Ricardo Erbano

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é engenheiro de desenvolvimento da perkons equipamentos eletônicos. Domínio na área de segurança de rede, configuração de firewalls, ferramentas de análise de rede e gerenciamento para prevenção de invasões de sistemas. Trabalhos com protocolo TCP/IP e serviços rodando sobre este protocolo, bem como a manutenção e a instalação de redes de computadores. Conhecimento avançado em ferramentas de gerenciamento de desenvolvimento/programação, bem como participação e desenvolvimento de aplicativos em software livre (licenças GPL, entre outras). Vivência na manutenção e gerenciamento de servidores principalmente sobre a plataforma Linux e FreeBSD, mas também om conhecimento na plataforma Windows. Bons conhecimentos sobre microcontroladores, como os da família da microchip PIC, 8159 e Z80. Conhecimentos desde a interface de hardware como desenvolvimento de software em assembler sobre estes microcontroladores e desenvolvimento de firmwares. Proficiência sobre detecção automática de hardware, dispositivos sobre a plataforma Intel, e ARM, sobre o funcionamento interno de kernel do Linux. Domínio sobre todas as etapas do desenvolvimento de aplicativos sobre plataforma aberta, linguagens de programação como o Python, C, C++, bash, lua, java, entre outras. Modelagem orientada a objetos e procedimentos.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Industrial Elétrica - Eletrotécnica

2000 - 2006

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

1995 - 1999

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formação complementar

1995 - 1996

Processamento de dados. , Pró Futuro Informática, PFIN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Outras produções

ERBANO, R. . Programa para cálculo mecânico de linhas de transmissão aéreas. 2005.

ERBANO, R. . Sena. 1998.

Prêmios

2002

Certificação Avançada Conectiva Linux - Administração do linux I e II, Conectiva.

2001

Certificação Avançada Conectiva Linux - Administração do linux I e II, Conectiva.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Perkons. , BR 116 Curitiba, Tarumã, 82590-300 - Curitiba, PR - Brasil

Experiência profissional

2005 - Atual

Perkons

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de desenvolvimento pleno, Carga horária: 44

Outras informações:
Perkons Equipamentos Eletrônicos: maior empresa brasileira no ramo de soluções de segurança para o trânsito. Pioneira mundial com o desenvolvimento da lombada eletrônica.

Atividades

  • 09/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Perkons / Helix, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2005

    Serviços técnicos especializados , Perkons / Helix, .,Serviço realizado, Criação de devices drivers para o kernel do linux..

  • 05/2005

    Serviços técnicos especializados , Perkons / Helix, .,Serviço realizado, Customizações do sistema operacional (kernel) e do ambiente do sistema real time..

2001 - 2005

Conectiva - Mandriva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador e analista de sistemas

Outras informações:
Quinta maior empresa do mundo no desenvolvimento e distribuição do sistema operacional Linux. Maior do Brasil e America Latina. Ramo de Informática, prestadora de serviços junto ao mercado público e privado. Com filiais nas principais capitais do Brasil, ainda na Argentina, México e Colômbia. Matriz na cidade de Curitiba-PR. No ano de 2005 foi incorporada pela mandrakesoft, atualmente conhecida por mandriva conectiva, uma das principais distribuições linux do mundo.

Atividades

  • 01/2005 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Conectiva Mandriva, .,Serviço realizado, Idealizei e desenvolvi o software Conectiva Live CD - Sistema operacional Linux operando diretamente do cdrom, sem a necessidade de instalação junto ao disco rígido.

  • 06/2001 - 08/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Conectiva Mandriva, .,Linhas de pesquisa

  • 06/2001 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Conectiva Mandriva, .,Serviço realizado, Nomeado como responsável pelo desenvolvimento dos aplicativos relacionados ao projeto GNOME, para o United Linux. O United Linux é uma união das principais distribuições Linux do Mundo (Suse Linux (Alemanha), SCO (Usa), Turbo Linux (Ásia) e Conectiv.

  • 06/2001 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Conectiva Mandriva, .,Serviço realizado, Responsável pelo sistema de gerenciamento de desenvolvimento "Build System" do software Conectiva Linux e criação das imagens do sistema operacional.

  • 06/2001 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Conectiva Mandriva, .,Serviço realizado, Fui responsável pelo desenvolvimento, manutenção, resolução de eventuais "bugs" dos aplicativos do ambiente GNOME do Conectiva Linux. O ambiente GNOME é um dos principais ambientes gráficos sobre a plataforma Linux..

  • 06/2001 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Conectiva Mandriva, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de sistemas para a sincronização de dados entre os celulares siemens e o sistema operacional linux..

  • 12/2001 - 03/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Conectiva Mandriva, .,Atividade realizada, Redigi artigos técnicos para a "Revista do Linux", periódico nacional especializado em software livre..

  • 05/2001 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Conectiva Mandriva, .,Serviço realizado, Atuei na área de suporte técnico à clientes via e-mail e telefone.

1998 - 1999

Jem Engenharia Acessoria em Informática e Estatístic

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática

Atividades

  • 05/1998 - 02/1999

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Manutenção e instalação de redes de microcomputadores, manutenção de microcomputadores e atendimento de cliente.

  • 05/1998 - 02/1999

    Serviços técnicos especializados , Jem Engenharia Acessoria em Informática e Estatística, .,Serviço realizado, Desenvolvi aplicativo comercial para avaliações imobiliária.