Renata Figueiredo Moraes
Professora Associada de História do Brasil do Departamento de História (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2012) onde pesquisou as festas da abolição no Rio de Janeiro (1888-1908). O mestrado em História Social e a graduação em História foram feitos na Universidade Federal Fluminense. Na Universidade tem pesquisas nos seguintes temas: festas no Brasil Imperial, escravidão no século XIX, história do trabalho, ensino de História e relações étnico-raciais, coordenando projetos de extensão e de Iniciação à docência, além de orientar alunos de Iniciação científica. Atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa LEDDES (Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades) - UERJ e pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Nubhes-UERJ - Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades); Grupo de pesquisa História, poder e ideias políticas (UERJ); LEHMT - Laboratório de estudos de história dos mundos do trabalho (UFRJ) e contemplada com o fomento do edital Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e do programa de Procientistas - UERJ. Professora permanente do Programa de pós-graduação em História (UERJ) e coordena o Mestrado profissional em ensino de história - Profhistória - UERJ
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social da Cultura
2008 - 2012
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: As festas da Abolição: o 13 de maio e seus significados no Rio de Janeiro (1888-1908)
, Ano de obtenção: 2012. Leonardo Affonso Miranda Pereira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Festa; Abolição; Negros; Rio de Janeiro.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em História
2005 - 2007
Universidade Federal Fluminense
Título: Os maios de 1888: História e memória na escrita da História da Abolição em Osório Duque-Estrada, Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Martha Abreu
Palavras-chave: Historia do Brasil, Abolição, República, Historiog; OSÓRIO DUQUE-ESTRADA; história e memória.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em historia
2000 - 2005
Universidade Federal Fluminense
Título: Abolição: Um esboço para a História da Abolição no Brasil
Orientador: Martha Campos Abreu
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2024 - 2024
Oficina de Documentário. (Carga horária: 32h). , UERJ - COART, UERJ, Brasil.
2024 - 2024
Oficina de Documentário. (Carga horária: 32h). , UERJ - COART, UERJ, Brasil.
2023 - 2023
A fotografia além do básico. (Carga horária: 30h). , FotoContemporânea, FT, Brasil.
2023 - 2023
Fotografia I - fundamentos, técnica e criatividade. (Carga horária: 30h). , FotoContemporânea, FT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
Organização de eventos
MORAES, Renata Figueiredo . Seminário 60 anos do golpe: História, memória e novas abordagens da Ditadura no Brasil. 2024. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo ; TORRES, C. . Coordenadora do Simpósio Temático - ANPUH-RJ. 2022. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo . II Congresso Nacional do Profhistória. 2022. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo . Coordenadora do Simpósio Temático Mundos do Trabalho: trabalhadores escravizados e livres (século XIX e início do XX) na XIV Semana de História política. 2021. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo ; TORRES, C. . Coordenadora do Simpósio Temático - ANPUH-RJ. 2020. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo ; GONCALVES, M. . III Seminário Interno do ProfHistória - UERJ. 2020. (Outro).
MORAES, Renata Figueiredo ; PIRES, I. ; SOUZA, V. L. . Coordenadora do Simpósio Temático Mundos do Trabalho: trabalhadores escravizados e livres (século XIX e início do XX) na XIV Semana de História política. 2019. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo ; PIRES, I. ; SOUZA, V. L. . Coordenadora do Simpósio Temático Mundos do Trabalho: trabalhadores escravizados e livres (século XIX e início do XX) na XIII Semana de História polític/a. 2018. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo . 31º Reunião Anual da ANPEd. 2008. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo . 30° Reunião Anual da ANPEd. 2007. (Congresso).
MORAES, Renata Figueiredo . 29 ° Reunião Anual da ANPEd. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
19º Seminário nacional de história da ciência e da tecnologia.A doença dos trabalhadores: tipografias insalubres e o associativismo dos tipógrafos no Rio de Janeiro escravista. 2024. (Seminário).
19º Seminário nacional de história da ciência e da tecnologia. 2024. (Seminário).
III Congresso Nacional do ProfHistória. Sessões de grupos de reflexão docente (GRD). 2024. (Congresso).
III Congresso Nacional do ProfHistória. 2024. (Congresso).
III Congresso Nacional do ProfHistória. As aulas do profhistória e a educação antirracista no Brasil republicano. 2024. (Congresso).
VIII Seminário Internacional Mundos do trabalho.Trabalhadores abolicionistas: as ações dos tipógrafos nas últimas décadas da escravidão. 2024. (Seminário).
XII Seminário Brasileiro de teoria e história da historiografia. 2024. (Seminário).
XII Seminário Brasileiro de teoria e história da historiografia.O ensino de história da escravidão e da abolição - século XIX e XX. 2024. (Seminário).
11º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Escravizados e livres: a construção da liberdade nos mundos do trabalho (Rio de Janeiro, 1880)?. 2023. (Encontro).
32 Simpósio Nacional de História - ANPUH.Abolicionismo e trabalhadores no Rio de Janeiro: a década de 1880 e a mobilização dos trabalhadores pela abolição da escravidão. 2023. (Simpósio).
Colóquio Internacional raça, gênero, classe e liberdades em perspectiva. Raça e trabalho: as últimas décadas da escravidão sob a perspectiva dos trabalhadores livres (Rio de Janeiro, 1870-1880). 2023. (Congresso).
20º Encontro de História da Anpuh Rio. 2022. (Encontro).
Centenários no Rio de Janeiro: Cidades, Memórias e Literatura.Lima Barreto: pai e filho sobrevivendo à República. 2022. (Encontro).
Democracia em perspectiva.Crise democrática como problema para a historiografia Brasileira. 2022. (Encontro).
VII Seminário Internacional Mundos do Trabalho.Tipografia e associativismo: a história de um tipógrafo negro no Império (Rio de Janeiro, 1870-1888). 2022. (Seminário).
XI Encontro Estadual de História - Anpuh-BA. 2022. (Encontro).
XI Encontro Estadual de História da ANPUH Bahia.Os trabalhadores escrevem: jornais dos tipógrafos no Rio de Janeiro no tempo da escravidão. 2022. (Encontro).
Congresso "De Isabel Cristina a Condessa d'Eu: trajetórias (1846-1921". Abolicionismos: pluralidade e regionalidade. 2021. (Congresso).
XV Semana de História Política.Coordenação do Simpósio Temático "Mundos do trabalho: trabalhadores/as escravizados/as e livres (século XIX e início do XX). 2021. (Seminário).
Lançamento do livro "Narrativas de formação da nacionalidade: Nação, identidade e memória no Brasil e na Ibero América (do século XIX ao XXI).A defesa do trabalho e a construção da Nação: Tipógrafos, industriais e autoridades da Corte por uma ordem no mundo do trabalho (1870). 2020. (Outra).
VI Seminário Internacional Mundos do trabalho.Associativismo e os Mundos do Trabalho. 2020. (Seminário).
XIX Encontro Regional de História - ANPUH-RJ. 2020. (Encontro).
XIX Encontro Regional de História - ANPUH-RJ.Associativismo e a cidade do Rio de Janeiro: organização do trabalho nas vésperas da abolição. 2020. (Encontro).
Semana de educação Paulo Freire - Centro Universitário Celso Lisboa.O ensino de História e o pós-abolição: os trabalhadores e a história no XIX e nas primeiras décadas republicanas. 2019. (Outra).
Workshop Relações raciais, conexões locais e Ensino de História.Seminário permanente do ProfHistória. 2019. (Outra).
XVI Encontro Nacional da ABET.As diferentes cidades dentro de uma só: O Rio de Janeiro livre e escravizado das últimas décadas do oitocentos. 2019. (Encontro).
28ª UERJ sem muros. O ensino de cultura e história afro-brasileira e indígena: o desafio de professores e alunos no cumprimento das leis 10639/2003 e 11645/2008. 2018. (Feira).
2º Semana Nacional de Arquivos.Rui Barbosa e a escrita da História da abolição: festas, crônicas e memórias. 2018. (Outra).
Do chão à janela da escola: diálogo entre saberes históricos.Roda de conversa Saberes e diversidades. 2018. (Outra).
II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no mundo Atlântico.Metodologias e desafios da História pública. 2018. (Seminário).
II Seminário interno da comunidade de estudos de Teoria da História da UERJ - COMUM. 2018. (Seminário).
V Seminário Internacional Mundos do Trabalho.Sessão 18 - Mundos do trabalho em tempos de escravidão e no pós-abolição II. 2018. (Seminário).
V Seminário Internacional Mundos do Trabalho."Os artistas pelos artistas" - trabalhadores e suas hierarquias sociais no tempo da escravidão. 2018. (Seminário).
V Seminário Internacional Mundos do Trabalho.Sessão 17 - Mundos do Trabalho em tempos de escravidão e no pós-abolição I. 2018. (Seminário).
XIII Semana de História Política.Ensino de História: Ensino de História em tempos de exceção. 2018. (Outra).
XIII Semana de História Política."Que gastam sua existência a trabalhar" - trabalhadores livres no Rio de Janeiro escravista. 2018. (Outra).
XIII Semana de História Política.Mundos do trabalho: trabalhadores escravizados e livres (século XIX e início do XX). 2018. (Outra).
XIV Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). Festas e resistência negra: batuques escravos e as comemorações pela abolição no século XIX. 2018. (Congresso).
XIV Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). Festas e resistência negra: batuques escravos e as comemorações pela abolição no século XIX. 2018. (Congresso).
5 Seminário fluminense de pós-graduandos em História.Relatos de viagem e vida cotidiana na cidade no período joanino. 2017. (Seminário).
8 Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional.Liberdade e trabalho no Rio de Janeiro: trabalhadores livres e escravizados nos periódicos da Corte. 2017. (Encontro).
XXIX Simpósio Nacional de História. 2017. (Simpósio).
XXIX Simpósio Nacional de História.Escravidão e liberdade no XIX: o diálogo entre trabalhadores livres e escravizados no Rio de Janeiro (1870-1888). 2017. (Simpósio).
II Encontro do Grupo de Pesquisa HIstória, Poder e Ideias Políticas.Mundos do Trabalho: Os significados de ser trabalhador no período da escravidão - Rio de Janeiro, 1850-1888. 2016. (Encontro).
IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho/ VII Jornada Nacional de História do trabalho.Associativismo, Imprensa e trabalhadores do Rio de Janeiro (1880-1910). 2016. (Seminário).
IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho/ VII Jornada Nacional de História do trabalho.Trabalho e periodismo. 2016. (Seminário).
X Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS "Professor Manoel Salgado".Questões sociais do Brasil republicano. 2015. (Outra).
X Semana de História Política / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade.Machado de Assis e a abolição: crônicas do pós-abolição. 2015. (Seminário).
Depois do 13 de maio: jovens pesquisadores e os novos estudos sobre o período do pós-abolição.O pós-abolição e as comemorações pelo 13 de maio. 2012. (Seminário).
Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico."A cidade vestiu-se de gala". As outras festas de maio de 1888.. 2012. (Seminário).
V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil meridional.As festas da abolição na corte - diversidade e polifonia nos festejos de maio de 1888. 2011. (Encontro).
V Simpósio Internacional de História: culturas e identidades.Fontes para o estudo da abolição. 2011. (Simpósio).
V Simpósio Internacional de História: culturas e identidades.Organizadora do GT Abolição e Pós-abolição nas Américas: raça, culturas e identidades. 2011. (Simpósio).
XXVI Simpósio Nacional de História.A Abolição no Brasil além do parlamento - As festas de maio de 1888. 2011. (Simpósio).
I Seminário Caminhos da Abolição e do pós-abolição.Os registros iconográficos das festas da Abolição. 2010. (Seminário).
I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de poder: visões contemporâneas.A Abolição da escravidão em flashes - Imagens para pensar os festejos abolicionistas. 2010. (Seminário).
VII Encontro Nacional de História da UNIT: João Ribeiro e as identidades do Brasil.História da Abolição: uma leitura das obras didáticas de João Ribeiro. 2010. (Encontro).
4º Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional.Pai contra Mãe: a permanência da Escravidão nos contos de Machado de Assis. 2009. (Encontro).
31 Reunião Anual da Associação de Pós-graduação e pesquisa em Edueducação. 2008. (Congresso).
IV Simpósio Nacional de História cultural.Festas e Sociabilidades: a participação dos homens letrados nos festejos de 13 de maio de 1888 no Rio de Janeiro. 2008. (Simpósio).
Seminário: Mitos, projetos e práticas políticas.A Abolição da Escravidão: História, memória e usos do passado na construção de símbolos e heróis de maio de 1888. 2008. (Seminário).
30 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Outra).
I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.A educação e a Escrita da História da Abolição. 2007. (Encontro).
Os livros de história na escola: trajetórias e usos.Mesa II: Indios e negros nos livros didáticos de História. Entre conceitos e preconceitos. 2007. (Seminário).
Os livros de História na escola: trajetórias e usos. 2007. (Seminário).
29 Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Educação. 2006. (Outra).
I Seminário "O Arquivo Nacional e a História Luso Brasileira". 2006. (Seminário).
XII Encontro Regional de História.O saber histórico escolar, a produção de livros didáticos, a abolição e a prática pedagógica da Primeira República. 2006. (Outra).
I Simpósio Estado Brasileiro: Agências e Agentes. 2004. (Simpósio).
XI Encontro Regional de História.Abolicionistas e republicanos no Rio de Janeiro: a trajetória de Joaquim Osório Duque-Estrada. 2004. (Encontro).
Agenda Acadêmico-científica 2003. 2003. (Outra).
Escravidão Africana & tráfico Atlântico nas Américas. 2003. (Seminário).
III Colóquio de História - UFF-UMCP. 2003. (Outra).
Participação em bancas
MORAES, Renata Figueiredo; PINTO, C. E. P.; TERRA, P. C.. " Quem não é escravo é senhor": usina açucareira no norte de Mato Grosso no pós-abolição. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em história) - UERJ.
GAIO, G. G. G.;MORAES, Renata Figueiredo; ARANTES, E. B.; CONCEICAO, L. B.. Usos do biográfico no ensino de História: as identidades, trajetórias e memórias de Almerinda Farias Gama. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ.
CESCO, S.;MORAES, Renata Figueiredo; BORGES, V. L. B.. Leitura Literária e Ensino de História: O Círculo de Leitura como Prática Interdisciplinar no Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em ensino de história) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A.;MORAES, Renata Figueiredo. O livro didático do novo ensino médio e a ditadura militar. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de história) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ABREU, M.;MORAES, Renata Figueiredo; COUTINHO, R. S.. O FESTIVAL DO DIA TREZE DE MAIO: Os significados em torno do encontro "Brancos contra Pretos" em São Paulo (1927-1932). 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em história) - Universidade Federal Fluminense.
GONCALVES, M.;MORAES, Renata Figueiredo; VIANNA, I. S.; MACHADO, H. F.. Movimentando a abolição: sociabilidades, emancipação e liberdade na Petrópolis Imperial (1884-1888). 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em história) - UERJ.
TERRA, P. C.;MORAES, Renata Figueiredo; CARULA, K.. AS RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DE TRABALHADORES DO SÉCULO XIX NO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DE OCTAVIANO HUDSON. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em história) - Universidade Federal Fluminense.
NASCIMENTO, A. P.;MORAES, Renata Figueiredo; AMARAL, D. G.. TECENDO A CARIDADE: O ASSOCIATIVISMO KARDECISTA DA CLASSE TRABALHADORA BANGUENSE NO ALVORECER DA REPÚBLICA (1901-1918). 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
NASCIMENTO, W.; SOUSA, F. G.; SANTANA, M.;MORAES, Renata Figueiredo. Marilene de Oxum e a emergência sociopolítica de uma de mulher de axé. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História (UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GAIO, G. G. G.; PINHA, D.; FERREIRA, M. C. C.;MORAES, Renata Figueiredo. Ensino antirracista na educação infantil: Novas perspectivas para o currículo. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, D. P.;MORAES, Renata Figueiredo; RAMOS, A. S.. Machado de Assis como possibilidade pedagógica para uma educação antirracista no ensino de história. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MUAZE, M. A. F.; SANTOS, C. R. A.;MORAES, Renata Figueiredo. "Mulheres negras na Corte: cotidiano e trabalho urbano na segunda metade do século XIX (1870-1888). 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
PINTO, C. E. P.;MORAES, Renata Figueiredo; BORGES, C.; KNAUSS, P.. Uma cidade pitoresca? A representação visual dos negros e da capital do Império do Brasil nos álbuns de viagem (1845-1861). 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História (UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BORGES, C.;MORAES, Renata Figueiredo; CARULA, K.. Mulheres, raça e literatura: as representações femininas presentes no romance Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reisv. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ANICETO, R.;MORAES, Renata Figueiredo; MAGALHAES, M.. O rei do triângulo: liderança política de Júlio Cesário de melo nos distritos de Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz na década de 1920. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COUTINHO, C. E.;MORAES, Renata Figueiredo; PINTO, A. F. M.; NASCIMENTO, A. P.; OLIVEIRA, F.. Mulheres negras que não podem passar em branco: trajetórias, escritas e a participação ativas nas páginas de. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, Y. L.;MORAES, Renata Figueiredo; MAIA, J. M. E.; MATTOS, M. A. V. L.. Escravidão urbana, tradição ibérica e desenvolvimento capitalista no Rio de Janeiro a partir da visão de viajantes (1808-1850). 2020. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.
SANTOS, Y. L.;MORAES, Renata Figueiredo; FREIRE, A.. O porto da memória: cais do valongo, região portuária do Rio de Janeiro e a memória da escravidão nas reformas Pereira Passos e Olímpica. 2020. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.
SILVA, D. P.;MORAES, Renata Figueiredo; VIANNA, I. S.. Acendendo o candeeiro: memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no ensino de História. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; POPINIGIS, F.; GONCALVES, M. A.. "Porque os cativos de ontem podem ser os operários livres de amanhã": escolarização e trabalho para os filhos dos operários do Matadouro na escola Santa Isabel (1885-1889). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SANTOS, Y. L.; MAIA, J. M. E.; SILVA, A. M. D.. África Diversa: lugares de memória da Herança africana e políticas públicas para a memória e história da escravidão. 2018. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.
MORAES, Renata Figueiredo; VIANA, L. M.; FRADE, M. C. N.. Entre a tradição e a modernidade: permanências e transformações nos registros memoriais das folias de reis do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. M. B. P.;MORAES, Renata Figueiredo; SALVAIA, P.; BASDEO, S. E.; SCHAPOCHNIK, N.. Histórias de horror, crimes e sangue: os penny bloods e a imprensa radical nos anos 1830-1840 na Inglaterra Vitoriana. 2024. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em História) - UERJ.
GONCALVES, M.;MORAES, Renata Figueiredo; REZNIK, L.; MELLO, J. S. B.; CARVALHO, A.. O ?Dragão do Mar?, uma biografia de João Cândido Felisberto entre 1880 e 1912. 2023. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SAMPAIO, A. C. J.;MORAES, Renata Figueiredo; SANTOS, B. C. C.; MELLO, I. M. P.; LOUREIRO, M. J. G.. Porque quer haver o seu pagamento: usos políticos, econômicos e simbólicos das festas de São Sebastião e seus oitavários no Rio de Janeiro (1790-1828). 2020. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ABREU, M.;MORAES, Renata Figueiredo; POPINIGIS, F.; BRASIL, E.; GUILEN, I.; ASSUNCAO, M.. Bumba meu boi e festas populares na ilha do Maranhão: entre negociação e conflito (século XIX e XX). 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
MORAES, Renata Figueiredo; ABREU, M.; BICALHO, M. F. B.; SOIHET, R.; KOFES, M. S.. Aventuras feministas nos sertões de Goiás: as mulheres e as suas lutas nos guardados de Consuelo Ramos Caiado (1899-1931). 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
MORAES, Renata Figueiredo; NICODEMO, T. L.; PINTO, A. F. M.; PEREIRA, A. A.; OLIVEIRA, R. L. B.. "Negros por si, história de si, nação para quem?" a História como repertório e pedagogia na imprensa afropaulista (1924-1940). 2019. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; ABREU, M.; VIANA, L. M.; KRAAY, H.; CARVALHO, M. J. M.; SANTOS, L. R. N.. Luminárias, músicas e "Sentimentos Patrióticos": festas e política no Recife (1817-1848). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
NASCIMENTO, W.;MORAES, Renata Figueiredo; PEREIRA, M. S.. As vidas e as agências dos trabalhadores de Moçamedes, sul de Angola (1875-1926). 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em História) - UERJ.
NEVES, L. M. B. P.; SCHAPOCHNIK, N.;MORAES, Renata Figueiredo. Histórias de horror, crimes e sangue: os penny bloods e a imprensa radical nos anos 1840 na Inglaterra Vitoriana. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AZEVEDO, F.;MORAES, Renata Figueiredo; PEREIRA, L. A. M.. O jornalismo de José do Patrocínio e o movimento social: relações entre Ceará e Rio de Janeiro (1877-1884). 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SILVA, D. P.;MORAES, Renata Figueiredo; ARANTES, E. B.. Educação antirracista e ensino de história na cidade de Maricá: Vinte anos da Lei 10639/ 03. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ.
LIMA, M.;MORAES, Renata Figueiredo. Racismo religioso e ensino de História: como lidar com o preconceito contra religiões afro-brasileiras. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de história) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; BRUM, M. I.; ARANTES, P. H.. Pequena África ou Paris Tropical? Resistência e cidadania no ensino da Reforma urbana Pereira Passos (1902-1906). 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ.
VIANNA, I. S.;MORAES, Renata Figueiredo; MELLO, J. S. B.. Ensino de História e Educação Antirracista: Ações cotidianas em um ambiente hostil aos alunos negros. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ.
BRUM, M. I.;MORAES, Renata Figueiredo; MELLO, J. O. B.. Protagonismo feminino e História Local: Edite Moraes da Costa como resposta aos silenciatncntos femininos na iMernória de Santa Cruz. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ.
MORAES, Renata Figueiredo; PINTO, C. E. P.; TERRA, P. C.. Escravidão contemporânea e trabalho forçado, permanências e contradições e/ou lógica da reprodução do capital. Mato Grosso na Primeira República. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em história) - UERJ.
MORAES, Renata Figueiredo; PEREIRA, M. S.; NASCIMENTO, W.; OLIVEIRA, J. P.. Música, resistência angolana e Ngola Ritmos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em história) - UERJ.
MORAES, Renata Figueiredo; DANTAS, C. V.; VIANNA, I. S.. O abolicionismo como movimento social na sala de aula e o papel das coletividades: construindo o fazer político brasileiro em fins do século XIX. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ.
NASCIMENTO, W.;MORAES, Renata Figueiredo; PINTO, C. E. P.; OLIVEIRA, J. P.. A herança cultural de João Alabá: ?Negro Rico e Sabichão? na Pequena África da virada do século XX?. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em história) - UERJ.
DANTAS, C. V.;MORAES, Renata Figueiredo; ARANTES, E. B.. A lei 10.639/03 e suas contribuições para o combate do racismo recreativo no ambiente escolar.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em ensino de história) - Universidade Federal Fluminense.
GAIO, G. G. G.;MORAES, Renata Figueiredo; CONCEICAO, L. B.; OLIVEIRA, M. G.. Usos do biográfico no ensino de História: as identidades e trajetórias de Almerinda Farias Gama.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CESCO, S.;MORAES, Renata Figueiredo; BORGES, V. L. B.. LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em ensino de história) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ABREU, M.;MORAES, Renata Figueiredo; COUTINHO, R. S.. O FESTIVAL DO DIA TREZE DE MAIO: Os significados em torno do encontro. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em história) - Universidade Federal Fluminense.
NASCIMENTO, A. P.; COSTA, C. E.;MORAES, Renata Figueiredo. CURA, CARIDADE E SOLIDARIEDADE: O GRÊMIO DE PROPAGANDA ESPÍRITA LUZ E AMOR EM TEMPOS DE GRIPE ESPANHOLA.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
TERRA, P. C.;MORAES, Renata Figueiredo; MATTOS, M. B.. As relações sociais e políticas de trabalhadores do século XIX no Rio de Janeiro através de Octaviano Hudson. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em história) - Universidade Federal Fluminense.
VIANNA, I. S.;MORAES, Renata Figueiredo; GONCALVES, M.. Movimentando a abolição: sociabilidades, emancipação e liberdade na Petrópolis imperial (1884-1888). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História (UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NASCIMENTO, W.; SANTANA, M.;MORAES, Renata Figueiredo. Marilene de Oxum: religião, cultura, representações sociais e relações de podem em Magé/RJ (1992-2009). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História (UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; PINHA, D.; RANGEL, M. M.. O Bruxo do Cosme Velho e o tempo presente na sala de aula. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; PINHA, D.; ABREU, M.. Narrativas de rupturas e permanências nos sambas-enredo de 1988: as escolas de samba do grupo um do carnaval carioca e o centenário da abolição. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; BORGES, C.; CARULA, K.. Mulheres, raça e literatura: as representações femininas presentes no romance Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PINTO, C. E. P.;MORAES, Renata Figueiredo; KNAUSS, P.. Uma cidade pitoresca? A representação visual dos negros e da capital do Império do Brasil nos álbuns de viagem (1845-1861). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SANTOS, Y. L.; ARAUJO, H. M. M.. lei 10639/03 e a Construção de Identidades Negras: Possibilidades múltiplas com alunos do sexto ano. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; GAIO, G. G. G.; FERREIRA, M. C. C.. Ensino de História Afro-Brasileira e Africana na Educação Infantil: novas perspectivas para o currículo.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; AGOSTINI, C.; RIBEIRO, M. A. M. B.. A África ?não escravizada?: A (re)construção da História Africana dissociada do marco divisional pré/pós escravidão Atlântica.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ANICETO, R.;MORAES, Renata Figueiredo; MAGALHAES, M.. O VELHO OESTE DO RIO DE JANEIRO: JÚLIO CESÁRIO DE MELO E O TRIÂNGULO CARIOCA (1910-1930). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; AZEVEDO, A.; NASCIMENTO, W.; CARVALHO, M. P.. JOSÉ DO PATROCÍNIO NO PÓS-ABOLIÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A SUA TRAJETÓRIA NA REPÚBLICA E AS DISPUTAS PELA MEMÓRIA DA ABOLIÇÃO (1888-1899). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, C. R. A.;MORAES, Renata Figueiredo; MUAZE, M. A. F.. Mulheres negras na Corte: cotidiano e trabalho urbano na segunda metade do século XIX, 1850-1888. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SANTOS, Y. L.; FREIRE, A.. O porto da memória - cais do valongo, região portuária e memória da escravidão nas reformas urbanas de Pereira Passos e Eduardo Paes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.
MORAES, Renata Figueiredo; NASCIMENTO, A. P.; COSTA, C. E.. Mulheres negras que não podem passar em branco: representação e participação feminina nas páginas do Clarim da Alvorada (1924-1940). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SANTOS, Y. L.; MATTOS, M. A. V. L.; FREIRE, A.; SILVA, A. M. D.. Escravidão urbana, tradição ibérica e desenvolvimento capitalista no Rio de Janeiro a partir da visão de viajantes (1808-1850). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Bens culturais e projetos sociais) - Fundação Getúlio Vargas.
MORAES, Renata Figueiredo; SILVA, D. P.; VIANNA, I. S.. Acendendo o candeeiro: memórias em disputa nas fazendas do Vale do Paraíba fluminense e seus usos no ensino de História. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; VIANA, L. M.; FRADE, M. C. N.. Entre a tradição e a modernidade: permanências e transformações nos registros memoriais das Folias de Reis do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.
MORAES, Renata Figueiredo; NESPOLI, G.; DANTAS, C. V.. Cidade versus Favela? Uma história da urbanização e habitação na Maré (RJ, 1940-1960). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Médio profissionalizante) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
AGOSTINI, C.;MORAES, Renata Figueiredo. VESTUÁRIO DE AFRICANO/AS E AFRO-BRASILEIRO NO RIO DE JANEIRO, SÉCULO XIX. O ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS A PARTIR DA PERSPERCTIVA DA MATERIALIDADE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arqueologia) - UERJ.
POMBO, N.;MORAES, Renata Figueiredo. A INSERÇÃO DOS EXCLUÍDOS E A POPULARIZAÇÃO DO FUTEBOL: O PROTAGONISMO DO VASCO DA GAMA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UERJ.
GONCALVES, M.;MORAES, Renata Figueiredo. Edgard Cavalheiro: biografia moderna e seus usos na história. 2024.
ISOLAN, F.;MORAES, Renata Figueiredo. Cacique de Ramos: O samba nunca mais foi o mesmo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UERJ.
BORGES, C.;MORAES, Renata Figueiredo. O olhar sobre as ?Outras?: a representação das mulheres negras em Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, de Jean-Baptiste Debret.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UERJ.
PINTO, C. E. P.;MORAES, Renata Figueiredo. O papel da mulher, especialmente da mulher negra, nas chanchadas brasileiras entre as décadas de 1940 e 1960. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UERJ.
SARMIENTO, E.;MORAES, Renata Figueiredo. Os portugueses e o movimento operário na Primeira República: Padeiros e a demanda do trabalho diurno nas páginas do O Panificador (1921 - 1923). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UERJ.
PINTO, C. E. P.;MORAES, Renata Figueiredo; SARMIENTO, E.. A prostituição na Primeira República na cidade do Rio de Janeiro: depreciadas, marginalizadas e indesejáveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NASCIMENTO, W.;MORAES, Renata Figueiredo; SOUSA, F. G.. Caminhos de Asé: a busca de legitimar a própria fé. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; GAIO, G. G. G.. Histórias que elas contam: Maria Beatriz Nascimento, as epistemologias feministas e as escritas transgressoras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PINHA, D.;MORAES, Renata Figueiredo; RODRIGUES, E.. Um Brasil Naturalista: Construindo as identidades negras sob as lentes de Aluísio de Azevedo (1890). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERRAZ, E. F.;MORAES, Renata Figueiredo. Três Estações de Mangueira (2018, 2019 e 2020): discurso narrativo das escolas de samba do Rio de Janeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, F. V.;MORAES, Renata Figueiredo; MARTINS, A. M. R.. Abolicionista que Tomba: construção da herma a Luiz Gama e a Educação Negra. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; BORGES, C.; GAIO, G. G. G.. A profissionalização feminina nas décadas finais do século XIX através do jornal A família. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; BORGES, C.; SILVA, D. P.. O Negro e a cidadania no período regencial do Brasil (1831-1840). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; GAIO, G. G. G.; SOARES, L. C.. A construção do conhecimento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SILVA, D. P.; RODRIGUES, A. E. M.. Anticlericalismo e questão religiosa nos escritos de João Saldanha Marinho (1872-1875). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; MONTEIRO, V. H. M.; PINTO, C. E. P.. A novidade nos trópicos: os usos da fotografia na casa de Correção da Corte (1869-1876). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; MINGUTA, G. P.; PINTO, C. E. P.. O Rio de Janeiro de Passos e Paes: mudanças e continuidades no cenário carioca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; ARAUJO, P. O.. Psiquiatria infantil no Brasil: o hospício e a loucura (1889-1914). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; CARDOSO, E. G. C.; BORGES, C.; PINTO, C. E. P.. Escravidão urbana no Rio de Janeiro 1808-1830: modos e costumes, a indumentária como manifestação cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; PINTO, C. E. P.; NERY, L. M.. As imagens da escravidão: uma análise das representações dos escravizados em litografias sobre o Rio de Janeiro na década de 1840. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; CARULA, K.; BORGES, C.. Amas de Leite na Imprensa Carioca (1875-1879). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; FERNANDES, R. A. N.; PINTO, C. E. P.. A política no velho oeste carioca: o "cesarismo" no "triangulo carioca". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SILVA, D. P.; BORGES, C.. Protestantismo e escravidão negra no Rio de Janeiro (1850-1889): perspectivas emancipacionistas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; PINTO, C. E. P.; SILVA, D. P.. È jogo de malandro e trabalhador: Jogadores de futebol e suas representações na década de 1930. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SILVA, D. P.. Entre a costa da mina e a guanabara: o cotidiano das pretas minas na cidade do Rio de Janeiro no século XIX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; PINHA, D.; SOUSA, F. G.. Memórias da Abolição na avenida: manifestações de identidade negras nos samba-enredo de Vila Isabel e Mangueira em 1988. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; PRECHET, B. N.; SILVA, D. P.. A prostituta na cidade: Marafa e a vida carioca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; TOLEDO, J. N.; NICODEMO, T.. O Lusotropicalismo de Gilberto Freire e suas apropriações no mundo Lusófono. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SILVA, M. R.; BORGES, C.. A formação da nobiliarquia imperial no Segundo Reinado e suas relações com o final do Império. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; SILVA, A. S.; COSTA, C. E.. Folias de Reis: devoção e sociabilidade no pós-abolição (Baixada Fluminense - década de 1950). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; GONCALVES, M.; RODRIGUES, A. E.. Seleção para professor substituto de História do Brasil (colônia e Império). 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo; JUCA, A. C.; FIGUEIREDO, L.. Concurso público para professor de história do Brasil colonial. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo. Concurso público de provas e títulos para a carreira de Magistério Superior - História do Brasil República. 2017. Universidade Federal Fluminense.
MORAES, Renata Figueiredo. Comissão de avaliação de atividades de Extensão da UERJ. 2021. UERJ - Depext.
MORAES, Renata Figueiredo. Comissão Científica - XIX Encontro regional de HIstória - Anpuh-RJ. 2020. Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo. Comissão de avaliação de atividades de Extensão da UERJ. 2020. UERJ - Depext.
MORAES, Renata Figueiredo; PEREIRA, L. A. M.; PARADA, M.. Seleção para professor horista da disciplina História do Brasil (Império e República). 2019. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo. Comitê de avaliação do CETREINA - Estágio Interno Complementar. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo. Comitê de avaliação do CETREINA - Iniciação à docência. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo. Comissão de avaliação de atividades de Extensão da UERJ. 2019. UERJ - Depext.
MORAES, Renata Figueiredo. Comitê de avaliação do CETREINA - Estágio Interno complementar do Programa de bolsas - Auxílio da UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo. Comitê de Avaliação do CETREINA - Projetos de Iniciação à Docência - Programa de Bolsas - auxílio UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, Renata Figueiredo. Comissão de avaliação de atividades de Extensão da UERJ. 2018. UERJ - Depext.
Orientou
Ensino de história e o pós-abolição; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ; (Orientador);
Colégio Estadual Eduardo Mondlane: história e formação de identidade; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ; (Orientador);
O Negro Operário no pós-Abolição: Contexto Histórico e Invisibilidade no Ensino de História; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ; (Orientador);
Entre a narrativa e a realidade, a invenção de uma cidade: o ensino de História e a modernização excludente da reforma Pereira Passos? (1903-1906); Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
?A herança cultural de João Alabá: ?Negro Rico e Sabichão? na Pequena África da virada do século XX?; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em história) - UERJ; (Coorientador);
Educação e escravidão: o acesso pessoas escravizadas à instrução nas freguesias de Santana e do Sacramento; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UERJ; (Orientador);
MÃES; ESCRAVAS E EX ESCRAVAS NA LUTA JURÍDICA PELA LIBERDADE DOS FILHOS NO BRASIL IMPÉRIO; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UERJ; (Orientador);
Os trabalhadores do Brasil: livres, libertos e escravizados na luta por direitos e liberdade no Império; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em História) - UERJ, UERJ; (Orientador);
Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades (LEDDES); Início: 2024; Orientação de outra natureza; UERJ; UERJ - Depext; (Orientador);
Monitoria história do Brasil III; Início: 2024; Orientação de outra natureza; UERJ; UERJ - Cetreina; (Orientador);
Quem não é escravo é senhor": usina açucareira no norte de Mato Grosso no pós-abolição; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em história) - UERJ, ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Usos do biográfico no ensino de História: as identidades, trajetórias e memórias de Almerinda Farias Gama; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em ensino de história) - UERJ, ; Coorientador: Renata Figueiredo Moraes;
O samba ensina; O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de História; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O samba na escola: narrativas de rupturas e permanências nos sambas-enredo no centenário da abolição; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
José do Patrocínio no pós-abolição: um estudo sobre a sua atuação na república do século XIX (1888-1895); 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História (UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Renata Figueiredo Moraes;
Cultura indígena, afro-brasielira e questões de genero; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Os Escravos da Nação: vida, trabalho e (re)existência dos escravos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, durante o Período Imperial ? 1822-1832; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O livro didático escolar nas Ciências Humanas: desafios e críticas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O Eurocentrismo e seus desdobramentos: disputas pelo currículo de História na Base Nacional Curricular Comum; ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A construção da Kizomba Feira de Africanidades do Colégio Pedro II de Realengo: Uma experiência de implementação da lei 10; 639/2003; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A valorização da cultura indígena nos espaços escolares; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Famílias Escravas: O ensino da cultura afro-brasileira e africana em História a partir da BNCC; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A BNCC e os espaços museais afro-brasileiros no Rio de Janeiro: possibilidades para uma educação decolonial e antirracista nas escolas públicas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
As leis 10; 639/2003 e 11; 645/2008: A influência na educação brasileira; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu BNCC) - Secretaria de educação do governo do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Conflitos tipográficos: o jornal dos tipógrafos e a greve de 1858 na Corte Imperial; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Zumbi valeu! O festejo carnavalesco e o desejo de pertencimento no enredo da Unidos de Vila Isabel no carnaval de 1988; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A expansão do ensino primário para as classes populares: Escolaridade atrelada às questões de trabalho e distinção social; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A luta abolicionista na região de Santos nos anos de 1886-1888; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Amas de leite no Jornal do comércio (1870-1879):corpos desejados, serviço doméstico, discursos médicos e a introdução de ?ama de leite farinha láctea?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Imagens e representações da escravidão urbana e de ganho do Rio de Janeiro na obra Viagem Pitoresca e histórica ao Brasil de Jean Baptiste Debret (1873 a 1831); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A formação repressiva da polícia militar: a coerção institucional sobre a ?classe perigosa? na primeira década republicana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
As quitandeiras minas nas ruas do Rio de Janeiro (1830-1850); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
BRANCOS, PARDOS, PRETOS E CABRAS: A MUDANÇA DE PERFIL DOS ENJEITADOS DA CASA DOS EXPOSTOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O Imparcial veste a camisa: Imprensa, Estado Novo e Copa de 1938; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O festival do dia Treze de Maio: os significados em torno do Encontro brancos contra pretos em São Paulo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A presença huguenote no Brasil do século XVI: As características sociais da evangelização calvinista no Rio de Janeiro no contexto da França Antártica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Feitiço, mandinga e resistência: as casas de dar fortuna no Rio de Janeiro Imperial (1880-1889); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A busca dos trabalhadores do Rio de Janeiro pelos seus direitos: o movimento operário no Rio de Janeiro do final do Império até à Primeira República; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O perfil dos trabalhadores das associações mutualistas do final do século XIX; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Nísia Floresta e sua proposta diferenciada de inserção educacional às mulheres no período imperial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Mulheres, prostituição e sífilis: o imaginário sexual e a culpabilização feminina no paradigma da sociedade dos bons costumes no Rio de Janeiro oitocentista (1870 ? 1890); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A formação do direito penal burguês no Brasil; 1871-1930; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O negro e o movimento operário: livros didáticos e sujeitos ausentes na história da República; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Jornais do jogo do bicho; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Entre a Costa da Mina e a Guanabara: O cotidiano das pretas e pretos minas na cidade do Rio de Janeiro do século XIX; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A decadente sociedade escravocrata do século XIX: vivência de homens pobres e livres no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
As doutoras do Império: as mulheres médicas do Império Brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
É jogo de malandro e de trabalhador; Jogadores de futebol e suas representações na década de 1930; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Sambódromo: a saga pelo espaço é o enredo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A resistência dos trabalhadores no Império do Brasil; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A resistência dos trabalhadores no Império do Brasil; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
A resistência dos trabalhadores no Império do Brasil; 2020; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PIBIC-UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O mundo do trabalho e o da escravidão no Império do Brasil (1870-1888); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Associativismo e Imprensa no Rio de Janeiro: a reunião de trabalhadores em clubes e jornais e a construção de uma identidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O mundo do trabalho e o da escravidão no Império do Brasil (1870-1888); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O mundo do Trabalho e o da escravidão no Império do Brasil (1870-1888); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PIBIC-UERJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Associativismo e Imprensa no Rio de Janeiro: a reunião de trabalhadores em clubes e jornais e a construção de uma identidade (1850-1930); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Trabalhadores livres no Brasil Império; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O impacto das leis 10639 (2003) e 11645 (2008) no ensino de história; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ - Cetreina; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
LEEDES; 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ - Cetreina; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades (LEDDES); 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ - Depext; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
O ensino de cultura e história afro-brasileira e indígena: o desafio de professores e alunos no cumprimento das leis 10639/2003 e 11645/2008; 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ - Depext; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Monitoria história do Brasil III; 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ - Cetreina; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Extensão; 2020; Orientação de outra natureza; (História) - UERJ - Depext, UERJ - Depext; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Monitoria em Seminário de Ensino de História; 2020; Orientação de outra natureza; (Seminário de Ensino de História) - UERJ - Cetreina; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Extensão; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ - Depext; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Iniciação à docência; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ - Cetreina; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Monitoria da disciplina História do Brasil I; 2017; Orientação de outra natureza; (História do Brasil) - UERJ - Cetreina, UERJ - Cetreina; Orientador: Renata Figueiredo Moraes;
Produções bibliográficas
-
MORAES, Renata Figueiredo . O ensino de história e os trabalhadores: reflexões a partir de um curso de extensão. REVISTA HISTÓRIA HOJE , v. 13, p. 51-68, 2024.
-
FIGUEREIDO MORAES, Renata . Os mundos do trabalho e a Independência do Brasil. Revista Latinoamericana de Trabajo y Trabajadores , p. 107-134, 2023.
-
MORAES, RENATA FIGUEIREDO . -Esse canto que devia ser um canto de alegria, soa apenas como um soluçar de dor- - Trabalhadores livres e escravizados no Rio de Janeiro (1830-1880). Revista Mundos do Trabalho(online) , v. 14, p. 1-19, 2022.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A cidade de Lima Barreto e o centenário de sua morte: algumas linhas autobiográficas. REVISTA MARACANAN , v. 1, p. 25-42, 2022.
-
MORAES, Renata Figueiredo . -A rua era das negras e dos negros- - Os ganhadores que pararam Salvador. TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA , v. 22, p. 582-588, 2021.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; POPINIGIS, F. ; SOUZA, R. . Associativismo e experiências negras nas lutas por direitos nos mundos do trabalho. Revista Latinoamericana de Trabajo y Trabajadores , p. 215-257, 2021.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A República e as festas da Abolição: resistência e liberdade no pós-abolição. ACERVO (RIO DE JANEIRO) , v. 33, p. 40-62, 2020.
-
MORAES, Renata Figueiredo . O Rio de Janeiro dos Trabalhadores: organização, resistência e liberdade na cidade escravista da década de 1870. Entropia , v. 4, p. 185-201, 2020.
-
MORAES, RENATA FIGUEIREDO . O "DIA DELÍRIO" DE MACHADO DE ASSIS E AS FESTAS DA ABOLIÇÃO. MACHADO DE ASSIS EM LINHA , v. 11, p. 34-53, 2018.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; CAMPOS, S. M. . O ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira: mudanças e desafios de uma década de obrigatoriedade. REVISTA TRANSVERSOS , p. 11-34, 2018.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Festa e resistência negra no Rio de Janeiro: batuques escravos e as comemorações pela abolição em maio de 1888. REVISTA DO ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO , v. 15, p. 231-250, 2018.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A escravidão acabou? A batalha pelo direito ao trabalho 130 anos depois da Abolição. ADVIR (ASDUERJ) , v. 39, p. 19-27, 2018.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A escravidão e seus locais de memória - O Rio de Janeiro e suas -maravilhas-. ODEERE , v. 1, p. 33-58, 2017.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Trabalhadores e liberdade - A abolição da escravidão e as comemorações de 1888. Revista Mundos do Trabalho(online) , v. 7, p. 177, 2016.
-
MORAES, Renata Figueiredo . O ensino de cultura e história afro-brasileira e indígena na educação básica: o desafio de professores, alunos e ações governamentais. Historia & Perspectivas (UFU) , v. 28, p. 239-263, 2015.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Uma pena de ouro para a Abolição: a lei do 13 de maio e a participação popular. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (IMPRESSO) , v. 33, p. 49-69, 2013.
-
MORAES, Renata Figueiredo . OS DIF ERENTES 13 DE MAIO. HISTÓ RIA, MEMÓRIA E FESTA DA ABOLIÇÃO. OPSIS , v. 7, p. 215-228, 2010.
-
MORAES, Renata Figueiredo . AS RELÍQUIAS LITERÁRIAS DE MACHADO DE ASSIS. TEMPO E ARGUMENTO , v. 02, p. 182-199, 2010.
-
MORAES, Renata Figueiredo . O Brado Retumbante. Nossa História (São Paulo) , v. 36, p. 55-59, 2006.
-
MORAES, Renata Figueiredo . O hino nacional brasileiro no centenário da Nação (1922). 1. ed. Rio de Janeiro: Folio Digital, 2024. v. 1. 248p .
-
MORAES, Renata Figueiredo . As festas da Abolição no Rio de Janeiro (1888-1908). 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2023. v. 1. 312p .
-
MORAES, Renata Figueiredo . Lugares de memória dos trabalhadores: Rua do ouvidor. In: Paulo Fontes. (Org.). Lugares de Memória dos trabalhdores. 1ed.São Paulo: Alameda, 2023, v. 1, p. 279-282.
-
MORAES, Renata Figueiredo . O avesso do mesmo lugar: homens e mulheres negros e negras no ensino de história. In: Géssica Guimarães; Daniel Pinha; Marcelo Rangel. (Org.). Diante da crise: teoria, história da historiografia e ensino de história hoje. 1ed.Vitória: Milfontes, 2021, v. 1, p. 159-171.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A defesa do trabalho e a construção da nação: tipógrafos, industriais e autoridades da Corte por uma ordem no mundo do trabalho (1870). In: Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva; Paulo Cruz Terra; Ana Carolina Huguenin Pereira. (Org.). Narrativas de formação da nacionalidade: Nação, identidade e memória no Brasil e na Ibero-América (do século XIX ao XXI). 1ed.Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, 2020, v. 1, p. 155-174.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; SPERANZA, C. G. ; SCHEER, M. . 'Os artistas pelos artistas': trabalhadores e suas hierarquias sociais no tempo da escravidão. In: Clarice Gontarski Speranza; Micaele Scheer. (Org.). Trabalho, democracia e direitos, volume 1: trabalho livre e escravizado. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2019, v. 1, p. 273-293.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; CARVALHO, M. P. ; DURAES, M. ; ANDRADE, V. S. . A cidade e a escravidão: Trabalhadores e escravizados urbanos no Rio de Janeiro do século XIX. In: Marieta Pinheiro de Carvalho; Margarida Durães; Vitória Schettini de Andrade. (Org.). Movimentos, trânsitos e memórias: novas perspectivas (século XVIII-XIX). 1ed.Niterói: ASOEC, 2019, v. 1, p. 121-136.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; ABREU, M. ; XAVIER, G. ; MONTEIRO, L. ; BRASIL, E. . A festa da abolição do 13 de maio - comemorações, identidade e memória. In: Martha Abreu; Giovana Xavier; Lívia Monteiro e Eric Brasil. (Org.). Cultura negra, volume1: Festas, carnavais e patrimônios negros. 1ed.Niterói: Eduff, 2018, v. 1, p. 107-133.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; MACHADO, M. H. T. ; CASTILHO, C. . A abolição no Brasil além do parlamento - as festas de maio de 1888. In: MACHADO, Maria Helena T; CASTILHO, Celso. (Org.). Tornando-se livre: agentes históricos e lutas sociais no processo de abolição. 01ed.São Paulo: Edusp, 2015, v. 1, p. 315-334.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; DANTAS, C. V. ; MATTOS, H. ; ABREU, M. ; LONER, B. ; MONSNA, K. . ?A cidade vestiu-se de gala?. As outras festas de maio de 1888. In: ABREU, Martha; MATTOS, Hebe; DANTAS, Carolina Vianna; LONER, Beatriz; MONSNA, Karl. (Org.). História do pós-abolição no mundo Atlântico: identidades e projetos políticos. 1ed.Niterói: EDUFF, 2014, v. 03, p. 53-69.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; ABREU, M. ; PEREIRA, M. S. . Os registros iconográficos das festas da abolição. In: Martha Abreu; Matheus Serva Pereira. (Org.). Caminhos da liberdade: histórias da abolição e do pós-abolição no Brasil. 1ed.Niterói: PPGH-EDUFF, 2011, v. 1, p. 431-449.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; ABREU, M. ; SOIHET, R. ; ALMEIDA, M. R. C. ; GONTIJO, R. . A Abolição da Escravidão: história, memória e usos do passado na construção de símbolos e heróis no maio de 1888. In: Rachel Soihet; Maria Regina Celestino de Almeida; Cecília Azevedo; Rebeca Gontijo. (Org.). Mitos, projetos e práticas políticas - Memória e historiografia. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, v. , p. 83-102.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; MATTOS, H. ; DANTAS, C. V. ; ABREU, M. . Personagens negros e livros didáticos: reflexões sobre a ação política dos afrodescendentes e as representações da cultura brasileira. In: Helenice Aparecida Bastos Rocha; Luís Reznik; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). A História na escola. Rio de Janeiro: FGV, 2009, v. , p. 299-320.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; ABREU, M. ; GONTIJO, R. ; SOIHET, R. . Memórias e Histórias da Abolição: Uma leitura das obras didáticas de Osório Duque-Estrada e João Ribeiro. In: ABREU, MARTHA; SOIHET, RACHEL;GONTIJO, REBECA. (Org.). Cultura Política e Leituras do Passado: Historiografia e Ensino de História. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, v. , p. 248-266.
-
MORAES, Renata Figueiredo . 13 de maio ainda seria data para celebrar?. Ciência hoje das Crianças, Rio de Janeiro, p. 3 - 5, 13 maio 2019.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A doença dos trabalhadores: tipografias insalubres e o associativismo dos tipógrafos no Rio de Janeiro escravista. In: 19º Seminário nacional de história da ciencia e tecnologia, 2024, Salvador. Anais do 19º Seminário Nacional da ciência e tecnologia. Salvador: SIBI/UFBA/Faculdade de Educação, 2024. v. 1. p. 1-10.
-
MORAES, Renata Figueiredo . ESCRAVIZADOS E LIVRES: A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE NOS MUNDOS DO TRABALHO (RIO DE JANEIRO, 1880). In: 11º Escravidão e liberdade no Brasil meridional, 2023, Pelotas. Anais 11° Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional. Pelotas: UFPEL, 2023. v. 1. p. 1-12.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Os trabalhadores escrevem: jornais dos tipógrafos no Rio de Janeiro no tempo da escravidão. In: XI Encontro Estadual de história - Anpuh BA, 2022, Salvador. Anais Eletrônicos do XI Encontro Estadual de História - Anpuh - BA. Salvador: UESB, 2022. v. 1. p. 1-9.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A década de 1870 dos trabalhadores livres e escravizados: o Rio de Janeiro e a ?epidemia de greves?. In: 10º ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL, 2021, Assis - SP. Anais do 10º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil meridional. Guarulhos: UNIFESP, 2021.
-
MORAES, Renata Figueiredo . O trabalho no Rio de Janeiro: entre escravidão e liberdade nos jornais da Corte (século XIX). In: 9º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2019, Florianópolis. Anais do 9º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. Florianópolis: UFSC, 2019. v. 1. p. 01-10.
-
MORAES, Renata Figueiredo . As diferentes cidades dentro de uma só: O Rio de Janeiro livre e escravizado das últimas décadas do oitocentos. In: XVI Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de estudos do trabalho), 2019, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional da ABET. Salvador: ABET, 2019. v. 1. p. 1-14.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Escravidão e liberdade no XIX: o diálogo entre trabalhadores livres e escravizados no Rio de Janeiro (1870-1888). In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília: Anpuh, 2017. v. 1. p. 1-10.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Machado de Assis e a abolição: crônicas do pós-abolição. In: X Semana de História Política - UERJ, 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política - UERJ - PPGH. Rio de Janeiro: UERJ-PPGH, 2015. v. 1. p. 2526-2535.
-
MORAES, Renata Figueiredo . As festas da abolição na corte - diversidade e polifonia nos festejos de maio de 1888. In: V Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional, 2011, Porto Alegre. Anais V Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional, 2011.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Fontes para o estudo da abolição. In: V Simpósio Internacional de História: culturas e identidades, 2011, Goiânia-GO. Anais do V Simpósio Internacional de História: culturas e identidades. Goiânia-GO: UFG, 2011.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A Abolição no Brasil além do parlamento - As festas de maio de 1888. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, julho 2011. São Paulo: ANPUH-SP, 2011.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Pai contra Mãe: a permanência da escravidão nos contos de Machado de Assis. In: 4º Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional, 2009, Curitiba-PR. Textos completos: 4º Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional. Curitiba-PR, 2009.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Festas e Sociabilidades: a participação dos homens letrados nos festejos de 13 de maio de 1888. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural, 2008, Goiânia-GO. IV Simpósio Nacional de História cultural - Anais Eletrônico. Goiânia-GO: Editora da UCG, 2008.
-
MORAES, Renata Figueiredo . O trabalho no Rio de Janeiro: entre escravidão e liberdade nos jornais da Corte (século XIX). In: 9º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2019, Florianópolis. Caderno de Resumo. Florianópolis: Edições do Bosque, 2019. v. 1. p. 32-32.
-
MORAES, Renata Figueiredo ; XAVIER, R. C. L. ; OSORIO, H. . Liberdade e trabalho no Rio de Janeiro: trabalhadores livres e escravizados nos periódicos da Corte. In: 8 Encontro escravidão e liberdade no Brasil Meridional, 2017, Porto Alegre. Encontro escravidão e liberdade no Brasil Meridional - Caderno de Resumos. São Leopoldo: Oikos, 2017. v. 1. p. 32-33.
-
MORAES, Renata Figueiredo . As festas da abolição na corte - diversidade e polifonia nos festejos de maio de 1888. In: V Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional, 2011, Porto Alegre. Caderno de resumos: V Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional. Porto Alegre: OIKOS Editora, 2011. p. 33-34.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Fontes para o estudo da abolição. In: V Simpósio Internacional de História: culturas e identidades, 2011, Goiânia-GO. Anais do V Simpósio Internacional de História: culturas e identidades. Goiânia-GO: UFG, 2011.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Abolição no Brasil além do Parlamento - as festas de maio de 1888. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Programação - XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A Abolição da escravidão em flashes - Imagens para pensar os festejos abolicionistas. In: I Seminário Nacional Práticas Sociais, narrativas visuais, relações de poder: visões contemporâneas, 2010, Viçosa. Livro de Programação e Resumos, 2010. p. 185.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Pai contra Mãe: a permanência da escravidão nos contos de Machado de Assis. In: 4º Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional, 2009, Curitiba-PR. Caderno de resumos: IV Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009. p. 78-79.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Festas e Sociabilidades: a participação dos homens letrados nos festejos de 13 de maio de 1888. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural, 2008, Goiânia. IV Simpósio Nacional de História Cultural - Resumos. Goiânia: Editora da UCG, 2008. p. 169.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A educação e a escrita da História da Abolição. In: I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Niterói. I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro / CD, 2007.
-
MORAES, Renata Figueiredo . O Saber Histórico escolar, a produção de livros didáticos, a Abolição e a prática pedagógica da Primeira República. In: XII Encontro Regional de História, 2006, NITERÓI. LIVRO DE RESUMOS, 2006. p. 69-69.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A escrita da História da escravidão no IHGB. In: III Congresso de Professores e pesquisadores da História da Baixada Fluminense, 2005, Seropédica. Caderno de resumos, 2005. p. 31-32.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Cultura pré-modernista? A crítica literária de Duque-Estrada nos primeiros anos do século XX. In: XIV Semana de Iniciação Científica - UFF, 2004, Niterói. XIV Semana de Iniciação Científica - UFF. Niterói: UFF, 2004.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Abolicionistas e Republicanos no Rio de Janeiro: A Trajetória de Joaquim Osório Duque-Estrada. In: XI Encontro Regional de História, 2004, Rio de Janeiro. Livros de Resumos - XI Encontro Regional de História, 2004. p. 192-192.
-
MORAES, Renata Figueiredo . Abolicionistas e Folcloristas: uma avaliação da trajetória de Duque-Estrada. In: XIII Semana de Iniciação Científica - UFF, 2003, Niteroi - RJ. XIII Semana de Iniciação Científica - UFF. Niterói: UFF, 2003.
-
MORAES, Renata Figueiredo . A doença dos trabalhadores: tipografias insalubres e o associativismo dos tipógrafos no Rio de Janeiro escravista.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . As aulas do profhistória e a educação antirracista no Brasil republicano.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Trabalhadores abolicionistas: as ações dos tipógrafos nas últimas décadas da escravidão. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . O ensino de história da escravidão e da abolição - século XIX e XX. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Abolicionismo e trabalhadores no Rio de Janeiro: a década de 1880 e a mobilização dos trabalhadores pela abolição da escravidão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Escravizados e livres: a construção da liberdade nos mundos do trabalho (Rio de Janeiro, 1880). 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Raça e trabalho: as últimas décadas da escravidão sob a perspectiva dos trabalhadores livres (Rio de Janeiro, 1870-1880. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Tipografia e associativismo: a história de um tipógrafo negro no Império (Rio de Janeiro, 1870-1888). 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Os trabalhadores escrevem: jornais dos tipógrafos no Rio de Janeiro no tempo da escravidão. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Lima Barreto: pai e filho sobrevivendo à República. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . A década de 1870 dos trabalhadores livres e escravizados: o Rio de Janeiro e a ?epidemia de greves?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Associativismo e a cidade do Rio de janeiro: organização do trabalho nas vésperas da abolição. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, Renata Figueiredo . O Ensino de história e o pós-abolição: os trabalhadores e a história no XIX e nas primeiras décadas republicanas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAES, Renata Figueiredo . O trabalho no Rio de Janeiro: entre escravidão e liberdade nos jornais da Corte (século XIX). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, Renata Figueiredo . A cidade e a escravidão: trabalhadores livres e escravizados urbanos no Rio de Janeiro do século XIX. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . O Rio de Janeiro dos trabalhadores: organização, resistência e liberdade na cidade escravista (1870-1888). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . As diferentes cidades dentro de uma só: O Rio de Janeiro livre e escravizado das últimas décadas do oitocentos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Mundos do Trabalho e o século XIX. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Festas e resistência negra: batuques escravos e as comemorações pela abolição no século XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, Renata Figueiredo . 'Os artistas pelos artistas' - trabalhadores e suas hierarquias sociais no tempo da escravidão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . 'Que gastam sua existência a trabalhar' - trabalhadores livres no Rio de Janeiro escravista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Liberdade e trabalho no Rio de Janeiro: trabalhadores livres e escravizados nos periódicos da Corte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Os periódicos da Corte e os trabalhadores no tempo da escravidão (1850-1888). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ABREU, M. ; MORAES, Renata Figueiredo ; OLIVEIRA, I. . O negro na História do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Associativismo, Imprensa e trabalhadores do Rio de Janeiro (1880-1910). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Mundos do Trabalho: Os significados de ser trabalhador no período da escravidão - Rio de Janeiro, 1850-1888. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Machado de Assis e a abolição: crônicas do pós-abolição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . 'A cidade vestiu-se de gala'. As outras festas de maio de 1888. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . O pós-abolição e as comemorações pelo 13 de maio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . As festas da abolição na corte - diversidade e polifonia nos festejos de maio de 1888. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Abolição no Brasil além do Parlamento - as festas de maio de 1888. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Fontes para o estudo da abolição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Os registros iconográficos das festas da Abolição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . A Abolição da escravidão em flashes - Imagens para pensar os festejos abolicionistas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . História da Abolição: uma leitura das obras didáticas de João Ribeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Pai contra Mãe: a permanência da Escravidão nos contos de Machado de Assis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . A Abolição da Escravidão: História, memória e usos do passado na construção de símbolos e heróis no maio de 1888. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Festas e Sociabilidades: a participação dos homens letrados nos festejos de 13 de maio de 1888 no Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, Renata Figueiredo . A Educação e a escrita da História da Abolição. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . As. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . O saber Histórico escolar, a produção de livros didáticos, a Abolição e a prática pedagógica da Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, Renata Figueiredo . A escrita da História da Escravidão no IHGB. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Cultura Pré-modernista? A crítica literária de Duque-Estrada nos primeiros anos do século XX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Abolicionistas e Republicanos no Rio de Janeiro: a trajetória de Joaquim Osório Duque-Estrada. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, Renata Figueiredo . Abolicionistas e Folcloristas: uma avaliação da trajetória de Osório Duque-Estrada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, Renata Figueiredo ; TERRA, P. C. . Revista Maracanan - Apresentação - Trabalhadores livres e escravizados no mundo atlântico. Rio de Janeiro, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Topoi. 2024.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Acervo. 2024.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. 2023.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista maracanan. 2023.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revisa Odeere. 2023.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista de História comparada. 2022.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Brasileira de História - ANPUH. 2021.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Mosaico (Revista discente do PPHPBC - FGV-CPDOC. 2021.
MORAES, Renata Figueiredo . Parece de artigo - Revista Anuario de Estudios americanos. 2021.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Estudos Ibero-americanos (PPGH-PUCRS). 2021.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Estudos Históricos (FGV). 2021.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Maracanan. 2021.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Tempo. 2021.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista da ANPHLAC - Associação Nacional de Pesquisadores de professores de História das Américas. 2020.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Tempo. 2020.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Odeere. 2020.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Mundos do Trabalho. 2020.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Transversos. 2020.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Topoi. 2020.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Cantareira (discente). 2020.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer sobre obra original da editora da UFPR. 2019.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer sobre obra original da Editora da UFRRJ. 2019.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista História da Historiografia. 2019.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista História e Perspectivas. 2019.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Maracanan. 2019.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Esboços: histórias em contextos globais. 2019.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista de História Regional. 2019.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Transversos. 2019.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Advir (ASDUERJ). 2018.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Topoi. 2018.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Acesso livre. 2017.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Faces da História. 2016.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Anos 90. 2015.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista discente Ars Histórica (UFRJ-PPGHIS) (6ª ed). 2014.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista discente Ars Histórica (UFRJ-PPGHIS) (9{ ed.). 2014.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Anima (PUC-RIO) (5ª ed). 2014.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista Outras fronteiras. 2014.
MORAES, Renata Figueiredo . Parecer de artigo - Revista discente Ars Histórica (UFRJ-PPGHIS). 2013.
MORAES, Renata Figueiredo . LEHMT - Renata Moraes (UERJ) fala sobre o curso de extensão ?Reflexões e novas abordagens sobre o lugar dos negros e negras no Ensino de História? oferecido para professores da Educação Básica. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAES, Renata Figueiredo . Revolução constitucionalista de 1932. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAES, Renata Figueiredo . O Brado Retumbante. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAES, Renata Figueiredo . LEHMT: Contribuição Especial #23: João Henriques de Lima Barreto, tipógrafo negro do Império. 2022; Tema: Contribuição especial. (Site).
MORAES, Renata Figueiredo . Salvador escravista - Princesa Isabel. 2021; Tema: Verbete. (Site).
MORAES, Renata Figueiredo . LEHMT - Lugares de memória - Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro (RJ). 2021; Tema: Lugares de Memória dos Trabalhadores. (Site).
MORAES, Renata Figueiredo . Texto - O futuro promete: a precarização do trabalho nas telas de cinema. 2020; Tema: Resenha de filmes sobre o trabalho contemporâneo. (Site).
MORAES, Renata Figueiredo . Texto - O delírio da Abolição. 2020; Tema: O 13 de maio e o dia seguinte. (Site).
MORAES, Renata Figueiredo ; SILVA, D. P. . Texto - Trabalhadores em cena na aula de história: três possibilidades. 2020; Tema: O primeiro de maio e as possibilidades de ensino. (Site).
MORAES, Renata Figueiredo . LEHMT - Contribuição especial - Os trabalhadores cariocas e as festas da abolição. 2020. (Site).
MORAES, Renata Figueiredo . MOVIMENTOS NEGROS NA HISTÓRIA DO BRASIL. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
MORAES, Renata Figueiredo . QUILOMBOS E E CULTURA AFRICANA NO BRASIL. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
MORAES, Renata Figueiredo . O comércio de gente: debate sobre a exploração do indivíduo no trabalho. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
MORAES, Renata Figueiredo . Diversidade étnica na formação do Brasil. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
MORAES, Renata Figueiredo . BNCC na prática de Sala de Aula ? 2ª série/Ensino Médio. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
MORAES, Renata Figueiredo . BNCC na prática de Sala de Aula ? 3ª série/Ensino Médio. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
MORAES, Renata Figueiredo . LEHMT- Chão de Escola #11: O mês de maio e os trabalhadores do Brasil. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
MORAES, Renata Figueiredo . História dos movimentos sociais no Brasil. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MORAES, Renata Figueiredo . Reflexões e novas abordagens sobre o lugar dos negros no ensino de história. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MORAES, Renata Figueiredo . Reflexões e novas abordagens sobre o lugar dos negros no ensino de história. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, S. ; MORAES, Renata Figueiredo . LEHMT - Chão de escola - A revolta escrava do Haiti e o movimento dos trabalhadores e negros pelo mundo. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática).
MORAES, Renata Figueiredo ; SILVEIRA, T. E. S. . Invisibilidade indígena e mundos do trabalho no Ensino de História. 2019. .
KODAMA, K. ; MORAES, Renata Figueiredo . Almanaque o corcovado conta histórias. 2016. (Pesquisa Histórica).
ALVES, G. ; MORAES, Renata Figueiredo ; AL., E. . Ciências Humanas e suas tecnologias: NovoEja. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
MORAES, Renata Figueiredo . CECIERJ - Cadernos de Atividades Autorreguladas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Os trabalhadores do Brasil: livres, libertos e escravizados na luta por direitos e liberdade no Império, Descrição: Enquanto a escravidão se fortalecia no campo e nas cidades, aumentava na Corte o número de trabalhadores livres, de acordo com o censo de 1872 que também identificou os escravizados. Na coexistência do mundo do trabalho livre e escravo investigo a forma como conviviam esses trabalhadores com diferentes status jurídico, o compartilhamento de suas experiências, moradias e formas de organização, associações e imprensa, que serviram para a busca por direitos e liberdade no Império do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Renata Figueiredo Moraes - Coordenador / Larissa Ivie Mendonca de Oliveira - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro / FAPERJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
-
2020 - 2024
A resistência dos trabalhadores no Império do Brasil, Descrição: O Império do Brasil viveu o paradoxo de ser o do reforço da escravidão e o do aumento do número de trabalhadores livres, apesar da ausência de direitos para o trabalho e a constante oposição entre livres e escravizados. A imprensa tornou-se uma importante arena de discussões políticas e sociais, refletindo também as batalhas pela cidadania e por direitos no mundo do trabalho. O projeto visa identificar as ações de resistência dos trabalhadores em atos classificados como greve. Seria possível existir movimento grevista durante a escravidão? Esse projeto mostra que sim e, além disso, reforça como os trabalhadores, livres e escravizados, estavam em consonância com o que ocorria na Europa, que vivia uma epidemia de greves.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renata Figueiredo Moraes - Coordenador / Anna Beatriz da Cunha Garcia da Costa - Integrante / Juliana da Silva Garrido de Souza - Integrante.
-
2019 - Atual
O ensino de História e a construção do conhecimento histórico escolar: conteúdos obrigatórios sobre história e cultura afro-brasileira e indígena, Descrição: Projeto desenvolvido junto ao Mestrado profissional em Ensino de História - ProfHistória - UERJ. O objetivo é fazer uma trajetória dos estudos sobre o ensino da escravidão nos século XX e a demanda surgida, no século XXI, por uma lei que obrigasse o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Renata Figueiredo Moraes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6
-
2018 - 2023
O mundo do trabalho e o da escravidão no Império do Brasil (1870-1888), Descrição: A década de 1870 foi marcante para o Império do Brasil no que tange a sua organização política e sobre o destino da escravidão. O fim da guerra do Paraguai, o lançamento do manifesto republicano e a aprovação da lei de 1871 que previa a libertação do ventre escravo exigiram da monarquia uma nova forma de pensar o Brasil e a continuidade do Império. Além disso, o mundo do trabalho livre entrava em profundo questionamento a medida em que novas formas de pressionar por melhorias nas condições de trabalho surgiam. O censo de 1872 mostrava uma divisão do trabalho livre entre homens, mulheres, livres, escravizados, brasileiros e estrangeiros, além de identificar quais desses tipos predominava em qual setor. O mundo do trabalho livre existia pari passu ao da escravidão. Nesse caso, como conviviam? Quais as experiências compartilhadas entre esses trabalhadores? Essas são algumas questões que nortearão o projeto que tende a pensar o mundo do trabalho e o da escravidão em meio às questões surgidas e reforçadas na década de 1870 no que tange à sociedade, política e economia. Esses fatores interferiram no mundo do trabalho, seja ele o livre ou o feito por escravizados, e terão ressonâncias até o fim da escravidão em 1888. Um meio de entender essas duas décadas é através da investigação sobre os jornais, principalmente os feitos por trabalhadores que, de algum modo, interpretavam esse novo momento do império, suas crises e desafios. Além dos jornais, as leis discutidas e aprovadas na década de 1870, tais como a do ventre livre, criou uma nova forma de lidar com a escravidão e o que fará com que haja uma forma de repensar a presença da escravidão em algumas atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renata Figueiredo Moraes - Coordenador.
-
2017 - 2019
Associativismo e Imprensa no Rio de Janeiro: a reunião de trabalhadores em clubes e jornais e a construção de uma identidade (1850-1930), Descrição: O fim do tráfico de escravos marcou uma significativa mudança para o Rio de Janeiro no que tange aos investimentos destinados a essa atividade e também ao uso da mão de obra escrava. Em meio a tudo isso, a difusão do telégrafo e aumento da imprensa diária e opinativa, principalmente na Corte, permitia a divulgação de ideias a partir de diferentes grupos sociais. Esse projeto pretende inserir alunos na pesquisa sobre a participação de trabalhadores na construção de uma cultura política no Império e na República, feita por meio da imprensa e do associativismo, forma de reivindicação de direitos e ajuda mútua. Após 1888, era preciso definir o lugar social e político dos trabalhadores na nova sociedade que surgia. Com a República, as associações mutualistas e beneficentes aumentaram em número e função diante da indefinição de direitos sociais e políticos para diversos grupos, entre eles os ex-escravos e seus descendentes. Através do associativismo será possível perceber a criação de laços de solidariedade e de identidades políticas e culturais entre seus membros, tendo a imprensa como um dos campos de atuação política. A pesquisa terá como foco os jornais da Corte durante o Império (a partir de 1850) e a República (até 1930) e também os estatutos das associações criadas nesse período e que tinham o trabalhador como membro nato. Nesse material, identificaremos a atuação de homens e mulheres que estavam fora da esfera política tradicional. Esse grupo vivia as contradições de viver numa Corte escravista, mas que em 1889 ao se tornar capital da República sofre um processo de remodelação urbanístico que pretendia também apagar um passado. Como o trabalhador construiu sua identidade numa cidade marcada pela escravidão e pela precarização do trabalho livre? A transformação do Rio de Janeiro após a abolição inseriu os ex-escravos na dinâmica do trabalho? Qual o papel do associativismo e da imprensa na construção dessa identidade? Essas são as perguntas que guiarão a pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renata Figueiredo Moraes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - 2018
Trabalhadores, associativismo e imprensa na Corte e na capital da República (1850-1930), Descrição: A década de 1850 foi marcada pelo fim do tráfico de escravos e também pela difusão do telégrafo e aumento da imprensa diária e opinativa, principalmente na Corte. Diante desse cenário que se pretendia novo, apesar da permanência da escravidão, esse projeto discute a participação de trabalhadores na construção de uma cultura política no Império e na República através da imprensa e do associativismo como forma de reivindicação de direitos e ajuda mútua. Com o fim da escravidão era preciso definir o papel social e político dos trabalhadores na nova sociedade que surgia, principalmente após a República. As associações mutualistas e beneficentes, já existentes no Império, se intensificaram no novo regime diante da indefinição de direitos sociais e políticos para diversos grupos sociais, entre eles os ex-escravos e seus descendentes. Sendo assim, através do associativismo será possível perceber a criação de laços de solidariedade e de identidades políticas e culturais entre seus membros, além de uma atuação política e social através da imprensa. Diante disso, a pesquisa terá como foco a leitura de textos publicados nos jornais da Corte durante o Império (a partir de 1850) e a República (até 1930) e sobre as associações criadas nesse período. Nessas análises será possível discutir a atuação política de homens e mulheres, habitantes da cidade do Rio de Janeiro e que não pertenciam a esfera política tradicional. No entanto, viviam as contradições de morar numa cidade que era Corte, mas que mantinha a escravidão, e que se torna capital da República num processo de remodelação das suas ruas a fim de apagar um passado. O que é ser trabalhador numa cidade tão distinta e em constante transformação? A resposta será encontrada nas gazetas, folhetins e grandes folhas impressas publicadas no Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renata Figueiredo Moraes - Coordenador., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
Prêmios
2015
Menção Honrosa, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - Prêmio Prof Afonso Carlos Marques dos Santos/2015.
2009
Bolsa de Doutorado CNPq 2009-2012,, PUC-CNPq.
2003
Bolsa de Iniciação Científica, 2003-2005, UFF-CNPq, UFF-CNPq.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. , Sala 9034A, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340094
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2023
Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de pós-graduação em ensino de história (ProfHistória).
-
03/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa
-
08/2024 - 01/2025
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IFCH 1 10165 - Sem Esp em História do Brasil VI - História da escravidão no Brasil: tráfico, resistência e abolição
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História e Educação para as Relações Étnico-raciais
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Programa de pós-graduação em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, IFC01932 Raça e etnia como relações de poder Cultura, sociedade e relações raciais no Brasil republicano
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Programa de Pós-graduação em ensino de história (ProfHistória-UERJ), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História e Educação para as Relações Étnico-raciais
-
02/2023 - 07/2023
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil - séculos XIX e XX
-
02/2022 - 08/2022
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil - séculos XIX e XX - 14385
-
06/2021 - 12/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Questão Racial no Brasil - 14381, História do Brasil VIII - 4678
-
06/2021 - 12/2021
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Rio de Janeiro Colonial - 10077
-
01/2021 - 12/2021
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2021-1 História do Brasil IV - turma 1, 2021-1 História do Brasil IV - turma 2
-
01/2020 - 12/2020
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2020-1 História do Brasil IV, 2020-1 Seminário especial em ensino de História II - Homens negros e mulheres negras no ensino de história, 2020-2 História do Brasil III, 2020-2 Seminário especial em ensino de História social II - História do trabalho no Brasil
-
01/2018 - 01/2020
Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de história.
-
01/2019 - 12/2019
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2019-1 História do Brasil I, 2019-1 Seminário especial em ensino de História - A história que a História não conta, 2019-1 monografia, 2019-2 História do Brasil I, 2019-2 monografia
-
01/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2018-1 História do Brasil I, 2018-1 História do Rio de Janeiro colonial, 2018-1 monografia, 2018-2 História do Brasil VII, 2018-2 monografia
-
01/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2017-1 Seminário especial em história do Brasil X - Homens livres e escravizados nos mundos do trabalho do século XIX, 2017-1 Seminário especial em ensino de história I - Relações étnico raciais na educação
-
01/2016 - 12/2016
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2016-1 História do Brasil II, 2016-1 Seminário especial em história cultural II - Festas e celebrações na história do Brasil colônia e Império, 2016-1 Seminário especial em história do Brasil IX - Cidade e escravidão, 2016-2 História do Brasil I, 2016-2 História do Rio de Janeiro colonial, 2016-2 Monografia
-
03/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2015-1 - História do Brasil VII (Ciências sociais), 2015-1 Seminário especial em história do Brasil III - Tráfico e escravidão no Brasil (XVIII-XIX), 2015-2 História do Brasil I, 2015-2 Seminário em História do Brasil IV - Festas e celebrações na história do Brasil colônia e Império, 2015-2 Seminário especial em ensino de História II ? Relações étnico raciais na educação
2013 - 2014
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2014-2 HI - 002 - História Economia Sociedade e Política do Brasil II, 2014-1 História da América III, 2014- 2 História da América III - Integral
-
09/2013 - 12/2013
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2013-2 IHI-083 A escravidão nas Américas. Tráfico e escravidão no Brasil . século XVIII-XIX, 2013-2 IHI-104 - Tópico especial em História do Brasil I - Cultura e sociedade no Brasil colonial
2007 - 2015
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Atividades
-
03/2007 - 03/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, História - ensino médio
-
01/2007 - 03/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, História - Ensino fundamental II
2014 - 2014
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Conteudista, Carga horária: 20
Outras informações:
Conteudista no Projeto SEEDUC/formação continuada Nova EJA da Fundação CECIERJ
2016 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações:
Aulas na pós-graduação Latu Sensu em História e Cultura Afrodescendente organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) e pela Coordenação Central de Extensão (CCE)
2003 - 2005
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica Pibic, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto: "Canções populares e Identidade Nacional": possibilidades para uma história social da música, Rio de Janeiro, 1870-1930 - Orientação: Prof. Drª Martha Campos Abreu
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renata Figueiredo Moraes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?