Danúbia Ferreira Alves
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola. Atualmente doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Teoria Literária em 2014 pela mesma universidade, graduada em Letras (português/francês) em dezembro de 2010. Realizou durante a graduação projeto de pesquisa na área de Literatura Comparada e estudos da Intermidialidade, enfatizando narrativas fílmicas e literárias contemporâneas da América Latina. No mestrado desenvolveu estudo sobre Gabriel García Márquez e O Real Maravilhoso Latino Americano, bem como a respeito do diálogo entre essa vertente literária com o cinema. Atualmente possui interesse nos estudos Decoloniais e na literatura feminina latino-americana.
Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Teoria Literária
2012 - 2014
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Real Maravilhoso e cinema: o universo ficcional de Gabriel García Márquez revisitado nos filmes Como água para chocolate e A casa dos espíritos
, Ano de Obtenção: 2015.Leonardo Francisco Soares.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: literatura latino americana; cinema; Real Maravilhoso.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Formação complementar
2010 - 2010
Allons au cinéma : Nuit et brouillard. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Ciclo de cine Argentino. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Soirée Culturelle Française. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Gêneros textuais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Gêneros literários espacialidades e materialidades. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Ciclo de cine argentino. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Panorama atual da Análise do Discurso. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Soirée Culturelle Française. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Educação, Juventude e Drogas. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
ALVES, D. F. . Minicurso: Contos Maravilhosos e Fantásticos - aguçando o imaginário infantil. 2023. (Outro).
ALVES, D. F. . III Colóquio de Estudos em Narrativa: As literaturas infantil e juvenil...ainda uma vez. 2013. (Outro).
ALVES, D. F. . VI SEPEL - VI Seminário de Pesquisa em Literatura. 2012. (Outro).
ALVES, D. F. . Un día en español: música, danza y poesía - presenta Argentina. 2010. (Outro).
ALVES, D. F. ; Grupo Interpet Ufu . IX Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste. 2009. (Outro).
ALVES, D. F. . Un día en español: música, danza y poesía. 2009. (Outro).
PET Letras Ufu ; ALVES, D. F. . Pet Letras Convida ... Debate de Livros. 2009. (Outro).
PET Letras Ufu ; ALVES, D. F. . III Colóquios Multidisciplinares. 2009. (Outro).
ALVES, D. F. . VII SEPELLA- Seminário de Pesquisa em Linguistíca e Linguistíca Aplicada. 2009. (Outro).
ALVES, D. F. . IX Sudeste PET- Encontro dos Grupos PET da região Sudeste. 2009. (Outro).
ALVES, D. F. . Semana de Letras (SeLet). 2008. (Outro).
ALVES, D. F. . VII Jornada PET. 2008. (Outro).
ALVES, D. F. . IV Vem pra Ufu. 2008. (Outro).
Participação em eventos
As arquiteturas do medo e o insólito ficcional: IV Encontro Regional o insólito como questão na narrativa. 2013. (Encontro).
I Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional, IV Encontro Nacional O insólito como questão na narrativa ficcional, XI Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional: vertentes teóricas e ficcionais do insólito. 2012. (Congresso).
SEPEL- I Congresso Internacional Vertentes teóricase ficcionais do insólito.Querelas da crítica: entre o Realismo Mágico e o Realismo Maravilho. 2012. (Simpósio).
VI SEPEL- VI Seminário de pesquisa em literatura.Realismo Mágico e cinema: análise dos filmes Como água para chocolate e A casa dos espíritos sob o viés ficcional de Gabriel García Márquez. 2012. (Seminário).
Allons au cinéma 'Madame Bovary' (3 horas). 2011. (Outra).
Ciclo de cine argentino filme 'Carancho' (3 horas). 2011. (Outra).
Allons au cinéma: Nuit et brouillard. 2010. (Outra).
Un día en Español: música, danza y poesía. 2010. (Outra).
"Ciclo de cine argentino". 2009. (Outra).
III Colóquios Multidisciplinares. 2009. (Outra).
II UAI PET - Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais.Letras que Movem: Além dos limites da extensão. 2009. (Encontro).
IX Sudeste PET - Encontro dos Grupos PET da região Sudeste. 2009. (Encontro).
Minicurso: "Gêneros literários: espacialidades e materialidades". 2009. (Outra).
Palestra - Gêneros textuais. 2009. (Outra).
Palestra- Panorama atual da Análise do Discurso. 2009. (Outra).
Pet Letras Convida...Debate: O corpo fala. 2009. (Outra).
Pet Letras convida...Debates:.Análise do livro: Nada é sagrado tudo pode ser dito. 2009. (Outra).
Soirée Culturelle Française. 2009. (Outra).
Un día en Español: música, danza y poesía.Apresentação da música: "Verás". 2009. (Outra).
XII Simpósio Nacional de Letras e Linguistíca e II Simpósio Internacional de Letras e Linguistíca.CIDADE (EM) ALTA: ÁNALISE DE NARRATIVAS LITERÁRIAS E FILMÍCAS LATINO-AMERICANAS. 2009. (Simpósio).
XII SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA.monitoria. 2009. (Simpósio).
1º Encontro de Línguas Estrangeiras - UNIUBE - ELEU. 2008. (Outra).
5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor UFU. 2008. (Oficina).
Colóquio de estudos em narrativa: o espaço - CENA I. 2008. (Outra).
Colóquios Multidisciplinares - Tempos de Vieira e Machado: autoridades e autorias. 2008. (Outra).
I Encore de Corretores de Redação - I ENCORE.I Encore de Corretores de Redação - I ENCORE (Monitora). 2008. (Encontro).
IV Vem pra UFU.Apresentação do curso de Letras e seu currículo. 2008. (Outra).
Palestra " A Educação a Serviço do Amor - Pais Brilhantes x Professores Fascinantes". 2008. (Outra).
Semana de Letras - SELEt 2008. 2008. (Outra).
VII Jornada PET."Oficina de Retextualização". 2008. (Oficina).
Palestra "Educação, Juventude e Drogas". 2007. (Outra).
Semana da Letras - SELEt 2007. 2007. (Outra).
Produções bibliográficas
-
ALVES, D. F. . O Realismo Maravilhoso e a hermenêutica de Roman Ingarden:análise do conto El ahogado más hermoso del mundo de Gabriel García Márquez. Interpretextos , v. 7, p. 23-39, 2014.
-
ALVES, D. F. . Cidade em (alta): o 'realismo urbano' em narrativas literárias e fílmicas latino-americanas. Crátilo (Patos de Minas) , v. 5, p. 15-27, 2012.
-
ALVES, D. F. . Língua Espanhola: Estrutura Sintática 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estacio de Sá, 2015. 114p .
-
ALVES, D. F. . Literatura Espanhola 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estacio de Sá, 2015.
-
ALVES, D. F. . Da clausura à loucura: o medo e o horror no conto 'Só vim telefonar', de Gabriel García Márquez. In: As arquiteturas do medo e o insólito ficcional: XII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional, 2014, Rio de Janeiro. As arquiteturas do medo e o insólito ficcional: comunicações em simpósios e livres do XII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2013. v. 1. p. 217-224.
-
ALVES, D. F. . As representações do imaginário infantil nas obras de Lygia Bojunga e Gabriel García Márquez. In: Colóquio Nacional de Estudos em Narrativa: as literaturas infantil e juvenil ainda uma vez, 2013, Uberlândia. Anais do CENA - > Colóquio de Estudos em Narrativa, 2013. v. 1. p. 1-299.
-
ALVES, D. F. . Querelas da crítica: entre o Realismo Mágico, o Real Maravilhoso e o Realismo Maravilhoso. In: Vertentes teóricas e ficcionais do insólito: I Congresso Internacional, 2012, Rio de Janeiro. Vertentes teóricas e ficcionais do insólito. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2012. v. 1. p. 93-99.
-
ALVES, D. F. . Da clausura à loucura: o inquietante caso de Maria de la Luz Cervantes. In: I JOEEL Jornada de Estudos sobre o Espaço Literário, 2013. Caderno de Resumos: I JOEEL Jornada de Estudos sobre o Espaço Literário. Uberaba: Universidade Federal do Triângulo Mineiro. v. 1. p. 32-32.
-
ALVES, D. F. . Querelas da crítica: entre o Realismo Mágico e o Realismo Maravilhoso. In: I Congresso Internacional Vertentes do Insóltio Ficcional, IV Encontor Nacional O insólito como questão na narrativa ficcional, XI Painel Reflexões sobre o insóltio na narrativa ficcional: vertentes teóricas e ficcionais do insóltio, 2012, Rio de Janeiro. Vertentes teóricas e ficcionais do insóltio. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2012. v. 2012. p. 8-184.
-
ALVES, D. F. . Realismo mágico e cinema: análise dos filmes como Água para chocolate e A casa dos espíritos sob o viés ficcional de Gabriel García Márquez. In: VI SEPEL - Seminário de pesquisa em literatura do Mestrado em Teoria Literária, 2012, Uberlândia. VI Seminário de Pesquisa em Literatura, 2012. p. 4-44.
-
ALVES, D. F. . O Realismo Mágico: uma conceituação a partir de Gabriel García Márquez. In: Semana de letras-SeLet 2012 - Letras que Movem, 2012, Uberlândia. Caderno de resumos- SeLet 2012- Letras que Movem..., 2012. p. 14-14.
-
ALVES, D. F. . A busca pela reexistência feminina em El árbol e em La amortajada de María Luísa Bombal: um protesto feminista. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, D. F. . O silenciamento das vozes feminas na literatura latino-americana do século XX: os casos Silvina Ocampo, Elena Garro e María Luísa Bombal. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, D. F. . Da clausura à loucura: o medo e o horror no conto Só vim telefonar de Gabriel García Márquez. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, D. F. . Da clausura à loucura: o inquietante caso de Maria de la Luz Cervantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, D. F. . Coordenação da Sessão do Simpósio Arquiteturas do Espaço-Corpo: discursos fílmicos e literários de horror. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, D. F. . Coordenação de Sessão de Comunicação no III Colóquio de Estudos em Narrativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, D. F. . As representações do imaginário infantil nas obras de Gabriel García Márquez e Lygia Bojunga. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, D. F. . Querelas da crítica:entre o Realismo Mágico e o Realismo Maravilhoso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, D. F. . O Realismo Mágico: uma conceituação a partir de Gabriel García Márquez (Minicurso). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, D. F. . Realismo Mágico e cinema: análise dos filmes Como água para chocolate e A casa dos espíritos sob o viés do universo ficcional de Gabriel García Márquez. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, D. F. . Letras que Movem: Além dos limites da extensão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, D. F. . Cidade (em) alta: análise de narrativas literárias e fílmicas latino-americanas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, D. F. . Língua Espanhola - estrutura sintática 1. Ribeirão Preto: Estácio de Sá, 2015 (material didático).
Outras produções
ALVES, D. F. . Contos Maravilhosos e Fantásticos. 2023. .
ALVES, D. F. . Prática de Ensino de Língua Francesa 2/2010 1ª Edição. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, D. F. . Texto na Escola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, D. F. . Palestra "Notícia". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALVES, D. F. . Cidade (em) alta: análise de narrativas literárias e fílmicas latino-americanas. 2010. (Relatório de pesquisa).
ALVES, D. F. ; PET Letras Ufu . III Colóquios Multidisciplinares. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, D. F. . Pet Letras Convida...Debate "Nada é sagrado tudo pode ser dito". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, D. F. . Español sin Fronteras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, D. F. . A' MARgem: revista eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Arte (assistência técnica). 2009. (Assistência técnica em revista eletrônica).
ALVES, D. F. . VII Jornada PET- Oficina de Retextualização. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, D. F. . Español sin Fronteras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, D. F. . IV Vem Pra Ufu. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, D. F. . Un día en Español: música, danza y poesía. 2010 (Apresentação Cultural- apresentação de música).
ALVES, D. F. . VII SEPELLA. 2010 (Número artístico- apresentação de músicas).
ALVES, D. F. . Un día en Español: música, danza y poesía. 2009 (Apresentação Cultural- apresentação de música).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2014
Real Maravilhoso e cinema: o universo ficcional de Gabriel García Márquez revisitado nos filmes Como água para chocolate e A casa dos espíritos, Descrição: O estudo inicialmente partiu da noção de Real Maravilhoso tomando os principais estudiosos do tema e posteriormente ressaltou os elementos significativos na escrita do colombiano Gabriel García Márquez, principalmente em sua obra Cem anos de solidão de 1967. O escritor ao tornar-se uma das figuras mais importantes da vertente literária do Real Maravilhoso e um dos nomes mais citados do boom da literatura latino-americana, extrapola o âmbito literário, emprestando seu estilo a outras manifestações artísticas, dentre elas o cinema. Partindo desse pressuposto de que o universo ficcional de Márquez encontra-se disseminado também no cinema foram escolhidas para análise as narrativas fílmicas: Como água para chocolate, do diretor mexicano Alfonso Arau, e A casa dos espíritos, do diretor dinamarquês Bille August, por configurar-se como adaptações de dois importantes romances das escritoras Isabel Allende e Laura Esquivel, que de acordo com a crítica bebem na fonte do Real Maravilhoso ?marqueziano?. Para a realização desta investigação foram indispensáveis os estudos de Alejo Carpentier sobre o Real Maravilhoso, principalmente seu prólogo de O reino deste mundo (2009), as conceituações de Antonio R. Esteves e Eurídice Figueiredo (2010), Irlemar Chiampi (2008), Bella Jozef, Mario Vargas Llosa (2007), Robert Stam (2008), Carolina Marinho (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danúbia Ferreira Alves - Coordenador.
-
2012 - 2014
GPEA (Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas), Descrição: O espaço ficcional possui imensa relevância na construção de sentidos das formas artísticas, já que os fatos ficcionais só conseguem erguer-se a partir de uma localização que lhes dê suporte e significação. Michel Foucault, em "Linguagem e Literatura", afirma que por muito tempo a crítica literária esteve centrada nas questões relacionadas ao tempo ficcional pelo fato de a linguagem ter um grande parentesco com o tempo. A linguagem, diz Foucault, "restitui o tempo a si mesmo, pois ela é escrita e, como tal, vai se manter no tempo e manter o que diz no tempo". Assim, a função da linguagem é o tempo. Contudo, se a função da linguagem é o tempo, seu ser é o espaço: "Espaço porque cada elemento da linguagem só tem sentido em uma rede sincrônica. Espaço porque cada valor semântico de cada palavra ou de cada expressão é definido por referência a um quadro, a um paradigma". Destarte, a assunção do espaço enquanto ser da linguagem aponta para a relevância de um Grupo de Pesquisas centrado no espaço como um importante elemento gerador de sentidos da obra de arte. O GPEA possui atualmente quatro linhas de pesquisa: 1) O espaço do fantástico; 2) O espaço discursivo; 3) Espaço e sociedade; 4) Espaço e Artes visuais.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (23) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (25) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Danúbia Ferreira Alves - Coordenador / MARISA MARTINS GAMA-KHALIL - Integrante.
-
2009 - 2010
Cidade (em) Alta: análise de narrativas literárias e fílmicas latino-americanas, Descrição: O presente trabalho teve como foco principal o estudo de produções literárias e fílmicas presentes no contexto latino-americano contemporâneo, estabelecendo as relações e diálogos entre essas duas linguagens artísticas. Esta análise realizou-se a partir das obras literárias de alguns autores latino-americanos, como Efraim Medina Reyes e Pedro Juan Gutiérrez. Suas narrativas ressaltam a urbanidade, as drogas, e o sexo, por meio de uma linguagem fragmentada, forte e irônica, própria deste ?novo realismo?, que pode ser denominado de ?Realismo Urbano?. Tais característicasforam encontradas também nas narrativas fílmicas de diretores latino americanos contemporâneos como Sérgio Machado e Marcelo Piñeyro. A pesquisa consistiu basicamente de leituras comparadas dos corpus e aprofundamento no que se refere a questões teóricas pertinentes aos diálogo intersemiótico, permitindo assim uma aproximação entre as imagens produzidas pela literatura e pelo cinema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danúbia Ferreira Alves - Integrante / Prof. Dr. Leonardo Francisco Soares - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Presidente Antonio Carlos, Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia. , Avenida Cipriano Del Favero, Centro, 38400106 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32108227
Experiência profissional
2012 - 2014
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolve projeto de pesquisa na área de Literatura e Intermidialidade no Mestrado de Teoria Literária da Universidade Federal de Uberlândia com o fomento da Capes.
2009 - 2010
Central de Línguas UfuVínculo: Professora em formação, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação profissional como professora de espanhol na Central de Línguas da Ufu, com carga horária total de 225 horas/aula como participante do Programa de Línguas Estrangeiras em ambiente de ensino e pesquisa.
2008 - 2012
Centro Cultural Dame La ManoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de língua espanhola, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O Centro Cultural Dame la Mano é uma escola de idiomas situada na rua Carajás, nº 296 no bairro Lídice, em Uberlândia. Oferece cursos de língua espanhola para crianças e adultos, focalizando também a cultura dos países hispanofônicos.
2008 - 2010
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa de Educação Tutorial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O Programa de Educação Tutorial (PET) do governo federal brasileiro procura propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementam a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e ampliar ou aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua grade curricular.
2015 - 2018
Centro Educacional Nossa EscolaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora de espanhol, Carga horária: 8
2014 - 2015
Centro de Línguas Estrangeiras de Uberlàndia LtdaVínculo: professora de espanhol, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 20
2017 - 2019
Wca Centro de Estudos Linguísticos LtdaVínculo: professora de espanhol, Enquadramento Funcional: ministrar aulas de espanhol, Carga horária: 20
2023 - Atual
Fundação Presidente Antônio CarlosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 8
2023 - Atual
Fundação Presidente Antonio Carlos - Faculdade de Estudos Sociais de UberlâVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministra aulas de Língua Portuguesa para estudantes do curso de Pedagogia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Danúbia Ferreira Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?