Gizele dos Santos Belmon Araújo

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018), Especialista em Metodologia e Didática do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela Faculdade Montenegro (2009), Licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006), Licenciada em Pedagogia pela UNOPAR (2022). Exerce a função de Coordenadora Técnica Pedagogia desde 2018 na Secretaria Municipal de Educação de Amélia Rodrigues-BA. Exerce a função de Professora no próprio Instituto de Língua Inglesa CCI. Tem experiência como Formadora no processo de Formação Continuada Docente nos municípios de Amélia Rodrigues, Riachão do Jacuipe, Baixa Grande, Santo Estêvão, Terra Nova, Itaberaba. Participou como Articuladora no processo de Reelaboração do Referencial Curricular em Amélia Rodrigues, participou como Colaboradora no Referencial Curricular de Terra Nova na área de Humanas.Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Currículo, atua principalmente com os seguintes temas: Religiosidade. Identidade, Currículo, Função Social da Escola, Educação para as relações étnico-raciais.

Informações coletadas do Lattes em 16/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2016 - 2018

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Docentes de Terra Nova-BA: Entre os dizeres e os silêncios frente aos pressupostos da Lei 10.639/03, Ano de Obtenção: 2018
Maria Helena da Rocha Besnosick.Coorientador: Elizete da Silva.

Especialização em Met. e Didática do Ensino da Hist. e Cultura Afro

2008 - 2009

Faculdade de Educação Montenegro
Título: Negro Despido: representação e prática dos(as) docentes de Terra Nova/BA sobre as religiosidades de matriz africana no espaço escolar
Orientador: Amós Souza Cruz

Graduação em Pedagogia

2020 - 2021

Universidade Norte do Parana
Título: Nao houve
Orientador: Nao houve
com

Graduação em Licenciatura em História

2002 - 2006

Universidade Estadual de Feira de Santana

Formação complementar

2013 -

Curso Técnico em Multimeios Didáticos. (Carga horária: 1320h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2000 - 2001

iNFORMÁTICA. (Carga horária: 130h). , Hirochy Informática, HI, Brasil.

1998 - 2001

Curso de Inglês. (Carga horária: 250h). , Escola Fisk, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Participação em eventos

Curso Observatório Nacional de Educação Integral: Educação Integra e democracia interfaces, convergências e urgênciasl. 2022. (Outra).

FLITEN Feira Literária de Terra Nova. Tolerância Religiosa: A minha fé é para mim, o que a sua é para você. 2019. (Feira).

Jornada Pedagógica.Diversidade Étnico-racial. 2019. (Oficina).

Feira Literária de Terra Nova. Ser negra e ser negro no Brasil: percursos, recuos e avanços. 2018. (Feira).

Gladiadores se enfrentam mentes brilhantes debatem.Criança,sociedade e racismo: identidade em construção. 2011. (Encontro).

Gladiadores se enfrentam mentes brilhantes debatem. 2010. (Encontro).

Adaptação do currículo para atendimento ao estudante com TDH. 2009. (Seminário).

Estudos Negros. 2009. (Congresso).

II Encontro Baiano dos estudantes de história e III semana de história. 2005. (Encontro).

O Brasil afro-descendente e o Brasil oficial: implicações para a prática educativa. 2005. (Seminário).

Semana das Mulheres. 2005. (Simpósio).

Análise do discuso: história, ideologia e sujeito. 2004. (Outra).

A questão fundiária no Brasil: impasses e alternaivas. 2004. (Seminário).

IIEncontro sobre as ideias dos teóricos da psicogênese. 2004. (Encontro).

II Semináro Científico de Geografia:Pesquisa, um instrumento de libertação ou opressão?. 2004. (Seminário).

I Semana de História. 2004. (Seminário).

Na sombra d escola: cinema e ensino de história. 2004. (Oficina).

I Seminário feirense de estudos sobre a América Latina. 2003. (Simpósio).

I Seminário sobre diversidade sexual, homoxesualismo e violência. 2003. (Seminário).

Repensando a prática educativa. 2002. (Encontro).

Simpósio Internacional Os Sertões: perman~encia e rasuras. 2002. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Antonielson Adorno Santos

ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon; SANTANA, jorge Nery; SILVA, Elizete da. Efetivação da lei 10.639/03 Colegio Helena Assis (2003-3018). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Produções bibliográficas

  • BELMON, G. S. . Negro Despido: representação e prática dos(as) docentes de Terra Nova/BA sobre as religiosidades de matriz africana no espaço escolar. Cadernos IAT , v. 3, p. 54-61, 2010.

  • BELMON, G. S. . Docentes de Terra Nova-BA: Entre os dizeres e o silêncio frente aos pressupostos da lei 10.639/03. 01. ed. São Paulo: Dialética, 2022. v. 01. 140p .

  • BELMON, G. S. . Funcionário Não Docente Como Educador. Revista Presença Pedagógica, , v. 21, p. 05 - 97, 13 jan. 2015.

  • BELMON, G. S. . Negro Despido: representação e prática dos(as) docentes de Terra Nova/BA sobre as religiosidades de matriz africana no espaço escolar. In: Compartilhando Saberes: VI Encontro de Pesquisadores, 2010, Feira de Santana. Compartilhando Saberes: VI Encontro de Pesquisadores, 2010. v. VI.

  • ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Identidade e diversidade: Respeitar para construir uma escola mais justa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Docentes de Terra Nova-BA e sua relação com a Lei 10.639/ 2003. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Ser negra e ser negro no Brasil: percursos, recuos e avanços. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Práticas Pedagógicas para a educação das Relações Étnico-Raciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BELMON, G. S. . A mulher na conquista da cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BELMON, G. S. . Negro Despido: representação e prática dos(as) docentes de Terra Nova/BA sobre as religiosidades de matriz africana no espaço escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BELMON, G. S. . Identidade Racial e Identificação Racial. Amargosa: Griot - Revista de Filosofia do Centro de Formação do professor: UFRB, 2010. (Tradução/Artigo).

Outras produções

ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Racismo x Literatura. 2017.

ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Ser negra e ser negro no Brasil: percursos,recuos e avanços. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BELMON, G. S. . Março Mulher. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BELMON, G. S. . Criança,sociedade e racismo: identidade em construção. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Conversação em Inglês. 2018. .

BELMON, G. S. . O ensino de história para crianças em situação de letramento. 2012. .

BELMON, G. S. . Construção do Projeto Político Pedagógico do Primeiro Ano: Contribuição teória na área de História. 2009. .

BELMON, G. S. . A Inclusão da História e Cultua Africana e Afro-Brasileira no Currículo. 2007. .

BELMON, G. S. . Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais. 2007. .

BELMON, G. S. . Educação e Relações Étnico-Raciais. 2007. .

BELMON, G. S. . Construíndo Referenciais Para a Abordagem da Temática Étnico-Racial na Educação Infantil. 2007. .

ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Racismo no Galinheiro. 2017. Vídeo.

ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Sou Negro. 2017. Vídeo.

ARAÚJO, Gizele dos Santos Belmon . Música Negro Lindo. 2017. Vídeo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Educação de Amélia Rodrigues. , III Travessa Maria Orestes Amorim,416, Centro, 44230000 - Amélia Rodrigues, BA - Brasil, Telefone: (75) 32424800

Experiência profissional

2014 - 2015

Centro de Idiomas Fisk

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 9

2013 - 2014

Escola Lápis de Cor

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 7

2011 - 2014

Colégio Estadual Maria Teófila

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 20

2009 - 2009

Centro Educacional O Pequeno Príncipe

Vínculo: Privado/ temporário, Enquadramento Funcional: professora de história, Carga horária: 20

Outras informações:
Não havia vaga real. Estava tirando a Licença Maternidade de uma professora de história

2009 - 2009

Secretária de Educação do Município de Santo Estevão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Ministrantev de Oficina

Outras informações:
Contribuição Teórica na área de História no Processo de Construção do Projeto Político Pedagógico do 1º ano no município de Santo Estêvão/BA Público Alvo: Professores da Rede Municipal de Ensino que lecionam no 1ºano

2007 - 2007

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Ministrante de Oficina

Outras informações:
A oficina com o tema Inclusão da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no Curículo foi realizada durante a Jornada Pedagógica do município de Terra Nova-BA para docentes da Uducação Infantil e teve como tema A Inclusão da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no Currículo.

2007 - 2007

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante

Outras informações:
A oficina com o tema Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais foi realizada no Encontro de Educadores:Uma reflezão sobre a prática, no município de Amélia Rodrigues e teve como público alvo docentes que lecionavam no 1º e 2º ano do ensino fundamental I.

2006 - 2006

Universidade Est. de Feira de Santana Pró-Reitoria de Extensão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora-Monitora do Projeto Universidade Para Todos.

2005 - 2005

Centro Educacional Dr. Aloysio de Castro

Vínculo: Cotrato, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

2004 - 2004

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ NAVARRO DE BRITO

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

2002 - 2004

Educandario Imaculado Coração de Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - Atual

Escola Municipal Professora Angélica Gonçalves Monteiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Escolar, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrante da oficina Construíndo Referenciais para Abordagem da Temática Étnico-Racial na Educação Infantil, que teve com público alvo os professores da rede municiapal de ensino que lecionam na educação infantil em Amélia Rodrigues. Ministrante da oficina Diretrizes Curriculares Nacionai para a Educação das Relações Étnico-Raciais / Lei 10.639/03, para professores da rede municiapal de ensino que lecionam do 1º ao 5º ano em Amélia Rodrigues. Ministrante da oficina Diretrizes Curriculares Nacionai para a Educação das Relações Étnico-Raciais / Lei 10.639/03, para supervisão pedagógica da rede municipal de ensino em Amélia Rodrigues. Ministrante da oficina Diretrizes Curriculares Nacionai para a Educação das Relações Étnico-Raciais / Lei 10.639/03, para professores da rede municiapal de ensino que lecionam na educação infantil no município de Terra Nova.

2018 - Atual

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: NÃO, Carga horária: 40

Outras informações:
javascript:void(0)