Thiago Pinto da Silva
Possui graduação (bacharelado e licenciatura plena) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012 ? Programa de Pós-graduação em Geologia). Tem experiência nas áreas de Geografia Física, Geomorfologia e Geologia, com ênfase em Geomorfologia Estrutural e de Processos, Geomorfologia do Quaternário, Morfotectônica, Neotectônica, Geotectônica e Geologia Sedimentar e Estrutural. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geografia de Campos da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional), atuando como docente nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, onde ministra as disciplinas Geomorfologia Geral, Geologia e Geologia Sedimentar, e na orientação de estudantes em projetos de monitoria, iniciação científica e desenvolvimento acadêmico.
Informações coletadas do Lattes em 09/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geologia
2007 - 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Modelo Geológico-Geomorfológica da Evolução da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
Claudio Limeira Mello. Coorientador: Isabela de Oliveira Carmo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Morfotectônica; Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul; Sistema de Riftes Continentais do SE do Brasil.
Mestrado em Geologia
2004 - 2006
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Neotectônica na região da Zona de Cisalhamento do Rio Paraíba do Sul e áreas adjacentes, entre Miguel Pereira (RJ) e Juiz de Fora (MG)., Ano de Obtenção: 2006
Claudio Limeira Mello.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Neotectônica; Zona de Cisalhamento do Rio Paraíba do Sul; Sistema de Riftes Continentais do SE do Brasil.
Graduação em Geografia
1999 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo da distribuição espacial de ravinas e voçorocas no médio-baixo vale do ribeirão do Secretário, Paty do Alferes (RJ).
Orientador: Josilda Rodrigues da Silva Moura
Bolsista do(a): Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica, PIBIC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Neotectônica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geomorfologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geotectônica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia Estrutural.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Educação.
Organização de eventos
SILVA, T. P. . 15 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FISICA APLICADA: Uso e ocupação da terra e as mudanças das paisagens. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
16° Simpósio de Geologia do Sudeste (SGS).AVALIAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM ÊNFASE NO MAPEAMENTO DE ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM TRECHO DA BACIA DO RIO POMBA (MIRACEMA/RJ). 2019. (Simpósio).
WORKSHOP MORFOTECTÔNICA E NEOTECTÕNICA DA PLATAFORMA BRASILEIRA: cenários atuais e debates metodológicos. 2019. (Outra).
XI CONGRESSO FLUMINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. XI CONGRESSO FLUMINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 2019. (Congresso).
XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2019. (Simpósio).
I MOSTRA DE TRABALHOS DE CAMPO DA UFF- AGENDA ACADÊMICA UFF.I MOSTRA DE TRABALHOS DE CAMPO DA UFF. 2018. (Encontro).
IV Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro. AVALIAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM BASE EM ASSIMETRIA DE BACIAS DE DRENAGEM EM UM SETOR DA DEPRESSÃO TOPOGRÁFICA DO RIO POMBA (PALMA/MG - RJ).. 2018. (Congresso).
15 Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.. 2013. (Simpósio).
XII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos/VI International Symposium on Tectonics.Compartimentação do Rifte do Paraíba do Sul com ênfase em elementos morfotectônicos. 2009. (Simpósio).
10 Simpósio de Geologia do Sudeste (SGS)..Neotectônica na Região da Zona de Cisalhamento do Rio Paraíba do Sul e Áreas Adjacentes, entre Miguel Pereira (RJ) e Juiz de Fora (MG).. 2007. (Simpósio).
XXIX Jornada de Iniciação Científica ? UFRJ..Análise da compartimentação topográfica em seções transversais entre as serras do Mar e da Mantiqueira.. 2007. (Outra).
Grandes Projetos Urbanos: o que se pode aprender com a experiência brasileira?? ? IPPUR/UFRJ, EAU/UFF, AUR/UFJF, Lincoln Institute of Land Policy.. 2006. (Seminário).
XXVI Jornada de Iniciação Científica ? UFRJ..Investigação morfotectônica a partir de anomalias de drenagem em um setor dos Alinhamentos de Cristas do rio Paraíba do Sul, Juiz de Fora (MG).. 2004. (Outra).
10 Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada..Estudo da relação entre a orientação de feições erosivas lineares e características geológicas na bacia do Córrego da Cachoeira. Município de Paty do Alferes.. 2003. (Simpósio).
II Fórum de ondas do estado do Rio de Janeiro. Realisado pelo LAMMA - Laboratório de modelagem de processos marinhos e atmosféricos.. 2003. (Outra).
V ENEGE - Encontro Nacional de Ensino de Geografia..V ENEGE - Encontro Nacional de Ensino de Geografia. A Geografia no cotidiano construindo a cidadania: práticas formais e informais. AGB. UNESP. Presidente Prudente. SP.. 2003. (Encontro).
XXV Jornada de Iniciação Científica.Aspectos geológicos regionais como condicionantes de feições erosivas lineares em Paty do Alferes: comparação entre as bacias da Cachoeira e do Secretário.. 2003. (Outra).
IV SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia.IV SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia. 2002. (Simpósio).
XXIII Jornada de Iniciação Científica.Análise da influência da estrutura geológica na orientação de feições erosivas lineares no médio-baixo vale do ribeirão do Secretário (Paty do Alferes/RJ).. 2002. (Outra).
XXIV Jornada de Iniciação Científica.Análise de características geológicas do município de Paty do Alferes e sua influência na orientação de feições erosivas lineares no Médio-Baixo do Ribeirão do Secretário.. 2002. (Outra).
I Seminário Interno Nequat-Geoeste.I Seminário Interno Nequat-Geoeste - UFRJ, Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno e Grupo de Estudos Geoambientais da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ.. 2001. (Seminário).
VIII congresso da ABEQUA.. Transformações recentes em bacias de drenagem no médio vale do Paraíba do Sul: Conectividade e sensibilidade ambiental.. 2001. (Congresso).
VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão, promovido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia - ABGE..VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão, promovido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia - ABGE. Goiânia. GO.. 2001. (Simpósio).
XXII Jornada de Iniciação Científica.XXII Jornada de Iniciação Científica - UFRJ, Rio de Janeiro. RJ.. 2000. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, T. P.. MORFOMETRIA E EVOLUÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BACIA DO RIO IMBÉ (RJ). 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E SUSTENTABILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS) - Instituto Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. DINÂMICA DE PRAIA NA RESTINGA DA PRAIA DO PECADO EM MACAÉ, RJ.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. ÁREAS ÚMIDAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O BANHADO DA BOA VISTA, BAIXADA CAMPISTA, NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. TAXA DE MOBILIDADE DA LINHA DE COSTA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. Aspectos Geológico-Geomorfológicos das Vertentes Oceânica e Interiorana da Serra dos Órgãos (RJ). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LEITE, A. F.;SILVA, T. P.. Estruturação de uma indústria envasadora de água mineral em Conceição do Imbé, Distrito de Campos dos Goytacazes (RJ): potencialidades dos usos dos recursos hídricos do segmento serrano na região Norte Fluminense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, S. F.;SILVA, T. P.. ANÁLISES DE PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DE SOLOS AGRÍCOLAS DE SÃO JOÃO DA BARRA - RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, S. F.;SILVA, T. P.. FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE HORTALIÇAS NO DISTRITO DO AMPARO DO TAÍ EM SÃO JOÃO DA BARRA - RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
BULHOES, E. M. R.;SILVA, T. P.. Distribuição e transporte de sedimentos costeiros. Exemplos em Arraial do cabo, RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
BULHOES, E. M. R.;SILVA, T. P.. Aspectos Morfométricos das Praias Arenosas do Litoral Fluminense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
REIS, C. H.;SILVA, T. P.; BULHOES, E. M. R.. Mapeamento dos manguezais da foz do rio Paraíba do Sul, utilizando técnicas de processamento digital de imagens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
BULHOES, E. M. R.;SILVA, T. P.. Caracterização da morfologia costeira entre a foz dos rios Itabapoana e Paraíba do Sul, norte do estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
VIEIRA, R.;SILVA, T. P.. Geomorfologia e Sedimentologia da Geleira Union, Montanhas Ellworth, Antártica Ocidental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
BULHOES, E. M. R.;SILVA, T. P.. Possível Influência do fenômeno El Nio Oscilação Sul (ENOS) sobre os dados de precipitação acumulada mensal em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
BULHOES, E. M. R.;SILVA, T. P.. IMPACTOS DAS OBRAS COSTEIRAS NA MORFOLOGIA DA LINHA DE COSTA: O CASO DO PORTO DO AÇU, MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA, RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. Concurso Público para professor efetivo do departamento de Geografia de Campos (GRC). 02 a 06 de maio de 2016. Edital N. 26/2016. Área de Concentração: Geografia Física. 2016. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.; BULHOES, E. M. R.; REIS, C. H.; LEITE, A. F.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DE CAMPOS (GRC). EDITAL N. 142/2019. 26 A 28 DE JUNHO DE 2019. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: GEOGRAFIA FÍSICA. 2019. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.; BULHOES, E. M. R.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR. NÚMERO DO PROCESSO 23069.008182/2018-13. EDITAL N. 204/2018. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIOGEOGRAFIA E ECOLOGIA. 24 A 26 DE OUTUBRO DE 2018.. 2018. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXTTAS, BIOLÓGICAS E DA TERRA (PEB). 27 A 30 DE MARÇO DE 2017. EDITAL N. 054/2017. ÁREA D E C O N C E N T R A Ç Ã O : G E O T E C T Ô N I C A , GEOMORFOLOGIA ESTRUTURAL E DE PROCESSOS, GEOLOGIA HISTÓRICA. 2017. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DE CAMPOS (GRC). EDITAL N. 234/2017. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE GEOGRAFIA.. 2017. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, BIOLÓGICAS E DA TERRA (PEB). 09 A 11 DE FEVEREIRO DE 2015. EDITAL N. 3/2015 - PROCESSO N.: 23069. 052920/2014-28. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: GEOTECTÔNICA, GEOMORFOLOGIA ESTRUTURAL E DE PROCESSOS, GEOLOGIA HISTÓRICA.. 2015. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, T. P.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, BIOLÓGICAS E DA TERRA (PEB). 06 A 08 DE ABRIL DE 2015. EDITAL N. 80/2015 - PROCESSO N.: 23069.002209/2015-11. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: GEOTECTÔNICA, GEOMORFOLOGIA ESTRUTURAL E DE PROCESSOS, GEOLOGIA HISTÓRICA.. 2015. Universidade Federal Fluminense.
Orientou
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE RAVINAS E VOÇOROCAS NA BACIA DO CÓRREGO CARCANJO (ITALVA E SÃO FIDÉLIS/RJ) A PARTIR DE CONDICIONANTES LITOLÓGICOS E DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
ANÁLISE DE UNIDADES GEOLÓGICAS COMO FATOR CONDICIONANTE DOS PROCESSOS EROSIVOS NA BACIA DE DRENAGEM DOS CÓRREGOS DO JUVÊNCIO E SÃO ROQUE (CAMPOS DOS GOYTACAZES ? RJ); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
IDENTIFICAÇÃO DE VOÇOROCAS NA BACIA DO VALÃO DO MACACO (SÃO FIDÉLIS/RJ) E ANÁLISE DO SUBSTRATO GEOLÓGICO COMO FATOR CONDICIONANTE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
ASPECTOS GEOLÓGICOS COMO FATORES CONDICIONANTES DE PROCESSOS DE VOÇOROCAMENTO NA BACIA DO VALÃO DO GRUMARIM (SÃO FIDÉLIS/RJ); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Caracterização Morfotectônica com Base em Anomalias de Drenagem em um trecho da Superfície Aplainada do Litoral Leste Fluminense em Dores de Macabu e áreas adjacentes (Campos dos Goytacazes/RJ); ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
AVALIAÇÃO DO CONDICIONANTE LITOLÓGICO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE RAVINAS E BOÇOROCAS NA BACIA DE DRENAGEM DO CÓRREGO DA CARQUEJA (ITALVA, CAMBUCÍ E SÃO FIDÉLIS ? RJ); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO: O MORRO DO ITAÓCA COMO POTENCIALIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Controle Morfotectônico E Anomalias De Drenagem Em Um Setor Da Depressão Escalonada Dos Rios Pomba-Muriaé; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
CARACTERIZAÇÃO DE VOÇOROCAS NA BACIA DO VALÃO SÃO LUÍS (CARDOSO MOREIRA, SÃO FIDÉLIS E ITALVA/RJ) TENDO COMO FATOR CONDICIONANTE, A GEOLOGIA DA REGIÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Análise Morfotectônica com base no reconhecimento de anomalias de drenagem em um trecho da bacia do Rio Pomba (Miracema/Rj); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
IDENTIFICAÇÃO DIGITAL DE ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM TRECHO DA BACIA DO RIO POMBA NA CARTA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, RIO DE JANEIRO; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Avaliação morfotectônica com base em assimetria de bacias de drenagem em um setor da Depressão topográfica do rio Pomba (Palma/MG - RJ); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
INVESTIGAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM BASE EM ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM TRECHO DA BACIA DO RIO POMBA (SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
AVALIAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE A INUNDAÇÕES E A MOVIMENTOS DE MASSA DO BAIXO CURSO DA BACIA DE DRENAGEM DO RIO MURIAÉ (RJ) COM BASE NO GEOPROCESSAMENTO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Compartimentação topográfica do médio vale do Paraíba do Sul (RJ) em uma perspectiva morfotectônica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Condicionantes geológicos da configuração do relevo na Depressão dos rios Pomba e Muriáe (MG/RJ); ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Análise de lineamentos na Depressão dos Rios Pomba e Muriaé (RJ/MG); ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Tectônica cenozóica e compartimentação topográfica do médio vale do rio Paraíba do Sul/RJ; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Padrões de fraturamento neotectônico na Depressão dos Rios Pomba e Muriaé (MG/RJ); ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Análise morfotectônica de uma porção do Rift Continental do Sudeste do Brasil entre as bacias de Taubaté e Volta Redonda; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Esteves Junior; Análise da compartimentação topográfica em seções transversais entre as serras do Mar e da Mantiqueira; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Castro; Investigação morfotectônica a partir de anomalias de drenagem em um setor dos Alinhamentos de Cristas do rio Paraíba do Sul, Juiz de Fora (MG); ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Projeto de Monitoria em Geologia e Geomorfologia; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Projeto de Monitoria em Geologia e Geomorfologia; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Sistemas Geomorfológicos: Uma Proposta de Monitoria de Ensino; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Sistemas Geomorfológicos: Uma Proposta de Monitoria de Ensino; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Sistemas Geomorfológicos: Uma Proposta de Monitoria de Ensino; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Sistemas Geomorfológicos: Uma Proposta de Monitoria de Ensino; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia (Campos)) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Iniciação à docência e mediação escolar com crianças autistas e deficientes mentais; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Iniciação à docência e mediação escolar com crianças autistas e deficientes mentais; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pinto da Silva;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, F. L. D. ; REIS, M. E. G. V. ; SILVA, T. P. . CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: DESTAQUE PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DE GEOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. REVISTA CONTINENTES , v. 2020, p. 6, 2020.
-
FERREIRA, F. L. D. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM BASE EM ASSIMETRIA DE BACIAS DE DRENAGEM EM UM SETOR DA DEPRESSÃO TOPOGRÁFICA DO RIO POMBA (Palma/MG ? RJ). Revista Mundo Livre , v. 5, p. 132, 2019.
-
SOMBRA, Y. B. S. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO DE SUSCETIBILIDADE A INUNDAÇÕES E A MOVIMENTOS DE MASSA NO BAIXO CURSO DA BACIA DE DRENAGEM DO RIO MURIAÉ (RJ) COM BASE NO GEOPROCESSAMENTO. GEOPUC (RIO DE JANEIRO) , v. 11, p. 7, 2019.
-
SILVA, T. P. ; Mello, C.L . Reativações Neotectônicas na Zona de Cisalhamento do rio Paraíba do Sul (Sudeste do Brasil). Geologia USP. Série Científica , v. 11, p. 1-20, 2011.
-
Salgado ; SILVA, T. P. ; Peixoto, M.N.O. ; Moura, J.R.S. . Análise espaço-temporal da erosão linear no médio-baixo vale do Ribeirão do Secretário (Paty do Alferes/RJ). Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 9, p. 75-85, 2008.
-
SILVA, T. P. . Aspectos geológicos como condicionantes de feições erosivas lineares no médio-baixo vale do ribeirão do Secretário (Paty do Alferes-RJ).. Geosul (UFSC) , v. 18, n.36, p. 131-150, 2003.
-
SILVA, T. P. . Estudo da relação entre a orientação de feições erosivas lineares e características geológicas na bacia do Córrego da Cachoeira. Município de Paty do Alferes.. Geo UERJ , v. Espc, p. 1, 2003.
-
CORREA, C. B. ; SILVA, T. P. . Identificação de anomalias de drenagem como auxílio à investigação morfotectônica no gráben de Barra de São João (Região das Baixadas Litorâneas/RJ).. In: XIII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2021, Juiz de Fora. XIII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2021.
-
MOURA, R. S. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO DO CONDICIONANTE LITOLÓGICO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE RAVINAS E VOÇOROCAS NA BACIA DE DRENAGEM DO CÓRREGO DA CARQUEJA (ITALVA, CAMBUCÍ E SÃO FIDÉLIS/RJ).. In: XIII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2021, Juiz de Fora. XIII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2021.
-
FERREIRA, F. L. D. ; SILVA, T. P. . INVESTIGAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM ÊNFASE NA IDENTIFICAÇÃO DE ASSIMETRIA DE BACIAS DE DRENAGEM EM UM SETOR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POMBA (PALMA/MG).. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2019, Fortaleza. XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada anais, 2019.
-
FERREIRA, F. L. D. ; REIS, M. E. G. V. ; SILVA, T. P. . UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOLOGIA: UMA PROPOSTA DE MONITORIA DE ENSINO. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2019, Fortaleza. XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada anais, 2019.
-
SOMBRA, Y. B. S. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE A INUNDAÇÕES E A MOVIMENTOS DE MASSA DO BAIXO CURSO DA BACIA DE DRENAGEM DO RIO MURIAÉ (RJ) COM BASE NO GEOPROCESSAMENTO. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2019, Fortaleza. XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada anais, 2019.
-
MORAES, R. G. ; SILVA, T. P. . ANÁLISE MORFOTECTÔNICA COM BASE NO RECONHECIMENTO DE ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM TRECHO DA BACIA DO RIO POMBA (MIRACEMA/RJ). In: XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2019, Fortaleza. XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada anais, 2019.
-
FERREIRA, F. L. D. ; SILVA, T. P. ; SENNA, D. P. C. . AVALIAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM BASE EM ASSIMETRIA DE BACIAS DE DRENAGEM EM UM SETOR DA DEPRESSÃO TOPOGRÁFICA DO RIO POMBA (PALMA/MG). In: Semana de Geografia de Campos dos Goytacazes, 2019, Campos dos Goytacazes. Anais do evento da Semana de Geografia de Campos dos Goytacazes. Campos dos Goytacazes: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação - PROPPI, 2019. v. 1. p. 33-41.
-
FERREIRA, F. L. D. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM BASE EM ASSIMETRIA DE BACIAS DE DRENAGEM EM UM SETOR DA DEPRESSÃO TOPOGRÁFICA DO RIO POMBA (PALMA/MG - RJ).. In: IV Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Seropédica. Anais [recurso eletrônico] / IV Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro. 05 a 08 de novembro de 2018 em Seropédica, RJ. 426 P., 2018.
-
SILVA, T. P. . Estudo da relação entre a orientação de feições erosivas lineares e características geológicas na bacia do Córrego da Cachoeira. Município de Paty do Alferes.. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2003, RIo de Janeiro. Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2003.
-
SILVA, T. P. . O Sensoriamento Remoto como recurso didático indispensável no ensino da Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio. In: V ENEGE - Encontro Nacional de Ensino de Geografia., 2003, Presidente Prudente, 2003.
-
Ferreira, R. F ; SILVA, T. P. . A Drenagem Urbana como Agente Causador de Alterações Morfológicas e Hidrodinâmicas na Praia de Sepetiba. Município do Rio de Janeiro ? RJ. In: IV SINAGEO ? Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2002, São Luís. IV SINAGEO ? Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2002.
-
SILVA, T. P. . Aspectos Geológicos como Fatores Condicionantes de Processos Erosivos Lineares no Médio-Baixo do Ribeirão do Secretário. Município de Paty do Alferes / RJ.. In: IV SINAGEO ? Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2002, São Luís. IV SINAGEO ? Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2002.
-
SILVA, T. P. . Avaliação de condicionantes geomorfológicos de feições erosivas desconectadas da drenagem na bacia do Ribeirão do Secretário (Município de Paty do Alferes - RJ).. In: VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 2001, Goiânia. VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 2001.
-
MORAES, R. G. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM ÊNFASE NO MAPEAMENTO DE ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM TRECHO DA BACIA DO RIO POMBA (MIRACEMA/RJ). In: 16° Simpósio de Geologia do Sudeste, 2019, Campinas. Anais do GEOSUDESTE 2019 / EnsinoGEO 2019 - 16° Simpósio de Geologia do Sudeste, 20° Simpósio de Geologia de Minas Gerais e 9° Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2019.
-
RODRIGUES, M. G. A. ; SILVA, T. P. ; WILSON, R. E. . Redes de Apoio e Inclusão Escolar de Crianças Autistas: mapeamento de possibilidades de articulação no território. In: I Simpósio sobre Ambiente de Aprendizagem para Crianças Autistas, 2012, Volta Redonda. I Simpósio sobre Ambiente de Aprendizagem para Crianças Autistas, 2012.
-
SILVA, T. P. ; Mello, C.L . Compartimentação do Rifte do Paraíba do Sul com ênfase em elementos morfotectônicos. In: XII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos/VI International Symposium on Tectonics, 2009, Ouro Preto. XII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2009.
-
SILVA, T. P. ; Mello, C.L . Padrões de Lineamentos e de fraturamento neotectônico na Zona de Cisalhamento do rio Paraíba do Sul e Áreas Adjacentes, Entre Paty do Alferes (RJ) e Juiz de Fora (MG). In: XII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos/VI International Symposium on Tectonics, 2009, Ouro Preto (MG). XII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2009.
-
Esteves Junior, I.R ; Mello, C.L ; SILVA, T. P. . Análise da compartimentação topográfica em seções transversais entre as serras do Mar e da Mantiqueira.. In: XXIX Jornada de Iniciação Científica ? UFRJ., 2007, Rio de Janeiro. XXIX Jornada de Iniciação Científica ? UFRJ., 2007.
-
SILVA, T. P. ; Mello, C.L . Neotectônica na Região da Zona de Cisalhamento do Rio Paraíba do Sul e Áreas Adjacentes, entre Miguel Pereira (RJ) e Juiz de Fora (MG).. In: 10 Simpósio de Geologia do Sudeste (SGS)., 2007, Diamantina. 10 Simpósio de Geologia do Sudeste (SGS)., 2007.
-
Castro, A.J ; Mello, C.L ; SILVA, T. P. . Investigação morfotectônica a partir de anomalias de drenagem em um setor dos Alinhamentos de Cristas do rio Paraíba do Sul, Juiz de Fora (MG).. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica ? UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica ? UFRJ, 2004.
-
Castro, A.J ; Mello, C.L ; SILVA, T. P. . Investigação morfotectônica a partir de anomalias de drenagem em um setor dos Alinhamentos de Cristas do rio Paraíba do Sul, Juiz de Fora (MG).. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica ? UFRJ., 2004, Rio de janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica ? UFRJ., 2004.
-
SILVA, T. P. . A Prática do Trabalho de Campo como Instrumento Didático Fundamental no Ensino da Geografia. In: V ENEGE - Encontro Nacional de Ensino de Geografia., 2003, Presidente Prudente, 2003.
-
SILVA, T. P. . Aspectos geológicos regionais como condicionantes de feições erosivas lineares em Paty do Alferes: comparação entre as bacias da Cachoeira e do Secretário. In: XXV Jornada de Iniciação Científica, 2003, Rio de Janeiro, 2003.
-
SILVA, T. P. . Estudo da relação entre a orientação de feições erosivas lineares e características geológicas na bacia do Córrego da Cachoeira. Município de Paty do Alferes. In: 10 Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada., 2003, Rio de Janeiro, 2003.
-
SILVA, T. P. . Análise de características geológicas do município de Paty do Alferes e sua influência na orientação de feições erosivas lineares no Médio-Baixo do Ribeirão do Secretário. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica, 2002, Rio de Janeiro, 2002.
-
SILVA, T. P. . Aspectos Geológicos como Fatores Condicionantes de Processos Erosivos Lineares no Médio-Baixo do Ribeirão do Secretário. Município de Paty do Alferes / RJ. In: IV SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2002, São Luis, 2002.
-
SILVA, T. P. . A Drenagem Urbana como Agente Causador de Alterações Morfológicas e Hidrodinâmicas na Praia de Sepetiba. Município do Rio de Janeiro. In: IV SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2002, São Luís, 2002.
-
SILVA, T. P. . Análise da influência da estrutura geológica na orientação de feições erosivas lineares no médio-baixo vale do ribeirão do Secretário (Paty do Alferes/RJ). In: XXIII Jornada de Iniciação Científica, 2002, Rio de Janeiro, 2002.
-
SILVA, T. P. . Relações entre feições erosivas lineares e características geológicas, geomorfológicas, pedológicas e de uso do solo na bacia do Córrego do Secretário. Município de Paty do Alferes (RJ). In: I Seminário Interno Nequat-Geoeste - UFRJ, 2001, Rio de Janeiro, 2001.
-
SILVA, T. P. . Transformações recentes em bacias de drenagem no médio vale do Paraíba do Sul: Conectividade e sensibilidade ambiental.. In: VIII congresso da ABEQUA, 2001, Mariluz, 2001.
-
SILVA, T. P. . Avaliação de condicionantes geomorfológicos de feições erosivas desconectadas da drenagem na bacia do Ribeirão do Secretário (Município de Paty do Alferes - RJ).. In: VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 2001, Goiânia, 2001.
-
SILVA, T. P. . Análise da distribuição espacial da erosão linear acelerada na bacia do córrego do Secretário - Município de Paty do Alferes (RJ). Uma contribuição para o estudo dos condicionantes do processo erosivo. In: XXII Jornada de Iniciação Científica, 2000, Rio de Janeiro, 2000.
-
IGNACIO, B. F. ; SILVA, T. P. . CARACTERIZAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM BASE EM ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM TRECHO DO MÉDIO-BAIXO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL (SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES JUNIOR, R. ; SILVA, T. P. . INVESTIGAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM BASE EM ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM SETOR DA DEPRESSÃO ESCALONADA DOS RIOS POMBA-MURIAÉ (PALMA - MG/RJ). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, R. G. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM ÊNFASE NO MAPEAMENTO DE ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM TRECHO DA BACIA DO RIO POMBA (MIRACEMA/RJ). 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, R. G. ; SILVA, T. P. . ANÁLISE MORFOTECTÔNICA COM BASE NO RECONHECIMENTO DE ANOMALIAS DE DRENAGEM EM UM TRECHO DA BACIA DO RIO POMBA (MIRACEMA/RJ). 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOMBRA, Y. B. S. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE A INUNDAÇÕES E A MOVIMENTOS DE MASSA DO BAIXO CURSO DA BACIA DE DRENAGEM DO RIO MURIAÉ (RJ) COM BASE NO GEOPROCESSAMENTO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, F. L. D. ; SILVA, T. P. . INVESTIGAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM ÊNFASE NA IDENTIFICAÇÃO DE ASSIMETRIA DE BACIAS DE DRENAGEM EM UM SETOR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POMBA (PALMA/MG).. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, F. L. D. ; REIS, M. E. G. V. ; SILVA, T. P. . UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOLOGIA: UMA PROPOSTA DE MONITORIA DE ENSINO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, F. L. D. ; SILVA, T. P. . AVALIAÇÃO MORFOTECTÔNICA COM BASE EM ASSIMETRIA DE BACIAS DE DRENAGEM EM UM SETOR DA DEPRESSÃO TOPOGRÁFICA DO RIO POMBA (PALMA/MG - RJ).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
CONECTIVIDADE FLUVIAL QUATERNÁRIA EM RIOS DE AMBIENTES TROPICAISÚMIDOS NO NORTE FLUMINENSE, Descrição: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Coordenador / Mônica dos Santos Marçal - Integrante / Renato Rodriguez Cabral Ramos - Integrante.
-
2019 - Atual
INVESTIGAÇÃO MORFOTECTÔNICA E NEOTECTÔNICA NAS REGIÕES DAS BAIXADAS LITORÂNEAS, NORTE E NOROESTE FLUMINENSE, Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo principal a realização de uma investigação de cunho morfotectônico e neotectônico na região que engloba as bacias da região hidrográfica do Atlântico Sudeste, como as bacias dos rios Pomba, Muriaé, Baixo Paraíba do Sul, Macaé e São João, como contribuição para os estudos sobre a reativação tectônica cenozóica na depressão topográfica do rio Paraíba do Sul e no Gráben de Barra de São João, discutindo sua relação com a sequência evolutiva da margem continental do Sudeste do Brasil.Através desse estudo, pretende-se contribuir para o entendimento da distribuição das áreas de sedimentação quaternária e fornecer subsídios ao entendimento da formação e evolução das serras do Mar e Mantiqueira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Coordenador / Carolline Bastos Corrêa - Integrante.
-
2019 - Atual
INVESTIGAÇÃO DOS FATORES CONDICIONANTES DOS PROCESSOS DE VOÇOROCAMENTO NAS BACIAS DE DRENAGEM DOS RIOS POMBA, MURIAÉ E BAIXO PARAÍBA DO SUL, Descrição: O presente projeto tem como objetivo realizar uma investigação sistemática dos fatores condicionantes dos processos de ravinamento e de voçorocamento na região das bacias de drenagem dos rios Pomba, Muriaé e Baixo Paraíba do Sul, avaliando a importância dos aspectos geológicos, geomorfológicos, pedológicos e de uso do solo para o surgimento, desenvolvimento, distribuição espacial e orientação dos diferentes tipos de feições erosivas lineares. Espera-se fornecer subsídios para o planejamento agrícola e conservação dos recursos naturais em uma área que apresenta um quadro de intensa degradação ambiental, representado por processos que resultam no assoreamento de rios, na diminuição da vazão das nascentes e na perda de solos agricultáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Coordenador / Rafael Strozi Moura - Integrante.
-
2017 - 2018
INVESTIGAÇÃO MORFOTECTÔNICA NAS BACIAS DE DRENAGEM DOS RIOS POMBA E MURIAÉ, Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto tem como objetivo principal a realização de uma investigação de cunho morfotectônico na região que engloba as bacias de drenagem dos rios Pomba e Muriaé, como contribuição para os estudos sobre a reativação tectônica cenozóica na depressão topográfica do rio Paraíba do Sul e discutindo sua relação com a sequência evolutiva da margem continental do Sudeste do Brasil Através deste estudo, pretende-se contribuir para o entendimento da distribuição atual das áreas de sedimentação quaternária, fornecendo, ainda, subsídios ao entendimento da formação e evolução das serras do Mar e Mantiqueira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Coordenador / Gabriel Elias Rios Carriço - Integrante.
-
2015 - 2016
MORFOTECTÔNICA NAS BACIAS DE DRENAGEM DOS RIOS POMBA E MURIAÉ, Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto tem como objetivo principal a realização de uma investigação de cunho morfotectônico na região que engloba as bacias de drenagem dos rios Pomba e Muriaé, como contribuição para os estudos sobre a reativação tectônica cenozóica na depressão topográfica do rio Paraíba do Sul e discutindo sua relação com a sequência evolutiva da margem continental do Sudeste do Brasil. Através deste estudo, pretende-se contribuir para o entendimento da distribuição atual das áreas de sedimentação quaternária, fornecendo, ainda, subsídios ao entendimento da formação e evolução das serras do Mar e Mantiqueira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Coordenador.
-
2011 - 2014
O Uso do Solo e o Processo de Voçorocamento no Município de Santo Antônio de Pádua (RJ), Descrição: Este projeto busca dar continuidade à investigação sistemática dos fatores condicionantes dos processos erosivos nas bacias hidrográficas dos rios Pomba e Muriaé, sobretudo no município de Santo Antônio de Pádua (RJ), em função do quadro de degradação ambiental apresentado e de seu destaque perante os demais municípios Região Noroeste Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Coordenador.
-
2011 - 2014
Neotectônica do Sudeste do Brasil, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivos: caracterizar a atuação dos mecanismos tectônicos cenozoicos na formação de importantes áreas de acumulação sedimentar no Sudeste do Brasil; caracterizar o quadro neotectônico regional, incluindo o reconhecimento das principais linhas de fraqueza que foram reativadas durante o Cenozoico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Coordenador.
-
2011 - 2012
Modelo Geológico-Geomorfológico da Evolução da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Descrição: vinculado à tese de doutorado desenvolvida pelo autor. Resumo: A presente tese tem como objetivo propor um modelo geológico-geomorfológico para a evolução da bacia de drenagem do rio Paraíba do Sul sob o ponto de vista da morfotectônica, discutindo sua relação com a sequência evolutiva do Rifte do Paraíba do Sul (Sistema de riftes Cenozicos do Sudeste do Brasil). Os diversos elementos geomorfológicos e estruturais analisados são associados, dominantemente, a controles tectônicos ligados à formação ou evolução do rifte. Propõe-se um modelo morfotectônico de inversão e deslocamentos da borda de falha principal ao longo do Rifte do Paraíba do Sul, com a inversão correspondente a uma zona de transferência convergente e com sobreposição, posicionada na região entre as bacias sedimentares de Resende e Volta Redonda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Coordenador.
-
2004 - Atual
O Cenozóico no Brasil, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Pinto da Silva - Integrante / Mello, C.L - Coordenador.
Prêmios
2019
Melhor Trabalho de Sessão (Orientador) - Discente Bruno Fernandes Ignácio, XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - UFF.
2019
Menção Honrosa pelo primeiro lugar de Sessão (Orientador) ? Discente Maria Emília Gomes Vieira Reis, XXII semana de monitoria, Departamento de Geografia de Campos - UFF/ESR/PUCG. Campos dos Goytacazes.
2019
Menção Honrosa pelo primeiro lugar na classificação geral (Orientador) ? Discente Maria Emília Gomes Vieira Reis, XXII Semana de Monitoria na área temática: Ciências Humanas. Pró-Reitor de Graduação UFF/Niterói.
2017
Menção Honrosa pelo primeiro lugar de Sessão (Orientador) ? Discente Fabrício Leandro Damasceno Ferreira, XX semana de monitoria, Departamento de Geografia de Campos - UFF/ESR/PUCG. Campos dos Goytacazes.
2017
Menção Honrosa pelo segundo lugar na classificação geral (Orientador) ? Discente Fabrício Leandro Damasceno Ferreira, XX Semana de Monitoria na área temática: Ciências Humanas. Pró-Reitor de Graduação UFF/Niterói.
2006
Aprovação com Louvor, Programa de Pós-Graduação em Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Jane.
2002
Menção Honrosa, UFRJ.
2002
Melhor Trabalho de Sessão, UFRJ.
2001
Melhor Trabalho de Sessão, UFRJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). , Rua José do Patrocínio, 71, Centro, 28010385 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27220334, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento de Trabalhos de Campo e Visitas Técnicas.
-
02/2015
Ensino, Geografia (Campos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia, Geomorfologia Geral, Geologia Sedimentar, Geomorfologia Continental, Sistemas Naturais do Território Brasileiro,
-
06/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB).,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Pesquisa do PEB.
-
08/2012 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB).,Cargo ou função, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em licenciatura em Ciências Naturais.
-
03/2012 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB).,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de estágio probatório dos professores ADÍLIO JORGE MARQUES, JEAN CARLOS MIRANDA e GUSTAVO SILVA SEMAAN.
-
03/2011 - 02/2015
Direção e administração, Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB).,Cargo ou função, membro do colegiado do curso de graduação em licenciatura em Ciências Naturais.
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia I, Geomorfologia
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia II, Geomorfologia
-
03/2011 - 06/2014
Direção e administração, INSTITUTO DO NOROESTE FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (INFES).,Cargo ou função, Membro do colegiado do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES).
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia II, Geomorfologia
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia II
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Estudo e de Pesquisa
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Geografia: Conteúdo e Método
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I
2010 - 2011
Instituto GuanabaraVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor Regente do Colégio Miguel Couto (Unidade Recreio).
Disciplinas ministradas: Geografia do 7o ano do Ensino Fundamental, Geografia do 8o ano do Ensino Fundamental, Geografia do 9o ano do Ensino Fundamental no primeiro e segundo semestre de 2010.
2008 - 2011
Fundação Educacional Duque de CaxiasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (Fundação Educacional de Duque de Caxias ? FEUDUC).
Disciplinas ministradas: Climatologia I, Hidrologia II e Geografia Física do Brasil II no primeiro semestre de 2008 (2008/1); Geomorfologia, Hidrologia I e Hidrologia II no segundo semestre de 2008 (2008/2); Climatologia III e Hidrologia I no primeiro semestre de 2009 (2009/1); Climatologia I no segundo semestre de 2009 (2009/2); Climatologia II no primeiro semestre de 2010 (2010/1); Climatologia III e Hidrologia I no segundo semestre de 2010 (2010/2).
2005 - 2007
Colégio Franciscano Santo AntonioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor regente, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor Regente do Colégio Franciscano Santo Antônio, Rede Franciscanas de Ensino, Filial da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Disciplinas ministradas: Geografia da 5a série do Ensino Fundamental, Geografia da 6a série do Ensino Fundamental, Geografia da 7a série do Ensino Fundamental e Geografia da 8a série do Ensino Fundamental.
Atividades
-
08/2005 - 06/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2003 - 2003
COLEGIO DE APLICACAO - UFRJVínculo: Professor licenciando, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio Supervisionado na 3a série do Ensino Médio com cumprimento de carga mínima de 300 horas condicionado à Prática de Ensino.
Atividades
-
04/2003 - 11/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
-
04/2003 - 11/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2007 - 2012
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação (doutorado), Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista - Capes
Programa de Pós-Graduação em Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGL/IGEO/UFRJ). Ingresso em 2007 e conclusão prevista para 2011.
Título: MODELO GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICO DA EVOLUÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL
Orientadores: Prof. Dr. Claudio Limeira Mello (UFRJ); Isabela de Oliveira Carmo (CENPES/PETROBRÁS)
2004 - 2006
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação (mestrado), Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsa de mestrado - CNPQ
2000 - 2003
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica - CNPQ/PIBIC/UFRJ
1999 - 1999
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 4
Atividades
-
04/1999 - 11/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia Humana
Você é Thiago Pinto da Silva?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thiago Pinto da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?