Geberson Ricardo de Paula

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Taubaté (UNITAU) (2008). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU), com enfase de estudo na area de: Geografia Física, Meteorologia, Climatologia, Hidrologia, Solos, Vegetação ( em especial Mata Atlântica e Eucalyptus), Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Gestão de Bacias Hidrográficas. Atualmente Professor Efetivo de Geografia da Rede Estadual de Educação de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 16/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciências Ambientais

2009 - 2011

Universidade de Taubaté
Título: Avaliação do Comportamento da Agua em solo com cobertura de Eucalyptus urograndis e Essências Florestais Nativas na Bacia Hidrográfica do Rio Una, em Taubaté, SP, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Getulio Teixeira Batista
Palavras-chave: sensores, vegetação, solo, umidade.

Especialização em andamento em MBA - Gestão Empresarial

2014 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Graduação em andamento em Tecnologia da Informação

2020 - Atual

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Graduação em Pedagogia

2016 - 2019

Universidade Metropolitana de Santos

Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura)

2005 - 2008

Universidade de Taubaté
Título: O Eucalipto e Ciclo Hidrologico no Municipio de São Luiz do Paraitinga, SP.
Orientador: Gilberto Fisch

Formação complementar

2011 - 2011

Sensoriamento Remoto Hiperespectral. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2009 - 2009

Introdução ao Sistema de Posicionamento Global. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2007 - 2007

Educação Patrimonial. (Carga horária: 18h). , Instituto de Estudos Vale Paraibanos, IEV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Ciêncis Ambientais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Climatologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Sensoriamento Remoto da Atmosfera.

Participação em eventos

XIV Simposio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada.Uso de SIG (Sistema de Informções Geográficas) para diagnósticodas Áreas de Preservação Permanente (APP). 2011. (Simpósio).

Encontro Regional de Geografia - ERGTAU II.Avaliação do Comportamento da Umidade no Solo por meio de Sensores de Resistência Elétrica sob Cobertura Vegetal de Eucalyptus e de Essências Florestais Nativas. 2010. (Encontro).

Encontro Regional de Geografia - ERGTAU II.Estimativa da participação do cultivo de Eucalyptus no Ciclo Hidrológico através da Precipitação e Evapotranspiração, no Município de São Luiz do Paraitinga, SP, nos anos de 2008 e 2009. 2010. (Encontro).

Encontro Regional de Geografia - ERGTAU II.Avaliação dos Parâmetros da Qualidade da Água do Rio Paraíba do Sul, no trecho paulista entre a Represa de Santa Branca e o Município de Jacareí. 2010. (Encontro).

IV ECO SP - Encontro de Meio Ambiente de São Paulo.Estudo da Umidade no solo (Capacidade de Campo e Ponto de Murcha Permanente) em Cobertura VegetalDE Eucalyptus e de Essências Florestais Nativas. 2010. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação Científica, XI Mostra de Pós Graduação, V Seminário de Extensão e II Seminário de Docência Universitária.Estudo da Umidade do solo (Capacidade de Campo e Ponto de Murchamento Permanente) em cobertura vegetal de Eucalyptus e Essências Florestais Nativas. 2010. (Encontro).

2 Seminario de Recursos Hidricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul.Comportamento da umidade no solo por meio de sensores de resistencia elétrica sob cobertura de eucalipto e de essências florestais nativas. 2009. (Seminário).

Dia do Geografo - Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté. 2009. (Outra).

Introdução ao Sistema de Posicionamento Global - GPS. 2009. (Outra).

XIII Simposio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada - UFV.O Eucalipto e o Ciclo Hidrologico no Municipio de São Luiz do Paraitinga, SP, no ano de 2008.. 2009. (Simpósio).

X Mostra de Pós - Graduação da Universidade de Taubaté - UNITAU.O Eucalipto e o Ciclo Hidrlógico no municipio de São Luiz do Paraitinga, no Ano de 2008. 2009. (Outra).

Semana do Departamento de Ciencias Sociais e Letras. 2008. (Outra).

1 Seminario de Recursos Hidricos da Bacia Hidrografica do Rio Paraiba do Sul. 2007. (Seminário).

Acessoria Pedagogica do Projeto Aprendendo com a Natureza. 2007. (Oficina).

Semana do Departamento de Ciencias Sociais e Letras - Unitau.Transporte Carroceiro na cidade de Taubate, SP. 2007. (Outra).

Encontro Regional do Projeto Aprendendo com a Natureza. 2006. (Encontro).

IV Semana Dr. Oswaldo Cruz. 2006. (Seminário).

Semana do Departamento de Ciencias Sociais e Letras - Unitau. 2006. (Outra).

Seminario Aguas da Primavera. 2006. (Seminário).

Seminario Sustentabilidade e Meio Ambiente no Parque Estadual da Serra do Mar. 2006. (Seminário).

Encontro Regional do Projeto Aprendendo com a Natureza. 2005. (Encontro).

X Encontro de Iniciação Cientifica da Universidade de Taubate.Variação dos produtos da cesta basica entre supermercados pertencentes a um mesmo grupo e entre um supermercado independente na cidade de Taubate. 2005. (Outra).

Noções Basicas de Turismo e Meio Ambiente. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Victor Alberto Anorozo Nunes

FISCH, G.; NOVAES JÚNIOR, René Antônio;PAULA, G,R.. Estudos Pluviometricos para a região de São Luiz do Paraitinga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Rogério Nogueira Rangel

VIEIRA, E. T.;PAULA, G,R.; PINTO, E. C.. O trabalho informal na região central do município de Pindamonhangaba - SP no inicio do Seculo XXI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura)) - Universidade de Taubaté.

Aluno: João Marcos Gonçalves de Paula

SANTOS, C. M. P.;PAULA, G,R.; CARDOSO, T. J.. Analise dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Geografia da UNITAU (2006-2011). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura)) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Luis Fernando Santos

MALTA, F. J. C.;PAULA, G,R.BATISTA, G. T.. Mapeamento das áreas de cultura de eucalyptus SSP, no município de Caçapava-SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura)) - Universidade de Taubaté.

Orientou

Douglas Alexandre Costa

A violência urbana urbana em Taubaté e a nova forma de Urbanização: Os enclaves fortificados na periferia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura)) - Universidade de Taubaté; Orientador: Geberson Ricardo de Paula;

Emerson dos Reis Campinho

A situação do carvoejamento e a necessidade da preservação nos limites do Parque Nacional da Serra da Capivara - PI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura)) - Universidade de Taubaté; Orientador: Geberson Ricardo de Paula;

Paulo Henrique de Sousa

Brasil e Mercosul: Participação na balança comercial do Município de Taubaté de 2005 a 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura)) - Universidade de Taubaté; Orientador: Geberson Ricardo de Paula;

Produções bibliográficas

  • PAULA, G,R. ; BATISTA, G. T. ; TARGA, M. S. . Uso de SIG (Sistema de Informações Geográficas)para diagnosticos de Area de Preservação Permanente (APP). In: XIV Simposio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada, 2011, Dourados / MS. XIV Simposio Brasileiro de Geografia Fisica Apicada, 2011.

  • PAULA, G,R. ; BATISTA, G. T. ; DIAS, N.W ; TARGA, M. S. . Avaliação do Comportamento da Umidade no Solo por meio de Sensores de Resistência Elétrica sob Cobertura Vegetal de Eucalyptus e de Essências Florestais Nativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAULA, G,R. ; DIAS, N.W ; SOUZA, C. F . Avaliação dos parâmetros da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul, no trecho paulista entre a Represa de Santa Branca e o Município de Jacareí. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAULA, G,R. ; FISCH, G. . Estimativa da participação do cultivo de Eucalyptus no Ciclo Hidrológico através da Precipitação e Evapotranspiração, no Município de São Luiz do Paraitinga, SP, nos anos de 2008 e 2009. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAULA, G,R. ; BATISTA, G. T. ; SOUZA, C. F ; DIAS, N.W ; PERES, J.G. ; TARGA, M. S. . Estudo da Umidade do solo (Capacidade de Campo e Ponto de Murchamento Permanente) em cobertura vegetal de Eucalyptus e Essências Florestais Nativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, W.J. ; TARGA, M. S. ; PAULA, G,R. ; CASTRO, C.M. ; DEVIDE, A.C.P. ; BATISTA, G. T. . Contribuição do consórcio pinhão manso-braquiária ao melhoramento da dinâmica hidráulica do solo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, L.A. ; BATISTA, G. T. ; TARGA, M. S. ; DIAS, N.W ; PAULA, G,R. ; SOUZA, C. F ; PERES, J.G. . Estudo comparativo da água no solo sob cobertura vegetal de Eucalipto e Pastagem.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAULA, G,R. ; BATISTA, G. T. ; SOUZA, C. F ; DIAS, N.W ; PERES, J.G. ; TARGA, M. S. . Estudo da Umidade do solo (Capacidade de Campo e Ponto de Murchamento Permanente) em cobertura vegetal de Eucalyptus e Essências Florestais Nativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAULA, G,R. ; BATISTA, G. T. ; SOUZA, C. F ; TARGA, M. S. ; DIAS, N.W ; PERES, J.G. . Estudo da Umidade no solo (Capacidade de Campo e Ponto de Murcha Permanente) em Cobertura VegetalDE Eucalyptus e de Essências Florestais Nativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAULA, G,R. ; FISCH, G. . O Eucalipto e Ciclo Hidrológico no municipio de São Luiz do Paraitinga, SP, no ano de 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PAULA, G,R. ; FISCH, G. . O Eucalipto e o Ciclo Hidrológico no Municipio de São Luiz do Paraitinga, no ano de 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A.M.F ; BATISTA, G. T. ; TARGA, M. S. ; DIAS, N.W ; PAULA, G,R. . Estudo do comportamento da água no solo por meio de sensores de resistência elétrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAULA, G,R. ; BATISTA, G. T. ; TARGA, M. S. ; SOUZA, C. F ; DIAS, N.W ; SANTOS, A.M.F . Comportamento da umidade no solo por meio de sensores de resistência elétrica sob cobertura vegetal de eucalipto e de essências florestais nativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

PAULA, G,R. ; FISCH, G. . Análise de dados de Estações Meteorológicas de Superficie Automatica e Convencional. 2011.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Coordenadoria de Ensino do Interior - Diretoria de Pindamonhangaba. , Rua Soldado Roberto Marcondes, 324, Jardim Rosely, 12410660 - Pindamonhangaba, SP - Brasil, Telefone: (12) 36490000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 30

2012 - 2013

Universidade de Taubaté

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Auxiliar I, Departamento de Ciências Sociais e Letras
Disciplina Geografia Econômica

2009 - Atual

Secretaria Estadual da Educação / SP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Geografia no Ensino Fundamental e Ensino Medio

2007 - 2007

Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado - CLT, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor de Geografia - 6 ao 9 ano.

2003 - 2008

Prefeitura Municipal de Lagoinha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Educação Basica e Educação Infantil