Joyce de Matos Barbosa

Conjugando vida artística e docência, é professora Adjunta do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenadora dos grupos de pesquisa Cnpq - "Economias da dança" e "Dança-educação". É pós-doutora pelo Departamento de Artes Cênicas da UFRN e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Atualmente participa do grupo de pesquisa da Cátedra "Otávio Frias", do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, sob coordenação do prof. Dr. Marcelo Viana. É mestre em Direito Econômico pela UFPB e mestre em Dança pela UFBA. Também é especialista em "Mediação, Conciliação e Arbitragem" pela FGV/SP e tem especialização em Direito Processual Civil pela UNIPÊ. Graduada em Ciências Jurídicas, possui curso de Economia pela FGV/SP. Também atua como mediadora/árbitra do Ministério da Cultura (MINC) pelo Departamento de Direitos Intelectuais (DDI) da Secretaria de Economia da Cultura. Foi professora visitante da especialização em Psicologia jurídica do UNIPÊ no módulo "resolução não adversarial de conflitos" e de cursos livres, MBAs e especializações da Fundação Getúlio Vargas - FGV (Rio de Janeiro e São Paulo/EAD) nas áreas de direito e economia, ministrando as disciplinas de "direito das agências reguladoras", "direito societário", "petróleo e gás", "inglês jurídico", "US and EU legal System", "direito processual penal, direito constitucional", "mediação e arbitragem", "economia aplicada ao direito", "introdução à economia" e "direito empresarial". Foi professora de dança moderna (Graham technique) e contemporânea no CEARTE - Centro Estadual de Artes da Paraíba e do Curso Técnico de Dança do Estado da Paraíba (MEDIOTEC/PRONATEC). Participou, enquanto aluna da PUC/SP, do CED - Centro de Estudos em Dança, coordenado pela professora D Helena Katz. Foi juíza conciliadora da 7 Vara Federal da 5 Região. Artisticamente atua junto a Paralelo Cia de Dança, companhia paraibana que possui 20 anos de existência.

Informações coletadas do Lattes em 28/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Por uma mediatização da cultura: uma política de comunicação para enfrentar a midiatização que promove o(s) (E)estado(s) de(em) (E)exceção
Helena Tania Katz.

Mestrado em Dança

2012 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: Por uma economia desenvolvimentista da dança
, Ano de Obtenção: 2013.Lúcia Helena Alfredi de Matos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Economia; Política; Cultura; Dança.

Mestrado em Direito Econômico

2008 - 2010

Universidade Federal da Paraíba
Título: Análise crítica do processo industrial desenvolvimentista brasileiro: do modelo de Estado autoritário centralizador aos ventos da democracia liberal com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ano de Obtenção: 2010
Dra. Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Especialização interrompida em 2021 em Especialização em Psicanálise

2020 - Atual

Centro Universitário de João Pessoa
Ano de interrupção: 2021

Especialização em Mediação e Arbitragem

2008 - 2008

Fundação Getúlio Vargas
Título: Mediação e Arbitragem
Orientador: Dr. Paulo César Oliveira

Especialização em Processo Civil

2007 - 2008

Centro Universitário de João Pessoa
Título: O amicus curiae no Direito Processual Civil Brasileiro
Orientador: Ms. Rogério Roberto Gonçalves de Abreu

Aperfeiçoamento em Economia Aplicada

2009 - 2010

Fundação Getúlio Vargas
Título: Curso de aperfeiçoamento. Ano de finalização: 2010
Orientador: Curso de aperfeiçoamento

Graduação em Direito

2002 - 2007

Centro Universitário de João Pessoa
Título: O Instituto da Mediação
Orientador: Ms. Rogério Roberto Gonçalves de Abreu
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2017 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2022 -

Extensão universitária em Arte e poder: estetização da política como estratégia de dominação históric. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2022 -

O corpo na clínica. (Carga horária: 64h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2021 -

Cátedra Otávio Frias. , Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil.

2022 - 2022

Introdução à obra de Melanie Klein. (Carga horária: 8h). , Espaço Cult, EC, Brasil.

2022 - 2022

Introdução à obra de Melanie Klein. (Carga horária: 8h). , Espaço Cult, EC, Brasil.

2021 - 2022

Como nascem as histórias: etnografando a imaginação. (Carga horária: 8h). , Escrevedeira, ESCREVEDEIRA, Brasil.

2021 - 2021

V Curso Fundamentos do Ensino de Lacan. (Carga horária: 30h). , A. Paraibana de Psicanálise Lacaniana, APPL, Brasil.

2021 - 2021

Mediação Cultural Contemporânea. (Carga horária: 45h). , Escola Itaú Cultural, EIC, Brasil.

2021 - 2021

Psicanálise, perinatalidade e parentalidade. (Carga horária: 7h). , Instituto Gerar, IG, Brasil.

2021 - 2021

(Des)informação como enfermidade e cura. (Carga horária: 10h). , Espaço Cult, EC, Brasil.

2020 - 2021

Especialização em Psicanálise. (Carga horária: 390h). , Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.

2020 - 2020

Filosofia feminista. (Carga horária: 10h). , Espaço Cult, EC, Brasil.

2020 - 2020

ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: GÊNERO, SEXUALIDADE E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2020 - 2020

Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2018 - 2018

gestão e políticas culturais. (Carga horária: 60h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2016 - 2017

Curso de Formação de Editor de Livros. (Carga horária: 48h). , Casa Educação, CE, Brasil.

2010 - 2011

Ensino a distância (EAD). , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.

2009 - 2010

Economia Aplicada. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direito Econômico.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Organização de eventos

RIZEK, Ana ; BARBOSA, J. M. . I Conta Mais. 2012. (Outro).

Participação em eventos

I Em Cena.Centenário de Paulo Freire: Paulo Freire e as artes. 2021. (Encontro).

IV Jornada de Ética e Filosofia Política da UFAL. 2021. (Outra).

Seminário Exploração Sexual Infantil. 2021. (Seminário).

Webinar | Think20 - The Future of Education After COVID | Leaving No One Behind. 2021. (Outra).

XII Fórum Nacional de Coordenadores/as de Cursos Superiores de Dança.XII Fórum Nacional de Coordenadores/as de Cursos Superiores de Dança. 2021. (Outra).

X Universidança.Saúde, educação e pandemia. 2021. (Outra).

30° Congresso Acadêmico de Iniciação Científica/Pibic & 13° Congresso Acadêmico de Iniciação Tecnológica/Pibiti,. Congresso Acadêmico de Iniciação Científica/Pibic & Congresso Acadêmico de Iniciação Tecnológica/Pibiti,. 2020. (Congresso).

VII Congresso ANDA. A pergunta é uma afirmação. 2020. (Congresso).

Summer projects - P.A.R.T.S. Brussels.Summer projects - repertorie, workshop. 2017. (Outra).

V Congresso ANDA.Espaço não calculado. 2017. (Encontro).

VII Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas.A dança no escuro. 2016. (Outra).

VI Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas.O corpo que não dança. 2015. (Outra).

V Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas.Desenvolvimento como liberdade cultural na economia da cultura. 2014. (Outra).

III Congresso ANDA.Políticas culturais (de exceção) em dança como dispositivos de poder: consequências na construção do público. 2013. (Encontro).

I Conta Mais.Experimento Pina nº 07: das passagens. 2012. (Seminário).

II Congresso ANDA. Por uma economia desenvolvimentista da dança. 2012. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa em Dança - UFBA.O (e)Estado de Exceção e (E)estado de regra: contornos de uma política cultural da dança. 2012. (Seminário).

VII Congresso da ABRACE. A ?emancipação do artista? e o desenvolvimento cultural. 2012. (Congresso).

VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Perspectiva desenvolvimentista: na economia e na política cultural. 2012. (Encontro).

Conpedi - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito.Acesso à justiça: mediação e conciliação. 2009. (Encontro).

O mercado de capitais e o papel da CVM. 2008. (Encontro).

Ciclo de estudos de direito administrativo, constitucional e tributário. 2006. (Outra).

I Congresso Euroamericano de direito e relações internacionais. 2004. (Congresso).

I Seminário especial sobre controle externo de contas públicas. 2004. (Seminário).

Palestras e debates sobre temas jurídicos. 2004. (Outra).

Palestras e debates sobre direito ambiental e direitos humanos. 2003. (Outra).

Ciclo de debates de direito do Consumidor. 2002. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Filosofia. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Luana Jardim Arosteguy da Rosa

MONTEIRO, R. S.;BARBOSA, J. M.; MILAN, M.. AS DINÂMICAS ECONÔMICAS DO SETOR DA DANÇA: LIMITAÇÕES NO CENÁRIO NACIONAL E EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS DESDE O FINAL DO SÉCULO XX. 2024. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clara Tavares Gadelha

BARBOSA, J. M.. LINGUAGEM SEXISTA EM DOCUMENTOS OFICIAIS MOVIMENTADOS NA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPB1. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e diversidade na escola - GDE) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Katia Emanuelle Barros Cavalcanti

BARBOSA, J. M.. Resolução de conflitos na esfera extrajudicial brasileira: como os principais métodos vêm sendo abordados por diferentes profissionais?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia jurídica) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: Mateus Cordeiro

BARBOSA, J. M.. INTEROCEPÇÃO E O MINDFULNESS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SI EM MOVIMENTO. 2024.

Aluno: Amanda Joyce Nogueira

BARBOSA, J. M.. Projeto Körper: o processo de produção artística a partir de um relato de experiência. 2024.

Aluno: Maria Leticia de Franca Oliveira

BARBOSA, J. M.. Improvisação em dança: a potencialidade do desconhecido. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: AILLIAN MARIELLY LOURENÇO DO NASCIMENTO

BARBOSA, J. M.. ?AS DANÇAS TRADICIONAIS DE ISRAEL VIVENCIADAS NO MEIO EVANGÉLICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2023.

Aluno: Eduardo Charles da Silva Farias

BARBOSA, J. M.. POR QUE O ENSINO DA ARTE/DANÇA AINDA NÃO É EFETIVADO COMO ÁREA DE CONHECIMENTO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: SARA BEZERRA

BARBOSA, J. M.. Estrela de Alagoas: Narrativas da comunidade Ballroom em Maceió'. 2023.

Aluno: Brenda Valentim Araújo

BARBOSA, J. M.; KRISCHKE, A. M. A.; GUARATO, R.. "Dança do salão à cena: uma análise sobre mercados e economias na prática profissional das danças de salão no Brasil contemporâneo". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: aurilene Josefa Cartaxo Gomes de Arruda

BARBOSA, J. M.. Sistema prisional: saúde sob a óptica do apenado em regime fechado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Paraibana.

Aluno: Joana Medeiros de Andrade

BARBOSA, J. M.. A relevância e a efetividade da conciliação nos juizados Especiais Cíveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Paraibana.

Aluno: Georgio Patrick Santos Pimenta

BARBOSA, J. M.; SA FILHO, M. D.. O princípio da vulnerabilidade nas relações de consumo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Paraibana.

ROCHA, I.; LIMA, N.;BARBOSA, J. M.. Professora Substituta nº 81 de 15/12/2021. 2022. Instituto de Ciências Humanas e Artes UFAL.

BARBOSA, J. M.. Pré-seleção de alunos para o curso Técnico de Arte PRONATEC. 2017. Centro Estadual de Artes.

Orientou

Cybelle Barros

Contato Improvisação para criança: cognição pela dança; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Aymar Silva

O corpo de cabeça pra baixo; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Instituto de Ciências Humanas e Artes UFAL; (Orientador);

Mirê Pi

Pós-pornografia e pós-coreografia; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Instituto de Ciências Humanas e Artes UFAL; (Orientador);

Adrielle Clara Silva Melo

Democracia participativa em foco: uma análise do Programa de Formação de Agentes de Controle Social ? ECP/TCE-AM; 2015; Dissertação (Mestrado em Direito) - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Thatiane Oliveira do Nascimento

Funk: empoderando o sexismo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e diversidade na escola - GDE) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Gizelly Santos

Questões raciais e de gênero apresentadas no livro de língua inglesa High Up; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e diversidade na escola - GDE) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Katia Emanuelle Barros Cavalcanti

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESFERA EXTRAJUDICIAL BRASILEIRA: Como os principais métodos vêm sendo abordados por diferentes profissionais?; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia jurídica) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Jeyssi Luiza Nascimento Santos

O que faz o egresso da licenciatura de dança no Brasil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Instituto de Ciências Humanas e Artes UFAL; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Djamyson Olímpio

Filosofia da Dança: um pensamento sobre a dança Breaking e sua inserção nas olimpíadas; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Instituto de Ciências Humanas e Artes UFAL; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Sara Oliveira

Dança vogue, a comunidade LGBTQIA+ de Alagoas e o ativismo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Instituto de Ciências Humanas e Artes UFAL; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Jeyssi Luiza

A performance do afeto; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Djamyson Olímpio

A dança breaking e sua inserção nas Olimpíadas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Joana Medeiros de Andrade

A relevância e a efetividade da conciliação nos juizados Especiais Cíveis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Paraibana; Orientador: Joyce de Matos Barbosa;

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, J. M. . A ?emancipação do artista? e o desenvolvimento cultural. Memória ABRACE , v. 8, p. 1-15, 2012.

  • BARBOSA, J. M. . Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Constituição Federal de 1988: desenvolvimento econômico integrativo como ?Modelo de Desenvolvimento? brasileiro. Cadernos do Desenvolvimento , v. 10, p. 85-100, 2012.

  • BARBOSA, J. M. ; ABREU, R. R. G. . O Instituto da Mediação PARTE 1. Revista de Arbitragem e Mediação , v. ano 6, p. 133-155, 2009.

  • BARBOSA, J. M. ; ABREU, R. R. G. . O instituto da mediação PARTE 2. Revista de Arbitragem e Mediação , v. 6, p. 68-93, 2009.

  • BARBOSA, J. M. . Mediação: projeto 4.827/1998. Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito , v. 18, p. 18-42, 2009.

  • BARBOSA, J. M. . Economias da dança. 1ª. ed. São Paulo: AnnaBlume, 2016.

  • BARBOSA, J. M. ; PASSOS, R. . Experimento Pina. Revista Jangada, www.revistajangada.com.br, 30 out. 2014.

  • BARBOSA, J. M. . Economias das danças. In: Seminário Angel Vianna, 2015, Rio de Janeiro. Política e Dança, 2014.

  • BARBOSA, J. M. . O corpo que não dança. In: UFBA, 2014, Salvador. Dança e(m) política, 2014.

  • BARBOSA, J. M. . O (e)Estado de Exceção e (E)estado de regra: contornos de uma política cultural da dança. In: III Seminário de Pesquisa em Dança da Escola de Dança da UFBA, 2013, Salvador. Dança: o visível e invisível na contemporaneidade. Salvador: Edufba, 2013.

  • BARBOSA, J. M. . Por uma economia desenvolvimentista da dança. In: II Congresso ANDA, 2012, São Paulo. Dança e(m) política, 2012.

  • BARBOSA, J. M. . Perspectiva desenvolvimentista: na economia e na política cultural. In: VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2012, Salvador. Culturas e desenvolvimentos, 2012.

  • BARBOSA, J. M. . Mediação: projeto 4.827/1998. In: Conpedi - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, 2009, São Paulo. Estado Globalização e Soberania: o direito do século XXI, 2009.

  • BARBOSA, J. M. ; RIZEK, Ana . O corpo que não dança. Anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança , 2014.

  • BARBOSA, J. M. . POLÍTICAS CULTURAIS (DE EXCEÇÃO) EM DANÇA COMO DISPOSITIVOS DE PODER: CONSEQUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE PÚBLICO. ANDA , 2013.

  • BARBOSA, J. M. . A pergunta é uma afirmação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, J. M. . Um espaço não calculado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, J. M. . Desenvolvimento como liberdade cultural na economia da dança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIZEK, Ana ; BARBOSA, J. M. . O corpo que não dança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, J. M. ; BARBOSA, J. M. . Economias da dança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, J. M. . Perspectiva desenvolvimentista: na economia e na política cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, J. M. . Estado de exceção e estado de regra: implicações na política cultural em dança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, J. M. . A ?emancipação do artista? e o desenvolvimento cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, J. M. . Por uma economia desenvolvimentista da dança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, J. M. . Mediação: projeto 4.827/1998. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, J. M. . O instituto da mediação: projeto de lei nº 4.827/1998. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUNTEANU, L. ; BARBOSA, J. M. ; LEPECKI, A. . O pode do 'co-' na dança contemporânea, 2016. (Tradução/Outra).

Outras produções

BARBOSA, J. M. . Direito administrativo. 2014.

BARBOSA, J. M. ; BARRETO, T. ; NILTON, M. ; SANTOS, A. . O estranho rio tinto. 2017.

BARBOSA, J. M. ; DIDONET, C. ; LARANJEIRA, C. ; SANTOS, B. . PARA DANÇAR O SAMBARROXÉ: um ensaio como estudo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BARBOSA, J. M. ; VICENTE, A. V. ; SENA, M. . Políticas para a dança. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, J. M. . @joycedanca. 2018. (Rede social).

BARBOSA, J. M. . Tem muita gente no palco e pouca gente na plateia. 2016; Tema: Dança. (Site).

PAIVA, A. ; BARBOSA, J. M. ; Lília Maranhão ; QUEIROGA, Vanessa ; SANCHEZ, N. N. B. . Paralelo Cia de Dança. 2004; Tema: Dança, Arte. (Site).

BARBOSA, J. M. . Dança de legitimação: por uma dança citada. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARBOSA, J. M. . Desamparo. 2021. Audiovisual.

BARBOSA, J. M. ; SACHEZ, N. N. B. . LebensKraft. 2019. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. . Midríase. 2019. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. . Tieta. 2018. Coreográfica.

MAGGI, M. ; ROCHA, D. ; BARBOSA, J. M. . Horizonteabismo. 2018. Coreográfica.

LIMEIRA, G. ; BARBOSA, J. M. . Carta-canção. 2018. Diversas.

BARBOSA, J. M. . Sobrevivência dos vaga-lumes. 2015. Coreográfica.

GUIMARAES, A. P. ; Lília Maranhão ; BARBOSA, J. M. . Lebenswelt. 2014. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; BRENO, E. . Differencè. 2011. Coreográfica.

GUIMARAES, A. P. ; Lília Maranhão ; QUEIROGA, Vanessa ; SACHEZ, N. N. B. ; BARBOSA, J. M. . Experimento Pina. 2011. Performática.

BARBOSA, J. M. . Anima sola. 2010. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; Lília Maranhão ; QUEIROGA, Vanessa ; GUIMARAES, A. P. . O Castelo. 2009. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; CAGLIANI, B. ; ALMEIDA, E. ; SOMBRA, T. ; BRANDAO, M. ; CAGLIANI, A. ; PAIVA, A. ; VIANA, N. ; LUAH, L. . Pulsação. 2008. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; MARQUES, A. C. ; NAVARRO, A. ; MARQUES, A. . Tardes com Dança. 2008. Coreográfica.

MARQUES, A. ; BARBOSA, J. M. . Tempos em tempos. 2008. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; VITORIO, C. ; QUEIROGA, Vanessa ; OURIQUES, Francine ; Lília Maranhão . As 3 irmãs. 2007. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; Lília Maranhão ; VITORIO, C. ; Beatriz Fernandes ; OURIQUES, Francine . Malaki: as cores da paixão. 2006. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; Lília Maranhão ; Beatriz Fernandes ; VITORIO, C. . Dois cânticos e uma canção. 2005. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; VITORIO, C. . A sombra do que fomos nós. 2004. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; VITORIO, C. . Provérbios, 1. 2004. Coreográfica.

VITORIO, C. ; BARBOSA, J. M. . Presente ausente. 2003. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; NASCIMENTO, M. ; ARRUDA, E. ; MONTENEGRO, A. ; RIBEIRO, I. ; TORRES, T. ; PEREZ, C. . Sobrevivência. 2000. Coreográfica.

VITORIO, C. ; BARBOSA, J. M. ; ARRUDA, E. ; MONTENEGRO, A. ; RIBEIRO, I. ; TORRES, T. ; PEREIRA, M. . Vientos del alma. 1999. Coreográfica.

SILVA, L. R. ; BARBOSA, J. M. . Lambarena. 1999. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. . Gueto. 1998. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. . Os 7 pecados. 1998. Coreográfica.

BARBOSA, J. M. ; SILVA, L. R. ; ARRUDA, E. ; MONTENEGRO, A. ; RIBEIRO, I. ; TORRES, T. ; PEREZ, C. ; JARDIM, L. . Cômio. 1997. Coreográfica.

MORAIS, A. ; BARBOSA, J. M. . Malaika. 2023. Filme.

BARBOSA, J. M. . Encontros. 2014 (Dança).

BARBOSA, J. M. ; Lília Maranhão . ImprovisA-ÇÃO. 2014 (Improvisação).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Dança-educação, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Joyce de Matos Barbosa - Coordenador / Ana Carolina Bortoluzo - Integrante / José Isaac Silva - Integrante / Cybelle Barros - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Economias da dança, Descrição: Linha 1 ? Financeirização da economia na produção de corpos na contemporaneidade A presente linha de pesquisa propõe refletirmos sobre como o processo de financeirização da economia tem constituído novas formas de articulação política dos corpos. A partir desse aspecto, consideraremos o mercado como o campo de moldura desse fazer artístico, que se compromete com ideais capitalistas de produção. Para tanto, analisaremos conceitos como os de economia da cultura e criatividade. Linha 2 - Referência, citação, plágio, cópia: processo de criação em dança no mundo financeirizado Considerando a financeirização como uma lógica neoliberal da economia, que vem ganhando força no mundo desde a década de 1990 e traz consigo ideias sobre abstração e replicação, como tem sido possível enxergá-la nos processos de criação em dança e performance no mundo, analisando seus mais variados nexos, com premissas sobre referência, citação, plágio, cópia, assim como seus processos de legitimação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Joyce de Matos Barbosa - Coordenador / Helena Tânia Katz - Integrante / Mateus Cordeiro - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Cátedra Otavio Frias Filho, Descrição: Coordenado pelo professor Muniz Sodré, o grupo de pesquisa discutira o ?Ser Brasileiro Hoje: Diversidade e Democracia?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joyce de Matos Barbosa - Coordenador / Muniz Sodré - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Poéticas da Dança e Transculturalidades, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joyce de Matos Barbosa - Coordenador / Kamilla Mesquita - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas - NEPED, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joyce de Matos Barbosa - Coordenador / Otávio Gomes Cabral Filho - Integrante.

Prêmios

2017

Rumos ITAÚ, BANCO ITAÚ - ITAÚ CULTURAL.

2013

Fundo Municipal de Cultura, Funjope - Prefeitura de João Pessoa/PB.

2013

Artes na Rua (teatro, circo, dança), Funarte - Ministério da Cultura.

2013

Mestre em Dança, UFBA.

2012

Fundo Municipal de Cultura, Funjope - Prefeitura de João Pessoa/PB.

2012

Fundo de Incentivo à Cultura - Lei Augusto dos Anjos, Secult - Estado da Paraíba.

2011

Prêmio de Dança "Klauss Vianna" FUNARTE/MINC/PETROBRAS, Funarte - Ministério da Cultura.

2010

Fundo Municipal de Cultura, Funjope - Prefeitura de João Pessoa/PB.

2010

Mestre em Direito Econômico, UFPB.

2008

Prêmio de Dança "Klauss Vianna" FUNARTE/MINC/PETROBRAS, Funarte - Ministério da Cultura.

2008

Especialista em Processo Civil, Unipê.

2007

PREMIAÇÃO - 2º lugar - Menção Honrosa, I Congresso Nacional de Novos Paradigmas de Resolução de Conflitos - Fortaleza/Ceará 2007.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, ICHCA. , Universidade Federal de Alagoas, Tabuleiro do Martins, 57072900 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141382, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Instituto de Estudos Avançados - USP

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2024

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenadora da licenciatura em Dança, Carga horária: 10

2022 - 2024

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Vice-coordenação, Enquadramento Funcional: Vice-coordenadora da Pós-graduação, Carga horária: 10

2020 - 2024

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunta A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2021

    Direção e administração, ICHCA.,Cargo ou função, Vice-coordenação.

  • 09/2021

    Estágios , ICHCA.,Estágio realizado, Vice-coordenadora de estágio supervisionado.

  • 09/2020

    Outras atividades técnico-científicas , ICHCA, ICHCA.,Atividade realizada, Coordenadora Geral de Monitoria do ICHCA.

  • 09/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICHCA.,Cargo ou função, Participante do Núcleo Docente Estruturante.

2020 - Atual

Instituto de Ciências Humanas e Artes UFAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de monitoria, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

2017 - Atual

Ministério da Cultura, MinC

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Mediadora e árbitra judicial, Carga horária: 10

2014 - 2020

Centro Estadual de Artes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2017 - 2018

Centro Estadual de Artes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Escola Técnica de Dança, Carga horária: 20

2013 - 2013

Centro Universitário de João Pessoa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 16

2017 - Atual

Governo da Paraíba - PRONATEC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2004 - 2019

Paralelo Cia de Dança

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Diretora artística, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

2024 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunta C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora pesquisadora Nível II, Carga horária: 20

2010 - 2012

FAP - FACULDADE PARAIBANA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NPJ e Professora, Carga horária: 40

2008 - 2009

Justiça Federal

Vínculo: Conciliadora Justiça Federal, Enquadramento Funcional: Juíza Conciliadora, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação com conciliadora da 7 Vara da Justiça Federal da 5 Região - Juizado Federal - Varas dos Juízes Bruno Paiva, Niliane Meira e Wanessa Figueiredo - nas causas previdenciárias e econômicas.

2008 - 2008

Associação dos Servidores Públicos Estaduais

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Direito Penal, Atualidades, Direito Civil, Infância e Adolescência (cursinho).