Mariana Berendonk

Atualmente sou servidora pública da prefeitura de Duque de Caxias exercendo a função de professora de Informática Educativa(40h), fui professora da prefeitura do Rio de Janeiro de tempo Integral de séries iniciais - cargo de 40 h(servidora pública). Técnica em química registrada no conselho CRQ n 17402-M 3 região - RJ; Licenciada em Química - Unigranrio - 2011. Licenciada em Pedagogia - Unifacvest - 2020. Especialista no Ensino de Ciências e Biologia no Instituto de Bioquímica (IBqM) - UFRJ. Mestre no Ensino de Ciências - Química - IQ -UFRJ. Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional (Prominas) e Psicopedagogia Clínica pela UNIMINAS (Em andamento). Fui Professora da rede privada de Ensino em Duque de Caxias, RJ - Lecionei Química do 9 ano ao Ensino Médio. Professora de curso pré-militar e pré-vestibular nas Disciplinas de Química e Língua Portuguesa. Fui professora substituta de Química da UERJ no ano de 2022, lecionando disciplinas de laboratório e estágio Supervisionado. Atuei também como Orientadora Educacional no município de Japeri - Rj no mesmo ano. Coordenadora pedagógica de um curso Preparatório Militar e Vestibular. Coordenei um pólo de faculdade e pós graduação à distância em parceria com a Faculdade Única, recrutando alunos, matriculando e tirando dúvidas, além de gerenciar o pólo na divulgação de mídias digitais.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ensino de Química

2016 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma proposta transdisciplinar de contextualização socioambiental em resíduos sólidos, abrangendo o ensino de Química, Biologia, Língua Portuguesa, Geografia e Matemática, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Profª . Jussara Lopes de Miranda
Palavras-chave: resíduos sólidos, educação ambiental, ensino.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

2021 - 2023

Instituto Prominas Serviços Educacionais
Título: Não tem

Especialização em Auditoria, Gestão e Licenciamento Ambiental

2021 - 2023

Instituto Prominas Serviços Educacionais
Título: Não tem

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Influência da Nutrição cerebral no processo aprendizagem de adolescentes
Orientador: Profª . Jussara Mendonça dos Santos

Aperfeiçoamento em Atendimento Escolar especializado em Educação Especial e Incçusão

2020 - 2021

Centro Universitário FACVEST
Título: Inclusão e Educação Especial. Ano de finalização: 2021

Aperfeiçoamento em Práticas da Informática na Educação

2016 - 2016

S B I
Título: Informática Educativa. Ano de finalização: 2016

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2019 - 2020

Centro Universitário FACVEST

Graduação em Licenciatura em Química

2009 - 2011

Universidade do Grande Rio
Título: Análise de Livros Didáticos no Ensino de Eletroquímica
Orientador: Prof° Luciano Freitas

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

2006 - 2008

COLÉGIO CASIMIRO DE ABREU

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Primeiro Socorros para professores. (Carga horária: 150h). , UNIFACVEST, UNIFACVEST, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em EDUCAÇÃO - TEMAS TRANSVERSAIS. (Carga horária: 150h). , Centro Universitário Facvest - Unifacvest, Unifacvest, Brasil.

2020 - 2020

Ensino Remoto - caminhos e conexões. (Carga horária: 20h). , FIOCRUZ, INCQS, Brasil.

2020 - 2020

Primeiros Socorros para professores em ambiente escolar. (Carga horária: 150h). , Centro Universitário FACVEST, UNIFACVEST, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Curiosidades sobre o Brasil e o Mundo. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário FACVEST, UNIFACVEST, Brasil.

2019 - 2019

Aperfeiçoamento em Atendimento Escolar Especializado em Educação Especial. (Carga horária: 180h). , Centro Universitário Facvest - Unifacvest, Unifacvest, Brasil.

2016 - 2016

Lixo Eletroeletrônico - Enfrente esse problema de frente. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2015 - 2015

Fundamentos e Tecnologias Colunas Cromatográficas. (Carga horária: 4h). , Waters Tecnhologies do Brasil LTDA., WATERS, Brasil.

2015 - 2015

Informática Educativa. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.

2014 - 2014

Eletrodos em Potenciometria. (Carga horária: 4h). , Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.

2014 - 2014

Técnicas de Pipetagem e Ergonomia. (Carga horária: 2h). , Sartorius, SARTORIUS, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento Interno - SGAWEB. (Carga horária: 2h). , FIOCRUZ, INCQS, Brasil.

2013 - 2013

Boas Práticas de Pesagem. (Carga horária: 4h). , FIOCRUZ, INCQS, Brasil.

2012 - 2012

Produção e Certificação de Materiais de Referência. (Carga horária: 12h). , FIOCRUZ, INCQS, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento Interno - Utilização e Verificação de Balanças. (Carga horária: 2h). , FIOCRUZ, INCQS, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento Interno - Procedimentos do sistema de Gestão. (Carga horária: 4h). , FIOCRUZ, INCQS, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento Interno - Procedimento Operacional Padrão - POP. (Carga horária: 8h). , FIOCRUZ, INCQS, Brasil.

2011 - 2011

Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. (Carga horária: 16h). , FIOCRUZ, INCQS, Brasil.

2008 - 2008

Aditivos Químicos em Alimentos. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Biotecnologia aplicada no tratamento de resíduos. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Jornada de Matemática. (Carga horária: 10h). , Faculdade Educação da Baixada Fluminense - UERJ, FEBF, Brasil.

2008 - 2008

Metais pesados e micropoluentes orgânicos no meio. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Controle de Qualidade. (Carga horária: 10h). , Colégio Casimiro de Abreu, COCA, Brasil.

2007 - 2007

Combustíveis e Alternativas Energéticas. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2007 - 2007

Química dos Alimentos. (Carga horária: 10h). , Colégio Casimiro de Abreu, COCA, Brasil.

2007 - 2007

Introdução à cromatografia. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2007 - 2007

Química Forense. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Extração por solvente. (Carga horária: 10h). , Colégio Casimiro de Abreu, COCA, Brasil.

2007 - 2007

Combustíveis e alternativas Energéticas. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

A Química no preparo de soluções e tampões. (Carga horária: 10h). , Colégio Casimiro de Abreu, COCA, Brasil.

2004 - 2004

Designer Gráfico. (Carga horária: 70h). , Bit Company, BIT COMPANY, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

SENAC RIO SUMMIT - Tecnologia. 2024. (Feira).

I Encontro da Rede Rio Ensino de Química - REQ - Macaé.UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO MOTIVADORA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE UMA MESA REDONDA: LIXO, CIDADANIA E SOCIEDADE. 2017. (Encontro).

Jornada da Especialização para a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curos da pós graduação em ensino de Ciências - UFRJ. A influência da nutrição cerebral no processo de aprendizagem de adolescentes. 2016. (Exposição).

CIEE. 2011. (Oficina).

RIO PHARMA. Elaboração de painel de símbolos em produtos para saúde no âmbito sanitário.. 2011. (Congresso).

RIO PHARMA. Avaliação dos rótulos de bolsas de sangue submetidas à análise prévia ao registro no período de agosto de 2010a agosto de 2011 no INCQS/FIOCRUZ. 2011. (Congresso).

XIX Reunião Anual de Iniciação Científica FIOCRUZ.Avaliação dos rótulos de bolsas de sangue submetidas à análise prévia ao registro no período de agosto de 2010 a agosto de 2011 no INCQS/FIOCRUZ. 2011. (Encontro).

Seminário Interno Projeto Bioetanol.Produção alfa-L-arabinofuronosidade pelo fungo Aspergillus awamori utilizando diferentes meios.. 2010. (Seminário).

V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - SIMBRAVISA.Avaliação do Ensaio do teor de DEHP em bolsas de sangue no INCQS e a implementação para outros produtos para saúde. 2010. (Simpósio).

XVIII Anual de Iniciação Científica da Fiocruz.Análise Crítica e Otimização da Metodologia de Determinação de Teor de DEHP (Di(2-ETILHEXIL FTALATO)) em bolsas de sangue no INCQS/FIOCRUZ. 2010. (Encontro).

2ª Jormat Formação de Professores e 1ª Jormat Integrada FEBF / FFP / UERJ.Oficinas propostas para a formação de Professores - MatemaCriar. 2009. (Outra).

Palestra 4ª Semana de ciência e Tecnologia.FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O MERCADO DE TRABALHO NA AREA QUÍMICA. 2009. (Seminário).

Participação na palestra da 4ª semana de ciência e tecnologia.Biodiesel. 2009. (Seminário).

Projeto nota 10.monografia de final de curso de licenciatura em química. 2009. (Seminário).

2ª Jornada de Matemática FEBEF - Formação de Professores.Oficinas propostas para a formação de Professores.. 2008. (Oficina).

Feira de Ciências, Tecnologias e Humanidades. Trabalho de Experimentação. 2008. (Feira).

Produções bibliográficas

  • BERENDONK, M. ; MIRANDA, J. L. . Uma visita Técnica a um aterro sanitário como prática pedagógica motivadora para a aquisição de saberes interdisciplinares. In: Angela Sanches Rocha; Francisco José Figueiredo Coelho; Jussara Lopes de Miranda ; Priscila Tamiasso Martinhon. (Org.). Anais do WEAK - Workshop - Educação Ambiental e o Ensino de Química. 22ed.Curitiba - Paraná: Brazil Plubishing, 2020, v. , p. 28-30.

  • BERENDONK, M. ; MIRANDA, J. L. . O contexto dos catadores de material reciclado durante a COVID-19 no Brasil: Reflexões entrecruzadas sob as ópticas de Paulo Freire e Edgard Morin. In: Francisco José Figueiredo Coelho ; Rosane Moreira Silva de Meirelles. (Org.). Ensino de Biociências, Meio Ambiente e Saúde - Dialogando com Referenciais Teóricos. 1ed.Paraná: Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 130-140.

  • MIRANDA, J. L. ; BERENDONK, M. . A ARTE NO LIXO: UM PROJETO DE EXTENSÃO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZANDO O SOCIOAMBIENTAL. In: Francisco José Figueiredo Coelho. (Org.). Educação em Ciências, Saúde e Extensão Universitária. 1ed.Paraná: Brazil Publishing, 2019, v. 1, p. 40-48.

  • MIRANDA, J. L. ; BERENDONK, M. ; SANTOS, T. F. . UMA TRILHA ECOPEDAGOGICA COMO MEDIADORA DE NOVA VIVÊNCIA ESCOLAR CONSCIENTIZADORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: Giovanni Seabra. (Org.). Educação Ambiental, Ensino. Pesquisa e Práticas Aplicadas. 1ed.Ituiutaba - Minas Gerais: Barlavento, 2017, v. , p. 802-811.

  • BERENDONK, M. ; MIRANDA, J. L. . Resíduos Sólidos e Educação Ambiental: Desafios na busca da transdisciplinaridade. In: GUILHERME CORDEIRO DA GRAÇA DE OLIVEIRA ;JUSSARA LOPES DE MIRANDA ;LEONARDO MACIEL MOREIRA ;PAULA MACEDO LESSA DOS SANTOS. (Org.). ENSINO DE QUÍMICA EM REVISTA O PAPEL SOCIAL DO ENSINO DE QUÍMICA. 1ed.Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Química - UFRJ, 2017, v. 2, p. 133-146.

  • MIRANDA, J. L. ; BERENDONK, M. ; SANTOS, T. F. . Educação ambiental, ensino, pesquisa e práticas aplicadas. In: Congresso Nacional de Educação Ambiental, 2017, João Pessoa - Paraíba. V Congresso Nacional de Educação Ambiental e VII Encontro Nordestino de Biogeografia. Ituiutaba - Minas Gerais: Barlavento, 2017. v. 5. p. 802-811.

  • BERENDONK, M. ; MIRANDA, J. L. . Uma visita técnica a um aterro sanitário como prática pedagógica motivadora para aquisição de saberes interdisciplinares. In: Workshop: WEAK -Educação Ambiental e o Ensino de Química, 2019, Rio de Janeiro. Uma visita técnica a um aterro sanitário como prática pedagógica motivadora para aquisição de saberes interdisciplinares, 2019.

  • BERENDONK, M. ; MIRANDA, J. L. . Uma proposta de intervenção motivadora em educação ambiental por meio de uma mesa redonda: Lixo, cidadania e sociedade. In: I Encontro da Rede Rio Ensino de Química, 2017, Macaé - RJ. Ensino de Química no Estado do Rio de Janeiro -Saberes e Práticas, 2017.

  • BERENDONK, M. ; MIRANDA, J. L. . Uma proposta de intervenção motivadora em educação ambiental por meio de uma mesa redonda: Lixo, cidadania e sociedade. In: I Encontro da Rede Rio Ensino de Química, 2017, Macaé - RJ. Ensino de Química no Estado do Rio de Janeiro -Saberes e Práticas, 2017.

  • BERENDONK, M. ; FUST, A. M. B. S. ; FEITOZA, M. ; VALE, R. F. D. . . AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE BOLSAS DE SANGUE SUBMETIDAS A ANÁLISE PRÉVIA AO REGISTRO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2010 A AGOSTO DE 2011 NO INCQS/FIOCRUZ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERENDONK, M. ; FUST, A. M. B. S. ; FEITOZA, M. ; VALE, R. F. D. . ELABORAÇÃO DE PAINEL DE SÍMBOLOS EM PRODUTOS PARA SAÚDE NO ÂMBITO SANITÁRIO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERENDONK, M. ; FUST, A. M. B. S. ; FEITOZA, M. ; DALAVIA, R. F. . Avaliação do ensaio do teor de DEHP em bolsas de sangue no INCQS e a implementação para outros produtos para saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BERENDONK, M. . Disciplina : Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento 2024 (Material Didático - Unigranrio - Afya).

Outras produções

BERENDONK, M. . Material Didático para Curso Preparatório. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para Curso Preparatório e Escola Privada).

BERENDONK, M. ; MIRANDA, J. L. . Proposta de cadernos temáticos e roteiros didáticos na temática resíduos sólidos nas disciplinas de Química, Biologia, Geografia e Matemática. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático em CD).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Produção de enzimas, Descrição: Produzir a enzima arabinofuronosidase, fazer atividade e dosagem enzimática, gráficos de produção versus o tempo, curva padrão, preaparo de meios para fermentação. Avaliar quais são os melhores processos de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Berendonk - Integrante / ELBA PINTO DA SILVA BON - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

C. E Dr. Inácio Bezerra de Menezes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 12

Outras informações:
Trabalhei também no CIEP 228 - Darcy Vargas e CIEP 176 - Chico Mendes para complementação de carga horária.

2011 - 2016

Fiocruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Laboratório de Qualidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Na Fiocruz atuava como técnica em Controle de Qualidade, participava de treinamento interno. Trabalhei no Laboratório de Substâncias Químicas de Referência no INCQS. Realizava análises e ensaios fisíco-químicos para implantação de Substâncias Químicas de Referência pela Farmocopeia Brasileira. Trabalhei com cadastro de amostras, ensaios químicos, Emissão de Laudo Analítico, Registro e conferência de resultados, verificação e calibração de balanças no laboratório, revisão de Manuais, POPS entre outros procedimentos de uso, investigação e tratamento de ensaios com resultados fora de especificação, avaliação da distribuição da temperatura em meios térmicos , registro de dados, organização de processos administrativos, procedimentos de identificação, estocagem e utilização do SQR, avaliação de instrumentos de laboratório, especialmente balões e pipetas, atendimento ao Cliente, confecção de memorandos, recebimento de notas fiscais para envio das SQR para empresas farmacêuticas, envase de produtos para envio, entre outras atividades administrativos e Laboratoriais.

2010 - 2011

Fiocruz

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Nível superior, Carga horária: 30

Outras informações:
Era Bolsista PIBIC. Trabalhava no laboratório de Hemoderivados e Correlatos. Realizava o ensaio físico-químico em bolsas de sangue e hemoderivados. Ensaios como teste de pH, densidade, teor de fosfato e teor de ftalato nas bolsas plásticas, análise de aspecto e cor nos Hemoderivados. Organização do Laboratório, confecção de laudos analíticos e emissão dos Laudos ao Departamento de Química. Conferia resultado de ensaios e organizava os resultados em planiilha de Excel.

2017 - 2022

Educandário Luz do Saber

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 6

Outras informações:
Atualmente trabalho lecionando Química somente para o 9 ano, porém no ano de 2018, trabalhei lecionando Química para o Ensino médio.

2009 - 2011

Educandário Luz do Saber

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de ciências, Carga horária: 20

2009 - 2011

Farmácia de Manipulação Artderm RJ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório - Manipuladora, Carga horária: 40

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação científica, Carga horária: 20

2017 - 2022

Instituto Souza Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 5

Outras informações:
Professora de Química do 9 ano ao 3 ano do Ensino Médio e Pré-Vestibular.

2018 - Atual

N1 Concursos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Química e Língua Portuguesa, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de Química no Preparatório ENEM e Pré-Militar. Professora de Língua Portuguesa para o preparatório da EPCAR ( Escola Preparatória de Cadetes do ar).

2018 - Atual

N1 Concursos

Vínculo: Sócia da Empresa N1 Concursos, Enquadramento Funcional: Gestora e Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30

Outras informações:
Sou Sócia da empresa N1 Concursos juntamente com outros dois sócios que são professores de matemática. Atualmente sou professora, gestora e coordenadora pedagógica. Fico responsável por organizar simulados, mapas mentais, materiais de apoio impresso e digital. Coordeno uma equipe de professores com a transmissão de tarefas e treinamento de equipe na parte pedagógica. Utilizo o Sistema Sponte para o Ensino Híbrido de aulas online, plataforma MEET, ZOOM. Tenho experiência na gravação de aulas e transmissão ao vivo, além da sua divulgação para os alunos. Utilizamos também o sistema Sponte para fluxo financeiro e de secretaria.

2022 - Atual

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 40h, Carga horária: 45

Outras informações:
Professora PEF (Professora de Ensino Fundamental - Séries Iniciais - 40 h)

2022 - 2022

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA SUBSTITUTA, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Química das disciplinas de introdução ao laboratório de Química,Química VIII e Laboratório de Química Geral I

2022 - 2022

Japeri

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: orientadora educacional, Carga horária: 16

Outras informações:
Exercia função de orientadora educacional na prefeitura municipal de Japeri na escola Municipal Santa Terezinha.

2024 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Informática Educativa.