Bárbara Gabriella da Silva Soares

Bacharel em Ciências e Tecnologia com ênfase em Tecnologia de Computação e Engenheira de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Integração de Sistemas Inteligentes na Universidade Heriot-Watt em Edimburgo - Reino Unido. Ex-bolsista do Programa Petrobras Formação de Recursos Humanos - PFRH, ex voluntária na ONG Engenheiros sem Fronteiras - núcleo Natal. Ex Vice-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Computação da UFRN, ex desenvolvedora do sistema Smart Place na área de desenvolvimento de aplicações sediado no Instituto Metrópole Digital na UFRN e do website SIMDEA, aplicação voltada para análises em DEA.

Informações coletadas do Lattes em 16/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Smart Systems Integration

2018 - Atual

Heriot-Watt University
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Não identificado

Graduação em Engenharia da Computação

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bolsista do(a): Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura, FUNPEC, Brasil.

Graduação em Ciências e Tecnologia

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: em Gonzaga University ( Stashia Kaiel)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS BITTENCOURT

Formação complementar

2010 - 2010

Comunicação de dados Via Celular. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2010 - 2010

Imersão Ágil. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2010 - 2010

Administração e Recursos Humanos. (Carga horária: 10h). , Qualifica Brasil, QB, Brasil.

2009 - 2009

Programa Jovem Empreendedor. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado do Trabalho, da Habilitação e da Assistência Social, SETHAS, Brasil.

2005 - 2006

Operador de Micro. (Carga horária: 85h). , Mundial Informática, MI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Avaliação de Desempenho do Setor Elétrico, Descrição: O setor energético brasileiro tem apresentado mudanças nos procedimentos adotados para redefinição dos custos operacionais, sendo o desafio enfrentado pelos reguladores sobre qual a melhor estratégia metodológica a ser empregada para precificar as tarifas das empresas de distribuição e transmissão. A proposta deste projeto é contribuir com pesquisas no setor energético para traduzir uma realidade nacional no cenário mundial. Dessa forma, o projeto visa contribuir desenvolvimento de um software gratuito on line para calcular eficiência de várias modelagens por meio da web facilitando o trabalho de estudantes, professores, pesquisadores e interessados na área, que fazem uso de DEA em suas análises.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Bárbara Gabriella da Silva Soares - Integrante / Tales Wilson Avelino Silva - Integrante / Mariana Rodrigues de Almeida - Coordenador / Vinícius Danyllo Nóbrega de Assis - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Smart Metropolis, Descrição: Descrição: Cidades visionárias estão promovendo um novo paradigma em Tecnologia de Informação e Comunicação para transformar seus sistemas, operações e entrega de serviços em uma abordagem verdadeiramente integrada e inteligente. Nesse contexto, o Projeto SmartMetropolis, desenvolvido no Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal-RN, Brasil, busca desempenhar um importante papel na implantação de cidades inteligentes e humanas, congregando pesquisadores e profissionais com experiência teórica e prática em áreas como Ciência da Computação, Engenharias e Ciências Sociais. Como resultado concreto, o Projeto visa a concepção e desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de suporte ao desenvolvimento e implantação de aplicações de serviços integrados a serem oferecidos por cidades inteligentes... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Bárbara Gabriella da Silva Soares - Coordenador / Thais Vasconcelos Batista - Integrante.

Prêmios

2017

Citizen Empowerment Prize, IEEE S3C 2017 - First IEEE International Summer School on Smart Cities.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Bolsista de Retenção na Empresa Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH), Projeto PRH-PB n 220.

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 10

Outras informações:
Participo do projeto intitulado "Tutoria no Bacharelado em Ciências e Tecnologia" como bolsista PIBID de iniciação à docência.

2010 - 2010

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 20

2010 - 2010

III UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliava no setor de informática. Assim como, ajudava nos demais setores (geral, de vacina ...) quando necessário.

2017 - 2017

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8

Outras informações:
Desenvolvi o cérebro de um veículo aéreo não tripulado com a finalidade de receber informações de uma estação base, torna-lo apto a tomar decisões sem a interferência humana, e ser capaz de realizar a ejeção do paraquedas quando necessário. Conduzi o desenvolvimento do cérebro, sendo capaz de tomar decisões para alterar qualquer ramo que pudesse afetar todo o desenvolvimento do projeto.