José Henrique Martins Neto

José Henrique Martins Neto é professor titular (aposentado desde 09/2014) do Departamento de Engenharia Mecânica da (CEFET-MG) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Possui Ph.D. obtido no Departamento de Engenharia Civil, especificamente na área de "Energy Building" pela University of Colorado at Boulder, EUA, no ano de 1996. Realizou pós-doutorado no ano de 2001 na Universidade do Porto, Portugal, na área de armazenamento de energia com gelo para sistemas de ar condicionado. Possui graduação e mestrado em Engenharia Mecânica. Continua a colaborar como professor e pesquisador no Programa de Mestrado em Engenharia da Energia do CEFET-MG, realizando pesquisas aplicadas nas áreas de engenharia solar (concentração solar para geração de potencia e aplicação em processos térmicos, sistemas fotovoltaicos híbridos com e sem concentração solar); sistemas de ar condicionado; geração, distribuição e uso do vapor em processos industriais; auditoria energética industrial; refrigeração. Coordenou e participou de projetos de pesquisas, com construção e testes de protótipos, nas áreas de energia solar, ar condicionado e refrigeração (HVAC & R). Orientou alunos dos níveis de pós graduação, graduação, técnico, e estudantes estrangeiros participantes de programas de intercâmbio internacional. Coordenou e participou em projetos nacionais e internacionais de pesquisa financiados pelas Agências Brasileiras CNPq, FINEP e CAPES e pela Agência Americana USAID. Foi um dos fundadores do Centro para Eficiência Energética localizado no Campus II do CEFET-MG. Foi um dos fundadores e coordenador do Mestrado em Engenharia em Energia durante os períodos de (2008-2010) e (2012-2014). Como atividades profissionais destacou-se o monitoramento e montagem de um sistema central de ar condicionado de grande porte de um shopping center e participação de vários estágios em indústrias térmicas e numa usina termoelétrica.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Civil

1991 - 1996

University of Colorado
Título: DETERMINISTIC MODEL FOR AN INDIRECT ICE STORAGE TANK
Orientador: MONCEF KRARTI
Palavras-chave: Coletor Plano.; Ice; Perdas de Calor; Rendimentos Termico; Storage; Tank. Grande área: Engenharias

Mestrado em Engenharia Mecânica

1978 - 1980

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: BALANCO TERMICO EM UM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE AGUA COM COLETOR SOLAR,Ano de Obtenção: 1980
Orientador: JOSE RUBENS GONCALVES DE SOUZA
Palavras-chave: Balanco; Coletor; Solar.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Mecânica

1972 - 1977

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2001 - 2002

Pós-Doutorado. , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal. , Bolsista do(a): Fundação de Ciencia e Investigação de Portugal, FCIP, Portugal. , Grande área: Engenharias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Aproveitamento da Energia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Termodinâmica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Controle Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Transferência de Calor.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NETO, J. H. M. . V Seminario de Engenharia da Energia. 2013. (Outro).

NETO, J. H. M. . III Seminário de Engenharia da Energia. 2011. (Outro).

NETO, J. H. M. . I Seminario de Engenharia da Energia. 2008. (Outro).

NETO, J. H. M. ; MOZES, Karen Elisabeth ; OLIVEIRA, Andrezza Amaral Nunes de . I Seminário do Centro de Eficiência Enegética. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

MercoFrio 2006. AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM PROTÓTIPO DE BOMBA DE CALOR UTILIZADA PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA PARA BANHO TENDO COMO FONTE FRIA A ENERGIA DA ÁGUA SUJA. 2006. (Congresso).

Mercofrio 2004. Participação como coordenador de seção técnica. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Danielle Costa Bourg

BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes; LIMA, Frederico Romagnoli Silveira; FERREIRA, A. G.;NETO, J. H. M.. Desenvolvimento de trocador de calor adaptado para turbina a gás de queima externa em processo de cogeração com gás natural residual da queima de biomassa. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Lana de Almeida

OLIVEIRA, R. L.; LIMA, Frederico Romagnoli Silveira;NETO, J. H. M.. Análise experimental do impacto energético causado pelo acúmulo de poeira nos condensadores a ar das geladeiras.. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Lindomar Matias Gonçalves

FERREIRA, A. G.;NETO, J. H. M.; Maia B. C.. Análise experimental da secagem de um resíduo sólido industrial em um secador solar. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Alessandro Zanetti

Maia B. C.; Gomez L. C.;NETO, J. H. M.. Condicionamento de ar de um veículo através de um ciclo de refrigeração por absorção. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Igor Fabiano Slveira

Castro D. H.;NETO, J. H. M.; Pinheiro P. C. C.. Aplicação da metodologia "TPM" para redução das perdas de eficiência térmica de caldeiras flamotubulares. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Flávio Morão Arantes

FERREIRA, Wanyr Romero;NETO, J. H. M.. Análise e simulação do perfil térmico das panelas de aço de uma ciaria LD. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Maurício Isidoro Oliveira

GUIMARAES, André Ferreira;NETO, J. H. M.; Charbel T. L. A.; Maia B. C.. Caracterização da secagem do resíduo sólido produzido durante o tratamento de efluentes de uma trefilaria de arames de aço. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Soares de Almeida

PIMENTA, João Manoel Dias;NETO, J. H. M.; CARVALHO, Mario Olavo Magno de. Metodologia para Avaliação Economica de Unidades Resfriadoras de Liquidos por Ciclos de Compressão e Absorção. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de Brasília.

Aluno: Edurado Shirm

JESUS, G. A. R.; VALLE, R. M.;NETO, J. H. M.. Estudo experimental do desempenho do motor com a variação do angulo de abertura da valvula de admissão. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antônio Augusto Torres Maia

NETO, J. H. M.. Estudo do comportamento transiente do conjunto evaporador válvula de expansão.. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Francisco de Almeida Vitor

NETO, J. H. M.; FERREIRA, Wanyr Romero. Estudo de Convecção natural em Placas planas verticais devido ao efeito combinado de difusão de calor e de massa. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Roberto Alves

Gomez L. C.;NETO, J. H. M.; Hanriot S. M.; Andrade J. C. B.. Eficiência Energética em refrigerador doméstico com velocidade variável no compressor hermético. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PUC MInas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Antônio Augusto Torres Maia

NETO, J. H. M.; KOURY, Ricardo Nicolau Nassar; MACHADO, Luiz; CORTEZ, Marcia Fonte Boa; AOKI, Alexandre Rasi; MELO, Claudio. Metodologia de um Algoritimo para o Controle simultâneo da Carga Térmica e do Grau de Superaquecimento de um Sistema de Refrigeração. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

NETO, J. H. M.; BERNARDES, M. A. S.. professor Adjunto. 2003. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angela Menin Teixeira de Souza

MARTINS NETO, José Henrique;SOUZA, Angela Menin Teixeira de. Balanço Térmico em um Sistema de Aquecimento de Água com Coletor Solar. 1980. Dissertação (Mestrado em Engenharia Térmica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Julio Ziviani Pochmann

Análise de Viabilidade do Uso de Sistemas de Armazenamento de Energia em Sistemas Fotovoltaicos Residenciais Aplicada a Belo Horizonte; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Anáilse Tecno-econômica de uma CSP Torre Central com Diferentes Níveis de Armazenamento de Energia e Hibridização; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Othon Lucas Procópio

Modelo Analítico para Avaliação do Desempenho Térmico e Elétrico de Módulos Fotovoltaicos Acoplados a Coletores Solares de Placa Plana Tipo Tubo-Aleta e Serpentina; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Coorientador: Jose Henrique Martins Neto;

Samantha Teixeria Marques

Avaliação experimental de um painel Fotovoltaico com concentração de energia solar utilizando um coletor do tipo ?V?; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Marcio Araujo Pessoa

Metodologia Teórica Experimental utilizando Teste Quasi Dinâmico para Avaliação de Coletores Concentradores do tipo Cilindro Parabólico; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Paulo Rocha Viana

Avaliação Experimental de um Protótipo de Coletor Solar Híbrido para Geração Simultânea de Água Quente e Eletricidade; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Wanderson Savoi

Simulação computacional de uma usina térmica solar constituída de coletorescilíndricos parabólicos; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Eliézer Basílio Borges

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DOS COLETORES SOLARES CILINDRO PARABÓLICOS DA INSTALAÇÃO SOLAR DO CEFET-MG; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Leandro Cristino Oliveira Pereira

Análise experimental de um trocador de calor do tipo serpentina aletada para utilização em sistemas térmicos; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Coorientador: Jose Henrique Martins Neto;

Samira Fontes Domingos

Análise Térmica Experimental do Elemento de Calor dos Concentradores Cilindricos Parabólicos da Instalação Solar do CEFET-MG; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Maurício Isidoro Oliveira

Análise experimental de um sistema solar para secagem de resíduo sólido de estação de tratamento de efluentes; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia - Cefet/Mg - Ufsj) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Coorientador: Jose Henrique Martins Neto;

Flávio Medeiros Figueiredo

USO DE CÉLULAS FOTOVOLTAICAS CONECTADAS A REDE ELÉTRICA EM UM CENÁRIO DE ?NET METERING?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Eletrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Bruno Reis Caldeira Tolentino

Análise e Projeto de Sistema de Distribuição de Gás Natural na Indústria; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Gustavo Machado Condessa

Projeto básico de um sistema de distribuição de água gelada com termoacumulação para o campus II do CEFET MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Felipe Rodrigues de Castro

Secadora Termodinâmica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Leandro de Castro Leal

Estudo e Análise do Processo de Gaseificação em fornos AZBE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Paulo Ibrahim Augusto

Estudo dos Métodos de Dimensionamento de Dutos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Lucas Godinho Rausch

PROJETO DE REUTILIZAÇÃO DO CONDENSADO DA CALDEIRA DO CEFET-MG, LOCALIZADA NO CAMPUS II; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Maryna Fernanda Ferreira Melo

ESTUDO E ANÁLISE DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA UTILIZANDO ÁGUA PRESSURIZADA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Wanderson Navegantes RodriguesCentr

Sistema de medição do título do vapor produzido por caldeiras; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Marcos Antonio Machado

Inspeção Técnica em Caldeiras Flamotubulares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Jônathas Mafra de Castro

Alternativas para obtenção de água potável; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Ciro Geraldo Vilela de Oliveira

Experimentação Veículos; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Helio Henrique da Silva

Metodologia para análise de produtividade de um setor de uma indústria de bebidas; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Bruna Quadros Torres

Análise técnica econômica de uma planta de cogeração com geração de eletricidade, frio e calor; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Luiz de Paula Bastos Júnior

Fontes de energia da refinaria Gabriel Passos; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Henrique César de Melo

Sistemas modernos de condicionamento de ar com inovações em economia de energia e otimização de espaço; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Emerson Fonseca Leandro

Uso de combustivel GLP para aquecimento de agua; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Iara Silva T

Araujo; Calculo de Carga Térmica para Sistemas de Ar Ciondicionado; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Jonatas Mezencio Silva

ENERGIA SOLAR DE CONCENTRAÇÃO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Marco Andre Loureiro Mendes Silva

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICO-TÉRMICO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Raphael Gobi Teixeira Ferreira

Análise de um sistema solar fotovoltaico para geração de eletricidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Raphael Gobi Teixerira Ferreira

Análise de um sistema solar fotovoltaico para geração de eletricidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Felipe Morato Moreira

Testes experimentais da usina solar do CEFET-MG; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Mecatrônica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Gabriel Pimentel Duarte

Coletores solares para aplicação em processos industriais e comerciais de média temperatura; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Rodrigo Meneses de Oliveira Campos

Análise computacional e experimental de um sistema solar fotovoltaico para geração de eletricidade; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Thomaz Smith Reis

Simulação e análise de um sistema inovador de condicionamento de ar usando meio dissecante; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Samuel Moreira Duarte Santos

Avaliação experimental de um sistema de ar condicionado automobilístico utilizando armazenamento de energia; 2006; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Helio Henrique da Silva

Projeto, montagem e avaliação experimental de um sistema de ar condicionado automobilístico utilizando armazenamento de energia; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Alan Felipe Cunha Fernandes

Simulação Computacional Simplificada de Sistemas de Refrigeração; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

André Henrique de Brito Veloso

Simulação Computacional Simplificada de Sistemas de Refrigeração; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Ana Maria Aragao Vidal

Análise de sistemas de aquecimento solar utilizando bomba de calor como fonte de energia auxiliar; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Mário Paulo Drumond Lages de Oliveira-

Análise de sistemas de aquecimento solar utilizando bomba de calor como fonte de energia auxiliar; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Felipe Ferreira de Souza Campos

Simulação energética de edificações comerciais utilizando o software eQUEST; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Filipe Meira Mila

Avaliação experimental de um protótipo de uma bomba de calor utilzada para aquecimento de água para banho tendo como fonte fria a energia da água suja; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, United States Agency For International Development; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Andrezza Amaral Nunes de Oliveira

Desenvolvimento de um currículo para desenvolvimento ambiental sustentável através da eficiência energética; 2005; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, United States Agency For International Development; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Karen Elisabeth Mozes

Desenvolvimento de um currículo para desenvolvimento ambiental sustentável através da eficiência energética; 2005; 0 f; Iniciação Científica - United States Agency For International Development, United States Agency For International Development; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Mariana Rodrigues Cançado

Desenvolvimento de um currículo para desenvolvimento ambiental sustentável através da eficiência energética; 2005; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, United States Agency For International Development; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Paul Erickson

Desenvolvimento de um currículo para desenvolvimento ambiental sustentável através da eficiência energética; 2005; 0 f; Iniciação Científica - University Of Colorado At Boulder, United States Agency For International Development; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Samuel Moreira Duarte Santos

Desenvolvimento de um currículo para desenvolvimento ambiental sustentável através da eficiência energética; 2005; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, United States Agency For International Development; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Samuel Moreira Duarte Santos

FABRICAÇÃO E TESTE DE UM COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO UTILIZADO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA E ANALISE TÉCNICO E ECONÔMICO COM COLETORES SOLARES CONVENCIONAIS; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, United States Agency For International Development; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

António Carlos Mendonça Júnior

Aplicação de softwares (Programa para Formação de Especialistas em Auditoria e Gerenciamento Energetico); 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Paulo César do Nascimento

Programa para Formação de Especialistas em Auditoria e Gerenciamento Energético; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Eletrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Ana Angélica Machado Máximo

Programa para Formação de Especialistas em Auditoria e Gerenciamento Energético; 2004; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Paulo César do Nascimento

Sistemas de armazenamento de energia de um sistema de ar condicionado automotivo; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Eletrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Viviane Cristina da Costa Jorge

Programa para Formação de Especialistas em Auditoria e Gerenciamento Energético; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Eletrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Leonardo Wanderson Soares

Montagem e instrumentação de um coletor solar de baixo custo; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Energia Eletrica (Programa para Formação de Especialistas em Auditoria e Gerenciamento Energetico); 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Rodrigo Martins

Sistema de supervisonamento de uma bomba de calor; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Tatiana Lima

Programa para Formação de Especialistas em Auditoria e Gerenciamento Energético; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Adolfo Luis de Melo Corrêa Pinto

Desenvolvimento de uma bancada para ar condicionado; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Luciomar de Oliveira Lima

Sistemas de armazenamento de energia de um sistema de ar condicionado automotivo; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Marcio Tresinari Rubin

Desenvolvimento de uma bancada para ar condicionado; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Sérvio Túlio Pereira Ribeiro

Desenvolvimento de uma bancada para ar condicionado; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Leonardo Caldas Martins

Fabriação de um coletor solar de baixo custo; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Alexandre Faria Teixeira

Automação (Programa para Formação de Especialistas em Auditoria e Gerenciamento Energetico); 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Luis de paula Bastos Junior

Projeto do laboratorio de ar condicionado; 2002; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Serviço de Assistencia Ao Estudante do Cefet Mg; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

André Teixeira Marins

Elaboração de fluxogramas e logica da hidraulica do laboratorio de ar condicionado; 2002; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Serviço de Assistencia Ao Estudante do Cefet Mg; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Daniel Borges de Souza

Projeto eletrico do laboratorio de ar condicionado; 2002; 0 f; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Serviço de Assistencia Ao Estudante do Cefet Mg; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Sílvio Sabino de Souza Júnior

Desenvolvimento de um Algoritimo para simulação de serpentinas de superfície molhada usadas em sistemas de ar condicionado; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Cristiano Yassuhide Baba

Projeto de um Prototipo de uma Bomba de Calor para Aquecimento de Agua; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Alexandre Drumond Barbosa

Projeto de uma bomba de calor para aquecimento de agua; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Diego Charles Matta Fagundes

Estudo de coletores solares integrados em sistemas de aquecimento de agua; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Evandro Rodrigo Silva

Estudo de coletores solares para sistemas de aquecimento de agua; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Regis Freire Alves Ferreira

Pesquisa em Sistemas Fotovoltaicos; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Eletrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Walter Luis Asevedo

Estudo de um sistema evaporativo direto e indireto para condiconamento de ar; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Wanderely Prado

Estudo de um sistema de aquecimento de agua usando bomba de calor; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Marcelo de Deus

Estudo de um sistema de aquecimento de agua utilzando bomba de calor; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Eldon Zica Mendonça

Estudo de evaporadores condiconadores de ar do tipo direto e indireto; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Dailson Júnior de Carvalho

Simulação de Diferentes Sistemas de Condionamento de Ar encontradas nas Instalações Comerciais, Residencias e Industriais no país; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Lúnia Coelho de Almeida

Sistemas de Conversâo de Energia Eolica; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Marco Aurélio dos Santos Bernardes

Projeto, Simulação e Construção de um protótipo de trocador de calor do tipo casco tubos; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

João Goes de Oliveira

Pesquisa de Coletores Parabolicos Compostos para Aquecimento de Agua; 1988; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Haroldo Angelo de Andrade

Estudo de Fluidos para Aquecimento; 1986; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Anthony GUILLOUD

Sistema Fotovoltaico; 2010; Orientação de outra natureza; (Thermal and Energy Engineering) - Joseph Fourier University; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Clement PREVOST

Sistemas Solares; 2010; Orientação de outra natureza; (Thermal and Energy Engineering) - Joseph Fourier University; Orientador: Jose Henrique Martins Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Angela Menin Teixeira de Souza

Não disponível; 1979; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Engenharia Térmica) - Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Angela Menin Teixeira de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NETO, J. H. M. ; SANTOS, Samuel Moreira Duarte . Coletores solares de baixo custo versus coletores convencionais utilizados para aquecimento de água: uma análise comparativa do ponto de vista técnico e econômico - Parte II. Climatização , São Paulo, v. 78, p. 46-48, 2007.

  • NETO, J. H. M. ; SANTOS, Samuel Moreira Duarte . Coletores solares de baixo custo versus coletores convencionais utilizados para aquecimento de água: uma análise comparativa do ponto de vista técnico e econômico - Parte I. Climatização , São Paulo, v. 77, p. 25-35, 2007.

  • NETO, J. H. M. ; MALDONADO, E. ; BORGES, M. ; LIMA, M. . Develpment and Experimental Validation of a Simplified Model for Encapsulated Ice Tanks. HVAC & R Research , Estados Unidos, v. 10, n.3, 2004.

  • NETO, J. H. M. . Guia de Aula Pratica de Termodinamica. BELO HORIZONTE, MG: FUMARC/PUC-MG, 1984. 89p .

  • NETO, J. H. M. . Investigação experimental e análise econômica de calhas parabólicas com absorvedor não evacuado para geração de potência elétrica e produção de calor. In: VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016.

  • Othon Lucas Procópio ; ILDEFONSO, L. F. N. ; NETO, J. H. M. ; CORGOZINHO, I. M. ; Santhiagu Lucas Procópio . Concentradores solares Fresnel aplicados a produção de calor para secagem de resíduos sólidos urbanos. In: VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016.

  • Giordani Lopes Tavares ; NETO, J. H. M. . Aplicação da energia solar na otimização do processo de produção de cachaça em alambiques de corpo simples. In: VI Congrsso Brasileiro de Energia Solar, 2016, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016.

  • Luan Maximiano de Oliveira da Costa ; Virgílio Almeida Medeiros ; NETO, J. H. M. . Sistema de aquecimento solar combinado como alternativa para estufas de pintura e secagem na indústria automotiva. In: VI Congresso Braileiro de Energia Solar, 2016, Belo Horizonte. VI Congresso Braileiro de Energia Solar.

  • André Gonçalves de Oliveira ; Ramatisa Ladeia Ramos ; NETO, J. H. M. ; Arcílio Pimenta . Dimensionamento e simulação de coletor solar do tipo cilindro parabólico para atender uma estufa de pintura eletrostática. In: VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016.

  • Henrique Neiva Guimarães ; Flávio Pacelli Ziviani de Oliveira ; Breno Gusmão Barbosa ; NETO, J. H. M. ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes . Anáilise exergética de um sistema de trigeração integrado com ciclo de Rankine e energia solar. In: VI Congresso Brasileiro deEnergia Solar, 2016, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro deEnergia Solar, 2016.

  • Borges E.B ; NETO, J. H. M. . Avaliação Experimental dos Coletores Concentradores Cilindrícos Parabólicos da Instalação Solar do CEFET-MG/CEMIG-MG. In: V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014, Refice. V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014.

  • Pessoa M. A. ; NETO, J. H. M. . Metodologia Teórica Experimental utilizando Teste Quasi Dinâmico para Avaliação de Coletores Concentradores do tipo Cilindro Parabólico. In: V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014, Refice. V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014.

  • MARQUES, S. T. ; NETO, J. H. M. . Dimensionamento, Construção e Avaliação Experimental de um Sistema Fotovoltaico utilizando Concentrador Solar do tipo ?V?. In: V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014, Recife. V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014.

  • CORGOZINHO, I. M. ; NETO, J. H. M. . Modelo de Simulação de uma Planta Solar Elétrica utilizando o Software TRNSYS. In: V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014, Recife. V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014.

  • OLIVEIRA, R. L. ; NETO, J. H. M. ; LIMA, Frederico Romagonli Silvaira . Análise experimental do impacto energético causado pelo acúmulo de poeira nos condensadores a ar das geladeiras.. In: 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação - MERCOFRIO 2014, 2014, Porto Alegre. 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação - MERCOFRIO 2014, 2014.

  • CONDESSA, G. M. ; NETO, J. H. M. . Projeto básico de um sistema central de ar condicionado com termoacumulação para o Campus II do CEFET-MG. In: 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação - MERCOFRIO 2014, 2014, Porto Alegre. 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação - MERCOFRIO 2014, 2014.

  • CASTRO, F. R. ; NETO, J. H. M. . Secadora à vacuo com recuperação de calor. In: 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação - MERCOFRIO 2014, 2014, Porto Alegre. 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação - MERCOFRIO 2014, 2014.

  • OLIVEIRA, R. L. ; NETO, J. H. M. ; LIMA, Frederico Romagonli Silvaira . Análise experimental do impacto energetico causado pelo acúmulo de poeira nos condesadores das geladeiras. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.

  • SAVOI, W. ; NETO, J. H. M. . COMPUTACIONAL SIMULATION OF AN EXPERIMENTAL SOLAR INSTALATION FORMED BY PARABOLIC THROUGH COLLETORS. In: 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2014, Belém. 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering.

  • Maio V. R. S. ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes ; NETO, J. H. M. . Thermodynamics Analyzes of the Hybridization Gas Turbine Solid Oxide Fuel Cell System (GT-SOFC). In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013.

  • MACHADO, M. A. L. ; NETO, J. H. M. . Inspeção técnica de geradores de vapor do tipo flamotubular. In: VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luis. VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012.

  • ARAUJO, M. P. ; NETO, J. H. M. ; BRAGA, J. P. V. . Metodologia teórica experimental para avaliação do rendimento ótico de coletores concentradores do tipo cilindro parabólicos. In: IV Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2012, São Paulo. IV Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2012.

  • ANDRE, M. ; NETO, J. H. M. . Análise experimental de um sistema formado por painéis fotovoltaicos e um concentrador parabólico composto. In: IV Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2012, São Paulo. IV Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2012.

  • Domingos S. F. ; NETO, J. H. M. . Metodologia para avaliação das perdas térmicas de um elemento absorvedor de calor em um coletor cilindro parabólico. In: IV Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2012, São Paulo. IV Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2012.

  • Domingos S. F. ; NETO, J. H. M. . Teste da perda de calor em um receptor solar de um concentrador cilindrico parabolico. In: III Congresso Brasileiro de Energia Solar - Belém, 21 a 24 de setembro de 2010, 2010, Belém. III Congresso Brasileiro de Energia Solar - Belém, 21 a 24 de setembro de 2010, 2010.

  • NETO, J. H. M. ; FERREIRA, R. G. T. . Comparação e análise de modelos para predição das curvas características de sistemas fotovoltaicos. In: III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2009, Belem. III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2009.

  • Maio V. R. S. ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes ; NETO, J. H. M. . Combined SOFC and gas turbine cycles: A review. In: 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009, Gramado. 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009.

  • NETO, J. H. M. ; FERREIRA, R. G. T. . Comparação e análise de modelos para predição das curvas características de sistemas fotovoltaicos. In: III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2009, Belem. III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2009.

  • REIS, Thomaz Smith ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes ; NETO, J. H. M. . Theoretical analysis of an evaporative dessicant. In: 12th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences, 2008, Belo Horizonte. 12th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences. Rio de Janeiro: Associação Braileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2008.

  • NETO, J. H. M. ; Viana C. F. A. L. . Bancada de ar condicionado veicular - Análise experimental do sistema de ar quente. In: Mercofrio 2008 - Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2008, Curitiba. Anais do Congresso Mercofrio 2008. Porto Alegre: Associação Sul Brasileira de Refrigeração Ventilação, Aquecimento e Ar Condicionado, 2008.

  • Campos R. M. O. ; NETO, J. H. M. . Análise Experimental de um painel fotovoltaico para determinação das curvas de corrente vs tensão considerando diferentes níveis de radiação solar e temperaturas da célula. In: II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Regional Latino-Americana da ISES, 2008, Florainópolis. Anais do II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Regional Latino-Americana da ISES. Porto Alegre: Associação Brasileira de Energia Solar, 2008.

  • NETO, J. H. M. ; SANTOS, Samuel Moreira Duarte ; Domingos S. F. ; Maio V. R. S. ; Pedreira S. M. ; Maciel A. M. ; NEVES, F. S. L. ; Oliveira S. L. ; Oliveira S. L. . Anáise técnica e econômica de coletores aolares de baixo custo e convencionais utilizados para aquecimento de água de banho. In: II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Regional Latino-Americana da ISES, 2008, Florianópolis. Anais do II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Regional Latino-Americana da ISES. Porto Alegre: Associação Brasileira de Energia Solar, 2008.

  • REIS, Thomaz Smith ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes ; NETO, J. H. M. . Análise de um sistema de resfriamento evaporativo usando meio dissecante. In: II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007, Vitoria. Anais do II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007.

  • NETO, J. H. M. ; SANTOS, Samuel Moreira Duarte . Bancada de ar condicionado automotivo. In: II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007, Vitoria. II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007.

  • NETO, J. H. M. ; LIMA, Frederico Romagonli Silvaira . AnalysIs of a direct expansion air conditioning system using a thermal ice sotrage tank for reduction of the electricity demand during peak times period. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007, Brasília. 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007.

  • LIMA, Frederico Romagnoli Silveira ; NETO, J. H. M. ; Sousa, J. C. S. ; Bezerra E. K. B. R. ; Costa C. M. O. ; Oliveira C. O. ; Rezende V. S. O . Modelagem térmica do ferro eletrico de passar roupas visando a eficencia energética. In: II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007, Vitoria. II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007.

  • Oliveira, M. P. D. L. ; NETO, J. H. M. ; VIDAL, Ana Maria Aragão ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes . Software para análise técnica ecômioca de sistemas de aquecimento solar que utilizam bomba de calor como fonte de energia auxilia. In: II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007, Vitoria. II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007.

  • NETO, J. H. M. ; SILVA, Hélio Henrique da ; LIMA, Frederico Romagnoli Silveira . Análise de um sistema de ar condicionado do tipo expansão direta com termo acumulação para redução de energia nos horários de ponta.. In: Mercofrio 2006 - V Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2006, Porto Alegre. Mercofrio 2006. Porto Alegre: ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, 2006.

  • NETO, J. H. M. ; CASTRO, Rodrigo Martins de ; NASCIMENTO, Paulo César Do ; MILA, Filipe Meira ; LIMA, Frederico Romagnoli Silveira . Avaliação experimental de um potótipo de bomba de calor utilizada para aquecimento de água para banho tendo como fonte fria a enegia da água suja.. In: Mercofrio 2006 - V Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2006, Porto Alegre. Mercofrio 2006. Porto Alegre: ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, 2006.

  • NETO, J. H. M. ; SANTOS, Samuel Moreira Duarte . Coletores solares de baixo custo versus coletores convencionais utilizados para aquecimento de água: uma análise cmparativa do ponto de vista técnico e econômico.. In: Mercofrio 2006 - V Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2006, Porto Alegre. Mercofrio 2006. Porto Alegre: ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, 2006.

  • OLIVEIRA-, Mário Paulo Drumond Lages de ; NETO, J. H. M. ; VIDAL, Ana Maria Aragão ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes . Análises técnica e econômica de um sistema de aquecimento solar com bomba de calor. In: 16º POSMEC - Simpósio de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, 2006, Uberlândia. Uberlândia, MG: Univerisdade Federal de Uberlandia, 2006.

  • CAMPOS, Felipe Ferreira de Souza ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes ; NETO, J. H. M. . Simulação enérgetica de edificações comerciais utilizando o software ?eQuest ?. In: 16º POSMEC - Simpósio de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, 2006, Uberlãndia. Uberlaândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

  • NETO, J. H. M. ; VELOSO, André Henrique de Brito ; FERNANDES, Alan Felipe Cunha . Simulação computacional simplificada de sistemas de refrigeração por compressão a vapor. In: 16º POSMEC - Simpósio de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, 2006, Uberlândia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

  • REIS, Thomaz Smith ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes ; NETO, J. H. M. . Simulação e análise de um sistema inovador de condionamento de ar usando meio dissecante. In: 16º POSMEC - Simpósio de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, 2006, Uberlândia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

  • MÁXIMO, Ana Angélica M. ; C.JORGE, Viviane Cristina ; NETO, J. H. M. . Correlação para predição da economia de energia eléetrica devido ao aproveitamento da luz natural.. In: I Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2005, Belo Horizonte. I Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2005. v. 1.

  • BARROS, Christiano Calijorne de ; NETO, J. H. M. . Análise técnica e econômica de sistemas de aquecimento de água com coletores solares. In: I Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2005, Belo Horizonte. Anais di I Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2005. v. 1.

  • JORGE, Viviane C. Costa ; MÁXIMO, Ana Angélica M. ; NETO, J. H. M. . Análise de uma correlação para predição de economia de energia elétrica devido a iluminação artificial de edificações brasileiras quando se utiliza controladores para aproveitamento da luz natural.. In: VIII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído, 2005, Maceio. VIII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído, 2005.

  • NETO, J. H. M. ; MÁXIMO, Ana Angélica Machado ; JORGE, Viviane Cristina da Costa . Analysis of day lighting in the energy savings of artificial lighting and air conditioning systems of comercial buildings.. In: 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto. Porceddings of the 18 th International Congress of Mechanical Engineering, 2005.

  • NETO, J. H. M. ; C.JORGE, Viviane Cristina ; MAXIMO, Ana Angelica Machado . Analysis of day lighting in the energy savings of artificial lighting and air conditioning systems of commericial buildings.. In: 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto, 2005.

  • MAXIMO, Ana Angelica Machado ; NETO, J. H. M. . Analise de Sistemas de Refrigeração Comercial que utilizam fluido secundario comparados com sistemas convencionais. In: Mercofrio 2004 - Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2004, Curitiba. Mercofrio 2004 - Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2004.

  • MAXIMO, Ana Angelica Machado ; NETO, J. H. M. . Simulação e Analise de um sistema de refrigeração comercial utilizando fluido secundario. In: III Congresso Nacional de Engenharia Mecanica - CONEM 2004, 2004, Belém. III Congresso Nacional de Engenharia Mecanica - CONEM 2004, 2004.

  • NETO, J. H. M. . Protótipo e testes de uma bomba de calor utilizando água suja como fonte de extração de calor. In: MERCOFRIO 2002 - Congresso de Ar condicionado , Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2002, Florianopolis. Mercofrio / Encit 2002, 2002.

  • NETO, J. H. M. ; SABINO JUNIOR, S. . Desenvolvimento de um Modelo para Dimensionamento de Serpentinas de Superficie Molhada usadas em Sistemas de Ar Condicionado. In: Mercofrio 2000 - Congresso de Ar Condiconado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2000, Porto Alegre. Mercofrio 2000 - Encit 2000, 2000.

  • NETO, J. H. M. ; AZEVEDO, W. L. . Development of an Economizer Control Strategy Algorithm to promote an opportunity for energy savings in air conditioning installations. In: Mercofrrio 2000 - Congresso de Ar Condicionado, Refriegeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2000, Porto Alegre. Mercofio 2000 - Encit 2000, 2000.

  • NETO, J. H. M. . Projeto, Fabricação, Montagem e Testes de um Coletor de diferentes prototipos de coletores solares parabolicos compostos, CPCs. In: MERCOFRIO 2000 - Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2000, Porto Alegre. Mercofrio 2000 - Encit 2000, 2000.

  • NETO, J. H. M. . Elaborationa nd Experimental Validation of an Numerical Model for an Internal Melting Ice-on-Coil Thermal Storage Tank. In: Encontro Nacional de Ciências Térmicas, ENCIT, 1998, Rio de Janeiro. 7th Brazilian Congress of Engineering and thermal Sciences. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ciencias Mecanicas, 1998. v. 2. p. 1042-1048.

  • NETO, J. H. M. . Elaboration and Experimental Validation of an Numerical Model for an Internal Melting Ice-on-Coil Thermal Storage Tank. In: I Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 1998, Porto Alegre. Mercofrio 1998. Porto Alegre: Comite do evento, 1998.

  • NETO, J. H. M. . Parametric Analysis of an Internal Melting Ice-on-Coil Thermal Storage Tank. In: I Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 1998, Porto Alegre. Mercofrio 98. Porto Alegre: Comite organizador do evento, 1998.

  • NETO, J. H. M. ; KRARTI, M. . Experimental Validation Of A Numerical Model For An Internal Melt Ice-On-Coil Thermal Storage Tank. In: WINTER MEETING, 1997, Philadelphia. ASHRAE Transactions. ATLANTA, USA: ASHRAE, 1997. v. 103. p. 0-0.

  • NETO, J. H. M. ; KRARTI, M. . Deterministic Model For An Internal Melt Ice-On-Coil Thermal Storage Tank. In: WINTER MEETING, 1997, Philadelphia. ASHRAE Transactions. ATLANTA, USA: ASHRAE, 1997. v. 103. p. 0-0.

  • NETO, J. H. M. ; KRARTI, M. . Parametric Analysis of an Internal Melting Ice-on-Coil Thermal StorageTank. In: ASHRAE Annual Meeting, 1997, Boston. ASHRAE Transactions, 1997. v. 103.

  • NETO, J. H. M. ; KRARTI, M. . Integral Solutions For Ice Formation And Melting Outward Of The External Wall Of A Pipe With Internal And External Convection. In: 30TH INTERSOCIETY ENERGY CONVERSION ENGINEERING CONFERENCE, 1995, Orlando. 30th Intersociety Energy Conversion Engineering Conference, ASME. ORLANDO, EUA: ASME, 1995. v. II. p. 0-0.

  • SOUZA, J. R. G. ; NETO, J. H. M. . Balanco Termico de Sistema de Aquecimento de Agua Com Coletor Solar. In: I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE TRANSFERENCIA DE CALOR Y MATERIA, 1982, La Plata. 1st latin American Cingress on Heat and Mass Transfer. LA PLATA, ARGENTINA, 1982. v. 2. p. 754-763.

  • NETO, J. H. M. . ENERGIA SOLAR: Pesquisas no CEFET-MG em CSP (Concentrating Solar Power), CPV (Concentrating Photovoltaic). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NETO, J. H. M. . Oportunidades na área de CSP - Solar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NETO, J. H. M. . Geração de eletricidade através de energia solar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NETO, J. H. M. . Energia Renovável e Eficiência Energética (Mesa Redinda). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NETO, J. H. M. . Oportunidades da pesquisas na área solar e de HVAC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NETO, J. H. M. . Sistemas de aramazenamento de energia para ar condiconado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NETO, J. H. M. . Centro de Eficiência Energética - CEE: atividades e objetivos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NETO, J. H. M. ; OLIVEIRA-, Mário Paulo Drumond Lages de ; VIDAL, Ana Maria Aragão ; BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes . SOLARIS - Software para anáilse técnica e econômica de sistemas de aquecimento solar. 2007.

NETO, J. H. M. ; ASSIS JUNIOR, A. A. . Software de dimensionamento de coletores solares planos. 2000.

NETO, J. H. M. . Coletor solar de baixo custo. 2005.

NETO, J. H. M. . Bomba de calor utilzando agua suja como fonte de extração de calor para quecimento de agua diomestico. 2002.

CONDICIONADO, J. E. A. ; NETO, J. H. M. . Acompanhamento da obra de instalação do sistema de ar condionado central do Shopping do vale em Ipatinga, MG. 1998.

NETO, J. H. M. ; OLIVEIRA, Andrezza Amaral Nunes de ; CANÇADO, Mariana Rodrigues ; SILVA, Helio Henrique da . Participação na XIX Mostra Específica de de Trabalhos e Aplicações. 2005. (Exposição).

NETO, J. H. M. . Engenharia do Ar Condicionado. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NETO, J. H. M. . Curso de projeto de Ar Condicionado. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    DESENVOLVIMENTO DE NOVOS COLETORES PARA SISTEMAS SOLARES DE CONDICIONAMENTO DE AR E REFRIGERAÇÃO, Descrição: Desenvolver um sistema de ar condicionado de 21 kW de capacidade de resfriamento utilizando coletores solares de Fresnel para geração de água quente pressurizada a 180°C como fonte quente para um chiller comercial à absorção. O trabalho consta do projeto e instalação do sistema.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Paulo Eduardo Lopes Barbieri - Integrante / Elizabeth Duarte Pereira - Integrante / José Marcos Chaves Barbosa - Integrante.

  • 2009 - Atual

    ANÁLISE DE SISTEMAS HIBRIDOS FOTOVOLTAICOS, Descrição: Este projeto foi iniciado no ano de 2009, utilizando recursos da CAPES provenientes dos seguintes sub-projetos referentes aos editais "Pro-Equipamentos" da agencia governamental CAPES: (i) 2008 (Estação de Medição Solar); (ii) 2009 (Equipamentos para utilização nas áreas de Eficiência Energética e Sistemas Energéticos); (iii) 2010 (Equipamentos para utilização na área de Sistemas Solares); (iv) 2011 (Equipamentos para utilização na área de Sistemas Solares); 2012 (Equipamentos para utilização na área de Sistemas Solares); 2013 (Equipamentos para utilização na área de Sistemas Termo Solares). Também houve recursos da Instituição CEFET-MGEsse projeto constou da realização de testes experimentais e simulações em diferentes protótipos de painéis fotovoltaicos ?sem? e ?com? concentração solar utilizando ou não sistema de resfriamento. Os sistemas consistiram de coletor plano com resfriamento e sem concentração (PVT), células alinhadas com concentração resfriadas artificialmente com água (CPVT) e painel fotovoltaico com concentração usando concentrador do tipo ?V? sem resfriamento. O projeto gerou dois trabalhos de iniciação cientifica e duas dissertações de mestrado. O projeto em questão foi iniciado em 2009 constando de analise computacional com a plataforma EES (Engineering Equation Solver). Nos anos posteriores alunos do Mestrado em Engenharia da Energia do CEFET-MG / UFSJ desenvolveram protótipos de PVT, CPV e CPVT e realizaram testes experimentais visando verificar a eficiência e condições de operação dos protótipos. Nos trabalhos experimentais foram utilizados vários instrumentos tais como o ?Traçador de Curvas Corrente ? Tensão? que permitiu a determinação das curvas características dos protótipos em diferentes condições, sistema de aquisição de dados, sistema de medição da radiação solar global, direta, difusa e sensores diversos. Os seguintes alunos desenvolveram trabalhos com orientação do Prof. José Henrique Martins Neto: (1) Trabalho de Mestrado do aluno Paulo Rocha Viana (em andamento), intitulado " Análise da Eficiência de um Coletor Solar PVT com Placa Absorvedora de aço inoxidável para aquecimento de água e geração de eletricidade" com previsão para termino no ano de 2014; (2) Trabalho de Mestrado da aluna Samantha Teixeira Marques intitulado "Avaliação Experimental de um Painel Fotovoltaico com Concentração de Energia Solar utilizando um Coletor do Tipo ?V?, concluído no ano de 2014. (3) Trabalho de iniciação cientifica, PIBIT / CNPq, do aluno Marco André Silva intitulado " Análise Experimental de um Sistema formado por Painel Fotovoltaico e Concentrador Parabólico Composto" concluído em 2012.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2008 - 2008

    SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTES COM UTILIZAÇÃO DE PAINÉIS RADIANTES / CONVECTIVOS, Descrição: Os painéis radiantes / convectivos são utilizados com muita freqüência na Europa para a climatização de ambientes, e aproveitam-se da grande capacidade de troca de calor entre os corpos através da radiação (no caso a radiação fria), que possibilita o estabelecimento de sensação de conforto térmico de maneira mais rápida e com menor consumo de energia elétrica que um sistema de climatização convencional. Em virtude da tendência da utilização de sistemas mais econômicos e maior preocupação com o meio ambiente, acreditamos na relevância do estudo deste tipo de sistema, mas precisamos também levantar as restrições para sua utilização e compreender as razões pelas quais os painéis radiantes / convectivos ainda não são muito utilizados nos EUA e no Brasil. O presente trabalho pretende realizar estudo comparativo e análise de viabilidade econômica e financeira entre um sistema de climatização de ambientes através da utilização de painéis radiantes / convectivos e um sistema de climatização convencional, tomando como base um recinto a ser escolhido. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Alexandre Villela Jorge Daher - Integrante.

  • 2008 - 2008

    PROJETO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE AR CONDICIONADO UTILIZANDO INSUFLAMENTO DE AR PELO PISO, Descrição: A energia elétrica consumida pelos sistemas de ar condicionado comerciais responde por uma grande fatia da energia gerada no país. Os sistemas de ar condicionado tendem a crescer devido à demanda por conforto e também ao aquecimento da economia brasileira, que certamente causará aumento da construção de novas edificações comerciais. Novas tecnologias na área de condicionamento de ar têm sido desenvolvidas objetivando propiciar maior conforto e eficiência energética. Entretanto, novas tecnologias muitas vezes não são utilizadas regularmente. Especificamente na área de projetos podemos mencionar algumas razões que levam projetistas a não utilizarem essas tecnologias: (i) falta de conhecimento sobre o assunto; (ii) falta de confiabilidade na tecnologia; (iii) custo alto comparado às tecnologias convencionais; (iv) conservadorismo. A tecnologia denominada ?displacement flow? utiliza insuflamento de ar pelo piso, propiciando escoamento do ar em baixas velocidades. Esse sistema inovador de distribuição de ar pode propiciar maior conforto, melhor qualidade do ar interior e menor custo operacional, o que o habilita como uma boa tecnologia a ser investigada para redução do consumo de energia elétrica. A comprovação dessa tecnologia poderá contribuir para a redução do consumo de energia elétrica do país. Adicionalmente, os resultados provenientes do estudo dessa tecnologia poderão motivar profissionais da área a se interessarem pelo assunto. Neste trabalho pretende-se projetar uma instalação de ar condicionado para uma edificação comercial utilizando a nova tecnologia de sistema de distribuição de ar pelo piso ?displacement flow? e realizar um estudo comparativo (técnico e econômico) utilizando como referência um sistema convencional (insuflamento de ar pelo teto). Uma análise da qualidade interna do ar também será realizada neste trabalho. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Natale Dutra Nicácio Oliveira - Integrante.

  • 2008 - Atual

    SISTEMAS DE CONCENTRAÇÃO SOLAR DE MEDIA E ALTA TEMPERATURAS, Descrição: Este projeto foi iniciado no ano de 2008, utilizando recursos da CAPES provenientes dos seguintes sub-projetos referentes aos editais "Pro-Equipamentos" da agencia governamental CAPES: (i) 2008 (Estação de Medição Solar); (ii) 2009 (Equipamentos para utilização nas áreas de Eficiência Energética e Sistemas Energéticos); (iii) 2010 (Equipamentos para utilização na área de Sistemas Solares); (iv) 2011 (Equipamentos para utilização na área de Sistemas Solares); 2012 (Equipamentos para utilização na área de Sistemas Solares); 2013 (Equipamentos para utilização na área de Sistemas Termo Solares). Também houve recursos da Instituição CEFET-MG. Este projeto está em concomitância com a implantação do Programa de Mestrado em Engenharia da Energia (PMEE) do CEFET-MG, em atendimento a linha de pesquisa denominada ?Sistemas Energéticos?. O projeto em questão tem como objetivo desenvolver pesquisas aplicadas experimentais e numéricas em sistemas de concentração solar de media e alta temperatura. Uma instalação solar denominada ?Usina Solar? de 30 kWt de capacidade térmica, formada por três linhas de coletores solares do tipo cilindro parabólicos (i.e.,calhas parabólicas), foi projetada, construída e instalada no Campus II do CEFET-MG, sendo a instalação fruto de dois projetos anteriores de PID realizados no período de 2002 a 2007, com fundos da CEMIG. Essa instalação protótipo, única do país, tem contribuído para a realização de varias pesquisas aplicadas de alunos do PMEE orientados pelo Prof. José Henrique Martins Neto. As pesquisas realizadas até o presente momento são: (i) Análise experimental em ambiente de laboratório (indoors) de uma amostra do ?elemento de calor?, instalado na Usina Solar do CEFET-MG, para determinação das perdas térmicas em diferentes condições de temperatura das superfícies absorvedora e do tubo de vidro, velocidade do ar e temperatura ambiente.fincão da diferentes. STATUS: Trabalho concluído.(2009-2010). (ii) Análise experimental em ambiente de campo (outdoors), utilizando metodologia de regime quase estático, para determinação da curva de eficiência térmica dos coletores da Usina Solar do CEFET-MG em função da temperatura de entrada do fluido de trabalho, radiação direta incidente e temperatura do ar ambiente. STATUS: Trabalho concluído. (2009-2012). (iii) Simulação numérica, utilizando a plataforma ?TRNSYS?, de uma instalação solar similar aquela instalada no CEFET-MG, e adicionada dos componentes do ciclo termodinâmico visando avaliar a performance do sistema usando estratégia de controle de operação e locais com climas representativos de diferentes índices de radiação solar do país. STATUS: Trabalho em fase de conclusão (2010-2014). (iv) Análise experimental em ambiente de campo (outdoors), utilizando metodologia de regime quase dinâmico, para determinação da energia útil, eficiência térmica e ótica dos coletores da Usina Solar do CEFET-MG em função da temperatura de entrada do fluido de trabalho, radiação direta incidente, velocidade do ar e temperatura do ar ambiente. STATUS: Trabalho em andamento (2012-2014). Pesquisa em andamento de 2014 até a presente data na área (Concentrated Solar Power - CSP) investigando o conceito de torre central com simulação de diferentes níveis de armazenamento de energia e hibridização e análise técnica e econômica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Frederico Romagnoli Silveira Lima - Integrante / Paulo Eduardo Lopes Barbieri - Integrante / André Guimarães Ferreira - Integrante / Daniel Las Casas - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2007 - 2007

    COLETORES SOLARES PARA APLICAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS COMERCIAIS DE MEDIA TEMPERATURA, Descrição: Os coletores solares fabricados atualmente no país têm sido projetados para atender uma faixa de baixa temperatura que varia de 30°C (aquecimento de água de piscinas) a 45°C (aquecimento de água de banho) dos setores residencial e hoteleiro. Estes setores apesar de estarem em plena expansão apresentam ainda um baixo índice de utilização (1,2 m2 por 100 habitantes) comparado com países como Israel, Áustria, Japão e Alemanha que apresentam índices bem superiores a 10 m2 por 100 habitantes.Por outro lado,praticamente inexiste no país fabricação de coletores solares para atender a faixa de média temperatura (50°C a 140°C). Esses coletores atenderiam aplicações tais como processos industriais, hospitais (esterilização de instrumentos), sistemas adsortivos de ar condicionado comercial e aplicações comerciais específicas (lavanderias,supermercados, etc.). Este trabalho consiste na fabricação de coletores solares que possam atender essa faixa de temperatura.Pretende-se fabricar um coletor solar com flexibilidade para testar múltiplas coberturas de vidro; um coletor do tipo CPC (coletor parabólico composto) e um sistema hibrido (coletor + bomba de calor). Pretende-se ainda complementar a construção da bancada de teste existente no Laboratório de Aquecimento, Ventilação, Refrigeração e Ar Condicionado do CEFET-MG. Adicionalmente, será implementado um programa para simulação dos coletores solares utilizando a plataforma EES (Engineering Equation Solver).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Frederico Romagnoli Silveira Lima - Integrante / Paulo Eduardo Lopes Barbieri - Integrante / Wenceslau Barbosa - Integrante / Gabriel Pimentel Duarte - Integrante.

  • 2007 - 2007

    ESTABELECIMENTO DE CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DE FORNOS DE MICROONDAS QUANTO À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: A conservação de energia e o uso eficiente dos recursos energéticos têm sido as formas mais difundidas para reduzir o consumo de energia que é crescente, tendo em vista os investimentos necessários para produção de energia. O aumento gradativo do uso de eletrodomésticos, por parte da população tem contribuído para a elevação do consumo de energia elétrica, tornando-se necessária a realização de estudos que possibilitem sua conservação, seja por meio de melhorias tecnológicas ou ainda por mudança nos hábitos de utilização. O SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra indicando os produtos que apresentem os melhores níveis de eficiência energética e estimular os fabricantes a produzirem produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais. Atualmente diversos eletrodomésticos recebem o SELO PROCEL. Entretanto, os fornos de microondas ainda não foram classificados. Assim, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de critérios e procedimentos para a classificação de fornos de microondas quanto à eficiência energética. A base teórica para o desenvolvimento do trabalho será por meio dos conceitos de Transferência de Calor e de Eletromagnetismo. A validação dos critérios e procedimentos será por meio de medições em equipamentos existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Integrante / Frederico Romagonli Silvaira Lima - Coordenador.

  • 2006 - 2011

    SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE RESFRIAMENTO EVAPORATIVO USANDO MEIO DISSECANTE, Descrição: Este trabalho consiste da realização de simulações computacionais e análises paramétricas de um sistema de ar condicionado inovador para ser utilizado em edificações comerciais, industriais e residenciais. Esse sistema quando comparado aos convencionais que utilizam refrigeração por meio de compressores poderá possibilitar economias significativas de energia. O trabalho proposto tem como etapa inicial a realização de uma pesquisa bibliográfica para identificar esses sistemas e selecionar posteriormente os componentes e os processos psicrométricos a serem estudados. As simulações computacionais serão realizadas utilizando-se o software EES (Engineering Equation Solver), que é uma plataforma de programação desenvolvida especificamente para análise energética de sistemas termodinâmicos, possuindo sub-rotinas e funções pré-definidas de forma a facilitar a implementação dos códigos. A plataforma EES também dispõe de interfaces gráficas que permitem a apresentação dos resultados com bom nível de qualidade. Outro aspecto que será investigado é o uso de sistemas dessecantes para o controle de umidade relativa do ar para aplicação em locais que exijam o controle da mesma. Pretende-se ainda estudar as combinações do meio dessecante junto a outros componentes alternativos,tais como resfriadores evaporativos do tipo direto e indireto, que podem contribuir para a redução do consumo energético.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Integrante / Paulo Eduardo Lopes Barbieri - Coordenador / Thomaz Smith Reis - Integrante.

  • 2006 - 2007

    SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO, Descrição: Este trabalho consta da utilização da plataforma"EES" (Engineering Equation Solver) e do software "CoolPack" para simulação e análise de sistemas de refrigeração encontrados em instalações típicas comerciais, industriais e residenciais. Este projeto vem realizando análises simplificadas, em regime permanente, dos diferentes sistemas de refrigeração visando comparar os diferentes parâmetros e variáveis que afetam a performance dos mesmos e o consumo de energia. Consequentemente, objetiva-se com este projeto realizar análises da eficiência energética dos sistemas de refrigeração. O software "CoolPack" apresenta interfaces gráficas amigáveis o que torna simples e rápida a análise dos sistemas de refrigeração. Para realização das análises pretende-se modificar os valores das diferentes variáveis de entrada que afetam direta ou indiretamente a performance dos sistemas de refrigeração, tais como: fluido refrigerante; temperaturas e pressões de evaporação e condensação; cargas térmicas, rendimentos dos componentes, graus de sub-resfriamento e superaquecimento etc. Em particular, estão sendo investigados os ciclos que utilizam fluidos alternativos que não afetam a camada de ozônio tais como hidrocarbonetos e gás carbônico (CO2). Das análises pretende-se verificar oportunidades para melhorar a eficiência energética dos sistemas de refrigeração bem como entender melhora dependência das diferentes variáreis sobre o desempenho térmico dos sistemas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Frederico Romagnoli Silveira Lima - Integrante / Paulo Eduardo Lopes Barbieri - Integrante / André Henrique de Brito Veloso - Integrante / Alan Felipe Cunha Fernandes - Integrante.

  • 2006 - 2007

    ANÁLISE DE SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR UTILIZANDO BOMBA DE CALOR COMO FONTE DE ENERGIA AUXILIAR, Descrição: Este trabalho consta da realização de análises técnicas e econômicas de um sistema de aquecimento de água inovador composto de "coletores solares" para aquecimento regular da água e de uma "bomba de calor" que funciona como sistema auxiliar para provimento de energia durante os dias nublados.As "bombas de calor" são reconhecidas pela sua alta eficiência térmica quando comparadas aos sistemas convencionais (i.e., resistências elétricas), devido ao seu baixo consumo de energia elétrica. Este trabalho consta da elaboração de um software utilizando a plataforma C++que possibilitará realizar simulações computacionais desse tipo de sistema. O software ainda terá um modulo de cálculo da radiação solar diária incidente no plano do coletor solar para qualquer angulo de inclinação e azimute. O software permitirá avaliar o desempenho térmico desse tipo de sistema bem como mostrará informações sobre sua viabilidade técnica e econômica. Adicionalmente, dados de um sistema de aquecimento solar real estão sendo utilizados como parâmetros de entrada do software. estão também sendo realizados contatos com fabricantes de "bombas de calor",empresas mantenedoras das mesmas e usuários para levantamento de informações quanto à periodicidade de manutenção das "bombas de calor"e os custos decorrentes desses serviços... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Frederico Romagnoli Silveira Lima - Integrante / Paulo Eduardo Lopes Barbieri - Integrante.

  • 2006 - 2007

    SIMULAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS UTILIZANDO O SOFTWARE, Descrição: Este trabalho consta da utilização do software "E-Quest" para realização de simulações energéticas de diferentes edificações comerciais incluindo prédios de escritórios e hipermercados. O software "E-Quest" é uma nova ferramenta computacional apresentando alto poder de resolução e flexibilidade para simulação dinâmica, do ponto de vista energético, de edificações comerciais. Esta ferramenta permite identificar oportunidades para redução do consumo energético das edificações comerciais de médio e grande porte. Neste trabalho pretende-se utilizar essa nova ferramenta para análise energéticas de edificações de forma a verificar seu desempenho, aplicabilidade, interfaces gráficas, objetivando obter informações que permitam compará-lo com outros softwares tais como o software "Energy Plus e VisualDoe" utilizados também para simulação energética de edificações. Neste trabalho tem sido realizado análises para compreensão do software e de suas interfaces gráficas, entrada e saída de dados. Uma edificação do tipo comercial está sendo simulada e análises paramétricas serão realizadas visando levantar oportunidades para serem implementadas. Serão analisados: (i) o sistema de iluminação; (ii) o envelope da edificação composto de materiais (fachadas, janelas, piso, teto, etc.); e o sistema de ar condicionado. Adicionalmente,serão realizadas análises econômicas das oportunidades visando determinar a viabilidade técnica e econômica das mesmas para posterior decisão quanto às suas implementações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Integrante / Paulo Eduardo Lopes Barbieri - Coordenador / Felipe Ferreira de Souza Campos - Integrante.

  • 2006 - 2007

    ANÁLISE TÉRMICA E ELÉTRICA DO FERRO ELÉTRICO DOMÉSTICO DE PASSAR ROUPAS, Descrição: O objetivo geral do trabalho é contribuição para o desenvolvimento da vocação científica de jovens do ensino médio e técnico trabalhando os conceitos da transferência de calor e da eletricidade em aparelhos eletrodomésticos, nesse caso o ferro elétrico doméstico, visando a eficiência energética. O trabalho é teórico tendo em vista que o mesmo consiste basicamente da realização de duas pesquisas sobre o objeto de estudo, o ferro elétrico doméstico.Uma das pesquisas deverá ser realizada junto às lojas que comercializam o produto com o objetivo de verificar qual é o tipo (modelo) de ferro elétrico que é mais vendido. A outra deverá ser realizada com pessoas que utilizam este tipo de equipamento, tais como: passadeiras, empregadas domésticas, donas de casa e outros. As pesquisas são consideradas de campo, pois os dados deverão ser colhidos por meio de entrevistas realizadas nas lojas e residências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Integrante / Frederico Romagnoli Silveira Lima - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2005 - 2005

    SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO TIPO RESFRIAMENTO EVAPORATIVO DIRETO INDIRETO, Descrição: Foi construído um protótipo de um sistema de ar condicionado do tipo direto e indireto. O sistema foi construído em um túnel de vento disponível no laboratório. O trocador de calor do tipo evaporativo direto foi construído em chapas de aço e com enchimento de celulose apropriada feita por um fabricante. O trocador de calor do tipo indireto é do tipo escoamento cruzado com tubos aletados. O sistema ainda possui uma pequena torre de resfriamento que é utilizada para resfriar água injetada através de uma pequena bomba no trocador de calor do tipo indireto. Essa água reduza temperatura do ar até aproximadamente a temperatura do bulbo úmido do ar externo. Foi verificada uma quedada temperatura média do ar de 2ºC no trocador de calor do tipo indireto e de 2ºC no trocador de calor do tipo direto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Wenceslau Barbosa - Integrante.

  • 2004 - 2005

    ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DE SISTEMAS DE AQUECIMENTO DE ÁGUA COM COLETORES SOLARES, Descrição: Este trabalho apresenta um estudo da viabilidade técnica e econômica de sistemas de aquecimento de água solar, para instalações que requerem grande consumo de água. Foi elaborado um algoritmo utilizando-se como plataforma uma planilha eletrônica composta de vários macros para análise da área dos coletores e do volume do tanque de água quente. A viabilidade técnica é analisada levando-se em conta o modelo "F-Chart". Um método preliminar de dimensionamento também é apresentado baseado em regras práticas. Uma analise financeira é apresentada para determinação do valor presente dos custos e lucratividade do investimento. Finalmente é elaborada uma analise financeira para comparação dos diferentes sistemas de aquecimento disponíveis no mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Christiano Calijorne de Barros - Integrante.

  • 2004 - 2005

    EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES COMERCIAIS ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO DA LUZ NATURAL PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA, Descrição: Este projeto constou da análise do consumo de energia elétrica dos sistemas de iluminação artificial e de ar condicionado de edificações comerciais quando se usa sistemas de dimerização para controle da luz artificial em função da disponibilidade de luz natural. O projeto investiga uma metodologia simplificada baseada numa correlação semi empírica para predição da economia de energia elétrica associada à iluminação artificial. As economias de energia elétrica são apresentadas em função da área de abertura (janelas) para três cidades de climas representativos do Brasil:Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba. Os dados apresentados foram obtidos de simulações computacionais realizadas através do software de simulação energética "Visual Doe", considerando também diferentes áreas de piso e configurações representativas de edificações típicas. Os resultados mostram que economias de energia podem ser obtidas coma implantação de estratégias de controle que possibilitem o aproveitamento da luz natural. Adicionalmente, pode-se notar forte dependência do clima nas economias de energia devido ao aproveitamento da luz natural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Ana Angelica Machado Maximo - Integrante / Viviane Cristina da Costa Jorge - Integrante / Frederico Romagonli Silvaira Lima - Integrante.

  • 2003 - 2011

    MONTAGEM E AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE AR CONDICIONADO AUTOMOBILÍSTICO UTILIZANDO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA, Descrição: Este trabalho consiste em projetar, selecionar componentes e acessórios, montar e realizar testes experimentais em um novo sistema de refrigeração para condicionamento de ar veicular, que utiliza um sistema de armazenamento de energia (a gelo). Atualmente está sendo realizados o refinamento da bancada, definição dos procedimentos para teste para realização dos mesmos. O objetivo deste trabalho é analisara viabilidade do sistema proposto de forma que o mesmo possa operacionalizara instalação de compressores de menor porte com uma conseqüente redução da potência retirada do motor do veículo. Até o presente foram realizadas as seguintes atividades: (i) Projeto dos componentes da bancada; (ii) Fabricação da bancada; (iii) Aquisição e fabricação dos componentes e montagem dos mesmos na bancada; (iv) Projeto e montagem do sistema elétrico de acionamento dos componentes; (v) Projeto e montagem do sistema de distribuição de líquido para o evaporador; (vi) carregamento do refrigerante na instalação; e (vii) start up da instalação; (viii) montagem de sensores e transdutores; (iX) Instalação do software de aquisição de dados; (x) calibração dos sensores e transdutores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Alexandre Drumond Barbosa - Integrante / Luciomar de Oliveira Lima - Integrante / Adolfo Luis de Melo Correa Pinto - Integrante / Marcio Tresinari Rubin - Integrante / Helio Henrique da Silva - Integrante / Paulo César do Nascimento - Integrante / Wenceslau Barbosa - Integrante., Número de orientações: 4

  • 2003 - 2005

    FABRICAÇÃO E TESTE DE UM COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO UTILIZADO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA E ANALISE TÉCNICO E ECONÔMICO COM COLETORES SOLARES CONVENCIONAIS, Descrição: Atualmente a oferta de coletores solares de plástico destinados ao aquecimento de água para banho tem aumentado significativamente. Esses coletores apresentam custos inferiores aos dos coletores convencionais, entretanto, sua eficiência térmica e durabilidade são inferiores aos dos coletores convencionais. O critério de certificação de coletores utilizado atualmente baseia-se na eficiência térmica do coletor, não sendo contemplada uma abordagem técnica e econômica dos equipamentos. Este projeto apresentou análises técnicas e econômicas, para dois coletores solares de plástico e quatro coletores convencionais classificados como "A" e "B". Dados de cinco coletores foram obtidos de seus fabricantes e utilizados nas análises técnicas e econômicas. Um dos coletores de plástico não dispunha de dados técnicos específicos sendo necessário a construção de protótipos que foram testados em uma bancada construída para tal fim. Análises econômicas foram realizadas, considerando diferentes cenários de vida útil dos coletores de forma a se obter diferentes índices econômicos. Um dos coletores de plástico apresentou índices econômicos compatíveis comum coletor convencional classificado como "A". Os coletores classificados como "B" apresentaram melhores índices que os coletores "A". Um índice de mérito é proposto para análise comparativa dos coletores visando contemplar a eficiência térmica, a durabilidade e o custo iniciados coletores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Samuel Moreira Duarte Santos - Integrante., Número de orientações: 2

  • 1998 - 2000

    METODOLOGIA HANDS-ON NO CEFET-MG. Sub-projeto: PESQUISA DE BOMBA DE CALOR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA USANDO FONTES DE CALOR NÃO CONVENCIONAIS, Descrição: Este projeto desenvolvido por alunos construído projeto, fabricação e análise experimental de um protótipo de uma bomba de calor com a finalidade de produzir água quente para banho numa temperatura de 45°C. A capacidade nominal da bomba de calor é 4,4 KW o que equivale à potência de um chuveiro elétrico típico. Este equipamento utiliza como fonte fria a energia da água rejeitada pelo dreno, denominada"água suja". Esta fonte de energia permite um aumento de eficiência do equipamento, pois a temperatura da "água suja" pode alcançar valores em torno de 30°C. Para melhorar a eficiência do equipamento foi projetado e fabricado um evaporador do tipo não-convencional que utiliza o princípio de escoamento denominado "falling fim". O evaporador consiste de um tubo vertical por onde a água escoa por gravidade formando um filme na parede interna. Do lado externo escoa o refrigerante (R-134a) que evapora através da região anular, composta de aletas helicoidais.O protótipo foi testado experimentalmente intensivamente. Do lado da água foram monitorizadas as temperaturas e vazões tanto da água suja (evaporador)como da água limpa (condensador). Do lado do refrigerante (R-134a) foram monitorizadas as temperaturas e pressões em todos os componentes do circuito de refrigeração. Um algoritmo foi implementado na plataforma "Labview" sendo utilizado para aquisição de dados, cálculo das propriedades termodinâmicas do refrigerante, vazões do refrigerante, taxas de calor e trabalho, e coeficiente de performance do ciclo "COP". Determinou-se o comportamento do "COP" em função das variações da vazão da água e da razão das temperaturas das fontes quente e fria. Testes adicionais foram realizados alterando-se a vazão do refrigerante para verificação da influência do grau de superaquecimento sobre o coeficiente de performance, taxas de calor das fontes fria e quente e "COP". Verificou-se a perda de carga do refrigerante nos evaporadores testados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Cristiano Yassuhide Baba - Integrante / Alexandre Drumond Barbosa - Integrante., Número de orientações: 1

  • 1988 - 1990

    PROJETO, CONSTRUÇÃO E TESTES DE UMA FAMÍLIA DE COLETORES PARABÓLICOS COMPOSTOS, Descrição: Este projeto constou de uma pesquisa experimental envolvendo o projeto, fabricação, montagem, testes de campo e testes de laboratório de protótipos de coletores solares parabólicos compostos "CPCs" de ângulos-metade de aceitação de 3°, 6.5°, 11°, 14°, e 19.5 do tipo absorvedor tubular e de 14° do tipo absorvedor retangular. Os protótipos são do tipo não evacuado, sendo que seus absorvedores foram cobertos com pintura não-seletiva. Foi construída uma bancada de testes para avaliação dos coletores. Foram realizados testes de campo em todos os protótipos para levantamento das curvas de eficiência térmica, constantes de tempo, e eficiências óticas representadas pelos ângulos de incidência modificados. Também foram realizados testes de laboratório para determinação dos coeficientes globais de transferência de calor de cada protótipo. O CPC de ângulo metade de aceitação de 14°, usando absorvedor do tipo retangular, apresentou a melhor curva de eficiência térmica, embora tenha apresentado a maior constante de tempo. As diferentes fases deste projeto tornaram possível a aquisição de experiência quanto aos processos envolvendo o projeto, fabricação, montagem, e testes de coletores parabólicos compostos. Um filme de curta duração foi elaborado mostrando todas as fases deste trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / João Goes de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2008

    REAVALIAÇÃO DO PROJETO DO LABORATÓRIO DE AR CONDICIONADO DO CEFET-MG, Descrição: A demanda por conforto térmico tem se tornado cada vez mais patente no nosso cotidiano quer seja nos locais de trabalho, veículos e meios de transporte coletivos, locais de lazer e nas residências. A fatia da energia consumida pelos sistemas de ar condicionado na matriz energética do país é cada vez mais acentuada e tende a crescer ainda mais devido às previsões de aquecimento da economia, sem falar nas previsões pessimistas dos meteorologistas que prevêem aumento da temperatura ambiente nas próximas décadas. Felizmente a energia consumida pelos sistemas de ar condicionado pode ser considerada uma energia flexível, pois permite armazenamento e utilização de diferentes fontes de energia. O investimento cada vez maior das fábricas de equipamentos, acessórios e controles na área de P&D através do desenvolvimento de equipamentos e de sistemas inovadores, bem como o aprimoramento do setor de serviços (e.g., firmas de projeto, de instalação e de comissionamento) tende a propiciar um ambiente favorável para a redução do consumo de energia desses sistemas com conseqüente redução do impacto dos mesmos no meio ambiente. O laboratório contribuirá para a adequação dessas tecnologias a realidade do país, colaborando para a difusão das mesmas, além de motivar profissionais da área a utilizar essas tecnologias com a devida segurança e confiabilidade. O laboratório poderá ainda ser utilizado para ministrar aulas práticas referentes às diversas disciplinas de graduação e de pós graduação, tais como: sistemas de ar condicionado, controle e automação,instrumentação e controle, manutenção, materiais de construção, iluminação, eficiência energética, energia alternativa, dentre outras, O laboratório poderá ser utilizado para prestação de serviços diversos para medias, pequenas e micro empresas podendo oferecer serviços tais como: certificação e testes de equipamentos, teste e balanceamento de sistemas, avaliação e estratégias de controle, validação experimentação de modelos para. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Paulo César Peres - Integrante.

  • 2004 - 2006

    DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto foi patrocinado pela agencia americana "USAID" (United States Agency for International Development), através da associação americana denominada "ALO" (The Association Liason Office for University. Cooperation in Development), que tem como objetivo central motivar parcerias entre as universidades americanas e aquelas dos países em desenvolvimento, de forma a promover o desenvolvimento global dessas universidades utilizando programas de cooperação. Um dos objetivos estratégicos da USAID para o Brasil é promover "a produção e uso de energia limpa e eficiente" a fim de reduzir a taxa de crescimento de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, pois o Brasil é atualmente o maior emissor destes gases na América Latina. A USAID tem iniciado já diversos programas no Brasil e em outros países na tentativa de incentivar o desenvolvimento sustentável e de assegurar que a energia seja usada eficientemente. O projeto colaborou para que a Universidade do Colorado (CU) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) aprimorassem seus programas quanto à "Sustentabilidade Ambiental" através do uso eficiente da energia. Os objetivos principais deste projeto foram: (i) realizar treinamentos e desenvolver um currículo educacional e (ii) criar um centro de avaliação para promover projetos referentes a tecnologias de eficiência energética e de sustentabilidade. Instituições parceiras: University of Colorado at Boulder tendo como coordenador Prof. Moncef Krarti e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais tendo como coordenador Prof. José Henrique Martins Neto "henrique@des.cefetmg.br", do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica, Campus II. Informações detalhadas do projeto podem ser encontradas no site: http://www.caes.cefetmg.br/. Atividades realizadas: Auditorias energéticas em três edificações comerciais e em um supermercado; Cursos de formação em "Energy Efficiency Finance" e "Green Buildings".. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Romagonli Silvaira Lima - Integrante., Financiador(es): United States Agency For International Development - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS NA ÁREA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto teve como objetivo principal formar "multiplicadores" na área de auditoria e gerenciamento energético. Esses "multiplicadores" foram os seguintes professores da nossa Instituição: José Henrique Martins Neto; Marco Aurelio dos Santos Bernardes, Frederico Romagnoli Silveira Lima e José Eduardo Mautone Barros, que obtiveram capacitação na área energética e que irão auxiliar na formação do Centro de Eficiência Energética, que será localiza da nas dependências do CEFET-MG, e na difusão dos conhecimentos para a comunidade em geral e especificamente para as micro e pequenas empresas da região metropolitana de Minas Gerais. Este projeto teve como instituição parceira a University of Colorado at Boulder "CU", dos Estados Unidos, que colaborou através do oferecimento de treinamento para os "multiplicadores" na forma cursos especializados de curta duração e workshop. Vários alunos dos cursos de graduação da nossa instituição também participaram deste projeto, realizando atividades técnicas e participando dos cursos oferecidos. Esses alunos tiveram bolsas de iniciação cientifica na modalidade"DTI". Uma bolsista de nível de pós-graduação, com mestrado na área de engenharia mecânica, também participou deste projeto realizando atividades técnicas, participando do treinamento,e desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área em questão que foram publicados em Congressos de renome. As seguintes atividades de formação foram realizadas: Cursos: Auditoria Energética em Edificações Comerciais; Sistemas Eficientes de Ar Condicionado e de Refrigeração; Computer Simulation of Building System; Introdução ao Curso de Simulação de Sistemas Energéticos - TRNSYS; Auditoria Energética de Industrias; Introdução à Metodologia do Ciclo de Vida; Workshop nos Estados Unidos denominado "Eficiência Energética e Energia Sustentável em edificações comercias e industriais" (organizado pelo Prof. Dr. Dr. Moncef Krarti).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Silveira Romagnoli - Integrante / José Eduardo Mautone Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8

  • 2008 - 2008

    REAVALIAÇÃO DO PROJETO DO LABORATÓRIO DE AR CONDICIONADO DO CEFET-MG, Descrição: A demanda por conforto térmico tem se tornado cada vez mais patente no nosso cotidiano quer seja nos locais de trabalho, veículos e meios de transporte coletivos, locais de lazer e nas residências. A fatia da energia consumida pelos sistemas de ar condicionado na matriz energética do país é cada vez mais acentuada e tende a crescer ainda mais devido às previsões de aquecimento da economia, sem falar nas previsões pessimistas dos meteorologistas que prevêem aumento da temperatura ambiente nas próximas décadas. Felizmente a energia consumida pelos sistemas de ar condicionado pode ser considerada uma energia flexível, pois permite armazenamento e utilização de diferentes fontes de energia. O investimento cada vez maior das fábricas de equipamentos, acessórios e controles na área de P&D através do desenvolvimento de equipamentos e de sistemas inovadores, bem como o aprimoramento do setor de serviços (e.g., firmas de projeto, de instalação e de comissionamento) tende a propiciar um ambiente favorável para a redução do consumo de energia desses sistemas com conseqüente redução do impacto dos mesmos no meio ambiente. O laboratório contribuirá para a adequação dessas tecnologias a realidade do país, colaborando para a difusão das mesmas, além de motivar profissionais da área a utilizar essas tecnologias com a devida segurança e confiabilidade. O laboratório poderá ainda ser utilizado para ministrar aulas práticas referentes às diversas disciplinas de graduação e de pós graduação, tais como: sistemas de ar condicionado, controle e automação,instrumentação e controle, manutenção, materiais de construção, iluminação, eficiência energética, energia alternativa, dentre outras, O laboratório poderá ser utilizado para prestação de serviços diversos para medias, pequenas e micro empresas podendo oferecer serviços tais como: certificação e testes de equipamentos, teste e balanceamento de sistemas, avaliação e estratégias de controle, validação experimentação de modelos para. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Paulo César Peres - Integrante.

  • 2004 - 2006

    DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto foi patrocinado pela agencia americana "USAID" (United States Agency for International Development), através da associação americana denominada "ALO" (The Association Liason Office for University. Cooperation in Development), que tem como objetivo central motivar parcerias entre as universidades americanas e aquelas dos países em desenvolvimento, de forma a promover o desenvolvimento global dessas universidades utilizando programas de cooperação. Um dos objetivos estratégicos da USAID para o Brasil é promover "a produção e uso de energia limpa e eficiente" a fim de reduzir a taxa de crescimento de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, pois o Brasil é atualmente o maior emissor destes gases na América Latina. A USAID tem iniciado já diversos programas no Brasil e em outros países na tentativa de incentivar o desenvolvimento sustentável e de assegurar que a energia seja usada eficientemente. O projeto colaborou para que a Universidade do Colorado (CU) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) aprimorassem seus programas quanto à "Sustentabilidade Ambiental" através do uso eficiente da energia. Os objetivos principais deste projeto foram: (i) realizar treinamentos e desenvolver um currículo educacional e (ii) criar um centro de avaliação para promover projetos referentes a tecnologias de eficiência energética e de sustentabilidade. Instituições parceiras: University of Colorado at Boulder tendo como coordenador Prof. Moncef Krarti e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais tendo como coordenador Prof. José Henrique Martins Neto "henrique@des.cefetmg.br", do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica, Campus II. Informações detalhadas do projeto podem ser encontradas no site: http://www.caes.cefetmg.br/. Atividades realizadas: Auditorias energéticas em três edificações comerciais e em um supermercado; Cursos de formação em "Energy Efficiency Finance" e "Green Buildings".. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Romagonli Silvaira Lima - Integrante., Financiador(es): United States Agency For International Development - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS NA ÁREA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto teve como objetivo principal formar "multiplicadores" na área de auditoria e gerenciamento energético. Esses "multiplicadores" foram os seguintes professores da nossa Instituição: José Henrique Martins Neto; Marco Aurelio dos Santos Bernardes, Frederico Romagnoli Silveira Lima e José Eduardo Mautone Barros, que obtiveram capacitação na área energética e que irão auxiliar na formação do Centro de Eficiência Energética, que será localiza da nas dependências do CEFET-MG, e na difusão dos conhecimentos para a comunidade em geral e especificamente para as micro e pequenas empresas da região metropolitana de Minas Gerais. Este projeto teve como instituição parceira a University of Colorado at Boulder "CU", dos Estados Unidos, que colaborou através do oferecimento de treinamento para os "multiplicadores" na forma cursos especializados de curta duração e workshop. Vários alunos dos cursos de graduação da nossa instituição também participaram deste projeto, realizando atividades técnicas e participando dos cursos oferecidos. Esses alunos tiveram bolsas de iniciação cientifica na modalidade"DTI". Uma bolsista de nível de pós-graduação, com mestrado na área de engenharia mecânica, também participou deste projeto realizando atividades técnicas, participando do treinamento,e desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área em questão que foram publicados em Congressos de renome. As seguintes atividades de formação foram realizadas: Cursos: Auditoria Energética em Edificações Comerciais; Sistemas Eficientes de Ar Condicionado e de Refrigeração; Computer Simulation of Building System; Introdução ao Curso de Simulação de Sistemas Energéticos - TRNSYS; Auditoria Energética de Industrias; Introdução à Metodologia do Ciclo de Vida; Workshop nos Estados Unidos denominado "Eficiência Energética e Energia Sustentável em edificações comercias e industriais" (organizado pelo Prof. Dr. Dr. Moncef Krarti).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Silveira Romagnoli - Integrante / José Eduardo Mautone Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8

  • 2008 - 2008

    REAVALIAÇÃO DO PROJETO DO LABORATÓRIO DE AR CONDICIONADO DO CEFET-MG, Descrição: A demanda por conforto térmico tem se tornado cada vez mais patente no nosso cotidiano quer seja nos locais de trabalho, veículos e meios de transporte coletivos, locais de lazer e nas residências. A fatia da energia consumida pelos sistemas de ar condicionado na matriz energética do país é cada vez mais acentuada e tende a crescer ainda mais devido às previsões de aquecimento da economia, sem falar nas previsões pessimistas dos meteorologistas que prevêem aumento da temperatura ambiente nas próximas décadas. Felizmente a energia consumida pelos sistemas de ar condicionado pode ser considerada uma energia flexível, pois permite armazenamento e utilização de diferentes fontes de energia. O investimento cada vez maior das fábricas de equipamentos, acessórios e controles na área de P&D através do desenvolvimento de equipamentos e de sistemas inovadores, bem como o aprimoramento do setor de serviços (e.g., firmas de projeto, de instalação e de comissionamento) tende a propiciar um ambiente favorável para a redução do consumo de energia desses sistemas com conseqüente redução do impacto dos mesmos no meio ambiente. O laboratório contribuirá para a adequação dessas tecnologias a realidade do país, colaborando para a difusão das mesmas, além de motivar profissionais da área a utilizar essas tecnologias com a devida segurança e confiabilidade. O laboratório poderá ainda ser utilizado para ministrar aulas práticas referentes às diversas disciplinas de graduação e de pós graduação, tais como: sistemas de ar condicionado, controle e automação,instrumentação e controle, manutenção, materiais de construção, iluminação, eficiência energética, energia alternativa, dentre outras, O laboratório poderá ser utilizado para prestação de serviços diversos para medias, pequenas e micro empresas podendo oferecer serviços tais como: certificação e testes de equipamentos, teste e balanceamento de sistemas, avaliação e estratégias de controle, validação experimentação de modelos para. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Paulo César Peres - Integrante.

  • 2004 - 2006

    DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto foi patrocinado pela agencia americana "USAID" (United States Agency for International Development), através da associação americana denominada "ALO" (The Association Liason Office for University. Cooperation in Development), que tem como objetivo central motivar parcerias entre as universidades americanas e aquelas dos países em desenvolvimento, de forma a promover o desenvolvimento global dessas universidades utilizando programas de cooperação. Um dos objetivos estratégicos da USAID para o Brasil é promover "a produção e uso de energia limpa e eficiente" a fim de reduzir a taxa de crescimento de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, pois o Brasil é atualmente o maior emissor destes gases na América Latina. A USAID tem iniciado já diversos programas no Brasil e em outros países na tentativa de incentivar o desenvolvimento sustentável e de assegurar que a energia seja usada eficientemente. O projeto colaborou para que a Universidade do Colorado (CU) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) aprimorassem seus programas quanto à "Sustentabilidade Ambiental" através do uso eficiente da energia. Os objetivos principais deste projeto foram: (i) realizar treinamentos e desenvolver um currículo educacional e (ii) criar um centro de avaliação para promover projetos referentes a tecnologias de eficiência energética e de sustentabilidade. Instituições parceiras: University of Colorado at Boulder tendo como coordenador Prof. Moncef Krarti e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais tendo como coordenador Prof. José Henrique Martins Neto "henrique@des.cefetmg.br", do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica, Campus II. Informações detalhadas do projeto podem ser encontradas no site: http://www.caes.cefetmg.br/. Atividades realizadas: Auditorias energéticas em três edificações comerciais e em um supermercado; Cursos de formação em "Energy Efficiency Finance" e "Green Buildings".. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Romagonli Silvaira Lima - Integrante., Financiador(es): United States Agency For International Development - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS NA ÁREA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto teve como objetivo principal formar "multiplicadores" na área de auditoria e gerenciamento energético. Esses "multiplicadores" foram os seguintes professores da nossa Instituição: José Henrique Martins Neto; Marco Aurelio dos Santos Bernardes, Frederico Romagnoli Silveira Lima e José Eduardo Mautone Barros, que obtiveram capacitação na área energética e que irão auxiliar na formação do Centro de Eficiência Energética, que será localiza da nas dependências do CEFET-MG, e na difusão dos conhecimentos para a comunidade em geral e especificamente para as micro e pequenas empresas da região metropolitana de Minas Gerais. Este projeto teve como instituição parceira a University of Colorado at Boulder "CU", dos Estados Unidos, que colaborou através do oferecimento de treinamento para os "multiplicadores" na forma cursos especializados de curta duração e workshop. Vários alunos dos cursos de graduação da nossa instituição também participaram deste projeto, realizando atividades técnicas e participando dos cursos oferecidos. Esses alunos tiveram bolsas de iniciação cientifica na modalidade"DTI". Uma bolsista de nível de pós-graduação, com mestrado na área de engenharia mecânica, também participou deste projeto realizando atividades técnicas, participando do treinamento,e desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área em questão que foram publicados em Congressos de renome. As seguintes atividades de formação foram realizadas: Cursos: Auditoria Energética em Edificações Comerciais; Sistemas Eficientes de Ar Condicionado e de Refrigeração; Computer Simulation of Building System; Introdução ao Curso de Simulação de Sistemas Energéticos - TRNSYS; Auditoria Energética de Industrias; Introdução à Metodologia do Ciclo de Vida; Workshop nos Estados Unidos denominado "Eficiência Energética e Energia Sustentável em edificações comercias e industriais" (organizado pelo Prof. Dr. Dr. Moncef Krarti).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Silveira Romagnoli - Integrante / José Eduardo Mautone Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8

  • 2008 - 2008

    REAVALIAÇÃO DO PROJETO DO LABORATÓRIO DE AR CONDICIONADO DO CEFET-MG, Descrição: A demanda por conforto térmico tem se tornado cada vez mais patente no nosso cotidiano quer seja nos locais de trabalho, veículos e meios de transporte coletivos, locais de lazer e nas residências. A fatia da energia consumida pelos sistemas de ar condicionado na matriz energética do país é cada vez mais acentuada e tende a crescer ainda mais devido às previsões de aquecimento da economia, sem falar nas previsões pessimistas dos meteorologistas que prevêem aumento da temperatura ambiente nas próximas décadas. Felizmente a energia consumida pelos sistemas de ar condicionado pode ser considerada uma energia flexível, pois permite armazenamento e utilização de diferentes fontes de energia. O investimento cada vez maior das fábricas de equipamentos, acessórios e controles na área de P&D através do desenvolvimento de equipamentos e de sistemas inovadores, bem como o aprimoramento do setor de serviços (e.g., firmas de projeto, de instalação e de comissionamento) tende a propiciar um ambiente favorável para a redução do consumo de energia desses sistemas com conseqüente redução do impacto dos mesmos no meio ambiente. O laboratório contribuirá para a adequação dessas tecnologias a realidade do país, colaborando para a difusão das mesmas, além de motivar profissionais da área a utilizar essas tecnologias com a devida segurança e confiabilidade. O laboratório poderá ainda ser utilizado para ministrar aulas práticas referentes às diversas disciplinas de graduação e de pós graduação, tais como: sistemas de ar condicionado, controle e automação,instrumentação e controle, manutenção, materiais de construção, iluminação, eficiência energética, energia alternativa, dentre outras, O laboratório poderá ser utilizado para prestação de serviços diversos para medias, pequenas e micro empresas podendo oferecer serviços tais como: certificação e testes de equipamentos, teste e balanceamento de sistemas, avaliação e estratégias de controle, validação experimentação de modelos para. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Paulo César Peres - Integrante.

  • 2004 - 2006

    DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto foi patrocinado pela agencia americana "USAID" (United States Agency for International Development), através da associação americana denominada "ALO" (The Association Liason Office for University. Cooperation in Development), que tem como objetivo central motivar parcerias entre as universidades americanas e aquelas dos países em desenvolvimento, de forma a promover o desenvolvimento global dessas universidades utilizando programas de cooperação. Um dos objetivos estratégicos da USAID para o Brasil é promover "a produção e uso de energia limpa e eficiente" a fim de reduzir a taxa de crescimento de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, pois o Brasil é atualmente o maior emissor destes gases na América Latina. A USAID tem iniciado já diversos programas no Brasil e em outros países na tentativa de incentivar o desenvolvimento sustentável e de assegurar que a energia seja usada eficientemente. O projeto colaborou para que a Universidade do Colorado (CU) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) aprimorassem seus programas quanto à "Sustentabilidade Ambiental" através do uso eficiente da energia. Os objetivos principais deste projeto foram: (i) realizar treinamentos e desenvolver um currículo educacional e (ii) criar um centro de avaliação para promover projetos referentes a tecnologias de eficiência energética e de sustentabilidade. Instituições parceiras: University of Colorado at Boulder tendo como coordenador Prof. Moncef Krarti e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais tendo como coordenador Prof. José Henrique Martins Neto "henrique@des.cefetmg.br", do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica, Campus II. Informações detalhadas do projeto podem ser encontradas no site: http://www.caes.cefetmg.br/. Atividades realizadas: Auditorias energéticas em três edificações comerciais e em um supermercado; Cursos de formação em "Energy Efficiency Finance" e "Green Buildings".. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Romagonli Silvaira Lima - Integrante., Financiador(es): United States Agency For International Development - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS NA ÁREA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto teve como objetivo principal formar "multiplicadores" na área de auditoria e gerenciamento energético. Esses "multiplicadores" foram os seguintes professores da nossa Instituição: José Henrique Martins Neto; Marco Aurelio dos Santos Bernardes, Frederico Romagnoli Silveira Lima e José Eduardo Mautone Barros, que obtiveram capacitação na área energética e que irão auxiliar na formação do Centro de Eficiência Energética, que será localiza da nas dependências do CEFET-MG, e na difusão dos conhecimentos para a comunidade em geral e especificamente para as micro e pequenas empresas da região metropolitana de Minas Gerais. Este projeto teve como instituição parceira a University of Colorado at Boulder "CU", dos Estados Unidos, que colaborou através do oferecimento de treinamento para os "multiplicadores" na forma cursos especializados de curta duração e workshop. Vários alunos dos cursos de graduação da nossa instituição também participaram deste projeto, realizando atividades técnicas e participando dos cursos oferecidos. Esses alunos tiveram bolsas de iniciação cientifica na modalidade"DTI". Uma bolsista de nível de pós-graduação, com mestrado na área de engenharia mecânica, também participou deste projeto realizando atividades técnicas, participando do treinamento,e desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área em questão que foram publicados em Congressos de renome. As seguintes atividades de formação foram realizadas: Cursos: Auditoria Energética em Edificações Comerciais; Sistemas Eficientes de Ar Condicionado e de Refrigeração; Computer Simulation of Building System; Introdução ao Curso de Simulação de Sistemas Energéticos - TRNSYS; Auditoria Energética de Industrias; Introdução à Metodologia do Ciclo de Vida; Workshop nos Estados Unidos denominado "Eficiência Energética e Energia Sustentável em edificações comercias e industriais" (organizado pelo Prof. Dr. Dr. Moncef Krarti).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Silveira Romagnoli - Integrante / José Eduardo Mautone Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8

  • 2008 - 2008

    REAVALIAÇÃO DO PROJETO DO LABORATÓRIO DE AR CONDICIONADO DO CEFET-MG, Descrição: A demanda por conforto térmico tem se tornado cada vez mais patente no nosso cotidiano quer seja nos locais de trabalho, veículos e meios de transporte coletivos, locais de lazer e nas residências. A fatia da energia consumida pelos sistemas de ar condicionado na matriz energética do país é cada vez mais acentuada e tende a crescer ainda mais devido às previsões de aquecimento da economia, sem falar nas previsões pessimistas dos meteorologistas que prevêem aumento da temperatura ambiente nas próximas décadas. Felizmente a energia consumida pelos sistemas de ar condicionado pode ser considerada uma energia flexível, pois permite armazenamento e utilização de diferentes fontes de energia. O investimento cada vez maior das fábricas de equipamentos, acessórios e controles na área de P&D através do desenvolvimento de equipamentos e de sistemas inovadores, bem como o aprimoramento do setor de serviços (e.g., firmas de projeto, de instalação e de comissionamento) tende a propiciar um ambiente favorável para a redução do consumo de energia desses sistemas com conseqüente redução do impacto dos mesmos no meio ambiente. O laboratório contribuirá para a adequação dessas tecnologias a realidade do país, colaborando para a difusão das mesmas, além de motivar profissionais da área a utilizar essas tecnologias com a devida segurança e confiabilidade. O laboratório poderá ainda ser utilizado para ministrar aulas práticas referentes às diversas disciplinas de graduação e de pós graduação, tais como: sistemas de ar condicionado, controle e automação,instrumentação e controle, manutenção, materiais de construção, iluminação, eficiência energética, energia alternativa, dentre outras, O laboratório poderá ser utilizado para prestação de serviços diversos para medias, pequenas e micro empresas podendo oferecer serviços tais como: certificação e testes de equipamentos, teste e balanceamento de sistemas, avaliação e estratégias de controle, validação experimentação de modelos para. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Paulo César Peres - Integrante.

  • 2004 - 2006

    DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto foi patrocinado pela agencia americana "USAID" (United States Agency for International Development), através da associação americana denominada "ALO" (The Association Liason Office for University. Cooperation in Development), que tem como objetivo central motivar parcerias entre as universidades americanas e aquelas dos países em desenvolvimento, de forma a promover o desenvolvimento global dessas universidades utilizando programas de cooperação. Um dos objetivos estratégicos da USAID para o Brasil é promover "a produção e uso de energia limpa e eficiente" a fim de reduzir a taxa de crescimento de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, pois o Brasil é atualmente o maior emissor destes gases na América Latina. A USAID tem iniciado já diversos programas no Brasil e em outros países na tentativa de incentivar o desenvolvimento sustentável e de assegurar que a energia seja usada eficientemente. O projeto colaborou para que a Universidade do Colorado (CU) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) aprimorassem seus programas quanto à "Sustentabilidade Ambiental" através do uso eficiente da energia. Os objetivos principais deste projeto foram: (i) realizar treinamentos e desenvolver um currículo educacional e (ii) criar um centro de avaliação para promover projetos referentes a tecnologias de eficiência energética e de sustentabilidade. Instituições parceiras: University of Colorado at Boulder tendo como coordenador Prof. Moncef Krarti e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais tendo como coordenador Prof. José Henrique Martins Neto "henrique@des.cefetmg.br", do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica, Campus II. Informações detalhadas do projeto podem ser encontradas no site: http://www.caes.cefetmg.br/. Atividades realizadas: Auditorias energéticas em três edificações comerciais e em um supermercado; Cursos de formação em "Energy Efficiency Finance" e "Green Buildings".. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Romagonli Silvaira Lima - Integrante., Financiador(es): United States Agency For International Development - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS NA ÁREA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto teve como objetivo principal formar "multiplicadores" na área de auditoria e gerenciamento energético. Esses "multiplicadores" foram os seguintes professores da nossa Instituição: José Henrique Martins Neto; Marco Aurelio dos Santos Bernardes, Frederico Romagnoli Silveira Lima e José Eduardo Mautone Barros, que obtiveram capacitação na área energética e que irão auxiliar na formação do Centro de Eficiência Energética, que será localiza da nas dependências do CEFET-MG, e na difusão dos conhecimentos para a comunidade em geral e especificamente para as micro e pequenas empresas da região metropolitana de Minas Gerais. Este projeto teve como instituição parceira a University of Colorado at Boulder "CU", dos Estados Unidos, que colaborou através do oferecimento de treinamento para os "multiplicadores" na forma cursos especializados de curta duração e workshop. Vários alunos dos cursos de graduação da nossa instituição também participaram deste projeto, realizando atividades técnicas e participando dos cursos oferecidos. Esses alunos tiveram bolsas de iniciação cientifica na modalidade"DTI". Uma bolsista de nível de pós-graduação, com mestrado na área de engenharia mecânica, também participou deste projeto realizando atividades técnicas, participando do treinamento,e desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área em questão que foram publicados em Congressos de renome. As seguintes atividades de formação foram realizadas: Cursos: Auditoria Energética em Edificações Comerciais; Sistemas Eficientes de Ar Condicionado e de Refrigeração; Computer Simulation of Building System; Introdução ao Curso de Simulação de Sistemas Energéticos - TRNSYS; Auditoria Energética de Industrias; Introdução à Metodologia do Ciclo de Vida; Workshop nos Estados Unidos denominado "Eficiência Energética e Energia Sustentável em edificações comercias e industriais" (organizado pelo Prof. Dr. Dr. Moncef Krarti).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Silveira Romagnoli - Integrante / José Eduardo Mautone Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8

  • 2008 - 2008

    REAVALIAÇÃO DO PROJETO DO LABORATÓRIO DE AR CONDICIONADO DO CEFET-MG, Descrição: A demanda por conforto térmico tem se tornado cada vez mais patente no nosso cotidiano quer seja nos locais de trabalho, veículos e meios de transporte coletivos, locais de lazer e nas residências. A fatia da energia consumida pelos sistemas de ar condicionado na matriz energética do país é cada vez mais acentuada e tende a crescer ainda mais devido às previsões de aquecimento da economia, sem falar nas previsões pessimistas dos meteorologistas que prevêem aumento da temperatura ambiente nas próximas décadas. Felizmente a energia consumida pelos sistemas de ar condicionado pode ser considerada uma energia flexível, pois permite armazenamento e utilização de diferentes fontes de energia. O investimento cada vez maior das fábricas de equipamentos, acessórios e controles na área de P&D através do desenvolvimento de equipamentos e de sistemas inovadores, bem como o aprimoramento do setor de serviços (e.g., firmas de projeto, de instalação e de comissionamento) tende a propiciar um ambiente favorável para a redução do consumo de energia desses sistemas com conseqüente redução do impacto dos mesmos no meio ambiente. O laboratório contribuirá para a adequação dessas tecnologias a realidade do país, colaborando para a difusão das mesmas, além de motivar profissionais da área a utilizar essas tecnologias com a devida segurança e confiabilidade. O laboratório poderá ainda ser utilizado para ministrar aulas práticas referentes às diversas disciplinas de graduação e de pós graduação, tais como: sistemas de ar condicionado, controle e automação,instrumentação e controle, manutenção, materiais de construção, iluminação, eficiência energética, energia alternativa, dentre outras, O laboratório poderá ser utilizado para prestação de serviços diversos para medias, pequenas e micro empresas podendo oferecer serviços tais como: certificação e testes de equipamentos, teste e balanceamento de sistemas, avaliação e estratégias de controle, validação experimentação de modelos para. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Paulo César Peres - Integrante.

  • 2004 - 2006

    DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto foi patrocinado pela agencia americana "USAID" (United States Agency for International Development), através da associação americana denominada "ALO" (The Association Liason Office for University. Cooperation in Development), que tem como objetivo central motivar parcerias entre as universidades americanas e aquelas dos países em desenvolvimento, de forma a promover o desenvolvimento global dessas universidades utilizando programas de cooperação. Um dos objetivos estratégicos da USAID para o Brasil é promover "a produção e uso de energia limpa e eficiente" a fim de reduzir a taxa de crescimento de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, pois o Brasil é atualmente o maior emissor destes gases na América Latina. A USAID tem iniciado já diversos programas no Brasil e em outros países na tentativa de incentivar o desenvolvimento sustentável e de assegurar que a energia seja usada eficientemente. O projeto colaborou para que a Universidade do Colorado (CU) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) aprimorassem seus programas quanto à "Sustentabilidade Ambiental" através do uso eficiente da energia. Os objetivos principais deste projeto foram: (i) realizar treinamentos e desenvolver um currículo educacional e (ii) criar um centro de avaliação para promover projetos referentes a tecnologias de eficiência energética e de sustentabilidade. Instituições parceiras: University of Colorado at Boulder tendo como coordenador Prof. Moncef Krarti e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais tendo como coordenador Prof. José Henrique Martins Neto "henrique@des.cefetmg.br", do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica, Campus II. Informações detalhadas do projeto podem ser encontradas no site: http://www.caes.cefetmg.br/. Atividades realizadas: Auditorias energéticas em três edificações comerciais e em um supermercado; Cursos de formação em "Energy Efficiency Finance" e "Green Buildings".. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Romagonli Silvaira Lima - Integrante., Financiador(es): United States Agency For International Development - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS NA ÁREA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Descrição: Este projeto teve como objetivo principal formar "multiplicadores" na área de auditoria e gerenciamento energético. Esses "multiplicadores" foram os seguintes professores da nossa Instituição: José Henrique Martins Neto; Marco Aurelio dos Santos Bernardes, Frederico Romagnoli Silveira Lima e José Eduardo Mautone Barros, que obtiveram capacitação na área energética e que irão auxiliar na formação do Centro de Eficiência Energética, que será localiza da nas dependências do CEFET-MG, e na difusão dos conhecimentos para a comunidade em geral e especificamente para as micro e pequenas empresas da região metropolitana de Minas Gerais. Este projeto teve como instituição parceira a University of Colorado at Boulder "CU", dos Estados Unidos, que colaborou através do oferecimento de treinamento para os "multiplicadores" na forma cursos especializados de curta duração e workshop. Vários alunos dos cursos de graduação da nossa instituição também participaram deste projeto, realizando atividades técnicas e participando dos cursos oferecidos. Esses alunos tiveram bolsas de iniciação cientifica na modalidade"DTI". Uma bolsista de nível de pós-graduação, com mestrado na área de engenharia mecânica, também participou deste projeto realizando atividades técnicas, participando do treinamento,e desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área em questão que foram publicados em Congressos de renome. As seguintes atividades de formação foram realizadas: Cursos: Auditoria Energética em Edificações Comerciais; Sistemas Eficientes de Ar Condicionado e de Refrigeração; Computer Simulation of Building System; Introdução ao Curso de Simulação de Sistemas Energéticos - TRNSYS; Auditoria Energética de Industrias; Introdução à Metodologia do Ciclo de Vida; Workshop nos Estados Unidos denominado "Eficiência Energética e Energia Sustentável em edificações comercias e industriais" (organizado pelo Prof. Dr. Dr. Moncef Krarti).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Henrique Martins Neto - Coordenador / Marco Aurelio dos Santos Bernardes - Integrante / Frederico Silveira Romagnoli - Integrante / José Eduardo Mautone Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica. , Av. Amazonas 7675, Nova Gameleira, 30510000 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33196708, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2000 - 2000

    Eletrofrio Industrias

    Vínculo: Sem vinculo empregaticio, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Este estagio foi realizado durante uma semana, compreendendo atividades na fabrica e visitas a instalações onde foram instalados sistemas de refrigeração comercial. As atividades constaram de acompanhamento dos projeto de sistemas de refrigeração conmercial de grande porte (hipermercados), acompanhamento de testes de prototipos no laboratorio da fabrica, acompanhamento dos processos de montagem e fabricação das unidades de refrigeração, e vistas as instalações.

    Atividades

    • 01/2000 - 01/2000

      Estágios , Industria, Fabrica.,Estágio realizado, Estagio nas dependencias da fabrica.

  • 1993 - 1995

    University of Colorado

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/1993 - 12/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , Joint Center For Energy Management, Larsons Laboratory.,Linhas de pesquisa

  • 1987 - 1987

    Companhia Energética de Minas Gerais S/A

    Vínculo: sem vinculo empergaticio, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 0

    Atividades

    • 07/1987 - 07/1987

      Estágios , Usina Termoeletrica de Igarape, Usina Termoeletrica de Igarape.,Estágio realizado, Sistema de geração de vapor.

  • 1986 - 1987

    FIAT AUTOMÓVEIS

    Vínculo: Sem vinculo empregaticio, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/1986 - 01/1987

      Estágios , Fiat, Central Térmica.,Estágio realizado, Central de vapor.

  • 1981 - 2014

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O professor continua colaborando com o Programa de Mestrado em Engenharia da Energia e Departamento de Engenharia Mecânica do CEFET-MG orientando alunos da pós graduação nas áreas de engenharia solar (concentradores solares e energia fotovoltaica); ar condicionado; refrigeração; HVAC&R; auditoria energética industrial; e geração, distribuição e utilização de vapor para processos industriais.

    Atividades

    • 01/2007

      Direção e administração, Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Cargo ou função, Suplente do Conselho de Extensão.

    • 08/2006

      Direção e administração, Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Cargo ou função, Suplente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica.

    • 08/2005

      Direção e administração, Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Cargo ou função, Suplente do Conselho Diretor.

    • 08/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Linhas de pesquisa

    • 02/1981

      Ensino, Engenharia Mecanica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRANSFERENCIA DE CALOR, MAQUINAS TERMICAS III, TOPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA SOLAR, TERMODINAMICA

    • 04/2002 - 04/2004

      Direção e administração, Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 04/2002 - 04/2004

      Direção e administração, Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Cargo ou função, Conselheiro do Conselho Departamental.

    • 02/1999 - 12/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Linhas de pesquisa

    • 05/1998 - 06/1998

      Extensão universitária , Fundação Cefet Minas, Unidade de Ensino Superior.,Atividade de extensão realizada, Curso de Projeto de Ar Condicionado com carga horaria de 30 horas.

    • 01/1987 - 05/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Linhas de pesquisa

    • 01/1987 - 12/1987

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Ensino Superior, Departamento de Engenharia Mecanica.,Linhas de pesquisa

  • 1980 - 1988

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/1980 - 02/1988

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinamica, Mecanica dos Fluidos, Maquinas Termicas II

    • 01/1987 - 01/1988

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Mecanica, Departamento de Engenharia Mecanica.,Linhas de pesquisa

  • 1977 - 1978

    Usinas Siderurgicas de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecanico, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/1977 - 01/1978

      Serviços técnicos especializados , Ipatinga Mg, Setor de Lingotamento Continuo.,Serviço realizado, Manutanção do sistema mecanico, hidraulico e penumatico.