. 212-219, 2001.
-
ARRUDA-NETO, J. D. T. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. . Transfer coefficient measurements of uranium to the organs of Wistar rats, as a function of the uranium content in the food. Applied Radiation and Isotopes, Estados Unidos, v. 54, p. 947-956, 2001.
-
Shostak, V.B. ; Palkin, G.P. ; Woloshin, N.I. ; Likhachev, V.P. ; Arruda-Neto, J.D.T. ; Cruz, M.T.F. da ; Martins, M.N. . Analysis of the Ratio of (p, pn) to (p, 2p) Reaction Cross Sections. Brazilian Journal of Physics (Impresso) , Estados Unidos, v. 31, n.02, p. 327-333, 2001.
-
SHOSTAK, V. B. ; PALKIN, G. ; WOLOSHIN, N. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. . Study of 9Be(p,pn) and 9Be(p,2p) reactions at 70 MeV.. Phys. Rev., Estados Unidos, v. C61, p. 000-000, 2000.
-
SHOSTAK, V. B. ; PALKIN, G. ; WOLOSHIN, N. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; CRUZ, M. T. F. . 6He Neutron distributuion radius from 7Li (p,2p) 6He reation.. Phys. Rev., v. C63, 2000.
-
KASSAB, L. R. P. ; GOUFFON, P. ; Martins, M. N. . The IFUSP racetrack microtron booster accelerator end-magnets antisymmetric perturbations. Particle Accelerators, Amsterdam, v. 63, p. 21-36, 1999.
-
KASSAB, L. R. P. ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; GOUFFON, P. . Design of the main racetrack microtron accelerator end-magnets of the IFUSP. Physical Review Special Topics - Accelerators and Beams, New York, v. 2, n.032401, p. 1-4, 1999.
-
LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; CRUZ, M. T. F. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; L.P. Geraldo ; SEMMLER, R. ; DIAS, J. F. . Triton angular distributions from the 7Li(gamma,t)alpha reaction near threshold. Physical Review C, New York, v. C59, n.1, p. 525-527, 1999.
-
TERREMOTO, L. A. A. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; CRUZ, M. T. F. ; TERUYA, N. . Branching ratio of the 26Mg(e,e'alpha)22Ne reaction in the giant resonance region. Physical Review C, New York, v. 59, n.1, p. 522-524, 1999.
-
M.V. Figueredo ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. . Controle de divisão de potência em um acoplador direcional para RF de alta potência. Revista de Física Aplicada e Instrumentação, São Paulo, SP, Brasil, v. 13, p. 17-20, 1999.
-
V.B. Gavrikov ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; V.A. Romanov . Features of spectral-angular distribution of coherent X-radiation. Brazilian Journal of Physics, São Paulo, SP, Brasil, v. 29, p. 516-523, 1999.
-
LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; CRUZ, M. T. F. ; SHOSTAK, V. B. . Absolute linear polarization gauge for low-energy photons. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research A, Amsterdam, Holanda, v. 437, p. 247-251, 1999.
-
KASSAB, L. R. P. ; GOUFFON, P. ; Martins, M. N. . Magnetic Field Correction Of The Ifusp Rtm Booster-End Magnets. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research A, Amsterdam, Holanda, v. A404, p. 181-184, 1998.
-
LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; KASATKIN, Y. A. ; CRUZ, M. T. F. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; SHOSTAK, V. B. ; EVSEEV, I. ; PASCHUK, S. ; KHVASTUNOV, V. M. . Disintegration Of The Deuteron By Linearly Polarized Photons At Low Energies. Nuclear Physics A, Amsterdam, Holanda, v. 628, p. 597-606, 1998.
-
KASSAB, L. R. P. ; GOUFFON, P. ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. . The End Magnets Of The Ifusp Race-Track Microtron Booster. Particle Accelerators, Amsterdam, Holanda, v. 59, p. 75-92, 1998.
-
SHOSTAK, V. B. ; PALKIN, G. ; WOLOSHIN, N. ; LIKHACHEV, V. P. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; CRUZ, M. T. F. ; Martins, M. N. . Study of 7Li (p.pn) and 7Li (p, 2p) reactions at 70 MeV.. Nucl. Instrum, and Methods, Holanda, v. A390, p. 251-256, 1998.
-
TERREMOTO, L. A. A. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; EMRICH, H. J. ; FRICKE, G. ; KROHL, T. ; NEFF, K. W. . Giant Resonances In The 26mg(e,e'ao)22ne Reaction. Physical Review C, New York, EUA, v. 56, p. 2597-2606, 1997.
-
LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; KASATKIN, Y. A. ; CRUZ, M. T. F. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; GUARINO, R. ; SHOSTAK, V. B. . Disintegration Of The Deuteron By Tagged, Linearly-Polarized Photons: Sensitivity Of The Differential Cross Sections. Brazilian Journal of Physics, São Paulo, Brasil, v. 27, p. 349-357, 1997.
-
MALAFRONTE, A. A. ; TAKAHASHI, J. ; BONINI, A. L. ; Martins, M. N. . The Gun Control System Of The Ifusp Microtron. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Estados Unidos, v. A390, p. 423-425, 1997.
-
LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; BUENO, C. ; S.SANTOS, M. D. ; EVSEEV, I. ; GONCALVES, J. ; HELENE, O. ; PASCHUK, S. ; SCHELIN, H. R. . Geometrical Parameters Of A Detection System: A Monte Carlo Approach. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Estados Unidos, v. A390, p. 251-256, 1997.
-
Martins, M. N. ; LIKHACHEV, V. P. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; GUARINO, R. ; GERAB, F. . Tagged Bremsstrahlung Polarization: A Monte Carlo Approach. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Estados Unidos, v. A390, p. 375-382, 1997.
-
LIKHACHEV, V. P. ; DIAS, J. F. ; YONEAMA, M. L. ; Martins, M. N. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; BUENO, C. C. ; PEREVERTAILO, V. ; FROLOV, O. . Silicon Strip Detectors For Fission. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Estados Unidos, v. A376, p. 455-461, 1996.
-
ANTUNES, M. L. P. ; Martins, M. N. . Two Proton And Two Neutron Photoemission Cross Sections Of 63cu. Physical Review C Physical Review C, Estados Unidos, v. 52, p. 1484-1487, 1995.
-
GERAB, F. ; Martins, M. N. . One neutron photoemission cross sections of 238U.. Phys.Rev. C48, Estados Unidos, v. C48, p. 105, 1993.
-
DIAS, J. F. ; Martins, M. N. ; WOLYNEC, E. . Proton emission cross sections of silicon isotopes.. Phys. Rev. C42, v. C42, p. 1559, 1990.
-
WOLYNEC, E. ; POSTURA, V. ; Martins, M. N. . Isovector Glant Quadrupole Resonance In '63 Antpot. Cu'. REV. BRAS. FIS. 18, 47 (1988)., Estados Unidos, v. 5, n.4, p. 15-20, 1988.
-
WOLYNEC, E. ; M.I.C.CATALDI, ; Martins, M. N. ; GOUFFON, P. ; MIYAO, Y. . Electrodisintegration Of '208Pb, '209Bi, '181Ta.. J. PHYS. G: NUCL. PHYS. 14, 779 (1988)., p. 779, 1988.
-
WOLYNEC, E. ; Martins, M. N. . Virtual Photon Spectra for Finite Nuclei. Revista Brasileira de Física, Brasil, v. 18, p. 508, 1988.
-
WOLYNEC, E. ; SERRAO, V. ; Martins, M. N. . Nuclear Size Effects In Virtual Photon Spectra.. J. PHYS. G: NUCL. PHYS. 13, 515 (1987)., Estados Unidos, p. 13, 1987.
-
DODGE, W. ; HAYWARD, E. ; Martins, M. N. ; WOLYNEC, E. . (e,p) and (e alfa) Reactions In '90Zr And '92Zr.. PHYS. REV. C32, 781 (1985)., p. 781, 1985.
-
WOLYNEC, E. ; MARTINEZ, A. ; P.GOUFFON, ; MIYAO, Y. ; SERRAO, V. ; Martins, M. N. . Comment On Photoneutron Cross Sections.. PHYS. REV. C29, 1137 (1984)., p. 1137, 1984.
-
WOLYNEC, E. ; Martins, M. N. . Discrepancies Between Saclay And Livermore Photoneutron Cross Sections.. REV. BRAS. FIS. 17, 56 (1987)., v. 5, n.4, p. 15-20, 1984.
-
Martins, M. N. ; HAYWARD, E. ; LAMAZE, G. ; MARUYAMA, X. ; SCHIMA, F. ; WOLYNEC, E. . Experimental Test of the Bremsstrahlung Cross Section. Phys Rev. C30, 1855, Estados Unidos, v. 5, n.4, p. 15-20, 1984.
-
CAMPOS, M. C. A. ; WOLYNEC, E. ; Martins, M. N. . M1 Strength In 197au. Journal of Physics G: Nuclear Physics, Inglaterra, v. 14, p. 1139, 1984.
-
Martins, M. N. ; WOLYNEC, E. ; CAMPOS, M. C. A. . Electrodisintegration Of '63,Cu And '65Cu.. PHYS. REV. C26, 1936 (1982)., p. 1936, 1982.
-
Martins, M. N. ; WOLYNEC, E. ; MOSCATI, G. . Multipolarities Of Nuclear Transitions Involved In The One Neutron Disintegration Of '238U.. PHYS. REV. C16, 613 (1977), Estados Unidos, p. 613, 1977.
-
WOLYNEC, E. ; Martins, M. N. ; MOSCATI, G. . Alpha Decay Of The Giant Quadrupole Resonance In '238U.. PHYS. REV. LETT. 37,, p. 585, 1976.
-
WOLYNEC, E. ; MOSCATI, G. ; MOREIRA, J. ; GONCALVES, O. ; Martins, M. N. . Disintegration Of 12C, '19F, 35Cl' And '65Cu' By Real And Virtual Radiation. PHYS. REV. C11, 1083 (1975)., p. 1083, 1975.
-
WOLYNEC, E. ; MOSCATI, G. ; GONCALVES, O. ; Martins, M. N. . An Analysis Of Electrodisintegration Of Nuclei Using El Virtual Radiation Spectra Evaluated With Coulomb Distorted Waves.. NUCL. PHYS. A244, 202 (1975)., p. 205-212, 1975.
-
Martins, M. N. ; SCHELIN, H. R. (Org.) ; MARINELLI, J. R. (Org.) ; CARLIN, N. (Org.) . XXVII Workshop on Nuclear Physics in Brazil. 3B. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2005. v. 35. 192p .
-
SILVA, T. F. ; BONINI, A. L. ; C. Jahnke ; LIMA, R. R. ; LUCENA, M. ; MALAFRONTE, A. A. ; Martins, M.N. ; PORTANTE, L. ; SILVA, A. J. ; V.R.VANIN, . Commissioning of the Injector Linac of the IFUSP Microtron. In: 2009 Particle Accelerator Conference, 2009, Vancouver. Proceedings of the 2009 Particle Accelerator Conference, 2009.
-
SILVA, T. F. ; MALAFRONTE, A. A. ; SILVA, A. J. ; LIMA, R. R. ; V.R.VANIN, ; Martins, M.N. . OTR Monitors for the IFUSP Microtron. In: 2009 Particle Accelerator Conference, 2009, Vancouver. Proceedings of the 2009 Particle Accelerator Conference, 2009.
-
SILVA, T. F. ; GUIMARAES FILHO, Z. ; C. Jahnke ; Martins, M.N. . Electron Beam Profile Determination: The Influence of Charge Saturation in Phosphor Screens. In: 2009 Particle Accelerator Conference, 2009, Vancouver. Proceedings of the 2009 Particle Accelerator Conference, 2009.
-
SILVA, T. F. ; C. Jahnke ; V.R.VANIN, ; Martins, M.N. . Field Distribution of the 90 Degree Bending Magnet of the IFUSP Microtron. In: 2009 Particle Accelerator Conference, 2009, Vancouver. Proceedings of the 2009 Particle Accelerator Conference, 2009.
-
Martins, M. N. ; N.L. Maidana ; V.R.VANIN, . The São Paulo Microtron: Equipment an Planned Experiments. In: VII Latin American Symposium on Nuclear Physics and Applications, 2007, Cusco. Proceedings of VII Latin American Symposium on Nuclear Physics and Applications, 2007. p. 413-421.
-
N.L. Maidana ; TRIDAPALLI, D. B. ; RIZUTTO, M.A. ; PASCHOLATI, P. R. ; Martins, M. N. ; V.R.VANIN, . Search for the triple-escape peak in HPGE detectors. In: 10th International Symposium on Radiation Physics, 2007, Coimbra. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research A. Amsterdam, 2007. v. 580. p. 106-109.
-
RODRIGUES, T. ; Martins, M. N. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. ; MESA, J. ; C. Garcia ; K. Shtejer ; F.GARCIA, . Multiple Particle and Cluster Emissions from 90-Zr Following Intermediate Energies Photoabsorption. In: Proceedings of the Eight International Topical Meeting on Nuclear Applications and Utilization of Accelerators, 2007, Pocatello, ID. Proceedings of the Eight International Topical Meeting on Nuclear Applications and Utilization of Accelerators (AccApp'07), 2007. p. 713-716.
-
P.B. Rios ; M.N. Martins ; SILVA, T. F. . Low Energy Compact Electron Guns for Industrial Applications. In: Proceedings of the Eight International Topical Meeting on Nuclear Applications and Utilization of Accelerators (AccApp'07), 2007, Pocatello, ID. Proceedings of the Eight International Topical Meeting on Nuclear Applications and Utilization of Accelerators (AccApp'07), 2007. p. 645-646.
-
SILVA, T. F. ; MALAFRONTE, A. A. ; BONINI, A. L. ; LIMA, R. R. ; Martins, M.N. . Commissioning of the 100 keV Beam Stage of the Injector Linac of the IFUSP Microtron. In: 2007 Particle Accelerator Conference, 2007, Albuquerque. Proceedings of the 2007 Particle Accelerator Conference, 2007.
-
MALAFRONTE, A. A. ; Martins, M.N. ; SILVA, T. F. . Emittance Measurements at the 100 keV Beam Stage of the Injector Linac of the IFUSP Microtron. In: 2007 Particle Accelerator Conference, 2007, Albuquerque. Proceedings of the 2007 Particle Accelerator Conference, 2007.
-
SILVA, T. F. ; Martins, M.N. ; P.B. Rios . Studies of the alignment tolerance for the injector system of the IFUSP Microtron. In: European Particle Accelerator Conference, 2006, Edinburgh. Proceedings of 2006 European Particle Accelerator Conference, 2006.
-
DEGASPERI, F. ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; VERARDI, S. . Pressure field distribution in a conical tube with transient and outgassing gas sources. In: 2005 Particle Accelerator Conference, 2005, Knoxville - Tennessee. Proceedings of 2005 Particle Accelerator Conference, 2005. p. 2422-2424.
-
LOPES, M. L. ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; P.B. Rios . The IFUSP Microtron new configuration.. In: 2005 Particle Accelerator Conference, 2005, Knoxville - Tennessee. Proceedings of 2005 Particle Accelerator Conference, 2005. p. 3703-3705.
-
MALAFRONTE, A. A. ; Martins, M. N. . Inexpensive magnetic field controller. In: 2005 Particle Accelerator Conference Conference, 2005, Knoville - Tennessee. Proceedings of 2005 Particle Accelerator Conference, 2005. p. 2833-2835.
-
SILVA, T. F. ; LOPES, M. L. ; Martins, M. N. ; P.B. Rios . Beam propagation in misaligned magnetic elements: a Matlab Based Code. In: 2005 Particle Accelerator Conference, 2005, Knoxville - Tennessee. Proceedings 0f 2005 Particle Accelerator Conference, 2005. p. 826-828.
-
Martins, M. N. ; P.B. Rios . Window transparency optimization of e-beam machines. In: 13th International Meeting on Radiation Processing - IMRP/2003, 2004. Radiation Physics and Chemistry. Amsterdam: Elsevier, 2003. v. 71. p. 531-533.
-
LOPES, M. L. ; MALAFRONTE, A. A. ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. . Design of the end magnets for the IFUSP main Microtron. In: EPAC 2004, 2004, Lucerne/Suiça. Proceedings of EPAC 2004, 2004. p. 1591-1593.
-
SILVA, T. F. ; LOPES, M. L. ; TAKAHASHI, J. ; MALAFRONTE, A. A. ; Martins, M. N. ; P.B. Rios . Magnetic quadrupole lenses for the IFUSP Microtron. In: EPAC 2004, 2004, Lucerne/Suiça. Proceedings of EPAC 2004, 2004. p. 1594-1596.
-
DEGASPERI, F. ; Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; VERARDI, S. . Pressure field distribution in a cylindrical geometry with arbitrary cross section. In: EPAC 2004, 2004, Lucerne/Suiça. Proceedings of EPAC 2004, 2004. p. 1597-1599.
-
DEGASPERI, F. ; Martins, M. N. ; VERARDI, S. ; TAKAHASHI, J. . Pressure Field in a Tube with a General and Arbitrary Time and Position Dependent Degassing.. In: 8th European Vacuum Conference - EVC-8 and 2nd Annual Conferente of the German Vacuum Conference., 2003, Berlin. 8th European Vacuum Conference, 2003.
-
Martins, M. N. ; LOPES, M. L. ; TAKAHASHI, J. ; MALAFRONTE, A. A. ; LIMA, R. R. ; SCHNITTER, U. . A switching magnet for the São Paulo microtron. In: Particle Accelerator Conference, 2003, Portland. Proceedings of the 2003 Particle Accelerator Confertence, 2003. p. 2201-2203.
-
Martins, M. N. ; P.B. Rios ; TAKAHASHI, J. . Design of a racetrack microtron to operate outside of the phase stability region. In: Particle Accelerator Conference, 2003, Portland. Proceedings of the 2003 Particle Accelerator Conference, 2003. p. 1593-1595.
-
Martins, M. N. ; P.B. Rios ; LOPES, M. L. ; TAKAHASHI, J. . Beam transport system for the IFUSP microtron. In: Particle Accelerator Conference, 2003, Portland. Proceedings of the 2003 Particle Accelerator Conference, 2003. p. 1596-1598.
-
Martins, M. N. ; M.V. Figueredo ; MALAFRONTE, A. A. ; TAKAHASHI, J. . High-power RF phase and amplitude Control. In: EPAC2002, 2002, Paris/França. Proceedings of EPAC 2002, 2002. p. 2175-2177.
-
Martins, M. N. ; BONINI, A. L. ; MALAFRONTE, A. A. ; TAKAHASHI, J. ; PORTANTE, L. ; LIMA, R. R. . How to fix a Thomson TH2075 Klystron with Vacuum Problems without Spending a Lot of Money. In: EPAC 2002, 2002, Paris. Proceedings of EPAC 2002, 2002. p. 2332-2333.
-
DEGASPERI, F. ; Martins, M. N. ; VERARDI, S. ; TAKAHASHI, J. . Pressure Field along the Axis of an Accelerating Structure. In: EPAC 2002, 2002, Paris. Proceedings of EPAC 2002, 2002. p. 2574-2575.
-
ARRUDA-NETO, J. D. T. ; CESTARI, A. ; FONSECA, G. ; Martins, M. N. ; OUTROS, E. . The Role Played by Phytase and Metabolism in the Accumulation of Uranium in the Poultry Bones.. In: VI ENAN - National Meeting on Nuclear Applications, 2002, Rio de Janeiro. Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2002.
-
MOREL, J. O. ; CRUZ, M. T. F. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; NORMAN, E. ; PERSO, P. . A finite-element program for cosmic-ray propagation. In: International Nuclear Physics Conferenre/Nuclear Physics in the 21st Century, 2001, Berkeley. INPC-2001. Berkeley: International Nuclear Physics Conference, 2002.
-
Martins, M. N. ; DEGASPERI, F. ; TAKAHASHI, J. ; VERARDI, S. . Time Dependence of the Pressure Profile in a Tube with Axially-Dependent Degassing. In: 2001 Particle Accelerator Conference, 2001, Chicago. Proceedings of the 2001Particle Accelerator Conference, 2001. p. 2203-2205.
-
PERSO, P. ; ADDED, N. ; CASTRO, R. ; CRUZ, M. T. F. ; LIKHACHEV, V. P. ; Martins, M. N. ; MOREL, J. O. ; J.A.G.MEDEIROS, ; NASCIMENTO, E. ; OUTROS, E. . 102-Rh-m; could it be a cosmic-ray chronometer?. In: AIP Conference Proceedings 610, 2001, Berkeley-Califórnia. AIP Conference Proceedings 610, 2001.
-
Martins, M. N. ; MALAFRONTE, A. A. ; TAKAHASHI, J. ; PASCHOLATI, P. R. . Resonance Frequency Stabilization of a Side-Coupled Accelarating Structure. In: 7th European Particle Acceleraroe Conference A Europhysics Conference, 2000, Vienna. Proceedings of EPAC 2000 -, 2000. p. 1859-1861.
-
Martins, M. N. ; MALAFRONTE, A. A. ; TAKAHASHI, J. . The Control System for the IFUSP Microtron. In: 7th Europen Particle Accelerator Conference A Europhysics Conferente, 2000, Vienna. Proceedings 2000 EPAC, 2000. p. 1856-1858.
-
Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; DEGASPERI, F. ; PORTANTE, L. ; LIMA, R. R. . Vacuum system for the accelerating structure of the IFUSP Microtron. In: Proceedings of the 1999 Particle Accelerator Conferente, 1999, New York. Particle Accelerador Conference, 1999.
-
Martins, M. N. ; KASSAB, L. R. P. ; TAKAHASHI, J. . The design of the IFUSP main racetrack microtron accelerator end magnets.. In: 1998 European Particle Accelerator Conference, 1998. Proceedigns of the 1998 European Particle Accelerator Conference, 1998.
-
TAKAHASHI, J. ; Martins, M. N. ; LIMA, J. A. ; MALAFRONTE, A. A. ; PORTANTE, L. ; CRUZ, M. T. F. ; PASCHOLATI, P. R. . Plunger frequency control of the side-coupled accelerating structure for the IFUSP Microtron.. In: 1997 Particle Accelerator Conference, 1997. Proceedings of the 1997 Particle Accelerator Conference, 1997.
-
TAKAHASHI, J. ; MIYAO, Y. ; Martins, M. N. ; MACHADO, J. M. ; MALAFRONTE, A. A. ; ALCON, J. ; MARINI JR., J. ; BONINI, A. L. . The IFUSP racetrack microtron. In: Third European Particle Accelerator Conference, 1992. Proceedings of the Third European Particle Accelerator Conference, 1992. v. 01. p. 429-431.
-
Martins, M. N. ; GUARINO, R. ; LIKHACHEV, V. P. . Focal plane detecting system for the São Paulo tagger. São Paulo: Publicação do IFUSP/p.1149, 1995 (Relatórios Internos - Pré-prints e outros).
-
Martins, M. N. . Responsável pela redação do texto sobre Física Nuclear da publicação A Fisica no Brasil na Próxima Década. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 1990 (Membro da Comissão de Fisica Nuclear).
-
Martins, M. N. ; DIAS, J. F. . Manual de medidas de espessura de alvos por irradiação de particulas alfa. São Paulo: IFUSP, 1990 (Relatórios Internos - Pré-prints e outros).
-
Martins, M. N. ; M.I.C.CATALDI, . Manual de medidas de espessura de alvos por absorção de raios-X - publicação do IFUSP. São Paulo: IFUSP, 1984 (Relatórios Internos - pré-prints e outros).
Outras produções
Martins, M. N. ; OBLOZINSKY, P. ; OUTROS, E. . Evaluation Of Photonuclear Reaction Data. 2000.
Martins, M. N. . Avaliação do projeto do microtron cubano. 1998.
M.N. Martins ; LIKHACHEV, V. P. ; ARRUDA-NETO, J. D. T. . Método de Seleção de Fótons Quase Monocromáticos Polarizados e Respectivo Dispositivo. 2009.
Martins, M. N. ; TAKAHASHI, J. ; MALAFRONTE, A. A. ; M.V. Figueredo . Dispositivo de atenuação controlada de potência de microondas. 2005.
Martins, M. N. . Curso de Verão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Martins, M. N. . Eletricidade 1 - FGE270 - Licenciatura do IME/USP. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto Produzido - material didático).
Martins, M. N. . Espectroscopia Gama Nuclear - tópico "Interação da Radiação com a Matéria e Detectores de Radiação".. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Martins, M. N. . Espectroscopia Gama Nuclear - Tópico "Interação da Radiação com a Matéria e Detectores de Radiação".. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, M. N. . Espectroscopia Alfa, Beta e Gama - Tópico. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Martins, M. N. . Texto para Experiência de Rutherford. 1987. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto produzido - material didático).
Martins, M. N. . Técnicas Experimentais em Física Nuclear - FNC426. 1986. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto Produzido - material didático).
Martins, M. N. . Membro da Congregação do IFUSP. 2003 (Participação em colegiado) .
Martins, M. N. . Membro do Conselho do Departamento de Física Experimental. 2003 (Participação em colegiado) .
Martins, M. N. . Representante dos professores doutores junto à Congregação do IFUSP nos períodos: 89/91 - 93/95 e 97/99. 1999 (Representação docente junto à Congregação do IFUSP) .
Martins, M. N. . Representante dos Professores Doutores junto ao Conselho do Depto. de Fisica Experimental do IFUSP nos períodos de: 97/99 - 95/97 e 89/ 90. 1999 (Representação docente junto ao Conselho do Departamento de Física Experiamental do IFUSP) .
Martins, M. N. . Representante categoria docente - professor associado - junto ao Conselho do DFEP-período de 1999-2003. 1999 (Representação docente junto ao Conselho do Departamento de Física Experiamental do IFUSP) .
Martins, M. N. . Representante da Diretoria do IFUSP junto à Comissão de Avaliação de Disciplinas - CAD nos períodos de: 95/97. 1997 (Representante da Diretoria do IFUSP junto à Comissão de Avaliação de Disciplinas - CAD) .
Prêmios
2004
Paraninfo dos formandos do curso de bacharelado em Física, Instituto de Física da USP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Instituto de Física, Departamento de Física Experimental. , Instituto de Física da USP, Rua do Matão, Travessa R, 187, Butantã, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 30917045, Fax: (011) 30916640
Experiência profissional
2004 - 2007
Instituto de Pesquisas Energéticas e NuclearesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Orientador
2003 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1979 - 2003
Universidade de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2005 - 02/2008
Direção e administração, Instituto de Física, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
06/1989 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física, .,Cargo ou função, Coordenador do Projeto Microtron.
-
03/2005 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física.
-
03/2005 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Museu de Ciências da USP, .,Cargo ou função, Representante do Instituto de Física no Conselho Deliberativo.
-
03/2005 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física, .,Cargo ou função, Representante do IFUSP junto ao Conselho de Cultura e Extensão Universitária da USP.
-
10/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Instituto de Física, .,Atividade de extensão realizada, Comissão Organizadora das Jornadas de Física/2005.
-
10/2003 - 09/2005
Direção e administração, Instituto de Física, .,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório do Acelerador Linear.
-
02/1987 - 04/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física, Departamento de Física Experimental.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório do Acelerador LInear.
2008 - 2011
Comissão Nacional de Energia NuclearVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2008 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior.
-
02/2008 - 06/2011
Direção e administração, Comissão Deliberativa, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Deliberativa.
-
02/2008 - 06/2011
Direção e administração, Núcleo de Coordenação da Inovação, .,Cargo ou função, Presidente.
-
02/2008 - 06/2011
Direção e administração, Conselho de Ensino, .,Cargo ou função, Presidente.
-
02/2008 - 06/2011
Direção e administração, Conselho técnico Científico, .,Cargo ou função, Presidente.
2008 - 2011
Comitê Científico da ONU sobre Efeitos das Radiações AtômicasVínculo: Represente do Brasil, Enquadramento Funcional: Representante do país
1998 - 2001
Agência Internacional de Energia AtômicaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor
Atividades
-
01/1998 - 03/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Agência Internacional de Energia Atômica, .,Cargo ou função, Membro do CRP (Coordinated Research Programme) sobre Photonuclear Cross Sections.
2015 - Atual
Instituto de Física da Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor
2013 - 2015
Instituto de Física da Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Diretor
Propriedade Intelectual
Patentes (2)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR | Dispositivo de atenuação controlada de potência de microondas | 10/12/2003 |
| INVENTOR | Método de seleção de fótons quase monocromáticos e polarizados. | 08/05/1998 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Nogueira Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?